ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Pai é preso na Bahia suspeito de colocar chumbinho em chupeta do filho de 2 meses por não aceitar paternidade

Foto: Reprodução

Um homem suspeito de tentar matar o filho de 2 meses envenenado com chumbinho no ano de 2010, foi preso na quinta-feira (11), no distrito de Barra de Pojuca, em Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador. Segundo a Polícia Civil, o homem colocou o veneno na chupeta do bebê por não aceitar a paternidade da criança. A diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Andréa Ribeiro, detalhou que na época do crime, em outubro de 2010, o bebê foi socorrido para um hospital, onde foi medicado e sobreviveu. Apesar da tentativa de homicídio ter acontecido há quase 14 anos, o mandado de prisão preventiva contra o suspeito foi expedido pela Justiça em 2018. Desde então, ele era considerado foragido. A polícia não detalhou o motivo pelo qual o mandado de prisão preventiva só foi expedido em 2018, oito anos após o crime. A delegada Andréa Ribeiro informou que quando interrogado sobre o caso, o suspeito disse, à época, que queria apenas dar um susto na mãe do bebê. A prisão do suspeito aconteceu durante a 37ª fase da "Operação Argus", feita por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. O suspeito fez exames de lesões corporais no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador e foi encaminhado à Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde está à disposição da Justiça.



Vitória da Conquista lidera ranking de registros de dengue na Bahia

Foto: Divulgação

O município de Vitória da Conquista lidera o ranking de cidades com mais casos de dengue na Bahia. Em relatório divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), até a sexta-feira (12), a cidade contava com 19.879 casos prováveis da doença. Conquista também tem o maior número de óbitos pela doença, totalizando oito mortes, o que representa quase 22% do total de confirmações da Bahia. Salvador e Feira de Santana ocupam a segunda e terceira posições em números de casos prováveis, com 6.168 e 5.076 registros, respectivamente. O município de Feira ainda registra três óbitos, somando, desta forma quase, 30% quando das mortes quando acrescido aos registros de Vitória da Conquista. De acordo com a Sesab, a Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,8%, menor do que a média nacional. A diretora da Vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, continua reforçando a necessidade de que os municípios intensifiquem suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como ampliem o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados.



Polícia Civil cumpre mandando de prisão contra suspeito de latrocínio em Vitória Conquista

Foto: Divulgação

Um homem foi preso preventivamente, nesta terça-feira (09), por Investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, por suspeito de latrocínio. O segundo suspeito e um adolescente estão sendo procurados por participação no crime. O crime ocorreu no dia 6 de fevereiro deste ano e levou a morte de Zilto Lima de Oliveira, de 50 anos, que teve sua motocicleta roubada e, em seguida, foi atingido por disparos de arma de fogo, no bairro de Batatais. O veículo foi encontrado na área dos fundos da casa do pai de um dos acusados. O suspeito preso passou por exames de corpo de delito e foi encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde está à disposição do Poder Judiciário.



Deputado Vitor Bonfim participa de ato que autoriza realização de estudos para concessão do Projeto de Irrigação Vale do Iuiú

Foto: Divulgação

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), está apoiando os esforços para a expansão da produção agrícola irrigada no estado da Bahia. Na segunda-feira (08), o ministro Waldez Góes e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, assinaram a autorização para o início da elaboração dos estudos de implantação do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, localizado na região do Médio São Francisco, no estado baiano. Participaram do evento o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, deputados estaduais, entre eles o Deputado Estadual Vitor Bonfim e deputados federais e prefeitos de municípios da região. O projeto deve gerar 180 mil empregos diretos, indiretos e induzidos e engloba quatro municípios baianos: Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Guanambi. A ordem de serviço para a elaboração dos estudos dos 80 mil hectares da região está no valor de R$ 4,9 milhões e prevê viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA), com a consolidação do Anteprojeto de engenharia, Estudo Ambiental para atividades de Médio Impacto (EMI) e Modelagem de Concessão para 50 mil hectares do Projeto de Irrigação Iuiú, atualizado em 2018.



Número de mortes por dengue sobe para 30 na Bahia; 265 municípios estão em estado de epidemia

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 30 mortes por dengue no estado, até o dia 7 de abril de 2024. Os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) revelam que 114.809 casos prováveis foram notificados. No total, 265 municípios da Bahia estão em estado de epidemia da doença. Outros 80 estão em risco e 18 em alerta. Em comparação ao ano passado, o estado apresentou um aumento de 788% nos casos. Além disso, foram notificados 8.814 casos prováveis de Chikungunya, e três óbitos, nos municípios de Teixeira de Freitas (2) e Ipiaú. Já os casos prováveis de Zika são 1.103, com nenhum óbito confirmado. Até o dia 5 de abril, foram aplicadas 101.804 doses de vacina contra a dengue na Bahia. Mais de R$ 21 milhões foram investidos pelo Governo do Estado no combate à dengue, através da aquisição de novos carros de fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias. “O Governo da Bahia tem investido no combate à Dengue, providenciando estrutura, pessoal e medicamentos nos municípios e nas unidades de saúde. Contamos com o apoio da população e das gestões municipais para que, juntos, possamos combater a Dengue e superar esse momento. Não deixem água parada nas suas residências e locais de trabalho e procurem uma unidade de saúde se sentirem os sintomas da doença”, ressalta a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. 



Acidente envolvendo motocicleta registra morte em Guanambi

Foto: Reprodução

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro registrou uma morte, nesta segunda-feira (8), em Guanambi, no Sudoeste baiano. Ambos os veículos saíram da pista, devido ao impacto da colisão. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) informou que o casal que estava na moto foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). O condutor foi gravemente ferido e a passageira apresentava diversos ferimentos e não resistiu. A motocicleta ficou totalmente danificada, assim como toda parte frontal do automóvel. A colisão aconteceu em um cruzamento entre os bairros Novo Horizonte e Massaranduba.



Defensores públicos paralisam atividades para aprovação de projeto na ALBA de valorização da classe

Foto: Divulgação

Defensores públicos da Bahia paralisam suas atividades até a próxima quarta-feira (10). A  mobilização é promovida pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA) e teve início na manhã desta segunda-feira (8) na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). A paralisação das atividades faz parte das ações desenvolvidas pelos defensores associados  na na luta pela aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 154/2023, que visa solucionar  deficit estrutural da Defensoria e valorização da carreira, com a proposta de cumprir um direito previsto no inciso XI, do art. 37 da Constituição Federal, que já é realidade na maioria das Defensorias do país. A categoria solicita  a criação de novas classes e previsão de aumento do número de vagas. Em dezembro de 2023, o PL 154/2023 entrou na pauta da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), mas não foi votado. Na época, o líder da ala governista, Rosemberg Pinto (PT) ressaltou que o projeto já tramita na casa há cinco anos, tendo passado pelos ajustes que foram solicitados. Além da paralisação das atividades nas unidades em toda a Bahia, estão inclusas nas ações encontros com lideranças políticas no âmbito dos municípios e Estado e atos públicos como, por exemplo, na frente do Fórum Ruy Barbosa na próxima quarta (10), a partir das 8h30.  Uma nova rodada de ações  será realizada nos dias 23, 24 e 25 de abril.



Governo deve investir R$ 21 milhões para compra de leite na Bahia

Foto: Reprodução

A assinatura de contratos do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade leite (PAA Leite) será feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), na próxima terça-feira (9). De acordo com a pasta, a ação resulta de parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), na ordem de R$ 21 milhões, com previsão de atendimento a 201 municípios de 24 territórios de identidade. O objetivo é fortalecer a segurança alimentar e nutricional através da oferta de leite integral de cabra e vaca, principalmente para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Serão 21 entidades contratadas, dentre elas, cooperativas, associações e laticínios que atendem os requisitos necessários para a expansão do PAA Leite no estado. A ação integra o programa Bahia Sem Fome. Com os contratos, o programa também promoverá a geração de renda e o desenvolvimento rural sustentável por meio da produção leiteira entre os agricultores familiares, incentivando a permanência e sobrevivência das famílias no campo.



Mulher é morta a facadas no município de Iuiu; ex-companheiro é suspeito do crime Domingo

Foto: Reprodução

Uma mulher foi morta a facadas na madrugada deste domingo (7), em Iuiu, no Sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Eliete dos Santos Silva e o ex-companheiro dela, Adão Lima da Silva, é suspeito do crime. De acordo com o g1, o caso ocorreu por volta das 1h30, na Travessa João Alexandre, no Centro da cidade. Agentes do 17º Batalhão de Polícia Militar foram acionados para a ocorrência e, no local, populares informaram que o suspeito fugiu em uma moto vermelha sem placa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer a vítima, mas ela não resistiu e morreu no local. A Polícia Civil relatou que o homem já havia tentado matar Eliete, em 2019, quando foi preso e alegou que a motivação do crime seria uma traição. Em 2021, Adão Lima foi condenado a 9 anos, 7 meses e 2 dias de prisão em regime fechado no Conjunto Penal de Brumado. No entanto, no dia 22 de março deste ano, o suspeito recebeu alvará de soltura para liberdade condicional.



Complexo eólico inaugurado nesta sexta deve manter a Bahia na liderança da produção de energia renovável

Foto: Divulgação

Foi inaugurado na sexta-feira (05), o Complexo Eólico Aroeira, localizado no no município de Umburanas, na Região de Jacobina, o empreendimento tem capacidade para produzir eletricidade suficiente para atender, anualmente, 849 mil residências. O investimento de R$ 2,5 bilhões, amplia a capacidade de a Bahia produzir energia limpa, gerando emprego e renda para a população. Construído pela subsidiária brasileira do grupo Enel, líder mundial em energia sustentável, o empreendimento anunciou a sua operação comercial. São 81 aerogeradores em oito parques eólicos instalados em Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, com 348,30 MW (Megawatts) de capacidade instalada. Por ano, o complexo deve gerar 1.800 GW (Gigawatts), equivalente à energia necessária para abastecer as residências evitando a emissão de mais de 757 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. O Parque Eólico Aroeira está entre os 68 empreendimentos no setor de energia renovável da Enel na Bahia. Desses, 50 são para geração por fonte éolica e 18 para fonte solar fotovoltaica. A Bahia apresentou a segunda maior geração total de energia eólica do Brasil em 2024, devido à sazonalidade dos ventos, correspondendo a 23% da geração nacional, com base nos dados de geração acumulada da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).



Mulher é esfaqueada após homem marcar programa sexual em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Um homem, de 29 anos, foi preso após esfaquear uma garota de programa em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. O fato ocorreu nesta quinta-feira (4). Conforme a Polícia, a vítima teria sido contratada pelo acusado que foi até a casa dela. Ao entrar no imóvel, o homem teria anunciado um assalto. No entanto, como a mulher não tinha objetos de valor, o acusado a golpeou com uma faca. Após fugir do local, o homem foi preso por policiais militares. Já a mulher foi socorrida e levada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Não há mais informações sobre o estado de saúde dela. Ainda segundo informações, o homem já teria passagens pela polícia por crime semelhante.



Homem morre soterrado enquanto trabalhava em garimpo no interior da Bahia

Foto: Reprodução

Um homem de 51 anos morreu soterrado em um garimpo na cidade de Pindobaçu, no norte da Bahia. As informações são do G1. O acidente aconteceu na quinta-feira (4), mas o corpo de Cleiton Oliveira de Souza só foi retirado do local na manhã desta sexta-feira (5), com ajuda de outros garimpeiros. De acordo com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros da cidade e a Guarda Municipal de Pindobaçu foram acionados para atender a ocorrência, mas precisaram do auxílio dos garimpeiros para conseguir retirar o corpo da vítima. Ainda conforme informou a PM, o resgate foi complicado porque o desabamento ocorreu no subsolo do garimpo. Ainda não se sabe o que causou o acidente. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim, cidade que fica a cerca de 40 km de distância de Pindobaçu.



Programa Nacional de Reforma Agrária pode beneficiar mais de 3 mil famílias na Bahia

Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (8/4), uma nova equipe do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Bahia entrará em campo para reforçar o serviço de cadastramento de trabalhadores rurais em 29 acampamentos do estado. Estima-se que possam haver 3 mil famílias acampadas nessas áreas, situadas em 21 municípios. No total, 1.382 famílias acampadas já estão cadastradas na Bahia. Em março, foi realizada ação em 30 acampamentos localizados em 18 cidades baianas, onde vivem agricultores ligados a quatro movimentos sociais e a associações independentes. A iniciativa da Câmara de Conciliação Agrária (CCA) do Incra objetiva verificar e incluir famílias que podem integrar o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Segundo o superintendente regional do Incra na Bahia, Carlos Borges, o cadastramento em acampamentos identifica os trabalhadores em busca de um pedaço de terra para produção e promoção do sustento de suas famílias. Para a efetivação do serviço, os acampados devem estar com os documentos pessoais em mãos e os dados do CadÚnico na ocasião do atendimento pelos técnicos do instituto.

 



Chuva causa interdição de ponte entre Euclides da Cunha e Monte Santo e causa transtornos

Foto: Reprodução

Cidades do Nordeste baiano registraram transtornos com as chuvas dos últimos dias. Devido às precipitações, uma ponte precisou ser interditada na tarde desta quinta-feira (4) entre Euclides da Cunha e Monte Santo por conta da abertura de uma cratera. O fato ocorreu em um trecho da BA-220 em uma ponte sobre o Rio Cancela. As chuvas também provocaram contratempos e prejuízos em Cansanção. Conforme a prefeitura da cidade, diversas localidades foram afetadas pelas chuvas, caso de Jatobá, Cacimbas, Lagoa do Frade, Capoeiras e região das Areias.  A gestão informou também que o volume de chuva é quatro vezes maior que o esperado. Enquanto a média dos últimos cinco anos ficou em 179,4 milímetros, neste ano, de janeiro a início de abril, foram 666,4 mm.



PRF intercepta carga de cigarros eletrônicos em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta terça-feira (02), 62 cigarros eletrônicos e mais 10 insumos/essências durante fiscalização no Km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista. O fato aconteceu após os policiais abordarem um ônibus de viagem que fazia a linha São Paulo a Itapetinga. Durante a fiscalização do compartimento de cargas, foi encontrada uma caixa contendo cigarros eletrônicos e insumos (essências) que estavam desacompanhados de documentação fiscal. Desta forma, a ocorrência foi encaminhada, juntamente com toda a mercadoria apreendida, para a Receita Federal. O ônibus foi liberado para seguir viagem. Vale ressaltar que o crime de contrabando acontece quando se trata de um produto cuja produção e comércio são proibidos no país, como é o caso dos cigarros eletrônicos.



Falso juiz que atuava no estado de Goiás é preso em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (04), uma operação conduzida pela 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) resultou na prisão de um homem de 31 anos acusado de se passar por um juiz de direito do estado de Goiás. O fato ocorreu em Vitória da Conquista, onde o indivíduo foi localizado e detido pelos policiais. O falso juiz, identificado como Iago Gabriel Silva Martins, é acusado de praticar diversos crimes, incluindo falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato. Um mandado de prisão foi expedido pela Justiça de Guanambi e ele era considerado foragido até o momento da prisão. As investigações relataram que o homem utilizava sua identidade falsa para obter benefícios indevidos, tendo inclusive sido homenageado por autoridades políticas e religiosas na cidade Urandi, sua terra natal, por suas supostas contribuições enquanto magistrado. Após a prisão, o homem foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi devidamente registrada. As autoridades continuam investigando o caso para determinar a extensão das atividades criminosas do falso juiz e possíveis cúmplices.



Homem se passa por juiz e engana cidade baiana; farsante teve até missa e festa de prefeitura

Foto: Reprodução

Um homem segue foragido da Justiça ainda nesta quinta-feira (4) após ter montado uma farsa se passando por um juiz aprovado em concurso. O fato ocorreu em Urandi, no Sudoeste baiano. O homem, identificado como Iago Gabriel Silva Martins, teve até uma missa de ação de graças e uma festa da prefeitura em homenagem ao golpista. Segundo a TV Sudoeste, a descoberta da trama foi feita pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) que pediu a prisão do acusado, uma vez que o homem havia falsificado um documento dando conta que tinha passado em um concurso no estado de Goiás. Ainda segundo informações, devido à revelação do caso, os pais do suspeito passaram mal e precisaram ser internados, parentes deixaram de sair de casa por vergonha e amigos que o homenagearam ficaram decepcionados com o homem. Policiais civis apreenderam na casa do falso juiz documentos e um computador.



Rio de Contas produz primeiro azeite extravirgem do Nordeste

Foto: Divulgação

Na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, o azeite tem conquistado paladares e se destacado no cenário gastronômico como um produto de qualidade rara. Produzido a mais de um mil metros de altitude, o azeite extravirgem produzido no município, o primeiro do Nordeste, é marcado por sabores tropicais e já conquistou prêmio em um concurso internacional de Paris. Com um processo de produção cuidadoso e artesanal, o azeite é extraído de azeitonas selecionadas, cultivadas de forma sustentável em terras férteis e sob condições climáticas que remetem ao mediterrâneo. Segundo o produtor Christophe Chinchilla, o plantio das oliveiras foi realizado em uma fazenda experimental do município há cerca de quinze anos. A primeira colheita aconteceu em 2018, sem a produção de azeite. Três anos mais tarde e depois de algumas adaptações, a nova colheita rendeu uma safra histórica, que inaugurou a Bahia e o Nordeste como terras de produção de azeite de oliva. De acordo com o empresário, apesar do destaque, o olivar ainda se encontra em fase experimental, necessitando de investimento em pesquisa e aprimoramento, visto que ainda não foi possível produzir uma quantidade de azeitonas que fosse sustentável de um ponto de vista econômico.



Ex-prefeito Gil Rocha deve enfrentar aliado de 8 anos em eleição de Guajeru

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Guajeru, no Sudoeste baiano, Gilmar Rocha Cangussu (PT), o Gil Rocha, vai voltar a concorrer às eleições deste ano no município. Gilmar manifestou interesse no pleito ao mesmo tempo que afirmava o rompimento como o atual prefeito Jilvan Teixeira Ribeiro (PSD), o Galego. Durante entrevista a uma rádio local, Gil disse que o desligamento da gestão em que apoiou nas últimas duas eleições se deve ao não atendimento de compromissos. Gil Rocha foi prefeito de Guajeru entre 2013 e 2020.



Forças policiais apreendem mais de 10 armas de fogo utilizadas em homicídios na região norte da Bahia

Foto: Divulgação

Uma operação conjunta da Cipe Caatinga e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP/Juazeiro) resultou na apreensão de 11 armas de fogo utilizadas em homicídios na região Norte da Bahia. Com dois criminosos foram encontrados, nesta terça-feira (2), fuzil, submetralhadora, espingardas, pistolas e revólveres. Os armamentos e munições estavam em um galpão, na Serra da Batateira. No local, usado por integrantes de uma organização criminosa, os policiais encontraram um fuzil calibre 7,62, uma submetralhadora calibre 9mm, três espingardas calibres 12 e 28, três pistolas calibres 9mm e 380, três revólveres calibre 38, carregadores, munições, um veículo modelo Strada e porções de drogas. O grupo é suspeito de executar um homem no bairro do Argemiro, em Juazeiro. O crime aconteceu no último domingo (31), e foi registrado por câmeras de segurança. A vítima apontada como desafeto da organização criminosa tentou fugir entrando em uma residência, mas foi alcançada e morta. Os dois presos e os materiais encontrados foram apresentados no DHPP em Juazeiro.