ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Ônibus da Novo Horizonte apresenta falhas mecânica e fica parado no meio da via

Foto: Reprodução/Facebook

Nos últimos dias vem chegando a redação do 97NEWS uma grande quantidade de reclamações sobre falhas mecânicas em ônibus da Viação Novo Horizonte. Segundo os leitores, o maior problema acontece por conta de uma frota velha que faz itinerários na região. Na última sexta-feira (24), por volta das 10 horas um ônibus que fazia a rota “Vitória da Conquista/Livramento de Nossa Senhora”, quebrou no centro da cidade próximo a um semáforo na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. Segundo alguns passageiros, cerca de um hora e meia depois, é que foi mandado outro ônibus reserva. A gravidade da situação do transporte interestadual de Brumado é tão grave que, após anos, nada foi feito pelas autoridades competentes. "Isso é um abuso para nós que temos hora marcada para tudo, se algum de nós chegarmos em nosso trabalho atrasados um minuto porque o ônibus quebrou não vamos poder nem ao menos usar isso como justificativa, hoje estamos de mão e pés amarrados em Brumado“. Disse Ana Vitória, em seu comentário nas redes sociais.



Brumado: Queda de braço entre prefeito e Guarda Municipal promete ser um ‘duelo de titãs’

A VIII Marcha Azul deverá contar com a presença de guardas municipais da Bahia toda (Imagem: Divulgação)

Brumado poderá viver, logo após o Carnaval, um dos maiores confrontos de entidades de sua história. Se de um lado teremos a tenacidade e a disposição implacável do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) em “passar a cidade a limpo, custe o que custar”, do outro estará a união, a garra e a determinação da “Família Azul Marinho”, que promete ir para o “campo de batalha” até que “a última gota de sangue seja derramada”, colocando todas suas “tropas” no “front”, com o único objetivo de impedir a extinção da Guarda Municipal de Brumado. O “pomo da discórdia” se originou na apresentação do Projeto de Lei 05/2017 que fala da extinção de vários setores administrativos da Prefeitura Municipal que estiverem em vacância, tendo a GCM inserida. A divulgação do projeto “caiu como uma bomba atômica” nos ouvidos dos guardas municipais que já se arregimentaram e irão fazer uma grandiosa manifestação na próxima quinta-feira (02) que já foi denominada de Marcha Azul Marinho VIII, que será organizada pelo Sindguardas e outras entidades ligadas à GCM. A concentração acontecerá às 09h em frente à Cesta do Povo, na Av. Centenário e percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade no sentido de chamar a atenção da população brumadense para a possível extinção da Guarda Municipal. O confronto promete ser muito mais intenso que na gestão do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (foto abaixo) já que o atual gestor é conhecido por ser "casca grossa" nas negociações. A manifestação deverá se estender para o período noturno com a ida à sede do Poder Legislativo, pois já está marcada uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Brumado, a qual terá também a participação dos professores da APLB, o que trará uma forte pressão sobre os vereadores. Então, passada o período da folia momesca, Brumado poderá viver dias de tensão, com um "duelo de titãs", ao melhor estilo sertanejo. 

(Foto: 97NEWS Conteúdo)


Brumado: Coelba suspende fornecimento de energia do Ciretran; indícios são de falta de pagamento por parte do Governo do Estado

O momento em que os funcionários da Coelba estavam efetuando o corte da energia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um fato inusitado ocorreu no final da manhã desta quinta-feira (23) em Brumado, o qual poderia comprovar que o Governo do Estado estaria passando por uma séria crise financeira, já que a unidade da 18ª Ciretran teve a suspensão da energia pela Coelba, afetando assim de forma muito ampla os serviços prestados aos usuários que vêm de inúmeros municípios da região. A reportagem do 97NEWS esteve no local e constatou que o fornecimento de energia foi cortado pelos funcionários da Coelba. Tentamos contato com a coordenação local do órgão, mas ninguém quis prestar esclarecimentos, somente relatando que o problema é oriundo lá de Salvador. Com a suspensão da energia todos os serviços prestados pelo órgão estão impedidos de serem realizados, já que tudo funciona por um sistema informatizado. As informações dão conta que a unidade só voltar a funcionar na quinta-feira (02), após o carnaval, então quem precisa com urgência dos serviços vai ter que sentar “no sofá da irritação e curtir a folia sem o sorriso no rosto”. Segundo fontes ouvidas pela nossa equipe a causa do corte da energia foi realmente a falta de pagamento de contas que chegam à cifra de R$ 2,5 mil. Nós ouvimos o técnico em informática Juliano Silva (29), o qual estava lá para retirar a sua motocicleta desde o início da manhã. Ele relatou que “estava lá desde às 08h e nada foi resolvido, com a desculpa que o sistema estava fora do ar, mas na verdade foi Coelba chegou e cortou a energia e, por isso, nenhum procedimento poderia ser realizado”. Subindo o tom ele disparou que “isso é um absurdo, pois eu paguei todas as taxas e diárias para retirar a motocicleta até hoje e, agora, vou ter que pagar mais 5 dias de diárias, desse jeito vai ficar mais caro que a moto. Isso realmente é revoltante e espero que eles resolvam essa situação, pois é revoltante uma coisa dessa. Um grande número de pessoas também se revoltaram com a situação, pois é difícil de entender uma coisa dessa, pois um órgão como esse, que arrecada um bom dinheiro, não pagar uma conta de energia, é o fim da picada”. 

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)


Coelba funcionará em horário especial devido ao feriado de Carnaval

Foto: Divulgação

A Coelba informa que mesmo com o feriado de Carnaval, o atendimento ao cliente em Brumado será normalmente até sexta-feira (24). A empresa ainda informa que após esta data o atendimento só retorna na quarta-feira de cinzas (1º), às 8h. Jás as operações de atendimentos relacionados ao fornecimento de energia, funcionarão normalmente no feriado. Em caso de dúvidas ligue 0800 071 0800 ou visite o site www.coelba.com.br. Para comunicar falta de energia, mande SMS para 25.560. O cliente deve informar na mensagem apenas o número do contrato disponível na conta de energia.



Austeridade nas Licitações: Prefeito Eduardo Vasconcelos promove reunião com os comerciantes

(Fotos: Divulgação)

Dando continuidade ao seu programa de austeridade econômica, que busca enxugar os gastos públicos e dar maior dinamismo às ações prioritárias do município, o prefeito Eduardo Vasconcelos vem realizando uma série de encontros e reuniões com vários setores da sociedade organizada brumadense. Na manhã desta quarta-feira (23), dentro deste planejamento foi realizada, no Salão de Treinamento, uma importante reunião com os comerciantes locais. O objetivo do encontro, que contou também com a presença do vice-prefeito Édio Continha (foto abaixo), foi a convocação do município para que os comerciantes venham a participar de forma mais ampla das licitações públicas e que, principalmente, os preços praticados estejam em sincronia com o atual momento econômico, sem onerar os cofres públicos. A reunião foi considerada muito produtiva e os comerciantes se prontificaram a atender a convocação feita pelo Executivo Municipal.  

(Foto: Divulgação)


Brumado: Bandidos que estavam aterrorizando alunos do CEB acabam sendo presos em ação isolada de policial à paisana

(Fotocomposição: 97NEWS)

A falta de maior comprometimento do Governo do Estado para tentar diminuir o déficit do contingente policial em Brumado continua sendo aliado dos bandidos, ainda mais no período noturno, onde, em alguns locais eles agem de forma intensa, provocando um medo coletivo, principalmente nas mulheres que são as maiores vítimas. Um dos lugares preferidos desses criminosos é a região do Colégio Estadual de Brumado, que à noite é muito movimentada. Nestes dias uma nova onda de assaltos estava acontecendo no local, tirando a paz dos alunos, mas, na noite desta quarta-feira (22), uma quadrilha de bandidos que estava agindo no lugar teve um duro golpe, numa ação isolada de um policial à paisana. Segundo fontes ouvidas pelo 97NEWS, o policial passou com seu veículo no local e avistou 3 bandidos espancando alunos e tomando celulares, usando uma peixeira como instrumento de intimidação, então, diante disso, se iniciou uma perseguição aos meliantes que abriram fuga e, num beco próximo, dois deles acabaram sendo detidos pelo policial que imediatamente acionou a guarnição da PM que prendeu os dois em flagrante, levando-os em seguida para a DP. O outro elemento pulou o muro de uma residência e conseguiu fugir. Ainda segundo as informações os elementos são de Salvador. Os moradores da região do CEB estão muito assustados e pedem uma intensificação das rondas policiais no local. 



Brumado: 1º Carnaval Disney na Praça foi um sucesso; diz promoter

Foto: Divulgação

Na noite do último domingo (19), o promoter Marcos Antônio "Kezinha" levou para a criançada brumadense o evento "Carnaval Disney na Praça". O evento aconteceu na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), e teve o apoio do comércio local, vereadores e a mídia local. A criançada ficou encantada com o musical da turma do Mickey Mouse. Quem também fez a alegria dos pequeninos foram o Grupo de dança, Dance Fitness, a Bandinha de Sopro Gargantas de Ouro, e fechando com chave de ouro o evento, teve a participação do Dj Pantera, que  balançou a galera. O Carnaval na praça teve também o desfile para as crianças fantasiadas, deixando o espetáculo com muito amor e fantasia. O Carnaval Disney foi realizado em prol ao movimento "Unidas por Edu", e cada participante da folia levou 1 kg de alimento para ser doado ao CAASE - Casa de apoio as famílias dos pacientes de câncer que fica localizado em Barretos, São Paulo.



Arthur Maia disponibiliza emenda de R$ 1 milhão que será destinada para a pavimentação asfáltica da estrada de Ubiraçaba

O vereador Léo Vasconcelos (esquerda) foi o autor da solicitação junto ao deputado Artur Maia (Foto: Divulgação)

Uma das carências na área de infraestrutura do município de Brumado, que é a atual situação da estrada que faz a ligação com o Distrito de Ubiraçaba, está pronta para ser sanada, já que o deputado Arthur Maia (SD) disponibilizou junto à Sudene uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão que será utilizada para a pavimentação asfáltica da referida via. O projeto que visa atender o Desenvolvimento Local Sustentável do município, será desenvolvido pela Prefeitura Municipal que utilizará a inserção financeira para a execução da obra. Falamos com o presidente do Legislativo de Brumado vereador Leonardo Vasconcelos (PDT), que foi o autor da solicitação ao deputado o qual explicou que “primeiramente temos que destacar o compromisso assumido pelo deputado Arthur Maia junto aos brumadenses, pois além desta emenda de R$ 1 milhão, ele disponibilizou mais uma do mesmo valor para a construção de sistema de abastecimento em Umburuna, Morrinhos e Cristalândia”. Questionado sobre se o valor de R$ 1 milhão é suficiente para a pavimentação asfáltica de toda a estrada de Ubiraçaba, que compreende cerca de 12 km, ele respondeu que “pela conversa que tivemos com o prefeito Eduardo, ele nos garantiu que irá iniciar a obra que já está com o recurso empenhado e disponibilizado na Sudene, indo até onde o dinheiro permitir, o que projeta que, pelo menos até a Comunidade de Samambaia a pavimentação alcançará”. 



Vereador Zé Ribeiro vota a favor da UTI e pede a sua implantação imediata

O vereador Zé Ribeiro fez questão de deixar claro que em momento algum se opôs a UTI, mas quer a imediata implantação da unidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A questão da UTI de Brumado, - que segundo os anseios populares, seria a maior urgência do município -, ganhou uma dimensão ainda maior a partir da sessão desta segunda-feira (20) do Poder Legislativo, já que o projeto da reforma administrativa de autoria do Executivo Municipal, o qual tem como principal substância a contratação de uma equipe especializada para atuar na referida unidade intensiva, foi aprovado por unanimidade pelo colegiado de parlamentares. Neste contexto, o vereador Zé Ribeiro (PT), teve um papel fundamental, já que foi o principal promotor na abertura de um diálogo com os outros parlamentares, o que resultou na criação de uma emenda modificativa, que foi anexada ao projeto. Segundo o teor da mesma, o executivo municipal, ao querer realizar as nomeações, novas contratações e mudanças no projeto, por meio de decreto, estaria tirando a autonomia do Legislativo e isso não será aceito pelos parlamentares. Em seu pronunciamento, Zé Ribeiro destacou que “sou completamente a favor da UTI, em momento algum me posicionei contra, pois não podemos continuar assistindo a dor e o sofrimento das famílias brumadenses que estão perdendo os seus entes queridos por falta de uma unidade de terapia intensiva em nossa cidade” e continuou argumentando que “estamos fazendo o nosso papel de legisladores, pois não podemos aceitar que modificações importantes ao projeto sejam feitas por meio de decreto, pois assim sendo, seria colocar os vereadores de lado, como se eles não existissem”. E subindo o tom finalizou de forma contundente ao citar que “eu votei sim para o projeto da UTI, mas peço a sua imediata implantação, pois não podemos mais suportar que brumadenses continuem perdendo a vida pela falta de uma unidade de terapia intensiva em nossa cidade. Espero que com a mesma urgência que esse projeto foi enviado para essa casa, a nossa UTI venha a entrar em funcionamento, pois já passou da hora disso acontecer”. Confira abaixo a emenda aprovado e assinada por todos os vereadores: 



Brumado: Irmandade dos Narcóticos Anônimos se reúne em novos dias e horários

Foto: Divulgação

O Narcóticos Anônimos é uma irmandade ou associação, sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema muito grave. Somos adictos em recuperação que nos reunimos regularmente todas as terças e sextas-feiras, sempre as 19h30m com o intuito de nos ajudarmos mutuamente e de nos mantermos limpos. Este é um programa de abstinência completa de todo o tipo de drogas. Existe apenas um requisito para se ser membro: o desejo de parar de usar. Não há nenhuma obrigação em NA, mas sugerimos que mantenhas a mente aberta para assim poderes aproveitar esta oportunidade. O nosso programa é composto por princípios escritos de uma forma clara para poderem ser seguidos diariamente. O mais importante é que estes princípios dão resultado. Em Narcóticos Anônimos não há obrigações. Não estamos associados a nenhuma organização, não é necessário pagar joia ou quotas, não há juramentos ou promessas. Não estamos ligados a qualquer grupo político, religioso ou policial, e não estamos sob vigilância. Qualquer pessoa pode juntar-se a nós, independentemente da idade, raça, sexo, crença, religião ou falta desta. Não estamos interessados em saber que drogas usavas e em que quantidades, quais eram os teus contatos, o que fizeste no passado, a tua situação econômica, apenas queremos saber o que queres fazer acerca do teu problema e como podemos ajudar. O recém-chegado é a pessoa mais importante nas nossas reuniões, pois só podemos conservar aquilo que temos se o partilharmos. A nossa experiência coletiva tem nos mostrado que aqueles que assistem regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos. Particpe das reuniões periódicas que acontecem todas as terças e sextas-feiras às 19h30m na Biblioteca Jarbas Passarinho. O convite é feito para todos os que estão atravessando problemas de dependência química que possam participar das reuniões, pois a terapia realizada vem dando resultados muito satisfatórios em todo o mundo. 

 



Brumado:Juizado Especial Civil de Causas Comuns tem a partir de hoje (20) um novo juiz titular

A partir desta segunda-feira (17) o Juizado Especial de Causas Comuns de Brumado já conta com um novo juiz titular (Fotocomposição | 97NEWS)

Após vários anos sem poder contar com um juiz titular, o Tribunal Especial Civil de Causas Comuns de Brumado recebeu nesta segunda-feira (20) o seu novo titular, o Juiz de Direito Rodrigo Souza Britto, que estava atuando como titular da Vara de Feitos Criminais, Júri, Execuções Penais e Infância e Juventude da Comarca de Macaúbas. Ele foi removido de suas funções por merecimento na última sexta-feira (17) para assumir a Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Comarca de Brumado. A medida terá um impacto muito positivo no órgão, que passará a ter muito mais celeridade a partir de agora, já que, devido à grande demanda e a falta de um titular, muitos dos processos acabavam se acumulando, fazendo com as sentenças fosses demoradas. A notícia deverá ser muito bem recebida pelo comércio local, já que a maioria dos processos é desse setor e, a morosidade, acabava beneficiando indiretamente os inadimplentes. 



Promovendo diálogo produtivo com a população, prefeito Eduardo Vasconcelos retorna com seu programa semanal de rádio

(Foto: Divulgação)

Conhecido pelo seu conhecimento e grande fluência verbal, o prefeito Eduardo Vasconcelos retomou um dos seus projetos preferidos na área de comunicação social que é o seu programa semanal de rádio, o qual estabelece um diálogo produtivo com a população, onde são expostos os anseios da comunidade e dadas as explicações, por parte do gestor, para cada caso específico. Também são levados ao conhecimento público os projetos, ações e comunicados da dinâmica administrativa da gestão municipal. A retomada do projeto de comunicação da administração “Educar para Libertar” aconteceu no último sábado (18) às 10h, com a veiculação, por meio do site oficial da Prefeitura de Brumado através do link do Programa “Bom Dia Povo de Brumado”, que tem a apresentação do radialista Natanel Pop e a participação do prefeito Eduardo Vasconcelos, dos secretários municipais e de convidados especiais. O programa de reestreia contou com a participação do vice-prefeito Édio Pereira, do chefe de gabinete Claudio Feres e da secretária de Educação, professora Ednéia Ataíde. Lembrando que o programa também é retransmitido pela Rádio Alternativa FM. Então a partir de agora a população voltará a ficar informada de todas as notícias referentes à administração municipal por meio deste importante canal de comunicação, que vai ao ar todos os sábados das 10h às 12h. 



Upgrade: SMTT deverá promover mudanças substanciais na área de trânsito em Brumado

O superintendente André Cardoso afirmou que a atualização do setor trará grandes benefícios para Brumado (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Em coletiva de imprensa na sede da SMTT - Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT), o superintendente André Cardoso falou dos novos projetos para o trânsito em Brumado. Segundo ele, serão realizadas campanhas educativas, trocas de semáforos, substituição de placas, manutenção das passagens elevadas e construção de outras em frente a algumas escolas que ainda não receberam o equipamento público. Também foi abordado o assunto das notificações feitas no ano de 2016, sobre os comerciantes que não respeitam o limite de 2 metros, fazendo dos passeios públicos uma verdadeira vitrine do comércio. Uma das modificações apresentada na coletiva já foi colocada em prática no Mercado municipal que foi a retirada de vendedores ambulantes do passeio e ruas próximas à Feira Livre Municipal. O coordenador ressaltou também a importância de criar algumas rotatórias na cidade para facilitar e dar fluidez ao trânsito, como por exemplo na Avenida João Paulo I, próximo à Clínica de Hemodiálise, onde ocorreu a confluência de várias ruas, sendo o local palco constantes de acidentes. As outras rotatórias também serão construídas nas Ruas Auta Leite, Praça Wenceslau Araújo e Israel Dias, próximo a 18ª Ciretran. Um ponto importante que o Superintendente ressaltou foi o valor das multas pagas por motoristas de outras cidades que passam por Brumado, eles cometem infrações e são multados e essas infrações chegam até o motorista em sua cidade de origem, e são pagas por eles, mas esses valores vão para o Detran Bahia e não são repassados ao município de Brumado. O chamado sistema Renainf, um sistema coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que registra infrações cometidas em outro estado, diferente de onde o veículo está registrado.  Tais infrações são geralmente registradas e o sistema possibilita identificar e notificar o proprietário do veículo, sobre a infração cometida. Vinculando então a chamada multa Renaif com débitos do Detran onde o veículo está registrado. No caso de Brumado, o Detran Bahia. Em última consulta feita por André Cardoso, o município tem cerca de R$ 111 mil reais para receber do Detran/BA, e, segundo Cardoso, isso já tem mais de quatro anos e ainda não foi repassado, então, diante disso ele irá Salvador, na sede do Detran, para tentar liberar este valor para que possa ser investido em recursos para o SMTT.





Brumado: Bandidos invadem residência no Bairro Jardim Brasil e levam R$ 100 mil de empresária

(97NEWS)

Os criminosos em Brumado estão cada vez mais organizados, realizando assaltos cuidadosamente articulados. Isso ficou comprovado na tarde deste sábado (18), por volta das 14h, onde dois bandidos abordaram uma empresária no momento em que ela chegava com seu veículo em sua residência na Rua Vereador Paulo Chaves, Bairro Jardim Brasil. Armados eles deram voz de assalto e ordenaram para que a mulher entregasse um malote, no qual estava guardada a quantia de R$ 100 mil. Segundo as primeiras informações a empresária, que é do ramo lotérico, ficou com um revólver apontado para a sua cabeça enquanto o outro bandido teria pegado o malote. Segundo fontes ouvidas pelo 97NEWS, os bandidos tinham conhecimento que o dinheiro estava sendo transportado. Não se sabe ainda a descrição dos bandidos, mas a Polícia já iniciou uma investigação para buscar a prisão dos elementos. 



Brumado: Área do antigo Derba poderá ser transformada em Central de Abastecimento para o comércio local

O local poderá se tornar uma espécie de Ceasa local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma grande cobrança do comércio local, dos motoristas e da população em geral é a falta de estacionamentos em Brumado, principalmente, no centro comercial da cidade. Buscando tentar equalizar parte desta situação, o prefeito do executivo brumadense foi até Salvador para buscar junto ao governo do estado tentar transferir a área do extinto Derba para o município para que o mesmo se transforme em uma espécie de Ceasa. Só lembrando que no ano passado o governador havia anunciado a intenção de construir o campus da Uneb no local, mas isso foi descartado, pois sede do campus local será construído em outra área que será possivelmente no Bairro Apertado do Morro. A ideia é que na construção do Ceasa (Central de Abastecimento) o comércio local tenha um ponto de apoio para reabastecer suas lojas, e também os feirantes do mercado municipal vão poder receber cargas de vários produtos. Segundo o Superintendente de Trânsito André Cardoso, isso iria desafogar o trânsito na área do comercio e na feira livre, pois, os caminhões e carretas que ali param, ocupam grande parte do espaço, atrapalhando a fluidez do trânsito no local, além de impedir que os motoristas venham a estacionar os seus veículos. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


CDL de Brumado pressiona para que barracões de roupa na feira não sejam liberados alegando concorrência desleal; administração municipal discorda

Os barracões de roupas estariam praticando concorrência desleal segundo o CDL (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

Um impasse que se estabeleceu entre a CDL de Brumado e os Barracões de Roupas que comercializam os seus produtos nas sextas-feiras agora volta à cena, já que uma nova administração se iniciou. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o CDL teria buscado uma nova abertura de diálogo com o Poder Executivo no sentido de que os alvarás para os referidos barracões não sejam liberados sob a alegação de concorrência desleal, já que os preços praticados pelos barracões são bem abaixo do comércio normal. Diante deste impasse, nós entramos em contato com o diretor do Mercado Municipal, Manoel Gonsalves “Patinha”, o qual relatou que “os comerciantes de Brumado fizeram um manifesto pedindo para que os barraqueiros de outras cidades, como Caetité, São Paulo, Pernambuco fossem retirados do local com alegação de concorrência desleal”. Ele continuou argumentando que “os camelôs pagam as taxas, são cadastrados, pagam em dia taxa de uso do solo e chegam a pagar ao ano o valor de R$ 800. Então não tem o que reclamar dos vendedores de roupas que estão aqui. Vale ressaltar também que após os barracões o movimento na feira livre de Brumado cresceu muito”.
 

O movimento na Feira Livre depois dos barracões de roupa aumentou muito (Foto: Carlos SIlva | 97NEWS)


Ouvimos alguns dos comerciantes e consumidores que relataram a sua defesa:


O comerciante Renato Ribeiro, de Caetité disse que "a feira de Brumado é muito boa, o comerciante gosta de comprar nos barracões porque os preços não são absurdos."


O vendedor João Paulo Costa, também de Caetité diz que “a um ano vende na área do mercado municipal e não tenho do que reclamar”

Já a consumidora Alana de Almeida elogiou a qualidade do material e o preço das roupas. "Toda sexta-feira venho para cá as 5 horas da manhã só para comprar roupas para os meus filhos”, relatou.
 

A malhadense Damiana Coelho vem toda sexta para comprar na feira e revender em sua loja da cidade. "Eu compro aqui blusas, calças, shorts e roupas femininas para revender em minha pequena loja em Malhada, revendo com um valor de 40% a mais do que em compro aqui, e ainda lucro com isso".
 

João Alberto dos Santos vem de Lagoa Real para comprar roupas a cada 40 dias para seu uso no dia-dia. "As lojas de Brumado vendem em um valor absurdo, tem roupas que são vendidas com um valor de 200% a mais do valor do custo real e nos barracões o preço para o consumidor de classe baixa e média cabe direitinho no bolso"

Manoel Patinha (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Brumadenses enfrentam fila para consultar FGTS inativos

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Por meio da Medida Provisória 763/2016 não há mais a exigência de que o trabalhador esteja fora do regime do FGTS por 3 anos ininterruptos para poder sacar o saldo da conta inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Qualquer trabalhador que tem saldo em conta do FGTS classificada como inativa em 31.12.2015, terá o direito de sacar o valor mesmo que esteja trabalhando atualmente. Consideram-se contas inativas aquelas vinculadas a emprego cujo contrato tenha sido encerrado e que, por isso, não recebeu mais depósitos depois da data acima citada. Assim, se um trabalhador pediu demissão em um ou mais emprego (ou tenha sido demitido por justa causa) e por isso, não conseguiu sacar o FGTS à época da demissão, considerando que as contas se tornaram inativas, este trabalhador terá direito a sacar o saldo do FGTS de todas estas contas inativas. O mesmo direito terá o trabalhador que, mesmo tendo sido demitido sem justa causa, não retirou o total do saldo ou deixou algum resquício por conta de falta de documentação (extravio da rescisão de contrato de trabalho), por exemplo. Em Brumado, houve um aumento em 30% no número de pessoas procurando o banco para sacar o FGTS inativos. Segundo o gerente da Caixa Econômica local, 5 mil brumadenses poderão sacar o fundo de garantia. A nossa equi flagrou as longas filas em frente a agência. Mas se você não deseja enfrentar fila pode fazer a consulta pelo site oficial da Caixa e ver o saldo do FGTS. Acesse: www.contasinativas.caixa.gov.br/pages/inter/home.html.



Brumado: Vem ai o `Carnaval Disney´ à verdadeira alegria do carnaval

Foto: Divulgação

Se o carnaval é sinônimo de alegria, não há ninguém melhor do que as crianças para festejarem a data com tanta propriedade. Pensando nisso, Kezinha Produções, com apoio do comércio e mídia local, prepara uma programação especial para acolher o público infantil, familiares e terceira idade. A programação trata-se de um Carnaval antecipado no dia 19 de fevereiro (domingo), com início as 18h, na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, em evento aberto ao público. O Carnaval “Disney na Praça” contará com o musical a turma do Mickey Mouse, pagode, axé, frevos, marchinhas, desfile no palco para as crianças que estiverem fantasiadas e a participação do DJ Pantera. A organização do evento se junta com as voluntarias “Unidas por Edu” e solicita de cada folião uma contribuição de 1 kg de alimento ou material de limpeza, para a CAASE - Casa de apoio as famílias dos pacientes de câncer, que fazem tratamento em Barretos. Vamos cair na folia com solidariedade!



Prefeito Eduardo Vasconcelos suspende atividades dos dias 27 e 28 de fevereiro

(Fotocomposição: 97NEWS)

O prefeito Municipal de Brumado, vem nesta oportunidade, comunicar a toda a sociedade brumadense que, muito embora não sejam feriados instituídos por lei os dias 27 e 28 de fevereiro, referente aos festejos carnavalescos, ficarão suspensas as atividades nos órgãos do Poder Executivo Municipal nos referidos dias. A respectiva suspensão foi decreta através do Decreto nº 4.950 de 17 de fevereiro de 2017, no qual ficou estabelecido que a suspensão das atividades não abarcará todos os setores municipais, sendo que cada Secretário observará a necessidade da continuidade ou não dos serviços. A iniciativa está em consonância com a paralisação das atividades em outros setores estaduais e federais, ante o caráter nacional das festividades carnavalescas. Frise-se, por relevante, que não se trata de feriado, mas sim, de suspensão de atividades no âmbito dos órgãos municipais, com a devida compensação, resguardando-se a discricionariedade dos empregadores do setor privado, quanto à dispensa ou não de seus empregados, além do resguardo das implicações de direito trabalhista.