ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Emenda do deputado Vitor Bonfim garante unidade de resgate para Corpo de Bombeiros de Brumado

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (18), o deputado estadual Vitor Bonfim participou da entrega de uma nova Unidade de Resgate Avançada para a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Brumado. O veículo, considerado uma espécie de UTI móvel, vai reforçar o atendimento de ocorrências graves e ampliar a capacidade de resposta das equipes que atuam no município e na região. A unidade foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do deputado, no valor de R$ 380 mil, com apoio do governador Jerônimo Rodrigues e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Durante a entrega, Vitor Bonfim destacou a importância do investimento e relembrou a luta pela implantação da unidade dos bombeiros em Brumado. “Quem lutou para que Brumado tivesse sua sede própria dos bombeiros e seu caminhão, agora está aqui entregando uma unidade de resgate avançada, com tudo que há de mais moderno, para atender a população nos momentos mais críticos”, afirmou o parlamentar. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Alóisio Botelho, agradeceu ao deputado pelo apoio à corporação e ressaltou a importância do equipamento para a região. “Esse é um momento de gratidão pelo olhar sensível que o mandato do deputado Vitor Bonfim teve em relação ao Corpo de Bombeiros e, principalmente, à comunidade de Brumado, que será atendida com esse equipamento. É uma emenda de R$ 380 mil que complementou a aquisição dessa viatura, trazendo mais conforto, segurança e eficiência aos serviços prestados pelas guarnições de Brumado”, declarou o comandante. Guilherme Bonfim também participou da entrega e destacou que o mesmo grupo político que lutou pela implantação do Corpo de Bombeiros no município segue trabalhando para fortalecer a estrutura da segurança pública e da saúde em Brumado. A nova unidade passa a integrar a frota do Corpo de Bombeiros em Brumado, ampliando o suporte às ações de urgência, resgate e salvamento no município e em cidades vizinhas.



Paróquia Santa Rita celebra primeira festa após elevação paroquial em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Paróquia Santa Rita das Causas Impossíveis celebrou entre os dias 13 e 22 de maio sua primeira festa religiosa após ser oficialmente constituída como paróquia em Brumado. Com o tema “Santa Rita e as Famílias: Fé que Reconstrói Lares”, o novenário reuniu centenas de fiéis em momentos de oração, reflexão e convivência comunitária, em sintonia com o Ano Diocesano da Família. Durante as nove noites de celebrações, a comunidade participou de uma programação marcada pela presença de pastorais, movimentos, grupos convidados e representantes de diversas paróquias da região. A festa contou com missas, pregações, homenagens, apresentações culturais, além das tradicionais barraquinhas e momentos de confraternização entre os fiéis. O encerramento aconteceu no dia 22 de maio e foi marcado por uma grande demonstração de fé e devoção à Santa das Causas Impossíveis. A programação teve início nas primeiras horas da manhã com uma alvorada festiva. Ao meio-dia, os devotos participaram da oração do Ângelus em família. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

À noite, uma procissão com o andor de Santa Rita percorreu as ruas da comunidade, reunindo fiéis das diversas comunidades pertencentes à paróquia e também visitantes de cidades vizinhas. Em seguida, foi celebrada uma missa solene na igreja matriz, presidida pelo bispo diocesano Dom José Roberto e concelebrada pelo administrador paroquial Padre Matheus Augusto, além dos padres Padre Alessandro e Padre Marcus Vinícius. A celebração marcou um momento histórico para a comunidade católica local, consolidando a caminhada pastoral da nova paróquia e fortalecendo a devoção à padroeira das causas impossíveis.



Disputa por herança após velório termina na delegacia em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma briga familiar motivada por disputa de herança terminou na delegacia na manhã desta sexta-feira (23), no bairro Baraúnas, em Brumado. Segundo registro policial, a confusão aconteceu logo após o velório da mãe dos envolvidos. Durante o desentendimento, uma mulher de 44 anos relatou ter sido ameaçada pelo próprio irmão, de 41 anos. A Polícia Militar da Bahia foi acionada e realizou buscas pela região, localizando o suspeito pouco tempo depois. Os dois envolvidos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado, onde a ocorrência foi registrada e serão adotadas as medidas cabíveis.



Brumado: CIPRv realiza palestra educativa sobre segurança no trânsito durante campanha Maio Amarelo

Foto: Divulgação

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), realizou nesta quinta-feira (21) uma palestra educativa em alusão à campanha Maio Amarelo, no município de Brumado. A ação aconteceu em uma fábrica da cidade e reuniu colaboradores em um momento voltado à conscientização sobre segurança no trânsito. A atividade contou com a presença do Major PM Thomas, comandante da CIPRv/Brumado, que destacou a importância da responsabilidade no trânsito e da adoção de atitudes preventivas para a redução de acidentes e preservação da vida. Durante a palestra, foram abordados temas relacionados à educação no trânsito, comportamento seguro de motoristas e pedestres, além da necessidade de respeito às normas de circulação para a construção de um trânsito mais seguro para todos. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela Polícia Militar dentro da campanha Maio Amarelo, movimento nacional voltado à conscientização e redução de acidentes de trânsito.



Homem com dívida de pensão alimentícia de cerca de R$ 13 mil é preso em bar de Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Um homem com mandado de prisão em aberto por dívida de pensão alimentícia, no valor aproximado de R$ 13 mil, foi capturado pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (20), no bairro São Jorge, em Brumado. Segundo informações, equipes da PM realizavam rondas na região após receberem informações do setor de inteligência sobre o paradeiro do suspeito. Durante diligências nas proximidades da Rua Pedro e Serra, os policiais localizaram o homem em um bar, nas imediações da residência dele. Após abordagem e verificação dos dados pessoais, os militares confirmaram a existência do mandado judicial expedido em decorrência de um processo relacionado ao não pagamento de pensão alimentícia. O suspeito foi detido e encaminhado à autoridade competente, onde permanecerá à disposição da Justiça para adoção das medidas cabíveis.



Brumado: Moradores da comunidade de Pedra Preta interditam acesso à RHI Magnesita em protesto por pavimentação de estrada

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma manifestação realizada na manhã desta quarta-feira (20), na comunidade de Pedra Preta, zona rural de Brumado, interditou temporariamente a principal via de acesso à mineradora RHI Magnesita. Segundo informações, a Polícia Militar foi acionada por volta das 8h20 após moradores bloquearem a entrada da empresa em protesto contra as condições da estrada e os impactos causados pela obra de instalação do gasoduto na região. De acordo com os manifestantes, a principal reivindicação é a substituição do material utilizado como base da via de acesso à mineradora. Os moradores alegam que a poeira provocada pelo material estaria causando transtornos e prejuízos à saúde da população da comunidade. Ainda conforme as informações obtidas, durante o protesto houve diálogo entre lideranças do movimento e representantes da empresa responsável pelo serviço. Um dos gerentes teria anotado as demandas apresentadas pela comunidade e prometido retornar com uma resposta aos moradores. A Polícia Militar acompanhou toda a manifestação e orientou os participantes sobre os direitos e deveres relacionados ao protesto, ressaltando a necessidade de desobstrução da via para garantir o direito de ir e vir da coletividade. Após a negociação e a intervenção da PM, os manifestantes encerraram o protesto e liberaram o acesso à mineradora. Essa não é a primeira vez que moradores de Pedra Preta realizam bloqueios na principal estrada de acesso à Mina de Pedra Preta. A principal cobrança da comunidade segue sendo a pavimentação asfáltica da estrada que corta a vila.



Homem é flagrado furtando frutas em bancas da Feira Livre de Brumado

Foto: Reprodução l Vídeo

No fim da tarde do último domingo (17), um homem foi flagrado por câmeras de monitoramento furtando frutas na Feira Livre de Brumado. A ação criminosa aconteceu por volta das 17h50 e foi registrada pelo sistema de videomonitoramento do local. Nas imagens, o suspeito aparece agindo rapidamente e sem demonstrar preocupação com a presença das câmeras. Em poucos segundos, ele recolhe frutas de diferentes bancas da feira e deixa o local logo em seguida. Segundo informações obtidas, o homem teria passado por várias barracas durante a ação. Até o momento, não há detalhes sobre o valor do prejuízo causado aos feirantes. O caso chamou a atenção de comerciantes e frequentadores da feira, principalmente pela ousadia do suspeito, que praticou o furto em plena luz do dia e em um dos espaços mais movimentados da cidade. As imagens podem auxiliar na identificação do autor do furto. Até o momento, não há informações sobre prisão ou identificação do suspeito.



Brumado: Empresária é rendida por falsos entregadores e vive momentos de terror durante assalto

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma empresária viveu momentos de tensão após ser rendida por criminosos armados que se passaram por entregadores, em Brumado. O caso, que está sendo investigado pela polícia, e pode ser enquadrado como cárcere privado seguido de roubo. De acordo com informações, os suspeitos chegaram ao imóvel utilizando a falsa identidade de entregadores para conseguir acesso ao local. Após a aproximação, a vítima foi surpreendida pelos criminosos, que a mantiveram sob ameaça enquanto realizavam a ação. Durante o assalto, os homens armados teriam levado objetos de valor e pertences da empresária. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o prejuízo causado. Segundo a vítima, os homens só deixaram a residência com a chegada do esposo, o que pode ter assustado os criminosos. A Polícia Militar foi acionada, mas quando chegou ao local não encontrou ninguém. A investigação está sendo conduzida pela Polícia Civil, que deve utilizar imagens de câmeras de segurança e depoimentos para tentar identificar os autores do crime. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. O caso segue em investigação e novas informações poderão ser divulgadas pelas autoridades nas próximas horas.



Brumado: Empresário do setor de maracujá é alvo de furto e tem R$ 32,5 mil levados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um empresário do setor de maracujá e manga registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Territorial após ter o escritório de uma balança de pesagem arrombado na madrugada desta terça-feira (20), no Distrito de Cristalândia, em Brumado. De acordo com o registro policial, a vítima, de 58 anos, relatou que o motorista de um caminhão chegou ao local por volta das 3h e percebeu que a porta do escritório estava aberta. A princípio, ele acreditou que o proprietário havia deixado o imóvel daquela forma e foi dormir. Por volta das 5h, ao chegar ao estabelecimento, o empresário encontrou a porta arrombada e o interior do escritório completamente revirado. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo o boletim, diversos pertences foram levados, entre eles documentos pessoais e a quantia de R$ 32.500 em espécie. Entre os itens furtados está a carteira de identidade (RG) da vítima. Ainda conforme o boletim, o local possui câmeras de monitoramento, cujas imagens poderão auxiliar a Polícia Civil na identificação do autor do crime. A ocorrência foi registrada sob a natureza de furto. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado. A Polícia Civil investiga o caso.



CIPRv conduz homem à delegacia por suspeita de estupro de vulnerável em Brumado

Foto: Reprodução

Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) conduziu um homem à Delegacia Territorial de Brumado, na manhã do último sábado (17), suspeito de estupro de vulnerável. A ocorrência foi registrada por volta das 8h, durante ação da equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), no município de Brumado. Segundo informações da polícia, os militares foram acionados por um casal, que relatou que a filha do casal, uma menor de idade, teria sido beijada à força por um indivíduo. O suspeito já se encontrava contido por populares no momento da chegada da guarnição. Diante da denúncia, o homem foi encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A Polícia Civil ficará responsável pela apuração do caso.



Brumado: homem é ameaçado com faca após cobrança de dívida e tem celular recuperado pela PM

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para averiguar uma denúncia de ameaça no bairro das Flores, em Brumado. De acordo com informações da ocorrência, ao chegar ao local, os policiais ouviram a vítima, um homem de 24 anos. Ele relatou ter sido ameaçado com uma arma branca por um indivíduo de 26 anos, após uma discussão motivada por uma dívida em dinheiro. Segundo o denunciante, além das ameaças, o suspeito também teria levado seu aparelho celular. Diante da situação, a guarnição realizou diligências e conseguiu recuperar o celular da vítima. Em seguida, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Brumado, onde o caso foi apresentado ao delegado plantonista para a adoção das medidas cabíveis. A ocorrência foi registrada na noite do último domingo (17).



Discussão entre colegas de trabalho termina com denúncia de ameaça em Brumado

Foto: Divulgação

Uma ocorrência de ameaça mobilizou equipes da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na tarde desta terça-feira (19), no Anel Viário da BR-030, em Brumado. De acordo com informações da Polícia Militar, o caso envolveu dois funcionários de uma mesma empresa, após um desentendimento ocorrido no ambiente de trabalho. A guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) após denúncia de que um dos envolvidos teria ameaçado o colega utilizando uma arma de fogo durante a discussão. No local, os policiais mantiveram contato com o solicitante, um homem de 42 anos, que relatou ter discutido com outro funcionário, de 30 anos. Segundo ele, o colega teria feito ameaças contra sua integridade física. Diante da gravidade da denúncia, os militares realizaram abordagem pessoal nos dois envolvidos e fizeram uma varredura nas dependências da empresa. Apesar das buscas, nenhuma arma de fogo ou arma branca foi localizada. Funcionários que presenciaram o desentendimento confirmaram que houve uma discussão acalorada entre os trabalhadores, mas informaram não ter visto qualquer arma sendo exibida durante o conflito. Como os ânimos continuavam exaltados e houve relato de ameaça, os dois homens foram conduzidos à Delegacia Territorial de Brumado, onde a ocorrência foi registrada e serão adotadas as medidas legais cabíveis.



Genival Moura apresenta propostas e defende modernização do Clube Social de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O empresário e professor aposentado Genival Moura Matos, candidato à presidência do Clube Social de Brumado pela Chapa 2, concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira (19), em Brumado, para apresentar suas principais propostas e metas caso seja eleito para comandar a entidade. Com trajetória consolidada nos setores educacional e empresarial do município, Genival é conhecido por sua atuação no Hotel Moura, na Genes Academia e no tradicional Bloco Germes. Durante a coletiva, ele afirmou que sua candidatura tem como principal objetivo modernizar a estrutura do clube e ampliar a participação dos associados nas decisões administrativas. Entre as prioridades destacadas, o candidato apontou a construção de um ginásio poliesportivo como um dos projetos centrais de sua proposta de gestão. “A construção do ginásio de esportes é um dos nossos grandes projetos. O espaço poderá atender atividades esportivas, culturais e grandes eventos, trazendo benefícios para os sócios e também novas possibilidades de renda para o clube”, afirmou ao site 97NEWS. Outro ponto enfatizado por Genival foi a necessidade de reformulação do estatuto interno da instituição. Segundo ele, o documento precisa ser atualizado para acompanhar novas demandas e garantir maior alternância no comando do clube. “O estatuto precisa mudar. Não defendo reeleição. É importante abrir espaço para novas ideias, novas pessoas e novas gestões”, declarou. Ao comentar sobre a situação atual do Clube Social, Genival reconheceu a importância histórica da instituição, mas ressaltou a necessidade de renovação administrativa. “O clube é um patrimônio de Brumado e da Bahia, mas precisa de gente nova, ideias novas e, principalmente, gestão”, pontuou. Entre as ações propostas, o candidato também citou melhorias no atendimento do restaurante e do bar, manutenção e aquisição de novos equipamentos para a academia e ampliação do calendário de eventos voltados aos associados. Segundo ele, a meta é fortalecer o convívio social e tornar o ambiente mais atrativo para as famílias. Na área esportiva, Genival destacou o potencial de Brumado para a formação de atletas e defendeu investimentos em infraestrutura para sediar competições oficiais e incentivar o desenvolvimento de talentos locais. “Brumado tem um potencial esportivo enorme. Com uma estrutura adequada, podemos realizar competições oficiais e desenvolver atletas que representem nossa cidade em grandes torneios”, afirmou. Genival também apresentou Alberto como candidato a vice-presidente da Chapa 2, destacando a parceria construída ao longo de diversos projetos, especialmente no Bloco Germes. A eleição para a presidência do Clube Social de Brumado conta com três chapas concorrentes e tem mobilizado os associados e a comunidade local. O pleito definirá a nova diretoria responsável pela administração de uma das instituições sociais mais tradicionais da cidade.



Doença mão pé boca, pediatra da clínica Mais Vida fala sobre a doença e como prevenir

Foto: Divulgação

É uma doença altamente contagiosa causada por um vírus chamado Coxsackie. Esse vírus costuma circular nos períodos de outono e na primavera. A sua transmissão é por via respiratória, através de gotículas e por fezes contaminadas. A pediatra da clínica Mais Vida, Dra. Isabela Franco explica que a sua principal característica é a formação de pequenas bolhas na pele desses três locais do corpo que dá o nome da doença: mão, pé e boca, mas em algumas crianças menores podem acometer nádegas ou de forma mais disseminada nas pernas e braços. Ressalta que é mais frequente em crianças, principalmente nos menores de 5 anos, e os sintomas duram cerca de uma semana. A transmissão pode ocorrer dias antes do início da manifestação da doença até semanas após a infecção.  Os sintomas podem vim acompanhados de febre alta e dor de garganta, que está associada a lesões em boca e garganta tipo aftas ou pequenas bolhas (vesículas), além das lesões em mãos e pés. Por ser um vírus não deve se administrar antibióticos Ainda podem ocorrer náuseas, vômito e diarreia. A especialista salienta que não há necessidade de realização de exames para confirmar a doença e o vírus que a causa. O quadro clínico é clássico e o diagnóstico é fechado pela história clínica e exame físico. A doença é autolimitada (tem começo, meio e fim) e o seu tratamento tem apenas o intuito de aliviar os sintomas. São utilizados analgésicos e antitérmicos, por exemplo. Dra. Isabela Franco pontua que a internação só será necessária quando a criança sofre desidratação por causa da dificuldade de ingerir líquidos. Mas são situações raras. Não existe vacina para doença e a prevenção é igual para a maioria das viroses: higiene adequada das mãos, limpeza de objetos e ambiente e afastar a criança doente da escola e de contato com outras pessoas. Fiquem atentos aos sintomas e busque atendimento médico sempre que necessário Atenção: O tempo de isolamento da criança e afastamento da escola é de 10 dias a partir do 1º dia de sintomas! Agende sua consulta.  A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde!  Para maiores informações, ligue:   (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 9.9989-6868 / (77) 9.9961-2787.



Hugo Costa deve apoiar Vitor Bonfim para deputado federal e fortalece articulação política no interior da Bahia

Foto: Divulgação

O empresário e ex-vice-prefeito de Guanambi, Hugo Costa, deve declarar apoio à pré-candidatura do deputado estadual Vitor Bonfim à Câmara Federal. A aproximação entre os dois ganhou força durante a EXPO Guanambi 2026, onde Vitor Bonfim esteve ao lado do governador Jerônimo Rodrigues visitando o stand da Comercial Araguaia, empresa de propriedade de Hugo Costa. Nos bastidores da política regional, a possível parceria é vista como estratégica e capaz de ampliar ainda mais a presença de Vitor Bonfim no interior da Bahia, especialmente na região sudoeste e oeste do estado. A Comercial Araguaia, comandada por Hugo Costa, recentemente expandiu suas atividades com a implantação de uma importante filial em Barreiras, fortalecendo sua atuação econômica na região oeste baiana. Questionado sobre a possibilidade de apoiar Vitor Bonfim para deputado federal, Hugo Costa adotou um tom de cautela, mas deixou a porta aberta para uma futura aliança. “Vitor Bonfim foi meu colega na Câmara de Vereadores de Guanambi, uma pessoa com quem sempre tive boa relação de amizade e política”, afirmou. Durante o encontro na EXPO Guanambi, acompanhado do governador Jerônimo Rodrigues, Vitor Bonfim também defendeu a importância da manutenção de políticas de incentivo ao desenvolvimento industrial na Bahia, como o Programa Desenvolve, pauta considerada importante pelo empresariado baiano. A possível adesão de Hugo Costa ao projeto político de Vitor Bonfim é vista como mais um movimento de fortalecimento da pré-candidatura do deputado, que vem ampliando apoios em diversas regiões da Bahia e consolidando alianças ao lado do governador Jerônimo Rodrigues.



Bombeiros resgatam cachorro que caiu em canal no bairro São José, em Brumado

Foto: Divulgação

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia realizou, na manhã desta segunda-feira (18), o resgate de um cachorro que havia caído em um canal localizado na Avenida Duarte Muniz, nas proximidades da Escola Élcio José Trigueiro, no bairro São José, em Brumado. De acordo com informações apuradas, moradores e voluntários que passavam pelo local perceberam que o animal estava preso no canal e acionaram imediatamente os bombeiros. A guarnição se deslocou rapidamente até o endereço informado e, utilizando técnicas apropriadas de salvamento, conseguiu retirar o cachorro em segurança. Após o resgate, o animal foi colocado em local seguro e não apresentava ferimentos aparentes. A ocorrência destaca a importância do acionamento rápido dos serviços de emergência e da colaboração da população ao comunicar situações que envolvam risco à vida, seja de pessoas ou de animais.



Comando da PMBA discute implantação da Ronda Maria da Penha na área do 24º BPM, em Brumado

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (18), o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel PM Magalhães, recebeu no Quartel do Comando-Geral o tenente-coronel PM Pontes, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Brumado. O encontro contou ainda com a presença do major PM Anderson e da sargento PM Cristiana. Durante a reunião, foram discutidas pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento das ações operacionais desenvolvidas pela unidade na região sudoeste da Bahia. O principal destaque da agenda foi o alinhamento para a implantação da Ronda Maria da Penha na área de atuação do 24º BPM. A iniciativa tem como objetivo ampliar a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, reforçando as ações preventivas, de acompanhamento e acolhimento. A Ronda Maria da Penha é uma importante ferramenta de fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, além de atuar de forma integrada com outros órgãos da rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade. Ao avaliar as perspectivas para a unidade, o comandante-geral da PMBA ressaltou o compromisso da corporação com a melhoria contínua dos serviços prestados à população baiana. “Seguimos avançando com diálogo, planejamento, responsabilidade e união de esforços, sempre buscando o fortalecimento da nossa Instituição e a melhoria contínua do serviço prestado ao cidadão baiano”, destacou o coronel PM Magalhães. A implantação da Ronda Maria da Penha na região de Brumado representa um avanço significativo nas políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, consolidando o compromisso da Polícia Militar com a proteção da sociedade e a promoção dos direitos humanos.



Polícia Civil reforça equipes táticas com novos equipamentos em Brumado e outras cidades do sudoeste baiano

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (18), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), realizou a entrega de novos equipamentos para as equipes do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTIs) que atuam em Brumado, Itapetinga, Jequié e Guanambi. Entre os materiais entregues estão dez kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de gás de pimenta, granadas de efeito moral e granadas de luz e som. Os equipamentos serão empregados em operações específicas realizadas pelas equipes táticas da corporação. De acordo com o diretor da DIRPIN/Sudoeste, delegado Roberto Júnior, o reforço operacional visa proporcionar melhores condições de trabalho aos agentes, especialmente em ações de alto risco. Segundo o delegado, além dos armamentos e equipamentos menos letais, os grupos também estão sendo estruturados com kits de primeiros socorros e outros materiais considerados essenciais para o desempenho das atividades policiais. Roberto Júnior adiantou ainda que novas melhorias devem ser implementadas em breve, com a entrega de coletes velados e coletes do tipo plate carrier, equipamentos projetados para oferecer maior mobilidade e proteção balística aos policiais durante as operações.



Igreja Matriz do Bom Jesus instala novo sino 'Piedoso' e celebra marco histórico para a comunidade católica de Brumado

Foto: Divulgação

A Igreja Matriz do Bom Jesus viveu um momento especial nesta semana com a instalação do novo sino da paróquia, batizado de “Piedoso”. A novidade representa um importante capítulo na história da comunidade católica de Brumado e simboliza renovação, fé e continuidade das tradições religiosas. O antigo sino, que por muitos anos integrou a rotina litúrgica da igreja, foi retirado cuidadosamente para dar lugar ao novo equipamento, que passará a ecoar nas celebrações, missas e demais eventos promovidos pela paróquia. A instalação do sino “Piedoso” contou com o apoio e a colaboração dos fiéis, que participaram ativamente da realização do projeto. De acordo com representantes da igreja, a conquista reforça os laços de união, devoção e compromisso da comunidade com a preservação da história e da espiritualidade católica no município. A inauguração oficial do novo sino acontecerá no próximo dia 24 de maio, durante a celebração da Solenidade de Pentecostes, uma das datas mais importantes do calendário litúrgico da Igreja Católica. A expectativa é de que a cerimônia reúna um grande número de fiéis, que acompanharão de perto esse momento considerado histórico para a paróquia e para toda a comunidade católica brumadense.



Brumado: Homem denuncia ameaças de vizinhos e caso vai parar na delegacia

Foto: Divulgação

Uma ocorrência de ameaça mobilizou uma guarnição da Polícia Militar na noite do último sábado (16), na Praça Concórdia, no bairro São Félix, em Brumado. De acordo com informações da polícia, um homem de 43 anos acionou os militares e relatou ter sido ameaçado por dois vizinhos, que estariam portando armas brancas. Ao chegar ao local, os policiais localizaram o solicitante, que apontou os supostos autores das ameaças. Um dos envolvidos negou as acusações e afirmou que o homem teria se armado com uma barra de ferro com a intenção de agredi-lo. Diante das versões apresentadas e após ouvirem testemunhas, os policiais conduziram todos os envolvidos à Delegacia Territorial de Brumado, onde a ocorrência foi registrada e serão adotadas as medidas cabíveis. Uma barra de ferro foi apreendida e apresentada na unidade policial.