ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Modelo brumadense realiza sonho de desfilar na São Paulo Fashion Week

Foto: Reprodução l Folhapress

Na última sexta-feira (18), a modelo brumadense Juliana Lírio, 20 anos, realizou o sonho de desfilar na 48ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW). Para chegar lá, Juliana deixou a cidade de Brumado e passou a morar em São Paulo. Mais do que o sonho de desfilar nas passarelas, ela queria trabalhar e dar uma vida melhor para sua família. Para a modelo, mais uma oportunidade de portas se abrirem. “Agora com a São Paulo Fashion Week no currículo, espero ter mais oportunidades, que o mercado se abra para mim e me absorva da melhor forma”, disse ao jornal Folha de São Paulo. Juliana batalhou muito até conseguir subir na passarela. Ainda na Capital do Minério, ela começou a vender pirulitos de chocolate pelas ruas. Lírio queria bancar os custos de uma viagem para tentar a sorte na cidade grande. Em uma dessas saídas para vender seus doces de porta em porta, acabou conhecendo um empresário do ramo de produtos esportivos que resolveu ajudar. De acordo com Juliana, foi esse homem quem bancou transporte, alimentação e hospedagem para ela fazer as demais etapas do concurso. “Mas nem tudo foi de mão beijada. De 50 pirulitos, eu comecei a produzir 100 para poder eu mesma pagar meu agenciamento na Bahia”, contou. A avó dela está em festa, mas assustada. "Falo que minha avó está surtando. Ela morre de medo de cidade grande, mas me apoia em tudo. Me dá forças. É minha base para seguir em frente”, diz a jovem, já emocionada ao jornal. Seu pai é alcoólatra e sua mãe sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e não teve mais condições de cuidar dela. Certa de que está apenas no começo de um sonho, Juliana dá dicas importantes para quem, assim como ela, luta por um lugar ao sol. "Diria para que não desista, tenha persistência. Nada vem fácil (se emociona)... É preciso acreditar em Deus, levantar e correr atrás", conclui.



Perseguição policial na BR-116 termina com 200 kg de maconha apreendidos em Conquista

Foto: Divulgação l PRF

Na noite do último domingo (20), duzentos quilos de maconha foram apreendidos após uma perseguição policial, em um trecho da BR-116, na cidade de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga estava escondida sobre o assoalho, bancos e porta-malas de um carro. O motorista, que ultrapassou uma ação de fiscalização, conseguiu fugir. Ainda segundo a PRF, o homem foi acompanhado por cerca de 2 km até parar o veículo no acostamento da rodovia e correr para um matagal. Após a ação, os entorpecentes foram encaminhados para a delegacia da cidade. Conforme a PRF, mais de 10 toneladas de maconha já foram apreendidos pela corporação na Bahia, neste ano, em ações isoladas ou conjuntas com outras instituições.



Com máscara de oxigênio suja, hospital usa copo descartável como substituto e reanima bebê

Foto: Divulgação

O Hospital Municipal de Biritinga, na Bahia, usou um copo descartável como máscara de oxigênio, para auxiliar na reanimação de uma bebê que nasceu sem os sinais vitais. Segundo o site G1, o caso ocorreu no dia 4 de outubro. Maíse Correia, 20 anos, mãe da criança, disse que o problema começou, porque ela não tinha dilatação suficiente para ter a filha através do parto normal. "Dei entrada no hospital às 20h30 do dia 3, mas o parto só ocorreu 1h do dia 4 de outubro. O médico fez o toque pela primeira vez e não conseguiu ver um desvio que eu tenho. Pouco tempo depois, ele fez outro toque, quando estourou minha bolsa. Ele então começou o parto. Nesse momento, eu comecei a fazer forças para ter a neném, quando ele percebeu que eu tinha o desvio. Não tinha abertura ideal para ter minha filha de forma natural”, contou. Por conta disso, o parto demorou muito, e a menina nasceu sem sinais vitais. Ainda de acordo com a mãe da criança, o uso do copo ocorreu depois de outras tentativas de reanimação. "Minha filha nasceu sem sinais vitais e falta de oxigênio. Foi ali aqui que começou o processo para reanimar minha filha. Primeiro, eles fizeram a massagem, massageou o coração para ver se vinha os batimentos, e ela deu um chorinho. Mas, foi identificado que ela não tinha oxigênio suficiente. Eles procuram a máscara, mas estava em falta - eu ouvi dizer isso. Foi ai que eles usaram o copinho. Foi tudo muito rápido, não sei explicar muito", pontuou. Após o caso, a mãe da criança contou que ela teve muito medo, mas que, depois do ocorrido, agradece à equipe médica. "Apesar do susto, eu agradeço muito a eles. Deus em primeiro lugar, e ele [o médico] em seguida. O nome dela era Emanuele, mas depois desse acontecimento, na hora do parto, ele chamou ela de Vitória, e nós então colocamos Emanuele Vitória".



Bahia: Tribunal de Justiça derruba liminar e restabelece uma única inspeção veicular por ano

Foto: Luciano Santos l 97News

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), cassou a liminar que obrigava o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a realizar duas inspeções veiculares por ano. Com esta decisão, a inspeção veicular será realizada apenas uma vez. O pedido de suspensão foi feito pela Procuradoria do Detran-BA contra a ação movida pela Associação dos Organismos de Inspeção na Bahia (ABO). A decisão suspendia os efeitos da Portaria 207/2019 do Detran, que revogava a vigência da Portaria de 2.044/2012, que previa a realização de apenas uma inspeção. Segundo o Detran, a liminar causa grave lesão à ordem e à economia, pois com ela o órgão viola a segurança jurídica nacional, por usurpar a competência do Denatran e resoluções do Contran. Outra questão é desobedecer a recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que pediu a revogação da Portaria de 2012, por instituir as duas inspeções por ano. A liminar também prejudica grandes frotistas que seriam obrigados a seguir regramento diferente em outros estados. Na decisão, o presidente do TJ-BA, desembargador Gesivaldo Britto, afirmou que a liminar, de fato, causa grave lesão à ordem pública, por vício na forma de atribuição ao estabelecer certificações de inspeção veicular na Bahia. O desembargador ainda ressaltou que não há perigo pela suposta ausência de fiscalização de segurança veicular, já que estão em vigor as normas do Contran para inspeção em âmbito nacional, através do CSV.



Polícia Civil investiga desvio de recurso na Aspra

Foto: Divulgação l SSP-BA

A Polícia Civil de Salvador investiga desvio de recursos na  Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que lidera greve de grupo da Polícia Militar desde o início do mês na capital baiana. Segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, há indícios desvio de recursos na associação. “Estamos aprofundando e buscando provas de uma investigação já em curso no Draco que apura desvio de recursos da Aspra em contas bancárias pessoais de funcionários da administração da Associação. Não são o desvio de finalidade, promovendo e incitando a prática criminosa mas também crimes sendo praticados na administração da Aspra”, revelou durante a coletiva de imprensa. Sobre a greve liderada pelo deputado estadual Soldado Prisco, Barbosa disse que é “inegável que Prisco sempre se fez em cima das greves da polícia. Em nosso olhar, não há dúvida de que existe interesse político nessas ações. Agora, o que nos faz refletir é que temos que buscar uma reflexão do ponto de vista político. Existem casos de greves em que, após todos os estragos causados, tivemos aprovadas anistias de policiais que promoveram greves e motins. Eu nunca soube na história do Brasil que as forças armadas federais tivessem feito greve e não tivessem tomado nenhuma repressão”, disse ao site Bocão News. O titular da SSP disse ainda que a Bahia não é terra sem lei. “Se quiserem fazer motim contra superiores hierárquicos, não haverá mais lei. Depois de todo esforço que fazemos, o MP encaminha as denúncias. E o que a gente quer é que não haja anistia em caso de responsabilização. É necessário que, quem legisle, tenha essa consciência para que esses casos não se repitam. Isso serve de exemplo de, para cada anistia concedida, mais situações como essa vão existir”, afirmou Maurício Barbosa.



Conquista: PRF prende homem com quase 30 kg de maconha prensada

Foto: Divulgação l PRF

Na noite de quarta-feira (16), quase 30 quilos de maconha foi apreendida, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma fiscalização na BR-116, em Vitória da Conquista. A droga foi encontrada na mala de um passageiro de ônibus de turismo. Os agentes realizavam fiscalização de combate a criminalidade na rodovia quando abordaram um ônibus, que seguia do Estado de São Paulo ao município de Arapiraca, em Alagoas. Durante a abordagem e procedimentos padrões de checagem do compartimento de bagagens, foi encontrado 28 kg de maconha prensada, embaladas em trinta e nove pacotes. O entorpecente estava no interior de uma mala. Ao subir no veículo e conversar com os ocupantes, foi realizada a checagem dos tíquetes de bagagens sendo encontrado comprovante com numeral correspondente em poder de um dos passageiros. O homem de 29 anos, natural de Aracaju (SE), acabou confessando que recebeu a encomenda em São Paulo (SP) para ser entregue na rodoviária de Maceió (AL). Ele foi preso em flagrante. Na Delegacia, ele ainda disse que receberia 1.500 para realizar o transporte. O suspeito e o material foram encaminhados à Delegacia para os procedimentos cabíveis. 



Governo abre concurso para formação de policias e bombeiros militares

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo da Bahia abriu concurso público para formação de oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do estado. O edital da seleção foi publicado no Diário Oficial da Bahia, na terça-feira (15). No total, serão ofertadas 1.250 vagas. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 21 de outubro até as 23h59 do dia 19 de novembro. Do total de vagas, mil vagas são destinadas para soldados da Polícia Militar da Bahia, e outras 250 para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Para se candidatar aos cargos, os interessados devem acessar o site (aqui) do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, responsável pelo certame. A taxa de inscrição custa R$70. O pagamento do boleto deve ser feito até o dia 20 de novembro. O concurso vai ser composto por duas etapas: prova objetiva e também prova discursiva. A avaliação objetiva está prevista para ocorrer em 19 de janeiro de 2020 e terá duração de cinco horas. O edital está disponível no Diário Oficial. 



Operação na sede da Aspra em Salvador encontra dinheiro, armas e carro alugado pela AL-BA

Foto: Divulgação l SSP/BA

Uma operação realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), na manhã desta quarta-feira (16), culminou na apreensão de  documentos em várias cidades da Bahia. Na capital baiana, a operação encontrou cerca de R$ 5 mil, em espécie, e um carro alugado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na sede da Associação de Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), em Nazaré. O veículo estava estacionado dentro da Aspra. Além disso, foram achadas 13 pistolas com os 14 PMs, que estavam na entidade. Todas as sedes da instituição foram interditadas por determinação da Justiça baiana. Na madrugada desta quarta-feira (16), o deputado estadual Soldado Prisco (PSL) e dois policiais foram alvos de um suposto atentado. A Polícia Civil apura o caso.

Foto: Reprodução


Bahia: Aspra é interditada após operação do Ministério Público

Foto: Divulgação

Todas as sedes da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares (Aspra) em Salvador e no interior do estado foram interditadas por determinação da Justiça baiana e estão sendo alvo de uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (16), pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), com apoio dah Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio das Polícias Civil e Militar, para cumprimento de mandado de busca e apreensão. A decisão da Justiça atende a pedido formulado pelo MP, que sustentou que a entidade tem realizado assembleias incitando movimento paredista da classe dos policiais, afrontando o artigo 142 da Constituição Federal, e causando grave risco à segurança pública e à coletividade. A operação acontece além de Salvador, Guanambi, Vitória da Conquista. e mais 17 cidades. Na operação, estão sendo interditadas as sedes e, apreendedendo documentos, computadores e dinheiro, também foi determinado o bloqueio das contas da entidade. Vinte promotores de Justiça participam da ação. Possível atentado que será investigado pela Secretaria de Segurança Pública.



Bahia registra mais de 20 mil mortes em acidentes de trânsito nos últimos 10 anos

Foto: Luciano Santos l 97News

Entre 2009 e 2018, a Bahia registrou 24.479 mortes em acidentes de trânsito, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com a Sesab, até outubro deste ano, foram registrados 1.481 óbitos causados por acidentes de trânsito. Além disso, a secretaria destaca que cerca de 40% das internações hospitalares no estado são por causa de acidentes, na maioria das vezes envolvendo motocicletas. A Bahia foi o primeiro estado do Brasil a incluir os acidentes de trânsito na lista de doenças de notificação compulsória (obrigatória), para interesse de saúde pública, em novembro de 2017. Segundo a Sesab, entre 1° de janeiro e 8 de outubro de 2017, foram registrados 16.822 vítimas de acidente de trânsito, média superior a 59 casos por dia. O órgão, 75,1% das vítimas eram homens e 57,1% deles tinham entre 20 e 39 anos. No cálculo, o órgão leva em conta atendimento médico-hospitalar, seguros de veículos, danos a infraestruturas e perda ou roubo de cargas. Na Bahia, entre 1° de janeiro de 2015 e 4 de outubro deste ano, as despesas com internação hospitalar custaram R$ 50 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). O montante não contabiliza medicamentos, fisioterapias, órteses e próteses, o que multiplicaria o valor em mais de 10 vezes.

 



Bahia entra em alerta contra a peste suína

Foto: Reprodução

Após notificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Divisão de Sanidade dos Suídeos, da confirmação de um foco já saneado de 'Peste Suína Clássica' (PSC), no estado de Alagoas, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) designou o deslocamento de uma equipe para estado alagoano, a fim de tomar conhecimento dos detalhes da contaminação e providências adotadas para conter a disseminação e evitar que a doença chegue à Bahia. O MAPA recomenda a fiscalização do trânsito de suínos, material genético suíno, produtos e subprodutos de origem suína, efetuadas pelos postos fixos e equipes móveis de fiscalização, com maior atenção na região limítrofe da zona livre de PSC. Os 32 animais da propriedade de Taipu foram sacrificados após diagnosticados com a doença. Outras propriedades da região estão sendo investigadas para que seja afastada qualquer suspeita. 



Bahia tem situação de emergência decretada por causa das manchas de óleo em praias do estado

Foto: Reprodução l Itana Alencar l G1

O governador da Bahia em exercício, João Leão, assinou na tarde desta segunda-feira (14) o Decreto Estadual de Emergência para liberação de recursos para seis municípios do estado que foram atingidos por manchas de óleo no litoral. Segundo o site G1, a assinatura contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual. “A finalidade desse decreto é que nós possamos comprar todos os materiais necessários para conter e recolher essas manchas que estão chegando na praia. Quem é que vai ficar com esse óleo que a gente vai recolher? A ideia nossa é entregar esse óleo para a Petrobras, que é quem entende de petróleo", disse o governador. João Leão também falou sobre a suspeita de uma mancha de óleo de 21km quadrados a 100km da costa de Alagoas, que foi descartada após monitoramento aéreo especializado realizado por equipes da Petrobras e por imagens de satélites do Ibama. "Uma das coisas importantes [do decreto] são os voos de helicópteros para a gente verificarmos se essa mancha que viram por mancha satélite existe. A Bahia conta com 25 pontos de contaminação espalhados pelos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra. A mancha de óleo chegou ao Rio Pojuca, na região de Itacimirim, que fica na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. 



Menino de quatro anos morre ao tentar defender a mãe de ataque do padrasto

Foto: Reprodução l Blog do Valente

Na noite de sábado (12), um menino de 4 anos foi morto a facadas enquanto tentava defender a mãe. O caso aconteceu em Santo Antônio de Jesus. A criança, identificada como Miguel Martins Pita Costa, foi golpeada mais de dez vezes, segundo o Blog do Valente quando tentava impedir que o seu padrasto identificado como Edilton Júnior, atingisse sua mãe, identificada como Manuela Silva Costa Martins, 29 anos, que também foi esfaqueada. Os dois foram encaminhados para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O corpo do menino deve ser sepultado em Salvador. Testemunhas relataram que, após o crime, o assassino teria dado golpes em si mesmo e se atirado da sacada de um imóvel. Ele foi socorrido por um policial. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o assassinato.



Irmã Dulce é canonizada pelo Papa Francisco e se torna a primeira santa brasileira

Foto: Reprodução l Remo Casilli l Reuters

Santa Dulce dos Pobres. É assim que Irmã Dulce passa a ser chamada após a cerimônia de canonização que a tornou santa no domingo (13) na Praça de São Pedro, no Vaticano, lotada de fiéis. A santa, conhecida popularmente como "Anjo Bom da Bahia", foi uma das religiosas mais populares do Brasil graças ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados. O Vaticano considera que Santa Dulce dos Pobres é a primeira santa brasileira. Embora outras brasileiras e uma religiosa que atuou no país tenham sido canonizadas pela Igreja Católica anteriormente, irmã Dulce é a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos. Outros quatro beatos, de diferentes nacionalidades, também foram canonizados por Papa Francisco. De acordo com o Vaticano, 50 mil pessoas participaram da cerimônia. "Em honra da Santíssima Trindade, pela exaltação da fé católica e para incremento da vida cristã, com autoridade de nosso senhor Jesus Cristo, os santos apóstolos Pedro e Paulo, depois de haver refletido longamente, ter invocado a ajuda divina e escutado o parecer de muitos irmãos do episcopado, declaramos e definimos santos os beatos: John Henry Newman, Giuseppina Vannini, Mariam Thresia Chiramel, Dulce Lopes Pontes e Marguerite Bauys", declarou o Papa, em latim. A cerimônia foi acompanhada por autoridades brasileiras como o vice-presidente, Hamilton Mourão; o governador da Bahia, Rui Costa; o prefeito de Salvador, ACM Neto; e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. Antes da missa, a cantora baiana Margareth Menezes, o padre Antonio Maria e o sanfoneiro cearense Waldonys tocaram e cantaram no altar a música oficial da canonização.



Sesab assina ordem de serviço para construção de Hospital do Câncer em Caetité

Foto: Divulgação

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, assinou uma ordem de serviço na sexta-feira (10) para a construção do Hospital do Câncer em Caetité. A implantação do novo equipamento é fruto de um convênio assinado pelo governo estadual com a prefeitura de Caetité. O investimento é de R$3,1 milhões em obras e mais R$10 milhões em equipamentos. O hospital a ser instalado em Caetité terá 78 leitos, sendo 10 de terapia intensiva (UTI), e deve ofertar consultas e exames para acompanhamento, diagnóstico e o tratamento por cirurgia, oncologia clínica e cuidados paliativos para os pacientes, além de quimioterapia. Serviços de urgência e emergência oncológica também serão ofertados para pacientes cadastrados, bem como a oferta de hemoterapia.

 



TCE aplica multas, no total de R$ 18 mil, a ex-dirigentes da Agerba na Bahia

Foto: Divulgação

Além de desaprovar a prestação de contas da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba), referente ao exercício de 2014, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) decidiu, em sessão ordinária da quinta-feira (10) aplicar multa de R$ 8 mil ao ex-diretor executivo da unidade, Eduardo Harold Mesquita Pessoa, por considerar muito graves as irregularidades constatadas pela equipe de auditores da 6ª Coordenação de Controle Externo (CCE). Também terão que pagar multas o diretor-geral do Departamento de Tarifas e Pesquisas, Bruno Moraes Amorim da Cruz (R$ 2 mil), a coordenadora de Gestão Administrativa e Financeira, Maria da Conceição Sampaio de Almeida Sanches (R$ 4 mil) e a assessora técnica do Núcleo de Gestão de Concessões do Transporte Hidroviário, Maria Uliana Costa Cedraz Zanetti (R$ 4 mil). No seu voto, o relator do processo, conselheiro João Evilásio Bonfim, listou algumas das irregularidades encontradas pela equipe de auditores que levaram à decisão pela desaprovação da prestação de contas: grave infração à norma legal ou regulamentar relacionada à concessão/permissão de linhas rodoviárias sem a devida licitação; a ocorrência de culposa aplicação antieconômica de recursos públicos nos ressarcimentos realizados de forma indevida, pagamento de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI), em serviços referentes à reforma em embarcações concedidas, sem haver previsão contratual. Na mesma sessão plenária, os conselheiros aprovaram, com recomendações, a prestação de contas da Secretaria de Planejamento (Seplan, relativas ao exercício de 2018. Ainda cabem recursos das decisões.



Canonização de Irmã Dulce será no domingo (13); milhares de baianos vão ao Vaticano

Foto: Reprodução l Maiana Belo l G1

A três dias da canonização da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, a praça São de Pedro segue cheia de turistas. O vai e vem das pessoas de diversos países é comum na praça mais famosa do Vaticano, mas o que foi novidade para quem visitou o local nesta quinta-feira (11) foi ver imagem de Irma Dulce exposta ao alto, na Basílica de São Pedro. "Nascida em Salvador, dia 26 de maio de 1914, e falecida dia 13 de março de 1992, também em Salvador, Dulce Lopes Pontes (Irmã Dulce) será proclamada Santa Dulce dos Pobres. No mesmo horário de canonização de Irmã Dulce, outros beatos (atual status da primeira santa brasileira) também serão canonizados: Cardeal John Newman (Inglaterra), Madre Giuseppina Vannini (Itália), Maria Teresa Chiramel Mankidiyan (Índia), Margarida Bays (Suíça). As imagens dos beatos que serão proclamados santos já estão posicionadas em frente à Basília de São Pedro. Milhares de brasileiros, principalmente da Bahia, já estão embarcando. Quem não vai à Santa Sé, pode ver em emissoras de TV, mas vai ter que madrugar para o horário de canonização de Irmã Dulce: a cerimônia começa às 5h15, no horário de Brasília (10h15 no horário de Roma).



Caetité: Mineração de urânio deve ser retomada pelo governo

Foto: Divulgação

O governo federal pretende retomar a mineração de urânio em todo o país após cinco anos. Os trabalhos devem ser iniciados na mina do Engenho, em Caetité, até o fim do ano, pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Em entrevista ao Estadão, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que essa é uma decisão política a ser adotada. Atualmente, Caetité é o único lugar do país onde existe mineração de urânio. Entre 2000 e 2015, houve a exploração da mina Cachoeira, com a retirada de 3.750 toneladas de concentrado de urânio. Em Caetité, além da mineração, há o beneficiamento do minério, que resulta no produto concentrado de urânio ou yellowcake. Atualmente, apenas a estatal INB pode atuar na área, mas devido a restrições orçamentárias, parcerias com a iniciativa privada devem ser feitas para explorar o potencial de urânio no território nacional.



Maior fraudador do INSS na Bahia recebia 6 benefícios falsos que chegavam a R$ 20 mil por mês

Foto: Reprodução l TV Bahia

O homem que foi preso e identificado pela Polícia Federal como o maior fraudador do INSS na Bahia, nos últimos 40 anos, recebia seis benefícios diferentes, todos falsos, e gerou sozinho um prejuízo de R$ 2 milhões aos cofres públicos. Segundo o site G1, ele era o chefe da quadrilha alvo da Operação Caduceu, que cumpriu mandados no estado na quarta-feira (9). De acordo com a PF, cinco dos seis benefícios tinham nomes falsos, enquanto em um deles o suspeito alegava ser incapacitado de trabalhar por ter câncer. O homem, que foi preso no bairro da Barra em Salvador, não teve nome divulgado pela PF. Só em Salvador, ele já responde a 15 processos penais pelos crimes relacionados à fraude do INSS, desde a década de 80, e inclusive já havia sido preso outras vezes. A Polícia Federal constatou que ele fraudou pelo menos 140 benefícios, número que pode aumentar à medida que as investigações avancem. O INSS, informou que os proveitos mais antigos recebidos por ele eram dos anos de 2011 e 2012, e que os valores mensais de recebimentos chegavam a R$ 20 mil, benefícios próximos ao teto pago pelo INSS. Ao todo, a PF na Bahia cumpriu cinco dos 15 mandados expedidos: os três de prisão preventiva e dois de busca e apreensão. Conforme o G1, os presos vão responder por organização criminosa, estelionato previdenciário, uso de documento falso, falsidade ideológica e falsificação de documento público. No caso do servidor do INSS, caso seja comprovada a participação, ele vai responder na área criminal e administrativa, podendo perder a aposentadoria. A polícia seguirá com a investigação a partir dos novos documentos apreendidos e, com o fechamento do inquérito, o processo será encaminhado para a Justiça e ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).



Bebê de 1 ano fica ferido ao ser atingido com garfo na cabeça durante briga entre os pais

Foto: 97NEWS

Uma criança de um ano foi atingida na cabeça por um garfo depois que a mãe dela tentou acertar o marido com o utensílio, durante uma briga, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, na madrugada desta terça-feira (8). Conforme informou a polícia ao site G1, o caso ocorreu dentro da casa da família, na Rua Dois de Julho. Após o ocorrido, Tatiane Jacinta Anunciação levou a filha para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Cristóvão, com o garfo cravado na cabeça. A criança, por conta dos ferimentos, precisou ser transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há informações sobre o estado de saúde dela, que segue internada na unidade. O caso é acompanhado pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derrca).