ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Horas após criticar política, presidente do Bahia é indicado para receber medalha na Câmara

Foto: Reprodução

O presidente do Bahia, Marcelo Santana, foi indicado pelo vereador Beca (PPS) para receber a Medalha Thomé de Souza, uma das sete honrarias oferecidas pela Câmara de Salvador. O curioso é que a apresentação da proposta foi publicada no Diário Oficial do Legislativo nesta sexta (29), horas após o dirigente — irritado com questionamentos do deputado Sandro Régis (DEM) — criticar a política brasileira na Rádio Metrópole. Na ocasião, Régis participou do Jornal da Cidade 2ª Edição, apresentado por Chico Kertész. Antes de o deputado começar a falar, Santana provocou: "Tomara que na minha frente ele fale as coisas que ele fala pela internet, porque sempre me mandam print". O democrata, então, criticou Santana por efetivar o treinador Preto Casagrande, que está em sua primeira experiência como técnico. Régis também elogiou os avanços da gestão de Marcelo, mas ressaltou a situação "sofrível" com que o Bahia subiu à Série A e o "futebol medíocre" do elenco deste ano. O dirigente não disfarçou a irritação. "Acredito só que as expressões [usadas pelo deputado] são muito pesadas. Medíocre pra mim é a política brasileira, em que quase todos os partidos estão imersos na Lava Jato. Muita gente sem saber explicar origem de dinheiro. Na própria Assembleia Legislativa a gente tem alguns trabalhos, a exemplo do Centro de Convenções, que nunca vi desdobramento nenhum. A gente teve outra tragédia na Baía de Todos os Santos, em que morreram mais de 20 pessoas, várias famílias sofrendo por absoluta falta de fiscalização do Poder Público... Em todas as esferas a gente tem uma série de problemas. Medíocre é a política brasileira, que envergonha o cidadão, que envergonha o contribuinte. É uma classe desprestigiada, infelizmente, porque tem bons quadros. Tomara que esses bons quadros [da política] comecem a ter protagonismo", disse Santana.

 



São Desidério: Mãe joga filha de três anos de ponte e fratura braços e pernas

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma mulher jogou a filha de três anos, em uma ponte na cidade de São Desidério, no oeste da Bahia. A mãe, de 22 anos, após cometer o ato pulou no mesmo local. O caso ocorreu no início da tarde de terça-feira (26). A mãe fraturou a coluna e a filha teve fraturas no braço e nas pernas. As duas estão internadas no Hospital do Oeste, em Barreiras. Não há mais informações sobre o estado de saúde das duas. Segundo o delegado Carlos Ferro, um inquérito foi instaurado para saber o que aconteceu. A mãe deve prestar depoimento quanto tiver alta. 



Bahia ficará pela sexta vez consecutiva sem aderir ao Horário de Verão

(Foto: Reprodução)

Mais uma vez, a Bahia não vai aderir ao horário de verão. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 26, pelo governador Rui Costa, durante a inauguração do Centro de Bioimagem do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. A última vez que o estado baiano participou foi no verão de 2011. Sendo assim, este é o sexto ano seguido que a Bahia não adota o novo horário. O governo federal chegou a cogitar a possibilidade de extinguir a mudança no relógio em todo país, após um estudo apontar que não há economia com o programa. Contudo, voltou atrás por considerar que não teria tempo para consultar a população sobre o assunto. O horário de verão no Brasil tem início às 0h do dia 15 de outubro, onde os relógios são adiantados em uma hora. O término está marcado para às 0h de 18 de fevereiro, atrasando os relógios em 1 hora.



Acidente mata quatro pessoas na BR-135 perto de Barreiras, região oeste da Bahia

(Foto: Reprodução)

Quatro pessoas morreram em uma batida frontal entre dois veículos na manhã desta terça-feira (26), no km-156 da BR-135, região oeste da Bahia. Duas das vítimas estavam em uma caminhonete. Outras duas morreram carbonizadas no segundo veículo envolvido no acidente, que acabou destruído pelo fogo.A caminhonete seguia no sentido Piauí, enquanto o outro carro trafegava em direção a Barreiras. Tudo aconteceu entre 10h30 e 11h desta terça-feira. Uma pessoa sobreviveu e foi levada em estado grave para o Hospital do Oeste, em Barreiras. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não confirmou a causa da batida. Atuaram na ocorrência equipes do Samu, bombeiros, além dos policiais rodoviários. Houve congestionamento de pelo menos dois quilômetros nos dois sentidos da BR-135. O trânsito foi liberado com a chegada da perícia, por volta de 12h20.



Famosos e imprensa baiana prestam últimas homenagens ao jornalista Caio Coroa

Um ótimo produtor cultural e jornalista. A gente tem uma relação desde que era pequeno, que ele já era meu fã, lamentou Daniela Mercury (Foto: Reprodução)

Em uma cerimônia bastante emocionante no cemitério Campo Santo, o corpo do jornalista e produtor cultural Caio Coroa foi velado na tarde desta segunda-feira (25). O vereador Tiago Correa, para quem Caio prestava serviço de assessoria de comunicação, falou sobre a perda: ele parte prematuramente. Por onde passava Caio deixava muitos amigos. Vai deixar saudades. Ficam as boas lembranças. Muitos amigos, jornalistas e artistas compareceram á cerimônia. A cantora Carla Cristina estava bastante abalada e chorava bastante. A dançaria e ex-vereadora Leo Kret falou da alegria que Caio representava: “conheço ele há muito tempo. Ele é um antigo amigo. A gente se encontrava para dar risada. Perdemos uma grande pessoa e um grande profissional”. Quem também foi ao velório foi a cantora Daniela Mercury, de quem Caio era fã confesso.



Conquista: Homem apreendido com R$ 700 mil em ônibus afirma que dinheiro é de venda de ponto de táxi e é liberado

Foto: Divulgação

O homem que estava com a mala onde foi encontrada, dentro de um ônibus, a quantia de R$ 700 mil, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, prestou depoimento à Polícia Federal e disse que o dinheiro é proveniente da venda de um ponto de táxi, em São Paulo. A apreensão e o depoimento ocorreram no domingo (24). Após ser ouvido, o homem, que se apresentou como taxista e foi identificado como Flávio Fortunado Pereira De Almeida, 47 Anos, foi liberado na tarde desta segunda-feira (25), porque, conforme a PF, ele estar com o dinheiro não foi considerado crime. Já o dinheiro encontrado com ele, de acordo com a PF, foi depositado em uma conta judicial. O valor ficará bloqueado até o final das investigações informou a Polícia Federal. A mala com o dinheiro foi encontrada durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, em Vitória da Conquista. A fiscalização foi feita na altura do km 830. Segundo a PRF, a quantia, distribuída em notas de R$ 50 e R$ 100, estava disfarçada dentro de uma caixa de papelão no interior de uma mala fechada com cadeado, no bagageiro externo do ônibus. O veículo saiu de São Paulo com destino a Natal (RN). Por meio do ticket anexado à bagagem foi possível identificar o proprietário, informou a PRF. Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, durante a abordagem, o homem disse que estava com R$ 350 mil, mas, durante a contagem os agentes constataram que se tratava de R$ 700 mil. A PRF informou, ainda, que o taxista disse que pegou a quantia em São Paulo e estava levando para o Recife (PE). Ainda de acordo com a PRF, ele contou que havia saído da cidade para participar de um evento em Brasília. De lá, foi de avião até São Paulo, se hospedou em um hotel, onde pegou o dinheiro.



Vitória Conquista: Passageiro de ônibus interestadual é detido com R$ 700 mil dentro de mala

Foto: Divulgação i Polícia Federal

Um dos passageiros de um ônibus de transporte interestadual, que vinha de São Paulo com destino a Recife, foi detido por agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã deste domingo (22), em frente a unidade operacional da PRF, de Vitória da Conquista, no Centro-Sul baiano. Segundo a PRF, o suspeito que não teve o nome divulgado estava com R$ 700 mil em dinheiro dentro de uma mala. Ainda conforme as informações da PRF, o passageiro explicou que estava com aquele dinheiro porque havia vendido uma licença de táxi pelo valor de R$ 350 mil, porém os policiais contaram o dinheiro que somou o valor de R$ 700 mil. Ao ser indagado sobre a verdadeira origem do dinheiro, passageiro não declarou mais nenhuma informação. Sem comprovar a origem dos R$ 700 mil, o passageiro foi conduzido com a mala do dinheiro até a delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista.



Bom Jesus da Serra: A cada 10 pessoas, 9 trabalham com carteira assinada na prefeitura

Foto: Divulgação

A cidade de Bom Jesus da Serra, no interior da Bahia, possui um mercado de trabalho inusitado em comparação com as grandes metrópoles brasileiras: 9 em cada 10 trabalhadores com carteira assinada são funcionários da prefeitura. Na cidade com aproximadamente 10,5 mil habitantes, quem não tem emprego na gestão municipal trabalha no comércio ou tem como principal fonte de renda o Bolsa Família ou o Bolsa Safra. O levantamento foi feito pelo Estadão, com base em dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan). O estudo demonstra que 530 municípios brasileiros - cerca de 10% do total - têm mais de 80% do mercado de trabalho bancado pela prefeitura. Em Bom Jesus da Serra, a prefeitura emprega 862 pessoas, sendo 460 concursados. O prefeito, Edinaldo Meira Silva (PSD), conhecido como Gazzo relata que tem dificuldades em atrair empresas por conta dos constantes períodos de falta de água, o que dificulta a geração de empregos para a população. "Temos procurado empresas para se instalar na cidade, mas até agora não conseguimos nada", comentou.



Bahia: Homens armados invadem fazenda que segundo a polícia pertence a Geddel

Foto: Divulgação

Uma fazenda que segundo a polícia pertence ao ex-ministro do governo Temer Geddel Vieira Lima e ao irmão dele, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, foi invadida na madrugada deste sábado (23), no municpipio de Potiraguá, sul da Bahia. De acordo com o delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, coordenador da Polícia Civil em Itapetinga, município onde o caso foi registrado, cerca de 25 homens que dizem ser índios, armados com espingardas e outras armas longas, invadiram a Fazenda Esmeralda por volta das 2h da manhã. "Eles fizeram os funcionários reféns durante toda a madrugada e, no ínicio da manhã, libertou todo mundo", afirmou o coordenador, acrescentando que ninguém ficou ferido na ação. Ainda segundo Antônio Roberto Júnior, outras pessoas que seriam do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) e do Movimento de Luta Pela Terra (MLT) trambém invadiram a fazenda. O delegado destaca, entretanto, que os integrantes que seriam dos movimentos sociais não estão armados. O coordenador de Itapetinga informou que um inquérito foi instaurado para apurar o caso, e que se for comprovado que os invasores são realmente índios, o caso passará para a Polícia Federal. 



Mais de 800 mil baianos enfrentam racionamento de água

(Betto Jr./Arquivo CORREIO)

Água é artigo de luxo para a professora Maria Célia Pacheco, 59 anos. É que na casa dela, no município de Mairi, o líquido só cai nas torneiras umas duas vezes por semana. O drama de Maria Célia é compartilhado por outros 836.250 baianos que vivem nas 40 cidades afetadas pelo racionamento de água no estado. Das 366 cidades abastecidas pela  Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), órgão ligado ao governo do estado, 11% delas deixaram de ter o fornecimento de água diário. Em fevereiro, o problema afetava apenas quatro cidades. Outros sete municípios que passaram por racionamento voltaram a ter o fornecimento normalizado nos últimos três meses. “É sempre assim, cai água duas vezes por semana, no máximo. Tem ruas que, por causa da localização, cai mais vezes, mas tem outras que passam até uma semana sem cair água”, diz Maria Célia. Membro da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Mata do estado, zona rural de Capim Grosso, Suzana Lima de Matos, 27, vive a 51 quilômetros de Maria Célia, mas tem o mesmo problema - a falta de água. Ela diz que o líquido chega a faltar por até uma semana na cidade: “Tem muita gente reclamando, indo para a casa de quem ainda tem água no reservatório. Falta água para tudo”. Se na cidade, a falta de água já afeta   a vida da população, na zona rural a situação consegue ser ainda mais crítica. No povoado de Mata do Estado, onde moram 130 famílias,  há apenas 15 cisternas com capacidade para armazenar 52 mil litros de água. Mas elas não conseguem acumular água porque não chove.“Quando vem chuva é muito fraca, não faz volume. Faz tempo que não chove forte. Por conta da falta de água, a criação de porcos está afetada. Porco precisa de água para ficar gordo, mas os daqui estão bem fraquinhos. Só não está pior porque a maioria das pessoas tem Bolsa Família”, destaca. A Embasa explica que o racionamento é por conta do longo período de estiagem, que atinge a Bahia e da diminuição do nível dos mananciais (barragens, açudes, rios e poços) utilizados para abastecimento. Entre elas, as barragens de Pedras Altas, São José do Jacuípe e Ponto Novo. Ainda segundo a Embasa, a medida é adotada para evitar que os sistemas de abastecimento entrem em colapso e, ao mesmo tempo, é necessária para garantir a continuidade do serviço até que volte a chover nas regiões afetadas pela seca. Por conta do racionamento preventivo, a distribuição de água tem sido feita em dias alternados, para diferentes áreas da cidade, com intervalo médio de dois dias, diz a Embasa.



Carnaval de 2018: Ivete Sangalo anuncia que fica de fora do evento por causa de gravidez

Foto: Reprodução

A cantora Ivete Sangalo anunciou nesta quarta-feira (20) que não vai participar do carnaval de 2018 de Salvador em função da sua gravidez. O anúncio foi feito pela artista durante uma live em sua página oficial no Instagram. A cantora espera gêmeas. "O carnaval, além de ser a menina dos olhos da minha carreira, é a maior festa da Bahia. Me projetou para o mundo inteiro. Eu tenho relaçao intensa demais com o carnaval. Mas, em virturde da alegria, da felicidade que estou esperando gêmeas, não vou pode fazer o carnaval, por orientação dos meus médicos e por orientação também dos meu neurônios. Me colocar em cima do trio seria irresponsável com minha saúde, e seria irresponsável com a minha proposta como artista", destacou a cantora. Ainda na live, Ivete, disse que estará de resguardo no período do carnaval, mas que vai acompanhar o desfile dos outros artistas, de casa. "Uma coisa que ninguém vai me impedir é colocar uma abadá dentro de casa. Vai ser uma opotunidade de ver meus colegas. Não tem festa mais linda, mais gostosa de participar", afirmou a cantora. O anúncio da gravidez gerou muita repercussão e logo se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter. Artistas como Claudia Leitte, Daniela Mercury, Preta Gil, Scheila Carvalho, Ricardo Chaves, Xuxa e Sabrina Sato usaram o próprio post feito pela cantora no Instagram para fazer comentários e parabenizar Ivete.



Comissão de Finanças da ALBA aprova contas de Rui de 2015

(Foto: Reprodução)

As contas do Governo Rui Costa relativas ao exercício de 2015 foram aprovadas hoje (19) na Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia, quando a maioria dos membros acatou o parecer favorável do deputado Zé Raimundo(PT). Agora falta a votação no plenário do legislativo, que deve acompanhar a comissão, na expectativa do relator. “O nosso parecer foi embasado na avaliação prévia do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que de forma unânime se manifestou favorável à aprovação das contas do governador. Tenho certeza que haveremos de aprovar as contas de 2015 no plenário de forma definitiva”, declarou Zé Raimundo, que tem sido escolhido nas comissões de Finanças e Constituição e Justiça, para relatar importantes e projetos e as contas do Executivo e dos Tribunais de Contas (TCE e TCM). Ele rebateu as críticas da Oposição, que considerou de caráter “doutrinário e conceitual, sem base ou elementos para uma rejeição”. De acordo com Zé Raimundo, as recomendações feitas pelo TCE, citadas  pela oposição, foram no sentido de melhor planejar, racionalizar e executar o orçamento, tratando-se do aspecto mais técnico. Em seu  parecer, ele ressaltou o esforço do Governo para manter o equilíbrio das contas públicas e ao mesmo tempo realizar investimentos, especialmente, na conclusão de obras em andamento e no início de projetos relevantes. Ao final da votação, o deputado parabenizou o governador Rui Costa, que como tem frisado no plenário, tem se destacado por manter a Bahia entre os estados que mais investem em obras e ações nesse momento de crise econômica, enquanto outros sequer conseguem manter a folha de pessoal em dia.  



Poções: Vaca dá luz à três bezerros; caso raro ocorre a cada 100 mil gestações

Foto: Reprodução l TV Globo

A uma situação rara, que ocorre a cada 100 mil gestações de bovinos, aconteceu na cidade de Poções, sudoeste do estado. Uma vaca deu luz à três bezerros, e segundo os veterinários, o caso é raro e aconteceu na Fazenda Boa Sorte, que possui 13 vacas no rebanho. A vaca chamada "Jabuti" foi a responsável pela gestação. Aos 66 anos, Ademário Pires, que há mais de 30 trabalha como vaqueiro, nunca viu uma situação semelhante. “A primeira vez eu vim ver foi essa semana agora que passou”. Essa é a segunda vez que a vaca Jabuti dá à luz. Na primeira gravidez, tudo ocorreu dentro da normalidade, com o nascimento de um bezerro. O veterinário Diego Alves explica o motivo pela qual a última gestação da vaca chama tanta a atenção. “A cada 10 mil, você tem o parto gemelário de gêmeos e cada 100 mil você tem parto de trigêmeos ou quadrigêmeos, até porque 95% [dos nascimentos] em monta natural é só um bezerro por vaca”. Durante a gestação, ninguém percebeu que a vaca esperava três animais. Os bezerros nasceram grandes, com cerca de 25 quilos cada. “Nasceram bem grandes, bem fortes. Todos saudáveis e em ótimo estado clínico”, diz o veterinário. O dono da vaca, Mario Sérgio de Araújo, ficou com medo da rejeição de algum dos filhotes pela mãe. “E agora? Será que ela vai pegar os três bezerros? Para minha surpresa, ela pegou os três bezerros”. Jabuti é da raça Girolanda, que é muito conhecida pela produção de leite. Só essa vaca, produz 12 litros de leite por dia.



Eunápolis: Traficantes filmam tortura a garota de 19 anos

Foto: Reprodução

As cenas de um vídeo que circula nas redes sociais estão deixando a comunidade da região estarrecida. Na gravação, uma jovem de 19 anos aparece sendo humilhada, espancada e torturada por um grupo de traficantes. A selvageria foi em um sítio na região do bairro Alecrim, zona norte de Eunápolis. Dois homens surgem agredindo a menina com socos, chutes e um pedaço de madeira. Na filmagem de pouco mais de um minuto, um terceiro homem diz como quer que a garota seja agredida. Um quarto bandido registra tudo em um celular. A jovem implora para os marginais cessarem a pancadaria, pois daquela forma ela iria acabar morrendo. No fim do vídeo, um dos marginais chega a fazer um aceno para a câmera. Segundo a polícia, a jovem é moradora de Trancoso, distrito de Porto Seguro. Ela teve diversos ferimentos, mas não corre risco de morrer. Os policiais ainda não sabem em que dia ocorreu o espancamento. Ela é investigada por suspeita de envolvimento com um grupo de traficante de drogas. As investigações apontam também que a garota seria da mesma facção dos seus agressores, que já foram identificados e estão sendo procurados. A motivação do crime é apurada.



Bahia: Detran não tem data estabelecida para iniciar emissão da CNH digital

Foto: Reprodução l Jornal Hoje

Aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 25 de julho deste ano, a Carteira Nacional de Habilitação digital não tem uma data estabelecida para ser implantada na Bahia, segundo o Detran-BA. O órgão informou, contudo, que o prazo determinado pelo Contran para emissão das CNH digitais, que é 1º de fevereiro de 2018, será respeitado. O órgão informou que o processo de implantação do documento ainda não foi iniciado na Bahia, e que não tem informações sobre possíveis custos que os motoristas terão para obter a CNH digital. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os Detrans que tiverem interesse já podem iniciar os testes e se adequarem com antecedência ao prazo final para implantação do documento. Na prática, a CNH digital vai ter o mesmo valor jurídico da CNH impressa, que continuará sendo emitida. O documento só poderá ser emitido para quem tem a nova CNH, com QR Code, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos, que existe nas carteiras de habilitação emitidas desde maio deste ano.



Bahia tem aumento de 17,9% no 2º trimestre em abate de suínos

Foto: Reprodução

A produção de suínos na Bahia cresceu 17,9% no segundo trimestre deste ano. Segundo a Pesquisa Trimestral Agropecuária, divulgada nesta quinta-feira (14) pelo IBGE, o crescimento da Bahia foi o quarto maior entre 22 estados no período. Uma das razões para a procura é o aumento de preço da carne bovina. Entre essa e outras razões, a produção de suínos foi a atividade pecuária que mais cresceu no estado no segundo trimestre de 2017. No período, foram abatidas 32.528 cabeças de suínos, 4.932 a mais que no início do ano. Mesmo com o resultado, o abate de suínos na Bahia continua 4,6% abaixo do verificado no 2º trimestre de 2016, com -1.553 cabeças abatidas. Ainda segundo a pesquisa, dos 22 estados com informações no 2º trimestre, 14 apresentaram crescimento do abate de suínos frente ao 1º trimestre e 10 tiveram aumento em relação ao 2º trimestre de 2016. A Bahia representa 0,3% do abate nacional de suínos. O maior produtor é Santa Catarina, que, com 2,8 milhões de cabeças abatidas no 2º trimestre, respondeu por pouco mais de 1 em cada 4 suínos abatidos no país (26,5%). No Brasil como um todo, no 2º trimestre de 2017, foram abatidas 10,62 milhões de cabeças de suínos, o melhor resultado para este período do ano desde 1997, quando foi iniciado o levantamento do IBGE. O número corresponde a um aumento de 1,3% em relação ao 1º trimestre do ano e de 0,2% na comparação com o 2º trimestre de 2016.



Morre empresário e ex-deputado Pedro Irujo, um basco visionário

(Foto: A TARDE)

Morreu nesta sexta-feira, 15, o empresário dos setores de transportes, comunicação e hotelaria, o ex-deputado federal Pedro Irujo, 87 anos. Ele estava internado no Hospital da Bahia, em Salvador, após sofrer dois infartos no último mês de agosto. Basco natural de Pamplona, não gostava de ser chamado de espanhol e sim da República Independente Basca ou Vasca, mas era baiano naturalizado onde desenvolveu suas carreiras politica e empresarial. Depois de eleger o radialista Fernando José como prefeito de Salvador pelo PMDB, em 1988, numa disputa em que rifaram Gilberto Gil (eleito vereador) abrindo dissidência com Mário Kértész e o governador Waldir Pires, Irujo ingressou na politica como candidato a depuado fdderal tendo seu filho Luis Pedro, como candidato a governador, este sendo derrotado por ACM, nas eleições de 1990. Pedro elegeu-se deputado federal juntamente com Aroldo Cedraz e Marcos Medrado pela legenda do PRN, os quais, posteriormente migragram para ACM. Luis Pedro elegeu-se deputado estadual por uma legislatura e Pedro seguiu como deputado federal deixando a vida politica, em 2007. Foi proprietário da Rede Nordeste de Comunicação, na época, com TV Itapoan, Rádio Sociedade, Bahia Hoje (primeiro jornal on-line da Bahia), FM Itapoan, rádios em Feira, Ipiaú e outras cidades do interior. Posteriormente vendeu o espólio dos antigos Diários Associados a IURD, hoje, Rede Record. Pedro Irujo foi casado com Irene Rodrigues Irujo, já falecida, com que ele teve dois filhos: Luiz Pedro Rodrigues Irujo e Heliete Rodrigues Irujo e três netos Pedro Mercês Irujo, Brujo Irujo Sampaio, Victor Irujo Sampaio. Como líder empresarial em diversas áreas: transportes especializados, hotelaria, construção civil, industrias, emissora de televisão e de rádios, foi também Deputado Federal em 1991 até 2006 não querendo mais à reeleição para Deputado.



Decisão judicial pode repatriar esmeralda encontrada na Bahia

Foto: Divulgação

O caso da "Esmeralda Bahia" que é motivo de uma longa briga judicial, aparentemente vai sofrer uma reviravolta. A Justiça Federal de Campinas condenou duas pessoas por prática dos crimes de receptação, contrabando e uso de documento falso no caso da esmeralda gigante extraída na Bahia. Além da condenação, a sentença determinou o perdimento da "Esmeralda Bahia" em favor da União, ordenando a expedição de um novo mandado e busca e apreensão com o intuito da repatriação do minério dos EUA. A Justiça solicitou o apoio da cooperação Jurídica Internacional para o cumprimento da decisão. De acordo com a denúncia, "[os réus] exportaram aos Estados Unidos, mediante declaração falsa de conteúdo, peso e valor, e por meio de transporte aéreo, mercadoria proibida, consistente em bloco rochoso contendo esmeralda, extraído sem permissão de lavra garimpeira do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)”. Avaliada em US$ 372 milhões a pedra pesa 400 kg e é uma das maiores do mundo. 



Waldenor agradece Rui Costa pelo CASE, um investimento de mais de R$ 22 milhões

(Foto: Divulgação)

O Governo da Bahia publicou na edição desta terça-feira (12) o edital de licitação para construção da CASE - Centro de Atendimento Socioeducacional de Vitória da Conquista, um equipamento muito aguardado pela região Sudoeste. Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, o deputado federal Waldenor Pereira parabenizou o governador Rui Costa por mais este investimento em Vitória da Conquista, uma obra que, segundo ele, "é da maior significação para o processo de ressocialização de jovens infratores da nossa região". "Apesar da crise financeira, fiscal e econômica que se abate em todo o Brasil, o governador da Bahia, Rui Costa, não para de anunciar investimentos. Trata-se do segundo estado da federação, com o maior volume de investimentos realizados", discursou o deputado, que acrescentou: "Eu gostaria de agradecer ao governador Rui Costa, ao secretário Carlos Martins [Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social], pela publicação desse edital de licitação, num volume expressivo de mais de R$ 22 milhões para a construção de uma obra há muito desejada pela população de Vitória da Conquista e região". Waldenor enfatizou também as participações fundamentais do deputado estadual Zé Raimundo,  do juiz titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Vitória da Conquista, Juvino Brito, e do promotor da Infância e Juventude, Marcos Coelho, "grandes batalhadores e defensores da criança e do adolescente", para que o Case se tornasse realidade.Veja vídeo: 



'Vamos aguardar a Justiça”, diz deputado Pedro Tavares ao rechaçar expulsão de Geddel

(Foto: Reprodução)

Presidente do PMDB baiano há dois meses, desde o afastamento de Geddel Vieira Lima, o deputado estadual Pedro Tavares negou que o correligionário será expulso da legenda. Segundo ele, a posição será tomada após a Justiça se pronunciar. Geddel foi preso no dia 8 de setembro pela segunda vez. Ele acusado de receber propina de R$ 20 milhões quando ocupou o cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal (CEF). A situação do pemedebista se agravou ainda mais quando a Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões em apartamento ligado ao ex-ministro.“O PMDB é maior do que as pessoas. O caso [de Geddel] é uma questão de Justiça, que deve respeitar o amplo direito de defesa, e depois emitirá um parecer. Se dentro disso, ele for condenado, logicamente responderá pelos seus atos. A gente vai esperar”, disse Pedro Tavares, nesta terça-feira (12), na sede do PMDB, onde recebeu lideranças do partido, além do prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão.