ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Caminhoneiro e empresário são presos por forjar assalto e roubo de carga

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um caminhoneiro e um comerciante foram presos em flagrante em Manoel Vitorino, sudoeste baiano. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos teriam forjado um assalto e roubaram a carga do caminhão. Os produtos que eram levados no veículo foram encontrados em um supermercado de um dos suspeitos. O fato ocorreu nesta quarta-feira (13). Conforme o site Bahia Notícias, o caminhoneiro foi identificado como Juliano de Lima Miranda e o comerciante, Givalcio Alves de Oliveira. A investigação foi iniciada após a dupla registrar a ocorrência de assalto e equipes 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin - Jequié) apurarem que o caminhoneiro havia forjado o crime. No flagrante, o comerciante foi autuado por receptação, enquanto o caminhoneiro, por furto qualificado. A dupla está à disposição da Justiça e o material apreendido será devolvido aos proprietários.



Massacre em escola: Atirador de Suzano disse para colegas 'ficarem espertos' três dias antes do crime, diz Veja

Foto: Reprodução l Rede Social

Em entrevista à revista Veja nesta quarta-feira (13), um grupo de alunos da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, no interior de São Paulo, afirmou que Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, que saiu da escola no ano passado, havia relatado há três dias para os ex-colegas para “ficarem espertos”. No início da manhã de hoje, o atirador publicou uma série de imagens no Facebook em que aparecia com uma máscara de caveira, o boné e o relógio utilizados durante o crime. Em outras fotos, ele aparecia segurando uma arma de fogo e ainda fazia um sinal de arma com a mão na cabeça. Ainda segundo os ex-colegas de Guilherme, na entrevista com a revista Veja, o grupo afirmou que o atirador costumava sempre postar fotos com armas e não sofreu bullying na época em que frequentou a escola. O outro homem que participou do ataque foi identificado como Luiz Henrique de Castro, de 25 anos. Ele completaria 26 anos no próximo sábado (16). Os dois atiradores se mataram em seguida. Das vítimas, seis são adolescentes e duas são funcionárias da instituição.



Número de focos de incêndio a vegetação triplica na Bahia nos três primeiros meses do ano

Foto: Divulgação

A Bahia registrou um número três vezes maior de focos de incêndio a vegetação nos três primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 1º de janeiro e 10 de março deste ano, o estado teve 870 casos. No mesmo período de 2018 foram 218 registros. Esse aumento foi o quarto do país. De acordo com o órgão, as temperaturas altas e a falta de chuva deixam a vegetação seca, propícia às queimadas. Segundo o INPE, o sul da Bahia foi a região com o maior casos de focos de incêndio. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), além do prejuízo ambiental, os gastos financeiros para combater os incêndios são altos. O órgão faz um trabalho educativo na tentativa de diminuir a quantidade de focos. "Nós estamos alertando a população, sobretudo nesse contexto da educação ambiental, da preocupação com o fogo, se vai preparar uma queimada, como vai preparar essa queimada, todo esse contexto", afirmou o secretário do Meio Ambiente do Estado, João Carlos de Oliveira.

 



Menina de 17 anos é presa com submetralhadora em Salvador

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma garota de 17 anos foi apreendida por uma equipe da Polícia Militar de Salvador com uma submetralhadora. O flagrante aconteceu, na tarde de segunda-feira (11), após abordagem. Os militares que atuam em um módulo no Ferry Boat desconfiaram da adolescente e decidiram revistar a sacola levada por ela. Dentro foram apreendidos uma submetralhadora, carregador e munições. Aos militares, ela relatou que teria recebido a arma na Gamboa e entregaria a um comparsa no Ferry. Os PMs fizeram buscas no local, mas não identificaram o criminoso. A jovem de 17 anos foi encaminhada até a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Brotas.



Mulher morre após cair em poço durante busca de sinal de celular

Foto: Reprodução

Uma mulher de 22 anos morreu no último sábado (9) no distrito de Arraial D´ajuda, em Porto Seguro, ao cair em poço procurando sinal de telefonia móvel. Segundo a polícia, Elissa Emily Figueiredo estava hospedada com o namorado em um chalé e acabou caindo em um poço de 15 de metros de profundidade. Conforme a PM, durante seis horas, uma equipe do grupamento de bombeiro militar tentou retirar a jovem de dentro do poço, que fica em um terreno nos fundos do chalé. Os bombeiros contaram que conseguiram descer até o local e colocar uma máscara de oxigênio em Emily, para facilitar a sua respiração, mas ela entrou em pânico e sofreu uma parada cardiorrespiratória e veio a óbito. Ainda segundo a polícia, o poço estava desativado, coberto apenas com uma tampa de madeira podre. Também havia muito mato ao redor. Um inquérito vai ser aberto para apurar o caso.



Prefeito dá tapa na cara de fazendeiro após ser chamado de 'moleque' em Morro do Chapéu

Foto: Reprodução l Vídeo

O prefeito da cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Léo Dourado (PR), deu um tapa na cara de um fazendeiro após ser chamado de "moleque". A confusão aconteceu durante uma reunião entre o gestor e os moradores do distrito de Icó, que fica a 38 km do município. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram uma discussão entre o prefeito e o fazendeiro, identificado como Aderbal Oliveira. De acordo com site Notícia Livre, a briga começou depois da fala do fazendeiro, que teria sido acusado "de ter pedido a um funcionário da prefeitura para pagar o salário de um trabalhador de sua fazenda".



Motorista atropela três crianças; primas de 2 e 12 anos não resistem aos ferimentos

Foto: Reprodução / Giro Ipiaú

Um motorista atropelou três crianças na tarde de sexta-feira (8), na cidade de Itagibá, no sul da Bahia. As primas Ayala Lohana Lima, de dois anos, e Cinde Lohana de Jesus Oliveira, de 12, não resistiram ao impacto e morreram. Uma outra criança, identificada como Ávila de Jesus Santos, de cinco anos, foi retirada da parte baixa do carro, socorrida e encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú, segundo informações do G1. Conforme a Polícia Civil, a criança mais velha, Cinde Lohana, foi atropelada quando tentava salvar as outras duas. O motorista se apresentou na delegacia após a tragédia e informou que a direção do veículo teria travado. Ele foi liberado após ser ouvido. Ainda de acordo com Polícia Civil, que os corpos das vítimas foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. Os corpos de Cinde e Ayala foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié.



Passageira de ônibus é presa por transportar 28 kg de maconha em 4 mochilas

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma operação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) em um ônibus que faz a linha Abaré/Salvador identificou uma passageira de 28 anos que transportava 28 quilos de maconha, na manhã de sexta-feira (8), no município de Macucuré, norte da Bahia. A droga estava distribuída em quatro mochilas de Valdilene dos Santos de Jesus. De acordo com a Polícia, a abordagem ocorreu durante uma vistoria de rotina na estrada. A droga seria entregue em Feira de Santana. A passageira identificada como dona das mochilas é Valdilene dos Santos de Jesus, a polícia chegou a esta conclusão depois de checar o adesivo de identificação na bagagem. Ainda de acordo com ele, a maconha vinha de Ibó, distrito de Abaré. A suspeita e os 28 quilos da droga foram encaminhadas para a Delegacia Territorial de Chorrochó. Valdilene foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. De acordo com a delegada Lucynalva Freire, a Polícia Civil agora vai investigar quem receberia a maconha em Feira de Santana.



Bahia registra saldo positivo com novos postos de emprego em Janeiro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia registrou um saldo positivo de 1.211 postos de trabalho com carteira assinada em janeiro de 2019. A informação foi divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nesta quinta-feira (7). No Nordeste, apenas o estado baiano registrou crescimento. O resultado é melhor que o saldo de dezembro de 2018, quando 11.705 postos de trabalho foram suspensos. O número positivo,segundo o Caged, é em função da diferença entre 48.504 admissões e 47.293 desligamentos. Os números positivos são resultados do desemprenho de cinco segmentos. O maior foi a construção civil, com 1.873 postos. O setor agropecuário vem logo em seguida, com 684 postos. Já a indústria de transformação registou a criação de 391 vagas de emprego. A área da extrativa mineral contabilizou 157 novas vagas de emprego. O setor de serviço, por sua vez, criou 100 novas vagas. Com esses números, a Bahia ocupou a primeira posição dentre os estados nordestinos e a 11ª dentre os estados brasileiros em janeiro de 2019.



Bahia: Homem é preso após invadir casa da vizinha, estuprar adolescente por cerca de 8h e ameaçar a mãe com faca

Foto: Reprodução l TV Bahia

Um homem de 25 anos foi preso após invadir a casa da vizinha e estuprar uma adolescente de 16 anos por cerca de 8 horas, na cidade de Juazeiro. A vítima e a mãe foram agredidas, ameaçadas e amordaçadas. O caso aconteceu entre a noite de domingo (3) e a manhã de segunda-feira (4). Segundo o site G1, o suspeito, identificado como Daniel Eugênio dos Santos, fugiu do local depois do crime. Ele foi detido ao se entregar à polícia, na manhã desta quarta-feira (6). Quando Daniel fugiu, a família ligou para a polícia e a adolescente foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi atendida. Durante o crime, a jovem teve a mão cortada ao tentar proteger a mãe. De acordo com a vítima, Daniel subiu no muro da residência e, ao ver que tinha gente na casa, pulou para dentro das dependências do imóvel. Ele chutou e arrombou a porta, pegou uma faca e ameaçou mãe e filha. A vítima contou que o suspeito estava alcoolizado e enfiou a faca na perna dela. Ela relatou ainda ter sido agredida várias vezes no rosto e teve a mão cortada ao tentar defender a mãe. Conforme o G1, a adolescente também foi esganada e amordaçada. A mãe da vítima, que também foi amordaçada, chegou a ser amarrada por Daniel. Ela disse que achou que se tratava de um assalto. Ela contou ainda que o suspeito a obrigou a segurar a filha, enquanto a adolescente era estuprada. O pai da adolescente, que estava trabalhando no momento do crime, foi acionado pela esposa logo após o suspeito deixar a casa, e ligou para a polícia. Ele chegou em casa pouco tempo depois do suspeito fugir. O caso segue sob investigação.



Sucateamento do SUS: Críticas são citadas durante evento da CNBB

Foto: Divulgação

Durante o lançamento da Campanha da Fraternidade, da Igreja Católica deste ano, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema que ganhou principal destaque foram as políticas públicas. Apesar de bispos tentarem desvincular a Campanha de "guias ideológicos e partidários", o lançamento do programa não escapou de críticas à situação do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com informações do site Estadão, a representante do Conselho Nacional de Saúde Vânia Lúcia Ferreira Leite, presente à mesa do lançamento, fez uma crítica ao sucateamento do SUS. Ela citou a Emenda Constitucional 95, que institui o teto de gastos, como forma de mudanças que podem comprometer o financiamento do sistema.



Motorista é detido após ser flagrado dirigindo trio elétrico sob efeito de álcool em Salvador

Foto: Reprodução l Ag Haack

Um motorista de 39 anos foi detido após ser flagrado dirigindo um trio elétrico em um dos circuitos do carnaval de Salvador, na terça-feira (5), último dia oficial de folia na capital baiana. Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), o condutor estava em um veículo que puxava um bloco sem cordas no circuito Dodô (Barra-Ondina). O motorista foi conduzido à delegacia. No sábado (2), o Detran informou que já tinha flagrado outro condutor de trio, de 41 anos, também dirigindo sob efeito de álcool no circuito Campo Grande. Durante os dias de folia, o Detran informou que avaliou as condições técnicas dos trios e conferiu a documentação dos veículos e motoristas, que também foram submetidos ao teste do bafômetro.



Sala de Imprensa montada em Salvador recebeu 2,5 mil profissionais no Carnaval

Foto: Geraldo Jr. l Secom

A Sala Oficial de Imprensa no Campo Grande, em Salvador, recebeu 2,5 mil profissionais durante os dias de folia do Carnaval 2019. Apresentadores, repórteres, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas, produtores, auxiliares e demais profissionais da comunicação puderam aproveitar a estrutura do local, com  computadores e internet disponibilizados para a cobertura da folia. Nas 21 cabines de rádio para a transmissão dos profissionais, inclusive do interior, atingindo a mais de 200 cidades, a movimentação também foi intensa. A rede gratuita ofertada pela Prefeitura aos foliões e também aos profissionais de imprensa, foi um facilitador para o trabalho. 

 



Salvador: Vestido de muquirana, folião é preso após aparecer em sistema de reconhecimento facial

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um homem foi preso na terça-feira (5) após ser identificado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). O rosto de Marcos Vinícius de Jesus Neri foi captado pelas câmeras quando ele entrava no circuito Barra-Ondina, por volta de 17h15. Segundo a SSP, o sistema o identificou a partir do Banco Nacional de Mandados de Prisão. Mesmo vestido de muquirana e com uma peruca, o sistema apontou 94% de similaridade com o suspeito. Agentes fizeram a abordagem e confirmaram que Marcos tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara do Júri e Execuções Penais de Lauro de Freitas, por Homicídio Qualificado. O suspeito foi conduzido e apresentado na Central de Flagrantes montada no carnaval.



Bandidos explodem caixa eletrônico e impacto destrói posto de atendimento bancário na Bahia

Foto: Divulgação l PM/BA

Bandidos explodiram um caixa eletrônico que fica em um posto de atendimento bancário de São José da Vitória, no sul da Bahia, na madrugada desta segunda-feira (4). O estabelecimento fica na parte de baixo da sede da prefeitura da cidade. De acordo com informações da Polícia Militar, moradores contaram que os criminosos chegaram no local em uma picape branca, por volta das 2h30. O impacto da explosão deixou a parte interna do posto de atendimento completamente destruída. Após a explosão, o grupo fugiu, entretanto ainda não há informações sobre se eles conseguiram levar alguma quantia. O local foi isolado e a perícia foi acionada. A Polícia Civil investigará o crime.



Carnaval 2019: Imprensa internacional critica Neymar após vídeo 'dançando até o chão'

Foto: Reprodução l Vídeo

Após um vídeo em que Neymar esta 'dançando até o chão' viralizar na internet, muitos comentários foram feitos em relação a postura do atleta. Afastado dos gramados devido a uma lesão no quinto metatarso, o jogador passa o carnaval em Salvador. O jornal espanhol Mundo Desportivo noticiou que Neymar “dançou sem freio e que não está muito preocupado com a sua recuperação”. O Diário Olé, da Argentina, afirmou que ele estava: “Bailando e Chapando”, enquanto o britânico Daily Mail escreveu que o atleta “colocou a recuperação da lesão de lado”. Na manhã desse domingo (03) nas redes sociais o atleta se retratou. Ele postou um vídeo na academia e comentou. “A gente vai até o chão na academia também”, escreveu.



Operação Carnaval da PRF registra 997 flagrantes de imprudência em poucas horas na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

Em apenas poucas horas de fiscalização para coibir excesso de velocidade, a PRF na Bahia flagrou, no primeiro dia da Operação Carnaval, 997 motoristas conduzindo acima da velocidade permitida. O período do Carnaval é marcado pelo aumento do fluxo de veículos e usuários circulando pelas rodovias federais para os mais diversos destinos e o excesso de velocidade é uma das maiores preocupações da PRF por ser uma das principais causas de mortes nas rodovias federais. Às imagens capturadas nos radares da PRF foram registradas em trechos das rodovias federais que cortam o nosso estado. Os veículos estavam muito acima da velocidade limite da via sinalizada. Já em relação as ultrapassagens indevidas, foram flagrados 261 veículos ultrapassando em local proibido, na sexta-feira (01). A fiscalização prossegue durante os seis dias da Operação Carnaval. A PRF alerta aos motoristas que obedeçam às normas de trânsito. A redução da violência nas rodovias federais depende da participação de todos. Qualquer usuário que presenciar situação de risco ou imprudência nas rodovias federais pode acionar a PRF através do telefone de emergência 191.



Explosão em mineradora deixa mortos e feridos em Teofilândia

Foto: Divulgação l Polícia Militar

A explosão em uma mineradora que deixou dois mortos e três feridos, na cidade de Teofilândia, foi provocada por uma detonação não programada de uma bomba, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil nesta sexta-feira (1º). O acidente ocorreu na noite da quinta (28), na zona rural da cidade. As vítimas, identificadas como Leomar Brito Cordeiro e Murilo Souza de Oliveira, chegaram a ser socorridas, mas não resistiram aos ferimentos. Os três homens feridos foram levados para unidades de saúde da região. Dois deles foram para o Hospital Municipal de Serrinha, a cerca de 18 km de Teofilândia, e um para a cidade de Feira de Santana. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles. Todas as vítimas trabalhavam na mineradora, que trabalha com ouro e prata, no momento da explosão. Uma perícia foi realizada no local, para determinar o que provocou o acidente. O caso está sob investigação da Polícia Civil.



Público xinga Bolsonaro em show de BaianaSystem no carnaval de Salvador

Foto: Reprodução l Vídeo

As polêmicas no carnaval de Salvador já começaram. Na abertura do evento na quinta-feira (28), os foliões que acompanharam a apresentação da BaianaSystem no Circuito Dodô (Barra-Ondina) entoaram uma música contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante a passagem do grupo em Ondina. Ao som de uma versão de 'Pagode Russo', o grupo musical seguiu com a canção enquanto o público xingava o presidente. "Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*", disseram os foliões.



Suspeitos tocam fogo em barraco habitado por família em Salvador

Foto: Leitor l 97NEWS

"Somos todos invisíveis. Nossa presença não faz diferença para ninguém, apenas para aqueles que passam por nós e sentem medo ou raiva. Acham que todos são vagabundos, mas estão enganados. Nós somos de bem, de família, estamos aqui de passagem, apenas por acaso", relata um morador de rua que teve o seu barraco queimado por vândalos. Segundo a polícia, suspeitos atearam fogo no barraco, próximo da antiga rodoviária, na Sete Portas, em Salvador, na quinta-feira (28). O motivo do crime ainda é desconhecido. Nesta manhã, representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público da Bahia estiveram no local para prestar apoio às vítimas.