ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Instituto Nacional de Meteorologia emite boletim de alerta para Brumado e demais cidades da Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu nesta quarta-feira (13), mais um boletim de alerta de perigo para 219 municípios baianos. O que chama a atenção é que, diversas cidades são da Região Sudoeste, incluindo Brumado e Vitória da Conquista. O aviso serve também para as áreas que compreende a Chapada Diamantina, Sul do Estado, Recôncavo Baiano e Região do São Francisco. Segundo o INMET, a situação meteorológica é perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. No site o alerta de perigo compreende o grau 3 numa escala máxima de 4 graus. Para hoje, o Instituto prevê chuva com trovoadas no fim do dia e a noite. Veja mais no site do INMET.



Brumado: Chuvas deixam estradas e pontes do meio rural intransitáveis; em alguns locais moradores estão ilhados

A situação da estrada vicinal na Comunidade do Jacaré ficou muito deficitária (Foto: 97NEWS)

Não foi somente a zona urbana que foi afetada pela chuva, o meio rural que era o que mais necessitava das chuvas devido à forte estiagem, acabou tendo a sua infraestrutura bem prejudicada. Em alguns locais as estradas ficaram intransitáveis, já em outros as pontes começaram a serem invadidas pelas águas volumosas dos rios. Em registro feito pelos moradores num dos locais mais afetados, a Fazenda Jacaré, fica claro a situação extremamente precária da estrada vicinal que faz a ligação com a sede do município. 

A ponte que faz a ligação da Comunidade de Umburanas com Brumado está sendo invadida pelas águas do rio (Foto: 97NEWS)

Segundo os moradores a situação se agravou já que a referida estrada estava recebendo obras de recuperação, inclusive com instalação de manilhas para escoar as águas pluviais para facilitar a trafegabilidade, mas, sem explicações, as obras foram paralisadas, o que acumulou material e tornou o local mais vulnerável.Eles ainda citaram que os alunos não puderam ir à escola. Outros registros vieram da Comunidade de Umburanas, que ficou com as duas ligações que são feitas por meio de pontes, uma para a cidade e a outra para o Distrito de Cristalândia, sem condições de passar, ou seja, deixando os moradores ilhados, conforme dá para se observar nas fotos e no vídeo abaixo:

A ligação de Umburanas com Cristalândia está praticamente impedida (Foto: 97NEWS)


O filme se repete: Pista da Lindolfo fica destruída após a forte chuva da noite desta terça-feira (12)

A situação da via lembra uma cena de guerra, devido à grande destruição (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A infraestrutura urbana de Brumado continua se mostrando bastante vulnerável às fortes precipitações pluviométricas. Vários locais atestam isso como a popular "Ladeira do Cinema", que fica bem no centro da cidade e que todos os anos é recuperada após ser bem danificada pelas chuvas. Agora, dentre os locais que têm um histórico comprovado de vulnerabilidade infraestrutural, um realmente causa indignação, que é a Av. Lindolfo Brito Azevedo que faz a ligação com a BA-148. Todos os anos o "filme se repete" só que a edição 2017 foi mais revoltante, já que em julho foi realizado pelo DNIT o trabalho de recuperação da via, mas, não precisa ser "um grande engenheiro" para avaliar que os serviços não foram bem planejados, já que, não é possível, que o principal agente causador da destruição da pista é a geografia do local que dinamiza a força das águas pluviais. Outro fator de fácil observação é que a área de escoamento das águas, que existia antes, agora, foi bem restringida, o que dá mais robustez à impiedosa correnteza que devasta a camada de asfalto que parece frágil como um "mingau", bem como as ligações de água que, na sua maioria, foram bem danificadas também. Então, diante deste raciocínio, não seria muito fora do contexto sugerir que o dinheiro público está sendo gasto sem critérios, já que todos os anos é a mesma coisa, se faz as obras de recuperação para no período das chuvas as mesmas serem destruídas para serem refeitas novamente. Então, naturalmente surge a pergunta: até quando isso irá ocorrer?, pois até agora isso tem se esbarrado num "jogo de empurra" entre a prefeitura e o estado, que seria, a priori, o responsável pela via. Realmente é uma situação difícil de ser explicada, além do que vem acontecendo de forma repetitiva. A equipe do 97NEWS esteve no local na manhã de hoje (13) e registrou os estragos causados pela chuva que atingiu a cidade no final da noite de ontem, confira as fotos:



Trabalhadores da RHI Magnesita e da Brumado Talco reprovam propostas do ACT/2017

Empregados da RHI e Brumado Talco (Foto: Divulgação)

Reunidos em assembleias gerais extraordinárias, respectivamente nos dias 06 e 07 de dezembro, os empregados das empresas RHI Magnesita e da Brumado Talco reprovaram as  propostas apresentadas para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho, 2017/2018. As empresas propuseram apenas o reajuste  salarial com base no INPC IBGE acumulado nos últimos dozes meses no percentual de 1,63% retroativo a 1º de outubro; congelamento do valor do ticket alimentação no valor atual de R$ 290,00 e a implantação do auxílio creche somente para mulheres no valor de R$ 187,00 para filhos até seis meses. Segundo o presidente da Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região, Édio Pereira, a proposta está muito aquém das expectativas dos trabalhadores, principalmente porque nos dois últimos anos os trabalhadores foram obrigados a aceitaram reajustes muito abaixo da inflação do período. “Este ano com a inflação baixa é o momento de bater o pé para recuperarmos o poder aquisitivo que perdemos nos salários. O sindicato solicitou as empresas a reabertura das negociações e espera que elas apresentem uma proposta factível e que atenda os anseios dos trabalhadores”, declarou.



Em visita ao Parque de Exposições Gilson Brito, comandante da 34ª CIPM elogia estrutura do Brumado Sunset

O promoter Beto Bonelly explicando detalhes da mega-estrutura do Brumado Sunset (Foto: Divulgação)

Recepcionado pelo promoter Beto Bonelly, o comandante da 34ª CIPM, major Adriano Souza Dias, esteve, acompanhado do capitão Valmari Jr., visitando a estrutura do Parque de Exposições Gilson Brito. O motivo da visita foi inspecionar a estrutura e elaborar o planejamento e a logística para a segurança do evento, que será feito pela Polícia Militar e também por seguranças particulares. Mostrando um grande conhecimento técnico, o major Adriano fez questão de avaliar de forma criteriosa o espaço para uma colocação estratégica das torres que abrigarão os policiais militares. O promoter Beto Bonelly, que vem defendendo com muita intensidade a otimização da segurança em todos os eventos feitos pela sua grife, ficou muito satisfeito com a visita do major às instalações. "O major Adriano mostrou uma contextualização e uma receptividade muito positivas às nossas solicitações, o que nos deixou ainda mais otimistas quanto à segurança do evento", relatou o promoter. Segundo as informações passadas pelo major Adriano, a próxima etapa será a conclusão do mapeamento da área e também de outros setores importantes como garantir a tranquilidade para o grande público que irá comparecer ao evento



Brumado: Temporal danifica vias públicas e derruba muros na cidade

Sempre vítimas das fortes enxurradas, a Ladeira do Cinema com a Tibério Meira ficou dessa forma após a chuva (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A forte precipitação pluviométrica de cerca de 60mm, que atingiu Brumado por volta das 23h23m desta terça-feira (12), como era de esperar, causou muitos estragos na cidade. Segundo os primeiros relatos colhidos pela equipe do 97NEWS na manhã de hoje (12) alguns locais foram muito prejudicados, como a tradicional "Ladeira do Cinema", que é "vítima cadeira cativa". 

Equipes da prefeitura já estavam na ativa logo cedo reparando os estragos no local (Foto: 97NEWS)

Um muro caiu na Av. Coronel Santos, mas não causou maiores estragos. Inúmeros relatos estão chegando à nossa redação de estragos em bairros periféricos, inclusive com queda de muros também. A Prefeitura Municipal agiu rápido e colocou equipes nas ruas logo cedo, para serem realizados os primeiros serviços, que deverão ser feitos de forma paliativa, porque a previsão é que as chuvas continuem nos próximos dias.

Muro desabou na Av. Coronel Santos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Flagrante: Adultos 'brincando' no parquinho infantil da Zeca Leite

O momento do registro do flagrante (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

Diz um famoso slogan que "público é de todos, privado é de alguns", o que proporciona a leitura que as coisas públicas devem ser cuidadas e zeladas por todos, mas, infelizmente não é isso que acontece. Em Brumado apesar de não termos dados oficiais, o índice de vandalismo é muito algo e a pior vítima é, justamente, os equipamentos públicos. Na tarde desta terça-feira (12), pais de crianças registraram um flagrante que pode se enquadrar nesse contexto, apesar de não ser um ato deliberado de vandalismo. O cenário é o parquinho infantil da Praça Coronel Zeca Leite, o qual vem recebendo sucessivas reclamações por parte dos seus usuários quanto a infraestrutura. Segundo o registro, adultos faziam o uso indevido dos brinquedos que são reservados exclusivamente às crianças, o que pode ser uma da precariedade de alguns equipamentos, já que o peso de um adulto é suficiente para provocar rupturas e outros estragos. Fica o alerta para que haja uma maior fiscalização por parte da Guarda Municipal nesse sentido, afinal, é o patrimônio público que está em risco.

 



Em Brumado, Waldenor e Zé Raimundo anunciam emendas e se reúnem com lideranças

As lideranças reunidas e fortalecidas com a visita de Waldenor a Brumado (Foto: Divulgação)

No último domingo (10), os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) participaram de duas importantes reuniões em Brumado. A primeira delas, com os pequenos produtores rurais e membros da Associação de Tanquinho, Mandacaru e Adjacências, organizada pelo vereador e líder do PT na Câmara Municipal, Zé Ribeiro. Aos agricultores, Waldenor e Zé Raimundo anunciaram a destinação de emendas que vão fortalecer a agricultura familiar local e o abastecimento de água dos moradores destas comunidades. São tubos e caixas d’águas e um trator com todos os implementos. Além dessas ações, outras emendas dos deputados vêm beneficiando aos municípios da região sudoeste e contribuindo com a limpeza de aguadas para o acúmulo de água das chuvas que já começam a chegar fomentando também a irrigação das produções e abastecimento das moradias. 

A Associação do Tanquinho comemorando as conquistas obtidas por meio do mandato parlamentar do deputado Waldenor Pereira (Foto: Divulgação)

A segunda reunião do dia reuniu importantes lideranças petistas do município como presidente do PT municipal Zé Luiz Ataíde, os vice-presidente, Jacson Leite, os vereadores Zé Ribeiro e José Carlos de Jonas, o ex-vereador Catorze e o ex-presidente do PT Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, dentre outros companheiros de luta no município. O encontro serviu para prestação de contas das atuações dos mandatos de Waldenor e Zé Raimundo em benefício de Brumado, como a destinação de recursos para sistemas de abastecimento de água, pavimentação de ruas, construção de barreiros, limpezas de aguadas, construção de quadra poliesportiva e compra de equipamentos para a produção agrícola. Os deputados e demais lideranças também fizeram uma análise da atual conjuntura política nacional, regional e municipal e planejamento estratégico para as ações em conjunto para o próximo ano. 



Unopar abre vagas para curso de Arquitetura e Engenharia

Foto: Divulgação

A Unopar em Brumado abre vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Produção, Engenharia da Computação e Engenharia Civil. Os Bacharelados são oferecidos na modalidade semi-presencial com duração de 5 anos. As aulas teóricas serão ministradas 1 vez na semana a noite e as disciplinas práticas terão aulas em laboratórios especializados. Faça sua inscrição pelo telefone: 77 3441-7979 ou 99937-9979. A Unopar em Brumado fica localizada na Rua Eugênia Dantas Araújo, 55, Bairro Hospital.



Vereadora Lia Teixeira faz indicação para a construção de uma creche no Bairro São José

A vereadora Lia Teixeira comprova mais uma vez o seu compromisso com a área social (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O número de creches públicas em Brumado ainda está muito distante das reais necessidades da população, especialmente das camadas mais vulneráveis. Visando transformar essa realidade, a vereadora Lia Teixeira (PDT), entrou com a Indicação  635/217 ao Poder Executivo na Casa Legislativa solicitando a urgente construção de uma creche no Bairro São José. Em sua justificativa, a parlamentar argumentou que "a falta de creches é uma realidade em todo o nosso país, então, temos que nos mobilizar para mudar isso, pois devido à atual situação financeira, as mães precisam trabalhar, mas ainda esbarram no fato de não ter onde deixar os seus filhos". E continuou explicando que "após um estudo aprofundado, constatamos que o Bairro São José é um dos que mais carece dessa unidade pré-escolar, então fizemos a indicação ao Executivo solicitando urgência" e continuou declarando que "com a creche as crianças do Bairro São José e suas respectivas famílias serão muito beneficiadas, proporcionando assim estímulos às capacidades, tendo acesso a formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades".

A indicação para a construção da creche no Bairro São José (Divulgação)


Brumado Sunset: Virada de preço vai acontecer hoje à meia-noite; corra e garanta já o seu ingresso

(Divulgação)

A atmosfera festiva já domina Brumado, que começa a receber uma grande número de pessoas que vêm passar as festas de final de ano na cidade. Então, esse clima positivo projeta uma comemoração em grande estilo, mas, ela já está garantida que o evento que fará o seu Natal diferente, o Brumado Sunset, que acontecerá no dia 23 de dezembro no Parque de Exposições Gilson Brito. Nesta segunda-feira (11) foi anunciada a virada de preço que acontecerá hoje à meia-noite, então, não deixe para a última hora e já garanta o seu ingresso nos pontos de venda: Tiazinha Distribuidora; Bar do Rey; Boutique Sandes; Padaria Ki Pão; Posto Meira; e em Livramento: Decore Festas e Restaurante Trindade. Brumado Sunset, aqui o seu Natal será diferente.





Estação Noel abre suas portas no Arquivo Histórico Municipal Memória de Brumado

(Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (7), às 8h30, a Estação do Noel abriu as suas portas para receber crianças de todas as idades. O bom velhinho se encontra no Arquivo Histórico Municipal Memória de Brumado, localizado na Rua Dr. Mário Leite, 51, Centro. O Papai Noel está presente na vida das crianças de todo o mundo e espera a sua visita no período de 11 a 14 de dezembro, no turno matutino, de 8h às 10h30, e nos dias 18 a 21 de dezembro, no turno vespertino, de 14h às 17h. A abertura foi abrilhantada pela presença dos alunos e professores da Escola Municipal Élcio José Trigueiro, dando vida à Estação Noel e alegrando o bom velhinho barrigudo, pele rosada, barba branca e vestido com roupas vermelhas. Papai Noel como sempre com toda a sua magia encantou a criançada contando estórias de AMOR E PAZ, de grande importância, em especial nas festas natalinas.  As Professoras Marinês Almeida e Maria de Lourdes Oliveira, responsáveis pelo sorriso e alegria de cada criança que visitam a Estação Noel, interagem com a fantasia de todos, misturando lendas e tradições populares ao longo da história. A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, realiza o Projeto intitulado Estação Noel desde o ano de 2014, no intuito de propiciar a magia do Natal, encantando e enaltecendo essa data tão especial.



Brumado: Invasões em frente ao IFBA retornam; empreendimentos futuros na Educação e Saúde podem ser prejudicados

As invasões voltaram a acontecer o que trouxe preocupação para as autoridades municipais (Foto: 97NEWS)

Considerado um dos locais mais vitais para o futuro de Brumado, a área da região da Fazenda Santa Inês, que já abriga atualmente o campus do IFBA, não é somente objeto de desejo dos que buscam avanços e conquistas para o município, mas também daqueles que querem se aproveitar da coisa pública em benefício próprio, como é o caso de um grupo de pessoas que estão sistematicamente praticando invasões, querendo se beneficiar de forma ilícita da futura regularização imobiliária que contemplará a região. Após terem sido debelados pela Polícia Militar pela Polícia na manhã desta quinta-feira (07), eles, novamente retornaram ao local armando novos acampamentos, desafiando as autoridades. O que é mais preocupante é que, como nos finais de semana a fiscalização é bem menor, eles podem "criar raízes" e se apossar mesmo do terreno, alegando que vivem do que produz a terra, que é a condição imposta para a regularização. A Procuradoria Geral do Município já está se mobilizando para conter as invasões, mas é necessário a adesão das forças da segurança pública, o que pode atravancar o processo, já que o contingente policial em Brumado é bem abaixo das necessidades. O fato é que, caso as invasões venham a se oficializar, o risco de prejudicar a vinda de empreendimentos futuros importantes para o município como a Policlínica Regional e própria Faculdade de Medicina que já está em fase de pré-implantação.



Solidariedade: Campanha em prol da cirurgia de urgência do brumadense André Ricardo de Almeida

O brumadense André Ricardo precisa fazer a cirurgia com urgência (Foto: 97NEWS)

Participe da campanha para arrecadar fundos para a cirurgia em caráter de urgência de nosso querido André Ricardo. Há duas semanas o André acordou sem enxergar nada. Após passar por exames em Vitória da Conquista foi constatado “Deslocamento de retina regmatogênico em olho direito”, fato que nos leva ao desespero. Se não for feita a cirurgia rapidamente, ele vai ficar cego pois já não enxerga com o olho esquerdo desde 2009. O médico de Vitória da Conquista alegou que a cirurgia não poderia ser feita na região. Indicou um hospital de Goiânia, chamado CBCO (Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos), referência no Brasil. André já viajou para Goiânia e inclusive já consultou no referido Hospital. Em Goiânia o médico informou que a cirurgia deveria ser feita rapidamente pois a medida que os dias vão passando a possibilidade de êxito vai diminuindo. O valor da cirurgia foi estipulado em 10 mil reais, uma quantia que não temos no momento. Por isso, estamos fazendo esta campanha para poder confirmar a cirurgia. Qualquer quantia será de muita ajuda. Caso a ajuda ultrapassar o valor da cirurgia, o dinheiro será doado para o Hospital do Câncer de Barretos, para que outras pessoas também possam ser ajudadas.Duvídas (Clique Aqui).

Os dados da conta para a ajuda são:
Caixa Econômica Federal
AG: 0947
OP:013
Poupança: 00083034-9
Nome: Andre Ricardo de Almeida Andrade

 



Alerta: Chuvas já começam a fazer estragos em Brumado

No Conjunto Residencial Brisas casas foram invadidas pela água e pela lama (Fotos: 97NEWS)

As tão esperadas chuvas acabaram chegando, mas elas trazem não somente à alegria para os moradores do meio rural, mas, também, a preocupação para as famílias que residem nos bairros periféricos da cidade, os quais apresentam históricos déficits estruturais. Na manhã desta sexta-feira (08) uma forte precipitação pluviométrica de cerca de 30mm atingiu a zona urbana, começando a causar estragos e transtornos para a população. O Conjunto Residencial Brisas foi um dos mais atingidos, onde várias casas foram invadidas pela água e pela lama, provocando a perda de móveis.

A situação de várias ruas do Bairro Baraúnas que já era precária, agora ficou à beira da total destruição (Foto: 97NEWS)

Ruas ficaram totalmente intransitáveis como no Bairro das Baraúnas, as quais já estavam em estado precário, mas agora ficaram bem destruídas. O risco de queda de residências também é preocupante, já que a terra ficou úmida e as chuvas devem continuar nos próximos dias, lembrando que existem algumas edificações que são frágeis e podem requerer uma ação mais específica da Defesa Civil. Uma das cenas mais emblemáticas foram registradas na Ponte do São Félix que ficou com a sua trafegabilidade bem prejudicada pela grande quantidade de água, mas, que, mesmo assim, motoristas se arriscaram, confira o vídeo abaixo:



Implantação do Curso de Medicina em Brumado: 'É um dia histórico para o município', declara prefeito em entrevista coletiva

O prefeito Eduardo Vasconcelos ao lado dos secretários municipais durante o anúncio que ele classificou como histórico (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Por meio de uma coletiva de imprensa, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), juntamente com os secretários Claudio Feres (Saúde), Acácia Gondim Ribeiro (Educação), André Cardoso (Infraestrutura), o procurador Acioli Viana e a educadora Ednéia Ataíde, fez um anúncio que ele mesmo classificou "como dia histórico para o povo de Brumado", o qual tem em sua essência a abertura do Edital de Convocação Pública, que foi publicado nesta sexta-feira (08) para a implantação do tão sonhado Curso de Medicina. Brumado foi escolhido entre o seleto grupo de outros 3 municípios baianos, Irecê, Valença e Porto Seguro, os quais, inclusive, são cidades com uma população bem maior do que Brumado, o que corroboraria para engrandecer ainda mais a conquista. Mostrando um grande otimismo, o chefe do executivo brumadense externou que "é uma luta que iniciamos há 9 anos atrás, sempre buscamos os avanços educacionais para Brumado, então, depois de muito empenho e, até de momentos de frustração, já que em reunião com o ministro Mendonça Filho nos informou que a faculdade não viria, mas, mesmo assim, não desistimos e, agora, estamos recebendo prêmio pela nossa tenacidade. Obtivemos muitas conquistas na área de saúde, com um hospital com mais de 80 leitos, fora os da UTI que será implantada agora no dia 21, então fizemos o dever de casa corretamente, por isso fizemos por merecer essa grande vitória". 

O prefeito apontando para o seu quadro de trabalho com os dizeres (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Questionado sobre previsão para instalação e sobre qual instituição que será responsável pelo curso, Vasconcelos respondeu que "não podemos prever datas, pois o processo é complexo, mas a etapa mais importante que era a seleção por parte do MEC já está consolidada". Na oportunidade o deputado Arthur Maia (PPS), participou via celular da coletiva e recebeu o reconhecimento da administração, já que ele foi um dos principais articuladores para que o curso viesse para Brumado". O secretário Claudio Feres informou que a próxima etapa será a visita de uma comissão do MEC para avaliar todo o sistema de saúde municipal e começar a desenvolver o projeto. Outra ressalva foi a escolha do terreno para abrigar a faculdade, que, provalmente seja construído no terreno que fica ao lado da Fazenda Santa Inês, o qual, inclusive vem sendo alvo de constantes invasões. 



Sem a presença da população, PL do 13º tem a sua primeira votação favorável

As cadeiras ficaram praticamente vazias durante a sessão. Somente o locutor Ubiratan Cardoso (em destaque) se fez presente representando os opositores ao projeto (Foto: 97NEWS)

Como era esperado, inclusive, sendo anunciado pelo 97NEWS, a sessão desta sexta-feira (08) do Poder Legislativo de Brumado poderia ser marcada por manifestações populares contra o Projeto de Lei 47/2017, o PL do 13º como está sendo mais conhecido. A primeira votação ocorreu, mas, diferentemente do previsto, não houve nenhuma manifestação popular, muito pelo contrário, pois nem o principal líder do movimento contra o projeto, o advogado Tiago Amorim, não esteve presente. Vale resssaltar que no momento da votação uma forte precipitação pluviométrica caiu sobre a cidade, o que pode ter espantado a presença dos manifestantes. Em primeira votação e análise, o projeto foi aprovado, tendo 2 votos contrários, dos vereadores Lek Cabeleireiro (PV) e Zé Ribeiro (PT). Somente o ex-locutor, Ubiratan Cardoso, esteve presente para dar a honra aos contrários. A segunda votação ocorrerá na próxima sexta-feira (15) e, desta feita, as manifestações populares devem sair do terreno das redes sociais e irem para o plenário. 



Vereador Lek vota contra PL 047/2017 que institui o pagamento de 13º salário para agentes públicos de Brumado

O vereador Lek Cabeleireiro mostrou novamente coerência política ao votar contra o projeto (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

No entendimento do parlamentar não haveria momento mais inoportuno para tal projeto, pois essa regulamentação onera em demasia o município, pois aumenta a folha em R$ 600 mil reais por ano. É merecedor de destaque que, em que pese a legalidade/constitucionalidade do projeto, não deveria ser eleito como prioridade aumentar o ordenado da classe política em detrimento da resolução de questões urgentes na cidade. O atual gestor que é um defensor de contenção de despesas, mostrou-se completamente avesso ao que prega como modelo de gestão, vale lembrar que recentemente o município por determinação do prefeito cortou o pagamento de energia de comunidades rurais, alegando redução de custos e afirmando ser um momento de eleição de prioridades. O vereador Lek, em seu discurso, foi enfático ao afirmar que “um município que não pode pagar uma conta de energia para uma comunidade rural, que possui ruas destruídas, intransitáveis, postos de saúde sem médicos, acabou com a Lira Ceciliana para conter despesas, não pode se dar ao luxo de pensar em regular 13°, ou bem se faz contenção de despesas ou é se hipócrita e engana o povo”. Destacado pelo compromisso com as minorias, conhecido por onde anda como vereador do povo, Lek Cabeleireiro constrói sua base através da luta pelo povo, mostrando que é possível fazer política de modo justo e pensando na coletividade. Questionado sobre a repercussão com os colegas vereadores sobre sua decisão, o parlamentar comentou que “o compromisso do vereador Lek é com o povo de Brumado, meu trabalho é para a população brumadense, para coletividade e para quem precisa ser atendido pelo poder legislativo. Eu não fui eleito para agradar prefeito e vereador, fui eleito para ser o vereador do povo e nesta casa cumpro a minha obrigação.”



Zé Ribeiro acompanha vistoria de viabilidade técnica para implantação do Sistema de Abastecimento de Tanquinho e adjacências

O vereador Zé Ribeiro junto com os moradores do Tanquinho e Mandacaru acompanhando a visita dos técnicos da Embasa (Foto: 97NEWS)

Dando prosseguimento à sua agenda de trabalho, o vereador Zé Ribeiro (PT) esteve nesta quinta-feira (07) acompanhando a visita dos técnicos da Embasa de Caetité à comunidade de Tanquinho. O objetivo da visita é avaliar as condições para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água que irá beneficiar as famílias que residem não só na referida localidade, mas também do Povoado de Mandacaru e adjacências. Essa é luta do vereador Zé Ribeiro junto aos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, os quais vêm se mobilizando nesse sentido de agilizar o início das obras que são um dos maiores anseios dessas comunidades. Zé Ribeiro fez várias viagens a Salvador buscando a materialização da obra, a qual, agora está em vias de ser iniciada, já que, segundo as primeiras avaliações dos técnicos da Embasa, o local parece ter a sua topografia adequada. "Essa será uma grande vitória para os moradores do Tanquinho, Mandacaru e adjacências, por isso estamos nessa luta já há um bom tempo e, agora, estamos ainda mais confiantes", destacou o vereador que ainda fez questão de dizer que "agradeço o empenho dos deputados Waldenor e Zé Raimundo que foram muito importantes para essa conquista".