ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia: Governador visita Coronel João de Sá após chuvas

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa visitou o município de Coronel João Sá, que foi fortemente atingindo pela chuva que cai na região, provocando a cheia do Rio do Peixe e grandes prejuízos para a população local e também da cidade de Pedro Alexandre, na região nordeste do estado. Acompanhado do secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, e do secretário de saúde, Fábio Vilas Boas, o governador visitou as ruas afetadas, conversou com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Teles, e se reuniu com o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral. “O que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e formam um efeito cascata e uma onda de água. Nossa medida imediata foi trazer aqui o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil; trouxemos máquinas e equipamentos para desobstruir bueiros, facilitar o deslocamento da população. Agora vamos monitorar os outros pequenos barramentos para que a eventual elevação da água não comprometa a vida de ninguém tomando, inclusive, medidas para a prevenção da saúde das pessoas”, declarou o governador durante a visita. De acordo com o prefeito Carlos Sobral, foi decretado estado de emergência na cidade, que já estava em estado de emergência por conta da estiagem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 500 famílias desalojadas foram encaminhas para escolas e ginásio de esportes.



Piatã tem sensação térmica de -1°C; frio deve continuar no final de semana

Foto: Reprodução l Lucas Magalhães

O município de Piatã, na Chapada Diamantina, registrou durante os últimos dias a temperatura mais baixa na região, chegando a atingir mínima de 8°C. Na quinta-feira (11), o município chapadeiro apontou mínima de 10°C e máxima 22°C com sensação térmica que pode chegar a -1°C, de acordo com a velocidade do vento registrado na região de 11 m/s, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para o fim de semana, a população vai enfrentar variações com mínimas que chegarão a 10°C e máximas de até 23°C. Dificilmente fará calor nesse período de inverno no município, ao menos durante a noite e madrugada. A cidade tem clima frio durante boa parte do ano, mas dessa vez está muito mais rigoroso. No distrito de Inúbia, na zona rural de Piatã, o frio tem deixado as pessoas mais dentro de casa. Piatã é considerada a cidade mais fria da Chapada Diamantina. Isso devido a sua altitude que atinge 1.268 metros. Abriga a melhor produção de café e de cachaça. Sem falar nas belezas naturais como as cachoeiras do Patrício, com 48 metros de queda, Cochó e cachoeira da Deusa. Pinturas rupestres no Vale dos Três Morros e a espetacular vista das serras do Tromba e da Serra de Santana são outras opções de turismo. No último final de semana, as chuvas que caíram na Chapada Diamantina encheram os rios e deixaram os pontos turísticos ainda mais lindos e com o clima ainda mais frio. 



Assaltantes de bancos do Ceará são mortos pela Polícia da Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Dois assaltantes cearenses foram mortos em um confronto com policiais militares no interior da Bahia, na última quarta-feira (10). A operação para a captura dos criminosos aconteceu após uma troca de informações de Inteligência entre autoridades do Ceará e da Bahia. Os bandidos eram da região de Sobral e Santa Quitéria (CE) e acabaram mortos em Feira de Santana. De acordo com as autoridades, os dois criminosos cearenses estariam prestes a comandar ataques a bancos no Interior da Bahia. Contudo, a equipe de Inteligência do Comando Tático Rural (Cotar), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), da PM cearense, levantou informes sobre o paradeiro dos suspeitos e os repassou à PM da Bahia, através da Coordenadoria de Inteligência da Cipe Caatinga. Os criminosos foram descobertos em Feira de Santana e não acataram a ordem de parada numa rodovia de acesso àquela cidade. Foi montado um cerco na região e houve troca de tiros entre os criminosos e policiais militares e rodoviários federais. Ao confronto ocorreu no Distrito de Matinha, na zona rural de Feira de Santana. Os dois foram levados para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, mas chegaram mortos. Com os criminosos, os policiais encontraram duas pistolas de calibre Ponto 40, munição e outros objetos de crimes, que foram apreendidos. O delegado regional da Polícia Civil de Feira de Santana, Luís Smyslov Filgueiras, registrou a ocorrência e determinou que os corpos fossem encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).



Governo nega interrupção na implantação do Porto Sul após decisão judicial

Foto: Divulgação

Após decisão judicial que mandou paralisar as obras do Porto Sul, o governo da Bahia informou que as obras para implantação ainda não foram iniciadas. Segundo  a Casa Civil, atualmente, estão sendo realizados os atos preparatórios para a construção do equipamento, a exemplo de desapropriações e capacitações de mão de obra local. O governo informou ainda, que em 26 de junho de 2019 houve o processo de desapropriações para a implantação do equipamento. Os trabalhos também alcançaram o Lote 45, localizado na Vila Juerana, no distrito de Aritaguá. “A área possui 61 terrenos, dos quais 48 são terras vazias e devolutas ao Estado, os outros 13 abrigam sete famílias, que irão receber as devidas indenizações pelas benfeitorias realizadas. As famílias seguem residindo na região e estão com o direito de ir e vir garantido”, ressaltou, em nota. 



Bahia: Cerca de 100 famílias ribeirinhas estão desalojadas após água de barragem invadir cidades

Foto: Reprodução l Junior Nascimento

Cerca de 100 famílias ribeirinhas da cidade de Coronel João Sá ficaram desalojadas depois que o município foi invadido por águas de uma barragem que fica no distrito de Quati, na cidade de Pedro Alexandre, na manhã de quinta-feira (11). Não há registro de feridos ou desaparecidos. Segundo o site G1, a barragem do Quati foi construída pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e entregue em novembro de 2000 à Associação de Moradores da Comunidade do distrito. Ela represa água do Rio do Peixe para o período de estiagem, mas transbordou após as fortes chuvas que caem na região. A cidade de Coronel João Sá foi a mais atingida pela inundação, porque fica em uma altitude mais baixa que Pedro Alexandre. Antes da enxurrada chegar em Coronel João Sá, o prefeito Carlinhos Sobral se pronunciou nas redes sociais e pediu que os moradores saíssem das casas. “Eu peço encarecidamente que todas as pessoas que moram nas áreas de risco que saiam das suas casas. Peguem seus documentos pessoais, peguem também seus objetos de valor, o que puder levar de eletrodoméstico, o que puder salvar de móveis, porque a gente não sabe ainda as consequências porque nunca passamos por ela”, disse ele. O Governo do Estado informou que não houve rompimento da barragem, mas sim um transbordamento. "A barragem fica a 6 km da cidade e rompeu uma parte da lateral dela. É uma barragem na comunidade da zona rural. É uma água salobra, que serve para irrigação e para os animais. Em Pedro Alexandre, um rio que passa pela cidade alagou um pouco, mas não tem a ver com a barragem. A altura da água chegou a 70 cm. Não temos notícia de morte. O povoado de Boa Sorte foi o mais atingido pelas águas. O povoado fica às margens da BR-235", diz o Governo. O percurso do rio entre as duas cidades é de cerca de 80 km. Não há informações da velocidade da água, mas há confirmação de risco de invasão de casas e de prejuízos materiais por todo o município. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pedro Alexandre tem cerca de 16.695 moradores. Já Coronel João Sá tem uma população que chega a 17.066.



Liminar da justiça paralisa obras do Porto Sul em Ilhéus

Foto: Divulgação

Uma liminar expedida na última terça-feira (9) pelo juiz Alex Venícius Campos Miranda, da Comarca de Ilhéus, determinou a interdição imediata das obras do Porto Sul. De acordo com a decisão, a área de pouco mais de sete hectares escolhida para construção, localizada no distrito de Aritaguá, não pertenceria ao estado da Bahia. O texto afirma que de maneira arbitrária e sem pagamento de indenização, os réus, o Estado da Bahia e a Bahia Mineração S.A (Bamin), estariam tentando ocupar o terreno e retirando os atuais ocupantes dos 61 lotes para instalação do Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul. A área em questão teria sido desmembrada de um terreno maior, ocupado na década de 60 e loteada a partir dos anos 90. Três outras ações foram consideradas pelo juiz, segundo a liminar, o objetivo delas seria impedir que os réus ameacem ou esbulhem a posse sem antes negociar e indenizar. O Estado, em um parecer emitido pela Procuradoria Geral do Estado, alega que o imóvel tem natureza devoluta. O Ibama, no momento do licenciamento do empreendimento, indicou a necessidade de idenizar os possuidores. Como decisão, uma audiência de justificação foi marcada para dia 27 de agosto, onde os réus deverão apresentar laudos e documentos de avaliação da área e a cópia integral da Discriminatória Administrativa, que o Estado afirma ter apresentado aos ocupantes. 



‘Não troco a defesa do povo da Bahia por emenda de 20 milhões’, diz governador

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa (PT) rebateu a declaração do deputado federal Arthur Maia (DEM), que acusou o petista de “jogar para plateia” quando o assunto é a reforma da Previdência,  pois no fundo sabe a necessidade da aprovação para o equilíbrio das contas do Estado. Mais uma vez, Rui afirmou que não irá trocar “a defesa do povo da Bahia” por qualquer “emenda de 20, 30, 40 milhões de reais”: “Essa é a opinião dele. Os meus valores são os meus, e os deles são os deles”, afirmou o governador. “Cada um se guia pelos seus valores”, acrescentou. Às vésperas da votação da reforma no plenário da Câmara, o governo federal concedeu a liberação de verbas em busca de votos para a aprovação. Ao todo, segundo informações do O Globo, só nos cinco primeiros dias de julho foram garantidos R$ 2,5 bilhões – valor superior ao observado durante todo o ano, até o mês de junho.



Prefeitos baianos vão à Brasília para incluir municípios na reforma da previdência

Foto: Divulgação

Em dois dias de evento (terça e quarta), vários prefeitos baianos foram até Brasília participar de uma mobilização que tem como objetivo a votação de matérias de interesse dos governos locais. Com apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), os gestores buscam prioridades como a inclusão dos municípios na Reforma da Previdência, o aumento do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a partilha das receitas dos royalties do pré-sal. Segundo Eures Ribeiro, presidente da UPB, votar a reforma sem inclusão dos municípios vai gerar prejuízos. “Como está o texto fere a autonomia municipal. Prejudica quem já possui previdência própria e proíbe a criação de novos Regimes Próprios. Além disso, precisamos garantir que a previdência respeite a realidade local dos municípios pequenos. Mexer nas regras atuais do BPC e aposentadoria rural tem um enorme impacto negativo na vida do povo que mora no interior”, alegou ao site Bahia Notícias. O Congresso Nacional deve votar a cessão onerosa firmada entre o governo e a Petrobras na exploração de petróleo e gás na região do pré-sal. De acordo com Eures, a intenção é que a pauta avance para garantir que o leilão de exploração do pré-sal ocorra no mês de outubro e que os 30% da cessão onerosa sejam repassado aos municípios ao fim de dezembro deste ano. “Seria uma receita significativa para aliviar os cofres municipais no final do ano”, avalia.



Em seis meses a Coelba cortou 35 mil ligações irregulares no Estado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nos primeiros seis meses deste ano, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), identificou cerca de 35 mil unidades consumidoras com irregularidades. A situação destas unidades foi constatada nas mais de 88 mil inspeções realizadas pela concessionária em todo o estado. Estima-se que a energia recuperada no período seja suficiente para abastecer 1,1 milhão de casas durante um mês ou uma cidade do tamanho de Vitória da Conquista durante seis meses. A Coelba conta com uma equipe que trabalha identificando e retirando ligações irregulares de energia. As ligações clandestinas, conhecidas como "gatos", são caracterizadas como crime, artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além disso, quem faz ligação clandestina corre o risco de sofrer acidentes graves, pois envolve a manipulação de redes elétricas.



Governador recebe Daniel Alves e ganha camisa usada pelo lateral na final da Copa América

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa recebeu em sua residência oficial, em Salvador, o lateral-direito Daniel Alves. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (9) e foi registrado nas redes sociais do petista. Natural de Juazeiro, Dani Alves presenteou o chefe do Executivo com a camisa que utilizou na vitória do Brasil por 3 a 1 sobre o Peru, no último domingo (7), no Maracanã. "Recebi há pouco o nosso ídolo Daniel Alves, que me presenteou com a camisa que ele usou na final da Copa América", disse o governador. Ao postar o vídeo, o governador descreveu que o encontro foi "emocionante".



Operação das polícias Civil e Militar prende drogas e armas na cidade de Boquira

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Na segunda-feira (08), uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar resultou na apreensão de drogas e armas de fogo, e na prisão de um suspeito no município de Boquira, a 224 km de Brumado. Segundo a Polícia Civil, o suspeito vinha sendo investigado há alguns dias, inclusive já havia um mandado de prisão contra o mesmo. O suspeito que não teve o nome divulgado foi preso no centro da cidade. Ainda de acordo com a Polícia, na residência do suspeito os Polícias encontraram 411 papelotes de cocaína, 01 revólver calibre 32 municiado, 02 espingardas e dinheiro em espécie. De acordo com a Polícia, o suspeito responde por homicídio e outros crimes praticado no estado de São Paulo. O acusado foi preso em flagrante por tráfico de drogas, e todo material apreendido foi apresentado na Delegacia de Boquira. 



Caetité: MPF denuncia esquema de fraude em licitações praticado por associação criminosa

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi moveu ação penal denunciando por fraude em licitação e associação criminosa o ex-prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho, o atual prefeito, Aldo Ricardo Cardoso Gondim – Secretário de Administração à época dos fatos, os empresários Josmar Fernandes dos Santos e Júlio César Cotrim e os então agentes públicos, Arnaldo Azevedo Silva, Gláucia Maria Rodrigues de Oliveira e Rubiamara Gomes de Souza, sendo esta, os empresários, o ex-gestor e o atual prefeito, os principais autores dos crimes. Respondem, ainda, os agentes públicos à época: Eugênio Soares da Silva, por fraude em licitações, e Thaís Rodrigues da Cunha e Nilo Joaquim Azevedo – que ocupava o cargo de Secretário de Serviços Públicos – por associação criminosa. A ação foi movida no dia 24 de maio deste ano. A partir de investigações desenvolvidas em conjunto por Ministério Público, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), foi apurado que entre 2009 e 2016, em Caetité, durante os oito anos de mandato de José Alencar Filho como prefeito, 28 licitações foram fraudadas. Todos os processos licitatórios têm como vencedoras empresas de fachada ocultamente controladas por Josmar dos Santos (Fernandes Projetos e Construções e JK Tech Construções). O valor dos contratos firmados ilegalmente é de R$ 14.303.415,15 – a JK Tech recebeu R$ 8.909.967,42 e a Fernandes, R$ 5.393.447,73. A ação do MPF, contudo, se resume à responsabilização dos acionados pela fraude de cinco licitações realizadas nos anos de 2011 e 2012 envolvendo recursos do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os demais casos estão sob a atuação do MP do Estado da Bahia, por não envolverem recursos federais. De acordo com MPF, as licitações fraudulentas foram conduzidas em conluio com servidores da prefeitura que na época atuaram como membros das comissões de licitação, destacando-se Rubiamara, que conduziu dez dos 28 processos licitatórios fraudados. O atual prefeito de Caetité, Aldo, solicitou, enquanto secretário municipal, a realização de diversas licitações, principalmente convites, estipulando unilateral e arbitrariamente um preço inicial sem pesquisa. Nilo de Azevedo, à época também secretário da prefeitura, deflagrou licitações sem pesquisa prévia de preços ou com pesquisas fraudulentas. As empresas controladas por Júlio César Cotrim (Construjam Construções, Cobrasiel e Euplan) integraram parte das licitações apenas para compor o processo fraudado e favorecer Josmar. Pelas ações criminosas repetidas em diversas licitações, em articulação coordenada entre o prefeito, empresários, secretários e integrantes das comissões de licitação, o MPF concluiu que a conduta de parte dos envolvidos se enquadra no crime de associação criminosa. O MPF requer, além da condenação dos acusados por fraude em licitações (art. 90 da Lei 8.666/93) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal), a fixação de multa indenizatória de no mínimo, R$1 milhão, para reparação moral coletiva.



Maior ganhador de títulos do futebol, Daniel Alves vai virar estátua em Juazeiro

Foto: Reprodução l Pedro Martins l MoWA Press

Jogador com maior número de títulos em toda a história do futebol, o baiano Daniel Alves chegou ao 40º título da carreira após a vitória do Brasil sobre o Peru por 3 a 1, no último domingo (7), pela Copa América. Natural de Juazeiro, Alves será homenageado e terá uma estátua na terra onde nasceu. Aos 36 anos e em sua 19º temporada como profissional, ele foi campeão, em média, mais de duas vezes por ano. "O capitão do nosso barco é o Tite. Não sou eu não é nenhum jogador. Simplesmente eu represento todos os jogadores. Vou ter a honra de pode levantar em homenagem aos nossos atletas que lutaram bastante para estar hoje aqui e conseguimos o objetivo. Parabéns para nós e para o nosso povo. Volto a insistir, parabéns para o nosso estafe", disse Daniel.

 



Bahia: Acidente com micro-ônibus deixa 5 mortos e 13 feridos

Foto: Reprodução l Jacuípe News

Um acidente com um micro-ônibus que presta serviço para a prefeitura da cidade de Capela do Alto Alegre, deixou cinco mortos e outras 13 feridos, no KM-364 da BR-324, na noite desta segunda-feira (8), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o acidente aconteceu entre as cidades de Riachão do Jacuípe e Tanquinho. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. Informações preliminares apontam que o micro-ônibus prestava serviço para a Secretaria Municipal de Saúde de Capela do Alto Alegre, e que transportava 16 pessoas que foram realizar exames médicos em Salvador. As causas do acidente ainda não foram determinadas, mas PRF suspeita de que o caminhão diminuiu a velocidade para passar em um quebra-mola, quando foi atingido no fundo pelo micro-ônibus. Ainda segundo a PRF, chovia no momento da batida. Com a exceção do motorista do caminhão, que ficou ferido, todas as vítimas são do micro-ônibus. Os nomes das vítimas e o estado de saúde dos feridos ainda não foram divulgados.



Acidente envolvendo caminhão da banda de Léo Santana deixa dois mortos

Foto: Whatsapp l 97News

Um acidente envolvendo um caminhão da banda do cantor Léo Santana deixou duas pessoas mortas na BR-116, na altura da cidade de Itatim, no último sábado (6). As vítimas estavam em um caminhão contratado para transportar os equipamentos da banda. O acidente aconteceu por volta das 9h, na altura do km 523, quando o caminhão da banda bateu de frente com outro veículo do mesmo porte. As vítimas foram identificadas como Luiz Gustavo da Ressurreição, de 53 anos, que dirigia o caminhão, e Ivonilson de Brito Lima, que seguia como passageiro. Os dois saíram de Salvador e estavam sozinhos no veículo. A idade de Ivonilson não foi informada. Em vídeo no Instagram, Léo lamentou o acidente e falou sobre a relação com as vítimas. "É muito 'punk' ter que trabalhar quando se recebe uma notícia ruim, drástica. Um caminhão da minha banda, da minha equipe, com duas pessoas que trabalhavam na equipe da gente acabou batendo de frente com uma carreta. Os dois vieram a falecer. Ter que trabalhar com isso na cabeça é muito forte, é muito punk. Fica meus pêsames para os familiares do Gustavo e do Nabo, que eram moleques que eu gostava demais. Que Deus conforte os corações de vocês", disse o artista. 



Feira de Santana: Dupla é presa após tentar subornar PM-BA com notas falsas

Foto: Divulgação l PM/BA

Na última sexta-feira (5), a Polícia MIlitar de Feira de Santana prendeu dois homens após comprarem produtos em uma farmácia usando cédulas falsas. Após a prisão, a dupla tentou ainda subornar os militares com as notas falsas. Os PMs foram chamados depois que funcionárias do estabelecimento perceberam que as notas eram falsas. Depois de uma busca pelo local, a polícia encontrou os dois suspeitos. Um deles levava R$ 694 em cédulas verdadeiras e R$ 1.100 em notas falsas. No momento em que foram conduzidos para a delegacia, os homens ofereceram o dinheiro que tinham para os policiais, em uma tentativa de suborno. A dupla e o material apreendido foram levados para a delegacia da cidade.



Copiloto assume comando de aeronave após piloto morrer durante voo

Foto: Divulgação

Um piloto morreu no último sábado (6), durante um voo entre a Bahia e São Paulo, e o copiloto teve de assumir o comando da aeronave e fazer um pouso de emergência em Campo Grande, segundo o G1. A causa da morte foi um infarto. Segundo a Infraero, o voo seguia de Barreiras, na Bahia, para Americana, em São Paulo. No meio do trajeto, o piloto, Benedito Fernando Ricci, de 59 anos, passou mal e desmaiou. O copiloto, Matheus Pasquotti, assumiu o comando da aeronave e, após pedir autorização à Infraero e comunicar o ocorrido, fez um pouso de emergência em Campo Grande, por volta das 10h03. Quando a aeronave pousou, Benedito já estava morto.



Sudoeste: Dois são presos por integrar quadrilha de roubo e desmanche de carros

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Dois homens foram presos acusados de integrar uma quadrilha de roubo e desmanche de carro com atuação no sul e sudoeste baiano. Júlio Viana Santos Filho e Reinaldo Nascimento tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos durante a Operação Hidra. Segundo o site Bahia Notícias o grupo tinha atuação nos municípios de Itabuna, Itagibá, Jaguaquara e Vitória da Conquista. Conforme a Polícia, uma carreta roubada foi recuperada em uma oficina usada pela quadrilha em Vitória da Conquista. Não foi informada a data quando os acusados foram detidos.



Para apoiar filha com leucemia, mãe raspa a cabeça

Foto: Reprodução l Pimenta Blog

Há dois anos Marleide Rosa faz o percurso entre Una e Itabuna por conta do tratamento da sua filha, Maylla Sophia, de 5 anos, contra a leucemia linfoide aguda (LLA). Desde então, as duas, mãe e filha ficam de segunda a sexta numa Casa de Apoio em Itabuna e só vão para casa aos finais de semana. Sophya é submetida a sessões de quimioterapia realizadas no Hospital Manoel Novaes. Por conta do tratamento quimioterápico, o cabelo de Maylla voltou a cair e a criança fez um pedido especial: “Se o meu cabelo cair de novo você tira o seu também?”. A mãe atendeu o pedido e raspou a cabeça. “Na hora nem pensei na minha vaidade, só pensei em fazer a vontade dela. Só vou deixar o meu cabelo crescer quando o dela começar a crescer e eu ver que não vai mais cair”, diz. A mãe relata que a menina é tranquila, positiva, alegre, brincalhona, inteligente, facilita o tratamento, toma os remédios, não reclama de nada e demonstra otimismo em relação ao seu cabelo. “Ela diz confiante que o cabelo dela vai crescer novamente e que o bem vai vencer o mal”, destaca Marleide. Marleide torce para que em breve a filha volte a ter uma vida normal e retome a sua rotina escolar. “Eu deixo Deus trabalhar na vida dela. Confio em Deus que tudo dará certo”, conclui.



Dançarina morre e sanfoneiro de banda fica ferido após serem baleados no norte da Bahia

Foto: Divulgação

Uma dançarina da banda cearense de forró Sala de Reboco morreu, na madrugada desta sexta-feira (5), após ser baleada na cidade de Irecê, no norte da Bahia. Na ocasião, outras duas pessoas ficaram feridas. Segundo relato do dono da banda, Antônio Neto Rocha, ao site G1, quatro integrantes do grupo - duas dançarinas, o sanfoneiro e a cantora - e o motorista estavam em um carro, quando o veículo foi atingido por tiros disparados por policiais militares que seguiam o veículo. Na ocasião, três pessoas foram baleadas: Gabriela Amorim, de 25 anos; o sanfoneiro Eliedelson Possidônio Júnior, de 32 anos; e a cantora Joelma Rios. Por meio de nota, PM lamentou a morte de Gabriela Amorim e afirmou estar comprometida com a apuração dos fatos. o documento aponta também que o Comando de Policiamento Regional da Chapada (CPR) instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias da ocorrência. Ainda segundo a PM, uma guarnição da unidade flagrou um veículo modelo Hilux SW4, de cor preta, trafegando na contramão, no centro do município de Irecê, e iniciou o acompanhamento ao perceber que o motorista permanecia com uma direção perigosa. Posteriormente, ainda de acordo com a PM, foi formado um bloqueio na altura da Rua 1º de Janeiro, mas o condutor não teria respeitado o alerta de parada, e um novo bloqueio foi estabelecido por equipes do 7º Batalhão, desta vez na Avenida Santos Lopes. A PM afirmou que mais uma vez o veículo não obedeceu à ordem de parada, manobrando perigosamente pelo acostamento e dando continuidade à fuga pelo centro da cidade, em alta velocidade, transitando pela contramão. Após o carro ter furado os dois bloqueios, os policiais atiraram contra o veículo e abordaram os ocupantes, momento em que foram constatados dois feridos. Ainda segundo a PM, a guarnição imediatamente acionou o Samu, que socorreu um homem, ferido na perna, e uma mulher, para o Hospital Geral de Irecê. 

 

As fotos mostram marcas de tiro na parte de trás do veículo - Foto: Divulgação

Conforme o dono da banda detalhou ao G1, as vítimas, que estavam hospedadas em Irecê decidiram jantar em Lapão, cidade a cerca de 11 km de Irecê. Quando retornaram, foram seguidos pela polícia que começou a atirar contra o carro. "Eles contam que a polícia seguiu eles com o carro apagado, sem o giroflex ligado, e em momento algum pediu que eles parassem o veículo", contou Antônio. Após ser atingida, a dançarina Gabriela ainda foi socorrida para o Hospital, mas não resistiu ao ferimento. Já o sanfoneiro, Eliedelson Possidônio Júnior foi baleado na perna e está internado na mesma unidade de saúde. Já a cantora Joelma Rios foi atingida nas nádegas e de raspão na perna. "Joelma contou que quando percebeu os disparos, ela saiu do carro com as mãos para cima, gritando, dizendo que no carro só tinham trabalhadores, artistas. Ela disse também que, com o barulho da ação, os moradores saíram das casas", contou Antônio. O dono da banda detalhou que o grupo havia feito o último show da agenda junina no dia 30 de junho, em Jacobina, cidade também do norte da Bahia. Entretanto, como Antônio tem um escritório em Irecê e os integrantes da banda têm conhecidos na região, eles ficaram em na cidade baiana para descansar. "Eles estavam se despedindo dos amigos e iriam embora de Irecê hoje. Só queriam se despedir comendo uma galinha famosa aqui na região, e quando voltaram aconteceu isso", lamentou Antônio. A dançarina Gabriela deixa um filho de seis anos. Ainda não há detalhes sobre o sepultamento dela.