Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar
Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local
24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado
Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026



Os pães de queijo da Padaria Divina estão sempre quentinhos e irresistíveis (Foto: Divulgação) Consagrada pelo seus milhares de clientes pela qualidade e sabor dos seus produtos, a Padaria Divina vem se estabelecendo como o local onde você pode degustar delícias num ambiente agradável e totalmente climatizado. Com uma direção pautada no bom atendimento e na excelência, a Padaria Divina é o endereço certo para os amantes do bom gourmet e da boa mesa. Um dos grandes destaques do cardápio, que são uma grande pedida para o seu lanche da tarde são os irresistíveis pães de queijo que saem do forno quentinhos pronto para serem saboreados. Outra grande dica é a torta quiche de frango com cobertura de creme de leite, que faz a alegria tanto de adultos como da criançada. Então se você quer servir para a sua família ou para as suas visitas um café da tarde de muita qualidade e por um preço bem acessível, não pense duas vezes vá até a Padaria Divina, que fica situada na Rua Antônio Francisco da Silva, 200, e faça o seu pedido, lembrando também que essas delícias podem ser encomendadas pelo telefone (77) 3311- 6869.
A torta quiche de frango é outra grande atração que você só encontra na Padaria Divina (Foto: Divulgação)
Equipes acompanhadas de um grande maquinário estão realizando os serviços (Foto: 97NEWS) Diferentemente do que circula nas redes sociais que as ações de limpeza e retirada de terra e areia estariam sendo realizadas somente nos trechos nos quais, provavelmente, fariam parte do trajeto do governador Rui Costa em sua visita a Brumado na próxima quinta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Brumado comprovou que isso não tem procedência, já que as equipes estão realizando os serviços em todo o perímetro urbano. O 97NEWS acompanhou as ações em vários locais de grande movimentação como a Av. Coronel Santos, no Bairro São Félix e na saída para Livramento; mas também em bairros mais afastados como o Santa Tereza. Os serviços que são realizados com toda a logística da empresa Lig Lixo, que é reconhecida pelo seu padrão de excelência em suas ações, terão a sua continuidade durante todos esses dias, já que, segundo a previsão, as chuvas deverão dar uma trégua até o Natal. Confira fotos:






















Os serviços de limpeza e retirada da terra e areia foram realizados para atender as reivindicações dos moradores e motoristas e não para a passagem do governador (Foto: Luciano Santos | 97NEWS) Diante das evidências e algumas informações que acabaram não sendo comprovadas, foi anunciado pelo 97NEWS que os serviços de limpeza da Av. João Paulo I teriam o objetivo de "maquiar" a referida via somente para a passagem do governador Rui Costa, que estará visitando Brumado na próxima quinta-feira (21). Após a veiculação da matéria, prepostos da administração desmentiram a possibilidade garantindo que os trabalhos eram rotineiros e foram realizados depois das reclamações dos moradores e motoristas, já que um grande volume de terra e areia se acumulou no trecho da avenida que é conhecido como "Baixada Fluminense". Ainda segundo eles o roteiro pelo qual o governador irá passar ainda não foi definido e, possivelmente, a Av. João Paulo I não estará inclusa, o que rechaça a ilação de que se estaria se realizando os serviços apenas para esse fim. Para concluir, ainda foi citado que toda a cidade será atendida nos serviços de limpeza das vias e retirada da areia e terra das vias públicas.
Foto: Divulgação Um dos maiores nomes do mercado de automóveis na região, a Taisan Auto completa trinta meses em Brumado no mês de dezembro. Para comemorar a data, a loja resolveu oferecer descontos exclusivos para seus clientes, como por exemplo, desconto especial para produtor rural e micro empresas. Desde que iniciou suas operações em Brumado, a Taisan tornou-se uma referência quando o assunto veículos. A empresa possui um Showroon com vários modelos disponíveis. Além disso, a nova linha Jeep, como os modelos, Jeep Compass, Renagade e outros. "Nesses 30 meses de existência, descobrimos que as grandes realizações acontecem através do nosso compromisso profissional em proporcionar a satisfação estampada no rosto das pessoas. Agradecemos a cada cliente, amigo e colaborador pela confiança." Enalteceu Alessandro Silva, proprietário da Taisan Auto. Para conferir as ofertas, basta visitar a loja na Av. Centenário, 853, Bairro Novo Brumado ou navegar pelas opções no site, www.taisanauto.com.br.
(Divulgação) Valorizando a tradição natalina a Ultra Forte estará recebendo a visita do "Bom Velhinho" neste sábado (16). A chegada da caravana do Papai Noel está prevista para às 08h e acontecerá em grande estilo. Serão distribuídos brindes para a criançada. É um programa bem divertido para as famílias que ainda poderão aproveitar a oportunidade e adquirir os seus presentes de Natal, já que a Ultra Forte possui um enorme variedade de produtos sempre com preços muito convidativos. Então, já marque aí na tua agenda, hoje Papai Noel na Ultra Forte que fica localizada na Av. Antônio Mourão Guimarães, 56, bem no centro da cidade.
Um grande mutirão iniciou a limpeza e a retirada de terra da Av. João Paulo I (Foto: Luciano Santos | 97NEWS) A última vinda do governador Rui Costa a Brumado foi em janeiro de 2016, então, passado cerca de um ano sem que o chefe do executivo baiano viesse ao município, criou-se uma grande expectativa nesse sentido. Confirmada para o próximo dia 21, a nova visita traz consigo a esperança de novas e importantes conquistas para o município, como a tão sonhada UTI, que, finalmente será oficialmente inaugurada. Visando mudar o aspecto da cidade, que acabou sendo afetado pelas chuvas dos últimos dias, equipes de limpeza começaram a realizar nesta sexta-feira (15) o trabalho de limpeza e "maquiagem" do trecho em que o governador irá passar. Um mutirão de cerca de 50 homens fizeram a limpeza da terra acumulada na Av. João Paulo I, que deverá receber também a pintura dos meio-fios. Então Brumado está se preparando para receber o governador, na esperança que sejam anunciadas novas e importantes conquistas para o município como a construção do sistema de esgotamento sanitário e da segunda etapa da Barragem de Cristalândia.
Os meio-fios deverão ser pintados para dar uma impressão positiva à cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)
(Fotocomposição: 97NEWS) Considerado por muitos, inclusive pelo próprio prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) como condição "sine qua non" para o desenvolvimento do município, o Sistema de Esgotamento Sanitário, poderá sair do "solo das promessas" e ir para o terreno da realidade, já que os indícios são cada vez mais fortes de que a obra, orçada em cerca de R$ 80 milhões, poderá ser anunciada pelo governador Rui Costa na próxima quinta-feira (21) em sua visita a Brumado. As evidências começaram a ganhar robustez nos últimos dias com as falas constantes do prefeito, nas quais ele vem culpando a falta de esgotamento sanitário como principal vilão para a destruição das vias públicas da cidade quando o volume pluviométrico fica acima dos 50mm. Na manhã desta sexta-feira (15) durante a sessão do Legislativo, foi anunciado pelo presidente Léo Vasconcelos que o governador deverá anunciar duas grandes obras para Brumado. Questionado pelo 97NEWS se poderia ser o esgotamento, ele desconversou, o que colocou ainda "mais fichas" sobre a aposta. Sobre a segunda obra, alguns acreditam que seja a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, mas essa possibilidade não têm sob si as mesmas evidências. Então o mistério está no ar e só será desvendado durante o discurso do governador Rui Costa.
Foto: Reprodução O sucesso de um empreendimento se concentra na força do trabalho, na dedicação, no empenho e num planejamento muito bem elaborado. São justamente essas características que foram o alicerce para a Quartzolar Argamassa e Rejunte, uma empresa genuinamente brumadense que, nesta sexta-feira (15) comemora 12 anos no mercado. Criada pelo jovem empresário brumadense Renan Rocha de Souza, que demonstrando uma visão futurista, a Quartzolar iniciou as suas atividades como uma modesta fábrica de argamassa, que, no início, atendeu somente a clientela local. Logo o sucesso começou a se desenhar, com as vendas muito positivas do produto AC1 - Argamassa Colante tipo 1, o qual se estabeleceu logo como "carro-chefe" do mix de produtos. Apenas com 3 anos de atividades, se iniciou a fabricação do AC2, AC3 e o Especial para Porcelanato. Com o aumento da demanda e para dar melhor qualidade aos seus produtos, um amplo processo de modernização foi operacionalizando, dotando a Quartzolar de equipamentos e máquinas de última geração, que proporcionou uma logística invejável, além de dar maior qualidade de vida aos seus funcionários. Dando continuidade ao projeto de modernização, em 2015, se iniciou a produção de Rejuntes: Rejunte Flexível Tipo II e o Especial para Porcelanato, que oferece 16 tonalidades de cores, que são outro grande sucesso da empresa. Ainda no mesmo ano também se iniciou a produção da AC3 Branca. Em total sincronia com as inovações tecnológicas a empresa lançou o seu site: www.quartzolar.com.br, onde os clientes podem conhecer todo o portfólio de produtos. Hoje a fábrica da Quartzolar, que fica situada no Anel Rodoviário da BR-030, KM 03, em Brumado/BA, emprega um grande número de pessoas e vem passando por constantes otimizações, porque um dos lemas é justamente evoluir sempre. Recentemente a Quartzolar recebeu a Certificação ISO 9001 que foi concedida pela BRTÜV, comprovando a garantia na qualidade da execução de produtos e serviços. "A certificação ISO 9001 vem confirmar a nossa filosofia, que tem como um dos principais pilares a priorização pela qualidade dos nossos serviços e busca incessante por melhorias nos processos, assim como a plena satisfação de nossos clientes", relata Renan Rocha - Diretor Executivo da Quartzolar. Atualmente a empresa atende o mercado da Bahia, do Norte de Minas e sudoeste do Piauí e, em 2018, o plano de expansão continuará sendo desenvolvido, mostrando a capacidade e a competência do empresário Renan Rocha, que é um grande exemplo de dedicação, superação e dinamismo. Parabéns Quartzolar, uma empresa que dignifica o município de Brumado e comprova que o futuro do município passa também pela via da iniciativa privada.
O presidente Léo Vasconcelos explicando a metodologia aplicada para a reforma do telhado da Casa Legislativa (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS) Desde o início da sua gestão o presidente do legislativo brumadense, vereador Léo Vasconcelos vem efetivando diversas ações visando oferecer as mais favoráveis condições de trabalho aos parlamentares e a todos os servidores. Após um grande levantamento foram detectados vários problemas decorrentes da deterioração ocorrida ao longo do tempo, visto que inaugurada em 2004 a Câmara não recebeu nenhuma reforma em sua estrutura. Léo explicou que a Câmara é dividida em dois telhados, ou seja, um que se refere a parte dos gabinetes, secretaria, contabilidade, assessoria jurídica, que apresentavam problemas, desta forma no mês de junho foram realizadas reformas que contemplaram esses setores, priorizando a conservação de documentos, toda a parte de informática, para que os trabalhos essenciais para o pleno funcionamento do legislativo pudessem ser realizados, assim como oferecer aos vereadores totais condições para o ofício parlamentar. Salienta que essa reforma foi realizada através do orçamento relativo a gestão anterior, desta forma não se poderia extrapolar o que estava orçado, ficando impossibilitada, portanto a reforma da segunda parte do telhado (plenário,) que também apresentava sérios problemas estruturais, também em decorrência do tempo em que não se realizou nenhuma restauração. “Iremos agora realizar no mês de janeiro, já com novo orçamento a total reforma do plenário da câmara, conforme já tínhamos nos comprometido e noticiado. Infelizmente não poderíamos efetuar a obra com o orçamento da gestão anterior, mesmo tendo o dinheiro para tal, a lei não nos permitia. São mais de dois mil metros quadrados que serão totalmente reformados”, observou Léo Vasconcelos. Finalizando o presidente destaca que irá devolver recursos para a administração municipal, estando finalizando a parte contábil para ter efetivamente o valor do montante e irá, para definitivamente acabar com esse problema, realizar a reforma da estrutura do plenário da Câmara.
A Polícia Militar contornou o clima inicial de animosidades (Foto: Whatsapp 97NEWS) Buscando chamar a atenção das autoridades públicas e também das polícias civil e militar, moradores dos bairros, Apertado do Morro I e II, realizaram na manhã desta quarta (14) uma manifestação de protesto na principal via de entrada do bairro. Gritando palavras de ordem, os moradores chegaram a fechar a via com galhos e pedras, mas logo foram ouvidos pelo prefeito municipal, Eduardo Vasconcelos e pelo advogado Dr. Acioli Viana. A Polícia Militar, de forma tranquila, conversou com os manifestantes solicitando a desobstrução da via, que foi prontamente acatado. Na oportunidade, os moradores cobraram com veemência melhorias para a infraestrutura do bairro, que, segundo eles está abandonado. "Este bairro aqui é de trabalhadores, crianças e idosos, e, há anos está abandonado, já fomos em rádios, blogs, na infraestrutura e nada. E com as chuvas uma grande quantidade de lama está prejudicando a nossa acessibilidade", protestaram. Já o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos argumentou que "todo o transtorno que acontece aqui, vem de administrações antigas, que não conheciam de engenharia, todo esse morro quando chove trás uma grande vasão de água para o lado de cá" e continou alegando que "na época foi colocada uma manilha de um metro e a água não passa, então qualquer chuva que tenha uma vasão maior, não vai dar conta. A prefeitura irá fazer, logo que puder, uma galeria de pelo menos 1,5 metro ou de 2 metros para dar vazão de água que desce do morro e que vem prejudicando a todos do bairro, o que solucionará o problema", afirmou.
O projeto foi aprovado tendo 2 votos contrários, dos vereadores Zé Ribeiro e Lek (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS) O Projeto de Lei 47/2017, oriundo do Poder Executivo, o qual institui o pagamento do 13º salário e o 1/3 de férias aos agentes políticos de Brumado, que acabou gerando uma série de manifestações contrárias nas redes sociais, foi aprovado em segunda votação na manhã desta sexta-feira (15) por 11 votos a favor e 2 contrários. A previsão de que manifestantes iriam lotar o plenário da Câmara para protestar não se cumpriu e a votação aconteceu de forma muito tranquila. A não presença dos manifestantes gerou alguns comentários contrários de que o movimento tinha sobre si o manto do oportunismo e da politicagem. A posição antagônica ficou a cargo dos vereadores Zé Ribeiro (PT) e Lek Cabeleireiro (PV), os quais confirmaram o seu posicionamento contrário.
O presidente do Legislativo, vereador Léo Vasconcelos fez argumentações positivas à aprovação do PL 47 (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS) Em entrevista ao 97NEWS, o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos (PDT), argumentou que "primeiramente tem que se esclarecer que foi uma decisão do STF, que criou a jurisprudência para que os agentes políticos possam receber o 13º salário e o 1/3 de férias" e continuou explicando que "em seguida o glorioso TCM recomendou que os municípios fizessem um Projeto de Lei, o que ao meu ver era desnecessário. Mas, enfim, o projeto foi aprovado e é justo, pois um fato que foi esquecido é que o salário dos vereadores está sem correção há vários anos, tanto que hoje ele deveria girar em torno de R$ 10 mil, mas, buscando não onerar os cofres públicos não foi aprovado o aumento, então, esse pagamento não deixa de ser uma correção. Vale ressaltar também que em pouquíssimos municípios do país o projeto foi rejeitado, o que dá ainda mais legitimidade". E finalizou ainda destacando que "outro detalhe importante é que os vereadores, assim como os secretários, prefeito e vice, terão que assinar um requerimento aos respectivos poderes solicitando o pagamento, os que assim não fizerem não irão receber, então, só o fato de entregar o requerimento já irá deixar claro a posição favorável ao referido projeto de lei".
Foto: Conteúdo l 97News Na última terça-feira (12), a Prefeitura Municipal de Brumado, enviou notificação aos estudantes moradores da Residência dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado ( REUSB), em Vitória da Conquista, e do Centro de Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado (CEUSB) na Capital Baiana. A notificação fala sobre o prazo que os mesmos deverão deixar os imóveis. Na notificação, os alunos foram informados de que devem desocupar as residências universitárias até o dia 30 de dezembro deste ano, quando termina o prazo de vigência dos Contratos de Locação. Em uma nova lei aprovada na Câmara, Lei Municipal nº 1.810/2017, diz que o auxílio aos estudantes será feito por intermédio de concessão de bolsa de estudo e não mais fornecendo imóvel para residência. Ainda de acordo com o projeto aprovado, o programa de acesso estudantil ao ensino superior foi instituído com o objetivo de conceder bolsa de estudo mensal a estudantes regularmente matriculados e que comprovem frequência e bom desempenho escolar.
Foto: Reprodução Uma empresa está oferecendo mais de 70 vagas de emprego para técnico de enfermagem, com salário de R$1.300,00. Confira mais informações no site www.integracaoestagios.com ou pelo e-mail: [email protected].
Os Panetones da Divina já são um grande sucesso de vendas (Foto: Divulgação) A qualidade dos produtos da Padaria Divina, todo mundo já conhece, mas, sempre inovando e trazendo as verdadeiras delícias e iguarias das mais variadas tendências culinárias, a Divina, desta feita está lançando a sua linha de Panetones, os quais deixarão as suas festas de final de ano, muito mais saborosas. Preparados dentro dos padrões de excelência, os Panetones da Divina são realmente irresistíveis e com preços bem acessíveis, inclusive já são um grande sucesso de vendas em um grande número de supermercados da cidade. Outra grande oportunidade é a compra combinada que pode ser feita por empresas que desejam incrementar as cestas natalinas de seus funcionários. Então, após você ficar com água na boca, vá agora mesmo até a Padaria Divina, que fica na Rua Antônio Francisco da Silva, 200, no Bairro do Tanque e peça o seu panetone de frutas e comprove o sabor especial. E os empresários que querem presentear os seus funcionários com essa delícia natalina pode entrar em contato pelo fone: (77) 3311-6869 e fazer as suas encomendas. Lembrando que na Divina os clientes têm acesso ao café da manhã self-service, num ambiente agradável e totalmente climatizado.
A produção dos panetones já está a todo vapor (Foto: Divulgação)
As equipes em ação realizando a troca do poste que envolve logística e precisão (Foto: 97NEWS) A preocupação dos moradores do São Jorge quanto à um poste danificado na Rua Pedro Serra, uma das principais do bairro, terminou às 13h30m desta quinta-feira (14) com a realização por parte da Coelba da troca do referido equipamento. Segundo os moradores o risco de um acidente grave era muito alto, já que o poste estava sendo sustentado apenas por parte da estrutura de ferro. Os moradores agradeceram a rápida ação da Coelba, que, segundo eles, evitou até que algo grave pudesse ocorrer.
Vereador Zé Ribeiro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS) Tendo uma sincronia muito fina com as áreas de Educação e Cultura, o vereador Zé Ribeiro (PT) dentro das novas atribuições que foram concedidas pelo Poder Legislativo, que neste ano de 2017 designou modalidades diferenciadas com o objetivo de homenagear, por meio de medalhas e comendas a personalidades que residem em Brumado e também à entidades filantrópicas. Após um estudo minucioso, já que um grande número de pessoas preenchiam os perfis para receber as devidas homenagens, foram feitas as escolhas, as quais recaíram sobre cidadãos muito representativos, muitos dos quais atuam na área de Educação e Cultura. O grande destaque foi a concessão de Título de Cidadão Brumadense ao juiz Dr. Genivaldo Guimarães, o qual está em Brumado desde março de 2011, realizando um trabalho primoroso, com um grande índice de resolutividade, à frente da Comarca de Justiça de Brumado. Na modalidade Comenda Professora Maria Iranildes Lobo, o destaque é para a ex-deputada Marizete Pereira, que é considerada um dos grandes nomes da política brumadense. Já na categoria Medalha de Honra Capitão Francisco de Souza Meira, o destaque vai para à CARP - Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz. Confira abaixo a lista completa:
COMENDA PROFESSORA MARIA IRANILDES LÔBO
- PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 010 / 2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede Comenda Professora Maria Iranildes Lôbo a MARIZETE LISBOA FERNANDES PEREIRA”. Em 20 de novembro de 2017.
- PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 011 / 2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede Comenda Professora Maria Iranildes Lôbo a NILÇA BERNARDES AMORIM”. Em 21 de novembro de 2017.
- PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 022 / 2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede Comenda Professora Maria Iranildes Lôbo a RITA DE CÁSSIA ARAÚJO BONFIM”. Em 06 de dezembro de 2017.
MEDALHA DE HONRA CAPITÃO FRANCISCO DE SOUZA MEIRA
- PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 008 /2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede MEDALHA DE HONRA CAPITÃO FRANCISCO DE SOUZA MEIRA ao CLUBE DOS DESBRAVADORES”. Em 21 de novembro de 2017.
- PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 009 /2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede MEDALHA DE HONRA CAPITÃO FRANCISCO DE SOUZA MEIRA à ASSOCIAÇÃO DE CARIDADE SÃO SEBASTIÃO”. Em 21 de novembro de 2017.
- PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 013 / 2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede MEDALHA DE HONRA CAPITÃO FRANCISCO DE SOUZA MEIRA a CARP - Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz”. Em 21 de novembro de 2017.
- PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 024 / 2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede MEDALHA DE HONRA CAPITÃO FRANCISCO DE SOUZA MEIRA à UEB - UNIÃO ESPIRITA DE BRUMADO”. Em 06 de dezembro de 2017
MEDALHA DE HONRA MONSENHOR FAGUNDES
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 012 /2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede a Medalha de Honra Monsenhor Fagundes a DR. JOÃO BATISTA DE CASTRO JÚNIOR”. Em 21 de novembro de 2017
- PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 016 /2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede a Medalha de Honra Monsenhor Fagundes a DR. OSVALDO LUIZ LARANJEIRA BASTOS JÚNIOR”. Em 21 de novembro de 2017
TÍTULOS DE CIDADÃO
- TÍTULO DE CIDADÃO BRUMADENSE
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 014 / 2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede o Título de Cidadã Brumadense a MARIENE MARIA OLIVEIRA SILVA”. Em 21 de novembro de 2017.
- PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 015 / 2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede o Título de Cidadão Brumadense a NIVIONEI ALVES FERREIRA”. Em 21 de novembro de 2017.
- PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 023 / 2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede o Título de Cidadão Brumadense a DR. GENIVALDO ALVES GUIMARÃES”. Em 06 de dezembro de 2017.
- PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 025 / 2017. (De autoria do Vereador José Ribeiro Neves). “Concede o Título de Cidadão Brumadense ao Sr. FREDERICO XAVIER RÊGO”. Em 06 de dezembro de 2017.
Waldenor e Zé Raimundo durante a reunião com o secretário Fábio Villas Boas (Foto: Divulgação) Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), estiveram reunidos com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas para tratar da agenda de inauguração de UTI de 20 leitos no Hospital de Brumado, que acabou marcada para o próximo dia 21 de dezembro. O secretário confirmou a participação do governador Rui Costa na inauguração e informou que ele também se reunirá com prefeitos da região visando à formação de consórcio de saúde para uma possível implantação de policlínica regional. Na oportunidade do encontro com Vilas-Boas, semana passada, o deputado Waldenor também anunciou a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos hospitalares para a mesma unidade brumadense. Os parlamentares destacaram a importância dos novos leitos para melhoria do atendimento à saúde na região polarizada por Brumado, defendida pelos seus mandatos e o PT local. “Agradecemos ao governador e ao secretário por esse investimento para atender a uma antiga reivindicação da população de Brumado e região, que, em casos de maior complexidade tem que se deslocar para Vitória da Conquista ou Salvador, em busca de atendimento hospitalar”, disse Waldenor.
Foto: Divulgação A data homenageia a profissão de um dos operários mais antigos da história da humanidade. O pedreiro é o responsável por ajudar a construir prédios públicos ou privados, utilizando técnicas de revestimentos com argamassas, alvenaria e demais derivados da pedra. O pedreiro, como o próprio nome sugestiona, trabalha com a manipulação de materiais feitos de pedra ou tijolo. Em homenagem aos pedreiros que ajudaram a construir a cidade de Brasília, a capital brasileira, em apenas 41 meses, em 1961, o presidente do Brasil Juscelino Kubitsckek mandou erguer um monumento que fizesse todos lembrarem da grande importância desta profissão para o desenvolvimento do país.
Homenagem da Quartzolar
Esse operário rudimentar evoluiu, se especializou e se profissionalizou fazendo do uso de Argamassas uma arte para construir as cidades. Parabéns a todos os pedreiros que construíram e constroem a nossa Brumado. Uma das profissões mais importantes e mais presentes na vida de todo mundo. Sem eles nós não teríamos a nossa casa, nosso trabalho, supermercado, e nenhuma outra construção que adoramos visitar. Parabéns pelo seu dia, pedreiro!
A situação do poste é realmente muito precária (Foto: 97NEWS) Acidentes que acabam danificando postes fazem parte do cotidiano urbano de Brumado, alguns, infelizmente até com vítimas fatais. Um novo episódio desses volta à cena, desta feita no Bairro São Jorge. Segundo informações passadas à nossa redação, um caminhão de uma empresa de poços artesianos bateu num poste, prejudicando a estrutura do mesmo. O local é a rua principal do bairro, Pedro Serra, ao lado de uma panificadora, ou seja, em um local movimentado. Os moradores estão temerosos que algum acidente mais grave possa acontecer, pois o referido poste está com sua estrutura bem danificada, sendo sustentado apenas pelos estrutura de ferro e, além disso, a energia não foi desligada, o que aumentaria o risco de acidentes. Fica então o alerta para a Coelba para realizar a troca do poste com urgência.