ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Secretário André Cardoso confirma amplo pacote de obras nas áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura

O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, garantiu que Brumado irá receber um grande pacote (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação precária, para alguns caótica, da infraestrutura do município está com os dias contados, já que o titular da pasta, engenheiro André Cardoso, confirmou um grande pacote de obras que serão realizadas a partir do mês de setembro. Ele garantiu ao 97NEWS que "no momento estamos realizando um grande levantamento das principais urgências, tendo as unidades de saúde, as escolas e as vias públicas como principais pontos a serem observados. Estamos com uma equipe de engenheiros e topográfos que nos irão passar um amplo relatório para que possamos iniciar os serviços. Ele fez questão de ressaltar que não há equipes suficientes para realizar os serviços de forma simultânea, então, as obras serão operacionalizadas de forma gradual. Já na questão verbas, o município estaria tranquilo, tando que alguns afirmam que agora está com o "cofre cheio" já que os R$ 40,9 milhões advindos do Fundef/Precatórios poderão ser utilizados para financiar esse grande pacote de obras. Confira abaixo as principais ações que serão realizadas pela administração municipal: 

Unidades Básicas de Saúde e Escolas serão totalmente reestruturadas (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Educação: 
O secretário garantiu que 8 escolas serão totalmente reformadas, atendendo assim um grande clamor da comunidade, já que os pais dos alunos vêm fazendo constantes reivindicações para a reestruturação dos prédios escolares. Porém não foram citadas as escolas que irão receber os serviços. 


Esportes: 
Foi confirmada pelo titular da pasta de infraestrutura a construção da quadra poliesportiva do Bairro Cidade das Esmeraldas, que é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira e uma indicação do vereador Zé Ribeiro, que vem cobrando há vários anos a realização da obra, já que é um anseio muito grande dos moradores do referido bairro. Também foi confirmado pelo secretário a reforma completa do Campo de Futebol da Vila Presidente Vargas. 

Saúde:
O secretário André Cardoso garantiu que as UBSs que estão com estrutura deficitária, tanto do meio rural, como da zona urbana, serão todas reestruturadas. Ele citou a da Comunidade da Lagoa Funda e da Vila Presidente Vargas como um das primeiras a receberem os serviços. 

Ruas, avenidas e praças da cidade também serão contempladas no pacote (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Infraestrutura: 
Cardoso garantiu que uma grande ação será realizada nas ruas e avenidas de Brumado, um projeto moderno e grandioso que dará um novo aspecto à cidade que hoje passa por um de seus maiores déficits estruturais, com inúmeras ruas e avenidas esburacadas e outras tantas sem o devido calçamento. Informações de bastidores dão conta que o prefeito Eduardo Vasconcelos, em reunião com os vereadores de sua base, garantiu que não ficará uma via pública sem calçamento em Brumado. Um dos primeiros bairros a serem atendidos, pelas informações passadas pelo secretário, será o Santa Tereza, que já teve as emendas parlamentares liberadas. 


Praça do Rotary:
Segundo o secretário, a tão esperada reestruturação da Praça Dr. Nelson Lula, a popular Praça do Rotary, agora sairá do papel, pois os engenheiros da Caixa Econômica Federal estiveram em Brumado na semana passada e fizeram algumas modificações no projeto que está em fase final. Segundo o secretário a licitação para a obra deverá ser aberta ainda no próximo mês de setembro. O vereador Zé Ribeiro também fez uma indicação nesse sentido.


Nova Ponte do São Félix:
Tecnicamente classificada como Passagem de Nível, a popular nova ponte do São Félix, que vem sendo um dos grandes entraves do município, já que foi concluída em 2011 e até hoje não foi liberada devido a um processo burocrático com a FCA - Ferrovia Centro Atlântica, segundo o secretário André Cardoso, deverá ser liberada a qualquer momento, atendendo assim o grande clamor popular, já que a antiga ponte já está defasada e não vem comportando mais o grande fluxo de veículos. Com a liberação a iluminação no local, que é outra solicitação dos moradores devido aos muitos assaltos que vêm ocorrendo no local, também deverá ser operacionalizado. 

A nova ponte do São Félix e a Cleóbulo Meira Leite também serão contempladas (Fotos: 97NEWS)


Nota de esclarecimento sobre o encerramento dos contratos das casas dos estudantes brumadenses

Foto: Luciano Santos l 97News

O encerramento dos contratos das casas de estudantes brumadenses localizadas em Vitória da Conquista e Salvador tem sido incompreendido devido à falta de alguns esclarecimentos. Ao contrário do que tem sido especulado, o objetivo não é a contenção de gastos, haja vista que a prefeitura gastará bem mais com bolsas individuais do que atualmente se gasta com o aluguel dessas residências. O objetivo maior é a eficácia nos gastos, a universalização dos locais de estudos, a justiça social e a desburocratização da assistência ao estudante realmente necessitado, sem criminalização do gestor público. O projeto que será enviado à Câmara de Vereadores do Município de Brumado não tem a finalidade de desamparar os estudantes da cidade, pelo contrário, o que a prefeitura está propondo é justamente criar igualdade de oportunidades e acesso ao ensino superior para os estudantes em situação de risco social, considerando a corresponsabilidade do poder público municipal em minimizar o impacto das desigualdades sociais que interferem no sucesso e permanência dos estudantes que buscam concluir o ensino superior. É dever da administração pública criar políticas que promovam a inclusão social através da educação e, por meio desse programa, a gestão municipal visa contribuir com o pagamento das despesas do estudante que esteja regularmente matriculado e frequente em cursos universitários realizados em outros municípios, não só em Vitória da Conquista e Salvador, desde que atendam aos seguintes critérios: Estar matriculado em cursos universitários com renda familiar que não ultrapasse 03 (três) salários mínimos vigentes no país; Ter desempenho acadêmico igual ou superior a média mínima exigida pela instituição de ensino frequentada, em todas as disciplinas cursadas no semestre letivo; Frequência escolar igual ou superior a 85% (oitenta e cinco por cento); Ter registro, individual ou familiar, atualizado no Cadastro Centralizado de Programas Sociais do Governo Federal (não obrigatório, apenas classificatório); Caberá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social comprovar, mediante visita de Assistente Social, a real situação financeira da família do beneficiário para a liberação do recurso das bolsas de estudos.

 



Brumado: Diretor do AA revela que 13% da população é alcoólatra; índice está acima da média nacional que é de 3%

O diretor do AA de Brumado, Manoel 'Patinha' Gonsalves confirmando que Brumado tem 13% de dependentes do álcool (Fotocomposição: 97NEWS)

O Brasil é considerado por alguns institutos de pesquisa com um país em que o consumo de bebidas alcóolicas chega a ser 40% acima da média mundial, o que não deixa de ser um dado muito preocupante. Segundo estudos atualmente existem 4 milhões de dependentes do álcool no país acima de 15 anos e, o que é pior, com tendência de aumentar, já que nos últimos 10 anos os índices aumentaram em quase 50%. Outro dado alarmante é que 78% de jovens bebem com regularidade. Neste contexto, temos ainda a tendência de que cidades mineradoras, como é o caso de Brumado, têm um consumo etílico acima da média, a qual foi confirmada pelo diretor da unidade do AA (Alcoólicos Anônimos) de Brumado, Manoel "Patinha" Gonsalves, que acabou de retornar do Encontro Estadual da entidade que aconteceu na cidade de Paulo Afonso. Segundo ele o evento foi muito produtivo, com trocas de informações e atualização da metodologia que é utilizada. "O tema foi Trabalhar em Conjunto e ficou acertada novas ações que serão feitas na Bahia. Nós aqui em Brumado estamos expandindo nosso trabalho e iremos realizar em breve reuniões em Ibicoara, Tanque Novo e Ibotirama. Também estamos certos para realizarmos um trabalho periódico em Aracatu". Sobre a situação de Brumado diante do Alcoolismo ele relatou que "quando eu vejo a situação de muitos que adotaram a região da Cesta do Povo como lar, que se mostram totalmente sem esperanças, eu fico ainda mais preocupado, pois aquele local virou um verdadeiro sarjetão". Questionado sobre os índices atuais ele respondeu que "hoje temos 13% de nossa população depende do álcool, o que é um dado que nos deixa muito preocupado, além do que a tendência é que se não forem feitas campanhas sistemáticas esse índice tende a aumentar". A declaração causa mesmo uma certa perplexidade, ainda mais quando fazemos uma comparação ao índice nacional que é de 3% da população. Outro fator que corrobora para uma mudança de postura das autoridades sanitárias e judiciais é que o consumo de bebidas entre os jovens na cidade é muito grande, muitas vezes com vendas sem o menor controle para menores de idade. A falta de servidores que atuam na área da Infância e Juventude facilita a venda para menores de idade, tanto que em um grande número de bares não se pede documentação caso haja dúvidas quanto à maioridade penal. Fica então o desafio, pois se não forem feitas campanhas educativas e o combate à venda ilegal, poderemos ter um índice ainda maior de alcoólatras nas próximas gerações.

 



Centro Médico São Gabriel: Referência na área de Saúde em Brumado e região

Foto: Divulgação

A Dra. Rita de Cássia, médica nefrologista, passa a fazer parte do novo quadro de médicos do Centro Médico São Gabriel, tratando de diversas patologias, tais como:
- Hipertensão Arterial
- Infecção Urinária
- Nefrites
- Doença Renal Policística
- Nefropatia Diabética
- Insuficiência Renal
Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone (77) 3441-1502, ou pelo whatsapp 9.9925-8807. Praça dos Meira, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde em um só lugar.



Esgoto vira objeto de polêmica entre administração municipal e moradores do Bairro Esconso

O córrego que vem de uma nascente da Serra das Éguas foi tomado pelo esgoto jogada pelas residências (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A interminável "novela" do esgotamento sanitário em Brumado ganha mais um capítulo, desta vez, envolvendo acusações de ambas as partes, que podem até configurar um crime ambiental. Segundo sondagens feitas pelo 97NEWS, os moradores do Bairro Esconso estão indignados com a situação de um córrego, que, segundo eles, de uns tempos para cá, teve um forte acúmulo de esgoto. Eles declaram que a prefeitura municipal estaria jogando parte do esgoto dos bairros Rodoviário e Baraúnas no referido córrego que vem desaguar no bairro, trazendo grandes transtornos como aumento de insetos, principalmente do mosquito da Dengue, além do terrível mau cheiro. Entramos em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso que fez questão de explicar que "a acusação dos referidos moradores é totalmente improcedente, pois, de forma alguma a prefeitura joga esgoto na cidade". 

Os moradores garantem que estão sendo muito prejudicados com a situação que se agravou com a nascente invadida pelos dejetos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele ainda salientou que "moradores dos locais citados é que estão jogando os seus esgotos no citado córrego, assim como acontece no Santa Tereza e nos Olhos d'Água. Eles aproveitam a drenagem pluvial e jogam o esgoto de suas casa nela, isso vem acontecendo há décadas em Brumado". E, num tom de muita segurança afirmou que "a prefeitura apenas faz a manutenção das redes ou galerias, como está acontecendo no Bairro Dr. Juracy ao lado da UBS" e emendou destacando que "é por esses motivos que estamos questionando a Embasa sobre a renovação da concessão, que só será assinada caso a empresa realize o sistema de esgotamento sanitário da cidade, pois já passou da hora disso acontecer".

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Elétrica Cristaluz, sua moderna loja na área de produtos elétricos e iluminação

Em Brumado a Crsitaluz é a loja para tornar o seu ambiente, tanto residencial como empresarial, muito mais moderno, charmoso e agradável. A Elétrica Cristaluz, traz um mix muito amplo, com uma grande variedade de materiais elétricos e de iluminação, incluindo itens sofisticados, como lustres de cristal exclusivos com leds, que são o grande sucesso do setor de decoração da atualidade. A Cristaluz oferece aos seus clientes um novo conceito, com o que existe de mais moderno no mercado, só que com uma grande diferencial, que são os preços muito atrativos e com condições de pagamento bem flexíveis. Então, vale a pena conhecer o moderno show room e o menu de produtos que é composto por lâmpadas de led, spots, fios, cabos, reatores, disjuntores, interruptores, duchas, plafons, tomadas, cabos, conexões, torneiras, abajures, luminárias, entre outros. Então, agora, antes de decorar a sua casa ou o seu escritório, passe na Cristaluz, que oferece um atendimento diferenciado e muitas opções que se ajustam ao seu orçamento. Cristaluz, loja na Praça Armindo Azevedo, 26, Centro, próximo a Igreja Matriz, com telefone (77) 9.9979-2778. 



Imagem do Dia: Veículo com placa de Piatã estaciona bem em cima da lombofaixa

O flagrante feito pelo 97NEWS (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O trânsito em Brumado, apesar dos grandes esforços do SMTT, ainda tem muitos gargalos, ou seja, ainda tem muito o que se fazer. Um dos problemas mais recorrentes são veículos estacionados em locais proibidos e até em vagas que são destinadas somente para a acessibilidade. A equipe do 97NEWS fez um flagrante no início da noite desta quarta-feira (16), por volta das 18h45m, na Av. Coronel Santos, no Bairro São Félix. O veículo uma S-10 com placa de Piatã PJD - 5537, que, segundo informações de populares já estava há um tempo no local, pelo menos até o momento em que a nossa equipe verificou, não recebeu o auto de infração.

 



No Limite: População perdeu a paciência com tantos buracos abertos na cidade pela Embasa

Os buracos se proliferam pelas ruas e os moradores são obrigados a colocar objetos para evitar acidentes (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

É muito fácil de se observar, num simples passeio pelas ruas de Brumado, que, em várias delas existem buracos que estão abertos, os quais, além de colocar em risco pedestres e condutores, acabam dando um aspecto negativo à sede do município, que já até foi apelidado de “Cidade dos Buracos”. A equipe do 97NEWS foi fazer um mapeamento desses buracos e constatou, em inúmeras ruas da cidade, que os mesmos são abertos pelas equipes da Embasa que fazem a abertura e, depois que a obra é realizada, vão embora sem tapar os buracos que acabam se tornando em “armadilhas”. A situação é um “jogo de empurra” entre a Prefeitura e a empresa, ainda mais agora, que Brumado garantiu que não renovará a concessão caso o sistema de esgotamento sanitário da cidade não seja realizado, ou seja, a Embasa foi “colocada na parede” pela gestão municipal, que já deu fortes indícios que tem um planejamento de municipalizar os serviços. Então, enquanto essa “queda de braços” não for resolvida, os brumadenses, muito provavelmente terão que ficar convivendo com buracos e mais buracos nas vias públicas.

 



Argamassa e Rejuntes Quartzolar a 11 anos levando qualidade para a sua obra

Foto: Divulgação

Adquirindo os produtos Quartzolar, o cliente estará adquirindo o que existe de melhor no setor, com os melhores preços, durabilidade e economia. A linha Quartzolar rende muito mais, e os produtos deixarão o seu ambiente com um aspecto moderno, fácil aplicação e um acabamento impecável. A empresa Quartzolar atende Brumado e toda as cidades da Bahia, o norte de Minas Gerais e sudoeste do Piaui. Para informações e compras ligue, 0800 024 3077 ou (77) 9.9145-8824, ou se preferir, acesse: www.quartzolar.com.br ou ainda pelo e-mail: [email protected].



Brumado: Embasa informa que abastecimento na zona rural será afetado nesta quarta

Foto: Conteúdo 97News

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), informa que o fornecimento de água nas localidades rurais dos Pebas, Pompeia e Frutuoso, será afetado durante toda esta quarta-feira (16). Segundo a Embasa, a interrupção acontecerá por conta de manutenção emergencial em equipamentos eletromecânicos da estação de bombeamento.  O abastecimento será retomado no final da tarde, após a conclusão dos trabalhos. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. Nesse período, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares.



Vereador Elias Piau visita comunidade de Santa Bárbara e moradores fazem reivindicações

O vereador Elias Piau explanou as bases do seu mandato parlamentar aos moradores (Foto: Divulgação)

O vereador Elias Piau (PV) vem desenvolvendo um mandato parlamentar muito proativo, o que vem lhe dando um grande reconhecimento da população brumadense. Em sua agenda de trabalho o meio rural vem ocupando um lugar de destaque, já que o vereador vem realizando constantes visitas às comunidades para conhecer mais de perto a realidade das mesmas. Desta feita, no último sábado (13), Elias Piau esteve visitando a Comunidade de Santa Bárbara e foi muito bem recebido pelos membros da associação de moradores. Em reunião, o parlamentar ouviu as reivindicações dos moradores e se comprometeu a lutar para que eles sejam atendidas. “A visita foi muito produtiva e ficamos muito satisfeitos com a receptividade dos moradores” relatou Piau que ainda complementou “eles descreveram as principais urgências para a comunidade como a ampliação do abastecimento, a melhoria das estradas e outras necessidades e nós garantimos que iremos nos empenhar ao máximo para que essas reivindicações sejam atendidas”. Veja abaixo fotos da visita:



Moradores do Esconso afirmam que não suportam mais a poeira do campo que fica na Cleóbolo Meira Leite

O campo é pouco utilizado pelos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um campo de futebol que fica localizado na Rua Cleóbolo Meira Leite que deveria ser objeto de alegria, distração e lazer, está se tornando um palco de dissabores para os moradores do Bairro Esconso. Segundo eles a poeira vem tirando a paz, pois não há limpeza que dê jeito. A moradora Ivone Muniz relatou que “há 20 anos venho sofrendo com essa poeira. Não tenho mais prazer para limpar a minha casa, além dos riscos à saúde. Realmente é uma situação que piora a cada dia”. Para o profissional em panificação Roberto Aparecido “o sofrimento com essa situação já vem há 40 anos e as crianças são sempre as que mais sofrem”. Segundo eles a solução seria a construção de uma quadra poliesportiva ou uma praça no local, que, além de dar uma atualização urbana ao bairro, iria tornar real o lazer dos moradores, que, por enquanto está totalmente “empoeirado”. Eles reclamam da atual gestão afirmando que “o Bairro Esconso está esquecido pelo prefeito, que, na época das eleições passou por aqui fazendo muitas promessas, mas, até agora, ele não fez nada. Hoje ele passa pela via cheia de buracos e ainda tem a coragem de acenar para o povo. Realmente isso é inaceitável”.

 

A poeira nos dias de vento forte tira a paz dos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Cirurgião geral na Clínica Mster com o Dr. Pedro Thiébaut

Foto: Divulgação

A cirurgia geral é especialidade médica que ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. Vista como uma área da medicina muito diversificada, a cirurgia geral é uma especialidade complexa, que pode envolver diversos procedimentos diferentes em uma única cirurgia. Na CLÍNICA MASTER você encontra o competente cirurgião geral Dr. Pedro Thiébaut. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Agende já a sua consulta! (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



'Estamos trabalhando somente para sobreviver', afirmam proprietários de vans que fazem o transporte de passageiros para a V.P. Vargas

O número de vans que fazem o transporte de passageiros é grande (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com o aumento dos preços dos combustíveis, os proprietários de vans que fazem o transporte coletivo de Brumado para a Vila Presidente Vargas afirmam que está ficando impraticável o serviço, já que o preço cobrado pela passagem está totalmente defasado. Segundo o vanzeiro Geraldo Souza Santos (54) “com o aumento do preço do diesel ficou impraticável cobrar R$ 1,00 até a Vila, não está dando nem quase para sobreviver”. Já Ronaldo Rodrigues (43) destaca que “no meu caso eu cobro R$ 1,50 e já está totalmente fora da realidade. Realmente estamos rodando somente para sobrevivência. Nossa situação é cada vez pior, pois se aumentar o preço perdemos os passageiros”. Eles ainda alegam que o custo da manutenção do veículo é muito alto e, por isso, os lucros vem caindo de forma drástica. Já os passageiros se mostram preocupados, pois com o aumento da corrida, os ganhos no final do mês devem diminuir. Vale ressaltar que o preço de uma corrida de mototáxi em Brumado é R$ 3,00 e, caso o serviço seja até a Vila Presidente Vargas, a taxa cobrada é de R$ 9,00.

Segundo os vanzeiros se não houver reajuste de preços vai ficar impraticável o serviço (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


'Estamos revoltados com essa situação, pois o abandono é total’, clamam os moradores que residem próximo à quadra dos Olhos d´Água

A situação é cada vez mais precária segundo os moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma quadra representa muito para algumas comunidades, pois ela oferece lazer e a oportunidade de práticas esportivas para a comunidade. Essa seria a situação desejada pelos moradores do Bairro Olhos d´Água, mas, infelizmente o registro é de muita revolta. Eles se dizem abandonados pelo poder público municipal e clamam por ações urgentes para reestruturação da quadra que é integrada à Praça Donatila Meira Lobo, que serve aos moradores, a qual está muito danificada, com vários buracos que podem causar acidentes segundo eles. A dona-de-casa Maria José dos Santos (52) afirma que “a quadra está em péssimas condições. Na festa do São Pedro os locutores citaram várias vezes o estado precário da mesma e alertaram os moradores sobre os riscos de acidentes, mas, mesmo assim ninguém fez nada até agora”. Já a moradora Néia Morais (65) relatou que “meu neto de 11 anos joga bola nesta quadra, mas eu fico com medo que ele se machuque, porque realmente está muito perigoso”. Já a profissional liberal Vânia Teixeira (38) descreveu que “a situação é de total abandono, mas mesmo assim todos os dias times de baleado e equipes de dança fazem uso da quadra. Esses dias um representante comercial de outra cidade nos questionou se essa cidade tinha prefeito e eu respondi que dizem que sim, mas até agora, pelo menos aqui para o bairro ele está muito ausente, não mostrou para que veio” e acrescentou que “se acontecer um acidente sério com alguém, de quem será a culpa?. Espero que com a divulgação desta matéria ele resolva agir e reestruturar esse equipamento comunitário tão importante para a nossa comunidade”. Cansados de esperar os moradores por conta própria realizaram um mutirão para tapar os buracos, mas a situação da calçada que circunda a praça é tão precária que somente profissionais da área são capazes de fazer o serviço. Confira fotos abaixo: 

 



Brumado: Baixe o aplicativo da Viação Catarino e facilite o seu transporte

Foto: Divulgação

Com o aplicativo da Viação Catarino você tem modernidade tecnológica de alta funcionalidade que facilita a sua vida no transporte coletivo da cidade. O aplicativo pode ser baixado de forma gratuito, o qual organiza a rota do transporte coletivo, podendo assim, você fazer o seu planejamento diário com muito mais eficácia, ganhando tempo e chegando no ponto poucos instantes antes da chegada do ônibus, além do que o aplicativo permite o compartilhamento das informações. Para baixar, basta acessar o site, www.rotsat.com.br e clicar no link do aplicativo, que está disponível apenas para os dispositivos Android. Em seguida, o cliente deverá ligar para a empresa Rotsat no telefone (77) 3453-1734 e solicitar a liberação do seu aplicativo. Digite login "Catarino" e a senha "Popular". Depois, o cliente poderá localizar em tempo real onde estão todos ônibus da empresa no perímetro urbano e planejar sua rota. Selecione a rota que você deseja fazer, e localize-se com o coletivo que você escolheu como rota e acompanhar no mapa, onde o ônibus está e qual o tempo de chegada. A Viação Catarino dispõe de cinco rotas em Brumado, que são elas, Bairro Baraúnas, Bairro São Félix, Urbis I, Vila Presidente Vargas (Rota 1) e Vila Presidente Vargas (Rota 2).



Doutor em Ciência da Computação divulga Carta Aberta ao povo de Brumado

O brumadense que acaba de defender uma tese de doutorado na USP se posiciona a favor dos estudantes (Foto: Reprodução Facebook)

Em virtude do iminente fechamento da residência de estudantes carentes a qual eu morei durante a faculdade em Vitória da Conquista escrevi uma carta aberta à todo o povo de Brumado. Peço encarecidamente a todos os conterrâneos que leiam e façam chegar ao poder público. 


Carta aberta ao povo de Brumado

Prezadas autoridades, vereadores, prefeito, secretários, imprensa, e querido povo da minha amada cidade de Brumado. Meu nome é Elias Adriano Nogueira da Silva, filho de Brumado, apaixonado por esse povo, por essa terra e por toda a luta que nosso povo faz em prol de construir um município mais moderno e humano. Inicialmente, gostaria de me apresentar para os queridos conterrâneos que não me conhecem, sou ex-residente da Casa dos Estudantes de Vitória da Conquista (REUSB), Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Mestre em Ciência da Computação/Engenharia de Software pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e acabei de depositar minha tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) tendo cursado período de doutorado sanduíche na Universidade NOVA de Lisboa - Portugal. Atualmente, desenvolvo pesquisas científicas no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.  Estimado povo de Brumado e respectivas autoridades, me dirijo a vocês, por meio desta carta aberta, em virtude do iminente fechamento da residência dos estudantes de Brumado em Vitória da Conquista (REUSB). Como ex-residente, tomo também a liberdade de falar em nome de todos os que passaram pela referida casa durante toda sua existência.

Durante os cinco anos que estive na casa dos estudantes (entre 2006 e 2011) de Vitória da Conquista, residiram comigo por volta de 30 pessoas, todos alunos carentes filhos de famílias humildes do nosso município. Essas pessoas não teriam as condições mínimas de se manter em Vitória da Conquista não fosse a REUSB. Não há conforto algum em dividir uma residência com tantas pessoas, portanto, garanto a todos vocês meus queridos conterrâneos que eles jamais estariam lá não fosse a real necessidade.

Esses estudantes passam por uma duríssima luta para superar o abismo social que existe em nosso país e notadamente em nossa cidade. Os estudantes da REUSB, em sua maioria carentes, se desdobram para conseguir aprovação nas melhores universidades da região, mesmo tendo vindo das precárias escolas públicas de nosso país. Ao chegar lá, eles se deparam com professores que muitas vezes ignoram sua condição social e com uma carga de estudos extremamente alta que os impedem de trabalhar em empregos regulares e, assim, suas famílias, já humildes, fazem um esforço incomensurável para que seus filhos consigam alcançar o sonho de obter uma educação com uma qualidade minimamente decente.

Os resultados obtidos pela REUSB são invejáveis para qualquer município deste país. Brumado hoje conta com médicos, advogados, engenheiros, professores, contadores, administradores, economistas, enfim, uma ampla variedade de profissionais das mais variadas áreas ex-residentes da casa dos estudantes. Esses profissionais agregam valor ao nosso município trazendo, por exemplo, pessoas das cidades vizinhas para procurarem tratamento médico aqui e gastam suas economias na cidade, gerando emprego e renda, ao invés de se dirigirem a cidades como Vitória da Conquista. Além dos estudantes terem melhorado sua condição individual, aumentam a capacidade de empreendedorismo e tornam as empresas e instituições do município mais eficazes, eficientes e, consequemente, de melhor qualidade.

O valor investido pelo município, com aluguel do imóvel em Vitória da Conquista é de R$ 2.300,00 para que esses estudantes carentes busquem uma formação inexistente em nosso município. Considerando que atualmente são 21 estudantes, dá por volta de R$ 109,00 por pessoa. No entanto, durante boa parte do tempo que morei na REUSB, a casa teve 30 estudantes, um investimento de por volta de R$ 76,00 por pessoa. É público e notório para toda a população que o nosso país está em crise e que, consequemente, seja prudente colocar em pauta a redução de despesas do município, mas retirar logo de quem mais precisa e, sobretudo, da educação, vai contra os princípios previstos na constituição federal de 1988. Embora o investimento de R$ 2.300,00 possa parecer elevado para beneficiar 21 estudantes carentes que trarão retorno certo para o município e para o país, o mesmo é baixo, por exemplo, se comparado as demais despesas do município de Brumado

Caros, tenho viajado pelo Brasil e por alguns países do mundo levando o nome da nossa cidade e do nosso país para diversas conferências e revistas científicas nacionais e internacionais que participo em virtude da produção científica frutos de minhas pesquisas na USP. Essa contribuição para aumentar a produção científica do país é similar ao trabalho de uma formiga e exige uma dedicação descomunal. O país demora aproximadamente 20 anos para formar um profissional em nível de doutorado. Parte desses resultados só foi possível alcançar graças a REUSB, portanto, graças ao povo de Brumado ao qual com todo carinho dedico a minha tese de doutorado. Em muitos dos lugares que passei, a educação do povo é uma prioridade, com Brumado isso não pode ser diferente. Aliás, acabar com uma casa de estudantes não deveria ser prioridade para uma gestão que, supostamente, quer "Educar para Libertar". 

Assim, me dirijo a todo o povo de Brumado consciente de que a minha formação devo também a vocês e isso é apenas um dentre os muitos resultados obtidos pela união dos esforços da nossa cidade por meio da REUSB. Peço encarecidamente aos representantes do povo de Brumado na figura dos vereadores eleitos, a imprensa local, a sociedade civil, autoridades e demais conterrâneos que intervenham por esses estudantes que dia-a-dia têm seu direito de uma educação de qualidade furtado em detrimento da manutenção de privilégios da classe política do nosso país e do abismo social historicamente imposto ao povo brasileiro.

Peço que se coloquem no lugar dos pais que verão seus filhos deixados à própria sorte fora da sua cidade natal e intercedam por esses jovens que nada mais buscam que um vida digna e uma qualificação profissional de qualidade. Esses jovens necessitam desse auxílio e jamais optariam por passar tamanha dificuldade não houvesse extrema necessidade. Sem mais para o momento.

Atenciosamente, 
Elias Adriano Nogueira da Silva

CONTINUE LENDO


Zé Ribeiro explica o seu posicionamento contrário ao Projeto de Lei 21/2017

O vereador Zé Ribeiro se posicionou veementemente contra o PL 21/2017 (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (14) foi marcada pela discussão e apresentação do Projeto de Lei 21/2017. O líder do PT, Zé Ribeiro, foi o mais eloquente, fazendo um pronunciamento contundente se mostrando altamente contrário ao referido projeto. Segundo a argumentação do vereador, que é membro da Comissão de Educação do Legislativo "esse projeto desde que chegou à Casa Legislativa recebeu de nossa parte uma posição firme de que deveria ter muito mais informações e uma explicação bem sedimentada, mas o que vimos foram somente duas folhas e mais nada, uma para tratar do assunto e a outra para as justificativas. Então é muito pouco para um projeto de tamanha importância". E continuou alegando que "para nossa surpresa o projeto entrou em pauta por imposição do gestor, apesar dos nossos apelos. Esse projeto é inconstitucional, não apresenta as receitas, dotações e os remanejamentos que deverão ser feitos, então, é de uma obscuridade total". E elevando a intensidade ele questionou disparando que "no nosso entendimento o escopo desse projeto são os R$ 40,9 milhões que vieram do Fundef/Precatórios, então tem que se ter o máximo de cuidado, porque é muito dinheiro que, no nosso entendimento, tem que ser utilizado somente na Educação. Infelizmente essa metodologia do 'rolo compressor' vem sendo utilizada por esse gestor". E finalizou destacando que "o presidente fez uma votação relâmpago e, devido a isso, não percebemos, o que gerou uma unanimidade, mas, na semana que vem vamos deixar bem claro o nosso posicionamento contrário, pois como já afirmei é um projeto obscuro, cheio de brechas e que irá dar um cheque em branco para a gestão fazer o que quiser com o dinheiro, quando o certo seria abrir uma grande discussão. Por fim, é um total contrassenso, pois se o slogan é Educar para Libertar, como que, tendo a chance de criar uma grande libertação ideológica por meio do ensino educacional, vão pegar esse montante de recursos e aplicar em outras áreas. Não dá mesmo para admitir uma coisa dessas". 



Comissão aprova reforma política com ‘distritão’ e fundo eleitoral

Brasília – Os deputados Lucio Vieira Lima e Vicente Candido, presidente e relator da Comissão Especial da Reforma Política, respectivamente (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Os deputados que integram a comissão especial da reforma política na Câmara Federal aprovaram, nesta terça-feira (15), o relatório da Proposta de Emenda à Constituição que altera as regras das eleições, a partir do próximo pleito, em 2018. Presidido pelo baiano Lúcio Vieira Lima (PMDB), o colegiado concluiu o parecer apresentado por Vicente Cândido (PT-SP) com a criação do chamado “distritão”, que elege os candidatos mais votados na coligação proporcional – a partir de 2022 será um modelo “misto”. Também foi incluído o fundo eleitoral, que prevê aplicação de dinheiro público para bancar as campanhas. Agora o projeto seguirá para o plenário da Casa, onde passará por duas votações e precisará do apoio de 308 dos 513 parlamentares para ser encaminhado ao Senado. Para que as novas regras tenham validade na próxima eleição, o Congresso tem que aprovar a matéria até 7 de outubro.



Vereador Lek faz desabafo que marca a sessão do Legislativo desta segunda-feira (14)

O vereador Lek Cabeleireiro fez um forte desabafo e ressaltou a urgência da mudança do Regimento Interno da Casa Legislativa de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (14) foi mais intensa e foi marcada por pronunciamentos contundentes e também pela presença de professores municipais e estudantes residentes na REUSB de Vitória da Conquista, que, unidos, fizeram um forte protesto contra o Projeto de Lei 012/2017 e também sobre o comunicado velado de despejo que foi passado aos estudantes. Neste interstício, o vereador Lek Cabeleireiro (PV), aproveitando o momento efusivo, fez um forte desabafo em sincronia aos pedidos dos professores, bem como do pleito dos alunos, sendo totalmente contrário ao fechamento da Casa do Estudante na cidade de Vitória da Conquista e votando contrário ao Projeto 021/2017. Segundo o parlamentar, o projeto de remanejamento de recursos, não é claro, possui contradições e ainda pode estar eivado de vícios, de modo que, por questão de precaução jurídica e bom sendo o vereador declarou que "eu entendendo que o recurso em sua totalidade deva ser direcionado à área de educação, daí o meu motivo por que me posicionei contrariamente". Em seguida Lek  se solidarizou com os estudantes e denominou como vergonhosa a situação do nosso município no que tange ao tratamento dado aos estudantes. Muito seguro ele afirmou que "a Casa do Estudante é fundamental para os alunos de baixa renda e que precisam desse apoio, então, eu na posição de defensor do povo, sou contrário a essa ação de fechamento. Iremos continuar nessa luta no intuito de proteger e evitar que os alunos sejam despejados de maneira covarde". A sessão da câmara se alongou e o vereador teve oportunidade ainda de pedir em caráter de urgência a reforma do regimento interno da Casa Legislativa, criticando duramente a forma de votação, bem como outros pontos que se apresentam de maneira subjetiva. Confira abaixo trecho da fala do vereador na sessão do dia 14 de agosto de 2017: