ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Enem 2022 tem 3,3 milhões de inscritos confirmados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ao todo, 3.396.597 pessoas tiveram as inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 -- um aumento de 11,6% em relação à edição de 2021, que teve 3.040.908 confirmações. O total corresponde às duas versões do exame. Desses participantes, 2.028.353 (59,72%) são isentos da taxa de inscrição e 1.368.244 (40,28%), pagantes. Os dados são considerados preliminares até a apuração definitiva, tendo em vista que há casos de processamento dos pagamentos pelas instituições bancárias, processos judiciais, comissão de demandas, além de outras situações excepcionais. Dos inscritos, 3.331.531 farão a versão em papel e 65.066, em computador. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas das duas versões nos dias 13 e 20 de novembro. Quem solicitou atendimento especializado poderá conferir o resultado do pedido a partir da próxima terça-feira, 7 de junho. No mesmo dia, começa o período de recursos para os participantes que tiveram as solicitações indeferidas. Já as pessoas que desejam ter tratamento por nome social poderão solicitá-lo entre 23 e 28 de junho. 



Especialistas apontam que vacina de spray nasal é o caminho para o fim da pandemia de Covid-19

Foto: Reprodução l Getty Images

Especialistas apontam como principal caminho um novo tipo de vacina que evita até a infecção: uma vacina em spray, aplicada no nariz. Diante de uma situação que de novo se agrava, várias cidades voltaram a recomendar - mas não a obrigar - o uso de máscara em ambientes fechados. Uma reportagem do Fantástico, na TV Globo, mostrou que as vacinas salvaram e salvam milhões de vidas, porque elas impedem, principalmente, que a doença se agrave. Assim, a grande maioria dos vacinados, se pegar Covid, vai ser com pouca ou nenhuma gravidade - pelo menos até agora. Mas os pesquisadores se preocupam. O vírus da Covid entra pelas vias respiratórias e, num primeiro momento, fica por ali mesmo, se multiplicando nas mucosas, aonde os anticorpos, gerados pelas vacinas atuais, não conseguem chegar. E, mesmo que chegassem, ali não é o lugar deles. Daí a necessidade de uma inovação. “Se você fizer uma vacina de spray nasal, você vai induzir uma resposta imune local no nariz”, diz o imunologista Jorge Kalil. O laboratório de Jorge Kalil no Instituto do Coração, em São Paulo, e outros grupos pelo mundo estão na busca de uma vacina que ataque o vírus logo de cara, não deixe que ele se multiplique. Assim, a pessoa vacinada não se contamina, e nem dá tempo de transmitir o vírus. O micróbio finalmente para de circular e a pandemia pode chegar ao fim.



OMS confirma 780 casos de varíola dos macacos em 27 países

Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, no domingo (5), que 780 casos de varíola do macaco ja foram confirmados no mundo desde 13 de maio até a última quinta-feira (2). Os casos se distribuem em 27 países onde o vírus não é endêmico. Segundo a OMS, os países não endêmicos que registraram mais casos são: Reino Unido (207), Espanha (156), Portugal (138), Canadá (58) e Alemanha (57). Além de Europa e América do Norte, foram registrados casos também na Argentina, Austrália, Marrocos e Emirados Árabes Unidos. O órgão, no entanto, avalia que o risco global causado pelos surtos é moderado, uma vez que esta é a primeira vez que uma quantidade tão grande de casos são reportados simultaneamente em diferentes países fora do continente africano. Não há registro de mortes causadas pela varíola dos macacos nos países não endêmicos. Nas regiões endêmicas, no entanto, já foram registradas, desde o início do ano, 66 mortes, 58 delas concentraram-se na República Democrática do Congo. Segundo a OMS, os países endêmicos são: Camarões, República Centro-Africana, República do Congo (Brazzaville), República Democrática do Congo, Libéria, Nigéria, Serra Leoa, Gabão e Costa do Marfim, além de Gana, onde vírus só foi identificado em animais. No Brasil, ainda não há caso confirmado da doença. Contudo, na última segunda-feira (30), o Ministério da Saúde informou que foi notificado sobre dois casos suspeitos de varíola dos macacos, um no Ceará e outro em Santa Catarina. Um terceiro está sendo monitorado no Rio Grande do Sul, mas ainda não é chamado pela pasta como suspeito.



Importação de cannabis medicinal cresce 15 vezes em cinco anos no Brasil

Foto: Reprodução l Getty Images

Mais de 70 mil autorizações da importação de produtos à base de cannabis foram concedidas no Brasil desde 2015, ano em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso das substâncias derivadas da maconha. Elas podem ser utilizadas no tratamento de mais de 20 diferentes condições médicas. De 2015 a 2021, o Brasil recebeu mais de 70,4 mil pedidos no total. Há 5 anos, em 2017, a Anvisa havia concedido a importação para produtos à base de cannabis para 2.101 formulários preenchidos. Em 2021, o número é 15 vezes maior: foram 32.416 liberações feitas pela Agência. As informações são do portal G1. De acordo com um levantamento da Kaya Mind, empresa criada para análise de mercado da planta, mais de R$ 50 milhões foram gastos pelo SUS para o fornecimento de produtos à base de cannabis mediante judicialização em 13 estados, de 2015 a 2021. Na Bahia, foram usados R$ 777 mil no período.



Primeiro turista espacial brasileiro viajará neste sábado em 'bate-volta' de 10 minutos

Foto: Reprodução l Rede Social

O mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, deve se tornar neste sábado (4) o primeiro turista espacial do país e o segundo brasileiro a ir ao espaço. Ele participará de um voo da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, cuja decolagem está prevista para acontecer às 10h (horário de Brasília), no Texas, nos Estados Unidos. As informações são do portal G1. O grupo deveria ter decolado no último dia 20 de maio, mas a viagem foi adiada por questões de segurança, após uma vistoria no foguete. O voo é do tipo suborbital, que é como um "bate-volta" ao espaço, com cerca de 10 minutos de duração. Nele, o foguete alcança uma altitude máxima – cerca de 100 km – e depois cai em queda livre de volta à Terra. A jornada é idêntica à que o próprio Bezos fez, em julho passado. Todos os seis tripulantes são turistas espaciais. Ou seja: não há um astronauta profissional a bordo e a nave não precisa de piloto. Hespanha, que é engenheiro de produção, conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil. A CSA sorteou a viagem entre os compradores, e o mineiro foi o selecionado. Até agora, o único brasileiro a ter ido ao espaço foi o astronauta Marcos Pontes, que passou 8 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 2006. No caso, era um voo orbital e ele decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz-TMA, no dia 29 de março.



Anatel vai punir telemarketing que usar robôs para fazer mais de 100 mil chamadas por dia

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na sexta-feira (3) que vai punir as empresas que usarem robôs automáticos para fazer mais de 100 mil chamadas abusivas de telemarketing por dia. Serão consideradas chamadas abusivas aquelas que não chegam a ser completadas quando o consumidor atende o celular ou que sejam desligadas automaticamente em até três segundos. De acordo com a agência, a medida cautelar que formaliza as medidas de combate ao telemarketing abusivo será publicada no "Diário Oficial da União" na próxima segunda-feira (6). A medida terá validade de três meses.



Estados querem fundo de compensação para perdas com ICMS

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os secretários estaduais de Fazenda vão propor a criação de um fundo para compensar as perdas com a redução do ICMS sobre combustíveis e a energia elétrica. O fundo seria composto por dividendos da Petrobras, royalties do petróleo e participação especial sobre a produção da commodity. Com isso, o fundo chegaria a R$ 35 bilhões. Esse valor deixaria de entrar nos cofres do governo federal. Para impedir essa perda, a proposta dos estados prevê um aumento na CSLL incidente sobre o petróleo. Hoje, a contribuição está em 9%. Ela passaria para 30% caso o preço do barril supere US$ 80. Abaixo disso, a alíquota seria de 20%. Com isso, as perdas do governo federal seriam zeradas, calculam os secretários estaduais. Com isso, valeria entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) que limita a incidência do imposto a uma faixa de 17% a 18% sobre esses itens. O projeto que veio da Câmara também prevê uma compensação a estados em caso de perda de arrecadação, o chamado gatilho. Para entes endividados, a União deduzirá do valor das parcelas dos contratos de dívidas as perdas de arrecadação superiores a 5% em relação a 2021. A dedução vai até 31 de dezembro de 2022 ou até a dívida acabar.

 

 



Desemprego cai pelo quinto trimestre seguido, mas rendimento do brasileiro não cresce

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A taxa de desocupação ficou em 10,5% no trimestre encerrado em abril, a menor para esse trimestre desde 2015, quando foi de 8,1%. Essa é a quinta queda consecutiva no índice, que vem caindo desde o trimestre finalizado em abril de 2021, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada na terça-feira (31), pelo IBGE. A renda média do brasileiro, porém, manteve-se estável, em R$ 2.569 no trimestre encerrado em abril. Mesmo com aumento do número de empregados, houve uma queda de 7,9% no rendimento médio em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Para Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas por amostra de domicílios do IBGE, a expansão da formalidade não se traduziu em crescimento do rendimento: “Embora tenha havido crescimento da formalidade, não foi observada expansão do rendimento médio real do emprego com carteira assinada no setor privado. Além disso, houve queda no rendimento do setor público”, afirma. O número de pessoas ocupadas, de 96,5 milhões é o maior da série histórica, iniciada em 2012, com alta de 1,1% na comparação com o trimestre anterior. No ano, houve um aumento de 9 milhões de pessoas ocupadas. A divulgação desta terça restringe-se apenas ao cenário nacional. No primeiro trimestre deste ano, a Bahia apareceu na liderança do número de desocupados. 



Idosa vítima de maus-tratos é encontrada com infestação de larvas na cabeça

Foto: Divulgação l Polícia Civil l GO

Uma idosa de 86 anos, vítima de maus-tratos supostamente cometidos pelo próprio filho, foi encontrada, na segunda-feira (30), desnutrida, desidratada e com uma infestação de larvas devido a ferimentos na cabeça. O caso aconteceu em Goiânia (GO). O homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso por suspeita de abandono, maus-tratos e exploração financeira. A idosa foi socorrida por uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada para uma unidade médica para tratar da miíase e dos demais problemas de saúde. Quando chegaram à casa da vítima, os policiais encontraram apenas latas de cervejas e pacotes de macarrão instantâneo. A suspeita é de que o filho passava o dia todo bebendo sem auxiliar a mãe que, por conta da idade, tinha dificuldade em realizar as atividades do dia a dia. Além disso, a polícia afirma que o homem não permitia a entrada de outras pessoas no imóvel para acudir a idosa. Os agentes apuram também o fato da vítima ter sofrido uma queda e passar dias machucada sem receber os cuidados necessários para tratar dos ferimentos -- o que pode ter causado a infestação das larvas.



Número de mortes chega a 56 em Pernambuco devido às fortes chuvas

Foto: Divulgação

Subiu para 56 o número de pessoas que morreram em meio às fortes chuvas que atingem Pernambuco, informou o governo pernambucano na tarde de domingo (29). Nove municípios já decretaram situação de emergência, entre eles a capital Recife. Até o começo da tarde, segundo o governo estadual, 56 pessoas seguiam desaparecidas. Além disso, 3.957 estavam desabrigados, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte. As cidades que decretaram situação de emergência, de acordo com o governo do estado, foram Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana; e São José da Coroa Grande, Nazaré da Mata, Macaparana e São Vicente Ferrer, na Zona da Mata. O decreto de emergência é o primeiro passo para que municípios possam ter acesso a recursos do governo federal, por exemplo.



Homem morre após ser abordado e colocado em porta-malas de viatura da PRF em Sergipe

Foto: Reprodução l Vídeo

Um homem identificado como Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu após uma abordagem de policiais rodoviários federais no município de Umbaúba, no sul do estado de Sergipe, a cerca de 100 km de Aracaju. As informações são do site G1. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (25). Imagens mostram que Genivaldo foi imobilizado e depois colocado dentro do porta-malas da viatura. No vídeo, é possível ver que o carro estava tomado por uma fumaça branca. Segundo nota divulgada pela PRF, os agentes empregaram, sem especificar quais, "técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo". Também de acordo com a nota oficial distribuída pela corporação, o homem resistiu à abordagem e foi agressivo. Ainda de acordo com a PRF, o homem passou mal durante o deslocamento e foi levado para o Hospital José Nailson Moura. A morte foi confirmada pela gerente do hospital, Cecília Bruneli. A PRF disse que um procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos foi aberto. Maria Fabiana dos Santos, mulher de Genivaldo, disse que houve um crime em que "agiram com crueldade para matar". "Eu não chamo nem de fatalidade. Isso aí foi um crime mesmo, eles agiram com crueldade pra matar mesmo ele", afirmou ela. A família informou que registrou um boletim de ocorrência na delegacia da cidade. A Polícia Civil confirmou o registro do caso e a coleta de alguns depoimentos, que já foram prestados por familiares e testemunhas na delegacia da cidade.

 



Chega em 25 número de pessoas mortas em operação policial no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Cerca de 25 pessoas morreram em uma operação na Vila Cruzeiro, Penha, Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu na última terça-feira (24). Dois suspeitos que estavam sob custódia no Hospital Estadual Getúlio Vargas morreram na madrugada desta quarta-feira (25). Um menor de idade que foi levado para a UPA do Alemão já chegou morto à unidade de saúde. A Secretaria Estadual de Saúde informou que seis pacientes permanecem internados: quatro no Getúlio Vargas, três em estado estável e um grave; um na UPA do presídio de Bangu; e um no Salgado Filho. A maioria dos mortos, segundo a Polícia Militar, era de suspeitos. A operação foi a mais mortal das forças de segurança do Rio neste ano.



Presidente sanciona lei que amplia pena para violência contra crianças

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na terça-feira (24), o projeto de lei que amplia medidas protetivas para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica ou familiar. A norma também passa a considerar crime hediondo o assassinato de menor de 14 anos, com pena de reclusão de 12 a 30 anos. O texto determina pena de três meses a dois anos para quem descumprir decisão judicial favorável à adoção de medidas protetivas de urgência. Além disso, aumenta de um terço à metade a pena de homicídio contra menor de 14 anos se o crime for cometido por familiar, empregador da vítima, tutor ou curador, ou se a vítima é pessoa com deficiência ou tenha doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade. A proposta foi batizada de Lei Henry Borel, em homenagem ao menino de 4 anos que foi espancado e morto em março de 2021. Os acusados do crime são a mãe de Henry, Monique Medeiros, e o padrasto do menino, o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho. A mãe obteve autorização para responder pelo crime em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica. Já o ex-vereador Jairinho continua preso.



Presidente da Petrobras é demitido; Caio Mário Paes assume cargo

Foto: Reprodução l Ministério de Minas e Energia

Eleito presidente da Petrobras em 14 de abril, o executivo José Mauro Ferreira Coelho foi destituído do cargo na noite de segunda-feira (23), 40 dias após sua escolha. O anúncio de demissão foi feito pelo Ministério de Minas e Energia, por meio de nota oficial. José Mauro Coelho foi o terceiro presidente da estatal durante o governo Bolsonaro. Assim como ele, Roberto Castello Branco e Joaquim Silva e Luna foram demitidos do cargo. O governo indicou Caio Mário Paes de Andrade para assumir a presidência da estatal. Ele atua como secretário especial do ministro da Economia Paulo Guedes. Para ser empossado, a indicação precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras. O troca-troca no comando da Petrobras é consequência dos atritos entre o presidente e a estatal, pela política de preços vigente. Bolsonaro chegou a chamar de "estupro" o lucro da Petrobras. A estatal, no entanto, está submetida ao critério de paridade internacional, seguindo a cotação do barril de petróleo no mundo e as oscilações do dólar. Em entrevista à Rádio Metropole, na última quinta-feira (19), o especialista em óleo e gás Roberto Ramos explicou que a sugestão de diminuir o lucro da Petrobras iria criar um "desequilíbrio". 



Vídeo mostra briga generalizada no Show de Gusttavo Lima em Brasília

Foto: Reprodução l Vídeo

Um show do cantor Gusttavo Lima terminou em uma briga generalizada de fãs. O evento aconteceu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no último sábado (21), mas as imagens viralizaram nas redes sociais apenas nesta segunda-feira (22). O vídeo compartilhado por um dos participantes da festa mostra o começo da confusão, quando é possível ver uma mulher de roupa preta caída no chão sendo agredida por outras três. Nesse momento, algumas pessoas tentam separar a briga, mas sem sucesso, o que acaba causando outras brigas secundárias e envolvendo outros fãs do sertanejo que estavam no local. Pelas imagens é possível ver que terceiros tentaram jogar bebidas e até um balde de gelo para acabar com a confusão, enquanto um segurança tentava separar os conflitos. O show não chegou a ser interrompido e no vídeo é possível ouvir o sertanejo cantando “De Menina Pra Mulher”. Nas redes sociais, internautas especulam os possíveis motivos que levaram à briga generalizada. “Gente, cadê o contexto? Preciso entender os motivos disso”, escreveu um dos curiosos. “Só queria saber qual foi o motivo, porque teve uma que apanhou bastante”, disse outra. Até o momento, no entanto, não há informações sobre a identidade dos envolvidos ou sobre a gravidade dos ferimentos.



Governo federal vai cortar R$ 8,2 bi em verbas de ministérios

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Para evitar um estouro do teto de gastos, o Ministério da Economia anunciou na sexta-feira (20) a necessidade de um corte adicional de R$ 8,2 bilhões no Orçamento. O teto de gastos é uma regra fiscal que limita o crescimento das despesas à variação da inflação. O anúncio significa que os ministérios terão suas verbas discricionárias (que incluem custeio e investimentos) reduzidas, devido à alta em despesas obrigatórias como sentenças judiciais e subsídios ao financiamento agrícola. Segundo a Folha, o governo já havia feito um bloqueio de R$ 1,7 bilhão em recursos no mês de março. Com isso, o total de recursos travados no Orçamento chega a R$ 9,9 bilhões. O governo parcelou o corte no Orçamento diante do impasse envolvendo a promessa do presidente Jair Bolsonaro (PL) de aumento salarial mais generoso às carreiras policiais. O desejo de privilegiar algumas categorias criou um impasse na decisão final sobre os reajustes ao funcionalismo. Sem uma definição, o governo deixou para julho um bloqueio adicional de cerca de R$ 5 bilhões para acomodar o impacto do reajuste de 5% a todos os servidores e de um aumento diferenciado para policiais.



Peritos médicos do INSS encerram greve e voltam a atender na próxima segunda (23)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os peritos médicos federais assinaram na manhã de sexta-feira (20) um acordo que determina o fim da greve da categoria. O atendimento regular à população será retomado na próxima segunda-feira (23). No acordo assinado com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, os médicos peritos comprometeram-se a repor os dias parados e trabalhar para reduzir o estoque de perícias não realizadas em decorrência da greve. Segundo os termos do acordo, fica definido que cada perito poderá realizar, no máximo, 12 atendimentos diários (ordinários). Será pago, de acordo com a Lei 13.846/2019, o valor de R$ 61,72 por perícia extraordinária, que exceda essa quantidade máxima de atendimentos por dia. Com o objetivo de agilizar a redução do estoque, em breve será publicada portaria estabelecendo as regras para análise de documentos com base na conformação de atestado para afastamentos de até 90 dias.



Elon Musk visita o Brasil para discutir conectividade e proteção da Amazônia

Foto: Divulgação

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o objetivo do encontro com representantes do governo brasileiro é discutir "conectividade e proteção da Amazônia". A aeronave do empresário pousou por volta das 9h em um aeroporto privado de São Roque, cidade a cerca de 70 km da capital paulista. O avião presidencial aterrissou no mesmo aeroporto, em torno de 40 minutos depois. A reunião acontece no Hotel Fasano de Porto Feliz (SP), a cerca de 50 km do aeroporto. O deslocamento em comboio até o hotel de luxo no interior de SP conta com apoio do policiamento rodoviário, ambulância e do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). 



Garimpo ilegal movimentou mais de R$ 200 milhões no Brasil

Foto: Reprodução l Christian Braga l Greenpeace

Uma investigação da Polícia Federal (PF) aponta que um grupo suspeito de operar a logística aérea para explorar garimpos ilegais na terra indígena yanomami, a maior do Brasil, movimentou mais de R$ 200 milhões em dois anos. A apuração do crime resultou numa nova operação nesta quinta-feira (19). Ainda segundo a PF, aeronaves do grupo são utilizadas para transportar pessoas, combustível e equipamentos a áreas de garimpo na terra yanomami, como forma de concretizar a extração ilegal de minérios. Duas empresas, a Cataratas Poços Artesianos e a Icaraí Turismo Táxi Aéreo, foram alvos da Polícia Federal na operação. A sede da Cataratas em Boa Vista já foi alvo de ação de apreensão de helicópteros, feita em conjunto por PF, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

 



TSE e Telegram formalizam acordo para combate às fake news

Foto: Reprodução l Ivan Radic l Flickr

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Telegram celebraram, na última segunda-feira (16), um acordo de colaboração mútua inédito para enfrentamento da desinformação. A Corte é o primeiro órgão eleitoral no mundo a assinar um acordo com a plataforma que envolve cooperação e ações concretas. Em março, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a suspender o funcionamento do aplicativo no Brasil. A assinatura do acordo formaliza o termo de adesão do Telegram ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no Âmbito da Justiça Eleitoral.