ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo Figueiredo dos Santos, morreu neste domingo (28), aos 85 anos. O político participava de um evento do pré-candidato a prefeito da cidade do sudoeste baiano, José Luciano Santos Ribeiro (União Brasil), quando passou mal e sofreu infarto. O ex-prefeito chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins (UN), que também participava do evento. Vitor foi levado ao Hospital Municipal da cidade, mas não resistiu. O ex-prefeito José Roberto Neves (União Brasil), conhecido como Beto Maradona, informou ao site, que Vitor Hugo, aderiu recentemente ao grupo liderado pelo advogado Luciano Ribeiro. Figueiredo foi prefeito da cidade por dois mandatos. Ele deixa esposa e quatro filhos.



PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia está organizando mais um leilão de veículos, que será realizado de forma exclusivamente online, através do site do Leiloeiro Público. O evento está agendado para o dia 16 de maio, com início às 9h. Os lotes disponíveis incluem veículos de terceiros recolhidos, classificados como conservados, ou seja, passíveis de recuperação e com potencial para regularização documental, permitindo a sua circulação em vias públicas. Além disso, há automóveis classificados como sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível. Para participar do leilão, os interessados devem se cadastrar no site do leiloeiro, com pelo menos 48 horas de antecedência. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem participar, sendo o cadastro prévio uma exigência obrigatória para participação na modalidade online.Qualquer dúvida ou solicitação de esclarecimento relacionada a este processo licitatório deve ser encaminhada à Comissão Regional de Gestão de Pátios e Leilão BA (CRGPL-BA) até três dias úteis antes da data designada para abertura da sessão pública. Os questionamentos podem ser enviados eletronicamente para o endereço [email protected] ou protocolados no endereço indicado no Edital.



Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um cachorro da raça shih-tzu de cinco anos morreu em Vitória da Conquista após ser levado para um petshop no município. Na denúncia feita pela esteticista Rosemeire de Oliveira Martins, tutora do animal, foi informado que o pet ficou esquecido dentro de um carro do estabelecimento. A dona do animal conta que o bichinho de estimação, Snow, já frequentava o estabelecimento desde que nasceu, há cinco anos e nunca teve nenhum problema. Na última visita, que ocorreu no sábado, o animal foi entregue pela manhã e a tutora estranhou a demora na liberação do animal. Ao tentar entrar em contato com o estabelecimento, Rosemeire não foi atendida. "Eu estava no mercado e minha mãe ligou avisando que ele [o cão] ainda não tinha chegado. Ele disse que entregou Snow para minha irmã e eu disse que era impossível porque não tenho irmã disponível para ir lá buscar. Ele desligou e minutos depois ligou de novo dizendo que aconteceu algo grave. Então eu disse: 'meu filho morreu?'. E ele confirmou", relatou. Segundo a dona do animal, o petshop ainda desobedeceu um pedido dela para que não levasse o animal para a casa da mãe. "Depois de me dar a notícia [da morte do cachorro], ele disse: 'estou indo levar o cachorro na casa de sua mãe'. Eu pedi que ele não fosse, não sei se ele não ouviu por causa da situação e acabou levando. Minha mãe é uma pessoa doente, ele [Snow] era o filho caçula dela". O estabelecimento não quis se pronunciar sobre a situação.



Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia possui 1,6 milhão de eleitores com títulos cancelados (excluindo óbitos), segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nesta quinta-feira (25). A Bahia possui 1,6 milhão de eleitores com títulos cancelados (excluindo óbitos), segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nesta quinta-feira (25). A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado. As unidades do TRE-BA nos SACs não participarão do plantão. Para ser atendido nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral é importante apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado, emitido há no máximo três meses. No processo de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), é importante destacar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte não poderão ser usados isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. O certificado de quitação militar também é pedido para homens que completam 19 anos no ano que fazem o documento. O título de eleitor é cancelado quando o cidadão para quem o voto é obrigatório, com idade entre 18 e 70 anos, deixa de votar por três eleições consecutivas e não justifica as ausências. Cada turno de votação é considerado uma eleição. O título também é cancelado quando o eleitor não comparece à revisão do eleitorado, promovida pela Justiça Eleitoral, em seu município.



Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um acidente envolvendo um ônibus escolar ocorreu no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, na última quinta-feira (25). O veículo, que fazia a rota entre o distrito do Mato Grosso e a localidade da Fazendola, saiu da pista e adentrou em uma área de vegetação. Não houve feridos no incidente. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, uma falha mecânica foi a causa do acidente. O secretário Luciélio Teles declarou que, apesar do susto, nenhum passageiro sofreu ferimentos. O ônibus foi retirado do local para que a origem da falha fosse investigada. Um pai de aluno, que preferiu não se identificar, relatou que o ônibus estava cheio de crianças no momento do acidente. As autoridades locais vão investigar o ocorrido.



Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

Foto: Divulgação

Uma gerente de cooperativa de crédito foi alvo de uma ação nesta quinta-feira (25) em Vitória da Conquista, no Sudoeste. A mulher é acusada de causar um prejuízo de R$ 700 mil. Segundo a Polícia Civil, a investigada teria se aproveitado da condição de gerente para furtar valores de contas de correntistas, o que gerou o desfalque à cooperativa. A mulher, de 28 anos, foi encontrada em casa durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista. Aos policiais, ela simulou ter sido vítima do crime de extorsão. Na casa da investigada, os policiais apreenderam celulares, computadores, notebooks, pen drives, HDs externos e documentos. O material foi encaminhado para os Departamentos de Inteligência Policial (DIP) e de Polícia Técnica (DPT), onde será periciado. A investigada será indiciada por furto.



MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Foto: Divulgação

A promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tatyane Miranda Caires, recomendou ao município de Guanambi, no sudoeste do estado, que no prazo de 180 dias promova a realização de concurso público para preenchimento de vagas para a função de procurador jurídico municipal. Na recomendação, encaminhada na última segunda-feira (22), o MP-BA pede a realização de provas ou provas e títulos para o preenchimento dos três cargos vagos de procurador. Segundo a promotora de Justiça, apesar da existência do cargo de Procurador na estrutura administrativa do município e de servidor público devidamente nomeado e empossado no referido cargo no ano de 2002, após prévia aprovação em concurso público, “o Município mantém a sua Procuradoria Jurídica inativa e desassistida, optando por realizar desvio de função e contratações de assessores jurídicos em nítida violação à legislação pertinente”, destacou. No documento, o MP-BA recomendou ainda que, no prazo de até 90 dias, o município de Guanambi adote as providências necessárias para o efetivo funcionamento da Procuradoria Jurídica, inclusive promovendo o retorno do Procurador Jurídico para seu cargo de origem, se ainda não ocorreu.  Quanto à contratação de escritórios de advocacia/sociedade individual, recomendou que seja observada a obrigatoriedade da licitação, salvo as situações que se encaixam em inexigibilidade do processo licitatório.



Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Quatro servidores ligados à secretaria de saúde de Vitória da Conquista, no Sudoeste, foram afastados das funções. O grupo é alvo da Operação Dropout, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã de quinta-feira (25). Além de Vitória da Conquista, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em Salvador, com apreensão de R$ 123 mil em espécie, além de valores em moeda estrangeira [euro e dólar] e carros de luxo. Em coletiva com a imprensa, o delegado federal Rodrigo Kolbe, disse que as investigações começaram após a Procuradoria da prefeitura, à época sob gestão do prefeito Herzem Gusmão (MDB), para que se investigasse o caso. Kolbe disse ainda que a secretaria de saúde tinha autonomia financeira e administrativa, o que permitiu que os investigados se ocupassem dos procedimentos de compra. Por meio de dispensa de licitações, os contratos eram feitos por cotações que eram direcionadas a uma empresa de Belo Horizonte. Esta companhia tinha como sócia uma pessoa ligada à então Diretora de Vigilância em Saúde municipal. A secretaria de saúde à época também foi alvo da operação. Os nomes das duas não foram informados. “A secretaria de saúde funcionava de modo autônomo, como se fosse outra prefeitura. Ela não depende da prefeitura para nada. Tem o seu orçamento próprio, com CNPJ próprio”, disse o delegado. A estimativa da PF é que pelo menos R$ 677 mil foram superfaturados nas aquisições de testes de detecção de antígenos do SARS-CoV-2 pelos métodos de fluorescência e imunocromatografia. Até o momento não houve prisões dos investigados. 



Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

A Polícia Civil desarticulou, nesta quarta-feira (25), um esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A operação, nomeada Operação Nárke, apreendeu centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores. O material estava na casa de um homem, de 44 anos, com passagens por homicídio e tráfico de drogas. Ele foi indiciado por crime cibernético, furto, estelionato por meio eletrônico ou internet, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Com o cumprimento da ordem judicial, o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), por meio da DTE de Conquista, desarticulou um grande esquema de crimes cibernéticos praticados por integrantes de uma organização criminosa, responsável por fraudes bancárias mediante furto e estelionato praticado por meio eletrônico ou internet. Os equipamentos apreendidos vão ser periciados. As investigações seguem para identificar todos os envolvidos no esquema criminoso.



Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Foto: Divulgação

Uma professora é investigada pela Polícia Civil por suspeita de desvios de cartões de auxílio estudantil do programa do governo estadual. Policiais cumpriram mandado de busca e apreensão, nesta quinta-feira (25), no colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro, em Itamaraju. Ao longo das investigações, estudantes relataram não ter recebido o cartão de auxílio estudantil, um benefício mensal de R$ 150 concedido aos alunos assíduos. As vítimas em contato com a central de atendimento foram informados que compras foram realizadas em estabelecimentos comerciais da cidade, enquanto outros informaram que não tinham conhecimento da existência do cartão. Durante a operação, foram recolhidos documentos e outros materiais que possam identificar as vítimas. A servidora terá que cumprir medidas cautelares, dentre elas, o afastamento das suas funções pelo prazo de 180 dias, pagamento de fiança, bem como monitoramento eletrônico. 



Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Foto: Reprodução

Um vídeo começou a viralizar após passageiros e testemunhas filmarem uma mulher que ficou com preso em uma van que, devido ao mal estado de conservação, cedeu na tarde desta terça-feira (23). A vítima foi levada para o hospital com escoriações, recebeu atendimento e foi liberada no mesmo dia. O veículo faz parte da frota do transporte intermunicipal, de responsabilidade da AGERBA, e o município não tem gerência sobre eles. Em nota, a empresa Confortrans disse que “o veículo em questão estava usando a faixa Confortrans; porém este mesmo veículo já havia sido afastado por total incapacidade operacional de danos materiais relativos a fortes chuvas que aconteceram em toda a região metropolitana de Salvador. Em um ato impensado e erro de nossa fiscalização interna, o operador retornou à linha sem a devida permissão, o que resultou na ocorrência em questão. Assumimos e nos responsabilizamos por qualquer eventualidade” relatou. A empresa disse também que já está em contato com a passageira, onde prestaram todo suporte e assistência necessária. 

 



Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Leonardo Alexandre da Silva - Foto: Divulgação

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida, na terça-feira (23), suspeita de matar o próprio irmão a facadas no município de Iuiu, Sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia, a vítima foi identificada como Leonardo Alexandre da Silva, de 23 anos. Ele foi socorrido por familiares para um hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos. A adolescente relatou à Polícia Civil que atingiu o irmão com facadas porque ele estava agredindo ela com socos no rosto. Ela disse que desferiu um único golpe no pescoço dele. O rapaz ainda teria corrido atrás dela para continuar as agressões, mas caiu no chão por causa do ferimento. O corpo de Leonardo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi. A adolescente apreendida foi levada à delegacia de Guanambi, onde segue à disposição da Justiça.



Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Foto: Divulgação

Um homem foi preso em flagrante em Itambé acusado de tráfico de drogas e porte irregular de munições. Segundo a Polícia Civil, a prisão ocorreu no bairro Felipe Achy, na última segunda-feira (22). O acusado, que não teve o nome informado, é apontado com envolvimento na morte de Alessandro Soares Santos. A vítima foi morta a tiros na madrugada do domingo (21), na Rua 2, no bairro Durvalina Andrade. Ainda segundo a polícia, o crime teria relação com a disputa pelo tráfico de drogas na cidade. Membro de um grupo criminoso da cidade, o homem preso ainda é investigado por participação em outro homicídio. Durante a ação, o acusado tentou fugir, mas foi interceptado pelos policiais. Na casa dele, os agentes apreenderam munições de calibre 38 e uma balança. O acusado e o material foram encaminhados para a delegacia do município.



Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Foto: Reprodução

Um professor de teatro do município de Itapetinga, Centro sul do Estado, é procurado pela Polícia Civil por crimes de violência sexual contra alunas. O crime de posse sexual mediante fraude, contra três adolescentes, segundo a Polícia, ocorreu durante os anos de 2016, 2017 e 2018. No boletim de ocorrência, registrado pelo Núcleo Especial de Atendimento a Mulher (Neam), consta que o suspeito lesava as vítimas sob a condição de que os atos sexuais fariam parte das práticas de teatro e artes cênicas ministradas por ele. Conforme a Polícia Civil, o homem cometeu os crimes enquanto atuava como professor em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) através da contratação pela prefeitura, além de possuir turmas de teatro particulares. Uma das vítimas relatou que o professor induzia os alunos a participarem de uma experiência chamada ‘laboratório’, que era o momento em que as vítimas eram abusadas. “Ele sempre falou que precisava fazer laboratórios, para mergulharmos no personagem, para termos uma outra percepção do teatro e nos tornarmos atrizes de verdade. Esse laboratório era só ele e a pessoa”, disse. De acordo com a Polícia Civil de Itapetinga, o professor costumava levar as estudantes até a sua casa para realizar a ‘experiência’. Diligências estão sendo realizadas para localizar o acusado.

 



Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Foto: Reprodução

Uma professora, de 48 anos, foi lesada em pelo menos R$ 160 mil em um caso chamado de "estelionato sentimental". Segundo a TV Santa Cruz, o suspeito pelo golpe é um ex-namorado da vítima, que reside no Espírito Santo. A delegacia de atendimento à mulher [Deam] de Teixeira de Freitas já abriu um inquérito para apurar o caso e testemunhas foram intimadas para prestar depoimentos até o final do mês. Ainda segundo informações, a vítima, identificada como Núbia Araújo, descobriu o golpe em janeiro, mas só registrou recentemente um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Para ajudar o acusado, a mulher contraía empréstimos bancários. Conforme relato da professora, dois meses após iniciarem um relacionamento à distância – ela em Teixeira de Freitas, enquanto ele, em São Mateus (ES) – ela conta que o homem começou a pedir ajuda financeira. A primeira era de R$ 10 mil e uma outra chegou a R$ 150 mil. Como não havia sinais de que o namorado pagasse o empréstimo, ela foi ao Espírito Santo e percebeu que tinha sido enganada. Caso seja condenado, o homem pode receber pena de dez anos de reclusão. Um inquérito do caso foi instaurado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Teixeira para investigar um estelionato ocorrido naquele município durante o final do ano passado. A vítima teria se envolvido amorosamente com um homem, que a induzia a retirar empréstimos bancários em seu nome. Oitivas interrogatórias estão sendo realizadas para esclarecer o caso.



Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado tem trabalhado juntamente com os municípios para que todas as 16.325 doses de vacina contra a dengue com validade até o dia 30 de abril, que ainda não foram aplicadas, sejam utilizadas. O público-alvo prioritário contempla a faixa etária de 6 a 16 anos, sendo liberada a aplicação em pessoas de 4 a 59 anos, caso não haja adesão do público-alvo. A parceria, que conta também com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, tem desenvolvido iniciativas de incentivo de vacinação com realização de campanhas e também busca ativa. Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, sendo que 120.022 deste total tem vencimento no dia 30 de abril. Ao todo, considerando todos os lotes, 122.680 já foram administradas. Em 2024, no período até o dia 20 de abril, foram notificados 153.404 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2023, foram notificados 19.106 casos prováveis, o que representa um incremento de 702,9%. Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença. Atualmente, 256 municípios se encontram em epidemia de dengue. Outros 69 estão em risco e 43 estão em alerta.



Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Foto: Divulgação

A Feira Agropecuária de Morro do Chapéu, que foi até o último domingo (21), reuniu mais de 95 mil pessoas em três dias de evento e movimentou R$7,5 milhões em negócios. Foram cerca de 100 expositores, entre criadores de equinos, caprinos, ovinos e bovinos de corte e de leite. Também foram expostos produtos da gastronomia local, como vinhos, queijos, geléias, cafés e embutidos produzidos na cidade da Chapada Diamantina, além de insumos agrícolas e maquinários do setor. Para animar o público, a Feira Agropecuária teve, sempre à noite, 15 atrações musicais com cantores como Tayrone, Luana Matos e Berguinho, ex-Seu Maxixe, e as bandas Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró e Limão Com Mel. O evento também reuniu balcões de artesanato típico da Chapada Diamantina, além de food trucks e outros pontos de venda de alimentos e de bebidas para os participantes. A edição de 2024 superou a do ano passado, quando reuniu 90 mil pessoas nos três dias de evento e movimentou R$7 milhões. 



Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Foto: Divulgação

Cena de Crime ou um caso de hemofilia? Esse foi o questionamento de uma perícia realizada na cidade de Guanambi e que foi tema de Relato de Caso publicado na Revista Científica Forensic Science International Report, no segundo semestre de 2023. O artigo cujo tema é “Lesão por contusão com diátese hemorrágica grave: Potencial cena de crime ou hemofilia?” partiu da análise de uma cena de local de morte violenta onde a quantidade de sangue não era compatível com o tamanho da lesão. “A família da vítima, informou que se tratava de um paciente hemofílico, a parti daí percebemos que todo aquele sangue poderia sim ter sido provocado por um único ferimento na cabeça”, explicou o Perito Criminal André Almeida, um dos autores. De acordo com essa informação e com os elementos apontados pela perícia de local foi possível estabelecer que a vítima caiu e bateu a cabeça no portão da casa e esse ferimento causou todo o sangue espalhado pelo imóvel. “Embora não tenhamos como afirma se ele caiu sozinho ou se foi empurrado, os elementos inicialmente apontavam para uma situação de extrema violência e não um possível acidente”, finalizou André. Além do Perito Criminal, participaram da elaboração do Relato de Caso, os pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira em Vitória da Conquista, Jéssica Almeida, Sayuri Bonfim, Gabriel Sacramento e Cláudio Lima.



Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Foto: Divulgação

O projeto “TRE em Todo Lugar” chega aos municípios de Malhada de Pedras e Aracatu esta semana. Na ação, serão ofertados os serviços do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em Malhada de Pedras, o eleitorado será atendido desta segunda-feira (22) a quarta-feira (24), na Praça da Bandeira, ao lado da prefeitura. O horário de funcionamento será das 14h às 18h na segunda-feira, das 8h às 18h na terça-feira e das 8h às 12h na quarta-feira. Em Aracatu,o caminhão do TRE-BA ficará estacionado na Rua Coronel Salustiano, em frente à Igreja Matriz, nos dias 25 e 26 de abril, quinta e sexta-feira, das 8h às 18h. Os serviços eleitorais incluem alistamento eleitoral (1ª via do título de eleitor), cadastro biométrico, reimpressão do título, atualização de dados pessoais, regularização de títulos cancelados, verificação de multas eleitorais, mudança de local de votação, entre outros. Para o atendimento, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses. No processo de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderá ser utilizada isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. O certificado de quitação militar também é requerido para homens que completam 19 anos no ano em que estão se alistando.



Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Na última semana, a Chapada Diamantina foi palco de uma série de ações promovidas pela Caravana Bahia Sem Fogo, uma iniciativa do Governo do Estado. Liderada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a campanha tem como objetivo fortalecer a prevenção e a conscientização sobre os incêndios florestais em todo o estado por meio de ações socioeducativas com as comunidades locais e brigadistas voluntários. No total, seis municípios foram visitados, incluindo: Andaraí, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Abaíra, Piatã e Palmeiras. A diretora geral da Sema e coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo desde 2023, Daniella Fernandes, explica que essa abordagem de prevenção do Bahia Sem Fogo, antes do período crítico de seca, mostra o compromisso não apenas dos poderes públicos, mas também da população local em enfrentar os desafios dos incêndios florestais de forma proativa e colaborativa. “A ênfase na prevenção antes do período de seca, aliada ao engajamento da comunidade local, é fundamental para minimizar os impactos devastadores dos incêndios florestais, protegendo não apenas as áreas naturais, mas também a vida selvagem e os meios de subsistência das comunidades locais que dependem desses recursos”, afirma a gestora. Durante a Caravana, gestores, educadores e especialistas em meio ambiente percorreram as cidades da Chapada Diamantina que tiveram ocorrências de incêndios florestais nos últimos anos, promovendo diversas ações, incluindo capacitações, rodas de conversas e sensibilização nas escolas e rádios comunitárias, sindicatos rurais, sedes das brigadas voluntárias, associações de guias e agricultores, e demais entidades envolvidas, todas projetadas para fortalecer a rede de conhecimento e ação contra as chamas na região. Os encontros estratégicos com gestores estaduais e municipais durante a Caravana foram fundamentais para alinhar medidas de capacitação, distribuição de equipamentos de proteção e fortalecimento das parcerias com os brigadistas voluntários.