ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Brumado: Eleição dos membros do Grupo Operativo da Ouvidoria tem uma grande participação da sociedade

A estudante de Direito, Maria Aparecida foi eleita titular do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã de Brumado e o sacerdote Dionata de Xangô, o suplente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Atendendo ao edital de convocação proposto nos Diálogos Municipais da Ouvidoria Cidadã, a eleição dos dois membros que irão representar Brumado no Grupo Operativo Estadual, aconteceu nesta quinta-feira (19), no auditório do SEMAC. O Grupo Operativo irá ser composto de organizações sociais do município, tendo a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público como órgãos reguladores. O objetivo é aproximar a sociedade da Defensoria Pública, onde os cidadãos têm acesso a informações acerca de seus direitos e deveres. A Ouvidoria Externa da Defensoria Pública da Bahia é a segunda no país com esse caráter, porém a primeira a desenvolver uma metodologia que prima pela aproximação das pessoas no seu processo de tomada de decisão, instituindo um grupo de aconselhamento oriundo de representações com atuação comprovada no seio do movimento social. Inúmeras organizações sociais estiveram presentes, com destaque para os membros do candomblé, especialmente do Centro Cultural Alto de Xangô, já que o sacerdote da entidade, Dionata de Xangô, que é também bacharel em Direito, concorreu a eleição para o Grupo Operativo da Ouvidoria.

Membros de várias entidades ligadas ao Candomblé estiveram presentes ao evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A reportagem do 97NEWS esteve presente ao evento e falou com a escolhida, que destacou que "para mim foi uma honra ter sido eleito com essa quantidade de votos. Agora vamos lutar para que a conexão entre a Ouvidoria Pública de Brumado e a Defensoria Pública Estadual seja ainda mais atuante" e ainda falou que "apesar de estarmos no século XXI ainda convivemos com muitas desigualdades e retrocessos, então temos que buscar reverter esse quadro e iremos dar o melhor para que o trabalho venha atingir plenamente os objetivos propostos". Também foi ouvida a socióloga e professora universitária Vilma Reis, ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia, que esteve presente ao evento e fez questão de salientar que "a eleição do Grupo Operativo é muito importante para a construção de uma Defensoria muito mais participativa e atuante com um conselho construtivo bem atuante, já que ele será o responsável para fazer o link entre a sociedade e o órgão, na busca de soluções para os problemas que envolvem a área criminal; a violência doméstica; o déficit na saúde; o exame de paternidade, o fomento para a propagação das manifestações culturais, como o candomblé, onde, presenciamos aqui a presença de inúmeros terreiros, o que nos deixou muito satisfeita, pois eles são ainda alvos da intolerância religiosa". A eleição foi muito participativa e a estudante de Direito, Maria Aparecida Souza foi eleita com 51 votos, ficando como suplente o sacerdote Dionata de Xangô com 29. Os dois irão nos próximos dias para Salvador para serem empossados como membros oficiais do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Bahia.

a socióloga e professora universitária Vilma Reis, ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia, ressaltou a importância do Grupo Operativo da Ouvidoria no fortalecimento da DPE (Foto: Luciano Santos


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário