ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Vereadora Lia Teixeira comemora a confirmação da liberação de R$ 1,455 mi para construção da creche do Bairro São José

A vereadora Lia Teixeira comemorou muito a confirmação da liberação da verba para a construção da creche do Bairro São José (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Conhecedora da realidade do déficit de creches em Brumado, a vereadora Lia Teixeira (PDT), desde o início de seu mandato parlamentar começou a elaborar vários projetos e medidas que viessem a contemplar essa carência, já que milhares de mães buscavam esse importante serviço para poderem exercer uma atividade profissional. No final de 2017, uma das ações mais significativas nesse sentido foi a indicação 635/2017 feita o Poder Executivo para que fosse construída uma creche no Bairro São José. A indicação foi aprovada por unanimidade, mas a luta da vereadora não parou, pois ela vem acompanhando de perto o processo. Uma das primeiras razões para comemorar foi a liberação de um terreno por parte do município para abrigar o equipamento público. Nesta quarta-feira (07) a vereadora teve outro grande motivo para comemorar que foi uma correspondência de autoria do deputado federal Arthur Maia, que foi o interlocutor junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) da confirmação da liberação da quantia de R$ 1.455.000,00 (Hum milhão quatrocentos e cinquenta e cinco mil reais) para a construção da referida creche. “Estamos muito satisfeitas, pois sabemos a importância dessa grande conquista para as mães do Bairro São José”, declarou a vereadora que ainda fez questão de salientar que “é mais uma grande vitória para Brumado, em especial para o referido bairro, que agora irá contar com esse importante serviço social que trará benefícios importantes para centenas de mães que poderão deixar seus filhos numa creche de qualidade para poderem trabalhar”. E ainda citou que “agradeço o empenho do prefeito Eduardo e do deputado Arthur Maia que não mediu esforços para que esse sonho se tornasse realidade”. Confira abaixo a indicação da vereadora e o ofício confirmando a liberação da verba: 

(Divulgação)


Brumado: Chuvas fazem a Barragem de Cristalândia sangrar; veja vídeo

A Barragem de Cristalândia chegou ao seu nível máximo no final da tarde desta terça-feira (06) (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O medo do desabastecimento devido à forte estiagem que perdurou até o mês de janeiro, ao que tudo indica, está sendo “exorcizado” pelas fortes chuvas que caíram em Brumado e região nestes primeiros 7 dias de fevereiro, que já somaram mais de 110 m3. Um dos reflexos mais positivos nesse sentido foi que a Barragem de Cristalândia, que serve a cidade de Brumado e, agora, também os municípios de Malhada de Pedras, além de várias outras localidades no meio rural, sangrou no final da tarde desta terça-feira (06). A notícia é muito satisfatória e só não é melhor porque ainda não foi oficializada a construção da segunda etapa da barragem, pois, caso estivesse já construída o armazenamento passaria dos 17 milhões de m3 para cerca de 30 milhões, ou seja, praticamente o dobro, o que poderia abastecer outros locais como o município de Ituaçu, bem como a própria Comunidade de Cristalândia que, mesmo sendo o local que abriga a barragem, ainda não conta com a água tratada distribuída pela Embasa. Confira o vídeo abaixo feito pela nossa equipe, no qual está registrado que a capacidade de armazenamento da barragem chegou ao seu nível máximo: 



Brumado: Sessão do legislativo brumadense acontecerá nesta quinta-feira (08)

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Conforme Portaria nº 19/2018, de 02 de fevereiro que “Dispõe sobre a redefinição de Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado” a sessão ordinária acontecerá nesta quinta-feira, 08, no horário de 08h00, após acordo entre todos os edis que compõem a Casa Legislativa. Os dias e horários retornam a sua normalidade nas sessões posteriores, ocorrendo às sextas-feiras, no horário de 08h00.



Após pendências resolvidas, UPA de Brumado deverá ser inaugurada ainda neste primeiro semestre

A tão esperada UPA de Brumado deverá entrar em atividade ainda neste primeiro semestre de 2018 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com o constante crescimento da área de saúde pública em Brumado, que agora conta com os procedimentos de alta complexidade como a UTI, que juntamente com as previsões altamente positivas como a construção da Policlínica Regional e a vinda da Faculdade de Medicina, vai fazer com que o setor vai estar cada vez mais no “topo da pauta”, correspondendo assim a grande expectativa, não só da população brumadense, mas também como dos 400 mil habitantes dos municípios pactuados da microrregião. Diante deste cenário de otimismo, mais uma notícia pode “engrossar a lista” dos serviços que é o funcionamento da tão aguardada UPA de Brumado, que estava atravessando um processo burocrático complicado, mas que, devido aos esforços da administração municipal, que, de forma incessante, buscou a solução e o tão aguardado funcionamento da unidade pode acontecer ainda neste primeiro semestre. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, e também com o chefe de gabinete, Amarildo Bonfim, foi dada a confirmação que as pendências financeiras foram resolvidas e que, o próximo passo, é a realização dos processos licitatórios para a compra dos equipamentos. “Não podemos precisar uma data, mas é muito provável que, no máximo, em 120 dias a UPA de Brumado entrará em funcionamento, dando mais uma grande opção na área do atendimento de urgência e emergência para a população”. E ainda destacaram que "o prefeito nos solicitou que todos os esforços fossem feitos nesse sentido, então, acreditamos que tudo ocorrerá de maneira positiva e a UPA entrará em funcionamento". 



‘Cadê a nossa ponte?’, clamam moradores do Jacaré, Retiro e André; eles estão isolados

A situação se agravou nos últimos dias e a passagem está totalmente impossibilitada (Foto: 97NEWS)

O clamor do povo, especialmente dos moradores do meio rural,  pelas chuvas foi atendido pelos céus, mas, como diz o pensador que “tudo tem os dois lados”, as tão esperadas chuvas trazem o alívio para a questão do abastecimento, só que, na questão de infraestrutura, os problemas aparecem, os quais chegam ao ponto de impossibilitar a mobilidade dos moradores, deixando claro que é necessária a construção de uma ponte na referida localidade. 

Caso as chuvas continuem a situação deve piorar (Foto: 97NEWS)

Vários casos vêm sendo enviados para o 97NEWS, e o último foi feito pelos moradores da região do Jacaré, Retiro e André, os quais garantem que estão totalmente isolados, já que a estrada que faz a ligação com a sede do município ficou totalmente intransitável, já que o volume do rio aumentou consideravelmente, impedindo a passagem. O grande receio deles são que alguns moradores mais idosos, ou crianças, venham a adoecer, além do fato de que, com o início das aulas, os alunos ficam privados do ensino.

Apesar das tentativas, a travessia do rio não dá para ser realizada (Foto: 97NEWS)

Cansados de tantas promessas, eles esbravejaram que “cadê a nossa ponte, não aguentamos mais ser iludidos, toda vez é a mesma coisa. Só que agora, será diferente, se não resolver essa situação nenhum político aqui terá o nosso voto, porque são anos desse sofrimento que parece que não tem mais fim”. Como já citamos, a secretaria municipal de infraestrutura garantiu que uma ampla ação de recuperação das estradas vicinais irá ser iniciada nos próximos dias, assim que a chuva der uma trégua.



Protesto: Moradores prometem bolo e festa de aniversário de 1 ano para buraco na rua

Quem passar pelo local irá se deparar com essa cena (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As chuvas dos últimos dias voltaram a evidenciar um dos problemas mais constantes e inquietantes da infraestrutura urbana de Brumado, que é a situação precárias de inúmeras vias da cidade. Tendo como grande obstáculo a omissão, pelo menos até o momento, da construção do sistema de esgotamento sanitário, vai-se se “empurrando o problema com a barriga”, ou seja, cada vez que buracos aparecem nas vias tem que ser feito um “armengo”, geralmente se colocando paralelepípedos, areia e terra, que, quando recebem novas chuvas, são arrastados novamente pela correnteza, o que torna a situação num ciclo vicioso “interminável”. Com isso o dinheiro público vai também na “enxurrada” e, não se tem estudos do impacto econômico, mas o que se gastou com consertos de ruas em Brumado já daria, ao menos, para se ter iniciado as tão urgentes obras de esgotamento. Dentro deste cenário intrigante, sempre aparecem os casos emblemáticos, desta feita foi na esquina da Rua Marcolino Rizério com a Sebastião dos Santos Leite, onde, segundo os moradores, um buraco que já vai fazer um ano, o qual, no início, era de menor proporção, agora se expandiu e, agora, oferece também riscos de acidentes. Um dos moradores, mais “revoltado” com a situação, afirmou à nossa equipe que se nada for feito ele fará, como forma de protesto, um bolo e uma festa de aniversário para “comemorar” o aniversário do buraco, mas, ele espera que isso não seja preciso. Quem passa pelo local se depara com um cavalete com uma placa com os seguintes dizeres: “vamos fazer aniversário deste buraco”. Provavelmente essa seria mais uma situação que poderia se encaixar na galeria “têm coisas que só acontecem em Brumado”. Em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, ele disse que um amplo planejamento de recuperação das vias públicas será colocado em prática, mas que, nesse momento, por causa das chuvas, não é possível a sua operacionalização. 

Além de tudo existe o risco de acidentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


‘A estrada virou um verdadeiro mingau’, esbravejam moradores da região da Comunidade Lagoa da Pedra

A estrada ficou totalmente intransitável, um verdadeiro 'mingau' como definiram os moradores (Fotos: 97NEWS)

A chuva tem um lado positivo muito grande, mas, ela também traz transtornos e muita “dor de cabeça”, ainda mais quando as precipitações são mais intensas. A zona rural, geralmente, é mais privilegiada, mas, na área de infraestrutura, é a que mais sofre, já que, quase sempre, as estradas ficam praticamente intransitáveis. Várias são as situações desse gênero, mas, uma em especial, que foi trazida à nossa redação, chamou a atenção pela forma como foi definida. Segundo os moradores da região da Lagoa da Pedra, que envolve também as comunidades de Amucafo, Vazante, Furado dos Veados, Barreiro e Cachoeira, tudo se iniciou com uma obra particular de uma construção de um barramento, que utilizou um material que acabou se desintegrando com as chuvas, tornando a estrada um “verdadeiro mingau”. Eles não esconderam a insatisfação ao declarar que “o povo está totalmente revoltado, pois a estrada é utilizada por centenas de famílias que estão privadas de poderem ir para a sede do município” e continuaram citando que “as aulas começaram, mas os alunos tiveram que voltar frustrados para as suas casas, pois o ônibus não pode passar. Isso é um absurdo e um abuso, esperamos que as autoridades tomem as devidas providências e resolvam essa situação o quanto antes”. 



Brumado: Trabalhadores fazem fila para vagas como cuidador de creche temporário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A fila na porta da Prefeitura Municipal de Brumado, começou cedo na manhã desta segunda-feira (5). Foram trabalhadores que queriam se candidatar a uma vaga temporária para cuidador de creche. As inscrições foram para 50 vagas, mais cadastro de reserva. A fila se concentrou na porta da prefeitura, onde foram  recebidas as fichas de inscrições para as vagas. Os interessados para as vagas passaram a manhã na fila, que no período da tarde foram transferidos para auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), para a entrega dos currículos. Para se candidatar, foram apresentados os documentos originais e cópias, juntamente com a ficha de inscrição preenchida. O pré-requisito pedido no processo foi que, o candidato tivesse ensino médio completo. O salário é de R$ 1.246,20. Segundo o edital, a contratação será feita pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), de acordo as necessidades em caráter emergencial da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A prova objetiva será aplicada nesta sexta-feira (9). Já o Processo Seletivo será realizado por uma comissão de servidores da prefeitura. Os contratados, terão a carga horária de 40 horas semanais.



Comunidade CARP realizará o 'Carnaval com Cristo' em Brumado

Foto: Divulgação

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, a Comunidade CARP realizará em Brumado o  "Carnaval com Cristo". O evento começa no sábado às 14h, com muito louvor, oração, adoração e pregação. E ainda, praça de alimentação. Este ano a Comunidade aborda o tema: "Negas os teus desejos, e encontrará o que deseja teu coração" (São João da Cruz). Entrada gratuíta. Venha e traga toda sua família para viver essa experiência de fé! O evento acontecerá no Centro de Evangelização, "Jesus, eu confio em vós", saída para Vitória da Conquista.



Brumado: Porta giratória da Caixa Econômica Federal trava e causa transtornos a clientes e funcionários

Muita gente se encontrava na agência e o clima era de insatisfação até que o problema foi resolvido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Sistematicamente são registrados pela mídia local incidentes envolvendo as agências bancárias, a grande maioria delas sempre com filas imensas e com inúmeras reclamações sobre o atendimento que sempre foi avaliado como deficitário. Na manhã desta terça-feira (06), um incidente incomum teve como cenário a agência da Caixa Econômica Federal, que fica situada na Rua Coronel Tibério Meira, bem no centro da cidade. A equipe do 97NEWS esteve presente no local e constatou que, desde às 09h, a porta giratória que é o único acesso ao interior da agência, acabou travando e ficando dessa forma até às 10h30m, deixando a todos muito irritados, já que tinham muitas pessoas no momento. O problema só foi solucionado com a chegada de uma equipe especializada que detectou que era um problema técnico, o qual foi solucionado. 



Prefeito sinaliza novamente que a Embasa é ‘inimiga’ de Brumado; ele ainda lembrou da omissão do Legislativo em 2012

O prefeito Eduardo voltou a fazer críticas severas à Embasa (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Adversário administrativo declarado da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, a popular Embasa, o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) resolveu “abrir fogo” novamente contra a empresa, relembrando um fato que, segundo ele, é muito representativo e poderia ter sido favorável ao município, mas que, por omissão ou decisão equivocada dos legisladores da época acabou substanciando ainda mais a falta de compromisso com a população. “A causa de tudo se chama Embasa. A população deveria se dizer parceira do prefeito contra a Embasa, mas, recentemente, os representantes deste povo, em 2012, comandados pelo presidente da Câmara na época, o qual, demorou para colocar em votação e, quando colocou, a maioria deles votaram contra, ou seja, confirmaram a posição de defensores da Embasa e não defensores do povo”. A afirmação é contundente e vem reascender a antiga rivalidade que tem como substância a não construção até o momento do sistema de esgotamento sanitário de Brumado, que é uma das grandes urgências do município. Diante disso, surge a projeção que o projeto de criação da SEMAE - Serviço Municipal de Água e Esgotos e, desta feita, como ao apoio do prefeito é de cerca de mais de 70%, o projeto deverá passar, o que fará com que a Embasa seja duramente fiscalizada e não venha a cometer mais possíveis falhas e cobranças indevidas. Vale ressaltar que com os novos aumentos as reclamações contra a empresa aumentaram de forma muito significativa, tanto que vários consumidores que se disseram lesados, procuraram vereadores, mas, até o momento eles não se posicionaram. 



Previsão do Tempo: Chuva segue até sexta-feira em Brumado

No início da manhã a famosa "bruma" tomou conta da Serra das Éguas (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A previsão do tempo para os próximos dias da semana em Brumado anima agricultores. Depois de muitos dias de sol, a chuva chegou com tudo. Nesta terça-feira (6), a previsão aponta 38 mm de chuva na cidade, e boa parte dela concentrada na parte da manhã, entre nuvens, com pancadas de chuva no período da tarde e noite. Mas a chuva continua no decorrer da semana, com previsão até a próxima sexta-feira (9), véspera de carnaval com maiores volumes previstos para a sexta (9), onde segundo o site da SEAGRI, poderá cair até 14 mm de chuva. Para os foliões de plantão, o carnaval será de sol e poucas nuvens. As chuvas que vem atingindo o município desde o início do ano já mudou o cenário do sudoeste. "Passamos por uma fase muito difícil, mas agora eu considero que melhorou muito. Tenho uma crença de que todo ano que termina com o número sete é de chuva. Uma época boa de plantar e colher”, explica o morador da Fazenda Cachoeira, Francisco de Almeida, de 65 anos. Ele considera que os anos terminados com sete são abundantes para a agricultura.

Vista do alto da Serra das Éguas (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Artista brumadense será agraciada com prêmios internacionais e vaga em Academia na Argentina

Silvia Mello gravou o seu mais novo clipe da música

Nos dias 6 e 7 de abril, no Castelo Itaipava, em Petrópolis, Rio de Janeiro, a poetisa e cantora brumadense, Silvia Mello, tomará posse como membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires, na Argentina. Ainda no evento, a artista se apresenta cantando um tango. Mello, também receberá em Brumado, a condecoração de Grã Oficial, pela Academia de Letras Brasil/Suíça. A data da cerimônia ainda não foi marcada. Com as condecorações, Silvia Mello se torna a única na região sudoeste a ingressar como membro em academias de letras da Europa, como Portugal, Suíça e França. A brumadense é conhecida por produzir produtos culturais, e apresenta-los a outros estados do Brasil, e agora também para outros países. Radiante com o sucesso em sua vida pessoal, a cantora gravou o seu mais novo clipe "Meu Atol". O novo hit do álbum faz parte da carreira solo de Sílvia Mello. Minha Alma na Tua! foi o primeiro. Assista:



Ilhados, moradores da Fazenda Cachoeira clamam pela construção de uma ponte

O vereador Lek Cabeleireiro apresentou indicação para a solução do problema em setembro de 2017 (Fotos: 97NEWS)

Tendo também um raio de atuação muito importante no meio rural, o vereador Lek Cabeleireiro vem desenvolvendo uma série de ações na busca de atender os grandes anseios das comunidades rurais, que acabam sofrendo um paradoxo nos tempos de chuva e na época da seca, já que, na estiagem o fantasma do desabastecimento atormenta e, no período chuvoso como o que está ocorrendo agora, a mobilidade fica altamente prejudicada. Conhecedor de uma das situações mais emblemáticas nesse sentido, o vereador entrou com uma indicação ao poder executivo, a qual foi protocolada no Legislativo em 28 de setembro de 2017. Iniciado o ano de 2018, as perspectivas de chuvas aumentaram e, agora no início de fevereiro se cumpriram, trazendo alívio para os milhares de habitantes da zona rural, mas, em alguns locais, como a Fazenda Cachoeira, essa satisfação veio acompanhada de uma grande preocupação, já que os moradores estão ilhados. Em contato com o vereador Lek eles expressaram a sua situação, já que o rio encheu e a estrada que faz a ligação com a sede do município está sem condições de tráfego. A maior preocupação dos mesmos é quanto às crianças e os idosos, num caso de adoecerem, já que a ambulância do SAMU 192 não teria acesso. No vídeo que foi enviado à nossa redação, fica clara a situação preocupante, onde, eles tiveram que fazer uma “engenhoca” para ter que atravessar o rio, mas que é muito arriscada. Na oportunidade eles clamam ao poder público municipal uma solução urgente para a questão. Veja o vídeo abaixo: 



‘Não acreditamos mais nos políticos’, afirmam moradores do Bairro Esconso

A situação só vem piorando e nada foi feito até o momento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Há mais de três anos lutando e chamando a atenção das autoridades locais e estaduais, os moradores do bairro Esconso já afirmam que não acreditam mais nos poderes públicos de Brumado. A luta, que já vem se arrastando no solo das promessas, a qual tem como objetivo a recuperação da Av. Cleóbulo Meira Leite que faz a ligação da Av. Centenário com à BR-030, que, a cada dia que passa fica cada vez mais intrafegável. Em agosto de 2017 eles receberam a garantia que a via receberia as tão esperadas obras de reestruturação, garantia essa que foi feita após um encontro com o engenheiro geral do Derba, Gil Boa Ventura, no qual foi colocada a urgência sobre a questão. No encontro o engenheiro se prontificou a buscar uma solução para o caso, mas só ficou na promessa. Segundo o chefe da comissão dos moradores, Edcarlos de Araújo, o engenheiro confirmou que as obras seriam realizadas, mas, infelizmente, até hoje, nada aconteceu. Ainda segundo os moradores, umas das últimas saídas é a formação de uma comissão dos moradores para se entrar com uma representação no Ministério Público, para que os poderes constituídos possam realizar a obra, através de uma ação popular. 

Os buracos são um risco para os condutores de veículos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Argamassa Quartzolar realiza sorteio da Promoção `Quer ganhar? Adquira Quartzolar!´

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã da última sexta-feira, 2 de fevereiro, a equipe da Quartzolar de Brumado realizou o sorteio da Promoção "Quer ganhar? Adquira Quartzolar!". Foram sorteados os valores de R$ 600 para o cliente, Custódio Santos Ribeiro, mais R$ 400 para o vendedor, Orniclei Santos, além de R$ 500 em produtos da Quartzolar para a loja Bazar Lider. O sorteio foi realizado ao vivo pela Rádio Alternativa, acompanhado por colaboradores da Quartzolar e órgãos de imprensa. Participou da promoção todos os clientes que compraram produtos Quartzolar em Brumado e região. A única indústria no ramo de argamassa e rejunte da Bahia com o selo internacional de qualidade ISO 9001:2015, agradece a todos os participantes e informa ainda que, para conhecer mais sobre a empresa, basta acessar o site: www.quartzolar.com.br ou ligue grátis 0800 024 3077. Quartzolar, 12 anos construindo com você.



‘Cumprimos religiosamente os índices constitucionais de nosso município”, afirma prefeito de Brumado

O prefeito Eduardo Vasconcelos, de forma muito segura, começou a fazer a prestação de contas de sua gestão do ano de 2017 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em seu último programa semanal de rádio deste sábado (02), o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB) começou a fazer uma prestação de contas referentes ao ano de 2017. Muito seguro e mostrando uma tranquilidade, o chefe do executivo brumadense começou explicando que “vamos começar a fazer apresentação do relatório gerencial do ano de 2017, ou seja, a prestação de contas, pois esse é nosso dever”. Ele continuou narrando que “mas, a princípio, afirmou que os índices constitucionais foram cumpridos à risca e aplicamos os recursos públicos totalmente dentro da lei, ou melhor dizendo, com folga”. Subindo o tom ele declarou que “só no caso da Educação, que tem que é de 25%, chegamos a 26,26%, onde destinamos mais que os 60% da folha dos professores que é recurso do fundef, chegando aos 72,45%, ou seja foram R$ 2 milhões a mais” e continuou dizendo que “na Saúde, que o índice é de 15%, aplicamos quase 25%, cerca de R$ 7 milhões e 600 mil a mais”. E ainda fez questão de relatar que “o índice prudencial de pessoal que é de 54% ficou abaixo em 48%, ou seja, tudo muito bem planejado e executado”. Vasconcelos ainda fez questão de ressaltar que “outro grande exemplo foi o duodécimo passado à Câmara de Vereadores que chegou ao montante de R$ 5 milhões e 300 mil”. E finalizou garantindo que “então diante destas primeiras colocações fica claro que os índices constitucionais foram cumpridos de forma religiosa, o que comprova a seriedade de nossa administração e também que estamos no caminho certo para que Brumado alcance a sua vocação de grandeza”. Confira áudio abaixo: 



‘A receita vem aumentando consideravelmente em Brumado, mas a administração teima em negar’, afirma Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro questiona a tese do 'cobertor curto' e garante que o município tem uma receita muito favorável (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Sistematicamente, em seus programas semanais de rádio, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) vem se utilizando da metáfora do “cobertor curto” para expressar que as receitas municipais ainda são insuficientes para atender o grande número de demandas. Visando derrubar essa mística, o vereador Zé Ribeiro (PT), juntamente com a sua assessoria, após uma série de visitas ao site do TCM -Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, afirmam que a alegação do “cobertor curto” está totalmente fora de contexto já que, segundo dados colhidos por ele, o aumento foi considerável. Segundo as informações obtidas, Brumado recebeu no ano de 2016 de receita a quantia de R$ 135.354.575,00 (cento e trinta e cinco milhões, trezentos e cinquenta e quatro mil e quinhentos e setenta e cinco reais), já no ano de 2017 as receitas chegaram a quantia de R$ 182.877.446,49 (cento e oitenta e dois milhões, oitocentos e setenta e sete mil, quatrocentos e quarenta e seis reais e quarenta e nove centavos). Segundo Zé Ribeiro “é um aumento significativo, que desfaz essa tese do cobertor curto. Sabemos que existem enormes demandas em Brumado, mas essa quantia dá para atender a grande maioria delas, pois é uma cifra significativa”. Ele ainda fez questão de lembrar que “além desse aumento na receita de 2018, não podemos esquecer das verbas liberadas dos precatórios do Fundef que foram mais de 40 milhões (R$ 40.989.318,04), dinheiro esse que tem que ser aplicado na Educação”. E finalizou fazendo o seguinte questionamento ao citar que “então Brumado tem condições de realizar com recursos próprios as grandes obras que são uma urgência para o desenvolvimento do município. Esperamos que os anseios da nossa população possam ser atendidos com a realização de ações que venham a contemplar as grandes necessidades de nosso município”. Confira abaixo a tabela das receitas obtida junto ao TCM.  

As receitas do município de Brumado tiveram uma elevação de 4,82%, em 2017 que incluiu os precatórios do Fundef(Imagem: Reprodução TCM)


Brumado: Anunciada os primeiros membros da equipe que irá comandar o SMTT

Parte da nova equipe que irá comandar o SMTT de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O novo Superintendente de Trânsito, Jasen Ricardo, está anunciando parte da equipe que ficará sob o seu comando na Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado. Em entrevista ao 97NEWS, ele anunciou os primeiros nomes: as agentes de Trânsito Cleidileia de Aguiar Amorim Silva para Coordenadoria de Fiscalização e Controle Viário e Maria das Graças Souza Santos como Coordenadora de Educação no Trânsito;  Valdir Caires Neves para a Coordenadoria de Administração e Estatísticas e o Engenheiro André Luís Dias Cardoso, ficará na Coordenadoria de Engenharia e Projetos. Ainda na entrevista, Jansen pontuou algumas metas a serem cumpridas pelo órgão em sua gestão, como por exemplo, a criação da Central Operacional de Controle Viário, fixação de 500 placas de sinalização vertical em toda a cidade e restauração e aplicação de sinalização horizontal nas principais vias da cidade. O coordenador comentou que com o apoio do Grupo de Planejamentos da Prefeitura Municipal, irá implantar do Pátio Municipal de Retenção e Guarda de Veículos e Serviço de Remoção Veicular. Outro fator polêmico, e que mais uma vez vai vir à tona, é a regulamentação dos serviços de mototáxi e motofrete, que segundo Jansen, chegou a hora do município tomar uma iniciativa mais rígida, buscando a regulamentação definitiva deste tipo de serviço que é prestado à comunidade brumadense. Ainda envolto ao combate à clandestinidade, como já foi veiculado pelo 97NEWS, o SMTT, vai combater com o apoio do Ministério Público e da Polícia Militar o transporte clandestino de passageiros. Mas ao mesmo tempo será criado o Centro de Formação Municipal de Condutores, para que os motoristas se capacitem e deixem de atuar na clandestinidade. Segundo Jansen, serão muitos projetos, incluindo a valorização do agente de trânsito, onde será levado à Câmara de Vereadores, a elaboração e articulação para aprovação do Estatuto, Regimento e Plano de Carreira do Agente de Trânsito de Brumado. Questionado, sobre a zona azul, Jansen declarou que já está quase tudo pronto para a implantação definitiva da Zona Azul, que vai regulamentar o estacionamento rotativo nos principais corredores viários e áreas comerciais e a regulamentação do transporte coletivo urbano.



Moradores do Sítio São José clamam por reestruturação da estrada vicinal

A situação da estrada vicinal que serve a Comunidade do Sítio São José está em estado muito precário (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

A situação precária de muitas das estradas vicinais do município de Brumado vêm trazendo transtornos à vida de milhares de moradores que residem no meio rural. Nessa época de chuvas então, a situação se agrava, deixando algumas estradas praticamente intransitáveis. Com isso os apelos ao poder público para que sejam realizados os serviços de recuperação também crescem sobremaneira. Desta feita foram os moradores do Sítio São José que enviaram várias mensagem à redação do 97NEWS para que a estrada que serve a comunidade seja urgentemente reparada já que, segundo eles, são mais de 2 anos que nenhum serviço nesse sentido foi realizado. Ainda segundo eles muitas promessas foram feitas, principalmente na época da campanha, as quais, até agora não foram cumpridas. “Pagamos impostos, então, assim como os moradores da zona urbana temos os nossos direitos à mobilidade, mas, do jeito que está, estamos prestes a ficar ilhados”, relataram. Eles finalizaram dizendo que “esperamos contar com o bom senso e a sensibilidade dos governos que nos representam e resolvam essa situação que tanto nos aflige”. Em contato recente com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, ele explicou que um grande planejamento de reestruturação das estradas vicinais já está sendo operacionalizado, mas que foi dado prioridade para os locais em que passam os ônibus do transporte escolar, mas todos serão atendidos. Agora na época das chuvas os serviços poderão ter uma paralisação, já que fica impraticável, mas assim que o tempo estiar o ritmo será intensificado.