ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Detran-BA oferece CNH digital a partir desta terça-feira

Foto: Divulgação/Detran BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) disponibiliza a partir de terça-feira (3) a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Podem acessar o recurso, os condutores que possuem a CNH impressa no formato atual, com o QR Code (código de barras bidimensional), e aquelas habilitados com certificado digital. A taxa do serviço custa R$ 67,10, com isenção para quem tiver o certificado. Um documento não exclui o outro. A carteira impressa continua valendo. Os condutores que desejam acessar a versão digital, mas possuem a CNH antiga, devem procurar o órgão e tirar uma segunda via ou fazer a renovação do documento, para adquirir a versão com QR Code. Para acessar a CNH-e, o motorista precisa se cadastrar no portal do Departamento Nacional de Trânsito (Clique Aqui), que enviará por e-mail um link de ativação do serviço e criação de uma senha. Depois, é só baixar o aplicativo da CNH-e no celular, disponível nos sistemas iOs e Android. O acesso à habilitação digital não depende de sinal de internet. 



Crise econômica afetou emprego em 94% dos municípios baianos

(Imagem Ilustrativa)

A  crise econômica, que teve início em 2014 e causou forte recessão no país, fez com que o nível socioeconômico das cidades brasileiras retrocedesse três anos. É o que aponta o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros nas áreas de Emprego e Renda, Saúde e Educação, com base em dados oficiais de 2016, últimos disponíveis. Na Bahia, a crise afetou principalmente o mercado de trabalho: 386 cidades (94,6%) apresentaram desenvolvimento regular ou baixo no indicador Emprego e Renda. Nenhuma atingiu o melhor patamar de desempenho e apenas 22 municípios baianos (5,4%) atingiram a classificação de desempenho moderado nesse indicador.

No ranking geral, no entanto, o IFDM da Bahia apontou sinais de melhora: 95 cidades (23,3%) atingiram grau de desenvolvimento moderado, o melhor resultado do estado desde o lançamento da pesquisa, em 2008, sendo que apenas três municípios (0,7%) ficaram com baixo grau de desenvolvimento. Ainda assim, a grande maioria do estado apresenta desempenho regular: é o caso de 310 cidades baianas (76%), sendo que nenhuma atingiu o alto grau de desenvolvimento.

 

O índice monitora todas as cidades brasileiras e a avaliação varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o seu desenvolvimento. Cada uma delas é classificada em uma das quatro categorias do estudo: baixo desenvolvimento (de 0 a 0,4 ponto), desenvolvimento regular (0,4 a 0,6), desenvolvimento moderado (de 0,6 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8 a 1).

 

São acompanhadas as áreas de Emprego e Renda, Saúde e Educação e avaliadas conquistas e desafios socioeconômicos de competência municipal: manutenção de ambiente de negócios propício à geração local de emprego e renda, Educação Infantil e Fundamental, e atenção básica em saúde.

 

O IFDM avaliou 5.471 cidades. As novas, para as quais ainda não há dados, e aquelas com ausência, insuficiência ou inconsistência de informações, não foram analisadas. Na Bahia o IFDM avaliou 408 dos 417 municípios baianos.

 

A área de Saúde da Bahia também refletiu a crise econômica. Quase a metade das cidades baianas alcançou um resultado inferior a 0,6 ponto no indicador que considera questões como número de consultas pré-natal, mortalidade por causas mal definidas ou mortalidade infantil por doenças evitáveis: 174 municípios baianos (41,7%) apresentaram desempenho regular e 42 (10,1%), baixo grau de desenvolvimento.

 

Apenas 20 cidades (4,8%) atingiram a excelência na atenção básica de saúde. É o caso de Luís Eduardo Magalhães e Lauro Freitas, primeiro e segundo lugar, respectivamente, no ranking geral da Bahia, cidades que também atingiram o melhor desempenho do estado no indicador Emprego e Renda.

 

Completam a lista dos dez melhores resultados do estado: Mata de São João; Brumado; Jaborandi; Salvador; Santo Antonio de Jesus; Guanambi; Barreiras e Porto Seguro, que ocupam, nessa ordem, do 3° ao 10° lugar. A capital Salvador apresentou um pequeno crescimento em relação ao resultado da pesquisa de 2015, com avanço de 0,4%, o que revelou capacidade de estabilidade considerando a grave crise econômica.

 

O indicador de Educação apresentou o melhor desempenho das cidades baianas se comparado aos resultados de Saúde e Emprego e Renda. Embora nenhum município tenha baixo grau de desenvolvimento em Educação, o estado ainda está abaixo da média nacional. Em comparação com o resultado de 2015, 52,5% dos municípios avançaram especialmente pelo maior percentual de professores com nível superior. Por outro lado, 47,5% dos municípios do estado recuaram, principalmente em razão do aumento da taxa de abandono escolar.

 

Todos os dez piores desempenhos da Bahia também aparecem na lista dos 100 menores IFDMs do Brasil. É o caso Aiquara; Boninal; Planaltino; Paratinga; Itapicuru; Itamari; Ibirapitanga, além das únicas cidades baianas que apresentam baixo grau de desenvolvimento: Ribeirão do Largo, Piritiba e Nova Canaã, em pior situação no estado. Em comparação com 2015, a cidade de Planaltino foi a que apresentou maior recuo, da ordem de 12,6%, movimento puxado pela queda no indicador Emprego e Renda.

 

Mercado de trabalho encolheu em  quase 60% das cidades brasileiras

 

Em relação à totalidade das cidades brasileiras, o estudo mostra que, na comparação com 2015, Educação e Saúde tiveram o menor avanço da última década. Nesta edição, o IFDM Brasil atingiu 0,6678 ponto – abaixo do nível observado em 2013.  No resultado geral, que inclui a média das notas dos três indicadores (Emprego e Renda, Saúde e Educação), só 431 municípios (7,9%) tiveram alto desenvolvimento.

 

Em Emprego e Renda, o IFDM destaca que, entre 2015 e 2016, foram fechados quase 3 milhões de postos de trabalho formais no país. Em 2016, quase 60% das cidades fecharam postos de trabalho. Com isso, o indicador de Emprego e Renda do estudo registrou 0,4664 ponto, com pequena recuperação com relação a 2015 (0,4336). O movimento é explicado pelo aumento no rendimento real do trabalhador formal, em parte por conta da política de reajuste do salário mínimo.

 

Só cinco cidades alcançaram alto desenvolvimento nesse indicador: São Bento do Norte (RN), Capanema (PR), Telêmaco Borba (PR), Selvíria (MS) e Cristalina (GO). Foi o pior resultado da série histórica. O estudo destaca que a crise foi tão severa que mesmo que o IFDM Emprego e Renda cresça nos próximos anos com variação média de 1,5%, o país só alcançará o nível de 2013 em 2027. A recessão custou mais de uma década de desenvolvimento para o mercado de trabalho formal dos municípios.

 

O estudo revela que o país mantém enormes disparidades regionais: o Sul é a região mais desenvolvida, tendo 98,8% de cidades com desenvolvimento alto ou moderado. O Sudeste e o Centro-Oeste têm perfil semelhante. Já Norte e Nordeste têm, respectivamente, 60,2% e 50,1% dos municípios com desenvolvimento regular ou baixo. Florianópolis, com 0,8584, ocupa o primeiro lugar entre as capitais. No último lugar do ranking, com 0,3214, está Ipixuna, no Amazonas.

 

Desafios em Saúde e  Educação continuam grandes

 

Nesta edição o IFDM Saúde teve o menor avanço da última década (1,6%). Entre as variáveis que compõem esse indicador, a que mais precisa se desenvolver é a de percentual de gestantes com sete ou mais consultas pré-natal, o recomendado pelo Ministério da Saúde. Em 2016, um terço (32,2%) delas não tiveram a quantidade mínima de consultas. A perspectiva não é positiva: caso a cobertura evolua na taxa média dos últimos três anos a universalização só será atingida em 2029.

 

O IFDM Educação também progrediu lentamente: foi o menor avanço da última década (0,6%): os indicadores que compõem esse quesito continuam longe das metas definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). A meta de universalizar a educação infantil na pré-escola, por exemplo, que deveria ter sido atingida em 2016, só deve ser alcançada em 2035 caso a taxa de crescimento permaneça em 1,2%.

 

Para o Sistema FIRJAN, políticas macroeconômicas para o equilíbrio fiscal e gestão eficiente dos recursos públicos são essenciais para que as cidades se recuperem e atinjam nível de desenvolvimento que atenda às necessidades dos brasileiros.

CONTINUE LENDO


José Ronaldo acompanha ministro da Educação em Campo Formoso

Foto: Ângelo Pontes/Divulgação

O ministro da Educação, Rossieli Soares, visitou nesta quinta-feira (28) a cidade de Campo Formoso, em companhia do pré-candidato do Democratas a governador da Bahia, José Ronaldo. Na cidade, foi anunciada a destinação de R$ 40 milhões em recursos para o estado. Destes, R$ 30 milhões serão destinados para a construção e compra de equipamentos do Centro Universitário IFBA de Campo Formoso. O valor restante será distribuído entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de ônibus escolares e mobiliário, para instituições municipais de ensino de 29 cidades da região. “O investimento na formação técnica garante aos jovens melhores condições para ingressar no mercado de trabalho. Esse é um trabalho que dever ter continuidade através dos governos estaduais e municipais”, disse José Ronaldo. Segundo o pré-candidato, o governo tem também de oferecer condições para que crianças e adolescentes se mantenham nas escolas, reduzindo a evasão. “É importante garantir transporte digno e escolas bem equipadas, estimulando os jovens”. O ministro disse que “é preciso ter um olhar maior para a educação técnica, formar jovens que melhorem o futuro das cidades e da sua região”. Presentes ao evento, os deputados federais Elmar Nascimento e Cacá leão; deputado estadual Tom Araújo, o Superintendente da Codevasf Elmo Nascimento; prefeito de Jaguaquara - Juliano (PP) e Prefeita de Campo Formoso - Rose Menezes (PSD). O reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, ressaltou que a melhoria dos campi de um instituto federal ou a chegada de uma nova sede em uma cidade representa muito mais do que levar educação, pois aquece a economia e melhora a qualidade do ensino. “É um processo de revolução em todos os aspectos. Obriga as redes de ensino municipais, estaduais e particulares a buscarem uma competição saudável. Além disso, chegam servidores, chegam concursos e aumenta a arrecadação de impostos”. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Criado em 1910, em Salvador, como a primeira Escola de Aprendizes Artífices, se transformou em IFBA em 2008. Atualmente, a instituição possui mais de 18,8 mil estudantes e conta com 21 campi em diferentes municípios, um campus avançado em Ubaitaba, um núcleo avançado em Salinas da Margarida e um polo de inovação em Salvador. São oferecidos cursos técnicos profissionalizantes, superiores e pós-graduação. Conta ainda com programas de extensão como o ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares), Mulheres Mil e Pronatec.



Feira: Com medo de botijão de gás explodir, mulher se joga do terceiro andar e morre

Foto: Reprodução

Uma mulher se jogou do terceiro andar do prédio onde morava no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana, na noite desta quinta-feira (28). De acordo com a polícia, vizinhos informaram que Anatalia dos Santos Freitas, 35 anos, se desesperou com medo de um botijão de gás da vizinha explodir. Os moradores disseram que uma vizinha gritou afirmando que o botijão que estava trocando, vazou e ia explodir. Os moradores do bloco 17 desceram as escadas correndo, inclusive a filha da Anatalia, que na aflição se jogou do terceiro andar tendo morte instantânea. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.



Mulher é morta com tiro na cabeça após se negar a mostrar celular para ex-marido

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher de 30 anos, foi morta a tiros pelo ex-companheiro após ela se recusar a mostrar o celular, na última segunda-feira (25), na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Segundo a investigação feita pelo SIG (Setor de Investigações Gerais), o filho de 14 anos relatou, em depoimento à polícia, que Edson Aparecido Oliveira Rosa, de 35 anos, agrediu a vítima, identificada como Yara Macedo dos Santos com socos e pontapés e depois deu um tiro na cabeça dela. O casal estava separado há um mês e Edson não aceitava o fim do relacionamento. De acordo com a polícia, o suspeito ficou dias sem trabalhar atrás de Yara. Após o assassinato, Edson pediu ajuda da família para fugir, sendo que três pessoas acabaram presas por favorecimento ao rapaz. Um dos presos pagou fiança e foi liberado. Edson foi preso em Sidrolândia, no mesmo estado, na terça-feira (26), no momento em que iria embarcar em um ônibus para Campo Grande. Ele tem várias passagens pela polícia, inclusive por violência doméstica e por ameaçar a ex-mulher, que tinha uma medida protetiva contra ele.



Homem é preso por suspeita de estuprar os próprios irmãos de 5, 9 e 11 anos

Foto: Reprodução

Um homem de 21 anos foi preso neste domingo (24) por suspeita de ter abusado sexualmente os próprios irmãos menores em Fernando de Noronha, Pernambuco. As vítimas ficavam sob a responsabilidade do suspeito. Foram duas meninas de 9 e 11 anos e um garoto de 5. Segundo o delegado de Fernando de Noronha, Marcelo Barros, o caso foi investigado e encaminhado para a justiça, que solicitou prisão preventiva. Antes de ser localizado, o homem passou dias dormindo no meio do mato, mas foi encontrado pelos policiais.



Bahia tem 75 vítimas de queimaduras por fogos e explosão de bombas no período do São João

(Foto: Reprodução)

A Bahia registrou 75 atendimentos de vítimas de queimaduras por fogos e explosão de bombas entre sexta-feira (22) e hoje (25), segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado. De acordo com a Sesab, o Hospital Geral do Estado, em Salvador, teve o maior número de ocorrências relacionadas aos festejos de São João. Foram realizados 43 atendimentos, com 11 vítimas de queimaduras por fogos e 32 por explosão de bomba. No Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, outra unidade referência em atendimento a queimados, deram entrada 14 vítimas. Outros hospitais do interior do estado também registraram atendimentos: Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana (4); Geral de Itaparica (1); Dantas Bião, em Alagoinhas (1); Regional de Juazeiro (7); Regional da Chapada, em Seabra (3), e Regional Costa do Cacau, em Ilhéus (2).

 



Rui Costa reúne ‘conselho político’ para apresentar chapa; anuncio não passa dessa semana, apostam aliados

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O governador Rui Costa (PT) vai passar a tarde de hoje (25) reunido com o que chama de “conselho político” no hotel Matiz, em Salvador. À imprensa, o chefe do Palácio de Ondina já confirmou que vai apresentar aos partidos o desenho da chapa que deve concorrer à reeleição este ano. Muitos apostam que dessa semana não passa o anúncio público da chapa, ainda que todos saibam que ele será candidato à reeleição, Leão concorrerá à vice, Coronel e Wagner ao Senado. A surpresa deve ficar para as suplências, disputadas a unhas e dentes nestes últimos dias.

 



Em lançamento do Plano Safra 2018/2019, Waldenor e Zé Raimundo entregam equipamentos a 20 municípios

Foto: Divulgação

Na oportunidade do lançamento do Plano Safra 2018/2019, realizado na última segunda-feira (18) pelo governador Rui Costa, no Parque de Exposições, em Salvador,  os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) entregaram 300 barracas de comercialização de alimentos,  cinco tratores e uma retroescavadeira para apoiar agricultura familiar em mais 20 municípios das regiões onde concentram a atuação parlamentar- Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantina e Médio São Francisco. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emendas dos dois deputados. Os municípios que receberam barracas foram: Belo Campo, Condeúba, Igaporã, Guajeru, Malhada, Malhada de Pedras, Macaúbas, Matina, Palmas de Monte Alto, Potiraguá, Rio do Antônio, Caraíbas, Poções, Ribeirão do Largo, Brumado. Os contemplados com tratores: Apuarema, Barra do Choça, Brumado, Malhada de Pedras e Riacho de Santana. A retroescavadeira foi para Tanhaçu. Os equipamentos foram entregues a prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios contemplados e serão destinados a sindicatos e associações de produtores rurais. O Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019, lançado pelo governador tem o objetivo de estabelecer um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento dos produtores, como regularização fundiária, prestação do serviço de assistência técnica (ATER), apoio à reforma agrária e à agroindustrialização familiar, além de distribuição de mudas. Durante o evento, Rui entregou equipamentos e anunciou investimentos que somam mais de R$ 400 milhões.



Laudos confirmam que ex-namorada de Renato Fechine foi agredida em 2 ocasiões; humorista é suspeito

Foto: Reprodução l TV Bahia

Dois laudos emitidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) atestam que a vendedora Alex Sandra do Nascimento, de 43 anos, foi vítima de agressão física em duas ocasiões, e ela acusa o ex-namorado, o humorista Renato Fechine, de ter cometido os crimes. Os laudos foram solicitados pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), que apura os casos, e divulgados pelo advogado de Alex Sandra, Danilo Silva. Segundo o humorista, após a vítima ter denunciado a segunda agressão, ele negou que tivesse cometido o crime. Ele disse que ela se agrediu sozinha após tomar remédios durante um surto por causa de ciúmes. A delegada Aida Visgo Burgos, à frente da investigação, disse que os resultados já foram encaminhados dos laudos para o Ministério Público da Bahia (MP-BA), que analisará os documentos para verificar se cabe ou não uma denúncia contra o humorista. Um dos laudos divulgados pelo DPT é referente à denúncia feita por Alex Sandra de que foi espancada pelo ex-namorado na madrugada do dia 22 de janeiro, na casa do artista em Salvador. Segundo o G1, na época, ela também registrou boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher, no bairro de Brotas, e fez exame de corpo delito. O laudo do DPT sobre esse caso, assinado pela perita médico-legal Maria Terezinha Ribeiro Machado, aponta que a mulher "sofreu agressão física com hematomas em face e membros. TC de crânio com hematoma subdural frontal à esquerda”. O outro laudo do DPT, assinado pela perita médico-legal Janice Guimarães Damasceno, é referente a outra denúncia de agressão feita por Alex Sandra contra o humorista em 2017. Na ocasião, ela relatou ter sido agredida fisicamente por ele no dia 15 de julho. O laudo apontou “equimoses (sangramentos no tecido subcutâneo) arroxeadas em coxas, braços direito e esquerdo, edematraumático com equimose arroxeadas na região frontal”.



Moradora do Matatu ganha R$ 1 milhão na Nota Premiada Bahia

Foto: Reprodução

Na noite da última quarta-feira (20), uma moradora do bairro do Matatu, em Salvador, foi a ganhadora do primeiro sorteio especial de R$ 1 milhão da campanha Nota Premiada Bahia, do Governo do Estado. Ela foi sorteada a partir dos números da Loteria Federal, entre mais de 317 mil concorrentes cadastrados no site da campanha "Nota premiada Bahia". Este é o segundo sorteio de junho. No último dia 13 ocorreu o sorteio mensal regular, que distribuiu dez prêmios de R$ 100 mil entre participantes de Salvador, Camaçari, Urandi e Feira de Santana. Ao todo, a Nota Premiada Bahia já promoveu cinco sorteios mensais desde fevereiro, contemplando 35 moradores da capital e 15 do interior. Para concorrer, além de estar cadastrado, é preciso incluir o CPF nas compras realizadas em estabelecimentos que emitem a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). A NFC-e é um documento de fácil identificação por possuir um QR Code, código de barras com formato quadrado. A iniciativa também beneficia instituições sociais e de saúde que integram o programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. Ao se cadastrar no site, o participante escolhe até duas instituições, entre as 674 cadastradas, para o compartilhamento das notas fiscais eletrônicas. Brumado já possui várias instituições cadastradas.



Detran faz campanha pela valorização da vida no trânsito durante os festejos juninos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conferir as condições do veículo antes de pegar estrada, usar a cadeirinha infantil corretamente, não manusear o celular dirigindo, seguir os limites de velocidade e respeitar a Lei Seca. As dicas de segurança integram a campanha "Pense em sua família - Valorize a vida no trânsito", desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito  da Bahia (Detran-BA) para o São João. A partir desta quinta-feira (21), o órgão inicia a distribuição de material educativo durante as blitzes de alcoolemia. Para o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Carlos Moura, "o São João é uma etapa muito importante do nosso trabalho contínuo de conscientização, por causa do maior número de veículos nas estradas da Bahia", diz Moura.



Homem é preso após tentar roubar PM com arma de brinquedo

Foto: Divulgação l PM

Um homem foi preso após tentar roubar um soldado da Polícia Militar com arma de brinquedo, na noite desta terça (19), na Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador. Edmilson da Penha, 52 anos, estava com um simulacro de pistola quando foi imobilizado por uma equipe da 39ª Companhia Independente da Polícia Militar. Com Edmilson foram apreendidos, além da arma falsa, um canivete, celulares e R$ 220. O caso foi registrado, na 9ª Delegacia Territorial da Capital Baiana.



Donos de lotéricas cobram o fim de impasse entre a Caixa Econômica e Coelba; empresários pedem a população para acionar o Ministério Público

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Filas enormes e demora no atendimento deixa consumidores irritados, e donos de lotéricas já buscam solução. Nesta segunda-feira (18), um grupo formado por proprietários de casas lotéricas de várias cidades da Bahia, se reuniram em Salvador para pedir uma intermediação junto ao governador Rui Costa para que haja uma solução para o problema que já começa a afetar milhões de baianos. Além disso, a comissão pedirá ao governo, reforço de policiamento nas áreas que possuem os estabelecimentos. Segundo eles, os locais se tornaram alvos de constantes assaltos na Capital e no interior do Estado. Os pequenos empresários pediram ao governador uma solução no impasse entre a Coelba e a Caixa Econômica Federal para que eles voltem a receber os pagamentos das contas de luz. De acordo com o presidente do Sindicato de Lotéricos do Estado da Bahia, Ronaldo Mateone, a Coelba alega que a CEF interrompeu um contrato que era vigente até 2019 para efetuar um reajuste de 54%, o que fez com que a concessionária de energia recusasse o prosseguimento da prestação de serviço. Os empresários também orientam aos consumidores para que os mesmos acionem o Ministério Público da Bahia. Ainda segundo eles, tudo para que o PM ajuize uma ação civil pública, contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), do Grupo Neonergia, por ter suspendido o contrato com a Caixa, deixando milhões de consumidores sem acesso fácil ao pagamento dos boletos fornecidos pela empresa.



Salvador: Policial é preso por negociar armas com suspeitos de tráfico

Foto: Ilustrativa

Um policial militar foi preso na segunda-feira (18) acusado de negociar armas com suspeitos de tráfico de droga, através de uma outra pessoa. O policial, que não teve a identidade revelada, foi preso pela Polícia Civil e a ocorrência foi registrada no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. O PM foi encaminhado para  4ª Delegacia Territorial (DT/São Caetano).



Salvador: Homem é preso em flagrante acusado de espionar mulheres em banheiro de igreja

Foto: Divulgação l GCM

Após denúncia de membros da Igreja Assembleia de Deus, no bairro de Capelinha de São Caetano, um homem de iniciais J. S. F. foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, suspeito de ter plantado um celular em um fundo falso de uma tampa de vaso sanitário para espionar mulheres que frequentam o local. “Com autorização dos representantes da Igreja foi realizada uma busca no local, sendo encontrado um celular que foi colocado no banheiro feminino. Ao abrirmos o celular, foi constatado que haviam vídeos de 3 crianças e 2 mulheres que estavam na igreja participando do culto”, relatou comandante do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da GCM, Carolina Santana. O indivíduo foi detido em flagrante e encaminhando para Central de Flagrantes, onde foi registrado o boletim de ocorrências.



Brumado: Coelba vai autorizar novos postos de pagamento para conta de luz; transtornos continuam

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Consumidores alegam falta de respeito por parte da Coelba com filas enormes, e muitos já estão sem paciência com a empresa que administra a energia no estado. Isso porque desde o dia 1º de junho as pessoas já não conseguem mais pagar as contas de energia nas casas lotéricas, por causa de um impasse entre a Coelba e Caixa, que acabou suspendendo o recebimento dessas faturas. Aí o consumidor que já enfrentava filas nos tempos em que eram permitidos pagar as contas de energia nas lotéricas, agora enfrentam filas gigantescas para pagar a fatura em farmácias e postos autorizados. Tem gente de todas as idades ficando horas em pé para poder pagar pelo serviço. Com a exclusão das lotéricas são 3 pontos de pagamentos a menos em Brumado, -- isso sem deixar de dizer que, cada posto desse tem cerca de cinco guichês cada. Agora, o pagamento dessas contas só acontece em pontos autorizados da Coelba como algumas lojas, mercados e farmácias, por exemplo. Para tentar amenizar as filas, a Coelba disse que até o fim do mês, mais pontos de pagamentos serão autorizados em todo o Estado. 



Brumado: Taisan Auto completa 3 anos de atuação

Foto: Divulgação

Ir a uma loja com experiência e um vasto conhecimento no ramo é imprescindível na hora de trocar de automóvel. Uma das melhores opções em Brumado é a Taisan Auto, que completa 3 anos neste mês de junho. A revenda trabalha com novos e seminovos de todas as marcas, oferecendo serviços de compra, venda e troca de veículos. A Taisan Auto ainda trabalha com uma grande quantidade em estoque. Toda a parte burocrática da transferência e as questões de financiamento são resolvidas diretamente na loja. Taisan Auto, há 3 anos fazendo parte da sua jornada, grandes estradas foram percorridas e diferentes caminhos foram trilhados. Agradecemos a vocês por fazer parte dessa vitória. Mais um ano se completa nos dando a certeza de que um trabalho feito com comprometimento, dedicação, honestidade e seriedade, fazem parte da nossa empresa. Hoje é dia de celebrar o nosso aniversário com ânimo total e gratidão a todos vocês clientes. A Taisan Auto atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e, nos sábados, das 8h ao meio-dia. Av. Centenário, 853, bairro Novo Brumado, telefone 77 3441-5551. Conheça mais em www.taisanauto.com.br.



Juiz manda retirar do ar vídeo de apoio de Neto a Zé Ronaldo

Foto : Max Haack/Secom-PMS

O juiz Eduardo Augusto Viana Barreto determinou que ACM Neto (DEM) e Zé Ronaldo (DEM) apaguem das redes sociais, em 48 horas, um vídeo em que o prefeito da capital declara apoio ao ex-prefeito de Feira de Santana na disputa pelo governo do Estado. Caso descumpram a decisão, devem pagar multa diária de R$ 1 mil. O vídeo foi feito após uma pesquisa identificar que boa parte do eleitorado não sabia da ligação dos políticos. A liminar foi concedida após pedido do PRTB. Na peça, assinada pelo advogado Neomar Filho, o partido alega que os dois pediram voto de forma irregular. "Observa-se que ao afirmar, ao final do vídeo, que 'vamos juntos para construir o futuro da Bahia', está nitidamente configurado o pedido de voto formulado pelo prefeito de Salvador", diz o documento. Na decisão, o magistrado ressalta que a "exposição do referido vídeo em veículos de comunicação de ampla divulgação possui, a nossa ver, potencialidade para, em curto prazo, promover alteração à regularidade das eleições vindouras".



Homem é espancado por torcida organizada antes de jogo do Bahia

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Um homem de 27 anos foi espancado antes da partida entre Bahia e Corinthians, na noite desta quarta (13), na Arena Fonte Nova,  só porque estava usando a camisa do Flamengo. O rapaz que é de Porto Seguro, extremo sul da Bahia, passava pelo local quando foi avistado por  membros de uma torcida organizada do Esporte Clube Bahia, que o agrediram com socos e pontapés. A vítima foi levada para o Hospital Geral do Estado. Caso vai ser investigado pela 1ª Delegacia dos Barris.