Bloqueio de veículo marcam disputa entre motoristas de vans e de ônibus coletivo em Brumado

Um motorista da van colocou o seu veículo na frente do ônibus impedindo a passagem do mesmo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um dos principais problemas enfrentados quando uma cidade está em franco desenvolvimento é o transporte público, que, na grande maioria das vezes, se mostra ineficiente. Em Brumado isso não é diferente, porque o déficit no setor é ainda muito acentuado, tanto que o número de vans que fazem o transporte de passageiros que atuam na clandestinidade ainda é alto. Dentro deste contexto um fato começa a se evidenciar que é a disputa pelos passageiros, que muitas vezes é feito “na unha e no grito”. Dentre as várias linhas que prestam esse serviço, uma em particular está atravessando um momento delicado, a Vila Presidente Vargas via Centro. Na manhã desta quarta-feira (24), motoristas que fazem esse itinerário realizaram uma manifestação na Vila Presidente Vargas. Segundo informações que foram passadas ao 97NEWS, um desses motoristas parou o veículo em frente a um ônibus coletivo de uma empresa que faz o mesmo trajeto. Segundo os moradores “a forte concorrência, ou seja, a briga pelos passageiros, já estão criando bate-bocas”. Os motoristas dos coletivos explicaram que “a gente sabe que muitos motoristas de vans são pais de família, mas os motoristas dos ônibus não têm nada a ver com isso. Eles têm que cobrar da administração municipal e do SMTT a legalização do sistema e não agir dessa forma. Não adianta fazer o bloqueio, evitando que possamos passar com o ônibus”.

O número de vans que realizam o transporte de passageiros em Brumado é bem alto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Sainda do fato da Vila Presidente Vargas, outro motorista, que também pediu para não ser identificado, desabafou dizendo que “eles alegam que tomamos os passageiros deles, mas não somos nós, a nossa passagem custa R$ 1,50, a van cobra R$ 5,00, então a discrepância é grande, mas quem escolhe são os passageiros”. Esse impasse complica ainda mais a situação de quem depende do transporte público ou privado em Brumado, tanto que os passageiros já começam a deixar cada vez mais evidente a sua preocupação da situação. "O que mais acontece é isso e todos os dias. A van está sempre cortando o ônibus", contou uma passageira. Enquanto isso cabe ao usuário escolher. "Eu prefiro ir de Van. É rápido e eu chego bem rapidinho na feira. O ônibus vai mais devagar, passa em vários bairros e demora mais.", disse outra passageira. Esta semana o 97NEWS ouviu o Superintendente Municipal de Trânsito, Jansen Ricardo, sobre essa situação. Muito consciente ele confirmou que "a meta é que esses serviços sejam feitos dentro das normas, então, aqueles que não estiverem dentro do estabelecido serão retirados de circulação”, descreveu o superintendente. Ele ainda fez questão de declarar que “já buscamos o apoio da Polícia Militar para que consigamos alcançar o nosso objetivo, afinal, é a vida humana que está em risco”. Ricardo ainda argumentou que “isso é necessário, porque, segundo informações, irregularidades são ainda muito comuns nesse tipo de transporte, então, vamos pautar para que o serviço seja realizado totalmente dentro das normas”. E finalizou dizendo que “esperamos que os proprietários sejam compreensivos e cooperem com o SMTT porque o nosso objetivo é fazer com que o setor de trânsito e transportes seja cada vez melhor em nossa cidade".