ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Senado aprova projeto que prorroga Lei Aldir Blanc e auxílio emergencial da cultura

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O Senado aprovou um projeto que prorroga a Lei Aldir Blanc e o auxílio emergencial a profissionais da cultura em função da pandemia de covid-19. A proposta ainda deve passar pela Câmara antes de ir à sanção do presidente Jair Bolsonaro para entrar em vigor. No ano passado, a Lei Aldir Blanc destinou R$ 3 bilhões para o auxílio emergencial a artistas. No entanto, no final do ano,  Estados e municípios apontaram que cerca de 65% do valor que receberam ainda não havia sido utilizado. As regras estabelecem que o montante teria que ser devolvido ao Tesouro. No caso dos municípios, prefeitos afirmaram que o prazo para cumprir as determinações da lei foi apertado. A regulamentação foi publicada em agosto e os recursos repassados pelo governo federal a partir de setembro. O projeto aprovado no Senado permite que os recursos não pagos no ano passado sejam creditados em 2021. A proposta permite que municípios publiquem a programação dos recursos até 31 de agosto. Já para Estados e o Distrito Federal, o prazo é até 31 de dezembro. O governo deu aval para a proposta aprovada no Senado.



Bolsonaro volta a divergir de Queiroga, Pacheco e Lira sobre medidas contra a Covid-19

Foto: Reprodução l Marcos Corrêa l PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar nesta quarta-feira (31) medidas de distanciamento social após a primeira reunião do novo comitê formado pelo governo e Congresso para discutir ações contra a pandemia do coronavírus. A declaração de Bolsonaro foi na linha contrária às feitas por outros participantes da reunião que também fizeram pronunciamento: o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). "Não é ficando em casa que nós vamos solucionar esse problema. Essa política [distanciamento social] ainda está sendo adotada, mas o espírito dela era se preparar com leitos de UTI, respiradores, para que pessoas não viessem a perder as suas vidas por falta de atendimento", afirmou Bolsonaro. Queiroga, por outro lado, reforçou que no feriado não pode haver aglomerações desnecessárias. "É importante usar máscara, manter o isolamento. É importante fazer isso. Medidas extremas não são desejadas. Então vamos fazer isso", disse o ministro da Saúde.



Bolsonaro altera o comando de seis ministérios

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou na segunda-feira (29) seis mudanças no alto escalão do governo. Casa Civil, Secretaria de Governo, Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério das Relações Exteriores terão novos ministros. No saldo final, três ministros saem e três ministros entram no governo. O general Fernando Azevedo, exonerado da Defesa; Ernesto Araújo, que pediu demissão das Relações Exteriores; e José Levi Mello do Amaral Júnior, que pediu demissão da AGU, não integram mais o primeiro escalão. Três ministros mudaram de pasta. O general Walter Braga Netto deixou a Casa Civil e assumiu a Defesa. O general Luiz Eduardo Ramos deixou a Secretaria de Governo e vai assumir a Casa Civil. E André Mendonça deixou a Justiça para voltar a ser advogado-geral da União, função que já exerceu entre janeiro de 2019 e abril de 2020.



Hospital de NY diz que desenvolveu vacina anunciada pelo Butantan como 100% brasileira

Foto: Reprodução

De acordo com a reportagem, a informação, que foi passada ao jornal pelo diretor e professor do departamento de microbiologia do instituto, Peter Palese, também consta em estudo publicado em dezembro de 2020 assinado por presquisadores do Mount Sinai e da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. "Realizamos com sucesso experimentos com nossa vacina baseada no vírus da doença de Newcastle [NVD, um tipo de gripe aviária]. Enquanto isso, iniciamos testes de fase 1 no Vietnã e na Tailândia com a nossa nova geração (melhorada) de vacina de Covid. Estamos conduzindo um teste de fase 1 aqui no Mount Sinai", escreveu o diretor em email enviado à Folha. "Sim, também temos um acordo com o Instituto Butantan para entrar em testes clínicos no Brasil usando nosso vetor de vacina NVD. Também estamos desenvolvendo vacinas para variantes da Covid-19 baseadas nas versões sul-africana e brasileira para o Instituto Butantan." Procurado pela Folha, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que "o Butantan está fazendo o desenvolvimento integral da vacina a partir de parcerias que [o instituto] temos e com um consórcio internacional". O Mount Sinai, explicou, teria sido procurado pelo Butantan para fornece o vetor da vacina. Ele ainda disse que há "inúmeras parcerias", mas que elas só serão anunciadas quando os respectivos acordos estiverem firmados: "Os comunicados conjuntos das parecerias serão feitos no momento oportuno por cada instituição do consórcio".



Meta é vacinar 1 milhão de pessoas por dia contra Covid-19, diz novo ministro da Saúde

Foto: Reprodução

Durante primeira coletiva de imprensa desde que foi empossado do cargo, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, na quarta-feira (24), que a meta é vacinar 1 milhão de pessoas por dia contra a Covid-19. De acordo com ele, a intenção é cumprir a meta em curto prazo. Ainda durante a coletiva, Queiroga anunciou a criação de uma secretaria especial contra a Covid-19. “Essa secretaria vai cuidar somente da pandemia, pois sabemos que as pessoas continuam tendo doenças cardiovasculares, câncer e outros males e o Ministério da Saúde precisa continuar atendendo a todos os pacientes”, disse o ministro. Caberá ao pneumologista Carlos Carvalho, da Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), coordenar um grupo técnico que coordenará os protocolos de tratamento de pacientes com coronavírus. Além disso, Queiroga nomeou como secretário-executivo Rodrigo Cruz, funcionário de carreira do Ministério da Economia, especialista em gestão. E como secretário de Atenção à Saúde Sérgio Okane, atual diretor-executivo do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.



Após troca na presidência, Petrobras anuncia nova redução no preço da gasolina e do diesel

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras anunciou que cortará R$ 0,11 do preço médio do litro do diesel e da gasolina nas refinarias a partir desta quinta-feira (25). A redução representa queda de 3,71% no preço da gasolina, que passará a custar, em média, R$ 2,69 para as distribuidoras. Já o diesel terá redução de 3,85%, passando para o valor médio de R$ 2,75. É a 2ª diminuição do valor da gasolina no ano. A primeira foi anunciada na última sexta-feira (19), depois de 6 altas. Já o diesel teve sua 1ª redução em 2021, depois de 5 aumentos. Em nota, a Petrobras reforça que os preços praticados são “associados ao mercado internacional e à taxa de câmbio, têm influência limitada sobre os preços percebidos pelos consumidores final”. Ao valor do combustível vendido nas refinarias adiciona-se ainda os impostos federais e estaduais, custos para compra e mistura de etanol anidro, além das margens das distribuidoras e postos de combustíveis. Em fevereiro, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro decidiu zerar por 2 meses – iniciados em março – o PIS/Cofins sobre o diesel. A medida se deu em meio à pressão de uma possível greve dos caminhoneiros por causa da alta dos combustíveis. O mandatário demitiu o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, em meio a esta discussão.



Bolsonaro mente em pronunciamento, muda discurso e agora diz ser favorável às vacinas

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) fez um discurso na terça-feira (23) em cadeia nacional de televisão e rádio para falar da estratégia do governo federal para vacinar os brasileiros neste ano. Apesar de dizer que 2021 será "o ano da vacinação dos brasileiros", o chefe do Poder Executivo, nos últimos 12 meses, minimizou a pandemia, provocou aglomerações, falou contra o uso de máscaras, brecou negociações de imunizantes e, por diversas vezes, manifestou-se contra as vacinas, afirmando que não iria comprá-las ou assumir o risco por eventuais problemas para a população. "Estamos fazendo e vamos fazer de 2021 o ano da vacinação dos brasileiros. Somos incansáveis na luta contra o coronavírus", disse o presidente ao mentir sobre o que governo tem feito para combater a pandemia. O pronunciamento ocorreu no dia em que 3.158 mortes por Covid-19 foram registradas no país em 24h. "Ao final do ano, teremos alcançado mais de 500 milhões de doses para vacinar toda a população. Muito em breve, retomaremos nossa vida normal", afirmou Bolsonaro. Bolsonaro também mentiu ao dizer que o país é o quinto que mais vacina contra a Covid-19. Na realidade, o país é o sexto entre as nações que mais aplicam a vacina, mas está 60ª posição no ranking proporcional a cada 100 habitantes. 



Em carta aberta, municípios cobram atitude do presidente frente à pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em carta aberta enviada  ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na terça-feira (23), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) pediu que o chefe do executivo nacional assumisse a condução no enfrentamento a pandemia da  Covid-19 no Brasil, para que haja maior alinhamento entre as esferas de poder e que sejam dadas respostas efetivas para a situação nacional, além do uso da evidência científica na tomada de decisões. No documento, a entidade ressalta que o país vive a pior fase da pandemia, afetando diretamente o país tanto na dimensão social quanto  econômica. "O movimento municipalista reitera que a soma de esforços representa o único e inadiável caminho, no qual o papel de coordenação da União faz-se indispensável", diz a carta.

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com a entidade, "o presidente da República deve estar pessoalmente empenhado na execução de campanha de comunicação em prol da eficácia e da segurança das vacinas, além da defesa das medidas não farmacológicas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e álcool gel, que vêm sendo adotadas em todo o país por Estados e Municípios. Faz-se urgente também a implementação de medidas pela União nas atividades de âmbito nacional, dando maior efetividade às ações dos demais Entes federados". Defendendo que no momento não cabe a transferência de responsabilidades, mas sim a resolução da pandemia, o documento ressalta a urgência  de ações emergenciais para o fomento à produção e à importação de neurobloqueadores e oxigênio, além de uma operação logística nacional para o monitoramento e o remanejamento desses insumos no território. "Uma nação não pode aceitar cidadãos morrendo sufocados ou tendo que suportar dores indescritíveis decorrentes de intubação sem anestesia. O Brasil está em guerra contra o vírus e, na guerra, todos têm responsabilidades. A União precisa reorientar as plantas produtivas à disposição no país e, mais do que nunca, mobilizar a diplomacia internacional a fim de garantir as condições necessárias, para responder a esta batalha", diz a carta.

CONTINUE LENDO


Associação Médica Brasileira condena uso de remédios sem eficácia contra covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim na terça-feira (23) condenando o uso de remédios que fariam parte do chamado "tratamento precoce" contra a covid-19, mas sem comprovação científica de eficácia contra a doença. "Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da covid-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida", diz o novo texto da AMB. A entidade cita 13 pontos para enfrentamento da pandemia. Entre eles, o isolamento social, o uso de máscaras, a aceleração da vacinação e a necessidade de ação das autoridades para solucionar a falta de medicamentos no atendimento de pacientes internados com covid-19, principalmente daqueles necessários para a entubação. A associação destaca que, sem esses medicamentos, "não é possível oferecer atendimento adequado para salvar vidas".



3 em cada 10 mortes de covid no Brasil são de jovens e adultos, mostra levantamento

Foto: Reprodução

Um levantamento feito pelo site UOL com base nos números fornecidos no portal da transparência da Arpen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais) mostra que as mortes de jovens por Covid-19 no Brasil aumentaram consideravelmente. Em março, o percentual de pessoas que morreram sem atingir os 60 anos saltou 35% em relação ao registrado no ano passado. Em 2020, os óbitos entre a faixa etária até 59 anos representavam 22,9% do total pela covid-19. Agora, são 31% do total. Os maiores aumentos ocorreram na faixa de 30 a 39 anos e entre 40 e 49 anos. A quantidade de óbitos entre crianças e adolescentes permanece praticamente estável e não alcança nem 1% dos casos. A tendência é que a morte de jovens continue aumentando no país, principalmente com o avanço da vacinação da população idosa.



Mulher bate em carro e deixa bilhete para dono pedindo 'desculpas'

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma mulher bateu no carro de um homem dentro de um supermercado e deixou um bilhete se desculpando antes de ir embora, no último sábado (20), em Aparecida de Goiânia (GO). A motorista Raissa Carolina da Silva não tem como hábito estacionar o veículo no estacionamento do mercado. Quando o fez, colidiu com o carro de um homem, mas deixou um bilhete mostrando arrependimento e informando o número do seu telefone. "Bati no seu carro. Fiquei aguardando, porém não chegou ninguém. Desculpas", escreveu a mulher no bilhete que foi fotografado por Otávio Augusto Reis, proprietário do veículo batido. "Eu fui fazer compra. Inventei de estacionar o carro dentro do estacionamento do supermercado, e eu não tenho esse costume, e aí sem querer eu esbarrei no carro do rapaz. Quando eu olhei o estrago no meu carro e do moço... Nossa! Aí eu fiquei mais chorona". contou.

 

Foto: Divulgação

A vítima reparou nos danos na dianteira na lataria do veículo somente depois de ler o bilhete e se surpreendeu com a ação de Raissa. Ele lembra que o mesmo aconteceu com seu carro no mês passado, mas o infrator não assumiu o débito. "No mês passado bateram no meu carro, amassou a porta, a pessoa que bateu no carro foi embora e eu tive que arcar com o conserto de R$ 1 mil. Ela não, ela veio até mim, passou o bilhete e deu na hora o dinheiro do conserto", reconheceu Otávio. O reparo nos veículos ficou em R$ 900. "Estou até em paz comigo mesma. É uma coisa que tenho: a minha honestidade. Independente se estou certa ou errada, eu sempre vou estar assumindo meus erros. Mesmo que eu estivesse sem dinheiro para pagar eu não ia deixar ele no prejuízo", explicou Raissa.



Criminosos roubam vacinas contra Covid-19 em unidade de saúde de Natal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ampolas da vacina contra a Covid-19 foram roubadas numa UBS (Unidade Básica de Saúde) de Natal na manhã desta segunda-feira (23). Assaltantes armados invadiram o local, renderam os funcionários e levaram duas ampolas da vacina, que equivalem a 20 doses. Natal está entre as 18 capitais brasileiras em estado crítico na pandemia de Covid-19, com mais de 90% de lotação de UTIs. O crime ocorreu na UBS da Vila de Ponta Negra, comunidade localizada na zona sul de Natal, próximo ao Morro do Careca, principal cartão postal da cidade. Após o assalto, a aplicação de doses da vacina foi suspensa na UBS, que é um dos 31 pontos de vacinação contra a Covid-19 em Natal. A Secretaria Municipal de Saúde e a Guarda Municipal não se pronunciaram sobre o caso até o momento.

 



Morre vereador e cantor gospel Irmão Lázaro, vítima de complicações da covid-19

Foto: Reprodução l Agência Câmara

O vereador de Salvador Irmão Lázaro morreu na sexta-feira (19) em Feira de Santana, onde estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Matheus. O parlamentar estava no hospital há cerca de um mês por conta das complicações causadas pela covid-19. A informação da morte de Lázaro foi confirmada por sua filha, Marta Silva, nas redes sociais. Logo em seguida, a assessoria de imprensa de Lázaro também confirmou a morte. “Hoje a pessoa mais importante da minha vida se foi, o homem que eu mais amei e continuarei amando o resto da vida!!”, anunciou a filha do político e artista gospel. Por volta da 1h deste sábado (20), o perfil oficial do artista e político comunicou a morte. 



Petrobras reduz preço da gasolina pela primeira vez no ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras vai reduzir o preço da gasolina nas refinarias a partir deste sábado (20), informou a companhia nesta sexta-feira (20). É a primeira queda no preço do combustível este ano – desde janeiro, já havia subido seis vezes. O preço médio de venda da gasolina passará a ser de R$ 2,69 por litro, queda de R$ 0,14. O preço do diesel não será alterado e permanece em R$ 2,86 por litro. Com a mudança, a gasolina passa a acumular alta de 46,19% desde o início do ano, enquanto o diesel subiu 41,6%. Em dezembro, o litro da gasolina custava em média R$ 1,84. Já o do diesel saía a R$ 2,02. As sucessivas altas nos combustíveis este ano irritaram o presidente Jair Bolsonaro, que indicou o general Joaquim Silva e Luna para substituir o atual presidente Roberto Castello Branco do comando da estatal, como mostra o vídeo abaixo. O mandato de Castello Branco, no entanto, termina em 20 de março, e ele segue no cargo. A troca provocou um forte forte abalo nas ações da companhia, que chegou a perder R$ 75 bilhões em valor de mercado em um só dia. A Petrobras encerrou o quarto trimestre de 2020 com lucro recorde de R$ 7 bilhões, apesar do momento de crise. Segundo a Economatica, o resultado é tanto recorde nominal entre as empresas brasileiras como também quando se ajustam os valores dos maiores lucros da história pela inflação.



Grupo é preso por estender faixa de protesto contra Bolsonaro em Brasília

Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (18), cinco homens foram presos pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) enquanto estendiam uma faixa de protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Segundo a PM, "o grupo foi detido sob a acusação de infringir a Lei de Segurança Nacional ao divulgar a cruz suástica associando o símbolo ao presidente da República". A faixa chamava o presidente de "genocida". O grupo foi levado para a Delegacia da Polícia Federal. A PF disse que não se pronunciaria "por enquanto". Por uma rede social, a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) disse que estava acompanhando o caso e "analisando medidas concretas pra combater o avanço autoritário que utiliza esse entulho da ditadura que é a Lei de Segurança Nacional". Segundo ela, que é advogada, "o delegado da PF já descartou esse enquadramento absurdo". A parlamentar disse ainda que espera que o grupo seja liberado "em breve".



50% da população é contra impeachment de Bolsonaro, aponta Datafolha

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que 50% da população brasileira não quer a abertura de um processo de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso. Ainda na relação, 46% relatam ser favoráveis à medida durante a gestão do presidente durante a pandemia do novo coronavírus no país. Para chegar aos resultados, o  instituto ouviu cerca de 2.023 pessoas entre os dias 15 e 16 de março por telefone. A margem de erro divulgada pelo Datafolha é de dois pontos para mais ou para menos. Em janeiro deste ano, os dados emitidos da mesma pesquisa destacavam que 42% queriam o impeachment do presidente e 53%, não. Agora, os resultados obtidos se aproximam do levantamento feito pelo Datafolha sobre a renúncia de Bolsonaro, a qual apresentou porcentagem de 50%  para não e 47% para sim. Dos apoiadores do impeachment contra Bolsonaro estão as mulheres (58%), pessoas que ganham entre 5 e 10 salários mínimos (57%), de 2 a 5 salários (56%) e nordestinos (56%). Entre os defensores da permanência do presidente no poder estão os evangélicos (59%) e a ala bolsonarista residente do sul do país (59%).



Brasil registra 2.798 mortes por Covid em 24 horas e total passa de 282 mil

Foto: Reprodução l TV Globo

O Brasil registrou novo recorde com 2.798 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou na terça-feira (16) 282.400 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 1.976, também um novo recorde. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +48%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença. Segundo o site G1, a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, já são 55 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil, e pelo nono dia a marca aparece acima de 1,5 mil, aproximando-se agora de 2 mil. Foram 18 recordes seguidos nesse índice, registrados de 27 de fevereiro até aqui. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 11.609.601 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 84.124 desses confirmados no último dia. Também é a maior marca de diagnósticos em 24 horas já registrada até aqui. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 69.226 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +22% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta também nos diagnósticos.



Menino de 6 anos mantido em jaula pelo pai é resgatado no DF

Foto: Divulgação l Polícia Civil l DF

Policiais militares prenderam um homem de 31 anos suspeito de espancar o próprio filho, de apenas seis anos, e trancá-lo dentro de uma jaula, no Distrito Federal. O caso ocorreu por volta das 22h30 de domingo (14). De acordo com a Polícia Militar, a criança foi encontrada com marcas de espancamento e seminua. Testemunhas contaram que o menino foi agredido com um cabo USB após o pai brigar com a esposa. O agressor foi preso em flagrante e levado para a 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul. O crime é investigado como lesão corporal e violência doméstica. Ainda segundo relatos de quem presenciou a cena, a criança foi arrastada no chão e deixada na caçamba de um veículo, que é equipada com uma jaula. Os militares receberam uma denúncia anônima e compareceram ao endereço. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi levado à carceragem da corporação, onde se encontra à disposição da Justiça. O caso seguirá para o Ministério Público e para o Judiciário.

 

 



Fiocruz anuncia que receberá da AstraZeneca o dobro de IFA para produção de vacina; 30 milhões de doses estão prevista

Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou na sexta-feira (12) que receberá da AstraZeneca este mês o dobro do número de lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é matéria-prima para a produção da vacina, previstos para março. Segundo a nota, serão enviados da China, em março, quatro lotes de 256 litros cada, com quantidade de insumo suficiente para a produção de cerca de 30 milhões de doses de vacina. Com isso, a produção de vacinas na Fiocruz estará garantida até o final de maio. Com a obtenção da licença para exportação das autoridades chinesas na manhã de sexta, a AstraZeneca informou o adiantamento de dois lotes a mais, totalizando o envio de quatro lotes em março. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu na sexta-feira o registro para a vacina contra a Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford. O imunizante, que é produzido no Brasil pela Fiocruz, foi a principal aposta do governo brasileiro para a imunização da população. A vacina da AstraZeneca já tinha autorização para uso emergencial no Brasil, mas fabricada pelo Instituto Serum, da Índia. A Fiocruz espera entregar cerca de 222 milhões de doses neste ano, sendo 112 milhões até julho. Em nota, a fundação afirmou que com o registro, poderá entregar as primeiras doses na semana que vem. Caso a Fiocruz deseje registro para a produção 100% nacional, deverá encaminhar à Anvisa informações sobre o processo de fabricação do IFA no Brasil e a agência avaliará os dados para a alteração do registro e inclusão do imunizante produzido nesses termos.



Com atualização, WhatsApp para de avisar se áudio foi escutado

Foto: Reprodução

Uma nova função do WhatsApp promete trazer mais privacidade aos seus usuários. O aplicativo deixou de avisar se os áudios foram ouvidos por quem desativou a confirmação de leitura de mensagens. As informações são coluna Tilt, do portal Uol. Porém, a novidade, por enquanto, só pode ser utilizada por quem tem um iPhone. A atualização está disponível na versão 2.21.40.13, na APP Store. Na versão web, acessada em PCs, a função ainda não funciona. Para desativar a confirmação de leitura, basta acessar os três pontinhos na no lado superior direito da tela, entrar em “Configurações”, depois em “Conta”, “Privacidade” e desativar a “Confirmação de Leitura”.