ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Veículos de emergência são multados em vias públicas de Brumado; SMTT garante que lavraturas não partiu do órgão

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No início do mês de dezembro deste ano uma reunião entre os órgãos SAMU 192, SMTT e 18ª Ciretran, debateu infrações de trânsito que estão chegando aos veículos de urgência e emergência em Brumado. Segundo apurou o site 97NEWS, lavraturas foram feitas ao veículos durante o resgate de pessoas em vias públicas da cidade. Uma delas foi aplicada durante o resgate de um paciente na Avenida Mestre Eufrásio. Durante a reunião que ocorreu na sede da 18ª Ciretran, foi questionado de qual órgão as multas estariam sendo aplicadas. Em entrevista a reportagem, o coordenador de educação no trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, garantiu que as infrações não partiram do órgão de trânsito municipal. "É do conhecimento da SMTT essas lavraturas contra a condução desses veículos de emergência e urgência no município de Brumado. Na reunião ficou decidido que a Circunscrição Regional de Trânsito nos passe um parecer, e posso de afirmar, não partiu dos agentes da SMTT", disse. Durante a última semana, tentamos contato com o coordenador da 18ª Ciretran, Amilcar Lima Gama, o "Miquinha", e o mesmo afirmou que uma nota de esclarecimentos seria enviada ao site 97NEWS, o que ainda não ocorreu.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nossa equipe também tentou contato com a assessoria da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), mas não obtivemos êxito. O site também tentou falar com a coordenação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU 192) em Brumado, no entanto a coordenadora estava em viagem. A Lei 14.599/23, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e publicada no Diário Oficial da União mostra a modificação de mais de 50 artigos do CTB e, entre eles, determinou que não existe mais infração de circulação, parada ou estacionamento relativa aos veículos de emergência, ainda que não identificados ostensivamente. Conforme o parágrafo 6º do Art.280 do CTB, "são veículos de emergência, que estão livres de infração de trânsito de circulação, parada ou estacionamento, aqueles destinados a socorro de incêndio e salvamento, aos de polícia, aos de fiscalização e operação de trânsito e às ambulâncias".



Brumado: Mulher fica ferida após ser atacada por cachorro em frente a portaria do Mercado Municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma senhora foi atacada por uma cachorra na manhã da última sexta-feira (8). O caso ocorreu em frente a portaria da administração do Mercado Municipal, em Brumado. Ela teve ferimentos nas pernas e foi encaminhada para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com bastante sangramento. Ao site 97NEWS, o vendedor Milton afirmou que o animal acabou de dar cria e pode ter ficado com ciúmes dos filhotes. "Ela passou em frente a portaria e do nada atacou a senhora. O mototaxista Luciano destacou que o Mercado Municipal está cheio de cachorros doentes.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

 "Tem vários cachorros sarnentos ai, outros bem debilitados, tá uma vergonha esse mercado com esse tanto de cachorro e ninguém faz nada", disse. Conforme o administrador do Mercado, Manoel Gonçalves, sempre que possível, ele aciona ONGs da cidade. "Graça a Deus que temos algumas ONGs aqui, e sempre ele cuidam desses animais", afirmou. Não há mais informações sobre o estado de saúde da mulher que foi atacada pela cadela parida.



Brumado: Bolsa Família é o único recurso para amenizar a seca na comunidade de Rudiador, dizem moradores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Milhares de famílias do município de Brumado são abastecidas com água com a utilização de carros pipa, por meio do Exército Brasileiro. É constante o vai e vem de caminhões que recolhem água na Estação de Tratamento (ET) da Embasa, localizada ás margens da rodovia BR-030 e transportam o líquido para localidades do interior do município. No entanto, muitas comunidades não são assistidas pela Operação e já sentem o efeito da estiagem prolongada. Jair Viana, morador da comunidade de Rudiador ressalta que os moradores estão usando o recurso do Bolsa Família para comprar água. "Secou tudo, barragens, aguadas, poços, caixas d'água, então, temos que comprar água, e o único dinheiro que temos é o Bolsa Família, aqui nem um dia de serviço você arruma mais", disse ao site 97NEWS. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O morador afirma ainda que um carro pipa chega a custar R$350. "Os moradores se unem aqui e compram a água. A gente ta comprando água até pra dar a criação, se não morre", diz Roberto, outro morador da comunidade. Na Bahia, 123 municípios estão em situação de emergência. O superintendente de Proteção e Defesa Civil, Heber Santana, ressaltou que o Governo estadual já está atuando nessas cidades com ações emergenciais. 



Brumado: Motorista atropela motociclista, arrasta vítima e foge em acidente na BR-030

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um motorista de um veículo Volkswagen Gol na cor vermelho está sendo procurado por ter atropelado dois motociclistas na rodovia BR-030, próximo a portaria da RHI Magnesita, no fim da tarde deste sábado (9). Uma das vítimas chegou a ser arrastada por vários metros em baixo do carro. Com dificuldades, usuários da rodovia conseguiram acionar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) quase meia hora depois. O motociclista que ficou em baixo do Gol foi socorrido com escoriações pelo corpo ao Hospital Municipal Magalhães Neto. Segundo amigos da vítima que não teve a identidade revelada, ele foi medicado e passa bem. A segunda vítima foi atingida no pé e conta como tudo aconteceu. "No cruzamento da linha férrea próximo a rotatória ele [motorista] já vinha correndo. E eu observando pelo retrovisor, só que aqui no quebra-molas da frente, ele passou direto e atingiu meu pé. Mas o colega da frente não viu e foi atropelado e arrastado vários metros", afirmou ao site 97NEWS. O homem disse ainda que, assim que a vítima foi retirada debaixo do carro, o dono do veículo Gol fugiu do local. "Ele parecia está alcoolizado, não falava normalmente e dirigia agressivamente, tanto que quando ele voltou pra rodovia, quase atropelou outros motociclistas", disse. A placa do veículo foi anotada e as vítimas informaram as autoridades policiais.



Clínica Santa Clara: Saiba o que é PGR e como ele pode ajudar a sua empresa

Foto: Divulgação

Você está ciente dos riscos que podem existir na sua empresa? De acordo com a Clínica Santa Clara, especializada em saúde ocupacional, o PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos visa evitar a ocorrência de acidentes que possam comprometer a segurança e integridade dos trabalhadores. Conheça e promova um ambiente mais seguro. O Centro Médico Santa Clara pode te atender nesse processo. Entre em contato e a Santa Clara montará uma proposta de acordo com o que o seu negócio precisa. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



O Tema Livre Podcast desta semana recebe a Ialorixá Patrícia Rodrigues

Foto: Divulgação

Patrícia Oliveira é Ialorixá e tem seu Centro de Candomblé na cidade de Brumado, onde promove seu trabalho espiritual e social junto a comunidade e aos seus filhos de santo. Pessoa querida e de respeito, Patrícia abordou temáticas importantes que envolvem a religião de matriz africana e na oportunidade quebrou barreiras e preconceitos, promovendo muitas orientações pertinentes à religião do Candomblé. Yalorixás são mães de santo do Candomblé, possuem reconhecimento social e força de mobilização e, ao mesmo tempo, convivem com situações de racismo e intolerância dentro ou fora de suas comunidades. O tema precisa ser exposto e debatido de forma adequada, por pessoas que conhecem a religião e podem desmistificar as suas impressões errôneas e negativas. Orixá é luz, é força é caminho, é proteção divina e faz bem. Conhecer as religiões e respeitá-las é princípio fundamental humano. Convido a assistir e aprender pouco mais sobre a religião do candomblé. Tema Livre Podcast tem vídeo novo toda semana no canal do youtube. Assista, curta e Compartilhe Tema Livre Podcast.



Brumado: Sem brigada de incêndio, casa é consumida pelo fogo na rua São João

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A brigada de incêndio é uma medida muito importante no combate a incêndios nos mais diversos tipos de edificações. Isso porque, quando uma emergência com fogo ocorre, contar com pessoas treinadas e capacitadas para agir no sentido de evacuar o local e evitar que as chamas se alastrem, além de preservar a vida das pessoas que circulam pelos ambientes. Ter um Corpo de Bombeiros, portanto, vai além do cumprimento de normas. Ainda sem uma unidade em Brumado, uma casa pegou fogo na noite deste sábado (09) na rua São João, no centro da cidade. A causa ainda é desconhecida. As chamas que começaram por volta das 18h40, foram controladas cerca de duas horas depois. Ninguém se feriu. A Polícia Civil foi acionada e investiga às causas do incêndio.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Detento foge do Conjunto Penal de Brumado; ele é procurado pela Polícia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um detento identificado como Alexsandre Dias Silveira, que estava no regime semiaberto fugiu do Conjunto Penal de Brumado, na tarde desta sexta-feira (08). Segundo apurou o site 97NEWS, ele estava na área externa da unidade prisional realizando um serviço e aproveitou a oportunidade para fugir do local. O preso pulou a cerca de proteção e imprimiu fuga. O interno ainda não foi localizado. Policiais militares realizam buscas pela cidade. Essa é a primeira fuga registrada no Conjunto Penal de Brumado desde quando entrou em operação.



Brumado: Homem que estava desaparecido há 12 dias é encontrado morto as margens da BR-030

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde desta sexta-feira, (8), por volta das 14h30, o corpo de um homem de 37 anos que estava desaparecido há doze dias foi encontrado em avançado estado de decomposição nos fundos de um hotel localizado no anél rodoviário da BR-030, em Brumado. Segundo apurou o site 97NEWS, o corpo de Márcio de Abreu Santana, que morava no bairro Dr. Juracy, foi encontrado por funcionários do hotel após sentirem um forte odor no local. Em seguida, a Polícia foi acionada e familiares reconheceram Márcio. A área foi isolada pela Polícia Militar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Familiares de Márcio informaram que ele passava por problemas psicológicos e usava medicamentos controlados. A Polícia Civil investiga o caso.



Durante Feira de Agricultura, vereadora Verimar busca apoio e soluções para amenizar seca no município de Brumado

Osni Cardoso (SDR) - Verimar - Paulo Teixeira (Ministro de Desenvolvimento Agrário Agricultura Familiar) - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta quinta-feira (7), durante a abertura da 1ª Feira Territorial de Agricultura Familiar do Sudoeste, na presença do Ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e do Secretário da pasta de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, do Diretor Presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, e também de demais lideranças políticas e comunitárias, a Vereadora Verimar do Sindicato (PT) aproveitou o encontro para tratar dos problemas enfrentados pela Seca na Região de Brumado,  trazendo estratégias e soluções. "Sabemos que não podemos acabar com a seca, mas existem políticas públicas, projetos e programas de convivência", disse a parlamentar. Em ação conjunta com a Conab,  SDR e CAR foram realizadas a assinatura do Termo de  Cooperação para instalação de outras unidades da CONAB (balcões de venda) e fomentação para compra subsidiada de milho para alimentação animal.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Essa demanda vai poder amenizar o atual cenário vivenciado no  campo", afirmou. A vereadora criticou a administração municipal de Brumado por não participar do Consórcio. "A quem devo recorrer para conseguir  algo para o município?  Já que o mesmo não participa do consórcio onde outros municípios avançam, levando benefícios aos agricultores", questionou. Ela ainda acrescentou: "estou vendo as coisas saindo para os outros municípios como limpeza de aguadas, e Brumado só ficando pra trás. E meu povo tem pressa", disse. A 1ª Feira Territorial de Agricultura Familiar do Sudoeste se estenderá até o próximo sábado (9).



Brumado: Caminhão de bebidas afunda após galeria de esgoto ceder no bairro Dr. Juracy

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No início da tarde desta quinta-feira (7), por volta de 12h, um caminhão que pertence à uma distribuidora de bebidas ficou com as rodas traseira completamente enterradas ao solo após parte de uma galeria de esgoto da Rua Paulo Firmino dos Santos, no bairro Dr. Juracy ceder. Apesar dos danos ao veículo, ninguém se feriu. Segundos os moradores da rua, recentemente a galeria passou por uma reforma após as fortes chuvas do mês de agosto. Ao site 97NEWS, o morador Danilo da Silva Oliveira afirmou que chegou do trabalho para o almoço e levou um grande susto. "Eu estava em casa come tinha três sobrinhas minha, mas graça a Deus elas estavam no quintal e ninguém se feriu. Mas quando eles estavam reformando a galeria eu falei com a empresa que a galeria não agüentava o peso dos carros, mas ninguém ouviu", disse. Ele ainda alerta que outras galerias do bairro também estão danificadas. "Tem mais galeria com problema na estrutura, tem uma que a gente até sinalizou com pedaços de madeiras, mas a noite ninguém enxerga", afirmou. O caminhão da distribuidora foi removido algumas horas depois.



Jogadores Vanderlan e Artur confirmam presença no Futebol Solidário 2023

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A quase uma semana do maior evento de futebol solidário da Região Sudoeste, dois atletas profissionais confirmaram presença na edição do Futebol Solidário 2023, em Brumado. Ainda comemorando o título brasileiro do Palmeiras, Vanderlan, que retorna a terra natal neste mês, já confirmou sua presença. Quem também marcou sua presença este ano foi o jogador Arthur, consagrado campeão da Copa do EUA pelo Houston Dynamo. Além dos astros, vários outros atletas vão está presentes no evento que acontece dia 16 de dezembro no Estádio Gilberto Cardoso, o "Gilbertão". O evento terá início às 14:00h e contará com uma partida preliminar envolvendo os jovens da categoria Sub 15 das escolinhas América e Ajax. O Futebol Solidário, além de proporcionar entretenimento de alto nível, tem um propósito social significativo. A entrada será 02 kg de alimentos não perecíveis. Participe e ajude a quem mais precisa.



Brumado: Homem que esfaqueou ex-mulher é preso após justiça conceder prisão preventiva

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O homem de 34 anos que tentou contra a vida da ex-companheira, em Brumado (veja aqui), foi preso nesta terça-feira (5) após a justiça conceder a prisão preventiva do mesmo. O mandado foi cumprido por policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar. Na última sexta-feira (1º), o suspeito teria esfaqueado a ex-mulher e um amigo enquanto as vítimas caminhavam juntas. Após o crime, a mulher compareceu ao Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam), onde informou sobre a tentativa de feminicídio, fato que fez com que a delegada pedisse a prisão preventiva do agressor. O pedido foi aceito pela justiça e no dia seguinte, o agressor foi detido em seu local de trabalho. O homem foi encaminhado ao Conjunto Penal de Brumado, onde está a disposição da justiça. 



Brumado: Mãe registra Boletim de Ocorrência após filha de 11 anos se envolver com jovem de 23

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um relacionamento entre uma crinaça de 11 anos e um jovem de 23, acabou virando registro na Delegacia Territorial de Brumado, Sudoeste baiano. Segundo o Boletim de Ocorrência registrado pelos próprios familiares na tarde desta quarta-feira (06), a filha iniciou o relacionamento amoroso com o rapaz, que inclusive visitou a residência da família para formalizar o interesse na jovem. No entanto, segundo o registro, acreditando se tratar também de um rapaz menor de idade, consentiu o namoro. Mas somente após o Conselho Tutelar receber uma denuncia sobre o fato e convoca-la para prestar esclarecimentos, ela tomou conhecimento que na verdade o rapaz tinha 23 anos. Diante dos fatos a família que mora na Vila Presidente Vargas, decidiu interromper o relacionamento, e informar as autoridades policiais sobre o fato. 



Brumado: Vereador Amarildo critica tentativa do Prefeito em criar réplica de pedras 'Stonehenge'

Foto: Reprodução

Procurado pelos moradores do Bairro Santa Tereza, na região próxima ao novo Colégio Estadual e do IFBA, o vereador Amarildo Bonfim (PSB) foi até o local onde a administração municipal pretende construir um monumento semelhante "Stonehenge" -- que é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras, que chegam a ter 5 metros de altura e a pesar quase 50 toneladas. O monumento está localizado na Inglaterra, no condado de Wiltshire, na Planície de Salisbury. No entanto, em Brumado, segundo o vereador, os moradores não estão satisfeitos com a proposta do gestor municipal e o local virou esconderijo para marginais. "Os moradores relataram que não passam mais pela localidade por conta dos assaltos. Eles também cobram que no local, ao invés de um monumento, que a gestão faça uma praça para as famílias", disse. O parlamentar ainda ironizou que o gestor estaria criando um estacionamento para Extra Terrestre (ET). "Eu acho que o prefeito quer construir aqui um estacionamento para as aeronaves dos extras terrestres", diz. Por fim, Amarildo parabenizou o Governo do Estado pelas obras do novo Colégio Estadual, do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Policlínica Regional.



UniFG é reconhecida como instituição socialmente responsável pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Foto: Divulgação

O Centro Universitário UniFG, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, foi contemplado com o “Selo Instituição Socialmente Responsável 2022-2023" da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A honraria certifica a participação da instituição na 19ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular e reconhece o compromisso da IES com o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da sociedade. A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular é realizada anualmente pela ABMES e tem o objetivo de incentivar e dar visibilidade às ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições de todo país. Em um mesmo período, instituições?de ensino brasileiras se unem para apresentar os seus projetos e?promover eventos gratuitos para a comunidade, oferecendo atividades culturais,?esportivas e muitos atendimentos. A UniFG participa da campanha desde 2012 e recebeu o reconhecimento em todos os anos. A certificação é válida por um ano. “É com imensa satisfação que parabenizo toda a nossa comunidade acadêmica. Este reconhecimento é o resultado do comprometimento e dedicação demonstrados pelo nosso corpo docente, colaboradores e alunos. É nosso compromisso e motivo de grande alegria para a nossa instituição poder engajar e investir em projetos que beneficiam a comunidade e toda a nossa região de formas diversas e consequentemente contribuem para a formação de profissionais de excelência no sertão baiano“, comemora o diretor da UniFG, Igor Leon.



Dezembro tem a cor laranja: Clínica Mais Vida entra na campanha de prevenção do câncer de pele

Foto: Divulgação

Com a finalidade primordial de promover a saúde da pele e a prevenção do câncer de pele a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou a campanha Dezembro Laranja, buscando sensibilizar a população para os cuidados com a pele e o uso do protetor solar, os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce para evitar danos maiores ou mutilações mais profundas.  Este é o tipo de câncer de maior incidência no Brasil e no mundo é pode ser evitado com medidas simples de proteção solar como usar filtro, chapéu, boné e cuidados com o excesso de exposição ao sol e nos horários mais adequados. Os especialistas em dermatologia da Clínica Mais Vida advertem que quando diagnosticado e tratado em suas fases iniciais, o câncer de pele do tipo não melanoma pode alcançar de 75% a 90 % de sucesso no tratamento. Portanto, lembre-se: O sol não tira férias, por isso previna-se! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Zona rural de Brumado convive com 4 meses de estiagem e mortes de animais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Brumado, a irregularidade das chuvas prejudica pastagens, causa morte de animais e ainda pode comprometer a reposição de abates no próximo ano. Na propriedade do pecuarista Jair Bittencourt, 57 anos, morador da comunidade de Lagoa do Jurema, o cenário é devastador, já que o município de Brumado vem enfrentando estiagem prolongada de quatro meses. “Em agosto ficamos com 90 milímetros de chuvas, mas de lá para cá, não tivemos mais. O normal é novembro e dezembro de chuvas, mas até o momento ela não veio, em sem pasto o gado acabou ficando magro”, disse. O pecuarista trabalha o ciclo com cria, recria e engorda. Para tentar suprir a baixa oferta de pasto e evitar novas perdas, o criador recorre à compra de caroço de algodão. O suplemento no cocho, no entanto, não é o suficiente para manter o desempenho do rebanho. “Na média, perderam mais de 100 kg por animal, só neste período. O que vem é um sentimento de impotência, como se estivéssemos presos, pois usamos tudo o que temos”, completou o pecuarista. Situação semelhante vive o produtor João Bernardes, na comunidade de Algodões, que teve que se reinventar para manter o rebanho vivo. “É necessário abrir a porteira, unir lotes, o que acaba refletindo negativamente. No próximo ano vai haver  um atraso na terminação destinados ao abate especialmente agora porque o confinamento já vai se encerrando e os animais que engorda a pasto não estão ainda prontos pela limitação de pastagem", disse. Conforme João, um outro fator é que eles tiveram problemas com pragas. "Tive problemas com lagartas e cigarrinhas, e a irregularidade das chuvas ela não proporcionam um crescimento adequado das pastagens e você perde esse pico de crescimento, você vai ter dificuldade na recuperação dessas pastagens e as pragas viram, basta chover um pouco, a cobertura de solo vai estar desprotegida então vai ser um ano de pouco pasto e muitas pragas”, disse à reportagem.



Brumado: Obras de macrodrenagem visa combater impactos das chuvas na região do Terminal Rodoviário

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brumado está implementando uma significativa iniciativa para minimizar os impactos causados pelas chuvas mais intensas na antiga BA-262, próximo ao Terminal Rodoviário. O trecho, frequentemente afetado pelos efeitos climáticos, está passando por trabalhos de macrodrenagem das águas pluviais, visando melhorar a mobilidade urbana e prevenir transtornos durante períodos chuvosos. A ação consiste na instalação de aduelas de concreto, peças pré-moldadas amplamente utilizadas em sistemas de drenagem em áreas urbanas. Essa tecnologia proporciona uma solução eficaz para o escoamento adequado das águas pluviais, evitando inundações e possíveis danos à infraestrutura viária. Com a implementação desta obra, a expectativa é que as águas pluviais sejam canalizadas de maneira mais eficiente, permitindo um escoamento mais rápido e seguro. A utilização das aduelas de concreto contribui para a durabilidade do sistema de drenagem, minimizando a necessidade de manutenções frequentes. A macrodrenagem em andamento na antiga BA-262 representa um avanço significativo para a cidade de Brumado, impactando positivamente a mobilidade urbana, especialmente durante os períodos de chuvas mais intensas. Além disso, a medida visa prevenir possíveis transtornos à população e danos à infraestrutura local.