ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Professores podem receber pagamento restante dos precatórios do Fundef em fevereiro de 2023

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a promessa de distribuir R$ 1,4 bilhão, o pagamento restante de 10% dos precatórios do antigo Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) aos professores da rede estadual deve ocorrer até o início de fevereiro de 2023. A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) não definiu data, porém afirmou que os pagamentos devem ser realizados após a avaliação dos requerimentos que pode levar até 60 dias tem previsão para ser iniciada após o dia 25 de novembro. "Não há como precisar uma data, mas se considerarmos que a avaliação dos requerimentos pode ocorrer até o dia 25 de janeiro de 2023 , o pagamento será realizado, no máximo, em até cinco dias úteis após essa data”, explicou a Saeb. Levando em consideração que o dia 25 de janeiro de 2023 é uma quarta-feira, caso os pagamentos demorem os 5 dias úteis, eles seriam realizados apenas no dia 1° de fevereiro. O Estado ampliou o prazo de entrega em 30 dias, saindo de 25 de outubro para 25 de novembro, o que, consequentemente, também atrasou os pagamentos. A previsão inicial era que 100% do valor que os profissionais têm direito fosse pago até o final deste ano. 



Brasil registra primeira morte por subvariante da ômicron

Foto: Reprodução l Freepik

Após o registro de dois casos de Covid-19 relacionados à subvariante BQ.1, da linhagem Ômicron do coronavírus, a primeira morte causada pela nova cepa foi confirmada pelas secretarias municipal e estadual de Saúde de São Paulo na última terça-feira (8). A vítima é uma mulher de 72 anos, que convivia com diversas comorbidades e fazia parte do grupo de risco para a Covid-19. De acordo com o comunicado, a morte aconteceu no dia 17 de outubro, mas ela já estava internada desde o dia 10 do mesmo mês, no Hospital São Paulo. O outro caso da subvariante da Ômicron também foi detectado em São Paulo. O paciente é um homem de 61 anos, que começou a apresentar sintomas no dia 7 de outubro. De acordo com a secretaria, ele permanece em isolamento e não teve complicações pela infecção. Até o momento, não existem dados epidemiológicos que sugiram um aumento na gravidade ou na letalidade da nova cepa da doença. Apesar disso, a BQ.1 está mostrando uma vantagem de crescimento significativa sobre outras sublinhagens da Ômicron. 



Morre Gal Gosta, estrela da música brasileira, aos 77 anos

Foto: Reprodução l Rede Social

Morreu, nesta quarta-feira (9), Gal Gosta, aos 77 anos de idade. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora, considerada uma das mais importantes da música brasileira. A causa da morte ainda é desconhecida. Segundo um comunicado, ela estava em recuperação após passar por um “procedimento de retirada de nódulo na fossa nasal direita, realizado há três semanas”. Seus shows estavam suspensos até o final de novembro. Gal Costa deixa o filho Gabriel Costa Penna Burgos, de 17 anos.

 



Mais de 30% das famílias brasileiras têm contas atrasadas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A quantidade de famílias inadimplentes no Brasil atingiu um recorde em seis anos: a taxa chegou a 30,3% no mês de outubro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A proporção de famílias com contas em atraso é 0,3% maior do que o mês passado e 4,6% maior do que o mesmo período de 2021. Além disso, a pesquisa indicou que os endividados chegaram a 79,2% no mês passado. Em outubro de 2021, essa taxa estava em 74,6%. Na relação mensal, por outro lado, houve uma queda de 0,1%.



Rui Costa é sondado por Lula para integrar ministério

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi sondado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para integrar o seu futuro ministério. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (7) pelo jornal Valor Econômico. A sondagem ocorreu durante a passagem de Lula por Trancoso, no Sul da Bahia. Segundo o Valor, o provável destino de Rui seria o Ministério das Cidades, que foi extinto na gestão Jair Bolsonaro (PL) e fundido com Integração Nacional para formar o Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta deverá ser recriada. Ainda segundo a publicação, o governador da Bahia foi ventilado também para o Ministério da Fazenda, mas Lula avaliaria que esta pasta precisa ser ocupada por alguém com" traquejo político" em Brasília e veria Rui também como um exitoso tocador de obras. 



Tite divulga nomes da seleção brasileira convocados para Copa

Foto: Divulgação

O técnico Tite divulgou, nesta segunda-feira (7), a lista de convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2022. O time tem nove jogadores  da Copa anterior. O começa no próximo dia 20, no Qatar. Confira a lista:

Goleiros

  • Alisson (Liverpool)
  • Ederson (Manchester City)
  • Weverton (Palmeiras)

Laterais Direitos

  • Daniel Alves (Pumas)
  • Danilo (Juventus)
  • Alex Telles (Sevilla)
  • Alexsandro (Juventus)

Zagueiros

  • Bremer (Juventus)
  • Eder Militão (Real Madrid)
  • Marquinhos (PSG)
  • Thiago Silva (Chelsea)

Meio-Campistas

  • Casemiro (Manchester United)
  • Everton Ribeiro (Flamengo)
  • Bruno Guimarães (Newcastle)
  • Fabinho (Liverpool)
  • Fred (Manchester United)
  • Lucas Paquetá (West Ham)

Atacantes

  • Antony (Manchester United)
  • Gabriel Jesus (Arsenal)
  • Gabriel Martinelli (Arsenal)
  • Neymar (PSG)
  • Pedro (Flamengo)
  • Raphinha (Barcelona)
  • Richarlison (Tottenham)
  • Rodrygo (Real Madrid)
  • Vinicius Júnior (Real Madrid)



Pastor ataca nordestinos após vitória de Lula: 'Gosta de viver da migalha'

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Durante um culto, um pastor da Primeira Igreja Batista de Piabetá, em Magé, no interior do estado do Rio de Janeiro, proferiu ataques aos nordestinos. Desde a vitória do agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Nordeste tem sido alvo de ataques preconceituosos, por ter sido a região onde o petista teve maior vantagem. Identificado como Luiz Antônio Rodrigues Vieira, o pastor discursava contra a vitória de Lula, quando passou a  desmerecer nordestinos. O ataque aconteceu na última quinta-feira (3), mas as imagens começaram a viralizar no sábado (5). O pastor iniciou afirmando que não tinha nada contra “nenhum irmão que nasceu no Nordeste”, mas deu continuidade afirmando: “mas deixa eu dizer uma coisa para vocês aqui. Nunca mais eu gasto um centavo no Nordeste. Nunca vai eu vou ao Nordeste”. “Não vou gastar nenhum centavo com nenhum hotel no Nordeste. Não vou comer em nenhum restaurante do Nordeste. Não vou comprar nada do Nordeste. É um povo, os que estão lá, preguiçosos. Porque, os que não são, vieram embora para cá, vieram trabalhar. Nordestino é preguiçoso. Gosta de viver da migalha”, disse. Luiz Antônio Rodrigues Vieira chegou a afirmar ainda que o discurso não tinha nada de ódio nem do que chamou de “nordestenofobia”. As ofensas faziam parte de um vídeo que foi postado no YouTube da própria igreja, mas os responsáveis pelas redes sociais da instituição tornaram o vídeo privado na manhã de sábado (5). O pastor já havia aparecido, em vídeos anteriores às eleições, fazendo cultos com a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao fundo e com a presença de objetos que podem ser associados à figura dele.



Policial militar reformado enforca criança de 6 anos no Oeste de Minas Gerais

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um policial militar reformado é suspeito de enforcar uma criança de 6 anos que teria dito palavras de apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Divinópolis, região Centro-Oeste de Minas Gerais. O caso aconteceu no último domingo (30), segundo turno da eleição presidencial. A mãe da criança, Reisla Naiara Gomes, usou as redes sociais para denunciar o caso. Segundo o boletim de ocorrência, familiares informaram que a criança teria ido até uma padaria próxima de casa, quando foi abordada pelo militar, de 55 anos. O comércio pertence à família do policial reformado. “Lá estavam o agressor, a mãe do agressor e o pai do agressor. Eles estavam discutindo Lula e Bolsonaro. Meu menino passou, o agressor passou a mão na cabeça dele e falou: 'Você é Bolsonaro, você tem cara de ser Bolsonaro'. Aí meu menino falou: 'Eu sou Lula lá'. No que ele falou, ele pegou meu filho pelo pescoço, enforcando meu filho, deixando ele sem ar até ele desmaiar. Quando ele desmaiou que ele soltou meu filho. Machucou o cotovelo dele”, contou a mãe da criança ao jornal O Estado de Minas. A PM foi acionada e realizou os primeiros atendimentos à criança. O suspeito já havia deixado o local e não foi localizado. 



Equipe da Record é agredida por manifestantes em SP

Foto: Reprodução

Durante passagem ao vivo na Record News, o repórter Yuri Macri e o cinegrafista Edmilson China, da Tv Rio Preto, afiliada da Record em Mirassol, São Paulo, foram agredidos por bolsonaristas na quarta-feira (02).Manifestantes se aproximaram dos profissionais e começaram a hostilizar a equipe. "Repórter e cinegrafista foram agredidos com socos e chutes, danificaram um microfone, que acabou até perdendo a base", disse Gleice Kelly, chefe de jornalismo da emissora. Nas redes sociais, Macri compartilhou imagens da agressão e contou que levou chutes, joelhadas nas costas, tapas, empurrões e intimidações. "Falaram que eu estava dizendo mentiras na entrada". "Vivi momentos de terror. De medo. Deus seja louvado que estou bem. Nunca vi pessoas tão agressivas na vida. Amanhã um novo dia, uma nova história. Mas, foi crime o que fizeram comigo hoje", declarou Yuri.



Diretor de escola é preso por suspeita de furtar carne de lanche escolar

Foto: Reprodução l Rede Social

O diretor de uma escola pública foi preso em flagrante, na última quarta-feira (2), por suspeita de furtar produtos da merenda escolar, pela Polícia Civil. O caso ocorreu na Escola de Tempo Integral Assis Bezerra em Quixeramobim, no interior do Ceará. Entre os produtos furtados, algumas peças de carne de alto valor, além de pão, leite, arroz e macarrão, de acordo com informações do site G1. Por meio de imagens de câmeras de segurança da unidade escolar, a ação foi identificada. O diretor de 44 anos deixa a escola sozinho e carrega um saco com os produtos. Em outro vídeo, de agosto deste ano, ele é identificado junto a outro homem. Ainda segundo a publicação, a Secretaria da Educação (Seduc) comunicou que gerencia a ocorrência e vai adotar as providências necessárias, com a inclusão do processo legal para afastamento do profissional. Ele foi detido pelo crime de peculato-furto. Os policiais civis identificaram o servidor em posse dos alimentos, no momento em que ele recebeu voz de prisão. O diretor sequer reagiu à prisão e foi levado à unidade policial.



Em vídeo, Bolsonaro pede que caminhoneiros liberem rodovias

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para divulgar um vídeo em que faz um apelo para a desobstrução das rodovias. A publicação do pedido aconteceu nesta quarta-feira (2). Desde o domingo (30), apoiadores bolsonaristas fizeram bloqueios em pontos de rodovias do país. "Eu quero fazer um apelo a você, desobstrua as rodovias. Isso daí não faz parte, no meu entender, dessas manifestações legítimas. Não vamos perder nós, aqui, a nossa legitimidade", disse Bolsonaro."O fechamento de rodovias pelo Brasil prejudica o direito de ir e vir das pessoas, está lá na nossa Constituição. E nós sempre estivemos dentro dessas quatro linhas. Eu tenho que respeitar o direito de outras pessoas que estão se movimentando, além de prejuízo a nossa economia", continuou o presidente. Na terça-feira (1º), Bolsonaro já tinha pedido a desobstrução. O pedido foi feito em seu primeiro discurso após o resultado das eleições. Às 14h30 desta quarta, ainda havia 150 bloqueios, segundo levantamento da PRF. A Polícia Rodoviária Federal informou que desfez 688 manifestações. Na segunda-feira (31), o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a corporação e as polícias militares estaduais tomassem as medidas necessárias para desobstruir as vias.



Multas para integrantes de manifestações que bloqueiam rodovias chegam a R$ 17 mil

Foto: Reprodução l PRF

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou que desde o início dos bloqueios de rodovias, no último domingo (30), até está quarta-feira (2), mais de R$ 5,5 milhões em multas foram aplicadas aos participantes das manifestações que impedem a passagem de veículos ao redor do país. De acordo com o órgão, ao todo, foram distribuídas 912 multas, e as pessoas penalizadas devem pagar valores entre R$ 5 mil e R$ 17 mil. O MJSP tem o poder de adotar essas medidas por conta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que afirma que motoristas responsáveis por impedir a circulação de demais cidadãos devem ser autuados por  infração grave. “Em caso de reincidência, aplica-se em dobro a multa no período de 12 meses. Ainda de acordo com o CTB, as penalidades são aplicáveis a pessoas físicas ou jurídicas que incorram na infração”, afirmou o Ministério.



Operação da polícia combate sonegação e apreende veículos que seriam sorteados em Alagoas

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma ação da Divisão Especial de Investigação e Captura (Deic) da Polícia Civil de Alagoas nesta quarta-feira (2), feriado de Finados, dedeflagou uma operação contra a prática de sonegação fiscal e jogos de azar, na cidade de Arapiraca, em Alagoas. A operação contou com o apoio da Polícia Militar (PM) e de policiais civis de Arapiraca. Quatro pessoas foram presas, sendo três irmãos, dois são conhecidos como "gêmeos da rifa". Muitos veículos de luxo, alguns importados, foram apreendidos. Os carros seriam sorteados em um evento, em uma chácara na zona rural de Arapiraca. 



Carro atropela grupo durante bloqueio em rodovia; meninas de 11 e 12 anos foram atingidas

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um grupo de pessoas foi atropelado por um carro durante um bloqueio na Rodovia Washington Luís, em Mirassol (SP), na tarde desta quarta-feira (2), Feriado de Finados. Várias pessoas gravavam vídeos do ato e registraram quando um carro prata acelerou e atropelou o grupo que estava no meio da pista. De acordo com a Polícia Militar, dez pessoas ficaram feridas, entre elas duas meninas, de 11 e 12 anos, e três policiais. Elas foram socorridas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mirassol, sendo que duas precisaram ser transferidas para o Hospital de Base de Rio Preto. Ainda conforme a corporação, alguns moradores tentaram agredir o motorista do carro após o atropelamento. O homem foi detido e levado à delegacia, onde presta depoimento.



IBGE adia entrega do Censo 2022 para final de dezembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A conclusão do Censo 2022 foi adiada novamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desta vez, o prazo do envio dos dados coletados para o Tribunal de Contas da União (TCU) passou de 31 de outubro para 28 de dezembro. Cimar Azeredo, diretor do IBGE, explicou que o motivo pelo qual esta troca de datas precisou ser realizada foi por conta da baixa de recenseadores, reflexo da dificuldade de angariar novos funcionários, dos pagamentos atrasados e dos concursos adiados. O Instituto procura solucionar estes problemas com novas práticas, sendo elas o aumento dos processos seletivos, a transferência de recenseadores de outras cidades que finalizaram o processo para aquelas que ainda não conseguiram finalizar, o aumento dos pagamentos e o estímulo ao trabalho nos finais de semana e feriados - com o intuito de encontrar mais pessoas em suas residências. Desde 1° de agosto até o dia 31 de outubro, ao todo, 63% da população brasileira estimada, ou seja, 136.022.192 pessoas, foram recenseadas, em 47.740.071 residências.



Bolsonaro faz discurso rápido em Brasília e reprova interdições pelo Brasil

Foto: Reprodução

Após mais de 44 horas sem se pronunciar desde a derrota nas eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu sorrindo em coletiva de imprensa no final da tarde de terça-feira (1º), e condenou os bloqueios feitos por caminhoneiros em todo o Brasil. "Quero começar agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30 de outubro. Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedade, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir", afirmou o presidente. O presidente da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que a transição de governo irá começar com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). 



Bolsonaro reúne imprensa para pronunciamento na tarde desta terça-feira (1º)

Foto: Reprodução

O presidente da república Jair Bolsonaro (PL) reúne imprensa no Palácio do Planalto nesta terça-feira (1º) para pronunciamento público. A convocação foi feita pela Secretaria Especial de Comunicação Social. Um púlpito foi colocado no Palácio da Alvorada, em Brasília, onde o presidente está reunido com ministros. Desde a proclamação do resultado, na noite de domingo (30/10), o presidente se recolheu e não fez nenhum tipo de manifestação pública para reconhecer a vitória de Lula ou para repudiar a postura de apoiadores que bloqueiam estradas país afora em protesto contra o triunfo petista.



Maioria do STF confirma determinação para que polícias desbloqueiem rodovias pelo Brasil

Foto: Reprodução

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, na madrugada desta terça-feira (1), confirmando a decisão individual do ministro Alexandre de Moraes, que determinou que Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as polícias militares dos estados desbloqueiem as rodovias brasileiras ocupadas de forma irregular por manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Acompanharam a decisão de Alexandre de Moraes os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Gilmar Mendes e as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber. O caso é analisado no plenário virtual da Corte. Na sua decisão individual, Moraes atendeu a pedidos da Confederação Nacional dos Transportes e do vice-procurador geral eleitoral. Moraes estipulou que, em caso de descumprimento de ordem, o diretor da PRF, Silvinei Vasques será multado em R$ 100 mil por hora e poderá sofrer um eventual afastamento do cargo. Caminhoneiros estão ocupando trechos de rodovias em diversos estados do país desde segunda-feira (30), como protesto contra a derrota do presidente Bolsonaro na eleição.



Equipe de Lula entra em contato com ministro de Bolsonaro para tratar transição

Foto: Ricardo Stuckert

A coordenação de comunicação da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, entrou em contato nesta segunda-feira (31) com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para tratar da transição de governo. O contato foi feito através do coordenador de comunicação da campanha Edinho Silva, e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Edinho divulgou nota em que falou sobre a conversa. Ele disse que ligou para Ciro Nogueira a pedido do próprio ministro. "Mantive contato na tarde desta segunda-feira com o Ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, a pedido do próprio, que de imediato se dispôs a conduzir o processo de transição representando o atual governo Bolsonaro", afirmou Edinho, que também é prefeito de Araraquara. Edinho classificou a postura de Nogueira como "republicana e democrática". "De imediato, repassei a informação para a deputada federal Gleisi Hoffmann, nossa coordenadora da campanha Lula presidente, para que os encaminhamentos necessários fossem combinados. Ressalto aqui a postura republicana e democrática do ministro Ciro Nogueira”, completou.



Globo comenta vídeo de jornalistas comemorando vitória de Lula

Foto: Reprodução l Rede Social

A Globo divulgou um comunicado na tarde desta segunda-feira (31) se pronunciando sobre o vídeo em que a redação da emissora aparece comemorando a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo tudo das eleições presidenciais. Em nota, a empresa lamentou que os profissionais tenham se exaltado no ambiente de trabalho. "A Globo lamenta que, no ambiente de trabalho, um pequeno grupo tenha, por alguns instantes, esquecido a necessária e habitual prática de autocontenção, em respeito à norma e aos nossos princípios editoriais", diz comunicado. Em outro trecho, a Globo ressalta que não realiza qualquer intervenção no posicionamento político de seus colaboradores. "A Globo tem cerca de 15 mil colaboradores, entre os quais 1500 profissionais que atuam no jornalismo. A empresa evidentemente não tem nem pretende ter qualquer controle sobre escolhas eleitorais de cada um desses profissionais, nem sobre como manifestam essa preferência em caráter privado", afirma. "É exatamente por meio desses princípios, compartilhados em nossas plataformas, que os brasileiros puderam testemunhar a isenção da cobertura jornalística da Globo ao longo de toda essa campanha”, conclui documento. As informações são do site Bahia Notícias.