ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Jovem é detido acusado de agredir avós idosos em Brumado

Foto: Divulgação

Um jovem de 20 anos foi detido por violência doméstica na tarde de terça-feira (31/3), por volta das 15h25, no bairro Novo Brumado, em Brumado. De acordo com informações do 24º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição de rádio patrulha foi acionada para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais fizeram contato com as vítimas, um idoso de 74 anos e uma idosa de 71, que relataram agressões por parte do neto. Segundo os relatos, o jovem teria agredido a própria avó e possui histórico recorrente de violência no ambiente familiar. O idoso também informou que já foi vítima de agressões praticadas pelo neto em outras ocasiões. Diante da situação, o suspeito foi contido pelos policiais e encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado. Ele permanece à disposição da Justiça, onde serão adotadas as medidas cabíveis.



Brumado: Polícia divulga balanço parcial da 'Operação Valor da Vida' realizada na manhã desta quarta-feira (1º)

Foto: Divulgação

Em continuidade à "Operação Valor da Vida" já noticiada pelo 97NEWS (veja aqui) na manhã desta quarta-feira (1º), a Polícia Civil da Bahia avançou nas investigações e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Brumado, tendo como alvo suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, além de homicídios e tentativas de homicídio registrados recentemente no município. A nova fase da ação foi coordenada pela 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Brumado, com apoio do 24º Batalhão de Polícia Militar. Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma pistola calibre .380 acompanhada de munições, munições de calibre .32, aproximadamente 400 gramas de maconha, uma porção de cocaína, comprimidos semelhantes a êxtase e duas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) com indícios de falsificação. Conforme apurado pelas investigações, os suspeitos estariam utilizando imóveis residenciais como pontos de apoio para a prática de atividades ilícitas, estratégia que, segundo a polícia, dificulta a identificação das ações criminosas. 

Foto: Divulgação

Há também indícios de que os investigados tenham participação direta em crimes violentos recentes que vinham sendo apurados pelas forças de segurança. Apesar do cumprimento dos mandados em diferentes localidades, em alguns dos endereços vistoriados não foram encontrados materiais ilegais. Durante as diligências e incursões estratégicas, os itens apreendidos foram:

- 01 Pistola calibre .380;

- 10 Munições do mesmo calibre;

- 02 munições calibre .32;

- Aproximadamente 400g de substância análoga à maconha;

 - Pequena quantidade de substância análoga à cocaína;

- Comprimidos de substância semelhante a êxtase.

Os suspeitos e o material foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Brumado, onde permanecem à disposição da Justiça para a adoção das medidas legais cabíveis.



Brumado: Jovem desaparecido faz contato com a família e confirma que está vivo no Pará

Foto: Divulgação

O desaparecimento do jovem Kauã Murilo Rosa, de 19 anos, teve um desfecho positivo após dias de angústia. Ele fez contato com a família e confirmou que está bem, encerrando um período de intensa mobilização que envolveu amigos, parentes e a comunidade nas redes sociais. O contato ocorreu de forma inesperada e foi marcado por forte emoção. Kauã conseguiu ligar diretamente do estado do Pará com a ajuda de um caminhoneiro, que cedeu o celular para que ele pudesse falar com a mãe e tranquilizar a família após o sumiço que gerava preocupação crescente. A confirmação veio por meio de um vídeo divulgado pela própria mãe. Durante a ligação, ela solicitou uma chamada de vídeo para confirmar a identidade do filho e verificar seu estado de saúde, o que reforçou o alívio após dias de incerteza. Desde o início do desaparecimento, o caso mobilizou intensamente a população. Familiares, amigos e moradores compartilharam informações e pedidos de ajuda nas redes sociais. Indícios apontavam que o jovem poderia ter passado pelo estado do Amazonas, o que ampliou o alcance das buscas. As autoridades também acompanharam o caso, contribuindo com levantamentos de informações. A repercussão ajudou a aumentar a pressão por respostas e expandiu as buscas para diferentes regiões do país. Apesar do alívio com a confirmação de que Kauã está vivo e em segurança, ainda não há esclarecimentos sobre o que ocorreu durante o período em que ele esteve desaparecido. A família agora aguarda mais detalhes para entender as circunstâncias do caso. A expectativa é pelo retorno do jovem e pelo completo esclarecimento dos fatos. Mesmo sem todas as respostas, a notícia já é considerada um desfecho positivo diante dos dias de tensão e sofrimento vividos pelos familiares.



Brumado terá novo CAPS AD com investimento de R$ 2,2 milhões do PAC

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado será contemplado com a implantação de um novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), equipamento público voltado ao atendimento especializado de pessoas com dependência de álcool e outras drogas. A obra será executada com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento de R$ 2,273 milhões na área da saúde. Integrante da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o CAPS AD oferecerá atendimento multidisciplinar, com foco na reabilitação dos usuários, estratégias de redução de danos e ações voltadas à reinserção social. A proposta é ampliar a capacidade de acolhimento e acompanhamento de pacientes em situação de vulnerabilidade decorrente do uso de substâncias psicoativas. Atualmente, Brumado conta com um CAPS tipo I, responsável por atender pessoas em intenso sofrimento psíquico, incluindo casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. O serviço atua no acolhimento, acompanhamento contínuo e suporte à reintegração social dos pacientes. Com a implantação da nova unidade, a expectativa é fortalecer a política de saúde mental no município, ampliando o acesso aos serviços especializados e qualificando o atendimento ofertado à população. A nova sede do CAPS AD será construída na Rua José Walter Leite, no bairro Santa Tereza.



Operação 'Valor da Vida' mira suspeitos de homicídios e já resulta em prisão em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta quarta-feira (1º), foi deflagrada em Brumado a Operação “Valor da Vida”, conduzida de forma integrada pelas Polícias Civil e Militar. De acordo com a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), a ação tem como foco a investigação de crimes recentes de homicídio e tentativa de homicídio registrados no município, que vêm gerando preocupação na população. No âmbito da operação, foram solicitados ao Poder Judiciário cinco mandados de prisão, todos deferidos. Conforme apurado, um dos alvos foi localizado escondido em uma residência nas proximidades da delegacia. Outros investigados estariam no bairro Brisas, onde as equipes também concentraram diligências. Durante as ações, uma pistola calibre .380 foi apreendida em um dos imóveis. A suspeita é de que a arma tenha sido utilizada em crimes recentes ocorridos na cidade, o que deve ser confirmado por meio de perícia. Até o momento, uma pessoa foi presa e outra conduzida à delegacia para prestar depoimento. A operação segue em andamento, com novas diligências previstas. As forças de segurança destacaram que a atuação conjunta visa intensificar o combate à criminalidade violenta e garantir maior sensação de segurança à população brumadense.



Motocicleta furtada é encontrada em área de mato dois dias após crime em Brumado

Foto: Divulgação

Uma motocicleta furtada no último domingo (29/3) no bairro Jardim de Aláh foi localizada nesta terça-feira (31/3) em uma área de mato nas proximidades do bairro Apertado do Morro, em Brumado, no sudoeste baiano. De acordo com as informações, após analizar imagens de monitoramento da rua, a própria proprietária do veículo identificou o possível paradeiro da moto e acionou as autoridades. Ao chegar ao local, o veículo foi encontrado abandonado e já sem a placa de identificação. Apesar das condições em que foi localizada, a motocicleta foi recuperada e devolvida à dona. O caso reforça a importância da colaboração da população no repasse de informações que auxiliem na recuperação de bens furtados.



Brumado: julgamento de tentativa de feminicídio termina com reviravolta e absolvição

Foto: Arquivo pessoal da vítima l 97NEWS

O julgamento de Hemerson Matheus Lima Souza, realizado nesta terça-feira (31/3), terminou com um desfecho inesperado e voltou a mobilizar discussões sobre violência contra a mulher no município de Brumado. O réu era acusado de tentar matar a ex-companheira, Gleice Helen de Oliveira Silva, em um caso ocorrido em 2021 e marcado pela extrema violência (veja aqui). Segundo a denúncia, o acusado foi até a residência da vítima sob o pretexto de visitar o filho do casal, à época um bebê com menos de um ano. A situação teria evoluído rapidamente para uma discussão motivada por ciúmes, culminando em agressões físicas. Relatos apontam que a mulher foi atingida com socos no rosto enquanto ainda segurava a criança. Em seguida, o homem teria retirado o bebê de seus braços e continuado o ataque de forma intensa. A vítima foi encontrada caída, com sangramento e sinais de traumatismo grave, sendo socorrida em estado crítico por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na ocasião, o caso foi enquadrado como tentativa de feminicídio, com agravantes relacionados à violência doméstica e à impossibilidade de defesa da vítima. Reveja a reportagem do 97NEWS quando Gleice Helen falou com a nossa reportagem: "Achei que eu ia morrer, que não ia acordar para ver minha família e meus filhos", relatou a vítima na época.

Foto: Reprodução l Rede Social

Apesar da gravidade dos fatos, o julgamento surpreendeu. Durante o depoimento, a própria vítima saiu em defesa do acusado, afirmando manter contato com ele e descrevendo-o como uma pessoa “amorosa”. Ela também relatou que, após o episódio, os dois chegaram a retomar o relacionamento. Outro ponto que chamou atenção foi o posicionamento das testemunhas. Todas as pessoas ouvidas em plenário prestaram depoimentos favoráveis ao réu — incluindo a mãe da vítima. Há ainda registros de que, em um julgamento anterior anulado, vítima e acusado deixaram o fórum juntos, situação que já havia gerado repercussão à época. Ao final, o Conselho de Sentença decidiu pela absolvição da acusação de tentativa de feminicídio. Os jurados entenderam que não houve intenção de matar. Com isso, o acusado responderá em liberdade pelo crime de lesão corporal.

Foto: Divulgação

O caso rapidamente repercutiu nas redes sociais e reacendeu o debate sobre relações abusivas, dependência emocional e os desafios enfrentados no enfrentamento à violência doméstica. Especialistas apontam que situações como essa não são incomuns, sobretudo em contextos marcados por vínculos afetivos complexos, ciclos de violência e possíveis pressões familiares ou psicológicas. Em meio à repercussão, permanece uma questão que ecoa entre moradores: como um episódio inicialmente marcado por imagens tão chocantes terminou com a própria vítima defendendo o acusado diante do tribunal?



Preço do ovo volta a subir em Brumado e pressiona orçamento das famílias

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após cinco meses consecutivos de queda, o preço do ovo voltou a subir em Brumado e já chega a R$ 24,00 a cartela com 30 unidades. Apesar da alta recente, o valor ainda permanece abaixo do pico registrado em 2025, quando o mesmo produto alcançou até R$ 28,00 no município. O movimento de elevação está diretamente ligado ao aumento da demanda durante a Quaresma, período em que muitos consumidores reduzem o consumo de carne vermelha e recorrem a alternativas como o ovo. Esse comportamento sazonal costuma impactar o mercado, elevando os preços mesmo diante de uma tendência anterior de queda. Considerado um dos alimentos mais presentes na mesa do brasileiro, o ovo ganha ainda mais relevância em momentos de aperto financeiro. Tradicionalmente visto como uma proteína mais acessível, ele acaba substituindo itens mais caros, como a carne bovina. No entanto, com a recente valorização, essa alternativa perde parte da sua competitividade e passa a pesar mais no orçamento doméstico. A alta reacende a preocupação com o custo da alimentação básica, especialmente entre as famílias de menor renda, que dependem do ovo como principal fonte de proteína no dia a dia. Especialistas apontam que, além da sazonalidade, fatores como custos de produção e logística também podem influenciar os preços nas próximas semanas, mantendo o cenário de atenção para o consumidor.



Brumado: Cuidadores denunciam descumprimento de lei federal e pressionam vereadores por enquadramento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado, realizada nesta segunda-feira (30/3), foi marcada pela mobilização de cuidadores da rede municipal de ensino infantil. O grupo compareceu ao plenário para denunciar o que classifica como descumprimento da Lei Federal nº 15.326/2026, que estabelece a integração entre as funções de cuidar e educar no âmbito da educação infantil. Apesar de terem solicitado participação por meio da tribuna livre — via ofício nº 024/2026 encaminhado pelo sindicato da categoria — os profissionais não puderam se manifestar diretamente. A pauta, no entanto, foi levada ao plenário com a leitura de uma nota pública feita pelo vereador Carlos Magno. No documento, os cuidadores relatam tentativas reiteradas de diálogo com o Executivo municipal, sem avanço nas negociações. Segundo a categoria, ao menos três reuniões foram realizadas desde janeiro deste ano para tratar do enquadramento funcional previsto na nova legislação. O impasse teria se consolidado após encontro no dia 18 de março, quando representantes da gestão municipal informaram que não haveria adequação dos cargos e orientaram que a questão fosse resolvida judicialmente. A nota também aponta possíveis práticas administrativas consideradas abusivas, como a retirada de ponto eletrônico em unidades de ensino, dificuldades no registro de presença durante paralisações e relatos de pressão psicológica sobre trabalhadores. Durante a sessão, o tema dividiu opiniões entre os parlamentares. Parte dos vereadores manifestou apoio à reivindicação, destacando a importância da função exercida pelos cuidadores na educação infantil e a necessidade de alinhamento à legislação federal. Por outro lado, houve ponderações quanto à complexidade da aplicação da norma. Outro ponto destacado pelos cuidadores é que o enquadramento reivindicado não configura transposição de cargos — o que seria vedado pela Constituição —, mas sim uma readequação funcional respaldada por legislação federal superveniente. A categoria também sustenta que há viabilidade orçamentária para a medida. Dados apresentados indicam que o município conta com previsão relevante de recursos do Fundeb para 2026, sendo que, por determinação legal, ao menos 70% devem ser destinados à remuneração dos profissionais da educação básica, com impacto direto na educação infantil. A mobilização ainda levanta uma discussão sobre desigualdade de gênero. Segundo os manifestantes, mais de 95% dos cuidadores são mulheres, e a negativa de enquadramento refletiria um histórico de desvalorização do trabalho feminino no setor público. Mesmo sem espaço de fala na sessão, a presença dos cuidadores marcou um novo momento da mobilização. A categoria afirma que continuará buscando o reconhecimento de seus direitos por vias institucionais e judiciais. Entre as medidas em avaliação estão o ajuizamento de ações coletivas e a ampliação do diálogo com órgãos de fiscalização. Enquanto o impasse persiste, a principal reivindicação permanece: o cumprimento integral da legislação federal já em vigor.



Brumado: Após apoiar ACM Neto em 2022, Fabrício Abrantes evita cravar posição sobre vice de Jerônimo em 2026

Foto: Composição IA l 97NEWS

O prefeito Fabrício Abrantes (Avante), marcou presença no evento de entrega de equipamentos de saúde realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta segunda-feira (30/3), em Salvador. A agenda reuniu gestores municipais de diversas regiões do estado. Durante a cerimônia, o chefe do Executivo brumadense evitou entrar em detalhes sobre a composição da chapa governista para as eleições de 2026, especialmente em relação à escolha do pré-candidato a vice na possível candidatura à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Em declaração ao site Bahia Notícias, Fabrício adotou um tom cauteloso ao comentar o tema. “Acredito que a escolha do vice deva ser feita com muita responsabilidade, buscando alguém que fortaleça a chapa e contribua para a vitória nas eleições”, afirmou. Apesar da presença institucional, o posicionamento político do gestor voltou a levantar questionamentos nos bastidores. Isso porque Fabrício esteve alinhado, nas eleições de 2022, ao grupo liderado por ACM Neto (União Brasil), adversário direto do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). A mudança de postura, com aproximação ao governo petista, tem sido observada por lideranças políticas da região e interpretada como um movimento estratégico — ainda que pouco explicado publicamente. Nos meios políticos, há quem questione se o apoio atual é consolidado ou circunstancial, motivado por interesses administrativos e pela busca de investimentos para o município. O histórico recente reforça a leitura de um cenário ainda em definição. Em 2024, Fabrício Abrantes foi eleito prefeito de Brumado em uma disputa acirrada contra Guilherme Bonfim (PT), vencendo por apenas 419 votos — diferença inferior a 1% do total. O resultado apertado evidencia um eleitorado dividido e torna o posicionamento político do prefeito ainda mais sensível. 



Brumado: Homem acusado de espancar ex-companheira até deixá-la desacordada com bebê no colo vai a júri popular nesta terça-feira (31)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Justiça decidiu levar a júri popular, nesta terça-feira (31/3), o caso de Hemerson Matheus Lima Souza, acusado de tentar matar a ex-companheira, Gleice Helen de Oliveira Silva, em Brumado. O crime ganhou repercussão devido à extrema violência. De acordo com a denúncia, o acusado foi até a residência da vítima sob o pretexto de visitar o filho do casal, um bebê com menos de um ano. A situação, no entanto, mudou rapidamente após questionamentos sobre a presença de outra pessoa no local, dando início a uma discussão marcada por ciúmes e comportamento possessivo. Relatos apontam que o homem passou a agredir a vítima com socos no rosto, mesmo enquanto ela segurava a criança. Em seguida, ele teria retirado o bebê dos braços da mulher e continuado o ataque de forma intensa e contínua. Uma testemunha acionou vizinhos, o que interrompeu as agressões. O suspeito fugiu antes da chegada da polícia. A vítima foi encontrada caída no chão, com sangramento intenso e sinais de traumatismo grave, sendo socorrida em estado crítico por equipes do Samu. O atendimento médico confirmou a gravidade das lesões, incluindo traumatismo craniano, desfiguração facial e perda de consciência. A recuperação foi lenta, com a mulher permanecendo internada por vários dias e recobrando os sentidos apenas após um longo período de cuidados hospitalares. As investigações indicam que o crime foi motivado pelo inconformismo do acusado com o fim do relacionamento. A conduta foi enquadrada como tentativa de feminicídio, agravada pelo contexto de violência doméstica e pelo uso de meios que dificultaram qualquer possibilidade de defesa da vítima. Com a decisão de pronúncia, a Justiça entendeu haver indícios suficientes para que o caso seja julgado pelo Tribunal do Júri. O processo segue agora para a fase final, quando jurados irão decidir o destino do acusado, em um episódio que reforça o alerta para a violência contra a mulher.



Discussão familiar termina em agressões e leva três pessoas à delegacia em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma ocorrência de agressão mobilizou a Polícia Militar na manhã de domingo (29/3), no município de Brumado, após uma discussão familiar evoluir para vias de fato no bairro Malhada Branca. A guarnição foi acionada por volta das 11h40 para atender ao chamado envolvendo um casal e o companheiro da filha. No local, os policiais encontraram os envolvidos com versões divergentes sobre o início do conflito. Apesar das contradições nos relatos, todos confirmaram que houve troca de agressões durante a discussão. A Polícia Militar constatou ainda que os três apresentavam lesões leves. Diante da situação, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis foram adotadas pelas autoridades competentes.



Vitor Bonfim celebra ordem de serviço para o CAPS de Brumado e relembra articulação para viabilizar equipamento

Foto: Divulgação

O deputado estadual Vitor Bonfim celebrou, nesta segunda-feira (30/3), a autorização da ordem de serviço para a construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de Brumado. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante evento realizado em Salvador. A implantação do equipamento representa um avanço na rede de atenção à saúde mental no município, com foco no atendimento especializado de crianças e adolescentes. Ao comentar a autorização, Vitor Bonfim destacou a importância do investimento para Brumado e afirmou que a conquista é resultado de uma articulação iniciada ainda em 2024. “Faço questão de agradecer ao presidente Lula, ao governador Jerônimo Rodrigues e ao ministro Rui Costa, porque essas obras só estão chegando aqui por causa do olhar e do compromisso com o interior da Bahia, através do novo PAC”, afirmou o deputado. O parlamentar também ressaltou que a chegada do CAPSi ao município foi antecedida por mobilização política. Segundo ele, em abril de 2024, o grupo político liderado em Brumado por Guilherme Bonfim encaminhou ofício solicitando a construção do equipamento, apresentando formalmente a demanda ao Governo do Estado. “Mas também precisamos falar a verdade: isso teve trabalho, teve cobrança e teve articulação. Em abril de 2024, o nosso grupo político, através de Guilherme Bonfim, enviou ofício pedindo a construção desses equipamentos pra Brumado, levando essa necessidade com responsabilidade”, declarou.



Golpe do falso intermediário termina em confusão e prejuízo de R$ 16 mil em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma negociação de compra e venda de veículo terminou em confusão e prejuízo financeiro na última sexta-feira (27/3), em Brumado, após a ação de um golpista que utilizou o chamado “golpe do falso intermediário”. A ocorrência foi registrada por volta das 12h50, na Rua Abílio Leite, no centro da cidade, nas proximidades de um cartório. De acordo com informações do 24º Batalhão de Polícia Militar, uma equipe da CETO foi acionada para conter a situação envolvendo duas pessoas que descobriram ter sido vítimas de estelionato. O crime foi articulado a partir de um anúncio legítimo de venda de veículo feito por uma moradora do distrito de Itaquaraí em uma rede social. Segundo o relato policial, o golpista se passou por intermediador da negociação, mantendo contato separado com a compradora e a proprietária do automóvel. Com isso, conseguiu criar uma falsa sensação de segurança para ambas as partes. Convencida de que se tratava de uma transação regular, a compradora realizou um pagamento antecipado de R$ 16 mil via Pix, valor que acabou sendo transferido para a conta do criminoso. O golpe só foi descoberto no momento em que as envolvidas se encontraram no cartório para concluir a transferência do veículo. Ao conferirem os dados da transação, perceberam que o dinheiro não havia sido recebido pela verdadeira proprietária, mas sim por um terceiro. A situação gerou tensão no local, e a dona do veículo, abalada emocionalmente, precisou de atendimento médico após passar mal. A guarnição prestou apoio e orientou as vítimas a registrarem a ocorrência na Polícia Civil, onde o caso será investigado.



Brumado: Ajudante de pedreiro é baleado em tentativa de homicídio na Rua Aureliano de Carvalho

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma tentativa de homicídio foi registrada na manhã desta segunda-feira (30/3) na Rua Aureliano de Carvalho, em Brumado, mobilizando equipes de emergência e forças de segurança. Segundo informações apuradas, por volta das 11h, dois indivíduos a bordo de uma motocicleta chegaram ao local, onde funciona a obra de construção de um posto de combustíveis, e efetuaram diversos disparos contra um ajudante de pedreiro que trabalhava na área. A vítima foi atingida pelos tiros, mas sobreviveu. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi acionado e prestou os primeiros socorros ainda no local, encaminhando o trabalhador para uma unidade de saúde. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde. Após o atentado, os suspeitos fugiram rapidamente e não foram localizados. A Polícia Militar esteve na área, realizou diligências e colheu informações que podem auxiliar na identificação dos autores. Testemunhas relataram que vários disparos foram ouvidos, causando pânico entre moradores, especialmente por o crime ter ocorrido nas proximidades de duas unidades escolares, o que aumentou a apreensão de pais e alunos. O caso será investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer a motivação do crime e identificar os responsáveis pelo ataque.



Brumado: Homem é preso após apedrejar viatura da Polícia Civil; após ser preso destruiu a cela da Delegacia

Foto: Reprodução

Um homem foi preso em flagrante no final da tarde desta sexta-feira (27/03), após protagonizar uma situação inusitada em frente à Delegacia Territorial de Brumado, sede da 20ª Coorpin. De acordo com as informações apuradas, o indivíduo chegou ao local e, sem qualquer justificativa aparente, arremessou uma pedra contra o para-brisa de uma das viaturas oficiais que estava estacionada em frente à unidade policial. Com o impacto, o vidro do veículo ficou completamente destruído. A ação foi rapidamente percebida pelos policiais que estavam na delegacia, que agiram de forma imediata e realizaram a prisão do suspeito ainda no local, caracterizando o flagrante. O homem foi conduzido para a própria unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Já no sábado (28/3), o indivíduo destruiu parte da cela em que ele estava na Delegacia. Com os crimes, o homem deverá responder pelos crimes de dano ao patrimônio público.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Operação Héstia: Operação intensifica combate à violência doméstica em Guanambi e Brumado

Foto: Reprodução

A Polícia Civil da Bahia intensificou, nos dias 25 e 26 de março, as ações da Operação Héstia em diversas regiões do interior do estado, com foco no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. No sudoeste baiano, os municípios de Guanambi e Brumado estão entre os principais alvos da mobilização. Coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior, a operação tem como prioridade o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra investigados por crimes de violência de gênero. As ações são realizadas de forma integrada por unidades territoriais e especializadas, com atuação direta dos Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (Neams), responsáveis tanto pelas investigações quanto pelo acolhimento das vítimas. De acordo com a corporação, as diligências concentram esforços na identificação de suspeitos, levantamento de mandados em aberto e adoção de medidas cautelares para interromper ciclos de violência. A estratégia também inclui a análise de procedimentos em andamento, coleta de provas e articulação com o Judiciário e o Ministério Público, visando dar maior celeridade às decisões. As delegacias territoriais atuam no suporte operacional, enquanto as coordenadorias regionais são responsáveis pela supervisão e logística das ações. Além de Guanambi e Brumado, a Operação Héstia também ocorre em outros municípios baianos, como Feira de Santana, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Valença, Itaberaba, Irecê, Serrinha, Jacobina, Senhor do Bonfim, Itapetinga, Eunápolis, Euclides da Cunha e Santa Maria da Vitória, ampliando o alcance das ações conforme a necessidade operacional. A operação segue até o dia 31 de março e integra uma política contínua de enfrentamento à violência contra a mulher no estado, com foco na responsabilização dos agressores e na proteção das vítimas.



Brumado: Após novo júri, homem é condenado a mais de 20 anos por morte da companheira; o crime ocorreu em 2008

Foto: Reprodução

Depois de quase duas décadas de tramitação judicial, o Tribunal do Júri condenou, nesta quinta-feira (26), Márcio dos Santos Silveira a mais de 20 anos de prisão pelo assassinato da companheira, Genilza de Aguiar Moraes. O crime ocorreu em 2008 e causou forte comoção social em Brumado, no sudoeste da Bahia. De acordo com os autos, o homicídio aconteceu na residência do casal, localizada no bairro Dr. Juracy. As investigações apontaram que a vítima foi atingida por um líquido inflamável e teve o corpo incendiado, sofrendo queimaduras graves. Genilza chegou a ser socorrida e transferida para uma unidade hospitalar em Salvador, mas não resistiu aos ferimentos. O processo teve uma longa trajetória na Justiça. Em 2021, o réu foi submetido a julgamento e acabou absolvido pelo Conselho de Sentença. À época, o Ministério Público da Bahia recorreu, sustentando que a decisão contrariava as provas produzidas durante a instrução processual. O recurso foi acolhido pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que determinou a realização de um novo júri. A nova sessão ocorreu no Fórum Juíza Leonor da Silva Abreu, em Brumado, e teve início pela manhã, se estendendo ao longo do dia. O julgamento foi presidido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães e contou com reforço na segurança por parte da Polícia Militar, além de grande repercusão popular no plenário. Durante o julgamento, foram reavaliadas provas, depoimentos e as circunstâncias do crime, que voltaram ao centro dos debates entre acusação e defesa. Ao final, o Conselho de Sentença decidiu pela condenação do réu. Após a leitura da sentença, o magistrado determinou o cumprimento imediato da pena, com a expedição do mandado de prisão. Márcio dos Santos Silveira deverá cumprir a condenação no Conjunto Penal de Brumado. A defesa ainda pode recorrer da decisão.



Brumado entra na mira do Procon-BA em operação contra abusos nos preços dos combustíveis

Foto: Divulgação

O Procon-BA ampliou a atuação da Operação “De Olho no Preço” em diversas regiões do estado, incluindo o município de Brumado, com o objetivo de coibir práticas abusivas e assegurar transparência na formação dos preços dos combustíveis após recentes reajustes. A iniciativa, vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, já resultou na fiscalização de 230 postos e na notificação de 10 distribuidoras que atuam na capital, região metropolitana e interior. Entre as empresas notificadas estão Vibra Energia, Raízen, Ipiranga e Larco, que têm prazo de cinco dias para apresentar justificativas sobre os valores praticados para gasolina, diesel e etanol. Além das distribuidoras, a Refinaria de Mataripe também foi acionada e deve fornecer informações complementares ao órgão. No sudoeste baiano, as equipes estiveram, além de Brumado, nos municípios de Tanhaçu, Maracás, Planaltino e Nova Itarana. A operação também alcançou cidades da Chapada Diamantina, como Seabra e Lençóis, além de polos regionais como Juazeiro e Barreiras. A ação conta com o apoio de Procons municipais para ampliar o alcance da fiscalização e garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, com aplicação de sanções em caso de irregularidades. Segundo o órgão, a operação seguirá ativa nos próximos dias, acompanhando as oscilações do mercado de petróleo. O Procon-BA reforça que consumidores podem colaborar com denúncias por meio do e-mail [email protected] ou pelo portal oficial do Governo da Bahia.