ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Motorista é encontrado morto em hotel; indícios são de infarto fulminante

Jessinho era muito querido e um motorista muito dedicado (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Foi encontrado no início da noite desta segunda-feira (07), num quarto de um hotel chamado São José, que, pelas primeiras informações, fica na cidade de Seabra, o corpo do jovem Jessio Ricardo Almeida Correia (25), conhecido como "Jecinho". Ele era natural de Brumado e muito querido, a família mora no Bairro São José e ele recentemente foi para Vitória da Conquista para trabalhar como carreteiro. A notícia causou muita comoção em familiares e amigos. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas existem fortes indícios que ele tenha sofrido um infarto fulminante enquanto dormia. O corpo deve ser velado e sepultado em Brumado. 



Brumado: Católicos lotam Igreja Matriz para festa do padroeiro de Brumado

Fotos: Selma Ribeiro

Milhares de católicos de diversas partes do município de Brumado lotaram na tarde deste domingo (6) a Igreja Matriz para a festa do Bom Jesus, padroeiro da cidade. Antes da Missa Solene, os fiéis e devotos do Santo padroeiro acompanharam a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade, demonstrando a fé e a devoção dos brumadenses. A celebração eucarística foi presidida pelo padre Cleonídio e concelebrada pelo padre Jordano. Durante nove dias, a comunidade celebrou a novena em preparação para a festa deste domingo, dia em que também a Igreja celebra a Solenidade da Transfiguração do Senhor. A cada noite, uma pregação diferente, conduzida por um padre da diocese, sempre à luz do documento do Papa que traz reflexões sobre o amor na família. Comunidades rurais e outras paróquias também participaram da festa. 

Milhares de católicos de diversas partes do município de Brumado lotaram a igreja.

O administrador paroquial parabenizou os paroquianos pelo empenho na realização da festa. “Vocês trabalharam por nove noites de alegria e de reflexão sobre a família. Brumado está de parabéns por esta festa ao Bom Jesus. Tantas famílias aqui, divino, porque foi criada por Deus. Parabéns aos grupos, pastorais e movimentos de nossa paróquia. Deus nos abençoe a projeta hoje e sempre”, desejou padre Jordano. Antes da emancipação da cidade, 11 de junho de 1877, o distrito de Bom Jesus dos Meiras, era subordinado a Caetité, mas com sua emancipação, os moradores e religiosos adotaram o Bom Jesus como o padroeiro da cidade. No encerramento da celebração, os católicos puderam degustar os sabores da culinária local em barraquinhas, e ainda, houve leilão e noite cultural. 

Após a celebração, os sabores da culinária local em barraquinhas, e ainda, houve leilão e noite cultural.


O Duelo: 'Eu sou honesto prefeito; ao contrário de você', afirma presidente da Liga Brumadense de Futebol

(Fotocomposição: 97NEWS)

Como diz o velho provérbio português "dou um boi para não entrar numa briga e uma boiada para não sair". Então, diante disso, no atual cenário político brumadense irá sobrar bois, porque como diz o vaqueiro "a boiada está solta". O caso envolvendo a participação no Intermunicipal 2017 que já foi denominada como "O Duelo" se avolumou e foi para o campo pessoal com vários ataques verbais. Após o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) ter feito duras críticas ao presidente da Liga Brumadense de Futebol, Emanoel "Manelão" Araújo, o mesmo, resolveu sair do "sofá do silêncio" e soltou o verbo em entrevista ao radialista Carlos Silva nesta segunda-feira (07). Ele que disse ter sido acusado de forma injusta, iniciou sua linha argumentativa citando que "realmente a mentira tem perna curta prefeito e a verdade já chegou, pois, em momento algum pedimos dinheiro para a prefeitura e sim material esportivo para os jogadores da seleção". E subindo o tom disparou com forte acidez dizendo que "sou honesto prefeito, ao contrário de você. A arrecadação dos jogos do Brumadense estão todas corretamente registradas, mas e o dinheiro da Sudesb que veio para os clubes. O diretor de esportes disse que está na conta, mas que conta é essa, já que nenhum presidente de clube recebeu a verba até agora? E o dinheiro para a festa dos Olhos d´Água que quando saiu você foi lá correndo anunciar que iria fazer a festa". E carregando as tintas asseverou falando que "o prefeito usa um programa que teria que ser institucional para atacar e denegrir a imagem de pessoas de bem. Ele classifica os que lhe são contrários como turma que puxa Brumado para baixo, mas se esquece que muitos deles agora estão do seu lado como o próprio diretor de esportes que vivia chamado-o de ladrão" e respirando fundo continuou narrando que "sem se falar no presidente da Câmara, Léo Vasconcelos, que ele mesmo me disse que era ladrão, agora está do seu lado. Isso é ou não é uma afronta ao povo de Brumado? Me respondam aí". E finalizou afirmando que "quer pior coisa que o caso envolvendo o seu próprio filho, que já tem mais de 90 dias que não vai na Câmara e fica recebendo o dinheiro do povo. Se ele fosse honesto como afirma já teria pedido para o filho convocar o suplente. Isso é um mais um absurdo, assim como as ruas de Brumado, que ele, que se diz engenheiro, que deve inclusive ter fugido cedo da escola, disse que estão uma beleza. Então vamos dar um basta nessa enganação, pois a verdade sempre prevalece e isso me deixa muito tranquilo". Confira abaixo a gravação na íntegra da fala do presidente da LBF: 



Brumado estréia com derrota no Intermunicipal, confira os resultados da primeira rodada do Campeonato 2017

Foto: 97News

Na tarde deste domingo dia 06 de agosto, jogando diante de seus torcedores, no jogo valido pela abertura do Campeonato Intermunicipal 2017, a seleção de Brumado não soube aproveitar o fator mando de campo e terminou perdendo para a seleção de Vitória da Conquista pelo placar de 3 x 1. A torcida compareceu um pouco timida ao Gilbertão, que tem capacidade para 3 mil pessoas, mas talvez por falta de entrosamento a seleção de Brumado, mesmo tendo apresentado uma recuperação no segundo tempo, jogou abaixo das expectativas e saiu derrotada. No mesmo grupo que Brumado, em Palmas de Monte Alto, o time visitante, a seleção de Guanambi venceu a seleção de Palmas de Monte Alto pelo placar de 2x1. Conquista lidera o grupo 15 pelo critério de desempate de saldo de gols. No próximo domingo (13), Brumado viaja até a cidade de Guanambi para enfrentar o selecionado local no Estádio 2 de Julho, já Vitória da Conquista recebe a seleção de Palmas de Monte Alto, no Estádio Edvaldo Flores.



'A LBF é totalmente despreparada, sem planejamento e não gosta das coisas corretas', dispara prefeito de Brumado

O prefeito Eduardo Vasconcelos garantiu que o Esporte terá vez em sua administração (Fotocomposição: 97NEWS)

O confronto entre a Administração Municipal e a Liga Brumadense de Futebol está ganhando uma intensidade que já começa a ir para o campo da pessoalidade. A batalha que teve o seu estopim na participação ou não de Brumado no Intermunicipal 2017, estaria entrando no "modo lavanderia", ou seja, estão colocando "roupa suja para lavar". Conhecido pela sua personalidade forte e pela sua postura de intransigência, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), não deixou "barato" as acusações sobre a falta de apoio de sua administração ao Esporte. Ao melhor estilo "metralhadora giratória", Vasconcelos iniciou a sua artilharia de forma contundente ao afirmar que "a Liga Brumadense de Futebol é totalmente despreparada, sem o mínimo planejamento e só age no afogadilho". Usando suas populares figuras de linguagem, o gestor, desta vez, usou de uma alegoria primata citando que "a mentira tem perna curta, ela não vai muito longe, então, esses que querem denegrir a nossa imagem de forma injusta eu comparo ao macaco que enrola o rabo e senta em cima e aí fica olhando o tamanho do rabo dos outros". Classificando o seu governo de razoável, ele continuou narrando que "ainda bem que o povo tem o governo que merece, mas se fosse outro que é do gosto de um nobre radialista local, estaríamos já vivendo uma ruína financeira, pois não é capaz de planejar nem um campeonato, não sabe nem administração as suas coisas, imagina a coisa pública que exige conhecimento, disciplina e muita racionalidade. Realmente se fosse o que eles queriam Brumado estaria vivendo uma tragédia administrativa". E ainda fez questão de denunciar uma espécie de oportunismo da entidade ao relatar que "a Liga fez um pedido de dinheiro, essa não é a forma adequada, pois tudo tem que ter nota fiscal, tem que ser dentro da lei. O que observamos foi um flagrante superfaturamento, tanto que existem alguns itens da lista que estão com o dobro do preço que foi solicitado. Isso sim é um absurdo e uma falta de amor ao povo de Brumado". E finalizou destacando que "o município não pode passar um cheque em branco para a Liga. As verbas públicas são sagradas, pois são fruto do suor e do sangue do povo, então, não é como eles querem, tem que ser do jeito correto, dentro da lei e é assim que a nossa administração anda, pois não há salvação fora da lei. O Esporte em Brumado terá sim a nossa atenção, mas como estamos em crise, temos que valorizar cada centavo e isso é uma questão de honra para nós. Agora deixo um questionamento no ar: para onde será que está indo o dinheiro da arrecadação dos jogos do Brumadense?". Confira  abaixo o áudio da fala na íntegra do prefeito Eduardo Vasconcelos: 

 



Vereadora Lia Teixeira protocola projeto de resolução que visa extinguir o recesso parlamentar do mês de julho

A vereadora Lia Teixeira no momento em que estava protocolando o projeto na Secretaria do Legislativo (Foto: Divulgação)

A vereadora Lia Teixeira (PDT), mesmo estando em seu primeiro mandato parlamentar, vem comprovando o seu grande conhecimento da política, já que ela tem um histórico muito positivo no setor. Buscando ampliar ainda mais a sintonia fina com os anseios da população, a parlamentar, desta feita, apresentou um Projeto de Resolução, o qual objetiva o fim do período de recesso do mês de julho. Em sua justificativa, a vereadora argumentou que "na última sexta-feira (4) protocolei na Casa Legislativa, o projeto de resolução, onde peço para acabar com o recesso parlamentar do mês de julho. Considero 55 dias de recesso um período excessivo e desnecessário de paralisação das atividades das sessões legislativas". Refletindo de forma muito sólida as transformações que começam a acontecer na política nacional, ela explicou que "acredito que não é correto com a nossa população e com outras categorias de trabalhadores os vereadores terem 55 dias de recesso. Na medida em que cortamos privilégios que não são estendidos aos trabalhadores da iniciativa privada, passamos uma maior credibilidade para os nossos munícipes". E finalizou garantindo que "vamos cumprir o papel que nos foi confiado, e com esta medida vamos aproximar cada vez mais o Legislativo local dos cidadãos. Deixo aqui a célebre frase do grande Vitor Hugo que dizia que 'a primeira igualdade é a justiça'. Isso exprime com exatidão a base das nossas ações". O projeto será apresentado e analisado na sessão desta segunda-feira (07). 



'O prefeito de Brumado não gosta de esportes, de cultura e nem de alegria', afirma radialista Carlos Silva

O radialista Carlos

A queda-de-braço entre a Administração Municipal e a Liga Brumadense de Futebol endureceu e farpas estão voando para todos os lados. Após o impasse sobre a participação de Brumado no Intermunicipal 2017, o time, mesmo aos "trancos e barrancos" fez a sua estréia nesse domingo (06) perdendo para a equipe de Vitória da Conquista por 3X1. Durante a transmissão, o radialista Carlos Silva que estava narrando o confronto acabou fazendo um forte desabafo contra o chefe do executivo citando que "a seleção de Conquista viaja de Águia Branca, com luxo e segurança, enquanto Brumado vai de sprinter, de ônibus velho, de van, ou mesmo de furgão" e subindo o tom disparou que "isso é uma vergonha". E de forma ácida declarou que "este prefeito não gosta de esportes, carnaval, de festas religiosas, cultura, praças com jardins. Não gosta dos professores, estes bravos mestres, que ele mandou sentar no formigueiro, enfim, este cara não gosta de nada". E finalizou de forma visceral ao falar que "ele vive dizendo que o cobertor é curto, mas anda de Toro, um carro caríssimo, lembrando que o município ainda tem uma SW4. Então, infelizmente, nosso município vem se tornando um lugar amargo, cheio de tristeza e melancolia, onde vemos pelas nossas ruas a população insatisfeita com tudo isso que está sendo patrocinado pela atual gestão". 



BA-262: Brumadense morre ao colidir carro com animal entre Aracatu e Brumado

Foto: 97NEWS

Na madrugada deste domingo (6) um grave acidente acabou tirando a vida do brumadense Vital de Jesus Andrade, de 24 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), animais na pista causaram o acidente. Vital seguia na BA-262, trecho entre Brumado e Aracatu em seu Celta com placas JSF-1594, de Brumado. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O trânsito na rodovia ficou lento e foi controlado pela PRE.



Brumado: Baixe o aplicativo da Viação Catarino e facilite o seu transporte

Foto: Divulgação

Com o aplicativo da Viação Catarino você tem modernidade tecnológica de alta funcionalidade que facilita a sua vida no transporte coletivo da cidade. O aplicativo pode ser baixado de forma gratuito, o qual organiza a rota do transporte coletivo, podendo assim, você fazer o seu planejamento diário com muito mais eficácia, ganhando tempo e chegando no ponto poucos instantes antes da chegada do ônibus, além do que o aplicativo permite o compartilhamento das informações. Para baixar, basta acessar o site, www.rotsat.com.br e clicar no link do aplicativo, que está disponível apenas para os dispositivos Android. Em seguida, o cliente deverá ligar para a empresa Rotsat no telefone (77) 3453-1734 e solicitar a liberação do seu aplicativo. Digite login "Catarino" e a senha "Popular". Depois, o cliente poderá localizar em tempo real onde estão todos ônibus da empresa no perímetro urbano e planejar sua rota. Selecione a rota que você deseja fazer, e localize-se com o coletivo que você escolheu como rota e acompanhar no mapa, onde o ônibus está e qual o tempo de chegada. A Viação Catarino dispõe de cinco rotas em Brumado, que são elas, Bairro Baraúnas, Bairro São Félix, Urbis I, Vila Presidente Vargas (Rota 1) e Vila Presidente Vargas (Rota 2).



Brumado e Vitória da Conquista inauguram o Intermunicipal 2017 neste domingo (6)

Foto: Montagem l 97News

Após o lançamento oficial em Salvador pela Federação Baiana de Futebol (FBF), o Intermunicipal, começa neste domingo em todo o interior da Bahia. 64 seleções estarão participando do campeonato este ano. Na primeira fase, os times serão divididos em 16 grupos regionalizados, com quatro participantes em cada. Todos jogarão entre si, em jogos de ida e volta, e os três melhores se classificam para a segunda fase. Os 48 classificados disputam os confrontos no formato de mata-mata, com duas partidas em cada. Para a terceira fase, vão se classificar os 24 vencedores dos confrontos diretos e mais oito perdedores, que tiverem as melhores campanhas somadas com a primeira fase. A partir da quarta fase, apenas os vencedores dos confrontos avançam para a etapa seguinte até a final. Os dois jogos da decisão do torneio estão previstos para os dias 26 de novembro e 10 de dezembro. No jogo de abertura, Brumado, que está no grupo 15, enfrentará a forte equipe de Vitória da Conquista. Para comandar o time a Liga Brumadense de Futebol (LBF) convidou o treinador, Marconi André (Bua). A equipe de Brumado entra no campeonato sem treinar para o jogo deste domingo (06), às 15h no Estádio Gilberto Cardoso (Gilbertão). Segundo os dirigentes da Liga, tudo por conta de um impasse entre a prefeitura e a própria diretoria, esta semana, o presidente da LBF, "Manelão" chegou até a anunciar a saída do time no campeonato, mas segundo ele, na quinta-feira (03), o presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, ligou para o mesmo informando que, se Brumado saísse do campeonato seria punida, e ficaria fora do Intermunicipal por vários anos. Após toda essa turbulência, o selecionado poderá sofrer para poder jogar, pois não se sabe se o apoio que foi solicitado a prefeitura municipal será garantido a LBF, principalmente no que se refere à transporte para os atletas, alimentação e hospedagem. Por tanto, com apoio ou sem apoio, os dirigentes afirmam que Brumado fará sua estreia no Intermunicipal 2017 neste domingo (06), contra Vitória da Conquista, no Estádio Gilbertão a partir de 15h.



Vem aí a 'Noite da Sofrência' com Boteco das Amigas na AABB de Brumado

Foto: Divulgação

Acontece dia 09 de setembro, na AABB de Brumado, a partir das 22h, a “Noite da Sofrência”, com a Banda Boteco das Amigas e Jorginho dos Teclados. Não fique de fora desta festa. Adquira já o seu ingresso por R$ 40 na AABB e Tiazinha Distribuidora. Reserva de mesas pelos telefones (77) 3441-5013 ou 9.9972-4339.



Professora da rede municipal em Brumado é finalista do Prêmio Educador Nota 10

Foto: Divulgação

A professora de Língua Portuguesa, Adriana da Cruz Silva, que leciona na Escola Municipal Miguel Mirante, no distrito de Arrecife, em Brumado, na região sudoeste da Bahia, está entre os 50 educadores finalistas do prêmio Educador Nota 10. Seu projeto “Viagens Literárias", desenvolvido no ano de 2016, que oportunizou ampliar e sofisticar as habilidades leitoras dos estudantes do 9º ano, foi selecionado entre os mais de 5 mil trabalhos inscritos. O resultado será divulgado até o dia 07 de agosto, no site www.educadornota10.org.br. O projeto escolheu um clássico da literatura brasileira, Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Lendo, os jovens relacionaram suas experiências do campo, de onde vivem, com as representadas no cenário rural do romance. A docente criou situações propícias para todos compartilharem impressões e reflexões: os alunos participaram de rodas para leitura compartilhada, assistiram a uma adaptação cinematográfica e escreveram crônicas, refletindo sobre a realidade do sertão e sua própria identidade. De acordo com a professora Adriana, o projeto foi desenvolvido com grande garra e perseverança, e a comunidade abraçou, mostrando que é possível fazer a diferença. “Abraçar é a palavra certa porque só com envolvimento e ternura é possível contribuir para a formação de crianças e adolescentes.”, explica a educadora.


Sobre o prêmio – A premiação realizada pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país, por desenvolverem projetos em diferentes áreas do conhecimento que destacam a importância da aprendizagem de crianças e jovens. Entre os finalistas, são escolhidos os dez Educadores Nota 10, além do Educador do Ano.



Vidraçaria D’ Neto lança promoção para o mês dos pais

Foto: Divulgação

Vidraçaria D´ Neto - Mais do que ser líder no mercado, o vidraceiro tem como principal conceito a garantia de que a sua obra será finalizada com a melhor prestação de serviço, com o que há de mais moderno para suas instalações, utilizando sempre produtos de qualidade. Com um atendimento personalizado, a equipe da Vidraçaria D´Neto orienta os clientes sobre seus produtos e serviços, além das opções de pagamento mais indicadas para suas necessidades. A equipe desenvolve com excelência e alta qualidade seus serviços, marcantes pelos acabamentos modernos. A satisfação de seus clientes é a garantia de referencia de mercado no ramo de vidraçaria. O vidraceiro faz de seu projeto uma realidade. E por isso a D´Neto mais uma vez sai na frente, e lança a "Promoção Mês dos Pais", com vidro temperado incolor, por apenas R$ 150,00 o metro quadrado. E ainda, na compra de qualquer outro produto na D´Neto, você estará concorrendo há um box de vão temperado incolor, de 1m e 30 centímetros. Vidraçaria D’ Neto, a mais de 15 anos no mercado de Brumado e região. Trabalhamos com vidros temperado, vidro comum, box de vidro e acrílico, espelhos, divisórias, fechamento de pias e muito mais. Vidraçaria D’ Neto, Rua Vereador Paulo Chaves, 31, Bairro Jardim Brasil. Atendemos em Brumado, Tanhaçu e região. Telefones (77) 3441-6226 / 9.9813-0505 / 9.9987-6123.



Presidente do PTC de Brumado Dispensa o Vereador da Legenda

(Divulgação)

Conhecido pela sua postura ética e por sua firmeza de ações, o presidente do PTC de Brumado, Irenaldo Muniz da Silva, fala que o partido está com novos planos para dinamizar as ações do PTC em Brumado, inclusive iremos colocar em prática um planejamento articulado, totalmente conectado aos ideais do partido. Estamos muito otimistas, pois o atual momento da política é salutar os que buscam a transparência de ações e o bem público como meta prioritária. estamos construindo uma nova agenda e constatamos que o vereador Santinho devido a sua realidade política local, não possa acompanhar os ideais do partido, conversei com o Vereador, expliquei a situação e ele de pronto entendeu, tanto que me surpreenderá casa haja outras manifestações a respeito, vou fazer e cumprir as formalidades legais, para que não haja problema com o mandato do Vereador, “PORQUE DEIXO BEM CLARO, ESTAMOS REFORMANDO O PARTIDO E NÃO ESTAMOS PLEITEANDO O MANDATO DO VEREADOR”. Afirmo que estou tomado todas as providências legais para não afetar o mandato que o Vereador adquiriu com o apoio popular, logo assim concluídas o Vereador estará livre para ingressar em qualquer agremiação política, no entanto, quero deixar bem claro que fazemos questão que tudo ocorra de forma amistosa e que a ruptura é ideológica e não por questões pessoais".



Irenaldo Muniz da Silva
Presidente do Partido Trabalhista Cristão

 



Brumado: Bandidos aterrorizam moradores da Fazenda Jacaré na madrugada de hoje (04)

(Fotocomposição: 97NEWS)

"Parece que foi só o frio for embora que os bandidos saíram da toca", foi dessa forma que alguns já estão definindo a volta dos assaltos na zona rural. Uma das primeiras localidades "visitadas" pelos criminosos foi a Fazenda Jacaré, que, na madrugada desta sexta-feira (04) teve várias famílias vítimas de um grupo de assaltantes que se mostraram muito violentos. O produtor rural, Sebastião dos Santos (38), que foi ouvido pela nossa equipe relatou que chegaram na sua casa e levaram a sua mula, que está avaliada em cerca de R$ 1 mil. Outros moradores com medo não quiseram relatar os prejuízos, mas foram até a DPT para registrar queixa. A Polícia já teria pistas dos elementos e espera poder efetuar a prisão o quanto antes. 



'É uma concorrência desleal e um desrespeito ao sagrado', afirmam comerciantes da área de alimentação ao lado da igreja Matriz

A comercialização dos produtos acontece bem na frente da Igreja Matriz, maior símbolo religioso de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Donos de padarias e lanchonetes que ficam na área da Praça Francisco de Souza Meira, bem no centro de Brumado, procuraram a redação do 97NEWS para expressar a sua indignação e preocupação com a atuação de ambulantes no local, os quais, segundo eles, provocam uma concorrência muito desleal. Eles afirmam que pagam impostos e têm custos para manter seus estabelecimentos abertos e perdem mercado para empresa de fora, que ocupa a frente da Igreja Matriz, impedindo até a passagem de pedestres no local. Os comerciantes dizem ainda que não há fiscalização para coibir irregularidades. Um empresário do local que pediu reserva de identidade, diz que as perdas foram significativas depois que a uma panificadora da cidade de Condeúba começou a atuar de forma mais presente. Ele diz que antes, eles ficavam no estacionamento em frente ao Banco do Brasil, mas devido os agentes de trânsito reclamarem, eles mudaram para a praça, e ficam em frente a um patrimônio regioso, que é a nossa Igreja Matriz, um desrespeito total a um local consagrado de adoração" reclamou. Ele ainda citou uma passagem na Biblia em que o Senhor Jesus expulsou os vendilhões do templo, como está registrado em Mateus 21:12. O relato sagrado reporta que, Jesus ao chegar ao Templo de Jerusalém encontrou uma grande quantidade de vendedores de bois carneiros e pombos junto com os cambistas que ali comercializavam estas mercadorias e trocavam as moedas estrangeiras pelo shekel (moeda hebreia) permitida para pagar o dízimo. Outro comerciante, dono de uma lanchonete próximo ao local, também procurou a nossa equipe para relatar os prejuízos “as vendas caíram entre 30% e 40% nos dias que eles estão na cidade. Precisa ser corrigido porque nós temos custos, pagamos os tributos e geramos emprego e renda para o município", argumentou. Eles dizem estar temerosos quanto ao futuro, já que, caso continue dessa forma, terão que mandar empregados embora e poderem até fechar os seus estabelecimentos. Segundo informações colhidas junto à administração municipal, a empresa teria uma autorização de vendas, inclusive com inspeção sanitária, mas quanto à localização isso não teria sido analisado, já que a própria direção da igreja não teria se manifestado contrária até agora. O grande questionamento que fica para os comerciantes locais é: será certo comercializar produtos bem ao lado do maior templo religioso da cidade?; e o retorno dos impostos para o município é salutar para a economia local, pois a grande parte do dinheiro recebido vai para outro município?. Então fica aqui o espaço para os nossos leitores se manifestarem em mais essa questão que divide opiniões. 

O volume de vendas é alto, o que vem provocando prejuízos para os comerciantes do ramo de alimentação que ficam próximos ao local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Bahia: Casos de violência contra a mulher chegam a 23,4 mil no primeiro semestre de 2017

Foto: Divulgação

Somente no primeiro semestre de 2017, a Bahia registrou mais de 23 mil casos de violência contra mulheres. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Do número total de ocorrências, foram registrados 23 casos de feminicídio, quando a vítima é morta apenas pelo fato de ser mulher, e 150 casos de homicídios dolosos, quando há intenção de matar. No mesmo período, também foram contabilizados 174 tentativas de homicídios, 242 estupros, 7.582 lesões corporais e 15.270 ameaças. A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Nágila Brito diz que toda e qualquer forma de violência deve ser denunciada. "Elas devem ser denunciadas sempre. A ameaça é o prenúncio de um futuro feminicídio. Então, é preciso que haja uma representação. O crime de ameaça depende de representação", destaca. As denúncias podem ser feitas em qualquer delegacia, nas unidades especializadas ou através da central de atendimento à mulher, pelo número 180. Em Brumado, o número é 197.



Lixo acumulado aumenta e moradores do Dr. Juracy estão cada vez mais irritados com a situação

O lixo acumulado vem aumentando e provocando a indignação de muitos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A beleza de uma cidade para muitos está em seu aspecto estrutural, mas, infelizmente, Brumado ainda está um pouco distante disso, já que existem alguns locais que acabam provocando uma má impressão. Um desses locais é próximo da da Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva, no Bairro Dr. Juracy, que está com um acúmulo de lixo cada vez maior o que tem deixado uma grande parte dos moradores indignados. Segundo o radialista Carlos Silva (Kaka), há grande chances de ter um criadouro do mosquito Aedes aegypti, responsável pela Dengue, Chikungunya e Zika. De acordo com a prefeitura, o local já foi limpo várias vezes, mas os próprios moradores jogam lixo e materiais de entulho. "A limpeza é feita uma vez por mês. A administração municipal orienta para que a população evite o descarte no local, pois não é autorizado". disse o secretário de Infraestrutura, André Cardoso. De acordo com o radialista, há plásticos, pneus, móveis e materiais de construção. A equipe do 97News já esteve neste mesmo local por várias vezes e flagrou o descarte de materiais. Desde então, a situação não mudou, afirmam os moradores. De acordo com um morador do local, que não quis se identificar com medo, a prática é frequente. “É de tudo que tem aqui. A própria vizinhança colabora com o lixo. Agora sossegaram porque perceberam a presença do site aqui. Mas depois começa tudo de novo”, completa. Confira videorreportagem abaixo: 

Objetos velhos também vêm sendo jogados no local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


PL de autoria do vereador Elias Piau contra a exploração sexual de crianças e adolescentes é aprovado no Legislativo

O vereador Elias Piau deu mais uma comprovação de um mandato com consciência cidadão (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Continuando a mostrar uma grande abrangência em seu mandato parlamentar, o vereador Elias Piau (PV) apresentou um Projeto de Lei que solicitava a fixação de placas de advertência em locais estratégicos da cidade de Brumado visando o fortalecimento no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Comprovando uma grande consciência cidadã, o projeto foi aprovado por unanimidade e seguiu para a sanção do Executivo. Em sua justificativa, Elias Piau explicou que "o presente projeto tem por objetivo informar sobre o aspecto criminoso da exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da ampla divulgação do disque denúncia de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, no caso, o disque 100" e continuou narrando que "no Brasil, a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime previsto no artigo 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Quem cometer este crime está sujeito a pena de 04 à 10 anos de reclusão, além de multa. As crianças têm o direito a uma infância inocente. Por sua natureza, elas são amáveis e inocentes, e depositam toda sua confiança nas pessoas adultas. Contudo, hoje em dia muitas delas são cada vez mais despojadas da sua verdadeira infância". E ainda fez questão de frisar que "são vítimas das forças do mercado e das pessoas que as exploram sexualmente. Todavia, as crianças representam a autentica esperança e o futuro da sociedade, e por isso devem ser salvaguardadas e ajudadas em todos os aspectos. A exploração sexual das crianças e adolescentes constituem um crime tão hediondo que as pessoas se revoltam com a simples possibilidade de sua ocorrência. Temos dever de observar e zelar, e como legisladores municipais, atuar de maneira ativa e presente quanto a esta problemática. Ante o caráter de interesse público do presente projeto, solicito a sua aprovação pelos meus nobres pares desta casa legislativa". Ele agradeceu os seus pares pela aprovação e afirmou continuar nessa luta que ele considera muito importante para a melhoria da sociedade brumadense. 

Placas de alerta seriam fixadas em locais estratégicos da cidade (Imagem: Reprodução)


Nova polêmica na GCM de Brumado: 'Quem é que comanda o órgão', é o questionamento que virou representação no MP

Jussimar Santos (esquerda) é reconhecido como comandante da Guarda Municipal de Brumado pela chefia de gabinete (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A Guarda Municipal de Brumado, que fez parte do elenco que figurou nos projetos polêmicos de autoria da atual gestão que foram enviados para votação no Legislativo, o que gerou forte polêmica, inclusive com ações na Justiça, volta à cena midiática, desta feita com o questionamento de quem é o verdadeiro comandante do órgão. O mote da discussão é um documento enviado ao TCM - Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia pela administração municipal, no qual está registrado como comandante uma mulher, sendo que, segundo o site oficial da Prefeitura de Brumado, quem comanda é o gcm Jussimar Santos, que é, inclusive, reconhecido pelos membros da guarda como tal (confira imagem abaixo). 

A publicação oficial da Prefeitura de Brumado onde consta que o comandante da GCM é Jussimar Santos (Reprodução: Prefeitura de Brumado)

O conflito de informações acabou se tornando em representação de autoria da AUCIB ao Ministério Público, que protocolou nessa tarde uma documentação nesse sentido buscando o esclarecimento sobre a questão, que levantou uma nova polêmica, já que, segundo muitos guardas ninguém conhece a referida comandante, que para muitos poderia ser uma "funcionária fantasma", pois até o momento ela não teria assumido as funções. O 97NEWS buscou contato com o chefe de gabinete municipal, Amarildo Bonfim o qual afirmou que o comandante da GCM é Jussimar Santos. Questionado sobre o nome que consta no TCM como comandante do órgão ele disse desconhecer,. Em seguida ele entrou novamente em contato com a nossa redação enviando as duas portarias nas quais estaria, segundo ele, esclarecida a questão, mostrando que a referida funcionária atua na Sesoc exercendo o cargo de coordenadora da Divisão de Assistência de Proteção à Criança e ao Adolescente. Questionado sobre as informações que estão no SIGA do TCM ele respondeu que "foi um erro de alimentação do sistema". No final o chefe de gabinete ainda citou que "espero que assim como foi feita, antes do ingresso de uma representação no MP, uma notificação à Câmara de Vereadores, que também o município seja notificado". Confira abaixo as respectivas Portarias e clique no (Continue Lendo) para verificação na íntegra da representação da AUCIB ao Ministério Público). 

REPRESENTAÇÃO FEITA PELA AUCIB AO MP 

 

Analisando a folha de pagamento no SIGA- Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (modulo análise) do TCM-BA- Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia no ano de 2017, município de Brumado, constatamos que consta o nome de PAULA JANAINA MACHADO DA SILVA, como recebendo salário base de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais) nos meses de abril à junho do corrente ano referente a função comissionada de COMANDANTE DA GUARDA do município de Brumado, mas não foi publicado se quer uma portaria de nomeação da referida pessoa para essa função.  

Visando elucidar os fatos, procuramos os guardas municipais para verificar sobre o que foi constatado e para nossa surpresa os mesmo informaram que o único comandante que eles têm conhecimento e que inclusive recebem as ordens e escala de trabalho é o Sr. JUSSIMAR DOS SANTOS LEITE, Guarda Municipal que faz parte da corporação, tendo o aval de todos os colegas.


Fizemos uma pesquisa no diário oficial do município e encontramos uma portaria de nº 119 de 11 de novembro de 2016, onde o Sr. Jussimar dos Santos Leite foi nomeado para o cargo Comissionado de Comandante da Guarda Municipal e até a presente data não localizamos outra portaria que anulasse tal designação com nomeação de outra pessoa para o cargo. Em seguida verificamos junto ao TCM-BA a folha de pagamento dos citados e constatamos que o Sr. Jussimar recebeu nos meses de janeiro, fevereiro e março salário base no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), valor este equivalente ao cargo de provimento em comissão de Comandante da Guarda Municipal. Já nos meses de Abril à Julho o servidor passa a receber o salário base que todos os guardas municipais recebem, ou seja, salário mínimo mais gratificações legais.

Curiosamente entra na folha de pagamento de cargos em comissão a Srª. JANAINA MACHADO DA SILVA, que passa a receber o salário de Comandante da Guarda Municipal no mês de Abril até o mês em curso conforme consulta de salário junto ao TCM-BA. O Jussimar deixa de receber o salário de comandante mas na prática continua a exercer a função de confiança conforme confirmado pelos guardas municipais e até mesmo divulgado no site institucional do município sua atuação como comandante da corporação, bem como os blogs locais, dando conta de quem de fato assume a função.     

CONTINUE LENDO