ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Com obras concluídas desde 2016, Cicom de Brumado não tem data para funcionar

Foto: Luciano Santos l 97News

Passados onze meses, a Unidade do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) do município de Brumado criado para dar mais agilidade à resolução de crimes e melhor atender a população, ainda não tem previsão de quando começará, efetivamente, a funcionar. O Cicom de Brumado já está todo equipado com computadores, monitores e câmeras de monitoramento. Além de Brumado, o centro atenderá os municípios que estão integrados à 20ª Coorpin e 34ª CIPM, que somam juntas cerca de 400 mil habitantes. Sem previsão de quando irá funcionar, quem mais sofre é a população, que teme que o local, com o tempo, acabe ficando abandonado pelo setor público. As obras do Cicom foram concluídas em novembro do ano passado, com o auxílio do Governo do Estado. O problema é que ainda necessita de investimentos para contratar profissionais. Enquanto isso, o Governador Rui Costa ianugura várias unidades na região, como em Guanambi, onde o centro funcionará na sede do 17º Batalhão de Polícia Militar e foi inaugurado nesta quinta-feira (23). Além de Guanambi, mais de 18 municípios passam a ter o atendimento unificado da central de polícia (190), com o lançamento do Cicom. Nas redes sociais muitos questionamentos sobre o porquê, que em diversas cidades, obras são inauguradas pelo governo do estado, e em Brumado, ainda não aconteceu. Comentários também ressaltam a seguinte frase, "Todos os políticos são adversários nas urnas, mas se unem em prol do desenvolvimento social de sua cidade. E Brumado, segue como rabo de cavalo, ao contrário de tudo, cada político defende o seu interesse pessoal". 



Pais questionam condições dos brinquedos do Parque Infantil da Zeca Leite; 'as crianças correm riscos', afirmam

Segundo os usuários muitas precariedades vêm aparecendo o que causa preocupação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após receber uma ampla reforma e modernização e, recentemente, há cerca de 3 meses, ter passado por uma manutenção, o Parque Infantil da Praça Coronel Zeca Leite, volta a ser alvo de preocupação e questionamentos por parte dos usuários. Segundo várias mensagens enviadas À redação do 97NEWS, pais questionam a atual situação dos brinquedos, a qual é avaliada como perigosa, já que as condições começam a apresentar visíveis precariedades. Segundo as reclamações os brinquedos apresentam redes rasgadas, proteções já se desprendendo, o que pode provocar uma queda de cerca de 2 metros; ausência de assentos, além da falta de pintura, principalmente da principal atração, um trenzinho que ainda exibe a logomarca da gestão anterior. Em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, ele explicou que "a prefeitura até o momento não recebeu nenhuma reclamação, mas vou mandar os fiscais darem uma olhada, pois tem três meses foi feita a manutenção". Então, ele se prontificou a buscar uma solução para o problema. Veja abaixo os registros fotográficos que foram enviados pelos pais:



Brumado: Lojas funcionam em horário especial durante a Black Friday

Foto: Luciano Santos l 97News

Algumas Lojas de Brumado estão com horários de funcionamento especial na maior promoção do comércio no Brasil. Em razão da Black Friday, lojas abrem mais cedo e fecham mais tarde nesta sexta-feira (24). A Black Friday já é considerada uma das principais datas para o comércio. No Brasil, a expectativa, é que as vendas deste ano atinjam 2,2 bilhões de reais, um aumento de 19% em relação a 2016. Pesquisa realizada mostra que 90% dos consumidores brasileiros da Black Friday realizam suas compras pela internet. Confira as alterações de funcionamento em Brumado para algumas lojas:


Lojas Americanas
Abriu mais cedo, ás 6h, e a previsão é que encerre as vendas a partir das 23h. 


Magazine Luiza
O empreendimento também está funcionando em horário diferenciado durante a Black Friday. Das 6h da manhã às 20h. A loja de eletrodomésticos oferece descontos de até 60%.


Eletrosom
Também abriu as portas ás 06h, com pevisão de fechar as 20h.


Eletrozema
No seguimento de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e informática, a loja oferece até 70% de desconto.


As demais lojas abriram as portas às 7h e vão estender o horário até ás 20h. Eletrônicos, utilidades para o lar, praticamente todos os itens terão descontos de até 70% durante a Black Friday. Segundos os proprietários das demais lojas, nos segmentos de vestuário, decoração, papelaria, e acessórios, eles também vão participar da Black Friday.



Prefeito de Brumado comemora aprovação do aumentos das alíquotas da CFEM; 'é uma vitória histórica', afirmou

(Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

A expectativa positiva sobre a aprovação da Medida Provisória  (MPV) 789/2017, que aumenta alíquotas da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), ou seja, dos royaltys pagos pelas mineradoras a estados e municípios acabou se consolidando nesta quinta-feira (23), já que foi aprovada no Senado Federal, na forma do Projeto de Lei de conversão (PLV 38/2017), a proposta nesse sentido. As medidas previstas na MP que entraram em vigor em 1º de novembro, trazem um grande salto quantitativo para o município de Brumado, já que, a partir de agora, os recursos serão obtidos por meio do valor bruto e não do líquido como vinha acontecendo. O prefeito Eduardo Vasconcelos, que foi à Brasília pressionar os deputados e senadores objetivando a aprovação, comemorou muito a conquista, que ele classificou como histórica e justa, já que Brumado vem pleiteando há vários anos essa adequação. Ele que vem empunhando essa bandeira desde 2004, ou seja, há 13 anos, relatou que "finalmente uma grande notícia meu querido povo de Brumado, pois, após a aprovação na Câmara de Deputados e, subsequentemente, no Senado, foi aprovado a elevação dos repasses do CFEM, o que é uma grande vitória para a nossa capital do minério". Não escondendo a satisfação, o gestor expressou que "nós que participamos do processo de criação da AMIG - Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais, sendo, inclusive um dos seus fundadores e também vice-presidente, nesse momento de grande relevância para Brumado, com a aprovação no Senado Federal, estamos muito felizes em cumprir com sucesso a nossa missão a favor do povo de Brumado". E finalizou dizendo que "o fruto desta riqueza que o Bom Jesus colocou em Brumado, agora, está no seu devido lugar". O projeto agora seguirá para a sanção do presidente Michel Temer.



Faltam 30 dias para o Brumado Sunset

Foto: Divulgação

O clima vai ser de alegria e alto astral na Capital do Minério durante o Natal que irá ser marcado pelo Brumado Sunset, uma festa diferenciada que terá grandes atrações: Naiara Azevedo; Léo Magalhães; Seu Maxixe; Yara Vellasco; Fann Estourado e Dj Rafa Gouveia. Realizado pela Só Legal, Ney Eventos e Empreendimentos e Beto Bonelly Produções, o Brumado Sunset irá acontecer no dia dia 23 de dezembro, no Parque de Exposições Gilson Brito. Começou a contagem regressiva para essa grande festa. Falta 30 dias então corra agora mesmo até os Pontos de venda: Tiazinha Distribuidora (Meia Entrada), Bar do Rey, Boutique Sandes, Padaria Ki Pão e Posto Meira. Livramento: Decore Festas, Restaurante Trindade  e Sofia Comissária.



Brumado: Corpo é encontrado no Bairro do Hospital; homem já tinha 8 dias de falecido

O mais provável é que Raí tenha tido uma morte natural (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um corpo de um homem foi encontrado pela Polícia Técnica na manhã desta quinta-feira (23) na Rua Jeremias Alves de Lima, 290, no Bairro do Hospital. Segundo informações obtidas pela equipe do 97NEWS, Raí Barbosa dos Santos (59) morava sozinho na residência e já tinha falecido há 8 dias. Aindas segundo as informações uma vizinha sentindo o forte mau cheiro acionou a Polícia que teve que arrombar a porta da casa e constatar o óbito. A princípio a morte foi natural, mas somente após a necropsia que isso ficará constatado. Ele era pai de 4 filhos, mas nenhum deles morava com o pai, sendo que 3 residem em São Paulo e o outro na Vila Presidente Vargas. O corpo já está no IML de Brumado e o sepultamento acontecerá no Distrito de Itaquaraí, onde sua mãe reside.



Brumado: Rui Costa confirma oficialmente a implantação da UTI no HPMN; será dia 21 de dezembro

Foto: Conteúdo 97News

O Governador Rui Costa (PT), confirmou oficialmente esta semana em sua página no Facebook que, tem como pauta para o mês de dezembro a UTI do Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. A inauguração dos leitos conforme colocou o governador em seu programa "Papo Correria" esta mesmo para a data de 21 de dezembro. Os equipamentos já foram instalados. O custo do investimento ficou no valor de R$ 4 milhões de reais. Com a inauguração, o prefeito Eduardo Vasconcelos, e a população brumadense recebem com muita alegria a entrega dos leitos. "A luta, é nossa, é do Governador, é do povo de Brumado, esse equipamento salvará muitas vidas", disse o prefeito. Ouça abaixo o áudio do convite feito pelo Governador:



Brumado: S10 acaba de chegar na Black Friday da Taisan Auto

Foto: Divulgação

A Black Friday da Taisan Auto já começou! Passe agora mesmo na loja e confira os modelos disponíveis. Acabou de chegar S10, High Country 2015/2016 completa. Conheça mais na Taisan Auto, na Avenida Centenário, 853, Bairro Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.



34ª CIPM: Policiais militares aperfeiçoam manuseio de armas com instrução de tiro em Brumado

Foto: Divulgação l PM/BA

Todo o efetivo da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar, que atua na cidade de Brumado e em outros 12 municípios da região está passando por um curso de instrução de tiro. A formação, tem o objetivo de aperfeiçoar o serviço prestado pelo policial à população. “É uma formação continuada, que melhora a qualidade do profissional na sua atuação”, explicou ao 97NEWS o Major Adriano Souza. Na capacitação, os policiais militares treinam o tiro de variadas distâncias. “O policial se sente mais seguro, se tiver a necessidade de usar a arma. Mas, o último recurso é uso de força letal”, destacou o instrutor. “Essa formação para os profissionais da PM é um excelente recurso para manter a qualidade do serviço público prestado ao cidadão”, complementou. Faz parte do trabalho diário do policial manusear a arma de forma defensiva visando a segurança da população. Com o treinamento os policiais militares aprimoram a técnica de uso do armamento dentro dos preceitos legais que a corporação deve seguir.

Souza esclareceu que mesmo usando armas de fogo, a Polícia Militar tem como princípio o uso apenas em situação para cessar eventuais agressões.  “A intenção do tiro policial é cessar a agressão. O profissional de segurança pública tem como intenção parar, cessar agressão, não é matar. A munição é desenvolvida para esse fim”, disse. O treinamento com pistola é realizado com munição real. Cada policial realiza vários tiros em direção a um alvo fixo. Ainda de acordo com o Major, a instrução permite ao policial revisar conhecimentos e aperfeiçoar o manuseio do armamento usado no cotidiano do serviço patrulhamento ostensivo da cidade. Esta é a segunda fase do projeto de instrução continuada, a primeira fase foi realizada nos meses de julho e agosto deste ano. A instrução de tiro também busca padronização de procedimentos operacionais e propiciar maior segurança, tanto para o policial, quanto para os envolvidos na ação.



Brumado: Alunos da rede municipal de ensino vão receber medalhas de ouro, prata e bronze por terem se destacado na OBA

Foto: Divulgação

No dia 30 de novembro, às 16h, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado, a Secretaria Municipal de Educação realizará a solenidade de premiação dos alunos medalhistas da XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A Olimpíada é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando em um mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais. Neste ano de 2017, três escolas municipais de Brumado tiveram alunos medalhistas, ouro, prata e bronze, sendo elas: Escola Municipal Armida Maria Azevedo, Escola Municipal Professora Maria das Graças Assis Correia e Escola Municipal Professor Roberto Santos, todas tiveram destaque nas avaliações da OBA.



Brumado: Empresa de desenvolvimento de sistemas web irá oferecer curso de programação presencial

Foto: Divulgação

A Dez anos apostavamos que a internet seria o futuro e hoje somos uma das maiores empresas de desenvolvimento web da região. WSouza Sistemas, uma empresa genuinamente Brumadense que atende a mais de 40 municípios em toda a Bahia, esta abrindo suas portas para ensinar a arte do desenvolvimento de sites, sistemas e jogos para computadores e desktop. Faça parte da primeira turma do Curso de Programação para WEB da WSouza Sistemas. Inscrição 2kg de alimentos não perecível. Informações pelo Whatsapp (77) 9 9112-4059 ou 9 9112-4059.



Câmara de Vereadores de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento do pai da vereadora Ilka Abreu

Silvio Prisco Vilasboas faleceu aos 89 anos de idade (Foto: Reprodução Facebook)

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, em nome de todos os vereadores que compõem a Casa Legislativa, com muita tristeza emite Nota de Pesar e Solidariedade em virtude do falecimento do pai da vereadora Ilka Abreu, Sr.  Sílvio Prisco Vilasboas, aos 89 anos, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 22 de novembro de 2017, na cidade de Caetité. Silvio Prisco Vilasboas, homem integro, casado com a Sra. Nélia Souza Vilasboas com formou sua família, sempre dedicando muito amor e dedicação, primando pelos princípios tradicionais de uma família unida. Deixando com seu falecimento uma grande saudade no coração de todos que o conheceram e tiveram o prazer de desfrutar da sua vivência. Aos familiares, principalmente a esposa e filhos e a vereadora Ilka Abreu, as sinceras condolências reiterando que a Câmara de Vereadores não poderia deixar de unificar ao pesar da família. Manifestando assim o mais profundo respeito rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Que a força da fé reine no meio de todos. Descanse em paz.



Alunos de Gestão Hospitalar da Unopar convida população para doação voluntária de sangue em Brumado

Foto: Divulgação

Neste sábado, dia 25 de novembro é o Dia do Doador Voluntário, e para fortalecer esta data a turma de Gestão Hospitalar da Unopar lança a campanha “Doe sangue e salve vidas”. A iniciativa busca incentivar a doação voluntária de sangue por parte dos alunos e da população em geral. Além de celebrar esta data, o gesto de solidariedade contribui para tentar contornar a baixa nos estoques do Hemocentro, que além de Brumado, atende outras cidades da Região. A ação faz parte do Capital Humano, e surgiu a partir de uma iniciativa de doação voluntária dos alunos da Faculdade. Então houve a mobilização para lançar uma campanha com todos os universitários, amigos e brumadenses para aderirem a esta ação de cidadania. Realizada em parceria com o Hemoba de Brumado, a ação busca incentivar a todos a doarem sangue, não só neste sábado, mas durante todo ano. Por tanto, compareça ao Hemoba neste sábado (25), das 07h as 11h30, e ajude a salvar vidas.



Prefeito Eduardo Vasconcelos vai à Brasília pressionar deputados e senadores para a aprovação do novo marco regulatório da mineração

O prefeito Eduardo Vasconcelos está no congresso para pressionar os deputados baianos para aprovarem o projeto (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um dia historicamente de grande importância para o futuro de Brumado, é assim que pode ser definido o processo de votação que está acontecendo nesta quarta-feira (22) no Congresso Nacional, o qual, caso seja aprovado, irá definir o novo marco regulatório para o setor da mineração no Brasil, atendendo assim os constantes clamores dos municípios que têm esse perfil, como é o caso de Brumado que é conhecido, inclusive, como capital do minério, já que é detentor de uma das maiores minas de talco a céu aberto do mundo. Diante disso, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) fez questão de ir à Brasília pressionar os deputados baianos para votarem favoráveis ao projeto, autorizando as mudanças que serão extremamente benéficas, já que atualmente as os royalties que incidem sobre CFEM - Compensação Financeira pela Exploração Mineral vão passar a incidir sobre o faturamento bruto, e não mais sobre o faturamento líquido, como funciona hoje. Mostrando um grande compromisso, o prefeito Eduardo Vasconcelos aproveitou para gravar um vídeo no qual ele não esconde o seu otimismo quanto à aprovação do projeto. O chefe do executivo brumadense declara que "Brumado recebe apenas 2% do lucro líquido da exploração mineral, além de outras tributações, o que, no final é muito pouco, mas, agora, com as mudanças, poderemos ter de 05% a 10% do valor bruto, o que irá acabar com essa discrepância e concedendo ao município o que é justo". Ele ainda fez questão de relatar que "estamos aqui para pressionar os deputados baianos a votarem pela aprovação do projeto e esperamos que eles sejam solidários à esta causa tão justa, pois, caso contrário, não merecem o reconhecimento do povo de Brumado". Confira abaixo o vídeo na íntegra:



Campeonato Brumadense de Futebol poderá começar em Janeiro de 2018

Estádio Gilberto Cardoso (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com apenas 12 times participando do campeonato este ano de 2017, os dirigentes da Liga Brumadense de Futebol (LBF) vêm quebrando a cabeça com o impasse entre os clubes e a prefeitura de Brumado. Tudo isso, porquê a prefeitura não fará o repasse total dos R$ 42 mil aos clubes, apenas serão pagos os gastos com arbitragem, cerca de R$ 22 mil. Os presidentes dos clubes até mencionaram a entrada com uma ação ao Ministério Público, para tentar receber o valor total. Segundo eles, as despesas com material esportivo foram muito altas. Ainda segundo os times, eles tiraram do próprio bolso para arcar com as despesas da competição. Por conta disso, informações passadas ao 97NEWS revelou que, o presidente da entidade, Emanoel Araújo, irá propor em reunião com os times, para que a competição se inicie já em Janeiro de 2018. Segundo informações dos bastidores do futebol, a iniciativa do presidente da LBF, é que, se o município não ajudar com as despesas, os clubes vão recorrer a patrocinadores externos, tendo em vista que muitos desses times foram patrocinados por empresas brumadenses que acreditam no esporte e em atletas da cidade. 

Foto: Luciano Santos | 97NEWS

A ideia seguirá o mesmo modelo do último campeonato, ou seja na primeira fase, os clubes divididos em dois grupos, disputem entre si; os clubes que tiverem melhor pontuação vão para a segunda fase. As disputas serão eliminatórias com confrontos na ordem decrescente de pontuação. Nesta fase, os primeiros colocados jogarão por igualdade de resultados. Para a reunião, serão convidados, os 12 clubes que disputaram o Brumadense 2017 (Espanhol, Feirense, Boleiros, Califórnia, São José, Bahia, Real, Botafogo, Vitória, Santos, Vila Presidente Vargas, Magnesita, Umburanas). Mas isso não impedirá que outros clubes possam entrar no campeonato, desde que estejam filiados a LBF. Mas enquanto isso, os clubes ainda lutam para tentar receber o valor total da verba da Superintendência de Desportos do Estado (Sudesb), que foi prometida a eles, e que deverá ser repassada aos times no mês de dezembro, mas apenas R$ 22 mil dos R$ 42 mil depositados pela Sudesb. De acordo com a prefeitura, embora a Sudesb já tenha depositado o valor, segundo o prefeito Eduardo Vasconcelos, houve uma falha no preenchimento da planilha de trabalho, datando o término ao campeonato para o mês de dezembro.



Brumado: Critérios adotados para implantação da Zona Azul geram dúvidas e questionamentos na população; secretário explica

A Zona Azul é considerado um grande avanço estrutural para a cidade de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A implantação do Sistema de Zona Azul em Brumado será um avanço importante que irá proporcionar um ordenamento no trânsito da cidade, especificamente na área de estacionamentos. O projeto que será implantado em etapas, atenderá, nesse primeiro o eixo central da cidade, que vai desde a Rua Exupério Pinheiro Canguçu até a Av. Centenário, abarcando também inúmeras ruas perpendiculares e paralelas. Segundo o secretário André Cardoso, que também responde pelo SMTT, "essa primeira etapa está focando o eixo central, pois é onde se concentra o grande fluxo de veículos, já que é a zona comercial da cidade". 

 

O eixo comercial de Brumado foi contemplado na primeira etapa do projeto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele ainda destacou que "nesse sentido, acreditamos que a Zona Azul irá fomentar muito o comércio da cidade, pois muitos deixam de ir às lojas porque não consegue um lugar para estacionar". Questionado sobre os valores de R$ 2,00 a hora para veículos e R$ 0,60 para motocicletas, que estariam acima do esperado, ele explicou que "os valores estão dentro da realidade".

Algumas ruas como a Joana Angélica, que não tem um grande fluxo de veículos, também foram incluídas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Sobre o fato das praças Coronel Zeca Leite, Heráclito Cardoso e Av. Otávio Mangabeira terem ficado de fora nesse primeiro momento, o secretário explicou que "ainda estamos realizando os estudos para a continuidade do projeto, então, esses locais podem entrar na segunda etapa". 

A Praça Coronel Zeca Leite não foi incluída na primeira etapa, o que gerou controvérsias (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um dos pontos que deverá gerar uma forte polêmica é o estacionamento confinado da Praça Teófilo Alves de Lima, que fica na parte interna do Mercado Municipal, o que é muito utilizado pelos donos de comércios que funcionam no local (foto abaixo). O início da Zona Azul em Brumado ainda não tem uma data certa, sendo que ainda será realizado o processo licitatório para a contratação da empresa que irá administrar os serviços, então, até lá, muita controvérsia deverá permear o cotidiano dos brumadenses.



Prefeito sanciona lei que cria mais de três novos distritos em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), sancionou na última semana a lei (1820/2017) que aumenta de 4 para 7 o número de distritos da capital do minério. O projeto de lei foi aprovado, por unanimidade, em sessão na Cãmara de Vereadores. "Foi um projeto aguardado há décadas. O vereador Léo Vasconcelos, já tinha esse projeto, apenas fizemos o reconhecimento formal dos três distritos na nossa cidade. Agora, nós temos sete distritos formalmente reconhecidos. Isso tem implicações muito importantes, que vão desde implicações jurídicas até implicações sociais", disse o prefeito durante entrevista ao 97NEWS. Com a sanção, o texto aprovado deve entrar em vigor assim que publicado no Diário Oficial do Município. Comunidades amplamente conhecidas como Umburanas, Samambaia e Arrecife serão beneficiadas com a decisão, o que também ajuda na organização e administração da cidade. Com a sanção, Brumado contará com os seguintes distritos; a Sede, Arrecife, Cristalândia, Itaquaraí,  Samambaia, Ubiraçaba e Umburanas. 

 



Aluna brumadense conquista `XVI Prêmio Denatran´ na faixa etária até 12 anos e 11 meses

Foto: Reprodução

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou o XVI Prêmio Denatran de Educação de Trânsito com o tema “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”, com objetivo incentivar a produção de trabalhos voltados ao tema educação para o trânsito. Uma parceria com escolas da Rede Estadual e Municipal de ensino. A aluna brumadense Kamilly Stefane Queiroz Miranda, de 12 anos, estudante do Colégio Municipal Graça Assis, na Avenida Centenário, com o apoio da professora Carla Dias Fernandes, representou o município com o projeto "Jogo Lúdico Infantil", e acabou vencendo na categoria (Faixa etária até 12 anos e 11 meses). De sua própria autoria, o jogo chama a atenção dos condutores quanto a atenção com as regras de trânsito e terem mais respeito com os pedestres. Milly como é mais conhecida na escola, diz ainda não saber qual curso irá fazer na faculdade, mas tem um futuro promissor. “O trânsito precisa ser mais seguro e os motoristas devem também fazer sua parte, respeitando o direito de cada cidadão, com esse jogo espero poder contribuir para mudar essa realidade”. Afirmou Kamilly. O Superintendente de Trânsito e Engenheiro, André Cardoso, parabenizou a estudante, destacando a importância da participação infantojuvenil, bem como do cidadão na organização de um trânsito mais seguro. 



Zé Carlos de Jonas agradece a administração municipal pelas obras de reestruturação do riacho que serve a Lagoa de Tamboril

O vereador Zé Carlos de Jonas e o presidente da Associação de Tamboril Mateus Ferreira acompanhando as obras (Foto: Assessoria Parlamentar)

Com as sucessivas e intensas estiagens dos últimos anos, inúmeras comunidades do meio rural não enfrentam um colapso no abastecimento devido às lagoas, que são a "tábua de salvação" nessa hora. Dentro deste cenário, está a Comunidade do Tamboril, a qual possui uma das maiores lagoas do município, a qual, nos últimos tempos estava tendo a sua capacidade de armazenamento comprometida, já que o riacho que era a vertente principal que abastecia a mesma se desnivelou e, com isso, muita água estava se perdendo. Diante disso, o vereador Zé Carlos de Jonas, juntamente com o presidente da Associação Comunitária de Tamboril, Mateus Ferreira da Silva, buscaram o apoio da prefeitura municipal para resolver o problema. A solicitação foi prontamente atendida pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, que autorizou o envio de máquinas para realizar o serviço de reestruturação e direcionamento, o qual foi concluído na última sexta-feira (18) trazendo muita alegria para centenas de famílias que utilizam o manancial, não somente de Tamboril, mas também das comunidades circunvizinhas. O vereador Zé Carlos de Jonas também ficou muito satisfeito com a ação e fez questão de citar que "mais uma vez eu venho agradecer ao prefeito Eduardo, que atendeu mais uma vez a nossa solicitação" e complementou dizendo que "aquela lagoa é muito importante para garantir o abastecimento das famílias, ainda mais em tempos de seca intensa como vem acontecendo, por isso os serviços vieram trazer grande tranquilidade pois estava se perdendo muito água e, agora, com o período das chuvas, o reservatório deverá ficar com sua capacidade máxima".



'Essa cobrança da energia dos poços tem que ser revista com urgência', afirma vereador Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro fez um pronunciamento dizendo que a cobrança tem que ser revista (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre tendo um discurso firme e impactante em defesa dos interesses populares, o vereador Zé Ribeiro (PT), desta vez, vem levantar a bandeira contra a transferência das contas de energia dos poços artesianos das comunidades rurais que foi autorizada pela prefeitura municipal. Na última sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, Zé Ribeiro, aproveitando o pronunciamento, em forma de apelo, do presidente da Associação Comunitária do Povoado de Lagoa de São João, Paulo de Carvalho Novaes, mais conhecido como "Paulo de Bia", fez uso da palavra que foi aberta aos parlamentares e declarou que "essa cobrança é totalmente inoportuna, pois vivemos tempos dificéis de forte crise financeira, além do que, este ano a seca foi ainda mais intensa, castigando as comunidades rurais, então, fica difícil de aceitar uma medida como essa". Ele ainda argumentou que "o próprio presidente da Associação da Lagoa de São João mostrou o valor da conta que é de quase R$ 2 mil, o que é um valor muito alto para quem vem sofrendo com as agruras da estiagem e da crise econômica". O vereador ainda destacou que "acredito que possa existir uma saída para esse impasse com as próprias verbas da Cosip, que podem ser aplicadas no pagamento dessas contas de energia, aliviando assim esse tormento que ronda os moradores do meio rural, além do que isso não seria um desvio de setores, seria a aplicação de um dinheiro que é arrecadado da energia". 

'Paulo de Bia' espera que a união dos vereadores possa contribuir para que a cobrança seja revista (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

'Não poderemos pagar essas contas', clama presidente da Associação de Lagoa de São João 

Usando a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado, o presidente da Associação Comunitária do Povoado de Lagoa de São João, Paulo de Carvalho Novaes (Paulo de Bia) fez um apelo contundente solicitando o apoio dos vereadores no sentido de convencer a gestão municipal para voltar atrás da ação de transferência de cobrança das contas de energia dos poços artesianos que abastecem a comunidade. Segundo ele as contas giram em torno dos R$ 1,8 mil, um valor muito substancial que não dará para ser alcançado pelos moradores. "Muitos perderam o Bolsa Família e, com a seca tão intensa, as roças não produziram nada, então, uma cobrança alta como essa chega a desesperar a todos nós". Ele ainda falou que "espero que os vereadores se unam nessa causa e convençam a prefeitura a voltar atrás dessa decisão".