ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Ibama identifica e multa em R$ 5 mil mulher que torturou e matou onça

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou, nesta quarta-feira (22), em R$ 5 mil pela morte do animal mulher que aparece em um vídeo viral torturando e matando uma onça-parda. As imagens, gravadas em uma área rural de região de caatinga, causaram revolta nas redes sociais. A mulher foi identificada após uma intensa investigação, que incluiu a análise de denúncias recebidas pelo FalaBR e outros canais. As autoridades ainda não divulgaram a identidade da criminosa para não atrapalhar as investigações em curso. No vídeo, a mulher atira com uma espingarda na onça, que estava em uma árvore. Em seguida, seus cães atacam o animal ferido, que não resiste aos ferimentos. A mulher responderá criminalmente por porte ilegal de arma de fogo, maus-tratos à onça-parda e aos cães que participaram do crime. Além disso, ela deverá pagar uma multa de R$ 5 mil pela morte do animal, valor previsto em lei para esse tipo de crime ambiental. 



'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres é indicado ao Oscar em três categorias

Foto: Reprodução

O longa brasileiro “Ainda Estou Aqui” e a atriz Fernanda Torres foram oficialmente indicados ao Oscar 2025, nesta quinta-feira (23). Eles vão concorrer nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. A indicação de Fernanda, que já venceu o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, encerra um jejum de 26 anos sem uma brasileira no maior prêmio do cinema mundial. Ela vai concorrer no Oscar com Cynthia Erivo (“Wicked”); Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez);  Mikey Madison (“Anora”) e Demi Moore (“A Substância”). Depois que Fernanda levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama, a expectativa era grande para a indicação ao Oscar 2025. Em "Ainda estou aqui", a atriz revive a história real de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eunice passou 40 anos procurando a verdade sobre Rubens (interpretado por Selton Mello), seu marido desaparecido durante a ditadura militar no Brasil. O filme de Walter Salles vai competir contra “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “Flow” (Letônia), e “A Garota da Agulha” (Dinamarca) na categoria Melhor Filme. Esse é o segundo filme do cineasta com indicação ao prêmio, o primeiro foi Central do Brasil, que em 1999 disputou a categoria de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torrres. Na categoria principal, Melhor Filme, é a primeira vez que um longa brasileiro disputa o prêmio.



Operação apreende mais de 80 anabolizantes e outras drogas em unidade do Correios na Bahia

Foto: Reprodução

Foram apreendidos mais de 80 frascos de anabolizantes, um estimulante sexual, duzentos cigarros eletrônicos, porções de maconha e cogumelos alucinógenos em pacotes de encomendas, no Centro de Distribuição de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios, nesta terça-feira (21), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Intitulada de Operação Postagem, a ação foi executada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), conduzida por equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), com apoio do canil da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE). Os itens apreendidos incluem 4,5 kg de maconha, 2,5 kg de cocaína pura, 200 cigarros eletrônicos com THC, 950 gramas de cogumelos alucinógenos e 88 frascos de anabolizantes, como nadrolona e trembolona. A investigação aponta que os itens seriam distribuídos em Salvador e outras cidades baianas, além de estados como São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. Na madrugada de quarta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também apreendeu 14 kg de cocaína em um veículo de luxo na BR-324, em Simões Filho, e dois homens foram presos.



'Não há previsão de vacinação em massa contra a dengue', diz ministra da Saúde

Foto: Reprodução l Angência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta quarta-feira (22) que não deve ter vacinação em massa contra a dengue em 2025. O governo aguarda a aprovação da Anvisa para incorporar a vacina contra a dengue do Butantan no Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, para este ano, a capacidade de entrega do instituto é de somente 1 milhão de doses. "O Butantan está produzindo, mas não há previsão de vacinação em massa contra dengue em 2025. É muito importante, vacina de uma dose, mas para 2025 ainda não será a solução que nós esperamos", declarou Trindade. O Butantan concluiu o envio de documentos necessários para registro da Anvisa em dezembro do ano passado. A agência reguladora afirma que o processo está em fase de submissão de documentos, anterior ao pedido de registro, e que não há previsão de conclusão. De acordo com Trindade, a expectativa é de ampliar a faixa etária apta a receber o imunizante após sua incorporação no SUS. O laboratório prevê a entrega de 100 milhões de doses até 2027. A vacina é dose única e poderá ser aplicada na população de 2 anos a 60 anos incompletos.



Mega-Sena pode pagar R$ 10 milhões nesta quinta-feira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Caixa Econômica Federal sorteará o prêmio acumulado de R$ 10 milhões da Mega-Sena nesta quinta-feira (23), a partir das 20h, no Espaço da Sorte, que fica na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O sorteio será transmitido em tempo real pelo canal da Caixa no YouTube e pela página das Loterias Caixa no Facebook. As apostas podem ser realizadas até as 19h desta terça, nas casas lotéricas autorizadas pela Caixa em todo o Brasil ou pela internet. O valor de uma aposta simples, com seis números, é de R$ 5.



Segundo semestre de 2024 foi melhor para indústria, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) indicou que 45,2% das 290 indústrias pesquisadas consideraram que o segundo semestre de 2024 foi melhor em comparação ao mesmo período do ano anterior. Outras 27,9% afirmaram que a situação não mudou e 26,9% apontaram uma piora.Segundo os dados, o volume de produção no segundo semestre foi considerado melhor por 44,1% das empresas. Para 28,1% foi igual e para 27,8%, pior. Para 44,2% as vendas no mercado interno tiveram elevação, enquanto para 26,4% caíram e para 29,5% foram iguais. Para 53,7% as exportações se mantiveram no mesmo patamar. As vendas no mercado externo melhoraram para 24,8% e pioraram para 21,5%. A pesquisa “Rumos da Indústria Paulista”, mostra ainda que para o primeiro semestre de 2025, as indústrias paulistas esperam estabilidade em relação ao volume de produção (45,3%), às vendas ao mercado interno (44,1%) e às exportações (53,7%). Quando questionadas se pretendem contratar em 2025, 65,2% dizem que não e 34,8% que sim. A pesquisa foi realizada entre 02 e 18 de dezembro de 2024 e envolveu 290 indústrias de transformação de todos os portes, situadas no estado de São Paulo.



Lula determina que qualquer matéria do governo passe pela Casa Civil, após crise do PIX

Foto: Reprodução

Após a onda de fake news o desgaste envolvendo o decreto do Pix, o presidente Lula determinou que todas as medidas de todos os ministérios e órgãos do governo federal passem pela análise da Casa Civil, comandada pelo ministro Rui Costa. A determinação foi informada na última segunda-feira (20), durante a reunião ministerial com os ministros. No evento, o presidente chamou atenção para a estrutura organizacional do governo federal e a importância da Casa Civil, que “analisa, filtra e observa os desejos do presidente” nessas matérias. Conforme o presidente Lula, nada mais será feito que não seja encaminhado para passar pela Casa Civil, pelo ministro Rui Costa. Conforme os relatos, o recuo do governo, revogou a norma sobre monitoramento das movimentações financeiras após a repercussão. 



Extintor em carro pode voltar a ser obrigatório no Brasil

Foto: Reprodução

A obrigatoriedades de extintores em carros pode voltar a ser obrigatório ainda em 2025. Um projeto de lei está pronto para ser votado no Senado Federal e alterar o Código de Trânsito Brasileiro. O PLC 159/2017 trata do extintor ABC, composto por um pó químico indicado para combater incêndios de classe A (materiais sólidos, como plástico, madeira e tecido), classe B (líquidos inflamáveis, como gasolina e álcool) e classe C (equipamentos elétricos energizados, como bateria e fio elétrico). A obrigatoriedade do extintor em carros de passeio e veículos utilitários foi extinta em 2015 após uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito. A Justificativa foi a evolução tecnológica dos sistemas de segurança dos carros. Apesar disso, o extintor continuou obrigatório para caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e veículos de transporte coletivo. 



Morre aos 92 anos, o jornalista esportivo Léo Batista

Foto: Reprodução

Morreu, neste domingo (19), o jornalista e locutor esportivo Léo Batista, aos 92 anos. Ele estava internado no Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro para tratar um tumor. Um boletim médico divulgado na sexta-feira (17) informou que o jornalista havia dado entrado no hospital, localizado no Rio de Janeiro, “após apresentar um quadro de desidratação abdominal”. Exames realizados diagnosticaram um tumor no pâncreas, que necessitava de cuidados intensivos e tratamento médico especializado. Natural de Cordeirópolis, no interior de São Paulo, João Batista Belinaso Neto, o Léo Batista, nasceu em 22 de julho de 1932. Durante mais de 50 anos trabalhou na TV Globo. Botafoguense, se tornou “a voz marcante” do esporte da emissora com coberturas de Copas do Mundo, Olimpíadas, entre outras coberturas esportivas. Ao longo da carreira, foi responsável por noticiar fatos importantes como a morte do então presidente Getúlio Vargas, em 1954; o assassinato do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em 1963; e a morte de ídolos do esporte, como o piloto brasileiro Ayrton Senna.



Duas pessoas morrem em queda de helicóptero no interior de São Paulo

Foto: Reprodução l TV Globo

Duas pessoas morreram na queda de um helicóptero na noite de quinta-feira (16). O acidente aconteceu em uma área de vegetação densa, no município de Caieiras, na região metropolitana de São Paulo. Ainda não há informações sobre o que teria causado a queda. O número de passageiros foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros, que participo das operações de salvamento. Até às 7h30, o piloto e uma jovem de 12 anos haviam sido resgatados com vida. Outros dois passageiros, que eram os pais da jovem, não sobreviveram. Eles foram identificados como André Feldman, CEO da Big Brazil International Games, e a empresária Juliana Feldman. A aeronave de modelo EC130 B4 e matrícula PRWVT saiu do Aeroporto do Campo de Marte com destino à cidade de Americana. A informação é da Defesa Civil de São Paulo. O desaparecimento foi registrado por volta das 23h28, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado. Chovia forte na região e, por conta da baixa visibilidade, o resgate e o socorro só começaram na manhã desta sexta-feira (17). Um helicóptero da FAB participou das buscas e a Rodovia dos Bandeirantes chegou a bloqueada para viabilizar o resgate.



Bets causaram perda de R$ 103 bilhões ao varejo em 2024, afirma estudo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O varejo deixou de faturar R$ 103 bilhões de reais ao longo de 2024, o motivo foi o direcionamento dos recursos das famílias para bets, as plataformas virtuais de apostas esportivas e de cassino online. É o que indica O Panorama das Bets, estudo divulgado nesta quinta-feira (16) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo utiliza dados do Banco Central, e revela que os brasileiros disponibilizaram R$240 bilhões às apostas online em 2024. Para a CNC, os resultados indicam que as bets causam endividamento e vício, e não só afetam os apostadores, como geram impactos socioeconômicos significativos para a sociedade. A maior preocupação apontada no estudo da CNC envolve as modalidades de cassino online, como, por exemplo, o Jogo do Tigrinho. Eles estão presentes hoje na maioria das bets. Economistas da CNC estimam que pelo menos 80% dos pagamentos dos usuários nessas plataformas envolvem gastos com alguma modalidade de cassino online. O volume de recursos destinado às apostas esportivas representaria uma fatia bem menor.



Mais de 1,7 milhão de motos foram produzidas no Brasil em 2024, maior número em 11 anos

Foto: Divulgação

A indústria brasileira de motocicletas produziu um total de 1.748.317 veículos apenas no ano de 2024. Este é o maior desempenho do segmento desde 2011 e representa uma alta de 11,1% na produção de veículos automotivos do tipo em relação ao ano de 2023. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14) pela Associação Brasileira dos Fabricantes (Abraciclo), que ainda divulgou que, no mesmo período, foram comercializadas 1.876.427 motocicletas, um aumento de 18,6% em relação a 2023. As informações apontam, ainda, que, apesar do aumento na produção de motocicletas em território brasileiro, foi registrada uma diminuição de 5,9% na quantidade de motos exportadas em relação a 2023. Pouco mais de 30 mil motos foram vendidas para fora do país em 2024. Para 2025, a projeção da Abraciclo é de um novo aumento, desta vez de 7,5%, chegando a um total de 1,88 milhão de motocicletas produzidas em territória brasileiro. Já em relação à quantidade de motos vendidas, a associação projeta um aumento de 7,7%, com o número de veículos vendidos alcançando a marca de 2,02 milhões em 2025. A projeção é, no entanto, mais conservadora do que a trazida pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgada na semana passada, que projetava um total de 2,063 milhões de motos vendidas neste ano.



Brasileiro acusado de liderar grupo supremacista branco entra na lista de terroristas dos EUA

Foto: Reprodução

Um brasileiro foi incluído nesta segunda-feira (13) na lista de terroristas dos Estados Unidos. Ele é acusado de liderar um coletivo supremacista branco chamado “Terrorgram”, que opera no aplicativo de mensagens Telegram. O grupo é conhecido por promover ataques a adversários potenciais e fornecer instruções, métodos e alvos de ataque. Além do brasileiro, um croata e um sul-africano também foram adicionados à lista. O coletivo transnacional opera principalmente na mídia social e na plataforma de mensagens digitais Telegram. Segundo o Departamento de Estado norte-americano, o Terrorgram "promove o supremacismo branco violento, incita ataques a adversários potenciais e fornece orientação e materiais de instrução sobre táticas, métodos e alvos para ataques, inclusive contra infraestruturas essenciais e funcionários do governo e glorifica aqueles que realizaram tais ataques". Segundo o governo americano, entre os ataques ou tentativas de ataques motivados e facilitados pelo grupo estão: tiroteio em outubro de 2022 em um bar frequentado por homossexuais em Bratislava, capital da Eslováquia; um ataque planejado em julho de 2024 contra instalações de energia em Nova Jersey, nos Estados Unidos; um ataque com faca em agosto de 2024 em mesquita na Turquia.



Governo Federal sanciona lei que restringe uso de celular em escolas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (13) o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo telefones celulares, nas salas de aula de escolas públicas e privadas do ensino básico em todo o país. Um decreto do presidente, que sairá em até 30 dias, vai regulamentar a nova legislação, para que passe valer para o início do ano letivo, em fevereiro. O projeto de lei foi aprovado no fim do ano passado pelo Congresso Nacional. “Essa sanção aqui significa o reconhecimento do trabalho de todas as pessoas sérias que cuidam da educação, de todas as pessoas que querem cuidar das crianças e adolescentes desse país”, afirmou o presidente, que fez questão de elogiar o trabalho dos parlamentares que aprovaram a medida. “Imagina uma professora dando aula e, quando ela olha para os alunos, está cada um olhando para o celular, um tá na China, outro tá na Suécia, outro tá no Japão, outro está em outro estado conversando com gente que não tem nada a ver com a aula que ela está recebendo. A gente precisa voltar a permitir que o humanismo não seja trocado por algoritmo”, enfatizou Lula ao comentar sobre a nova lei.



Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 34 milhões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As seis dezenas do concurso 2.815 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no?YouTube e no?Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 34 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.



Fiscalização de Pix não afetará autônomos, esclarece Receita

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O reforço na fiscalização do Pix não afetará a renda dos trabalhadores autônomos, esclareceu a Receita Federal. Nas redes sociais, o órgão esclareceu dúvidas sobre o impacto das novas regras de monitoramento em situações como compra de material por trabalhadores que fazem bicos e uso de cartão de crédito compartilhado com a família. No caso dos trabalhadores autônomos, o Fisco esclarece que sabe que a movimentação financeira é sempre maior que o lucro final, maior que a renda efetiva do profissional. O reforço na fiscalização, reiterou o órgão, não afetará o profissional que usa o Pix para comprar materiais e insumos, porque a Receita já monitora a diferença entre os custos e o faturamento desde 2003. “Quem faz bicos e tem custos de produção não precisa se preocupar. Mesmo que movimentem mais de R$ 5 mil, a Receita já tem o hábito de monitorar essa diferença, como no caso de quem vende produtos ou serviços e usa o Pix para o pagamento”, explicou o Fisco.



Primeiro caso de febre amarela em humano em 2025 é confirmado em São Paulo

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou o primeiro caso de febre amarela em humano em 2025. O paciente é um homem de 27 anos, residente na capital paulista, que esteve em Socorro, na região de Campinas. Esse local também registrou recentemente um caso da doença em macacos, indicando a presença do vírus na área. Em 2024, o estado contabilizou dois casos humanos, sendo um autóctone e outro de origem em Minas Gerais, que resultou em óbito. O Instituto Adolfo Lutz confirmou nove casos de febre amarela em macacos este ano, concentrados principalmente na região de Ribeirão Preto (sete casos), além de registros em Pinhalzinho e Socorro. Diante disso, as autoridades intensificaram as ações de vigilância e vacinação nas áreas afetadas. A imunização está disponível nos postos de saúde e deve ser realizada pelo menos 10 dias antes de viagens a regiões de risco. A febre amarela é transmitida por mosquitos silvestres, sendo que a morte de macacos serve como indicador da circulação do vírus. Populações próximas a áreas de mata são orientadas a relatar avistamentos de macacos mortos às equipes de saúde para auxiliar no monitoramento da doença.



Bahia se mantém em 3º lugar no ranking nacional de apreensões de drogas pela PRF

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou os dados de apreensões de drogas em 2024, e a Bahia se destacou ao manter a terceira posição no ranking nacional em apreensões de Maconha  e Anfetaminas, com um aumento significativo nos números. Em todo o Brasil, foram apreendidas mais de 850 toneladas de entorpecentes, um crescimento de 21,29% em relação ao ano anterior. A maconha e a cocaína continuam sendo as drogas mais apreendidas, mas o destaque fica por conta das anfetaminas, que registraram um recorde de apreensões, com mais de 859 mil unidades retiradas de circulação. A PRF atribui esse resultado a diversas ações, como o aprimoramento das técnicas de inteligência, a utilização de tecnologias avançadas e a intensificação da cooperação entre as forças de segurança. A análise de risco e o monitoramento constante das principais rotas do tráfico de drogas também contribuíram para o sucesso das operações. O Paraná e o Mato Grosso do Sul lideram o ranking nacional de apreensões de maconha, enquanto Goiás e a Bahia se destacam na apreensão de anfetaminas. O combate ao tráfico de drogas é fundamental para a segurança pública e a saúde da população. A PRF reforça seu compromisso em continuar atuando rigorosamente para coibir esse tipo de crime e proteger a sociedade.



Sete planetas estarão visíveis simultaneamente em fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

Em 28 de fevereiro de 2025, sete planetas do Sistema Solar -- Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno -- estarão visíveis simultaneamente no céu noturno. Embora os planetas não estejam realmente alinhados, esse efeito visual ocorre devido às suas órbitas ao redor do Sol, que os posicionam próximos na linha imaginária chamada eclíptica. Antes disso, em 21 de janeiro de 2025, será possível observar seis planetas: Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus e Saturno. Em ambos os eventos, a observação de alguns planetas, como Urano e Netuno, exigirá o uso de telescópios devido à sua baixa luminosidade. Esses fenômenos são raros; uma conjunção semelhante com sete planetas não ocorrerá novamente até 2492. Para aproveitar a observação, recomenda-se escolher locais com baixa poluição luminosa e condições climáticas favoráveis.



Dengue matou mais que covid em 2024

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O número de mortos por dengue superou o de óbitos por covid em 2024, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O mosquito Aedes aegypti causou 6.041 mortes, enquanto o coronavírus vitimou 5.959 pessoas no ano passado. O número representa um aumento de mais de 400% em relação ao ano passado, quando 1.179 morreram de dengue. Por outro lado, os índices de Covid-19 seguem caindo desde 2022. Em relação a 2023, houve uma redução de 60% nos casos de morte. De acordo com o governo federal e a Organização Mundial da Saúde, o aumento da temperatura global tem contribuído para o aumento de casos de dengue no mundo. Segundo um monitoramento divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), 2024 foi o ano mais quente já registrado, com cerca de 1,6°C acima dos níveis pré-industriais. Além disso, no verão, os casos de dengue tendem a aumentar, por conta da alta incidência de chuvas na maior parte do país. O acúmulo de água faz com que a proliferação do mosquito se intensifique. Em São Paulo, 21 cidades decretaram situação de emergência por conta dos casos de dengue. Ao todo, o estado já registrou 7.201 casos prováveis da doença entre 29 de dezembro de 2024 e 4 de janeiro deste ano.