ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy

Consumo de ovos no Brasil deve crescer e chegar a 307 unidades por pessoa em 2026



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Racismo: Nordestinos são vítimas após apuração dos votos para Presidente

Foto: Reprodução

Com o resultado das eleições deste domingo (5), que colocam a presidente Dilma na frente de Aécio e leva o pleito ao segundo turno, as declarações racistas nas redes sociais dispararam. A petista ganhou com folga nos estados do Norte (50,52%) e Nordeste (59,58%), enquanto no Sul (36,32%), Sudeste (32,43%) e Centro Oeste (32,55%) teve votações menores que Aécio. "Esses nordestinos desgraçados parecem que não sabem que a culpa da falta de agua é da lazarenta da Dilma", escreveu um internauta. “só aqueles nordertinos malditos que votam na dilma nossa espero que nunca mais chova la seca pra sempre" e “A votação da Dilma no Nordeste mostra o  quanto é importante para o PT a bolsa COME E DORME E FAZ FILHO dada aos nordestinos!”, disseram outros no twitter. Informações BN



Bahia: Conta de luz vai ficar mais cara

Foto: Divulgação

A partir de 1º de janeiro os baianos vão ter uma conta de luz mais cara. A decisão foi da Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A partir de agora, a cobrança será feita pela aplicação das bandeiras tarifárias nas contas de energia. Com isso, reajustes mensais vão pesar no bolso dos consumidores. Diferente do que acontece atualmente, quando o reajuste só é repassado uma vez por ano. As bandeiras vão atuar como sinalizadores das condições de geração de energia no país. Em condições difíceis, como o acionamento de térmicas, o aumento será repassado automaticamente para o consumidor, diminuindo o custo, para as distribuidoras. O lado positivo da mudança, é que os consumidores vão poder, com base em informações mais claras sobre o custo de energia e sobre os problemas na geração, reduzir o consumo mensal da energia, o que evitaria uma ação de racionamento nacional. De acordo com a ANEEL, as bandeiras serão divididas em três e indicaram o valor do consumo nas contas do consumidor. A bandeira  verde (que não indica reajuste em relação ao mês anterior), a amarela (reajuste de R$ 1,50 a cada 100 kWh ), e vermelha (aumento de R$ 3 a cada 100 kWh). A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), já anunciou que vai seguir as normas estabelecidas pela Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica, e que as cobranças devem começar a partir de janeiro. 



Porco com duas cabeças ja aparece a nível nacional

Foto L12

O caso do porco com duas cabeças que nasceu na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora, na última quarta-feira (24), repercutiu nesta sexta na imprensa estadual e nacional. Foram dezenas de menções em diversos sites, blogs e portais.

 

Grandes portais de notícias como G1, Bahia Notícias, Ibahia, Bocão News e Jornal Folha do Estado noticiaram o episódio. "Nunca vi algo parecido. Os bichos nunca nasceram nem com a pata torta. Os animais são da terceira cria da porca, pela primeira vez tem um assim. Dessa vez ela teve nove, só seis sobreviveram. No total, essa porca já teve 29 filhotes. Na primeira cria, foram 10, na segunda, 10 também, mas um morreu. Dessa vez, foram nove e três morreram", disse seu João Leite, proprietário do sítio onde houve a ocorrência, ao Portal G1.

 

Ele relatou ainda que cria porcos há 12 anos e nunca tinha visto algo parecido. O animal chegou a sobreviver por algumas horas após o parto, mas não resistiu e morreu no mesmo dia, na última quarta-feira (24).

 

Seu João disse também que não há médico especialista em porcos na região, só em Vitória da Conquista, cidade a 200 km. João Leite conta que congelou o porco para avaliação de um especialista interessado em descobrir a origem da anomalia. (L12)



Vitória vence o Bahia e sai da zona

O Vitória na última quarta-feira respirou no Brasileiro da Série A ao vencer o Fluminense por 3 x 1 dentro do Barradão, e ontem suspirou aliviado na Arena Fonte Nova quando venceu o BA-Vi de forma incontestável de virada pelo placar de 2 x 1 em um resultado, que lhe conduziu para décima quarta posição com 24 pontos, após frequentar por diversas rodadas na última colocação do Campeonato Brasileiro.

 

Além, disso, o Vitória quebra um jejum de oito jogos sem vencer o Bahia e de lambuja, registra o primeiro triunfo do técnico Ney Franco e o melhor para a torcida rubro-negra, mantém o rival local dentro da zona de rebaixamento. O



Mulher perde R$ 7 mil durante golpe em Brumado

Uma mulher realizou um saque no Banco Bradesco em Brumado no dia de ontem no valor de R$ 7.000,00 reais, e ao sair da agencia encontrou uma carteira com documentos na calçada. Ao pegar o objeto apareceu uma senhora dizendo que era dona do documento.

 

Para recompensar a cliente do banco que encontrou a carteira, a golpista ofereceu uma recompensa de um sapato e mais R$ 50,00 reais, e no momento em que estava conversando, a vítima deu a sacola com os R$ 7.000,00 mil reais para outra pessoa segurar, quando se deu conta o dinheiro sumiu. Resultado, a vítima caiu no golpe mais tradicional nas saídas dos bancos do Brasil.



Ônibus sofre acidente no centro de Brumado

Foto Marcos Paulo

Hoje a tarde um acidente aconteceu no centro da cidade de Brumado. Um ônibus de transporte coletivo acabou batendo com um veiculo tipo trator na avenida principal. Provocando apenas prejuízo material o acidente atrapalhou um pouco o trafego na localidade até a chegada das autoridades para registrar a ocorrência. 



Brasil campeão pela décima vez no volei

Três sets a zero sobre o Japão, parciais de 25-15, 25-18 e 27-25, em Tóquio, no Japão, e o Brasil conquista pela 10ª vez o Grand Prix de Vôlei Feminino. Sheila foi escolhida a melhor da partida, 16 pontos, e seis títulos no currículo.

 

Pelo lado japonês, destaque para Ishii que fez 10 pontos. Agora, o Brasil volta sua atenção para o Mundial, torneio onde as brasileiras nunca conquistaram um título. A competição será na Itália e começa dia 23 de setembro. A Seleção Brasileira está no grupo B com Sérvia, Turquia, Canadá, Camarões e Bulgária.



Comunidade do 97news para os nossos internautas

Devido a um problema técnico no Painel de Controle do nosso site, ficamos impossibilitados de atualizar com as últimas noticias das 17:02h de ontem dia 19 até agora terça-feira dia 19 de agosto de 2014 as16:14h.

Pedimos desculpas aos nossos amigos internautas que regularmente acessam as nossas noticias. O problema que gerou o impedimento de acesso ao nosso Painel de Controle foi gerado pelo provedor de internet local.

No momento estamos usando um segundo provedor de internet até o problema seja definitivamente resolvido. A direção geral do www.97news.com.br agradece a compreensão de todos.



2015 um novo sistema de abastecimento

Foto Embasa

A falta de água e a situação de risco que a ausência do produto provoca nas famílias, já é uma realidade vivida pelo povo do sudoeste da Bahia há muitos anos. Tentando evitar que essa situação volte acontecer em grande escala nos próximos anos, a Embasa está informando aos moradores do Distrito de Ibitira em Rio do Antônio, Lagoa Real, Caetité, e o Distrito de Maniaçu que ações estão sendo feitas para manter o abastecimento assim que as construções se concretizarem.

 

A Empresa que fornece água através da Adutora do Algodão está começando a montar um esquema emergencial para atender a demanda.  A construção da segunda fase da Adutora esta contando com 83km de tubulação, 3 reservatórios e 7 estações elevatórias. A previsão de término da obra será março de 2015.



Presa uma mulher acusada de incitação ao crime

“Incitação à baderna e destruição de patrimônio público”, este é o crime que uma mulher esta sendo acusada e pelo qual ela foi detida hoje pela Polícia Civil de Brumado.

 

A Policia identificou a mulher que incitou a prática de crimes pelo WhatsApp,  instigando incêndios na cidade. Já foi conduzida para a Delegacia. A investigação está se iniciando, e o aparelho celular onde estava a gravação de voz será periciado para confirmar a autoria. O nome da acusada não foi revelado.



Um exemplo de vida para os jovens

Foto Terra

Com um olhar sereno e ao mesmo tempo determinado, a nonagenária Chames Salles Rolim irá receber o diploma de bacharel em Direito no dia 7 de agosto em Minas Gerais pela Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa). A cerimônia será no auditório Fiemg, no Centro de Desenvolvimento de Pessoal da Usiminas (CDP). A graduação da idosa de 97 anos está sendo festejada por familiares, amigos e até por desconhecidos, de diferentes Estados brasileiros e também do exterior. Diariamente, a formanda recebe inúmeras mensagens de parabéns. “Fico muito feliz e espero contar com a presença de todos na minha colação de grau”, convidou.

 

Dona Chames, como é carinhosamente chamada pelos amigos, não esconde quais são seus planos para depois da conquista do bacharelado: auxiliar a sociedade compartilhando o conhecimento adquirido. "Sei que a minha idade não me dá muito prazo. Por isso, o que eu quero é ser útil a quem me procurar, compartilhar o conhecimento. E se eu não souber responder algo, orientar a pessoa a buscar quem saiba", frisou.

 

Filha de libaneses e irmã do ex-prefeito de Ipatinga Jamill Selim de Salles, a estudante acredita que a instrução é o primeiro passo para a transformação social. “O ser humano deve aprender a distinguir entre o bem e o mal e, para isso, precisa ter acesso a uma fonte esclarecedora. Se eu puder ajudar nisso, ficarei muito feliz”, ressaltou.

 

A idosa nasceu em Santa Maria de Itabira e se mudou para Santana do Paraíso aos três anos. Trabalhou a maior parte da vida na farmácia do marido José Maria Rolim, com quem foi casada por 63 anos e teve dez filhos. Atualmente, mora em Ipatinga com um filho.

 

Fazer um curso superior sempre foi um sonho da nonagenária, mas ela só decidiu entrar para a faculdade após a morte do marido, que era bastante ciumento e não aprovava a ideia. Apaixonada pelo universo de conhecimentos que o Direito lhe abriu, a estudante afirmou que se fosse mais nova, se matricularia no curso outra vez. “No Direito, há sempre muito a aprender. Esses cinco anos foram maravilhosos”, confessou. (terra)



Caetiteense é Miss Bahia 2014

Foto: Divulgação

A pequena cidade de Caetité se destacou na noite deste sábado (19) no Mis Bahia 2014. A modelo Anne Lima, de 20 anos, foi escolhida entre outras 27 garotas e ganhou o título de Mis Bahia 2014.

 

Anne levou o prêmio de R$ 100 mil em contratos e uma viagem com direito a acompanhante para Porto Seguro, além de ter a chance de representar a Bahia na etapa nacional do concurso. 

 

A escolha da modelo foi feita por um júri composto por especialistas em moda e beleza. De acordo com informações da coordenação do Miss Bahia, as inscrições neste ano cresceram 50% em relação a 2013.

 



Operação de guerra tomba carro forte

A bordo de duas caminhonetes reforçadas com chapas de ferro, uma quadrilha com quase 15 pessoas conseguiu capotar e explodir um carro-forte que recolhia dinheiro da região de América Dourada, na região da Chapada Diamantina, na tarde desta sexta-feira (18). Três seguranças foram "brutalmente" espancados e o motorista sofreu queimaduras de terceiro grau. O crime aconteceu na BA-052, a 4 km da cidade.

 

A suspeita da polícia é que a quadrilha usou metralhadora antiaérea contra o veículo, tendo em vista os cartuchos encontrados e a potência do disparo, que ultrapassou a blindagem do carro. A PM local informa que soube da situação desde o princípio, porque os criminosos passaram pela rodovia disparando e várias pessoas entraram em contato, mas precisou esperar reforço de Irecê e Morro do Chapéu, cidades próximas, antes do deslocamento. Segundo um agente, que não quis se identificar, a unidade local tem somente dois policiais, o que impossibilitou a intervenção imediata na ação. O PM narra que os carros ultrapassaram o carro-forte e disparou com arma de calibre. 50 contra ele, resultando no capotamento do veículo.

 

Em seguida, parte começou a espancar os vigilantes e a outra detonou o cofre do veículo. Segundo os policiais, eles levaram muito dinheiro, porém, o montante ainda é desconhecido. As cédulas se espalharam pelo local do crime. Os criminosos conseguiram fugir e, antes, chegaram a explodir os carros usados na ação. As vítimas foram socorridas para o Hospital Regional de Irecê. (G1)



A internet é o alvo forte no inicio das campanhas

No início da campanha, sabedores do longo caminho que terão que percorrer para tentar conquistar os mais de nove milhões de votos espalhados pela Bahia, os candidatos ao governo do estado, que ainda não contam com o recurso da propaganda no rádio e na televisão, investem pesado em uma plataforma de interação: a internet.

 

Muitos deles, inclusive, criam setores específicos para essa área.Os quatro postulantes mais bem posicionados na última pesquisa de intenção de voto são os únicos possuidores de sites on-line: O ex-governador Paulo Souto (DEM) com o www.paulosouto.com.br; Rui Costa (PT) com www.rui13.com.br; Lídice da Mata (PSB) no www.lidice.com.br e Marcos Mendes (PSOL) com www.marcosmendes50.com.br. 



Delegado foi assaltado e conseguiu fugir

A marginalidade no país está tão grande que nem as autoridades escapam das ações dos ladrões. Um delegado da Polícia Civil foi assaltado, parece mentira mais é a pura verdade. O caso aconteceu em Riachão do Jacuípe aqui na Bahia e a sorte do delegado é que não foi reconhecido como autoridade policial.

 

O Delegado Carlos Baqueiro estava trafegando no município com sua Picape Nissan Frontier 4 x4 no Bairro da Bela Vista quando três elementos agiram rapidamente contra ele. Mandaram ele sentar no banco do carona, tomaram a sua arma e ainda agrediram ele com coronhadas e socos. Durante uma falta de atenção dos bandidos o delegado conseguiu sair do carro e fugir.

 



Vocalista caiu do palco durante apresentação

O vocalista da banda Trio da Huanna, “Luizinho”, sofreu um acidente na noite desta terça-feira (16), durante a apresentação do grupo na festa em comemoração a padroeira na cidade em Belmonte. Luizinho dançava com algumas fãs que foram convidadas ao palco para uma coreografia e o cantor acabou escorregando e caiu do palco de uma altura de aproximadamente três metros de altura.

 

O artista que ficou caído em frente ao palco, recebeu de imediato socorro de uma equipe da secretaria da saúde que estava de plantão no evento, sendo levado para o hospital de Belmonte e em seguida foi encaminhado para o hospital de Porto Seguro.

A banda postou numa rede social que o cantor Luizinho passa bem, “Neste momento, queremos tranquiliza todos os fãs, informar que Luizinho passa bem. Foi apenas um susto o fato ocorrido em Belmonte-BA”, informa a postagem no pagina oficial da banda.



Acusado de ter matado a mãe foi preso

O que leva o ser humano a mandar matar a própria mãe? Normalmente pensando não chegaríamos a um motivo, por mais que fosse justiçável. Acusado de ter autorizado o assassinato da própria mãe há dez anos João Batista Martins Ferraz foi presos pela Policia Militar em Itapetinga.

 

João vivia com uma identidade falsa a muito tempo e durante uma abordagem na Rodovia Caatiba/Itapetinga ele foi parado pelos PMs. As autoridades encontraram com ele uma identidade em nome de Aloizio Félix Garcia. Ele foi detido pela PM e conduzido para a Delegacia de Policia de Itapetinga.



Greve da EBDA pode terminar hoje

A greve dos funcionários da EBDA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, completou 110 dias. A paralisação pode chegar ao fim nesta terça, após proposta do governo estadual de pagar os dissídios em 60 parcelas. Os dissídios deixaram de ser pagos nas gestões dos ex-governadores Paulo Souto e César Borges, nos anos de 97, 99 e 2003.

 

A dívida original é superior a R$ 300 milhões. Após 8 anos de negociações, foi reduzido a R$ 120 milhões. Os técnicos criticaram uma proposta de pagamento de R$ 80 milhões. Ontem, o governador Jaques Wagner ofereceu contraproposta de R$ 90 milhões, parcelado em 60 meses, com correção a partir do 36º mês. José Augusto Brito, diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola da Bahia, disse que a proposta será avaliada em assembleia nesta terça. Se o acordo for aceito, a greve será encerrada.



Segurança de cantor dispara arma em Conquista

Foto B. do Anderson

A noite de domingo (13) foi de pânico no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, após um disparo acidental do revólver do segurança do cantor Silvano Sales, deixando uma perfuração no piso da sala de espera. Em contato com o Blog do Anderson um leitor lamentou a ausência da Policia Federal no momento do fato.

 

Sobre o assunto o Blog do Anderson entrou em contato com o empresário do artista, José Alves, que confirmou o acidente, informou que arma está devidamente cadastrada para o uso. Por volta das 22 horas o grupo deixou o aeroporto no ônibus oficial de Silvano Sales. As Polícias Militar e Federal registraram a ocorrência.



Quatro pessoas assassinadas de um só vez

Foto U. Noticias

Quatro pessoas foram assassinadas na já denominada "Chacina da Várzea", que aconteceu na cidade de Ubatã na noite deste domingo (13). Homens chegaram armados em um carro na Rua da Várzea e começaram a disparar. As vítimas fatais são Alef de Almeida, Isaias, e Manoel Pezão.

 

O quarto homem, um menor ainda não identificado, faleceu minutos após ter entrado no Hospital local. O grupo estava em um bar às margens da BR 330. Foram deflagrados diversos tiros de pistola 380 e espingarda calibre 12. Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã realizou diligências, mas não conseguiu prender os suspeitos.