ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Em visita ao Tiro de Guerra de Brumado, general da 6ª Região Militar elogia a estrutura da unidade e a parceria positiva com a prefeitura

O general Joarez Alves Pereira Júnior foi recepcionado pelo sub-tenente Paulo Souza e pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Na manhã desta quinta-feira (16), o sub-tenente Paulo Souza, juntamente com o grupo de atiradores e vários representantes da sociedade e da política brumadense recepcionaram o comandante da 6ª região militar, o general Joarez Alves Pereira Júnior, que realizou uma visita oficial de inspeção ao Tiro de Guerra 06-024, visando conhecer as instalações militares e os trabalhos que a unidade realiza em Brumado. A cerimônia contou também com a presença de autoridades do Poder Judiciário e da Polícia Militar, vereadores, de membros da Guarda Municipal, de bombeiros civis e do prefeito Eduardo Vasconcelos, que é o diretor da unidade. Em entrevista ao 97NEWS, o general destacou que "estamos realizando visitas a todas as 16 unidades do Tiro de Guerra da Bahia e, agora, tive a oportunidade de vir aqui em Brumado, conhecer a cidade e as instalações do TG" e ainda emendou que "os Tiros de Guerra são organizações importantes, que permitem a presença do Exército no interior do estado, levando a cidadania e o patriotismo". 

Os atiradores do TG de Brumado no momento da continência ao general (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele ainda explicou que "é feito uma parceria com o município e aqui em Brumado isso vai muito bem, pois o funcionamento é muito positivo. Aproveito para parabenizar o prefeito Eduardo Vasconcelos pelos esforços em manter essa parceria da melhor forma possível, oportunizando ao Tiro de Guerra realizar as suas atividades da melhor forma possível". O prefeito Eduardo Vasconcelos também foi ouvido e declarou que "ficamos muito satisfeitos com esta visita do general, pois veio valorizar ainda mais o nosso Tiro de Guerra, que é, reconhecidamente um dos melhores da Bahia, contando com uma ampla infraestrutura, resultado da parceria proativa com a prefeitura". Na parte final da visita foram realizadas palestras e um almoço de confraternização.

O general Joarez Alves Pereira Júnior destacou a ótima estrutura do TG de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Praça Cap. Francisco de Souza Meira está com sua infraestrutura danificada; população espera por rápida recuperação

O déficit na estrutura da praça está cada vez mais evidente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Conhecida a princípio como Praça da Bandeira, a Praça Capitão Francisco de Souza Meira foi construída em meados de 1873, juntamente com a Igreja Matriz de Brumado, sendo, no início, ponto de encontro de religiosos e de tropeiros que passavam pela região e, em forma de agradecimento e, movidos pela fé, renovavam os seus votos religiosos. A primeira reforma aconteceu em 1958, sendo que, em 2005, a Praça da Matriz, como é popularmente conhecida, juntamente com a Igreja, passou por uma nova e ampla reforma, onde foi mantido o coreto, mas a área foi toda forrada por pedras portuguesas. A prefeitura já colocou uma equipe de calceteiros, que ficou responsável pela recuperação e fixação das pedras, alguns anos atrás, mas a situação voltou a ficar crítica novamente.  

A situação vem incomodando os usuários da praça (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O novo formato da praça pensado e criado para prestar uma homenagem ao povo católico, já que no centro foi ressaltada a imagem de uma cruz, para ilustrar o catolicismo da cidade e também reverenciar a igreja Matriz, o principal símbolo religioso de Brumado. O tempo passou e, atualmente, a situação da praça vem chamando a atenção da população pelo seu estado de conservação, que está começando a ficar cada vez mais precário. 

Os bancos também precisam ser revitalizados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A praça em pedras portuguesas é um grande símbolo de Brumado e local de encontro e lazer dos brumadenses, tendo a sua identificação visual facilmente percebida por pessoas de toda região que passam por Brumado, então, diante dessa forte representatividade, a população espera que sejam tomadas medidas urgentes por parte da administração municipal para a recuperação deste importante espaço da cidade.

Quem passa pelo local percebe com facilidade que a praça precisa ser revitalizada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Em visita à Baraúnas, Elias Piau, Édio Pereira e Daniel Almeida visam melhorias para o bairro

A visita foi muito produtiva segundo o vereador. O empresário do ramo esportivo, Alecarlos Pires (à esquerda) também esteve presente (Foto: Assessoria Parlamentar)

O vereador Elias Piau (PV) vem desenvolvendo uma agenda de trabalho muito ampla, com um grande número de ações extra gabinete, as quais vêm apresentando resultados muito significativos. Um dessas ações de maior eficácia são as constantes viagens a Salvador, onde o vereador vem mantendo uma série de contatos e reuniões muito importantes com representantes do governo. Os que ele têm tido mais resolutividade são os deputados Bobô e Daniel Almeida, ambos do PC do B, os quais vêm acenando com uma projeção muito positiva quando aos pleitos apresentados por Elias Piau. Dentro desta perspectiva, o deputado federal Daniel Almeida esteve em Brumado neste feriado de 15 de novembro, e, por meio do vice-prefeito Édio Pereira (PC do B), foi articulada uma visita juntamente com Piau ao Bairro Baraúnas, que vem sendo o principal foco das ações do parlamentar. Foram mostradas pelo vereador as condições precárias da infraestrutura do bairro, que possui várias ruas com a sua trafegabilidade bem prejudicada, como também o local onde será construída a nova praça das Baraúnas, que já está em processo adiantado na Conder. Na oportunidade Elias Piau solicitou novamente o empenho do deputado para que as obras da nova praça sejam logo iniciadas, como também a liberação de uma emenda parlamentar para a recuperação das ruas. "Foi uma visita muito produtiva, pois foi mostrado 'in loco' a situação do bairro, que já tinha sido comentada com Daniel Almeida em recente viagem a Salvador", relatou Piau. Ele ainda destacou que "o deputado, juntamente com o vice-prefeito Édio Continha, se prontificaram a atender os nossos pleitos em prol da Baraúnas o que nos deixou muito otimistas no atendimento das nossas reivindicações, o que nos leva a crer que em breve teremos a nossa tão sonhada praça, como também a recuperação das ruas, além de outros importantes benefícios para o bairro". E finalizou citando que "intensificaremos ainda mais a nossa agenda de trabalho, pois fomos eleitos para representar os anseios de nossa população".

O deputado Daniel Almeida afirmou que se empenhará ao máximo para que as urgências estruturais do Bairro Baraúnas sejam atendidas (Foto: Assessoria Parlamentar)


Visando atender famílias carentes em Brumado, CARP inicia `Projeto Casa de Belém´

Foto: Luciano Santos l 97News

Atenta as necessidades urgentes de nosso tempo, a CARP iniciou em Brumado o "Projeto Casa de Belém", visando atender famílias carentes, sob a coordenação de dois grupos de Jovens da instituição: "O CARP Jovem" e o "Missionários Unidos pela Fé". O projeto ajudará as famílias carentes, transformando-o num espaço de maior acolhida, encontro, partilha para todos os que sofrem e precisam de apoio. Por todo o bem que o "Projeto Casa de Belém”  tem a causar aos que dele dependem. O projeto está reivindicando equipamentos e utensílios para a implantação de uma pequena panificadora. 

Foto: Luciano Santos l 97News

O nosso intuito é levar para tantas famílias carentes a oportunidade de se sentirem amadas e acolhidas na vida societária; com a casa de Belém em funcionamento novos sonhos podem ser gerados com a implantação de trabalhos coletivos na feitura de pães e derivados do trigo e assim, ao longo do tempo, crescer e produzir rendas para as próprias famílias abrigadas colocando em comercialização todos os produtos produzidos na tão sonhada padaria de Belém. Assista o vídeo do projeto:



Cúpula da Igreja Matriz de Brumado passa por processo de recuperação

As obras de restauração da cúpula estão em ritmo acelerado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada por muitos o principal cartão postal de Brumado, a Igreja Matriz é um marco histórico do município que tem uma população predominante católica, devido à forte tradição trazida pelos portugueses. Construída pelos escravos em junho de 1873, a pedido do Sr. Antônio Pinheiro Pinto (Canguçu), 2º Senhor do Brejo e teve como primeiro Padre, José Mariana Meira Rocha, a edificação passou por uma total restauração em 2005, mas, a obra acabou envolvida em uma grande polêmica, já que os fiéis católicos brumadenses só aceitaram e reformulação, após muita relutância, pois muitos queriam uma igreja nova e moderna, mas pretendendo manter a tradição de um dos patrimônios mais belos da cidade, a comunidade católica acabou cedendo, desde que, fosse conservada a estrutura secular arquitetônica existente. 

A igreja Matriz de Brumado é considerada por muitos o cartão postal mais representativo da cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Vale ressaltar que também foram realizadas outras reformas, uma em 1940 e a a segundo em 1989. Passados 12 anos da última reforma, uma das partes mais representativas do templo, a cúpula está passando por um processo de restauração, onde está sendo retirado o material de policarbonato já existente, para que outro seja colocado no lugar, além da nova estrutura metálica que completa o bojo, ou seja, a cúpula da torre da igreja será totalmente reparada e pintada, devido ao mau estado de conservação em que se encontrava. Com esta reparação, a cúpula evitará infiltrações e dará um visual moderno ao templo sagrado.

A cúpula vista de dentro do templo (Foto: Autamir Araújo para o 97NEWS)


Brumado: Chuvas criam clima de otimismo e fazem a Primavera pulsar ainda mais forte na cidade

Um dos principais cartões postais de Brumado, a igreja matriz está rodeada de belas flores (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A chegada das chuvas vem responder à uma grande ansiedade do sertanejo, que, como um forte, consegue vencer o desafio de convivência com a seca de uma forma muito significativa. Nestes últimos dias, as precipitações pluviométricas em Brumado foram positivas e trazendo um clima de otimismo na cidade, já que as chuvas trazem também a projeção de aumento nas vendas do comércio local. Esta atmosfera de alegria vem acontecer bem no auge da Primavera e, com isso, as flores e as árvores vêm sendo um espetáculo à parte, promovendo uma beleza diferenciada na cidade, principalmente nas praças públicas, onde fica claro que a estação do amor pulsa mais intensa e vibrante. A equipe do 97NEWS fez vários registros que mostram essa beleza única, confira as fotos abaixo:



General da 6ª região militar fará visita de inspeção a Tiro de Guerra de Brumado nesta quinta (16)

Será realizada na manhã desta quinta-feira (16), a solenidade de recepção ao comandante da 6ª região militar, general Joarez Alves Pereira Júnior, em Brumado. A visita de inspeção ao Tiro de Guerra 06-024 acontece logo após o feriado da Proclamação da República. Na ocasião, o Sub-Tenente do TG/Brumado, Paulo Souza, apresentará as instalações militar e destacará as atribuições do TG na cidade, que permite ao jovem a permanencia no município para cumprir o serviço militar obrigatório e que funciona através da parceria entre o Exército e o poder municipal. Na cerimônia de encerramento, haverá a fala das autoridades. Participarão da solenidade, políticos, autoridades, polícia civil e militar e imprensa local.



Brumado: Criança fica presa em banheiro da agência do Bradesco e para sair teve que fazer um escândalo

O fato ocorreu na agência do Bradesco (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Depois de muitos anos, os clientes das agências bancárias em Brumado tiveram algumas vitórias, como cadeiras para aguardar o atendimento, direito à água e sanitário. Com uma forte movimentação, os bancos da cidade, concentram um grande número de pessoas. Na última sexta-feira (10), dois incidentes aconteceram na agência do Bradesco, que fica localizada bem no centro da cidade, na Praça Armindo Azevedo. Os episódios envolveram clientes que acabaram ficando presos no banheiro da agência. No primeiro caso foi um homem de cerca 30 anos, que depois de chamar por ajuda, acabou saindo envergonhado. Mas o caso que mais chamou a atenção foi de um menino que foi usar o banheiro, mas acabou ficando preso por causa de um problema na fechadura. O pai entrou em contato com a nossa redação e explicou que "o meu filho precisou fazer um escândalo para conseguir sair. Ele ficou muito apavorado, pois pensou que todos já tinham ido embora" e ainda complementou que "espero que o banco tenha o devido respeito com os seus clientes e solucione logo esse problema, pois se fosse um idoso que ficasse preso e não conseguisse sair, ele teria que dormir na agência?". Em contato com prepostos do Bradesco, o 97NEWS foi informado que o problema com a fechadura do banheiro já foi solucionado e que a instituição lamenta o ocorrido.



Brumado: 34ª CIPM oficializa apoio à Edição 2017 da Caminhada Passos que Salvam; segurança do evento está garantida

No encontro ficou confirmada que a segurança do evento ficará a cargo da 34ª CIPM (Foto: Divulgação)

 

Mostrando uma forte consciência social e um comprometimento com as grandes causas, a 34ª CIPM de Brumado oficializou o seu apoio à segunda edição da Caminhada Passos que Salvam, a qual acontecerá no próximo dia 26 de novembro, com saída, inclusive em frente ao comando da corporação, que fica na Av. Centenário, ao lado do Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro. A oficialização ocorreu na tarde desta segunda-feira (13), onde uma comissão da organização do evento esteve visitando o major Adriano Souza Dias e os seus comandados na sede da instituição. Na oportunidade foram fechados os últimos detalhes para a segurança do evento, que será feito por integrantes da tropa.



Zé Carlos de Jonas se reúne o prefeito visando buscar uma solução para o pagamento das contas de energia das comunidades rurais

A reunião com o prefeito Eduardo Vasconcelos foi muito produtiva segundo o vereador Zé Carlos de Jonas (Foto: Assessoria Parlamentar)

Com um grande histórico de ações em favor do meio rural e com um conhecimento apurado da realidade do homem do campo, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) está se mobilizando de forma muito intensa na busca de uma solução para o impasse que se estabeleceu com a nova medida da administração municipal que comunicou que, a partir de agora, as contas de energia dos poços artesianos das comunidades rurais ficará de responsabilidade das associações. A medida não agradou os milhares de moradores do meio rural, então, diante disso, o vereador fez várias reuniões nos últimos dias com inúmeras associações na busca de encontrar uma saída para a questão. Dando continuidade à sua missão, Zé Carlos de Jonas teve uma reunião no início da noite desta segunda-feira (13) com o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) que o recebeu em seu gabinete. O parlamentar fez um balanço das reuniões e transmitiu ao chefe do executivo a enorme preocupação dos moradores do meio rural com a medida, que, segundo eles, está causando uma grande preocupação. 

As reuniões realizadas pelo vereador Zé Carlos de Jonas tiveram uma forte participação dos moradores das comunidades rurais (Foto: Assessoria Parlamentar)

A reunião foi avaliada de forma muito positiva pelo vereador que expressou que "o prefeito nos recebeu com muito boa vontade na busca de encontrar uma solução para o problema. Ele se mostrou sensível e garantiu que irá estudar uma saída para esse impasse". O parlamentar ainda frisou que "nas diversas reuniões que mantive com as comunidades rurais ficou clara a preocupação, mas, por meio do diálogo. nós garantimos que iremos no empenhar ao máximo para que tudo fique resolvido. Tenho a certeza que o prefeito e sua equipe irão resolver o problema de uma forma que atenda os dois lados". Confira abaixo um vídeo das reuniões realizadas em Ubiraçaba e Baixa das Baraúnas, as quais tiveram uma forte participação dos moradores:





Aracatu: Cipe/Sudoeste recupera motocicleta com restrição de furto

Foto: Divulgação l PM/BA

Na noite deste domingo (12) em rondas ostensiva na cidade de Aracatu, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Sudoeste) apreendeu uma moto Honda CG 125 FAN, cor preta e placa BYS - 6639, da cidade de Franca/SP com restrição de furto. A motocicleta estava estacionada próximo ao estádio municipal da cidade, onde acontecia um campeonato de futebol. Após verificação, não foi encontrado o condutor da moto. O veículo foi apresentado na 20ª Coorpin de Brumado.



Vereador Elias Piau visita a Comunidade de Vereda de Fora

O vereador Elias Piau fez um pronunciamento reafirmando o seu compromisso com a comunidade (Foto: Assessoria Parlamentar)

Sempre buscando estar a par dos problemas e dos desafios que afligem o meio rural de Brumado, o vereador Elias Piau (PV) vem desenvolvendo uma série de visitas às localidades, abrindo um diálogo produtivo com as associações, visando a conquista e o atendimento aos anseios e as urgências para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Dentro desta agenda positiva, Elias Piau esteve, na noite desta sexta-feira (10), visitando a Comunidade de Vereda de Fora. Ele participou ativamente da reunião da associação, fez um pronunciamento reafirmando o seu compromisso com a comunidade e garantindo que se empenhará ao máximo na busca da solução dos problemas que afligem os moradores, como o riscos do desabastecimento; a melhoria das estradas vicinais; a abertura de cacimbas e de poços artesianos e a limpeza de aguadas. "Foi uma visita muito importante, que nos aproximou ainda mais da comunidade, onde foram apresentadas as demandas e, diante disso, nos colocamos à disposição dos moradores para buscarmos a realização dos seus anseios", explicou o vereador. Ele ainda destacou que "essa aproximação com as comunidades é bem significativa, pois esse também é o papel do vereador, que precisa conhecer de perto as necessidades dos seus munícipes".

Os moradores ficaram muito satisfeitos com a visita de Elias Piau (Foto: Assessoria Parlamentar)


Brumado: Após reunião vereadores definem pela continuação das sessões ordinárias às sextas-feiras

As sessões continuarão a serem realizadas nas manhãs das sextas-feiras até o final de 2017 (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Após a realização da sessão ordinária e extraordinária ocorridas nesta sexta-feira, 10 de novembro, os vereadores que compõem o legislativo brumadense se reuniram a fim de deliberarem sobre o dia e horário da realização das sessões ordinárias, quando chegaram ao acordo de que as sessões continuarão a serem realizadas às sextas-feiras, alterando o horário de nove horas para oito horas. O presidente Léo Vasconcelos esclarece que esse horário será mantido até o final do ano, quando acontecerá o recesso parlamentar, voltando a ser novamente discutido assim que retornarem aos trabalhos legislativos no ano de 2018. “Na reunião realizada exclusivamente para discussão deste assunto chegamos ao consenso que deveríamos permanecer com a realização das sessões às sextas-feiras, alterando apenas o horário para mais cedo, 8h00, até o final do período legislativo.  Voltaremos a nos reunir para discussão do assunto tão logo retornemos para início dos trabalhos em 2018”.



Em visita à Comunidade do Barreiro Branco II, vereador Lek Cabeleireiro ouve a insatisfação dos moradores; 'estamos esquecidos', afirmam

O vereador Lek Cabeleireiro ouviu os apelos dos moradores da comunidade (Foto: Assessoria Parlamentar)

A comunidade do BARREIRO BRANCO II, recebeu a visita do vereador Lek Cabeleireiro (PV), que atendeu os pedidos dos moradores desta comunidade e manteve durante o encontro um diálogo muito produtivo, onde ficou claro que existe um forte clamor por ajuda e apoio das autoridades brumadenses.  Alegam eles que o gestor municipal no período eleitoral, ainda na condição de candidato a prefeito, esteve nesta localidade promovendo reuniões e conversas com os mesmos expressando seu desejo em ajudar e melhorar aquela localidade. No entanto, após a eleição,  não mais retornou ao local, muito menos escutou o pleito desta comunidade. Os moradores estão chateados com o isolamento feito nas comportas da barragem existente na comunidade, sem que ao menos fosse realizado uma explicação, ou bate papo com os radicados nesta localidade. A comunidade alega prejuízo e sente-se esquecida, sem a devida consideração e respeito pelo poder público. O vereador Lek que esteve com os residentes, conhecendo do seu apelo e buscando trazer a problemática à tona com o objetivo de tentar ajudar, frisou: “a população quer que o prefeito justifique o motivo de tal medida, do mesmo modo que procurou esta comunidade no período eleitoral, procure agora novamente e apresente no mínimo satisfação das ações tomadas por lá”. Lek foi convocado a comparecer nesta comunidade e conhecer o problema de perto, pois segundo os moradores o vereador destaca-se na defesa dos mais necessitados e assim se tornou querido, buscando comungar das cobrança dos habitantes do Barreiro Branco II.  Finalizou o parlamentar lembrando que “político que só lembra do pobre e sofredor no período de eleição, deve ser esquecido pelo povo na hora que estiver frente a frente com a urna eletrônica. Eu me comprometo a cobrar esclarecimentos e ajudar no que for possível, certamente o gestor em tempo hábil apresentará resposta a comunidade, irá ajudar e explicar”

Eles esperam que a tapagem colocada na barragem seja aberta (Foto: Assessoria Parlamentar)


Câmara de Vereadores aprova em sessão extraordinária projeto de termo de liquidação e renegociação de dívida de pequenos agricultores de Brumado

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Na sessão desta sexta-feira, 10 de novembro, a gerente do Banco do Nordeste, Denise Caroline Bezerra de Oliveira Sá usou a Tribuna Livre para falar sobre Termo de Liquidação e Renegociação de Dívida dos pequenos agricultores deste Município, ressaltando a importância da sua efetivação para que os produtores rurais possam ter a oportunidade de realização de negócios com a instituição financeira, proporcionando o aquecimento da economia local. Durante o seu pronunciamento a mesma relatou que já havia participado de reunião com o prefeito municipal a fim de que obter apoio da municipalidade para a viabilização da quitação das dívidas do crédito rural, sendo para isso necessário projeto de lei para aprovação do legislativo. Em virtude da exiguidade do tempo previsto na Lei Federal nº 13.340/2016, que trata sobre a renegociação da dívida, assim que recebido o projeto de lei, que foi encaminhado à Câmara de Vereadores em regime de urgência/urgentíssima, o presidente Léo Vasconcelos em concordância com os demais vereadores, definiu pela realização da sessão extraordinária, convocada logo após o término da Ordinária. O Projeto de Lei nº 041/2017 foi aprovado por unanimidade, devendo seguir para sanção do Executivo Municipal. Encerrando a sessão o presidente, Léo Vasconcelos agradeceu aos vereadores destacando que a aprovação do projeto de lei irá amparar o homem do campo, que e, sem dúvida, merecedor deste benefício, visto que passa por tantas dificuldades. “Somos parceiros dos agricultores e estaremos sempre prontos a colaborar para que possam ter benefícios que ofereçam o aumento de suas lavouras e melhoria da qualidade de vida”, pontuou.  



Brumado: AUCIB emite Nota de Repúdio ao atendimento reduzido na 18ª Ciretran

(Fotocomposição: 97NEWS)

Visando sempre o cumprimento do papel de fiscalizar e acompanhar os atos dos gestores públicos no estado da Bahia, a AUCIB - Auditoria Pública Cidadã Baiana emitiu uma Nota de Repúdio ao atendimento limitado que está sendo prestado na 18ª Ciretran. Segundo a entidade, os prejuízos causados aos usuários são muito grandes. Eles divulgaram o conteúdo do manifesto que tem um forte teor de indignação e protestam para que o atendimento seja ampliado também para o período da tarde. Confira a nota na íntegra:

A 18ª CIRETRAN, sediada no município de Brumado, não está atendendo o público no período vespertino, pois, restringe o seu atendimento apenas no período da manhã, criando um desconforto muito grande para os usuários dos seu serviços, pois muitas pessoas trabalham pela manhã, então, diante disso, enfrentam dificuldades para resolver suas pendências no órgão. Também há uma reclamação muito grande por porte das pessoas que moram em outros municípios vizinhos que têm que se deslocar para Brumado e com o horário de atendimento reduzido, vêm tendo muitas dificuldades e gastos com as viagens constantes, além do tempo perdido só na espera. Várias pessoas procuraram nossa entidade para denunciar esse fato de apenas um turno para atender as pessoas de Brumado e todas as cidade da jurisdição da 18ª Ciretran.



Vereadora Lia Teixeira satisfeita com as obras em prol da melhoria do abastecimento na zona rural feitas pela administração municipal

A vereadora visitando as obras de conclusão da Barragem de Barreiro Branco (Foto: Assessoria Parlamentar)

Diante do desafio de enfrentar o déficit hídrico no meio rural de Brumado, a vereadora Lia Teixeira (PDT), vem realizando uma série de ações em prol da ampliação e recuperação dos sistemas de abastecimento das comunidades rurais que ela representa, bem como de barragens, aguadas e abertura de cacimbas. Afinada nesse propósito com a administração municipal, a parlamentar vem fazendo uma série de indicações e solicitações nesse sentido, as quais vêm sendo sistematicamente atendidas. Após várias conquistas, Lia Teixeira comemorou mais outra vitória que foi a conclusão da Barragem do Barreiro Branco e também da tapagem das comportas da Barragem sobre o Rio Brumado, no Barreiro Branco 2. Diante disso, mostrando consciência política e um ótimo senso de gratidão a vereadora relatou que "atendendo a mais uma das nossas solicitações, é com muita alegria que fomos verificar a conclusão da obra de ampliação da Barragem do Barreiro Branco e da tapagem das comportas da Barragem sobre o Rio Brumado, no Barreiro Branco 2. Indicações essas que produzem tranquilidade aos moradores daquelas comunidades com relação ao abastecimento de água, pois, com essas medidas, se aumentou a capacidade de armazenamento de água, amenizando assim o problema do déficit hídrico naquela região". E finalizou citando que "agradeço à Secretaria de Infraestrutura e ao prefeito Eduardo Vasconcelos, que mesmo diante das dificuldades, vem atendendo às nossas solicitações, confirmando o seu forte compromisso com o meio rural".

A vereadora vem acompanhando as visitas do prefeito Eduardo Vasconcelos às comunidades rurais na busca de ampliar a oferta no abastecimento (Foto: Assessoria Parlamentar)


Presidente do SindGuardas se retrata de acusações que foram feitas a vereadores brumadenses

O presidente do SindGuardas Bahia se retratou das acusações feitas aos vereadores da base situacionista (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Logo após a aprovação do Projeto de Lei 05/2017 que institui mudanças no regimento da Guarda Municipal de Brumado, o presidente do Sindguardas/Bahia, Pedro de Oliveira Santos, deu uma entrevista ao 97NEWS, na qual ele fez citações com tom acusatório contra vários vereadores de Brumado. Diante disso, foi movido uma ação judicial contra o mesmo, já que as declarações foram de conteúdo muito ofensivo. Nesta quinta-feira (09), após reavaliações feitas pelo presidente do SindGuardas se retratou, voltando atrás e afirmando que "os vereadores citados não são corruptos e nem possuem os seus cargos vendidos/comercializados ao prefeito". Confira abaixo a nota na íntegra.

(Divulgação)


Brumado: Câmara de Vereadores antecipa a segunda parcela do 13º salário, demonstrando compromisso e seriedade em administrar os recursos públicos

De forma diferente da realidade que vive o país, quando prefeituras e câmaras municipais passam por problemas financeiros, a gestão do presidente Léo Vasconcelos à frente da Câmara de Vereadores de Brumado, em uma evidente demonstração de seriedade, comprometimento e competência em administrar os recursos públicos, antecipa a segunda parcela do 13º salário já para o mês de novembro. Efetivamente o pagamento da segunda parcela deveria ser realizado até o dia 20 de dezembro, mas demonstrando saúde financeira, o presidente Léo Vasconcelos, assim como fez com a primeira parcela do 13º salario, que foi paga no mês de junho, definiu também pelo pagamento da segunda metade antes do prazo previsto em lei. Esse dinamismo e modernidade na gestão têm sido aplicados de forma ampla na Câmara de Brumado, que tem passado por uma extensa reforma, tendo todas suas instalações recebido melhorias significativas, tais como elétricas, estruturais, sistema de telefonia e internet, estando em execução a obra de reforma do telhado, além da renovação da frota de veículos entre outras inovações. “Estamos buscando realizar uma gestão que efetivamente utilize de forma responsável, coerente e comprometida os recursos públicos. Antecipar o pagamento do 13º salário de nossos servidores possibilita a todos que planejem com antecedência as festividades do final do ano, fato que contribuirá também de forma direta com o aquecimento do comércio local”, pontuou Léo Vasconcelos.