ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia: Autoescolas não ofertam cursos para condutores de cinquentinhas

Foto: Reprodução

Apesar da determinação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) para que as autoescolas ofereçam o curso de Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), as chamadas “cinquentinhas”, as entidades ainda não abriram turmas para atender aos alunos tanto na capital como no interior. A norma começou a valer no dia 14 de outubro, para atender a obrigatoriedade da habilitação que será cobrada aos condutores a partir de 1º de novembro. O condutor de cinquentinha é considerado habilitado para dirigir por meio da ACC ou da habilitação tipo A, de acordo com o Detran. O Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado (Sindauto - Bahia) alega, no entanto, que não consegue abrir turmas para oferecer o curso da ACC porque os alunos que procuram as empresas preferem pagar pela habilitação A, para motocicletas, que tem o custo semelhante ao de ACC. O presidente do Sindauto, Abelardo Filho, diz que a entidade, busca, junto com a Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto), solução para o impasse. Ele afirma que os empresários querem atender à exigência do Detran de oferecer o curso de ACC, mas pedem que o órgão permita que o curso teórico para cinquentinha possa ser oferecido junto com a turma da habilitação A, a fim de reduzir o custo para as autoescolas. 



Bar é destruído por incêndio, e mulher diz que a causa foi explosão de celular

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Um bar localizado na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, foi destruído por um incêndio após um celular que estava conectado a uma tomada explodir. O incêndio ocorreu na noite de domingo (23), na Rua Uruburetama, no bairro Santo Antonio dos Prazeres. Não houve feridos. Fernanda Borges contou que a mãe deixou o aparelho carregando no local e saiu para visitar uma vizinha quando tudo ocorreu. "A minha mãe deixou o aparelho carregando e foi na casa de uma amiga, que é vizinha, onde estava ocorrendo uma festa. Foi muito rápido. O celular estava há cerca de 40 minutos na tomada e os vizinhos informaram que tinha incendiado. Como estava tudo fechado, pegou fogo em tudo. Foi perda total", disse. Ainda de acordo com Fernada, no bar tinham vários materiais inflamáveis, o que ajudou a chamas a se alastrararem mais rápido. "A prateleira onde o celular estava era de madeira. Além disso, o telhado era forrado de PVC e tinham cadeiras plásticas, além de um sofá", disse. Ainda segundo a dona de casa, uma unidade do Corpo de Bombeiros foi acionada e evitou que o fogo se alastrasse para a casa da família, que fica localizada nos fundos do bar. "Se eles [os bombeiros] não tivessem chegado rápido, o fogo teria atingido a casa e o prejuízo seria muito maior. No bar, o dinheiro de todo o final de semana também queimou. Agora estamos nos mobilizando para tentar arcar com os prejuízos", conta a mulher.



Greve dos bancários já completar 1 mês e ainda não há previsão de acordo

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A greve nacional dos bancários completa neste sábado (1º) 26 dias, sem previsão de nova reunião de negociação com os representantes dos bancos. Em todo o país, 13.358 agências tiveram suas atividades paralisadas, o que corresponde 57% do total, além de 34 centros administrativos. Segundo a Agência Brasil, a paralisação deste ano já é considerada uma das greves mais longas da história da categoria. Na última quarta-feira (27), os bancários recusaram proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Em nota, a entidade patronal disse que ofereceu reajuste de 7% nos salários e benefícios, abono de R$ 3,5 mil e propôs que a negociação de 2016 tenha duração de dois anos, com garantia de reajuste da inflação e ganho real de 0,5% em 2017. A oferta foi considerada insuficiente pelos trabalhadores, que reivindicam reposição da inflação (9,62%) mais 5% de aumento real; piso salarial de R$ 3.940,24; melhores condições de trabalho e fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate às terceirizações, entre outras demandas. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf), Roberto von der Osten, informou a greve “seguirá forte”. “Estamos lutando por dignidade e respeito”, disse o sindicalista.



Bahia: pelo quinto ano consecutivo não vai aderir ao horário de verão

Esse é o quinto ano consecutivo que a Bahia não participa do horário (Foto: Egi Santana/G1)

Pelo quinto ano consecutivo, a Bahia não vai aderir ao horário de verão em 2016. A informação foi divulgada pelo governo estadual nesta quinta-feira (29). A última vez que a Bahia adiantou os relógios no verão foi em 2011, após oito anos sem participar. Em nota, o governador Rui Costa informou que "tomou a decisão como base na opinião da maioria da população do estado, que é contrária à mudança". O gestor aponta ainda que houve pedidos meio empresarial contrários à adesão do estado ao sistema. Rui Costa apontou também a baixa economia de energia elétrica no período do horário de verão no estado como um fator determinante para a Bahia não entrar no sistema aplicado em boa parte do país. Em 2012, o governador Jaques Wagner chegou a anunciar que a Bahia entraria no horário de verão, mas voltou a decisão foi cancelada. A justificativa, segundo o governo, foi pela rejeição da população. Uma pesquisa encomendada pelo governo na época apontou que 75% da população baiana se mostrava contrária à adesão ao horário de verão. Neste ano, o horário de verão ocorre entre o final de outubro e meados do mês de fevereiro de 2016.



Bahia: Idosa de Medeiros Neto pode ser a mais velha do mundo e deter recorde de longevidade

Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma idosa que mora em um abrigo no município de Medeiros Neto, na região sul da Bahia, pode ser a mulher mais velha do mundo. Maria Gonçalves dos Santos, está com 126 anos. Nascida em Salinas, cidade de Minas Gerais, no dia 24 de junho de 1890, ela foi deixada no abrigo por um filho adotivo há 20 anos. Maria tem dez anos a mais que a italiana Emma Morano, de 116 anos, que desde maio desse ano ocupa o cargo de mais velha do mundo, segundo o Guinness World Records (Livro dos Recordes). Emma, que nasceu em 29 de novembro de 1899, passou a ocupar o posto após a morte da americana Susannah Mushatt Jones, de 116 anos, que era moradora de Nova York e ostentava o título. Dona Maria convive no abrigo Lar dos Idosos São José e está acamada há mais de um ano, desde que perdeu a firmeza nas pernas, sua memória e lucidez também foram se perdendo ao longo do tempo. 

Foto: Reprodução/TV Bahia


Após desabamento, autoridades realizam vistoria no Centro de Convenções de Salvador

Foto: Bahia Notícias / Júnior Moreira

Equipes do Corpo de bombeiros, Defesa Cívil, Policia Militar e representantes de órgãos do estado acompanharam na manhã deste sábado (24) uma vistoria no Centro de Convenções de Salvador, no bairro do Stiep, para coletar maiores detalhes do desmoronamento (entenda) de parte da fachada do prédio na noite da última sexta-feira (23). A realização da avaliação já havia sido adiantada pelo secretário de Turismo, José Alves. Um cordão de isolamento foi instalado nos arredores do local do desabamento para evitar que imprensa e curiosos se aproximem do local, que vinha passando por obras emergenciais e estava desativado (saiba detalhes). O episódio deixou duas pessoas feridas.



Preço do gás sobe até 15% a partir desta segunda (05) na Bahia

Foto: Reprodução

O valor do gás de cozinha sobe entre 10% a 15% no estado a partir desta segunda-feira (5), de acordo com previsão do Sindicato das Revendedoras de Gás do Estado da Bahia (Sinrevgas). O presidente da entidade, Edgard Moura, diz que o reajuste deve fazer com que o produto, cujo preço, que variava entre R$ 50 e R$ 60, passe a ser vendido em torno de R$ 60 a R$ 70, em média. “[O motivo do reajuste é o] aumento de custo das revendas e também aumento do preço do produto, por conta do dissídio coletivo dos funcionários das distribuidoras que vendem para a gente”, diz o sindicalista. O último reajuste ocorreu em setembro do ano passado.



Bahia é estado com mais negros mortos por armas de fogo

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

A Bahia é o estado em que mais negros morreram vítimas de armas de fogo durante 2014. Segundo dados do Mapa da Violência 2016, entre as pessoas assassinadas em cidades baianas ao longo daquele ano, 3.999 eram negras e 289 eram brancas. Isso significa que para cada pessoa branca assassinada, quase 14 negros foram vitimados por armas de fogo. Em números absolutos, o estado está bem à frente do segundo colocado, o Rio de Janeiro, em que 2.512 negros foram assassinados. Em terceiro lugar, aparece Minas Gerais, com 2.471. O Mapa da Violência é um relatório produzido anualmente com diferentes temas relacionados à segurança pública. Na edição de 2016, foram analisados os homicídios por arma de fogo no país, classificando dados por regiões, sexo, idade e cor das vítimas. As informações foram comparadas às obtidas em 2003 pelo mesmo estudo. O levantamento aponta que, em onze anos, o número de negros mortos cresceu 320%, enquanto o de brancos cresceu 250%: em 2003, foram 1241 e 114 assassinatos, respectivamente. No caso da taxa de morte de negros a cada 100 mil habitantes, a Bahia ocupa o 9º lugar entre os estados, com 33,3. Em primeiro lugar aparece Alagoas, em que o número chega a 71,7. Dentre as 27 unidades federativas, em apenas três se mata mais brancos do que negros: Tocantins, Acre e Paraná. Para o coordenador-geral do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Marcos Rezende, os números do mapa são “resultado de uma política equivocada de segurança pública, baseada na defesa do patrimônio e não na garantia de direitos das pessoas”. “Quando se abre mão de direitos garantidos pela Constituição para trabalhar apenas no campo do patrimônio, do tráfico, do roubo, se cria uma perspectiva em que aqueles que são mais poderosos precisam de proteção maior. E no país que foi o último a abolir a escravidão, isso significa os brancos, que foram os que mais lucraram com os corpos negros”, avalia o historiador. Para Rezende, a sociedade atual ainda reflete essa realidade racista em que, em comparação com a história, é preciso “proteger os brancos dos negros libertos”. “Onde estão as bases comunitárias? Nos bairros negros e periféricos, para a vigia desses corpos negros, de como sai e como volta, quais linhas de ônibus representam riscos, quem são os agentes que podem morrer”, compara. “Pensa que só morre negros de periferia? E os policiais negros? A vida desses policiais também é menos importante”, lamenta. Para o coordenador do CEN, é preciso modificar o debate de segurança pública, como por exemplo deixar de combater o tráfico na sua “ponta” e buscar os responsáveis pela distribuição das drogas. “Encontram um helicóptero de senador da República com 445 quilos de cocaína e ninguém é investigado. Mas jovem com 20 trouxinhas de maconha vira traficante. Há um encarceramento do povo negro, mas o povo branco é tratado caso a caso. Existe justiça por conveniência. [...] Isso tudo só vai mudar se houver mudança de comportamento da política”, criticou. (Por Rebeca Menezes)



Mãe teria tramado a morte do próprio filho; caso ganha repercussão

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma mulher é procurada acusada de tramar a morte do próprio filho em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Alexandra Moura da Silva, de 26 anos, teria prometido sexo a José Nilton Pereira da Silva, de 35 anos, em troca do assassinato do filho dela Henrique Moura, de sete anos, ocorrido em 7 de janeiro de 2015, em Camaçari. O garoto foi encontrado em um córrego do município, dois dias após desaparecer. José Nilton confessou o crime após ser preso por tráfico de drogas, em 8 de agosto. O acusado ainda contou que Alexandra da Silva temia que o garoto contasse para a avó que a mãe planejava participar de um assalto a banco e que vendia drogas. A avó era quem cuidava da criança. Ainda segundo depoimento à titular da Delegacia Homicídios de Camaçari (DH/RMS), delegada Maria Tereza, existe a suspeita de que a mãe estaria usando o menino para levar e trazer drogas. Alexandra está foragida desde o dia 16 de agosto, quando foi decretada a prisão temporária dela.



Geraldo Luis grava programa Domingo Show com JL em Elísio Medrado

Foto: Divulgação

A Rede Record de Televisão esteve na cidade de Elísio Medrado com o Programa Domingo Show. Geraldo Luis fez a gravação do programa com JL, o Jotinha da Bahia, que recebeu o apelido de estourado do zap zap. O programa registrou a história comovente do garotinho Igor que tem uma grave doença e precisa de tratamento. Geraldo Luis chegou na cidade no início da tarde e visitou a casa de Jl, onde gravou entrevista com dona Terezinha, mãe de Jotinha e também com Ane a mãe de Igor. Geraldo Luis ficou bastante comovido com a situação de Igor e até chorou. Milhares de pessoas acompanharam a gravação de parte da reportagem com JL, que foi feita em duas ruas da cidade. Jotinha foi pego de surpresa quando estava em uma casa comercial e foi surpreendido com a chegada do apresentador. Jotinha falou sobre a sua vida e da sua fama e também fez alguns pedidos a Geraldo; teve ainda como surpresa principal a visita de seu ídolo da música, Beto Barbosa, “O Rei da Lambada”. Jotinha foi convidado à participar do Programa ao vivo e também irá conhecer o Estádio Morumbi na capital paulista, além de conhecer o jogador Paulo Henrique Ganso. Geraldo ainda falou que terá mais surpresas no palco do Domingo Show. (Criativa On Line)



Tripla colisão entre caminhonete e carretas deixa casal ferido na BR-116

Com o impacto, a caminhonete foi lançada para fora da pista. O veiculo era conduzido por uma comerciante de frangos da cidade de Planalto (Fotos: Portal Poções)

Por volta das 5h50 da manha deste sábado (16) foi registrado pela Policia Rodoviária Federal (PRF) um grave acidente entres duas carretas e uma caminhonete na rodovia Santos Dumont, BR-116, KM 761, em Poções. De acordo informações passadas, os três veículos estavam no sentido Poções quando a carreta bateu no fundo da caminhonete S10 imprensando a mesma contra o fundo de outra carreta que seguia a frente. Com o impacto, a caminhonete foi lançada para fora da pista. O veiculo era conduzido por uma comerciante de frangos da cidade de Planalto, conhecido por Gazzo do Frango que aos sábados trabalha na feira livre de Poções. Ele estava acompanhado de sua esposa qual nome ainda não foi divulgado.



Flanelinha é preso após cuspir em juiz que não pagou pelo serviço em Ilheus

Foto: Reprodução

Um guardador de carros foi preso após cuspir e bater na janela do carro de um Juiz, na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. A polícia informou que o homem teria ficado aborrecido após o juiz se recusar a "pagar" pelo serviço. Depois de o guardador ter cuspido e batido no carro, o juiz chamou a polícia. O flanelinha foi encaminhado para a delegacia, foi ouvido e liberado. Segundo a delegacia local, ele deverá responder por injúria, desacato e ameaça em liberdade. O juiz também foi ouvido. 

 



Jovem de 23 anos está entre as vítimas de descarga elétrica que matou cavalos em cavalgada

Acidente ocorreu durante festa de cavalgada, em Simões Filho. A moça foi levada em estado grave para o HGE, em Salvador. Um rapaz teve uma das pernas amputadas.(Fotos: Reprodução)

Íris Cintra de 23 anos de idade é uma das vítimas do acidente que aconteceu durante uma ‘Festa de Cavalgada’, em Mapele, em Simões Filho, na tarde deste domingo (10).  Além de Ísis, um rapaz teve a perna amputada e outra garota ficou bastante queimada. De acordo com relatos de pessoas que participavam do evento, parte do trio tocou na rede elétrica. O resultado foi que um fio entrasse em contato com a poça de água que se formou durante às chuvas das últimas horas, atingindo os animais e três pessoas durante a cavalgada. Entre os feridos, uma jovem identificada como Íris Cintra de 23 anos de idade – segundo informações, ela já recebeu cuidados médicos e se encontra no Hospital Geral do Estado (HGE), passando por exames médicos. Veja vídeo: 



Suspeito de chefiar tráfico de drogas no sudoeste da BA é preso, diz polícia

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem suspeito de chefiar o tráfico de drogas na região sudoeste da Bahia foi preso na rodoviária de Salvador, durante uma operação do Departamento de Polícia do Interior (Depin). A informação foi divulgada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (6). A prisão foi feita na terça-feira (5). De acordo com a polícia, Paulo José dos Santos Pereira, conhecido como Paulo TG, é um dos principais distribuidores de drogas da região sudoeste do estado. Havia três mandados de prisão preventiva contra ele. Com o suspeito, a polícia apreendeu 52 celulares e anotações referentes à movimentação do tráfico de drogas. O material será analisado por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ainda conforme a polícia, o homem também é investigado pelo envolvimento na morte de traficantes rivais. informações do G1



Santa Maria da Vitória: Brumadense morre em confronto com a polícia

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Após perseguição policial a dois indivíduos que tinham escapado da cadeia pública de Santa Maria da Vitoria, os mesmos  foram encontrados na cidade de Sitio do Mato, próximo a cidade de Bom Jesus da Lapa, região oeste do estado. Na manhã desta terça-feira (28) a equipe formada por policiais, Civis, Militares e a Cipe Cerrado encontraram os dois meliantes em um bairro local, e ao avistarem as guarnições, um dos fugitivos,  Adriano Silva de Oliveira, vulgo “Adriano Gordo”, natural de Brumado trocou tiros com os militares, sendo o mesmo atingido e vindo a óbito. O comparsa Lucas Reinan Alves de Oliveira, foi detido e levado ao Complexo Policial de Bom Jesus da Lapa. Durante a operação foi apreendido um revólver calibre 38 utilizado por Adriano para atirar nos policiais e uma moto roubada pelo mesmo durante a fuga. Adriano era suspeito de ter facilitado a fuga de 10 presos no último dia 25 de junho em Santa Maria da Vitoria.



Tragédia: Quatro pessoas morrem e duas ficam feridas em colisão de carros na BR-101

Acidente ocorreu no município de Ubaitaba, no sul do estado, nesta quarta. Feridos foram socorridos para hospitais da região.(Foto: Reprodução)

Uma batida entre dois carros deixou quatro pessoas mortas e duas feridas na BR-101, no município de Ubaitaba, sul da Bahia, na tarde desta quarta-feira (22).De acordo com a Polícia Militar (PM), o acidente aconteceu próximo ao trevo de Ubatã, por volta das 15h50. Um dos veículos tinha placa de Salvador. O outro era do município de Ipiaú. Segundo a polícia, a colisão foi lateral. Após a batida, um dos carros capotou e caiu entre o acostamento e a rodovia. O outro acabou em um acesso próximo à pista. Com o impacto, os dois homens que viajavam no veículo com placa de Salvador morreram na hora. No carro de Ipiaú, estavam quatro pessoas. Duas delas também morreram no local. As outras duas, um homem e uma mulher, ficaram feridas. Não se sabe se os quatro eram familiares.



Barraca de fogos pega fogo, explode e provoca correria em Ilheus

Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (16), uma barraca de fogos de artifício pegou fogo e várias explosões de fogos provocou correria entre populares na Central de Abastecimento do Malhado, em Ilhéus, no Sul da Bahia. Apesar da fumaça e da sequência de estouros, ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros foi acionado.



Crise hídrica: Vídeo da empresa de água de Itabuna diz 'ore para pedir chuva'

Após mais de nove meses de estiagem na cidade de Itabuna, sul da Bahia, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) divulgou, no site oficial, uma “Oração para pedir chuva”.  A autoria da mensagem é atribuída ao Papa Paulo VI e foi postada na página da empresa em um vídeo. A cidade está em estado de emergência por conta da seca desde dezembro do ano passado."Tu, Pai bondoso, que sobre todos fazes brilhar o sol e fazes cair a chuva, tem compaixão de todos que sofrem duramente pela seca que nos ameaça. Faz cair do céu, sobre a terra árida, a chuva desejada”, diz a mensagem. A assessoria de comunicação da empresa justificou que a oração foi publicada no site porque a cidade de Itabuna tem grande número de católicos e de outras denominações religiosas.



Governo do Estado amplia articulação do Sistema de Justiça Criminal da Bahia

(Foto: Secom / Bahia)

"Não é apenas com o empenho do governador que se faz um governo forte. É preciso o engajamento do povo e das entidades particulares e públicas. A melhor forma de superar as dificuldades é discutindo o problema de maneira ampla e pensando em estratégias conjuntas e consistentes. É preciso diálogo entre todas as partes envolvidas. Por isso, esse encontro visa à sensibilidade de um número maior de pessoas e ao entendimento das atividades de cada força, para que juntos encontremos soluções", afirmou o governador Rui Costa durante discurso de abertura do seminário "Integrando o Pacto Pela Vida: Segurança Pública e Justiça Criminal", realizado nesta segunda-feira (13), Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. O encontro reforça a integração dos profissionais que atuam em prol do Sistema de Justiça Criminal no Estado da Bahia, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, proporcionando o entendimento amplo dos desafios e competências de cada instituição. O evento é um momento histórico de sincronização das forças, que visa aprimorar o enfrentamento à criminalidade, aumentando a efetividade das ações de combate, para que a sociedade se sinta mais segura.  O evento é resultado da decisão tomada pelo governador Rui Costa em uma das reuniões semanais do Pacto Pela Vida. O seminário busca também ideias e posturas mais eficientes dos atores que compõem o Sistema de Justiça Criminal. A meta final é a definição de estratégias para reduzir os índices dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), especialmente os praticados por organizações criminosas. Estão presentes no evento a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), Maria do Socorro Santiago, a procuradora-geral de Justiça, Ediene Santos Lousada, o defensor público geral, Cleriston Cavalcante de Macedo, e os secretários estaduais de Segurança Pública, Administração Penitenciária e Justiça Cidadania e Direitos Humanos, respectivamente, Maurício Barbosa, Nestor Duarte e Geraldo Reis. Também participam do encontro membros das câmaras setoriais do programa Pacto Pela Vida, juízes, desembargadores, promotores, procuradores de justiça, defensores públicos, delegados de polícia, oficiais da Polícia Militar e integrantes da administração prisional.



Emissão de Carteira de Trabalho na Bahia ficará suspensa por 18 dias

(Foto: Reprodução)

O serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ficará suspenso por 18 dias na Bahia. De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a interrupção no serviço acontecerá entre os dias 16 de junho e 3 de julho, período em será implantada a nova versão do sistema de emissão do documento. Segundo a SRTE, o novo sistema deve acelerar a entrega da carteira de trabalho, pois “prever o acesso direto ao banco de dados nacional da CTPS para todos os usuários do sistema, a eliminação do envio de dados para as bases de produção da CTPS e a ampliação do número de fábricas do documento nas Agências e Gerências do interior do Estado”. Em nota, a SRTE/BA esclarece que durante a indisponibilidade do serviço, a empresa deverá seguir a previsão legal descrita nos parágrafos 3º e 4º do Artigo 13 da CLT: Parágrafo 3º – “Nas localidades onde não for emitida a Carteira de Trabalho e Previdência Social poderá ser admitido, até 30 (trinta) dias, o exercício de emprego ou atividade remunerada por quem não a possua, ficando a empresa obrigada a permitir o comparecimento do empregado ao posto de emissão mais próximo. (Lei nº 5.686, de 03.08.71)”.