ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Cerca de 30 prefeitos são investigados pelo MP por nepotismo na Bahia

As suspeitas nepotismo na Bahia se espalham por pelo menos 31 prefeituras do interior estado. De acordo com levantamento feito pelo jornal Correio, este é o número de administrações municipais investigadas pelo Ministério Público Estadual (MP) por conta do crime. Desse total, em 21 cidades os prefeitos mantêm seus familiares com cargos apesar da apuração do MP. Em dez casos, por outro lado, a situação já foi resolvida por meio de sentença judicial ou com o prefeito atendendo à recomendação dos promotores. Ainda segundo o Correio, na cidade de Cafarnaum, por exemplo, a prefeita Sueli Novaes (PR) atendeu a orientação do MP e exonerou 13 pessoas. Brumado não fica muito atrás. Eduardo Vasconcelos (PSB) demitiu 12 pessoas da prefeitura no mês de maio, incluindo o filho, que era secretário de Agricultura.



‘Aqui todo mundo é parente’, alega prefeito baiano acusado de nepotismo

(Foto: Reprodução)

“É um município pequeno, de quase sete mil habitantes. Aqui todo mundo é parente de todo mundo”. Esta é a justificativa de Antônio Valete (PSD), prefeito de Jussari, um dos cinco municípios do Sul do estado investigados pelo MP por nepotismo. Ele nomeou seis parentes, mas exonerou três e manteve outros três. Entre eles, a esposa, que é secretária de Assistência Social e servidora efetiva do município há 30 anos. Valete afirma que ela tem qualificação técnica para o cargo, mas diz que vai obedecer à Justiça. “Infelizmente, é um crime ser mulher do prefeito”, reclama. Valete e outros quatro prefeitos do Sul baiano foram convocados pelo promotor de Justiça Inocêncio Carvalho para dar explicações sobre a nomeação de parentes. Também serão ouvidos os prefeitos de Itapé, Naeliton Rosa (PP), Barro Preto, Ana Paula (PMDB), Buerarema, Vinícius Filho (PSDB), e São José da Vitória, Jeová Nunes (PSL). Por telefone, o CORREIO procurou os prefeitos para falar sobre o caso, mas eles não foram localizados até o fechamento desta edição.



Estado é condenado a pagar R$ 160 milhões para 44 baianos por ação de 1991

(Foto: Divulgação)

A 7ª Vara da Fazenda Pública determinou que o Estado da Bahia indenize em R$ 160 milhões 44 baianos que foram aprovado em um concurso público em 1991, mas nunca foram chamados para exercer a profissão. Cada um receberá R$ 3,6 milhões do Estado, após a decisão da Justiça. O Estado poderá recorrer da decisão. A decisão de primeiro grau ainda prevê multa diária de 20% do valor, equivalente a R$ 32 milhões para o governador Rui Costa caso a determinação não seja cumprida. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) questionou a decisão da Vara, alegando que o caso em questão trata-se de efeitos financeiros retroativos, o que "não são admitidos pela jurisprudência". A ação corre na justiça desde 1991.



Bahia: Pai de santo é preso suspeito de mandar matar outro por disputa de clientes em Feira de Santana

Foto: Ed Santos/Site Acorda Cidade

Um pai de santo de 67 anos foi preso, nesta sexta-feira (21), suspeito de mandar matar outro pai de santo por disputa de clientes, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. De acordo com informações da Polícia Civil, além dele, quatro suspeitos de terem executado o crime também foram presos. A vítima foi morta no dia 14 de março deste ano. Segundo o delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios (DH) de Feira de Santana, o pai de santo que foi morto era vizinho do mandante do crime, identificado como Thomaz Alves, e ambos ofereciam serviços espirituais em troca de dinheiro. Conforme o delegado, após perder clientes para o vizinho, Thomaz Alves decidiu mandar matar o homem. O delegado informou que o pai de santo pagou R$ 4 mil para dois homens matarem a vítima, que tinha 58 anos. A dupla, conforme o delegado, contratou outros dois suspeitos e, juntos, eles cometeram o crime. De acordo com o delegado, a vítima foi atacada a tiros na frente do filho e da ex-mulher, na porta da casa onde morava, no distrito de Tiguaruçu, zona rural de Feira de Santana. Os suspeitos atiraram no pai de santo e, em seguida, fugiram do local do crime. A vítima chegou a ser socorrida e levada para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o delegado, em depoimento, os quatro suspeitos de terem matado a vítima confessaram o crime e apontaram o pai de santo Thomaz Alves como mandante do assassinato. Ele nega o crime. Conforme o delegado, os cinco suspeitos foram autuados por homicídio e serão encaminhados para o Presídio Regional de Feira de Santana, onde ficarão à disposição da Justiça.



Golpe: Mais um esquema de “pirâmide” quebra e provoca prejuízo em cidades do Sul e Sudoeste

(Foto: Reprodução)

As regiões do sul e sudoeste da Bahia tiveram suas economia seriamente prejudicadas em 2013 pelo Marketing Multinível, também conhecido como Marketing de Rede, com a Telexfree e a BBOM. Em 2016 uma nova modalidade apareceu na cidade, o D9 Clube, e várias pessoas investiram no projeto na expectativa de muito lucro a curto prazo. O problema é que desde o início do ano que a D9 Clube parou de pagar aos investidores, e até bloquearam as contas deles. Isso tem causado uma grande indignação, já que teve gente que investiu até R$ 300 mil no Marketing Multinível ligado ao futebol. Na rede social vários investidores estão atacando o “empresa”. Em Vitória da Conquista recebemos a informação que mais de 2 mil pessoas foram lesadas. Empresa prometia ganhos de 300% “apostando” em partidas de futebol.essoas declarando que não tem mais esperança de recuperar o investimento, pois o presidente da D9, Danilo Santana, não apresenta uma resposta sobre a situação e desapareceu. No site da empresa foi divulgado um comunicado sobre a situação..“Com tantos obstáculos a superar. Recebemos críticas que nos levam a uma nova direção. Um ano e meio de d9, um tempo de grande conquista – e muitas lições aprendidas. Criamos ajustes no sistema de pagamento, evitando mudanças no plano de compensação para não comprometer a principal característica de d9: respeito a você, afiliado.Os falsos líderes têm feito muito para desqualificar nossos negócios, seduzindo pessoas de boa fé com benefícios financeiros e mentirosos sobre informações que os beneficiariam, isso fez com que algumas pessoas fossem para outras empresas. Há inclusive aqueles que nos devem, milhões de dólares em saldos comprados, mas não pagam. Outro desafio foi o ataque de hackers – nós fomos alcançados, mas agora estamos preparados e seguros.” Com informações do Políticos do Sul da Bahia.



Feira de Santana: Cego é preso suspeito de matar mulher grávida a facadas

Foto: Acorda Cidade

Um homem cego de 33 anos foi preso suspeito de matar a mulher dele com uma facada no pescoço, durante uma briga, na manhã desta quinta-feira (20). O crime ocorreu dentro da residência do casal, na cidade de Feira de Santana. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima estava grávida de seis meses do suspeito e o bebê também morreu. Conforme o delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, após matar a mulher, o suspeito, identificado como Teodulo Ferreira dos Santos, tentou fugir da cidade com o outro filho da vítima. A criança tem 1 ano e é fruto de outro relacionamento. O delegado informou que o homem tentou embarcar em um ônibus para a cidade de Camaçari, na Rodoviária de Feira de Santana, mas foi impedido por pessoas que desconfiaram dele. A Polícia Militar foi acionada, esteve na casa onde o crime ocorreu e encontrou a mulher morta. Após o flagrante, o cego foi levado para a delegacia, onde foi ouvido e confessou o crime. Depois do depoimento, o homem foi encaminhado para a carceragem da unidade. Segundo o delegado Gustavo Coutinho, o suspeito será transferido para o Presídio de Feira de Santana. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), para ser periciado. Conforme o delegado, o filho da mulher foi encaminhado para o Conselho Tutelar da cidade.



Governador Rui Costa cumpre agenda hoje (20) em Barreiras

(Foto: Divulgação)

Com uma extensa agenda de trabalho em Barreiras, no oeste baiano, nesta quinta-feira (20), o governador Rui Costa se reúne, a partir das 9h, com o comitê do Pacto pela Vida, em evento fechado, no bairro Morada Nobre, na Avenida Ahylon Macêdo nº 637, no Espaço Fortiori. Após a reunião, ao meio-dia, o governador atenderá a imprensa.  À tarde, às 14h, Rui participa da solenidade de inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), no Fórum Tarcílio Vieira de Melo, na Rua Anibal Alves Barbosa, no centro da cidade. Em seguida, às 14h30, o governador inaugura o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), com sede na Rua Ruy Barbosa. Às 15h, entrega o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), do Tipo I, local onde receberá a imprensa.



Bahia bate Atlético-MG fora de casa por 2 a 0 e se distancia do Z-4

Foto: Thomás Santos

O Bahia conseguiu arrancar um novo triunfo fora de casa ao vencer o Atlético Mineiro por 2 a 0, nesta quarta-feira (19), na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG). Com o placar, o Tricolor subiu para a 12ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos na bagagem, quatro a mais do que o São Paulo, que segue na porta do Z-4, na 17ª colocação. Primeiro tempo – O Tricolor deu o toque inicial da partida. Aos 2 minutos de jogo, depois de uma boa troca de passes, os visitantes conseguiram chegar bem no campo adversário. Após cobrança de falta, Juninho lançou a bola na área, mas o goleirão Victor encaixou. Aos 9, surgiu a primeira chance de perigo do Galo. O volante Rafael Carioca arriscou da intermediária, mas Jean caiu para fazer a defesa sem dar troco. Passados dois minutos, pênalti para o Bahia. Após escanteio cobrado, o meia Zé Rafael recebeu a bola e foi derrubado por Fred. Juninho cobrou bem e deixou o seu: 1 a 0 para o Tricolor na Arena Independência. Aos 18, a equipe mineira teve a chance de deixar tudo igual, mas o meia Marlone, sozinho, errou na devolução de uma tabela com Cazares e perdeu a posse de bola. Aos 29, grande oportunidade para o Atlético Mineiro. O lateral Fábio Santos cruzou para a área e Jean espalmou. A bola sobrou nos pés de Fred, que bateu forte. O zagueiro Lucas Fonseca se jogou na frente da bola e livrou o Bahia do empate. Aos 38, nova chance para o Galo. Fred foi lançado na área colado com o goleiro tricolor. O atacante finalizou de cabeça à queima-roupa, mas Jean fez grande defesa. Após os três minutos de acréscimos, o árbitro Marcelo Aparecido encerrou a primeira etapa.



Ex-atacante do Corinthians se envolve em acidente com vítima fatal na Bahia

BMW de Liedson ficou bastante danificado após o acidente Foto: Reprodução

Aposentado desde 2013, o atacante Liedson até hoje deixa saudades em torcedores de Corinthians e Flamengo. Ele, que vive atualmente na Bahia, voltou a ser notícia nesta terça-feira, quando se envolveu em um acidente automotivo que acarretou na morte de uma pessoa. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual da Bahia, dois carros colidiram de frente na rodovia BA-887, que liga Valença à Praia de Guaibim, a cerca de 120 quilômetros da capital Salvador.Liedson e a esposa, que estavam em uma BMW, tiveram ferimentos leves e deixaram o carro andando, assim como um dos ocupantes do outro carro, um Ford Ka. A motorista do veículo, porém, não teve a mesma sorte. Viviane Magalhães Andrade, de 34 anos, chegou a ser encaminhada a um pronto socorro, mas não resistiu.

Motorista do Ford Ka não resistiu aos ferimentos causados pelo forte impacto Foto: Reprodução


Bahia tem o etanol mais caro do país e consumidores sentem na economia

Foto: Conteúdo 97News

A Bahia foi o Estado que registrou maior alta mensal no preço do etanol (0,07%), e foi o único Estado a ter aumento no etanol hidratado se comparado a igual período de junho. Nos postos brasileiros, os preços do etanol hidratado caíram em 14 Estados brasileiros e subiram em outros 11 e no Distrito Federal na semana passada, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados nesta segunda-feira (17). A ANP continua sem divulgar os preços nos postos do Amapá. O preço da Bahia foi o que obteve maior alta sem considerar Roraima e Amapá, onde não houve cotação em igual semana do mês passado para efeito de comparação. Na média brasileira, o etanol ficou estável na semana e acumula queda de 3,62% no período de um mês. Em São Paulo, principal Estado produtor e consumidor, a cotação do hidratado caiu 0,41% na semana, para R$ 2,196 e no período de um mês, acumula queda de 4,36%. Na semana, o maior recuo das cotações foi registrado em Alagoas (2,90%), enquanto a maior alta ocorreu na Bahia (3,48%). A maior queda mensal, de 5,99%, foi em Mato Grosso, apesar da alta de 0,09% na semana naquele Estado. No Brasil, o preço mínimo registrado na semana para o etanol em um posto foi de R$ 1,699 o litro, em São Paulo, e o máximo foi de R$ 4,157 o litro, no Rio Grande do Sul. Na média, o menor preço foi de R$ 2,15 o litro, em Mato Grosso, e o maior preço médio foi verificado em Roraima, de R$ 3,675 o litro.



Rui pede que povo fique atento aos deputados favoráveis à reforma da Previdência

(Foto: Aparecido Silva)

Em discurso na cidade de Santaluz, onde comemora a viagem de número 300 ao interior da Bahia, o governador Rui Costa (PT) pediu atenção do público para que observem quem vai votar a favor da reforma da Previdência. "Quero pedir a atenção de vocês, para a gente ficar de olho e ouvidos abertos em quem são os políticos da Bahia que estão apoiando uma reforma que vai prejudicar aos nordestinos e ao povo baiano, que é a da Previdência", pediu. Acompanhado de políticos aliados de diversos partidos, o governador foi incisivo em seu apelo: "Vamos ficar de olho, porque ano que vem tem eleição".



Ônibus da Águia Branca tomba e vários passageiros ficam feridos

(Fotos: Reprodução)

Por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (10), um ônibus da empresa Águia Branca se envolveu em acidente entre as cidades de Nazaré das Farinhas e Salinas. De acordo com a polícia rodoviária estadual, o motorista do ônibus para evitar bater em uma Van, que desviou de um animal que estava na pista. Neste momento, o motorista do ônibus da viação Águia Branca perdeu o controle do veículo, após jogar para o acostamento, vindo a bater forte no buraco vindo a cair numa vala e tombou. O ônibus fazia linha Porto Seguro X Bom Despacho. Conforme informações, vários passageiros ficaram feridos, com fraturas nos braços, ferimentos nos rostos e escoriações em várias partes do corpo. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para hospitais da região. Não houve vítima fatal. A Águia Branca ainda não se pronunciou acerca do acidente. // Fábio Roberto Notícias.



Passageiros da Novo Horizonte que seguiam para Conquista passam 'sufoco' na BA-670

Ônibus com 50 passageiros que vinha de Porto Seguro, ficou desgovernado, saiu da pista e desceu uma ribanceira (Foto: Reprodução)

Usuários da linha Porto Seguro-Vitória da Conquista, da empresa Novo Horizonte, passaram por um grande susto neste sábado (9), na rodovia BA-670, perto de Potiraguá. Por motivos ainda não esclarecidos pela PRE, o motorista perde o controle do ônibus, que saiu da pista e desceu uma pequena ribanceira, indo parar em uma pastagem às margens da rodovia. Segundo testemunhas, haviam cerca de 50 passageiros no veículo. Por sorte, o veículo não tombou e ninguém teve ferimentos. Minutos após o acidente, um caminhão boiadeiro parou para prestar socorro. Os passageiros ficaram na pista aguardando por cerca de três horas até a chegada de um outro ônibus que a empresa enviou ao local. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.



Estão abertas as inscrições do seguro Garantia-Safra 2017/2018 na Bahia

Foto: Reprodução

As inscrições para o Programa Garantia-Safra, ano agrícola 2017/2018, já começaram no dia 01 de julho e vão até o dia 20 de setembro/2017. Os agricultores familiares interessados devem procurar um dos Serviços Territoriais de Apoio a Agricultura Familiar (SETAF), instalados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) nos Territórios de Identidade da Bahia, ou Sindicatos de Trabalhadores Rurais, para fazerem a inscrição. Caso tenha aderido ao programa no ano anterior, a inscrição será automática, se a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) estiver dentro da validade, mas terá que pagar o boleto distribuído pela Secretaria de Agricultura do município. Para participar do programa o agricultor familiar precisa ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, renda familiar mensal de até 1,5 Salário Mínimo, ter efetuado sua adesão antes do plantio e a área mínima plantada deve ser de 0,6 hectare e a máxima de 5 hectares de feijão, milho, mandioca, arroz ou algodão. Em caso de perda da lavoura de pelo menos, 50%, devido à estiagem ou excesso de chuva, o Garantia-Safra assegura renda mínima de R$ 850,00, divididos em cinco parcelas de R$ 170,00 para agricultores familiares. A inscrição só será validada após passar pelo Conselho Municipal e depois do agricultor ou agricultora pagar sua contribuição, que seria de R$ 17,00, mas como o Governo do Estado paga a metade, cada agricultor (a) pagará apenas R$ 8,50. A Bahia é o único estado do país que, além de pagar a sua parte, assume 50% dos valores devidos pelos agricultores familiares e pelas prefeituras. Uma ação praticada pelo governo estadual desde 2009.



Ônibus interestadual de Brumado é alvejado e passageiros são assaltados no estado de Minas Gerais

Foto: 88FM

Um ônibus interestadual da Viação TPC Turismo foi alvejado com um tiro durante um assalto na BR-365, em Buritizeiro, Minas Gerais, na madrugada de quarta-feira (5). Um passageiro contou a nossa reportagem como tudo aconteceu. Segundo ele, havia cerca de 40 passageiros no ônibus, quando, um carro com cinco homens fortemente armados, atiraram contra o veículo e obrigou o motorista a parar. Em seguido colocou a arma na cabeça dele, obrigando o mesmo a seguir até uma estrada de terra onde colocaram os passageiros com as mãos para cima e roubaram dinheiro, joias e celulares. O assalto ocorreu por volta de 01h da madrugada. O veículo partiu da cidade de Santo André, em São Paulo, e seguia para Livramento de Nossa Senhora, sudoeste da Bahia, mas foi atacado quando estava em Minas. Os bancos do ônibus ficaram cheios de estilhaços. Após a ação dos criminosos, todos ficaram em pânico. A empresa registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na cidade de Buritizeiro, mas até o momento, nenhum dos assaltantes foi preso. Apesar do susto, nenhum passageiro se feriu.



Servidores do Judiciário baiano retomam às atividades após 16 dias de paralisação

Foto: Caique Oliveira/Sintaj

Após paralisação de 16 dias, os funcionários do Judiciário do Estado da Bahia, voltaram às atividades normais. A decisão do fim da greve aconteceu em assembleia do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder no estado (Sintaj), realizada na última quarta-feira (5). Os servidores aceitaram a proposta da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Maria do Socorro Santiago, que se comprometeu a implantar o pagamento da correção da tabela do Plano de Cargos e Salários (PCS) em outubro e a enviar para a comissão de reforma um projeto que estabelece uma remuneração mínima para os servidores.



Itabuna: Falso médico aplica golpes em famílias de pacientes de hospital

Foto: Reprodução

Três famílias de pacientes internados no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, no sul da Bahia, denunciaram à polícia um falso médico que teria cobrado dinheiro para realização de exames na unidade de saúde. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (5). De acordo com a polícia, o falso médico entrava em contato com as famílias por telefone para oferecer o exame. Uma das vítimas disse que ela teve R$ 3 mil cobrados por um procedimento e acabou pagando pelo exame. Um golpe semelhante foi aplicado em agosto de 2016 em pacientes de hospitais públicos e particulares de Salvador. O hospital informou, por meio de nota, que proíbe os funcionários de passarem informações sobre o quadro clínico de pacientes a terceiros. Além disso, informou que não realiza contato por telefone com a família dos pacientes internados. A unidade de saúde, administrada pela Santa Casa de Misericórdia, e que atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede particular, lamentou o ocorrido. Acrescentou também que colabora com as investigações. O caso é investigado pela Polícia Civil.



Cortes de recursos na Polícia Rodoviária Federal é 'greve imposta compulsoriamente'

Foto: Reprodução

Com redução no policiamento das rodovias baianas por conta do corte de orçamento determinado pelo governo federal, o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado da Bahia (Sinprf-BA), Fábio Serravalle, reflete que considera a ação "uma greve imposta compulsoriamente". Com unidades operacionais em 26 municípios baianos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) suspenderá, a partir de quinta-feira (6), os serviços de escolta de cargas superdimensionadas, de resgate aéreo, a realização de algumas operações. Além disso, o deslocamento terrestre deverá ser reduzido imediatamente e alguns unidades operacionais deverão ser desativadas. "Ainda não foram definidas as unidades baianas que serão desativadas. Consideramos isso uma subutilização dos recursos da PRF e que esses cortes vão impactar enormemente no aumento de crimes e de mortes", relatou Serravale. De acordo com ele, a atividade policial que já é desgastante vai se tornar ainda pior. "O custeio da PRF é de aproximadamente de 420 milhões e com essa redução vai para pouco mais de 300 milhões. A própria Justiça está impondo a paralisação das atividades policiais e a sociedade não merece essa situação. Todas as operações estão suspensas porque os policiais não podem se deslocar, o que afeta no resgate de animais, prevenção de acidentes, na fiscalização do trabalho escravo e de prostituição infantil, no apoio a outros órgãos, entre outros", reclamou o presidente.



Identificadas as quatro vítimas de desastre na BR-101 em Aurelino Leal

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle do veículo, rodou na pista e bateu de frente com uma carreta (Fotos: Reprodução)

Quatro pessoas morreram em um acidente na BR-101, nas proximidades de Aurelino Leal, cidade ao sul da Bahia, na noite de terça-feira (4). As quatro vítimas eram dois casais, e estavam em um carro de passeio. Entre as vítimas está o corretor conhecido em Aurelino Leal como “Coelho”. Ele trabalhava com compra e venda de veículos. O outro homem morto no acidente era seu irmão, identificado pelo apelido de “Bocão”. As duas mulheres não tiveram os nomes revelados. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle do veículo, rodou na pista e bateu de frente com uma carreta. Chovia no momento da colisão. Ainda de acordo com a PRF, uma caçamba que estava atrás do automóvel e acabou batendo na lateral do carro depois da colisão. Os ocupantes dos dois veículos maiores não ficaram feridos. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, mas até a manhã desta quarta-feira (5) eles não foram identificados. De acordo com a Polícia Civil de Ilhéus, os veículos foram levados para o pátio da PRF em Itabuna. A carreta envolvida no acidente transportava uma pedra grande de granito e ocupou parte da pista. O motorista da carreta foi ouvido pela polícia e liberado. A polícia não deu informações sobre o motorista da caçamba. Para a retirada dos corpos, a pista ficou interditada por cerca de 3h30, o que gerou congestionamento de 2 km. A via foi liberada por volta de 1h30 desta quarta-feira, segundo a PRF.



Internet: Grávidas dançam 'Despacito' para ajudar no parto e vídeo viraliza na rede

Foto: Reprodução

Duas “mamães” estão fazendo sucesso nas redes sociais depois que aparecem dançando o hit “Despacito”, do porto-riquenho Luis Fonsi, por recomendação médica, na Maternidade José Maria de Magalhães Neto, em Salvador. O método inusitado foi usado para ajudar na dilatação do colo do útero e o bebê passar no parto e nascer. Em dois dias, o vídeo já teve mais de 1 milhão e trezentas mil visualizações na internet. A técnica de enfermagem Evellin Costa de 23 anos, e a vendedora Caroline Pereira, de 26 anos, foram orientadas a fazer agachamento e dançar para facilitar o parto. As duas aparecem fazendo a coreografia que tem vários movimentos nos braços, passos nas pernas e agachamentos. "37 semanas, 7 centímetros de dilatação e nada de Nicole sair. O que tem para hoje é Despacito para vê no que vai dá. Dançando para ver se chega aos 10 centímetos", postou Evellin junto ao vídeo nas redes sociais. “Perguntei a enfermeira como poderia fazer. Ela disse que poderia fazer agachamento, tomar banho quente. Como eu gosto de dançar, preferi dançar”, conta Evellin. “Como eu não aguentava ficar aqui dentro da maternidade, sofrendo dor demais, a minha médica pedia para eu andar, fazer agachamento, fui na ideia dela e fui fazer o vídeo”, completa Caroline. Quando gravaram o vídeo, Evellin e Caroline estavam com 37 semanas de gravidez, sentindo contrações e já perto de dar à luz. Elas estavam internadas em uma sala do hospital, que faz parte de um setor onde a equipe da maternidade faz um trabalho com as gestantes, usando práticas que ajudam a dar mais conforto na hora do parto. Antes de dançar o “Despacito”, Evellin estava com o colo do útero dilatado em 7 centímetros, quando são necessários 10 para o parto. Em dois dias, nasceu a primeira filha dela, Nicole Emanuele. Já Caroline tinha dilatado até então apenas 4 centímetros. Quatro dias depois da gravação do vídeo, ela deu à luz ao segundo filho, Antoni Eduardo. Evellin brinca que a filha também gosta do hit “Despacito”. “Quando a gente coloca a música, ela já conhece, dá uma risadinha”, conta. Caroline diz que o filho Antoni vai ser bom dançarino. "Oxe, com certeza. Vai dar muita risada depois", brinca.