ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Professor acusa Jaques Wagner de furar fila em aeroporto da Chapada Diamantina

Gil Giardelli estava no aeroporto Horácio de Matos, em Lençóis, e relatou o caso via Facebook | FOTO: Reprodução/Facebook

O professor paulista Gil Giardelli, uma das principais autoridades do país em inovação e comunicação digital, usou sua página no Facebook para criticar o fato de, segundo ele, o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) e a família terem furado a fila para embarcar num voo da empresa Azul no Aeroporto da Chapada Diamantina, no último domingo (3). Segundo o relato, o professor teria questionado a atitude do ministro, que “ficou sem argumentos e se posicionou como um Coronel do século passado!” Giardelli relatou que, na tentativa de contemporizar, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), que acompanhou Wagner até o aeroporto, se dirigiu a ele e, “de forma cordial, falou um pouco sobre seu projeto de educação. “Errado a Azul permitir esta atitude de capitanias hereditárias”, criticou o professor da ESPM, em São Paulo, que não perdeu a oportunidade para ironizar o ministro e seu grupo: “A única atitude nobre que ele, a família e alguns assessores/amigos fizeram, ao menos, (sic) utilizaram avião comercial. Só não sabemos se foi pago com cartão corporativo, né!”. Ele também relatou que, em seguida, chegou um grupo de manifestantes no local fazendo um discurso inflamado contra prefeito, ministro e políticos em geral. “Tudo acabou com quase todo aeroporto gritando ladrões, ladrões, ladrões … Escondeu-se na lanchonete e embarcou constrangido! Este ano promete!”, contou o professor, que termina o post com uma situação a Alexis de Tocqueville: ‘Não ouvis então um vento de revolução que paira no ar, não se sabe de onde vem, nem o que carrega, nem para onde vai …” Wagner voltava de Andaraí, cidade da Chapada onde passou o Réveillon e onde adquiriu uma propriedade. 



Ônibus da Novo Horizonte capota deixa um morto e vários feridos em Seabra

O motorista identificado como Zé Carlos perdeu o controle do veículo, descendo uma ribanceira e tombando.(Foto: Macaubense Life)

Um ônibus tombou na BR-242 nesta sexta-feira (25), dia de Natal, em Seabra-BA, deixando uma senhora morta e vários feridos. O ônibus da empresa Novo Horizonte fazia linha Salvador para Goiânia. O acidente foi por volta das 2h da madrugada. Ainda de acordo informações de populares no local onde aguardavam por socorro, a provável causa do acidente foi em virtude de uma travamento na barra de direção. O motorista identificado como Zé Carlos perdeu o controle do veículo, descendo uma ribanceira e tombando. O motorista também ficou ferido, o mesmo quebrou um dos dedos de uma das mãos. Os feridos foram socorridos pelo SAMU 192 e encaminhados para o Hospital de Seabra. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado até o momento. A PRF com a Polícia Militar, estiveram no local e registrou o grave acidente.



Ministro do STF derruba obrigatoriedade de vistoria anual para carros na Bahia

(Foto: Reprodução)

De acordo com a coluna Satélite, do Correio*, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Roberto Barroso decidiu pela inconstitucionalidade da portaria do Detran que instituía a vistoria anual obrigatória para todos os veículos do estado. Ainda segunda a nota da coluna, a sentença tem caráter liminar e precisa ser referendada em julgamento pelo plenário da Corte, ainda assim, abre precedente para que contribuintes que se submeteram ao processo peçam na Justiça o ressarcimento das taxas já pagas.  O impresso ainda informa que os democratas prepararam outra ação coletiva, dessa vez para obrigar o Estado a ressarcir toda a soma, mas só ingressará no STF após decisão final. Antes disso, os donos de veículos que se sentirem lesados podem, individualmente, ir à Justiça comum para obter de volta o que foi pago, já que, até lá, para os tribunais, vale a decisão liminar. 



Bahia: Batida frontal entre carros de passeio mata um e deixa dois feridos

Acidente ocorreu em Santo Antônio de Jesus, na noite de quinta-feira (17). De acordo com a PRE, ultrapassagem proibida por ter provocado colisão. (Foto: Rede Bahia - G1)

Um homem morreu e outros dois ficaram feridos após uma batida frontal entre dois veículos de passeio na noite de quinta-feira (17), em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano.De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) da cidade, o acidente ocorreu no Km-26 da BA-046. Ainda segundo a PRE, a suspeita é de que um dos veículos tenha tentado fazer uma ultrapassagem proibida e provocado a colisão. A vítima fatal, condutor de um dos carros, tinha 35 anos e o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Já o motorista do outro veículo, de 60 anos, ficou gravemente ferido. Ele e o passageiro, de 47 anos, que sofreu ferimentos leves, foram encaminhados para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Não há informações sobre o estado de saúde deles.



Jovem morre no dia do aniversário, em batida com moto. Irmã sobrevive

Acidente aconteceu na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Polícia suspeita que moto em que os dois estavam seja roubada. (Foto: Reprodução)

Um jovem de 19 anos morreu nesta terça-feira (15), dia em que fazia aniversário, em um grave acidente na cidade de Teixeira de Freitas, na região sul da Bahia, ao colidir a moto que pilotava com um carro. A irmã dele, de 16 anos, que estava na garupa, ficou em estado grave. De acordo com informações da delegacia da cidade, a moto em que os dois irmãos estavam é suspeita de ser roubada. O veículo está em nome de um homem que ainda não foi localizado pela polícia. O acidente aconteceu na Avenida das Nações, no bairro Monte Castelo. O rapaz que pilotava a moto, Cleiton Costa dos Santos, teria perdido o controle do veículo e colidido na parte traseira do carro, que estava parado na rua. A parte da frente da moto entrou no porta-malas do carro. Testemunhas disseram à polícia, que os irmãos estavam em alta velocidade quando sofreram o acidente. Após a batida, ambos foram arremessados. A adolescente caiu a uma distância de cerca de 30 metros. Cleiton não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A irmã foi socorrida e encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Regional de Teixeira de Freitas. Não há informações sobre o estado de saúde dela.



Cavalo da raça Mangalarga, ganhador de 70 prêmios, morre eletrocutado em baia da Fenagro

Proprietário do haras postou mensagem indignada nas redes sociais, dizendo que não há segurança no evento. Organização minimizou dizendo ser “fato isolado”. (Foto: Reprodução)

Um cavalo da raça Mangalarga Marchador morreu neste domingo, 29, após ser eletrocutado em uma das baias da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), realizada no Parque de Exposições de Salvador. O cavalo Forró do Cardeal, de 14 anos, era um dos principais animais do haras Caraíbas, em Pirajá, e acumula mais de 70 prêmios, entre eles o de campeão nacional Master/maior de marcha (2011) e master de macha (2009). A coordenação da Fenagro afirmou que está apurando a situação para identificar as causas da descarga elétrica que causou a morte do cavalo. “A feira assegura que o problema pontual já foi solucionado e que tanto animais quanto público estão em perfeita segurança durante o evento, que acontece até o próximo domingo, dia 6 de dezembro”, informou em nota.



Salvador: Tio de menino que caiu de prédio diz que pai saiu de casa para ir ao médico

Segundo a polícia, criança estava sozinha em casa quando ocorreu a queda. Guilherme Yokoshiro, de 5 anos, morreu após cair do 6º andar de edifício. (Foto: Reprodução)

O tio de Guilherme Yokoshiro, o menino de 5 anos que morreu após cair do sexto andar do prédio onde morava, em Salvador, disse durante o enterro do garoto, nesta terça-feira (24), que o pai deixou a criança sozinha em casa porque decidiu sair à procura de atendimento médico. “O que nós tomamos conhecimento é de que o pai [Rafael Yokoshiro] estava se queixando de dores na perna, foi procurar o serviço de emergência, apenas isso. Essa foi a motivação da saída dele”, disse Cristiano Golveia, tio e padrinho de Guilherme. A criança foi enterrada no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas por volta das 17h30. Apesar da declaração do padrinho de Guilherme, a delegada Maria Dail Rodrigues, titular da 6ª delegacia de Brotas, que investiga o caso, disse que ainda é cedo para afirmar o que aconteceu, mas destaca que as investigações levam a crer que, aparentemente, foi um acidente. O menino caiu durante a madrugada desta terça e estava sozinho em casa.





Assista em HD: Esquema de fraude desviou cerca de R$ 800 mil na Prefeitura de Caatiba

A Polícia Federal descobriu um esquema de fraudes utilizando verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica), no município de Caatiba. Servidores da Prefeitura tiveram salários reajustados e valores foram desviados para contas de dois funcionários fantasmas. Assista a matéria completa:



Liminar proíbe cobrança de juros durante greve nacional dos bancários, diz Procon-BA

Pedido do Procon foi concedido nesta quinta-feira (22), segundo órgão. Paralisação já dura 17 dias e fecha mais de mil agências no estado (Foto: Divulgação)

Uma liminar concedida nesta quinta-feira (22) proíbe cobrança de juros, multas e encargos moratórios em faturas de boletos e cobranças que vencerem durante o período da greve dos bancários na Bahia. A paralisação da categoria já dura 17 dias e fecha mais de mil agências no estado. A liminar foi concedida pelo juízo da 3ª Vara de Relações de Consumo do Estado da Bahia à Ação Cível Pública ajuizada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) contra a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Também fica proibido a inclusão dos nomes dos consumidores nos órgãos de proteção ao crédito, segundo o Procon, em razão da dificuldade no pagamento de dívidas vencidas durante o período da paralisação.



Detran-BA envia Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo a quem não fez vistoria

Conforme a assessoria do órgão, proprietários devem aguardar o prazo para recebimento dos licenciamentos, atentos à atualização dos endereços (Foto: A Tarde)

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) começa a enviar, nesta terça-feira, 20, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) aos proprietários que pagaram o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mas não receberam o documento por não terem feito a vistoria veicular periódica. De acordo com a assessoria do órgão, a medida cumpre prazo de 15 dias após a suspensão da vistoria, determinada pelo  governador Rui Costa no dia 5 de outubro. A vistoria era obrigatória para veículos com mais de cinco anos, ao custo de R$ 80 no Detran, sendo mais cara em empresas credenciadas. A previsão do Detran é que os licenciamentos sejam todos entregues em até dez dias úteis. Proprietários podem acompanhar o processo de envio dos documentos pelo site do órgão (www.detran.ba.gov.br) e por u



Guanambi: Mulher acaba morrendo dentro de ônibus da Novo Horizonte

(Foto: Divulgação)

Uma mulher morreu de morte súbita quando viajava em um ônibus da Viação Novo Horizonte, quando viajava com destino à cidade de Paratinga na Bahia. Maria Cristina de Almeida Pinheiro de 50 anos, residia em São Paulo de onde saiu  as sete e quinze da manhã de ontem (sexta-feira) e quando o ônibus fez parada na Rodoviária de Guanambi na manhã deste sábado (10) todos os passageiros desceram, exceto a senhora. Quando foram chamá-la imaginando que estivesse dormindo, sem obter resposta os funcionários da empresa acionaram uma ambulância do SAMU e o médico que prestou atendimento constatou que aquela senhora estava morta. Causa morte natural de origem desconhecida. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal, onde aguarda a chegada dos familiares que já foram comunicados e farão o translado do corpo de Maria Cristina para ser sepultada em sua terra natal.(Informações de Bonny Silva)



Morador relata queda de aeronave e Marinha faz buscas em praia do sul da Bahia

(Foto: Reprodução)

A Marinha do Brasil iniciou na manhã desta sexta-feira (9) as buscas na praia de Cumuruxatiba, litoral sul da Bahia, para localizar uma  suposta aeronave de pequeno porte que teria caído no mar no fim da tarde desta quinta-feira (8) após relato de um morador local. A operação foi anunciada pelo Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro) através de nota enviada à imprensa. A Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro afirmou que tomou conhecimento do fato, por volta das 18h20, e acionou o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (SALVAMAR), operado pelo Com2ºDN em Salvador. Ainda segundo informações iniciais, o avião seria de cor branca e teria caído por volta das 17h30 de quinta-feira (8), afundando a cerca de 1.500 metros da praia. A Operação de Busca e Salvamento (SAR) deslocou o Navio-Patrulha “Guaratuba” e uma equipe de Inspeção Naval da DelPSeguro para a área do acidente. 



Tempos Difíceis: Bahia registra maior número de mortes violentas no país

(Foto: Reprodução)

Em 2014, o Brasil registrou 160 mortes violentas intencionais por dia. Segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os homicídios dolosos, latrocínios e as lesões corporais seguidas de morte somaram 58.559 casos no ano passado. O número é 4,8% maior do que as 55.878 vítimas registradas em 2013. Com o aumento, a taxa de mortes violentas no país passou de 27,8 por 100 mil habitantes para 28,9 para cada grupo de 100 mil pessoas em 2014. A maior parte dessas mortes foi enquadrada como homicídio doloso. Foram 53.305 casos no ano passado, com crescimento de 4,26% em relação aos 50.167 crimes do mesmo tipo praticados em 2013. Em seguida, a ação policial aparece como segunda maior causa de óbitos violentos. Em 2014, foram mortas por policiais oito pessoas por dia, em um total de 3.022 casos. O número é 37,2% superior às 2.203 mortes causadas pelas forças de segurança em 2013. Os roubos seguidos de morte vitimaram 2.061 pessoas em 2014. Em 2013, foram registrados 1.928 latrocínios em todo o país, além de 1.172 lesões corporais seguidas de morte. O número de ocorrências desse último crime caiu para 773 casos em 2014. As mortes de policiais também caíram, de 408 casos, em 2013, para 398, no ano passado. Alagoas teve a maior taxa de mortes intencionais por 100 mil habitantes, foram 66,5 em 2014. Entretanto, o número representa queda de 3,5% em relação à taxa de 2013, quando o estado teve 68,9 mortes por grupo de 100 mil pessoas. Em números absolutos, foram 2.208 casos registrados em 2014, contra 2.273 no ano anterior. A Bahia registrou o maior número absoluto de mortes violentas, com 6.265 vítimas em 2014. Em 2013, o estado teve 6.026 óbitos intencionais. De um ano para outro, a taxa subiu de 40,1 por 100 mil habitantes para 41,4 casos para cada 100 mil pessoas. O Rio de Janeiro foi o segundo estado em número absoluto de mortes intencionais - 5.714 em 2014 e 5.348 em 2013. A taxa por 100 mil habitantes subiu 6,3%, de 32,7, em 2013, para 34,7, no ano passado. Apesar de ser o terceiro estado com o maior número absoluto de vítimas – 5.612 em 2014 – São Paulo tem a menor taxa de mortalidade violenta intencional por 100 mil habitantes, 12,7. O número representa crescimento de 1,7% em relação ao índice de 12,5 mortes a cada 100 mil pessoas verificado em 2013. Naquele ano, os homicídios dolosos, latrocínios, as lesões corporais seguidas de morte e vítimas de ação policial somaram 5.472 casos. As forças de segurança paulistas também foram as que mais causaram mortes em 2014 - 965 casos, com alta de 57,1% em relação às 614 mortes do ano anterior. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública fez o levantamento com base em informações disponibilizadas pelas secretarias de Segurança Pública e Defesa Social em suas páginas oficiais, além de dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.



Setor hoteleiro já demitiu mais de 6 mil empregados na Bahia

(Foto: Reprodução)

Nem a proximidade da alta estação é suficiente para reverter o cenário de dificuldades no setor hoteleiro. O momento compromete investimentos dos mais diversos portes e foi responsável, por exemplo, pela perda de mais de 100 empregos no Hotel Pestana Salvador – maior da capital baiana, com aproximadamente 430 leitos – como adiantou com exclusividade, a coluna Farol Econômico, do Jornal O Correio. A reportagem esteve no local e apurou que existem 12 andares desativados, de acordo com um funcionário, que pediu para não ser identificado. A situação enfrentada pelo setor hoteleiro é explicada pelo aumento no número de leitos após a Copa do Mundo e se agravou com a redução no fluxo de turistas após o fechamento do Centro de Convenções da Bahia para reformas. Segundo o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), Silvio Pessoa, 18,4 mil dos 40 mil leitos dos hotéis na capital baiana estão ociosos. “Até agosto, acumulamos 54% de ocupação. Ou seja, 46% dos quartos nos 404 hotéis estão vazios”, diz. De acordo com ele, o ponto de equilíbrio para qualquer hotel pagar todas as contas é ter uma ocupação média de 60%. “O Pestana, assim como os outros 28 grandes hotéis da cidade, não está atingindo esse ponto de equilíbrio. A situação é crítica para todos, estamos escolhendo as contas que vamos pagar. Se a situação não melhorar, mais hotéis vão ter que demitir ou até fechar”, revela ele, acrescentando que isto resultaria em uma situação pior do que a do ano passado. Em todo o ano de 2014, o setor demitiu 8.061 pessoas com mais de um ano de trabalho na capital baiana, segundo o Sindicato dos Empregados em Hotéis, Bares e Similiares (Sindhotéis).



Mesmo com o fim da vistoria veicular, dinheiro pago não será devolvido, diz o Detran-BA

(Foto: Reprodução)

Com o anúncio da suspensão da obrigatoriedade periódica de vistoria para licenciamento dos veículos, as pessoas que já pagaram pelo serviço não terão o dinheiro de volta, de acordo com as informações da gestão do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). O comunicado do governo da Bahia foi emitido na madrugada desta segunda (5), quando a revogação já começa a valer. A obrigatoriedade era prevista pela Portaria nº 2045/2012 do Detran. “Os que licenciaram os veículos até a sexta-feira [2 de outubro], licenciaram baseados numa portaria do Detran que estava em vigor. Não há [como rever o dinheiro] porque a pessoa licenciou o seu veículo numa legislação determinada pelo Detran”, disse o direitor do órgão, Maurício Bacelar. A decisão do governo saiu logo depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu analisar os pareceres da Procuradoria Geral da República e da Advocacia-Geral da União, que consideram inconstitucional a cobrança pelos serviços. Para esses órgãos, o Detran não tem competência para alterar normas do Código de Trânsito Brasileiro.



Detran exigirá mais segurança após suspensão de vistorias

(Foto: Reprodução)

Com a suspensão da vistoria periódica para o licenciamento anual de veículos, válida desde esta segunda-feira, 5, o estado deixa de arrecadar cerca de R$ 2 milhões por mês. Os automóveis de passeio não precisam mais passar pela inspeção, que custa entre R$ 80, no Detran-BA, e R$ 125, em empresas conveniadas. Mas o Detran informa que campanhas educativas serão desenvolvidas para alertar os condutores sobre a importância de realizar regularmente a manutenção preventiva nos veículos. O diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar, diz que a fiscalização dos carros de passeio será redobrada, sobretudo a avaliação de equipamentos de segurança. "Os motoristas devem ter em mente que a responsabilidade na manutenção continua. Aqueles que não cumprirem com o dever correm o risco de ter o carro apreendido porque o nosso maior objetivo é a segurança no trânsito", assinalou. A suspensão da vistoria (Portaria nº 2.045/2012) foi determinada pelo governador Rui Costa. Nesta terça, 6, nova portaria anulando a anterior sai publicada no Diário Oficial do Estado. Bacelar adianta que os procedimentos para o licenciamento anual continuam os mesmos, exceto a obrigatoriedade da vistoria. Para obter o licenciamento, o condutor precisa pagar o imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA); o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres (DPVAT); eventuais multas e o licenciamento.Contudo, a vistoria continuará obrigatória para a transferência de propriedade do veículo e de domicílio intermunicipal ou interestadual. Além de também valer para o licenciamento anual de veículos de carga e transporte coletivo (escolar e de turismo).

(Foto: Reprodução)

Sem reembolso

"Aqueles que fizeram a vistoria antes do decreto de ontem não receberão o dinheiro de volta, pois o decreto anterior ainda estava em vigor. Já o recebimento do documento continuará o mesmo: entregamos em casa, por meio dos Correios", explica Bacelar. Contudo, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), estuda mover uma ação para cobrar do governo o ressarcimento aos que pagaram anteriormente à publicação do decreto. A medida será tomada logo que o Supremo Tribunal Federal (STF) publique o acórdão considerando inconstitucional a portaria do Detran-BA. A decisão do STF deverá sair nas próximas semanas. A Advocacia Geral da União (AGU) e a Procuradoria Geral da República (PGR) já deram pareceres favoráveis à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 360, ação movida pelo deputado baiano. A recente decisão do governador, de suspender a vistoria, foi motivada por questionamentos do Ministério Público da Bahia e da Associação Baiana de Defesa e Proteção aos Condutores de Veículos (ABCV). A medida ainda requer a elaboração de uma matéria, pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), para fundamentar a decisão final sobre a questão.

CONTINUE LENDO


Governador determina suspensão da vistoria veicular periódica para licenciamento de automóveis

(Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa determinou a suspensão imediata da obrigatoriedade de vistoria veicular periódica para licenciamento anual de automóveis, conforme estabelece a Portaria nº 2045/2012, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A revogação do procedimento tem validade a partir desta segunda-feira (5). Rui também determinou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) elabore parecer sobre a matéria com o objetivo de fundamentar a decisão final do Governo do Estado sobre a questão. Antes de embarcar para a primeira viagem oficial à Europa, na tarde deste domingo (4), Rui explicou que levou em consideração os questionamentos feitos pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Associação Baiana de Defesa e Proteção aos Condutores de Veículos (ABCV) para aplicar a medida. “Desta maneira, vamos garantir também a desoneração do cidadão”, acrescentou o governador. Ele explicou que a vistoria no modelo atual estará suspensa até parecer da PGE. Continuará obrigatória a realização de vistoria veicular para transferência de propriedade ou de domicílio intermunicipal ou interestadual do proprietário do veículo, norma definida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aplicada em todos os estados brasileiros. De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Mauricio Bacelar, “além da suspender a vistoria que estava sendo realizada nos automóveis com mais de cinco anos desde janeiro deste ano, nós vamos consultar formalmente o Denatran para que o órgão federal emita parecer sobre a Portaria, mesmo ciente de que é competência do Detran estadual estabelecer as condições de licenciamento”. Publicada em dezembro de 2012, a Portaria 2045/2012 tornou obrigatória a vistoria para o licenciamento anual para automóveis com mais de 10 anos, a partir de janeiro de 2014; com mais de cinco anos, a partir de janeiro de 2015; e com mais de 1 ano, a partir de 1º de janeiro de 2016.



Casal de idosos morre em acidente na BR-101

(Foto: Reprodução)

Um acidente grave matou um casal que viajava de carro pela BR-101, entre as cidades de Teixeira de Freitas e Itamaraju, na região sul da Bahia, na manhã deste domingo (27). O motorista perdeu o controle da direção e bateu em uma árvore. A ocorrência foi registrada por volta das 9h, no distrito de Santo Antônio, km-869 da rodovia.O veículo ficou destruído. Com o impacto, o motor e outras partes do carro ficaram espalhadas no local da batida. O velocímetro do carro foi arremessado em uma área de vegetação e registrava quase 160km/h. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que somente a perícia feita no local poderá confirmar a que velocidade o condutor estava quando bateu na árvore e o que causou a saída de pista.



Ex-prefeito sai ileso após cabine de caminhonete ser esmagada em colisão na BA-131

(Foto: Reprodução)

Na tarde desta sexta-feira, 25 de setembro de 2015, o condutor de um veículo Hilux perdeu o controle, vindo a colidir na traseira de um caminhão na BA 131, altura do povoado Curral Velho, entre Jacobina e Miguel Calmon.Segundo informações, o Hilux estava sendo guiado pelo ex-prefeito de Jacobina, Dr Leopoldo Morais Passos (dir. na foto). A colisão ocorreu no momento em que a Polícia Rodoviária Estadual realizava uma blitz na via de rolamento. Ainda de acordo com informações, Dr Leopoldo que estava guiando uma Toyota Hilux OZQ 0777 licença de Salvador não se feriu com gravidade. Por volta das 16h uma unidade do Samu 192 chegou ao local, mas, Dr Leopoldo já havia sido socorrido por populares para atendimento médico em Jacobina. O lado direito do veículo ficou destruído e por sorte não havia ninguém como carona.

(Foto: Reprodução)