ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

8 em cada 10 pessoas assassinadas no Brasil são negras, diz estudo

Foto: Reprodução

A taxa de mortes entre pessoas negras é o triplo do registrado entre o resto da população brasileira em 2021, sendo que a cada 10 vítimas oito são negras. Em relação a 2020, o número de negros assassinados caiu 3,5%, 36.922 casos em 2021, contra 38.274 no ano anterior. Entre os estados e o Distrito Federal, lideram as taxas o Amapá, com o dobro da nacional (60,7), a Bahia (55,7) e o Rio Grande do Norte (48,9). Ao todo, negros foram 79% dos 47,8 mil mortos em 2021, considerando a soma de pretos e pardos, segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do instituto, apontam que as pessoas que se autodeclaram pretas e pardas são 56% da população. O levantamento ainda aponta a população negra como principal vítima da violência no Brasil. Em 2021, segundo o Atlas, a taxa de homicídios chegou a 31 casos a cada 100 mil habitantes negros, contra 10,8 casos de não negros (soma de amarelos, brancos e indígenas). As informações fazem parte do Atlas da Violência 2023, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.



Anvisa decide levar regulamentação do cigarro eletrônico à consulta pública

Foto: Reprodução

A diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu, nesta sexta-feira (1º), que a regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil será colocada em consulta pública. A decisão, por unanimidade, aconteceu em uma reunião da diretoria colegiada do órgão regulador. Além de votarem pela abertura, os diretores indicaram serem a favor da manutenção da proibição.  O relator da discussão e presidente da Agência sobre cigarro eletrônico, Antonio Barra Torres sugere manter a proibição da venda destes dispositivos no Brasil. "Não podemos ignorar que as evidências científicas disponíveis ainda não demonstram que estes dispositivos podem substituir cigarros tradicionais por ser menos danoso", disse ao jornal Folha de S. paulo. O prazo da consulta pública é de 60 dias, que começa a contar sete dias após a sua publicação no Diário Oficial da União (DOU). A área técnica da agência elaborou a proposta e disponibilizará o acesso online para que, através de um formulário eletrônico, a população faça sugestões e contribuições sobre a regulamentação. O texto final da norma regulatória só será apresentado após a análise da consulta pública. O debate será transmitido por meio do canal oficial da Anvisa no YouTube e interessados podem enviar manifestações orais para conhecimento dos diretores conforme instruções disponíveis. O material será publicado no site da agência e reproduzido durante a reunião. A comercialização, importação e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como vape é proibida desde 2009. 



Justiça determina que Record retire do ar vídeos com falas homofóbicas de Edir Macedo

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A Record precisa retirar do ar, em 24 horas vídeos e comentários homofóbicos feitos pelo bispo Edir Macedo, dono da emissora e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, por determinação da Justiça Federal. No dia 24 de dezembro de 2022, véspera de natal, foi transmitido um especial em rede nacional no qual Macedo disse que "nascer gay" era "nascer mau". A emissora ainda pode ser multada em R$ 10 milhões por conta das declarações do bispo. A juíza definirá se concorda com a multa em outro julgamento, ainda sem data para acontecer.  "Você não nasceu mau. Ninguém nasce mau. Ninguém nasce ladrão, ninguém nasce bandido, ninguém homossexual ou lésbica... ninguém nasce mau", disse o líder da igreja. As declarações continuam e Macedo diz que todo mundo nasce perfeito com inocência, mas o mundo faz das pessoas aquilo que elas são quando "aderem ao mundo". A Aliança Nacional LGBTI+, organização não-governamental que luta por direitos da comunidade LGBTQIA+, entrou com uma queixa crime contra Edir Macedo e a emissora. A defesa da Record afirmou que apenas transmitiu o especial e não poderia ser responsabilizada. Já Edir Macedo, diz que apenas fazia um pensamento, com o intuito de enviar uma mensagem de fé em um período cristão.



Exército brasileiro reforça segurança na fronteira com a Venezuela com 130 militares

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O Exército brasileiro aumentou o efetivo para o patrulhamento na fronteira com a Venezuela, com um Pelotão Especial de Fronteira de Pacaraima, em Roraima, que normalmente opera com 70 homens, ganhou o reforço de mais 60 militares. A medida acontece em meio as tensões por conta do território de Essequibo, pois o Brasil quer evitar que a Venezuela use o território brasileiro para avançar sobre a Guiana. Em nota, o Exército informou que as movimentações de tropas fazem parte do adestramento avançado da 1º Brigada de Infantaria de Selva, com o objetivo de manter a prontidão e eficiência operacional da Força Terrestre. Neste domingo (3) terá um referendo convocado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para os cidadãos avaliarem se apoiam que o país fique com uma área pertencente a Guiana chamada de Essequibo. Uma das perguntas é se a população autoriza o governo a usar "todos os meios" para retomar a área que ocupa quase dois terços da Guiana, território com reservas de petróleo.



Brasil: Prefeituras recebem R$ 3,3 bilhões do FPM nesta quinta-feira (30)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A União deposita, nesta quinta-feira (30), nas contas bancárias das prefeituras do país, um total de R$ 3.361.483.980,94 relativo à terceira parcela de novembro do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O Brasil possui mais de 5.500 municípios e todos eles têm direito a estes recursos, que são descontados do contribuinte através do Imposto de Renda e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e são distribuídos às prefeituras através do Banco do Brasil. Somente as prefeituras com algum tipo de pendência (de ordem burocrática ou devido a inadimplências) estão impedidas de receber. Neste terceiro decêndio do mês houve uma queda de 10% em relação ao mesmo decêndio do mês anterior. A recomendação aos perfeitos é que eles utilizem esses valores para o pagamento de pessoal e também para acertar as dívidas, que podem vir a bloquear o FPM, caso não sejam quitadas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima que o Fundo é a maior fonte de recursos de cerca de 60% das prefeituras de todo o Brasil.



Câmara aprova Projeto que declara novo Feriado Nacional

Foto: Reprodução

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (21), urgência para votar o projeto de lei 3268/21, que torna o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado nacional. Atualmente, a data é feriado em menos de um terço dos municípios do país e em apenas seis estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. O dia também já recebeu aprovação no Senado. A Fundação Cultural Palmares também propõe a data como feriado nacional. O instituto pretende fazer um “pré-plano para a realização de um feriado nacional em 20 de novembro”.



STF aprova tese que responsabiliza veículos de comunicação por 'fala de entrevistados'

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF), aprovou nesta quarta-feira (29), um recurso extraordinário que pode responsabilizar veículos de comunicação por falas de entrevistados, quando as declarações acusarem erroneamente terceiros de crimes e atos ilícitos. No texto, a Corte defende que a plena proteção constitucional à liberdade de imprensa “é consagrada pelo binômio liberdade com responsabilidade, vedada qualquer espécie de censura prévia, porém admitindo a possibilidade posterior de análise e responsabilização". Por isso, o recurso extraordinário surge como uma maneira de combater "informações comprovadamente injuriosas, difamantes, caluniosas, mentirosas, e em relação a eventuais danos materiais e morais". O texto diz ainda: "Na hipótese de publicação de entrevista em que o entrevistado imputa falsamente prática de crime a terceiro, a empresa jornalística somente poderá ser responsabilizada civilmente se: (i) à época da divulgação, havia indícios concretos da falsidade da imputação; e (ii) o veículo deixou de observar o dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos e na divulgação da existência de tais indícios", diz um trecho da tese. Diversas entidades do setor jornalístico, como a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) afirmaram em manifestação conjunta que ela simboliza um risco de "verdadeira e indesejável autocensura" nos veículos de comunicação.



Expectativa de vida do brasileiro sobe para 75,5 anos, aponta IBGE

Foto: Reprodução

Após registrar queda durante a pandemia de Covid-19, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer voltou a subir e chegou a 75,5 anos em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da alta, a expectativa está abaixo das projeções iniciais. Antes da pandemia, em 2019, a expectativa de vida era de 76,2 anos. Em 2020, início da pandemia, caiu para 74,8 anos e, no ano seguinte, sofreu mais uma queda, ficando em 72,8 anos. Com o fim da crise sanitária, subiu para o patamar atual. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29), após o IBGE refazer todos os cálculos das chamadas "Tábuas de Mortalidade". Os números atuais são inferiores às projeções iniciais que haviam sido feitas com base no Censo Demográfico de 2010. Os dados divulgados mostram ainda que, apesar da queda na expectativa de vida média, a diferença entre as projeções para homens e mulheres cresceu. Em 2021, a esperança de vida ao nascer para os homens era de 73,6 anos. Em 2022, a expectativa ficou em 72 anos. Para as mulheres, a previsão de vida era de 80,5 anos em 2021, e caiu para 79 anos em 2022.



Estudante de medicina que desviou dinheiro da comissão de formatura é alvo de nova denúncia

Foto: Reprodução

A estudante de medicina Alicia Dudy Muller Veiga, ré pelo desvio de quase R$ 1 milhão de sua comissão de formatura na Universidade de São Paulo (USP), foi denunciada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) por estelionato depois de tentar fraudar o pagamento por bilhetes de loteria, fazendo um depósito no Pix mil vezes menor que o das apostas. De acordo com a denúncia, apresentada no dia 17, a estudante foi até uma lotérica, em julho de 2022, e fez apostas no valor de R$ 891,5 mil com o dinheiro que teria sido desviado da comissão de formatura. Alicia tentou fazer um agendamento de transferência, no valor de R$ 193,8 mil, mas ao ser informada que precisava pagar a quantia naquele momento, a jovem fez um Pix R$ 891,5. Segundo o MPSP, ela exibiu o comprovante à atendente na esperança de que ela não percebesse a diferença no valor. O advogado Sérgio Ricardo Giolo, que representa Alicia, diz que tudo será esclarecido ao final do processo. Ele alega que a estudante se colocou imediatamente à disposição das autoridades policiais, e tem colaborado com a apuração da verdade, a elucidação dos fatos, e pela consequente busca da Justiça.



Brasil: Black Friday de 2023 registra pior desempenho desde 2010

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ação promocional realizada anualmente na última sexta-feira de novembro, a Black Friday é reconhecida como um evento que movimenta o mercado on-line e presencial mundialmente. Em 2023, no entanto, a data não apresentou um resultado positivo em vendas no Brasil. Segundo as informações divulgadas pelo portal Valor Econômico, a ação deste ano impactou o comércio eletrônico com cerca de R$ 3,4 bilhões em vendas, com um recuo de 15,1% sobre 2022. O resultado da Black Friday de 2023 foi o segundo pior em 13 anos, período em que a ação começou a ser realizada no Brasil. Os números só não foram piores do que os registrados em 2010, quando o modelo ainda passava pela fase de adaptação na realidade nacional. 



Sede das Testemunhas de Jeová no Brasil completa 100 anos

Foto: Divulgação

Em 2023, a sede das Testemunhas de Jeová no Brasil completa 100 anos. O primeiro endereço foi no Rio de Janeiro. Instalado em Cesário Lange, no estado de São Paulo, desde 1980, o atual complexo conta com mais de mil voluntários, que trabalham e moram no local conhecido como “Betel”. A sede abriga um dos maiores parques gráficos da região e duas exposições gratuitas. Todo o empenho é voltado para a produção de materiais de educação bíblica e social. Milhões de pessoas já se beneficiaram dessa obra de ensino. O Betel do Brasil traduz, imprime e envia publicações para quase toda a América do Sul, alguns países da América Central e da África. Na gráfica, há duas impressoras de alta velocidade que juntas produzem por hora mais de 400 mil revistas. É dali que sai a revista A Sentinela, publicada em português desde 1923 (em inglês, desde 1879). Essa revista tem uma das maiores tiragens do planeta e é traduzida para 413 idiomas. A sede também produz conteúdos em braile-português e vídeos para a comunidade surda. Em 2022, houve o lançamento da Bíblia na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa é a primeira tradução completa da Bíblia em Libras e a terceira completa em língua de sinais no mundo. A sede organiza um serviço educacional individual e inclusivo com benefícios a toda a população.



Moraes manda soltar quatro presos após morte de réu do 8 de janeiro na Papuda

Foto: Reprodução l STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória a quatro presos pelos atos terroristas de 8 de janeiro. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (22), dois dias após a morte do réu Cleriston Pereira da Cunha, na segunda-feira (20). A decisão de Moraes abrange Jaime Junkes, Jairo de Oliveira Costa, Tiago dos Santos Ferreira e Wellington Luiz Firmino. Todos foram acusados pela invasão aos prédios da Praça dos Três Poderes, mas nenhum foi julgado até o momento. Algumas condições foram impostas para liberar os réus, incluindo o uso de tornozeleiras eletrônicas, entrega de seus passaportes e proibição do uso de redes sociais e de comunicação com outros investigados. Além disso, terão que se apresentar semanalmente à Justiça em suas cidades de origem. O ministro afirmou que as prisões foram revogadas porque se encerrou a instrução criminal, os envolvidos foram ouvidos e as provas já foram produzidas. Após a morte na Papuda, Moraes cobrou cópia do prontuário médico do réu.



Briga na torcida marca início do jogo entre Brasil e Argentina no Maracanã

Foto: Reprodução l TV Globo

O início da partida entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias Sul Americanas, na noite desta terça-feira (21), foi marcado por briga na torcida no setor sul do Maracanã. A confusão envolveu torcedores brasileiros, argentinos e as forças de segurança. A briga entre torcedores iniciou momentos antes do apito inicial. Durante a execução dos hinos dos dois países, as provocações entre argentinos e brasileiros se transformaram em uma grande briga. Pedaços de cadeiras foram atirados em direção a brasileiros e também a argentinos. Na sequência, agentes da segurança do estádio e policiais militares partiram para cima dos argentinos, que avançaram em direção a espaços antes preenchidos por brasileiros. Ao perceberem a confusão, jogadores da Argentina foram até a torcida e pediram calma. Parte do elenco argentino ficou desesperado, já que alguns dos familiares estavam na arquibancada. O jogo só começou a rolar às 21h58, quase meia hora após o horário previsto.



Governo federal sanciona projeto que cria programa para tentar reduzir filas do INSS

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que cria o projeto que busca reduzir as filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, entre outras medidas, reajusta salários das forças de segurança do Distrito Federal. A sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta terça-feira (14). A lei permite o uso de telemedicina para as perícias médicas e aceita, em casos excepcionais, atestados médicos e odontológicos pendentes de avaliação, dispensando a perícia oficial, para conceder licença para tratamento da própria saúde ou por motivo de doença em pessoa da família. O objetivo da lei é regularizar a fila do INSS, para que novos pedidos sejam analisados nos 45 dias estabelecidos em lei. Para isso, a lei cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. As regras já estão em funcionamento desde julho, quando o governo editou medida provisória sobre o programa. Em sua decisão, Lula optou por vetar trechos relacionados à cessão de policiais do DF para cargos comissionados e a criação de uma indenização por desgastes orgânicos e mentais na função. De acordo com o projeto, a recomposição salarial das forças de segurança do DF será feita em duas parcelas: 9% de reajuste, paga quando o governo editou MP, em julho e 9% de reajuste, em janeiro de 2024. O reajuste, acordado entre o governo federal e o governo do DF, será pago com recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).



Fim de ano no Brasil deve ter maior número de vagas temporárias; crescimento de 5,6%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O varejo brasileiro deve ter o maior número de contratações de trabalhadores temporários dos ultimos dez anos, neste final de ano. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima 108,5 mil vagas sejam preenchidas. O número representa um crescimento de 5,6% em relação ao ano passado, quando aconteceram 97,9 mil contratações. Caso a expectativa seja confirmada, esse será o maior contingente de mão de obra desde 2013, quando 115,5 mil pessoas ocuparam vagas temporárias. O setores que mais devem contratar temporários são hiper e supermercados abrindo 45,7 mil vagas, vestuário e calçado com 25,17 mil, utilidades domésticas e eletroeletrônicos com 15,98 mil, livrarias e papelarias com 9,31 mil e móveis e eletrodomésticos com 5,7 mil vagas.



A cada oito minutos, uma mulher ou criança é estuprada no Brasil; variação no Nordeste é de 13,2%

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O Brasil registrou um crescimento de 14,9% nos casos de estupros de meninas e mulheres em comparação ao primeiro semestre deste ano e mesmo período do ano passado. Com 34 mil casos, isso significa que uma menina ou mulher sofreu violência sexual a cada 8 minutos no 1º semestre. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que também registrou crescimento dos feminicídios e homicídios femininos, no mesmo período. De acordo com a entidade, o aumento do número de estupros e de estupros de vulnerável é o maior da série iniciada em 2019, quando foram registrados mais de 29 mil casos ao ano. Em 2020 os números caíram no primeiro semestre, provavelmente por causa das medidas de isolamento impostas pela pandemia de Covid-19 e a dificuldade de acesso aos locais de denúncia. Todas as regiões apresentaram crescimento nos casos. Sendo a maior variação na região Sul (32,4%), seguida da região Norte (25%) e do Nordeste (13,2%). No Centro-Oeste o aumento foi de 9,7% e no Sudeste a alta foi de 4,8%. O perfil das vítimas de estupro do Brasil indicam que a maior parte das vítimas é de crianças, e os crimes acontecem dentro das próprias casas, com a autoria de pessoas conhecidas, geralmente familiares.



Futebol brasileiro: Bahia terá desfalques para o jogo contra o Corinthians na 35ª rodada

Foto: Reprodução l Pixabay

O Esporte Clube Bahia, uma equipe renomada no cenário do futebol brasileiro, enfrenta um desafio notável na 35ª rodada do Brasileirão. A ausência de dois jogadores cruciais, Everaldo e David Duarte, representa um obstáculo significativo para o time. Everaldo, conhecido por sua agilidade e habilidade ofensiva, tem sido uma peça chave no ataque do Bahia. David Duarte, por outro lado, é um pilar na defesa, conhecido por sua solidez e leitura inteligente de jogo. Ambos receberam o terceiro cartão amarelo no recente empate de 1 a 1 com o Athletico, na Arena Fonte Nova, resultando em uma suspensão para o próximo jogo contra o Corinthians, um adversário formidável e bem posicionado na tabela.

Na hora de jogar online, busque pelos melhores jogos de cassino e Slots em nossa plataforma.

Momentos cruciais do jogo

O confronto com o Athletico foi marcado por momentos intensos e decisivos. David Duarte, sempre um jogador focado e estratégico, foi advertido no segundo tempo. Sua reação veio após uma jogada polêmica envolvendo Biel, onde um pênalti não foi marcado. Everaldo, por sua vez, destacou-se durante o jogo com sua performance dinâmica, mas acabou recebendo o cartão amarelo na fase final. Estas suspensões são um revés para o Bahia, que tem mostrado uma trajetória de crescimento e fortes atuações no campeonato. A equipe, agora, precisa reavaliar sua estratégia e composição para o importante jogo contra o Corinthians.

Preparação e estratégia

A pausa para a data Fifa surge como um momento oportuno para o Bahia. Este intervalo permite ao time um período essencial para descanso, recuperação e planejamento estratégico. A ausência de Everaldo e David Duarte exige uma reorganização tática e a busca por alternativas no elenco. O técnico do Bahia terá a tarefa de ajustar a equipe, potencializando outros talentos e estratégias para enfrentar o Corinthians. Este período também é crucial para a recuperação de jogadores lesionados e para aprimorar a condição física do elenco, além de oferecer tempo para análises detalhadas do adversário. A preparação cuidadosa e a adaptação tática serão chaves para que o Bahia enfrente os desafios do próximo jogo e mantenha sua posição de destaque no campeonato.



Avião com meia tonelada de drogas invade fazenda do cantor Leonardo

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um avião transportando 437 kg de pasta base de cocaína aterrou na fazenda Talismã, de propriedade do cantor sertanejo Leonardo, na sexta-feira (10). A propriedade fica a 270 km de Goiânia, no município de Jussara. A Polícia Militar confirmou a morte de dois suspeitos em um confronto com guarnições e a fuga de outros dois. A PM relatou que os traficantes tentaram subornar o gerente da fazenda para permitir o pouso do avião, alegando falta de combustível. Após a recusa, os suspeitos invadiram a propriedade derrubando a porteira. Funcionários da fazenda notaram a atividade suspeita e alertaram as autoridades. Segundo a PM, testemunhas viram 11 pessoas no local de pouso. Após descarregar o avião, duas caminhonetes e um Fiat Uno cinza deixaram a fazenda. A PRF mencionou apenas uma caminhonete na operação. O avião decolou em seguida, e nenhum trabalhador da fazenda foi ferido. A Polícia Militar de Goiás, a PRF e a PF foram notificadas. Parte dos veículos se dispersou próximo a Montes Claros (MG). A polícia bloqueou uma das caminhonetes na rodovia BR-070, resultando em um confronto armado. Quatro indivíduos estavam no veículo com a droga; dois foram feridos no tiroteio, enquanto os outros dois fugiram pela mata. As autoridades buscaram os fugitivos na área, mas não os encontraram. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal de Jussara. A PM informou que se tratavam de um homem e uma mulher, ambos de Goiás, com histórico criminal por tráfico e homicídio, estando foragidos. Foram apreendidas duas armas, uma antena para comunicação via satélite e 2 rádios. O Major descreveu os equipamentos como “de alta qualidade e alcance”. O valor estimado da pasta base apreendida foi de R$ 20 milhões.

 



Professor é espancado por aluno durante aula em Goiânia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um aluno do Colégio Estadual São Geraldo agrediu um professor durante uma aula em Goianira. O caso foi gravado em vídeo. O ocorrido se deu na noite de quinta-feira (9). De acordo com a Polícia Militar, o estudante estava falando excessivamente durante a aula e, ao ser repreendido pelo professor, recusou-se a parar. O docente então solicitou a intervenção da coordenadora, desencadeando as agressões. As imagens mostram o estudante de pé, avançando em direção ao professor, que vestia uma camiseta preta. O aluno desferiu socos e chutes, mesmo após o professor já estar no chão. Outro aluno tentou interromper o agressor, enquanto a coordenadora e um homem adicional entraram na sala para conter a situação. Os demais alunos permaneceram sentados. A escola notificou o pai do estudante e as autoridades policiais, além de encaminhar o professor ferido para atendimento médico. 



PF identifica oito suspeitos de vazar conteúdos da prova aplicada no 1° dia do Enem

Foto: Reprodução

Oito pessoas suspeitas de vazar fotos de provas aplicadas no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 5 de novembro, foram identificadas pela Polícia Federal (PF). Todo o grupo já prestou depoimento. Os vazamentos ocorreram em quatro cidades: Brasília, Caruaru (PE), Cornélio Procópio (PR) e Natal (RN). Já em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA) a PF apreendeu materiais utilizados para aplicar fraudes no exame. Ainda no primeiro dia de aplicação da prova, o Ministério da Educação (MEC) acionou a PF para encontrar os responsáveis pelos vazamentos. Eles foram encontrados com a ajuda das empresas que gerenciam as redes sociais, que rastrearam a origem das postagens.