ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Até domingo 10,9 milhões de doses de vacinas serão disponibilizadas no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97News

Até o próximo domingo (2), estão sendo disponibilizadas no país 10,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Ontem (30) foram entregues 6,5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de 420 mil da CoronaVac, parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. De acordo com a Agência Brasil, para hoje (1), está prevista a chegada de 220 mil doses da Oxford/AstraZeneca importadas por intermédio do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No domingo (2), uma nova remessa desse imunizante, também obtida junto ao consórcio Covax Facility, chega a São Paulo, com mais 3,8 milhões de doses. Com isso, completam-se os 4 milhões de doses previstos para maio anunciados pelo Ministério da Saúde. O balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento feito ontem (30) em Brasília e transmitido pelos canais da pasta.



CPI da Covid levanta 200 falas negacionistas de Bolsonaro

Foto: Reprodução l Carolina Antunes/PR

A equipe da CPI da Covid que auxilia o relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), já levantou mais de 200 momentos em que Jair Bolsonaro (sem partido) propagou discurso negacionista na pandemia de janeiro de 2020 ao mesmo mês deste ano. O compilado inclui frases do presidente em que ele critica o isolamento social, propagandeia o uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19 e minimiza o coronavírus, chegando a chamá-lo de "gripezinha". De acordo com os documentos obtidos pelo jornal Folha, o discurso do presidente será um dos alvos de investigação da CPI para eventualmente imputar crimes ao presidente ao fim dos trabalhos. Advogados avaliam que há ao menos quatro que podem ser atribuídos aos discursos. O plano de trabalho apresentado na quinta-feira (29) por Renan elenca seis linhas de investigações que serão conduzidas pelos membros da comissão, sendo a primeira delas as ações do governo no enfrentamento da pandemia. O tópico tem potencial para atingir o governo Jair Bolsonaro, já que trata das medidas consideradas mais polêmicas por envolverem discursos negacionistas. Segundo o site UOL, a comissão vai investigar, por exemplo, as medidas tomadas para promover o isolamento social, criticadas pelo presidente, e para a aquisição e distribuição de vacinas e insumos, que tardaram a serem comprados e entregues no Brasil.



Camaçari: Cachorro chora em velório de dona e comove presentes

Foto: Reprodução l G1

Um cachorro chamou a atenção no velório da tutora dele em Camaçari. Toy, como o animal é chamado, ficava ao lado do caixão de Luzinete Lopes Diniz e não parava de chorar. Ele também não deixava ninguém chegar perto do caixão. Luzinete Diniz morreu vítima de infarto na última quarta-feira (28). Horas depois, parentes e amigos participavam do velório na casa da idosa, no bairro do Mangueiral. Segundo o G1, amigos de Luzinete Diniz contaram que a tutora e o cachorro eram sempre vistos juntos. Diniz, que era testemunha de Jeová, levava o cachorro para o culto que a aguardava do lado de fora para voltar para casa. Situação semelhante também ocorria quando ela ia ao supermercado, e o cachorro ficava do lado de fora na espera.Toy foi adotado por Luzinete Diniz desde quando era filhote e o tratava como membro da família. Um dos presentes e amigo da família, Jailson Santos, usou as redes sociais para descrever o que viu e o tocou. "O dia hoje amanheceu triste com o falecimento de dona Luzinete, Testemunha de Jeová, como era conhecida, pessoa muito querida. E o que mais estou impressionado é com o desespero desse cachorro da família, parecendo que estava entendendo que a dona estava falecida, chorando como se fosse uma pessoa quando perde um ente querido, não queria deixar ninguém chegar próximo ao caixão", relatou. 



STF determina realização de censo 2021

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal deverá tomar providências para realizar o Censo demográfico. Publicada nesta quarta-feira (28), em resposta a um pedido do governo do Maranhão. Na Bahia, segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 15 milhões de domicílios serão visitados no Censo. Realizada a cada dez anos, a pesquisa que deveria acontecer em 2020, foi adiada em razão da pandemia do novo coronavírus. Na semana passada, o governo confirmou que o Orçamento de 2021 não reservava recursos para o Censo, o que impediria sua realização neste ano. “O Censo é uma pesquisa essencial para o país, e muito importante para o IBGE. Principalmente por ser a única pesquisa que alcança todos os municípios e domicílios do país. Fazer essa contagem da população é necessário porque essa contagem é a base utilizada para implementação e avaliação de políticas públicas, inclusive para determinar repasses que são fundamentais para os municípios', explica a coordenadora de disseminação de informações do IBGE na Bahia, Mariana Viveiros. Mariana ainda explica que o Censo também ajuda na tomada de decisões para o setor privado e interfere no trabalho do próprio IBGE. “Os números do censo são fundamentais para embasar decisões de investimentos do setor privado e ainda ajudam o próprio IBGE a calibrar as amostras usadas em outras pesquisas, que são feitas por amostragem. É a partir do censo que a gente determina essas amostras”, detalha. Segundo o IBGE, na Bahia o planejamento é contratar 14 mil pessoas para a realização da pesquisa. Desses, 12.200 serão recenseadores, que vão cobrir os cerca de 15 milhões de domicílios baianos. Os demais atuarão como agentes censitários, em cargos de supervisão. 



Ministério da Saúde inclui gestantes e puérperas em grupo prioritário de vacina contra a Covid-19

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde decidiu incluir todas as gestantes e puérperas (até 45 dias do pós-parto) no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. A medida consta de uma nota técnica da pasta divulgada aos estados e municípios. Até então, a vacina era indicada apenas para as grávidas que tinham doenças preexistentes ou estavam em algum outro grupo previsto para receber a vacina (como trabalhadores de saúde, entre outros) após avaliação de riscos e benefícios com o médico. A estimativa é que existam hoje cerca de 3 milhões de gestantes e puérperas no país. O documento do ministério não cita data específica, mas estima que a oferta da primeira dose ocorrerá até o final de maio. Na nota técnica, a pasta diz que a decisão pela inclusão das gestantes na campanha de vacinação considerou possíveis riscos e benefícios, a situação epidemiológica do país e dados que apontam aumento no risco de hospitalização de pacientes com Covid neste grupo. O ministério afirma também que, ainda que a segurança e eficácia das vacinas contra a Covid não tenham sido avaliadas em gestantes, vacinas de plataformas de vírus inativado (como é o caso da Coronavac) já são utilizadas por esse grupo de mulheres no Calendário Nacional de Vacinação, e levantamento feito pela pasta em recomendações nacionais e internacionais apontou parecer favorável à imunização. “Considerando ainda o momento pandêmico atual no Brasil com elevada circulação do Sars-CoV-2 e aumento no número de óbitos maternos pela Covid-19, ficou entendido que, neste momento, é altamente provável que o perfil de risco versus benefício na vacinação das gestantes seja favorável”, informa a nota, que cita análises por câmaras técnicas para a decisão.



Crise na Índia vai afetar os prazos de vacinação no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O agravamento da pandemia de covid-19 na Índia deve afetar diretamente o calendário vacinal brasileiro. Com o número de casos da doença em disparada, o governo indiano tende a reter a produção de vacinas para abastecer o mercado interno. A medida atingirá exportações de vacinas com as quais o Brasil contava. No calendário apresentado sábado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a entrega de 8 milhões de doses da vacina da AstraZeneca à Fiocruz foi postergada para o terceiro trimestre deste ano. A chegada de quatro lotes entre abril e julho não será cumprida: o imunizantes é produzido no Laboratório Serum, na Índia. Em janeiro, diante da demora na chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da China, a Fiocruz negociou com o Serum 2 milhões de doses. No mês seguinte, foram compradas mais 10 milhões. Dessas, 8 milhões não foram entregues. Segundo a AstraZeneca, essa negociação é conduzida diretamente entre a Fiocruz e o Serum. A Fiocruz informou que a negociação está a cargo da diplomacia dos dois países. As 8 milhões de doses prometidas pelo consórcio para maio são da AstraZeneca, mas fabricadas em um laboratório da Coreia do Sul.



Sputnik V usa twitter para atacar Anvisa e pedir comissão no Congresso

Foto: Reprodução

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negar, na segunda-feira (26), a importação emergencial de quase 30 milhões de doses da vacina russa contra covid, a Sputnik V, o perfil oficial do imunizante no Twitter rebateu a decisão e convidou a agência para um debate público no Congresso. Em uma sequencia de tweets a página divulgou respostas, esclarecendo o que chamou de "informações erradas divulgadas pela Anvisa". "Para salvar vidas no Brasil e seguindo as afirmações incorretas e enganosas de @anvisa_oficial, estamos convidando a Anvisa para um debate público perante a comissão competente do Congresso do Brasil." Na sequência o perfil ainda escreveu. "Em particular, o depoimento da Anvisa sobre 'adenovírus de replicaçaõ-competente (RCA)' associados com a Sputnik V não é verdadeiro. Uma carta oficial do Centro Gamaleya no 26 de março antes da missão claramente dizia: não um só lote contendo RCA foi registrado." Nesta terça-feira (27), o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, comentou a decisão da Anvisa. Para ele, o órgão "foi coerente o tempo todo, em nenhum momento eles quiseram a aprovação da vacina", disse o secretário. A Bahia é um dos 14 estados que pediu a autorização da vacina russa, após negociar a compra de 9,7 milhões de doses.



Alegando riscos, Anvisa nega importação da Sputnik V por estados

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), negou na segunda-feira (26), em decisão unânime, a importação emergencial de quase 30 milhões de doses da vacina russa contra covid-19, a Sputnik V, solicitada por 14 estados. Dentre eles, está a Bahia. O impedimento foi decidido após as gerências técnicas da agência que se ocupam da análise dos medicamentos, fiscalização e monitoramento entenderem que há riscos de uso da vacina. Um deles é a possibilidade da reprodução do adenovírus utilizado pela Sputnik V, o que poderia causar o surgimento de doenças. Além disso, alegaram falta de visitas técnicas em todos os locais onde é fabricado o imunizante. Ainda de acordo com o órgão, a empresa fabricante não enviou os relatórios necessários para a análise de qualidade necessários para aprovação. A Anvisa também informou que houve uma tentativa do Fundo Russo de cancelar a inspeção presencial e os fabricantes da matéria prima da vacina não foram identificados.



Ministério enviou 1,2 mil doses vencidas de vacina ao país; Salvador pode ter aplicado

Foto: Divulgação

Cerca de 160 cidades em 23 estados aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde. Duas delas são na Bahia: Salvador e Pedro Alexandre teriam aplicado doses já expiradas do imunizante AstraZeneca. Ao todo, 1.254 pessoas receberam doses de lotes do imunizante vencido. Em Slavador, quatro pessoas receberam as doses e em Pedro Alexandre uma. O estado de São Paulo registra o maior número de ocorrências do tipo, com 373 casos. Em seguida, vem Minas Gerais, com 313. O problema envolve três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil, os de número 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. A data de validade desses imunizantes, de seis meses, já expirou. De acordo com o registro no Ministério da Saúde, o lote 4120Z001 foi autorizado para ser distribuído em 24 de fevereiro e vencia em 29 de março. A maior parte dos casos de aplicação de vacinas vencidas se refere a esse lote. Foram 869 casos identificados em cinco estados. Já os lotes 4120Z004 -- com 108 casos em cinco estados -- e 4120Z005 -- 277 casos em 17 Unidades da Federação -- foram autorizados em 22 de janeiro e venceram em 13 e 14 de abril, respectivamente.



Abril é o mês com mais mortes por covid no país desde o início da pandemia

Foto: Luciano Santos l 97News

Mesmo antes de terminar, o mês de abril deste ano já contabiliza mais mortes por Covid-19 no Brasil do que qualquer outro desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde. Desde o primeiro dia do mês até o dia 24, foram registradas 67.977 vítimas de coronavírus no país. A informação foi divulgada pela CNN Brasil. Até então, março de 2021 era o mês mais letal, com 66.573 mortes. Somente janeiro deste ano, com 29.555 óbitos, seria o terceiro mês mais fatal em 2020, ficando atrás apenas de julho (32.881) e junho (30.280) do ano passado.



Governo confirma que não vai ter Censo em 2021 por falta de recursos

Foto: Divulgação

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, informou nesta sexta-feira (23) que o Orçamento de 2021 não traz recursos para a realização do Censo Demográfico e que, portanto, a pesquisa será adiada. "Não há previsão orçamentária para o Censo, portanto ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo desse ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária", declarou ele. Na tramitação do Orçamento no Congresso Nacional, os parlamentares já haviam cortado os valores destinados ao Censo, de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela pesquisa, já havia informado, em nota divulgada em março, que o corte inviabilizava a realização do Censo em 2021. Por conta disso, o IBGE suspendeu, no começo de abril, a realização das provas dos concursos para contratação de recenseadores. "As razões do adiamento foram colocadas no momento em que o Censo não teve o recurso alocado no processo orçamentário e, como falado aqui, novas decisões sobre alocação e realização do Censo têm a fase preparatória, serão comunicadas, sempre atentando para as orientações que, do ponto de vista da saúde, vierem determinadas pelo Ministério da Saúde", completou Rodrigues.



Pix vai permitir movimentação de auxílio emergencial a partir do fim de abril

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Banco Central anunciou, nesta quinta-feira (22), que o Pix vai permitir a movimentação do auxílio emergencial, serviço de cobrança e o agendamento de pagamentos, em um sistema semelhante ao dos boletos. As mudanças serão incorporadas gradualmente entre o fim de abril e setembro. A primeira mudança a ser implementada é relacionada ao auxílio emergencial. A partir de 30 de abril, os recursos recebidos pelo benefício poderão ser movimentados pelo Pix. Mas há ressalvas, não será permitida a transferência dos recursos do auxílio emergencial via Pix para outra conta de mesma titularidade. 



Consumo de vinho no Brasil tem alta de 18% em 2020, puxado pelo comércio online

Foto: Reprodução

Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), maior autoridade no setor, o consumo da bebida no Brasil cresceu 18,4% em 2020. O país passou de aproximadamente 360 milhões de litros para 430 milhões de litros entre o ano de 2019 e de 2020. A tendência de alta está em linha com os resultados medidos pelo mercado interno de vinho. E o e-commerce é um dos destaques, pela praticidade na hora da compra, pela segurança ao dispensar a saída de casa e pela disponibilidade de conteúdo para que o consumidor se informe sobre a melhor garrafa, tendencias acentuadas pela pandemia.



Governadores do Nordeste assinam carta em defesa do meio ambiente

Foto: Divulgação

Os governadores dos estados do Nordeste divulgaram na segunda-feira (19) uma carta na qual defendem "a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental baseado na descarbonização da economia, conservação dos recursos e ambientes naturais e na adaptação às mudanças do clima". Eles ainda reafirmaram os princípios do Acordo de Paris, as Contribuições Nacionalmente Determinadas do Brasil e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O documento será entregue à Cúpula de Líderes sobre o Clima, que deverá reunir 40 chefes de Estado ou de governo nos dias 22 e 23 de abril. O evento terá como anfitrião o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O chefe do Executivo brasileiro, Jair Bolsonaro, foi convidado. Além do governador da Bahia, Rui Costa, e do presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, assinam a carta os governadores Renan Filho (Alagoas), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Flávio Dino (Maranhão) e Belivaldo Chagas (Sergipe).



Anvisa autoriza testes de nova vacina contra Covid-19 de laboratório chinês no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (19), a realização de testes com uma nova vacina contra a Covid-19, a SCB-2019, desenvolvida pela empresa chinesa Sichuan Clover Biopharmaceuticals. Os estudos clínicos serão de fase 2 e 3 e vão avaliar a eficácia, imunogenicidade e segurança da vacina. Os testes serão aplicados em pessoas maiores de 18 anos de idade. No Brasil, 12,1 mil voluntários participarão da pesquisa, em estados como Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Em todo o mundo, 22 mil pessoas serão voluntárias dos testes, em regiões da América Latina e em países como África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido. Segundo a Anvisa, a vacina SCB-2019 é uma “proteína recombinante de fusão de trímero da espícula (S) do SARS-CoV-2 coadministrada com um adjuvante CpG 1018/Alum”. O fármaco será administrado em duas doses, com intervalo de 22 dias. A agência informou que os testes foram aprovados após análise de dados preliminares e resultados das etapas anteriores dos testes.



Primeira dose da vacina já foi dada a 26 milhões de brasileiros

Foto: Reprodução

O Brasil ultrapassou a marca dos 26 milhões de vacinados contra Covid-19. Considerando as doses aplicadas até a noite de sábado (17), 26.024.553 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa 12,29% da população brasileira. O processo de imunização já foi finalizado, com a aplicação da segunda dose, para 9.479.785 pessoas (4,48% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 35.504.338 doses foram aplicadas em todo o país. Os dados são levantados pelo consórcio de veículos de imprensa.



Família evangélica é a primeira a receber autorização para cultivo de maconha medicinal

Foto: Reprodução

Uma família evangélica é a primeira a receber, por meio da Defensoria Pública de Mogi das Cruzes, um salvo-conduto para o cultivo da maconha medicinal. O documento, que reconhece o plantio como não-criminal, também permite que Andreia Rodrigues e o marido Djovaldo Rodrigues produzam o óleo de canabidiol (CDB) em casa para o tratamento das filhas. As gêmeas Isabella e Isadora, de 8 anos, têm diagnósticos de autismo, paralisia cerebral e epilepsia. Antes do uso do fitoterápico, uma das meninas chegava a ter 50 convulsões por dia. Hoje, com quase dois anos de tratamento, elas não sofrem mais com as crises e tiveram avanço no desenvolvimento motor e cognitivo. "Eu fico muito feliz em saber que agora poderemos cultivar a santa erva. Eu digo santa, porque na época nós tínhamos muito preconceito, porque somos evangélicos, mas a gente viu o que a planta fez. Da água para o vinho, a nossa vida mudou", relata. "[Antes] Eu tinha muito preconceito. Eu tinha medo de quem usava maconha". Na decisão, o Juiz Tiago Ducatti Lino Machado, da 3ª Vara Criminal de Mogi das Cruzes, determina "às autoridades de Segurança Pública Estaduais, Municipal e Federal e seus subordinados que se abstenham de prender, conduzir ou indiciar a paciente pela conduta de semear, cultivar e fazer a colheita de sementes, plantas ou óleos extraídos de cannabis, e de apreender tais sementes, plantas e óleos". Além de facilitar o tratamento, a medida também traz um alívio para o bolso da família. Eles chegaram a obter a autorização junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação do produto. No entanto, em razão do alto custo, tornou-se impossível a manutenção do tratamento – cada frasco custa cerca de R$ 1 mil, sendo que mensalmente as crianças necessitam de três. Agora, Andreia espera que seu caso sirva como exemplo e incentive o judiciário a conceder autorização para outras famílias que, como a dela, tiveram a qualidade de vida transformada pelo produto. A questão da cannabis para fins medicinais não é regulamentada no Brasil e seu cultivo é proibido em todo o território nacional, como prevê a Lei Antidrogas (11.343/2006). Por isso, para plantar e produzir o extrato, é preciso ter uma autorização judicial que regulamenta quem poderá fazer isso, quantos pés poderão ser mantidos e por quanto tempo. "Eu pedi uma quantidade generosa, porque pode surgir pragas, pode surgir um monte de coisa. Se a gente conseguir uma colheita boa, dá a quantidade de óleo. A autorização seria por tempo indeterminado porque, no caso das minhas filhas, não tem cura. É só tratamento. Eu expliquei que elas não podem ficar sem o óleo, porque já aconteceu de a gente ficar sem e elas terem crise", relata a mãe. Com a tão esperada autorização, a família precisa se preocupar com os próximos passos. Primeiro, devem definir onde a erva será plantada. Segundo, precisarão de sementes e de uma estrutura que permita o crescimento saudável e livre de pragas. Porém, apesar dos desafios, ela reconhece que o mais difícil já passou.



Nordeste é região com menor taxa nacional de mortalidade por coronavírus

Foto: Divulgação l GOV-BA

O Nordeste é a região do Brasil com a menor taxa de mortalidade pela covid-19. No período de 2021, a média na localidade está em 49 por 100 mil habitantes - 37% menor do que o índice nacional, que é de 78 por 100 mil habitantes. A informação é do portal Uol. Desde o início da pandemia, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Nordeste registrou 21% do total de óbitos do Brasil: 76 mil das 365 mil mortes. A região com a maior mortalidade atual é o Sul, com a taxa em 109 por 100 mil habitantes. A situação da pandemia, porém, ainda é crítica no Nordeste. Dos nove estados da região, quatro estão com a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acima de 90%.



Covid-19: Estados pedem ajuda à ONU para obter vacinas

Foto: Divulgação

O Fórum de Governadores se reuniu na sexta-feira (16) com representantes da secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina Mohamed, e com representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) para pedir ajuda na viabilização de mais doses de vacinas. Os governantes estaduais defenderam um tratamento especial ao Brasil como uma “ajuda humanitária” diante do reconhecimento dos órgãos internacionais de que o país é o novo centro da pandemia. Os governadores solicitaram apoio das instituições internacionais para destravar o repasse de doses previstas no acordo do mecanismo Covax Facility, consórcio coordenado pela OMS. Segundo o coordenador do Fórum, o governador do Piauí, Wellington Dias, o Brasil teria direito a 9,1 milhões de doses oriundas do mecanismo, mas só recebeu até o momento 1 milhão. Outro pleito foi a participação de tratativas junto à Índia para enviar 15 milhões de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs), as matérias-primas chave da fabricação de uma vacina, para a produção e novas doses da vacina CoronaVac, desenvolvida a partir de uma parceria entre Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Os 15 milhões de IFAs foram prometidos e seriam disponibilizados pelo laboratório Serum, da Índia. No entanto, com o avanço de casos no país, os insumos e produção de imunizantes estão sendo voltados para atender ao mercado interno. A demanda dos governadores é que sejam entregues até o fim de abril pelo menos 10 milhões de IFAs ou de doses prontas da Coronavac pela China. 



Por engano, 46 pessoas recebem vacina contra Covid no lugar de dose contra a gripe no interior de SP

Foto: Reprodução

Um engano fez com que 46 pessoas recebessem a vacina contra Covid-19, a Coronavac, no lugar da dose contra gripe em um posto de vacinação de Itirapina (SP), interior de São Paulo, na terça-feira (13). Entre os vacinados, estão 18 adultos - sendo uma gestante - e 28 crianças. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina, o erro foi percebido durante o controle do estoque das vacinas, na quarta-feira (14), quando foi notada a falta de 46 doses da Coronavac. Em Diadema, na Grande São Paulo, outras cinco crianças foram vacinadas nesta semana contra o coronavírus após um erro numa Unidade Básica de Saúde. As crianças têm entre sete meses e quatro anos de idade e deveriam ter sido imunizadas contra a gripe. O infectologista Bernardino Souto diz que ainda não há estudos clínicos suficientes para determinar os efeitos da Coronavac em crianças e gestantes e que, por isso, os pacientes que tomaram a vacina por engano devem ser monitorados clinicamente. "É adequado manter essas pessoas sob monitoramento ao longo de algumas semanas ou meses para verificar alguma ocorrência que possa ser relacionada à vacina. No caso das gestantes, é adequado que também seja feito com os recém-nascidos", avalia. De acordo com a Prefeitura de Itirapina, uma técnica de enfermagem enviou erroneamente frascos da Coronavac para o local onde está ocorrendo a campanha de vacinação contra gripe (influenza). Para não causar conflito com a imunização contra a Covid, a 1ª etapa , que geralmente começa pelos idosos, foi destinada este ano a crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A Secretaria de Saúde de Itirapina comunicou à Vigilância Epidemiológica de Piracicaba sobre a falha e solicitou orientações sobre as medidas a serem adotadas. Ainda segundo a prefeitura, todos os vacinados foram informados pessoalmente, e a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe médica para avaliação e orientação, com acompanhamento por 14 dias, das pessoas envolvidas. Nesta quinta-feira (15), 26 pessoas passaram por atendimento médico, entre elas a gestante. No caso das crianças, a avaliação e as orientações foram feitas por uma pediatra.