ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Shein vai começar a produzir peças no Brasil a partir de julho

Foto: Reprodução

A varejista chinesa, Shein, vai começar a produzir peças de roupa no Rio Grande do Norte, a partir de julho. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (29), pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), após reunião com que teve presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além do presidente da empresa chinesa para o Brasil e América Latina, Marcelo Claure, e com o presidente da brasileira Coteminas, Josué Gomes. "É parte de um processo de trocar a fabricação na China e trazer essa fabricação para o Brasil", afirmou Marcelo Claure, executivo da varejista chinesa. A Shein teria firmado compromisso diante do Ministério da Fazenda, a empresa pretende abrir cerca de 2 mil fábricas no país, empregando um total de 100 mil pessoas. Nesse processo serão investidos U$150 milhões.



Primeira mulher negra a ocupa vaga de substituta no TSE

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a nova ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Edilene Lôbo é a primeira mulher negra a ocupar o cargo, e assume a vaga de André Ramos Tavares, que se tornou titular da corte. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, na terça-feira (27). O nome de Edilene estava na lista tríplice com os nomes de Daniela Borges - que tem bons vínculos com alas do PT - e Marilda Silveira, próxima do ministro Flávio Dino. Edilene Lobo é mineira, doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A nova ministra substituta também é professora do curso de Direito da Universidade de Itaúna (MG). Além disso, Edilene também atua como docente convidada da pós-graduação em Direito Eleitoral da PUC Minas Virtual e é autora de livros e artigos jurídicos.



Governo federal lança Plano Safra com investimento de R$ 364,22 bilhões voltado ao agronegócio

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, nesta terça-feira (27), o Plano Safra 2023/2024, que soma um investimento de R$ 364,22 bilhões para o financiamento de atividades do setor agropecuário brasileiro. A medida é voltada para produtores considerados de grande porte, assim como aqueles que participam do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). O investimento desta edição é 26,8% maior que o do plano anterior, de 2022/2023, que disponibilizou R$ 287,16 bilhões para o Pronamp. “É o primeiro Plano Safra do nosso governo e como os outros, de 2003 a 2015, eu não tenho medo de dizer para vocês que todos os anos a gente vai fazer planos melhores do que no ano anterior”, declarou Lula, durante solenidade no Palácio do Planalto. Em seu discurso, o mandatário adotou uma postura pacifista e descartou a possibilidade de que o governo federal tenha um problema com o agronegócio.“Se enganam aqueles que pensam que o governo pensa ideologicamente quando vai tratar de um Plano Safra. A cabeça de um governo responsável não age assim, a cabeça de um governo responsável não tem a pequenez de ficar insultando, insuflando o ódio entre as pessoas. Esse país só vai dar certo se todo mundo ganhar”, concluiu.



Taxa de inadimplência do cartão de crédito sobe e atinge marca histórica de 31,5%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A inadimplência da população brasileira no cartão de crédito, rotativo e parcelado, alcançou a maior taxa registrada desde 2011. Entre os meses de março e abril de 2023, 31,5% do saldo de R$ 135,6 bilhões estava inadimplente. O cálculo foi feito por Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian, empresa especializada em informações financeiras. O levantamento foi feito a pedido do jornal Estado de S. Paulo e divulgado nesta terça-feira (27). Além disso, de acordo com a Serasa Experian, outro dado que confirma o aumento na taxa de inadimplência é que as dívidas com cartão e bancos em maio de 2023 representam 31,9% do número de créditos em atraso.



CBF divulga lista de convocadas para a Copa do Mundo 2023

Foto: Reprodução l CBF

A convocação da Seleção Brasileira de Futebol Feminino para a Copa do Mundo foi feita pela técnica Pia Sundhage nesta terça-feira (27), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), situada no Rio de Janeiro. O jogo de estreia do Brasil está previsto para ocorrer no dia 24 de julho, contra o Panamá. Em entrevista coletiva, Pia agradeceu a todas as jogadoras que participaram do teste, mesmo aquelas que não foram chamadas para compor a equipe que representará o Brasil na Austrália e Nova Zelândia, países sede do mundial. “Gostaria de aproveitar a oportunidade de agradecer a todas as jogadoras. Testamos 90 jogadoras e sou muito animada, pois quase metade do time nunca foi para a Copa do Mundo. Temos muitos sonhos entre as mais novas, e as mais experientes ajudam a equipe. Isso é muito especial”, disse a técnica.

Confira lista de convocadas:

  • Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Luciana (Ferroviária) e Camila Rodrigues (Santos)
  • Laterais: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC) e Tamires (Corinthians);
  • Zagueiras: Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF) e Rafaelle (Arsenal);
  • Meio-campistas: Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Duda Sampaio (Corinthians), Andressa Alves (Roma), Luana (Corinthians), Ana Vitória (Benfica);
  • Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Geyse (Barcelona), Kerolin (North Carolina Courage), Nicole (Benfica), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).



Homens ganhavam 16,3% a mais que mulheres em 2021, aponta IBGE

Foto: Reprodução l Getty Images

Os homens tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, no Brasil. É o que indica a pesquisa Cadastro Central de Empresas (Cempre), divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostra que os homens receberam, em média, R$ 3.484,24, enquanto as mulheres, R$ 2.995,07. O levantamento evidenciou ainda que o salário médio pago pelas empresas teve queda em 2021, passando de R$ 3.353,07 para R$ 3.266,53. A população masculina também era a maioria entre os empregados por empresas. Eles ocupavam 55,1% dos postos de trabalho nas empresas naquele ano, enquanto as mulheres representavam 44,9%. Apesar da desigualdade, os dados mostram que a participação feminina no mercado de trabalho voltou a crescer, depois de ter recuado no ano de 2020, o primeiro da pandemia de Covid-19, antes dos 44,9% tinha atingido 44,3%.



Brasil estoca no solo o equivalente a 70 anos de emissões de dióxido de carbono

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Brasil estoca no solo o equivalente a 70 anos de emissões de dióxido de carbono (CO2) do país, é o que revela um mapeamento realizado pelo Map Biomas, segundo a Agência Brasil. O CO2 é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa e para a Map Biomas os dados reforçam a necessidade de preservação da cobertura de vegetação nativa dos biomas brasileiros. Do total de 37,5 bilhões de toneladas de carbono orgânico do solo existentes no Brasil em 2021, quase dois terços (63%) estão estocados em solos sob cobertura nativa estável. Apenas 3,7 bilhões de toneladas estão estocados em solos de áreas que foram convertidas para uso antrópico, desde 1985. De acordo com informações do MapBiomas, o solo é um dos quatro grandes reservatórios de carbono do planeta, junto da atmosfera, dos oceanos e das plantas, que absorvem carbono no processo de crescimento. O solo que estoca o carbono orgânico pode liberar o elemento para a atmosfera na forma de gás carbônico e metano, agravando as mudanças do clima. A Mata Atlântica e a Pampa apresentam os maiores estoques médios de carbono orgânico do solo por hectare, na comparação com os demais biomas, com uma média de 50 toneladas por hectare e 49, respectivamente, enquanto na Amazônia este valor é de 48. Os menores estoques são encontrados na Caatinga (média de 31).



85% dos funcionário fingem que trabalham para mostrar aos chefes que estão ocupados

Foto: Reprodução l Getty Images

85% dos funcionários fingem que trabalham para aparentar ocupação aos seus chefes. Em relação aos que que aplicam essa manobra, 64% fazem por entender ser importante para seu “sucesso profissional”, enquanto que outros 41% querem parecer mais “valiosos” para a empresa. 22% dos entrevistados empenham metade do seu tempo na empresa fazendo atividades que nada possuem relação com seu trabalho. Já quando estão no seu tempo dedicado ao ofício, 83% admitem privilegiar atividades que sejam performáticas, mesmo que essas sejam pouco úteis na prática para o seu empregador. A pesquisa leva em conta funcionários das modalidades home office, híbrido e presencial, e foi realizada pela Visier, uma organização especializada em soluções tecnológicas para recursos humanos.



Alerta!: Painéis de energia solar falsos estão sendo comercializados no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Instaladas em casas, comércio, indústrias e até em propriedades rurais, a energia solar é hoje a maior segunda maior fonte energética do Brasil. Como o crescimento de 110% em um ano, alcançou em maio de 2023 a marca de 28 GW, o que corresponde a quase duas usinas hidrelétricas de Itaipu. Através de placas solares a radiação e a luz do sol se transformam em energia, isso, quando as placas são verdadeiras. É que placas falsas estão sendo colocada a venda no mercado por um preço bem a baixo da média. O site 97NEWS ouviu um representante de vendas de uma empresa da região, e ele destacou os prejuízos ao consumidor final. "Isso para o setor é terrível, porque você tem painéis de baixa qualidade sem nenhum tipo de inspeção periódica no Brasil. Obviamente você tem um certificação do Inmetro para comercialização desse produtos importados no Brasil, porém você não tem uma fiscalização. Então, a entrada de painéis de baixa qualidade no mercado, lesa o consumidor final, que compra uma potência no painel, e tem a entrega mais baixa", explicou. Em Brumado, não há dados concretos de quantas empresas atuam no município, mas o crescimento do setor é bem notório e satisfatório.



Empresa responsável pelo submarino desaparecido confirma morte de passageiros

Foto: Reprodução

A OceanGate, empresa dona do submarino Titan, que sumiu no último domingo (18), afirmou que todos os passageiros que estavam a bordo morreram. O prazo estimado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos sobre o oxigênio disponível no submarino acabou por volta das 7h desta quinta-feira (22). Segundo as autoridades, a embarcação implodiu com a pressão da água. As vítimas são o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino; o empresário paquistanês Shahzada Dawood; Suleman Dawood, que é filho de Shahzada; o bilionário e explorador britânico Hamish Harding; e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic. Ainda durante a manhã desta quinta, destroços foram encontrados nas áreas de buscas pelo submarino no leito do mar. A descoberta foi feita por uma sonda. A viagem turística tinha como proposta ir até os restos do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico, em uma profundidade de 3,8 mil metros e custou R$ 1,19 milhão por cada passageiro. O submarino tinha apenas 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura.



BC anuncia que Pix automático passará a valer em 2024

Foto: Divulgação

O Banco Central anunciou, nesta quarta-feira (20), que a modalidade do Pix Automático estará disponível a partir de abril de 2024. O serviço novo é similar ao débito automático e será pautado nos pilares: segurança, flexibilidade e praticidade. O tradicional débito automático na conta corrente depende da relação entre as duas empresas envolvidas na transação, entre o banco e a instituição que o dinheiro será direcionado, o que torna este serviço inacessível. A proposta do Pix automático é que viabilize esse recurso para um maior número de pessoas. "Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população. A novidade irá ampliar o leque de alternativas disponíveis para que empresas de todos os tipos e segmentos recebam seus pagamentos recorrentes", disse o BC em nota.



28 montadoras aderiram programa de barateamento de veículos

Foto: Divulgação

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou, nesta quarta-feira (14), que o programa federal de diminuição de impostos para baratear o preço dos automóveis recebeu a adesão de 28 montadoras, nove de carros, dez de caminhões e nove de ônibus. Nomes como Renault, Volkswagen, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot adotaram o programa. Ao todo, as empresas disponibilizaram 233 versões de 31 modelos de automóveis. Duas listas foram divulgadas pelo portal oficial do MDIC, uma é a relação de modelos e versões disponibilizadas por ordem alfabética, a outra é a relação de descontos previstos por modelos de veículos. Segundo o governo federal, os descontos oferecidos serão de R$ 2 mil até R$ 8 mil, com a variação de preços baseada nos critérios usados pelas fábricas e concessionárias: menor preço, maior eficiência energética e maior porcentagem de partes dos veículos fabricadas no território nacional. “Quanto maior a pontuação nesses critérios, maior o desconto”, afirmou o ministério.   



Ministério anuncia mais 5 ocorrências de gripe aviária no Brasil, número total eleva para 30

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O Ministério da Agricultura anunciou nesta quinta-feira (8) à tarde a identificação de cinco novos casos de influenza aviária de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil, elevando o total de registros para 30. De acordo com a pasta, estão em curso outras seis investigadas, com coleta de amostra, mas ainda sem resultados laboratoriais conclusivos. É importante ressaltar que as ocorrências em aves silvestres não arriscam o status do Brasil como país livre de influenza aviária de alta patogenicidade, e não há restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).



Homem entra armado na plateia do programa de Patrícia Peta e diz que queria 'testar segurança da Globo'

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O programa Encontro voltou a chamar atenção, nesta quarta-feira (7), após o vídeo de um homem exibindo uma pistola viralizar nas redes sociais. A gravação foi feita e publicada pelo próprio proprietário da arma, no dia 29 de maio, em seu canal no YouTube. No vídeo, o homem mostrou a arma que escondia dentro de seu tênis, enquanto estava sentado em uma das cadeiras na plateia do programa. Em outro momento, ele apareceu segurando uma munição em um corredor da Rede Globo, repleto de logos da emissora. Pouco tempo após ser publicado, a gravação foi retirada do ar pela Globo. "Este vídeo não está mais disponível devido a uma reivindicação de direitos autorais do Globo Comunicações e Participações S/A”, sinalizou o YouTube. O autor do vídeo foi identificado como Renato Ribeiro, 33 anos. Ele revelou, em entrevista concedida ao portal Metrópoles, que a gravação tinha como objetivo "testar a segurança da emissora e alertar a empresa sobre possíveis falhas".



PT pede ao governo autorização para implantar seu próprio canal de TV e Rádio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O PT encaminhou, nesta terça-feira (6), um pedido para que a legenda possa adquirir concessão de Rádio e Televisão. Atualmente, nenhum partido possui essa autorização, no entanto, em ofício enviado ao Ministério das Comunicações, a legenda entende que a outorga será importante para promover o “debate” e a“educação política”. Segundo o documento o "canal partidário específico" permitiria "a justa prestação de informação, uma vez que os partidos políticos são indissociavelmente vinculados à educação política”. A presidente do PT, Gleisi Hoffman, e o secretário de comunicação da legenda, Jilmar Tatto, assinaram este pedido. A argumentação enviada no ofício é feita para que o PT comprove que seu canal de comunicação está de acordo com os requisitos da Constituição. A TV precisa atender o artigo 221 da Carta Magna, dando "preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas", e fomentar a "cultura nacional e regional".



Em cinco meses, Lula supera antecessores e usa helicóptero presidencial 24 vezes

Foto: Divulgação l FAB

Em seus primeiros cinco meses de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), utilizou o helicóptero presidencial 24 vezes para realizar deslocamento dentro do próprio Distrito Federal. Esse número é superior ao usado pelos seus antecessores, Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). O emedebista utilizou o helicóptero apenas dez vezes entre maio de 2016 e dezembro de 2018. Já Bolsonaro ao longo de todo seu mandato, entre 2019 e 2022, fez uso da aeronave em onze ocasiões, a maioria delas relacionadas ao sobrevoo das manifestações da extrema-direita. Enquanto que o petista quando embarcou no helicóptero realizou o trajeto entre o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, e a Base Aérea de Brasília, ou então rumo à Base Aérea de Brasília, de onde parte para as viagens oficiais.



Após furtar loja, homem se arrepende e deixa carta para dono do estabelecimento

Foto: Divulgação

Um homem suspeito de furtar uma loja em Paranatinga, no Mato Grosso, tomou uma atitude surpreendente após cometer o roubo na madrugada da última sexta-feira (3). Se declarando arrependido, ele devolveu os itens roubados e deixou uma carta ao dono do estabelecimento. O proprietário, declarou ao site G1 que mora há apenas 10 dias na região. O material foi devolvido no sábado (3), e  suspeito declarou que pegou as coisas para trocar por drogas. De acordo com o proprietário, ao chegar na loja, ele percebeu que a porta de entrada estava violada e percebeu que faltava uma maleta contendo uma parafusadeira, duas baterias, um carregador das baterias, uma extensão e quatro jogos de chave de fenda.

Foto: Divulgação

Ele registrou um boletim de ocorrência na delegacia e acabou recebendo a carta do suspeito, que além de ter pedido perdão, solicitou a retirada da denúncia, o que não foi feito. "Peço mil perdão pelo que fiz. Estou te devolvendo suas coisas, pois não me pertencem. Estou muito arrependido, pois eu estava sobre efeito de drogas e álcool. Sei que não é desculpa, mas eu em sã consciência não faria isto. Aqui estão todas as suas coisas, eu só te peço uma coisa. Se for possível, se o senhor pode retirar a queixa contra mim com o Padilha na delegacia, pois estou muito envergonhado. Me perdoa", diz trecho da carta. A Polícia Civil investiga o caso, mas o homem não foi preso.



Deputados do DF enviam ofício a Lula pedindo demissão de Rui Costa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Três deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) assinaram um ofício, neste domingo (4), endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pedindo a demissão imediata do ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil. Os parlamentares avaliam que as declarações do baiano sobre Brasília foram desrespeitosas e levantam dúvidas sobre sua capacidade de desempenhar bem as funções no Ministério. “Neste sentido, solicitamos respeitosamente que Vossa Excelência considere a imediata demissão do Ministro Rui Costa do cargo de Ministro Chefe da Casa Civil. Entendemos que é fundamental ter líderes comprometidos com o bem comum, que demonstrem uma postura responsável e respeitosa ao se referirem a partes importantes de nossa nação”, diz o ofício. A solicitação, assinada pelos deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP), Joaquim Roriz Neto (PL) e Thiago Manzoni (PL), foi revelada pela colunista Lilian Tahan, do portal Metrópoles. O imbróglio entre Rui e os brasilienses se iniciou quando o ex-governador da Bahia, em discurso em Itaberaba, interior do estado, lamentou que Brasília tenha sido fundada, afastando a política brasileira dos grandes centros do país. Rui ainda disse que a capital federal seria uma “ilha da fantasia”. “Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”, afirmou o ministro da Casa Civil. “Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, opinou Rui. A fala do ministro não caiu nada bem entre os brasilienses. Em resposta desaforada, o governador Ibaneis Rocha (MDB) chegou a dizer que Rui não merecia ocupar o posto que ocupa no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Ele é um idiota completo. Não merecia estar onde se encontra. Agora já sabemos de onde vem o ataque contra o Fundo Constitucional”, atacou Ibaneis. A reação do governador do DF teve ainda uma tréplica do senador Otto Alencar (PSD-BA), que defendeu o aliado Rui Costa e lembrou do afastamento de Ibaneis por supostamente ter facilitado os atos golpistas do dia 8 de janeiro. “Por que não se cala, Ibaneis? Governador do dia 8 de janeiro, afastado do cargo, fez tudo errado, com a ação inconsequente de estimular o golpe. Afastamento, mesmo que temporário, macula e deslustra o que já tem pouco brilho”, disparou Otto.

 



Petrobras retoma programa de estágios com bolsa-auxílio de R$ 1,8 mil

Foto: Reprodução l Agência Brasil

A Petrobras retomou seu programa de estágio, seleção suspensa desde 2019. A expectativa é de mais de 200 vagas em 11 estados, incluindo a Bahia. Os estagiários receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 1,8 mil e vale-transporte, quando a empresa não oferecer transporte próprio, seguro contra acidentes pessoais e recesso remunerado de 15 dias a cada 6 meses, conforme determina a legislação. Os interessados devem se inscrever entre os dias 7 e 16, no site do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), entidade organizadora do recrutamento e da seleção. Todo o processo seletivo, que inclui as provas, será online e conduzido pelo Ciee. As vagas também estão abertas para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.



Decreto prevê pagamento de extra do auxílio gás até o fim de 2023

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou decreto na quinta-feira (1º) que garante o pagamento de adicional de 50% no auxílio gás até o fim do ano. Conforme a Agência Brasil, o adicional foi incluído na Medida Provisória que retomou o programa Bolsa Família, aprovada hoje no Senado. Desde janeiro, o governo já tinha previsto o pagamento do valor extra por meio da edição de uma medida provisória, que entrou em vigor imediatamente. No entanto, essa medida, para continuar valendo, precisava ser aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias. A MP nem chegou a ser analisada pelo Congresso e perdeu a validade. Porém, os parlamentares incorporaram a previsão do adicional na MP do Bolsa Família, que agora vai para sanção do presidente Lula. O auxílio gás visa ajudar famílias de baixa renda na compra de gás de cozinha. Com o decreto, cada família vai receber metade do valor de um botijão de 13kg de GLP. Como o auxílio normal e o adicional são iguais, ou seja, metade do valor, as famílias irão receber o equivalente à média de um botijão. O auxílio e o adicional serão depositados a cada dois meses.