ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia registra 2.847 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.847 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +5,8%), 50 óbitos (+3,4%) e 2.266 curados (+9,0%). Dos 51.931 casos confirmados desde o início da pandemia, 27.521 já são considerados curados, 22.869 encontram-se ativos e 1.541 tiveram óbito confirmado. As confirmações ocorreram em 363 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (50,14%). O boletim epidemiológico contabiliza 51.931 casos confirmados, 111.557 casos descartados e 102.247 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 18 horas de quarta-feira (24). Na Bahia, 6.811 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 



Jequié: Carga com 17 mil itens falsificados é apreendida na BR-116

Foto: Divulgação l PRF

Uma carga com 17 mil itens falsificados e sem nota fiscal foi apreendida na noite de segunda-feira (22) em um trecho da BR-116 de Jequié. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o material estava em um caminhão baú que foi parado na altura do km 677. A equipe pediu os documentos ao motorista, tanto do veículo como do mesmo. Ao ser perguntado sobre o material transportado, o motorista, de 55 anos, disse que era carga de calçados. Ao desconfiar das respostas, os PRFs resolveram aprofundar a fiscalização quando se depararam com quase 400 caixas com mercadorias diversas. Havia sandálias, tênis, bolsas e vestuários. Todo o material estava estampado com marcas famosas, porém, com sinais claros de falsificação. Aos policiais, o motorista declarou que não tinha documento fiscal comprobatório da compra. Informou ainda que levaria a carga para Natal (RN) e outras cidades do Nordeste. Ao final da ação, que faz parte da Operação II, o condutor e a carga foram encaminhados à Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz/BA), que constatou a irregularidade.



Bahia chega a 300 cidades sem o transporte intermunicipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia suspendeu o transporte intermunicipal em mais 14 cidades, como medida de combate à propagação do coronavírus. Um decreto publicado nesta terça-feira (23) determina o fechamento das rodoviárias de Andaraí, Dom Basílio e mais 12 municípios a partir de quarta-feira (24). No total, o estado possui 300 cidades com transporte intermunicipal suspenso. A decisão prevê a proibição da circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Belo Campo, Carinhanha, Correntina, Jacaraci, Guajeru, Tanhaçu e mais onze cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

 

 



Bahia lidera ranking de capacidade instalada de fazendas solares

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia lidera o ranking dos estados com maior capacidade instalada de usinas solares fotovoltaicas em operação comercial no país, com 776,86 MW. Os dados, referentes a abril, são do InfoMercado Dados Gerais, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE. Na lista dos cinco estados que mais concentram capacidade de geração de energia por meio da luz do sol, estão ainda Piauí, Minas Gerais, São Paulo e Ceará, conforme a tabela abaixo. Vale destacar que os números consideram apenas as usinas de geração solar fotovoltaica centralizada, e não contabiliza a produção de energia com painéis solares em residências, comércios e indústrias. Ao todo, as fotovoltaicas tiveram uma geração de energia em abril de 669 MW médios, o que corresponde a 40% de aumento em relação ao mesmo mês do ano passado. A fonte foi a que mais cresceu percentualmente no período, motivada pela entrada em operação de novos empreendimentos. Os números comprovam a tendência de expansão da energia solar, mesmo com a queda de 11,8% no total gerado no Sistema Interligado Nacional - SIN. Já o consumo de energia naquele mês caiu 11,9% na comparação anual, de 65.186 MW médios para 57.442 MW médios. O mercado regulado apresentou queda de 11,3%, para 40.473 MW médios, enquanto o mercado livre viu a demanda recuar 13,2%, para 16.970 MW médios, comportamento explicado pela migração de consumidores e pelas medidas restritivas para combate à Covid-19.



Posse de novo diretor da Embasa será contestada na Justiça, informa Sindicato

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A posse do novo diretor financeiro e comercial da Embasa, Cláudio Villas Boas, ocorrida nesta sexta-feira (19), fere a Lei das Estatais e está sendo contestada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae). A entidade informa que já apresentou denúncias ao Ministério Púbico da Bahia, ao Tribunal de Contas do Estado e ao próprio governo baiano, e caso mantida a permanência do diretor no cargo, vai acionar a justiça. De acordo com o Sindicato, a posse de Villas Boas é flagrante conflito de interesse e viola a Lei 13.303/2016, a chamada Lei das Estatais. Até fevereiro do ano passado ele integrou a BRK Jaguaribe, empresa que mantém contrato com a Embasa para operar o emissário submarino da Boca do Rio. O Art. 17 da referida lei exige prazo de pelo menos três anos de afastamento de pessoa da iniciativa privada para contratação por empresa pública ou de economia mista, como é o caso da Embasa. Assim, nem metade da “quarentena” foi cumprida. Isso também configura violação ao princípio da moralidade previsto na Constituição Federal. A BRK Jaguaribe pertence ao fundo de investimentos canadense Brookfield, que adquiriu o contrato do emissário da Odebrecht Ambiental, vendido após a Operação Lava-Jato levantar suspeitas do envolvimento da empreiteira com o escândalo da Petrobras. Contudo, desde quando firmado em 2006 esse contrato causou polêmica, pois ficou constatado sobrepreço, e com isso ele sofreu significativa redução de valor. Villas Boas foi colocado na diretoria financeira, segundo o Sindicato, para tocar o projeto de abertura do capital da Embasa. Embora repetida vezes tenha negado a intenção de privatizar a empresa de saneamento, o governador Rui Costa tem falado regularmente em abrir o capital (vender ações na bolsa de valores), o que é uma forma de privatização. Os acionistas vão lucrar com um bem essencial à vida e que, neste momento, também é fundamental para a higiene pessoal e coletiva como forma de combater o coronavírus. Ao virar “negócio”, a água ficará mais cara e ainda mais escassa para a população mais pobre.

 



Polícia apreende duas toneladas de cocaína escondida em carregamento de soja em Ilhéus

Foto: Divulgação l SSP-BA

Mais de 2 toneladas de cocaína que iria para Holanda e terminou interceptada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira e da Polícia Federal. Apreensão foi feita no Porto de Ilhéus na última sexta-feira (19). A pesagem foi iniciada ainda na sexta e finalizada na manhã de sábado (20). Levantamento preliminar avalia que, se comercializada, a carga renderia aproximadamente R$ 40 milhões. Escondida em meio a um carregamento de soja que veio do Oeste baiano, as equipes contaram com a destreza de uma cadela farejadora da raça Pastor Belga Malinois, de nome Athena. O animal integra a equipe da Cipe Cacaueira. "Trabalhamos com paciência e de forma bem técnica por que as informações eram de um grande montante de cocaína que iria para Europa. As equipes estão de parabéns pela persistência", destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Todo o material foi encaminhado para a sede da PF, em Ilhéus. 



MP-BA pede a proibição de queima de fogos e fogueiras em cidades da Bahia

Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou às prefeituras de Santo Antônio de Jesus, Varzedo, Dom Macedo Costa e Mutuípe que proíbam o acendimento de fogueiras e queimas de fogos de artificio em locais públicos ou privados. O pedido foi feito diante da proximidade da data oficial de São João. O MP-Ba pede que seja feito o uso do poder de polícia, caso necessário, para o cumprimento da determinação, indicando também medidas administrativas para coibir a desobediência ao ato, a exemplo de suspensão concessão e renovação de autorizações para estabelecimento de venda de fogos de artifício, cassação das autorizações já concedidas, fiscalização para impedir acendimento de fogueiras e queima de fogos e aplicação de sanções, como multa e apreensão de material. Na recomendação, o promotor lembra ainda que essa tradição, naturalmente, provoca aglomerações, comprometendo a eficácia do isolamento social com medida para contenção da pandemia.  Além disso, eleva os riscos de doenças e problemas respiratórias, bem como queimadura e acidentes, podendo impactar na procura das unidades de saúde e, com isso, agravando a superlotação da rede hospitalar. 

 



Mercado Livre montará primeiro centro de distribuição do Nordeste na Bahia

Foto: Reprodução

O Mercado Livre vai implantar na Bahia seu primeiro Centro de Distribuição (CD) no Nordeste e terceiro no Brasil. A unidade, que pretende gerar 500 empregos diretos, ficará sediada em Lauro de Freitas, numa área de 35 mil metros quadrados. A operação será no modelo Fulfillment, em que o Mercado Livre fica responsável por todo o processo logístico do vendedor do marketplace, do estoque de produtos ao pós-venda. O marketplace é uma plataforma, mediada por uma empresa, em que vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos. O objetivo do Mercado Livre é realizar entregas no mesmo dia ou dia seguinte para Salvador. Já as encomendas para o Recife poderão ser feitas em até um dia. Além de fazer entregas mais rápidas para o Nordeste, a ideia é aumentar ainda mais a oferta de frete grátis na região. A empresa também vai realizar um programa social voltado para a educação e a empregabilidade de 120 jovens.



Bahia: Governo do estado diz que Brasil deveria ter entrado em 'lockdown' no início da pandemia

Foto: Divulgação l Ascom

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) afirmou na manhã desta sexta-feira (19) que o Brasil deveria ter entrado em estado de lockdown logo no início da pandemia do coronavírus para afastar de vez o vírus do país. Ele afirmou que o país tomou medida incorreta ao tratar da Covid-19 de forma diferente de outros países. “O problema no Brasil foi que, diferente de outros países, principalmente países asiáticos, eles tomaram o remédio amargo de uma vez só. Elez fizeram o que alguns chamam de lockdown, fechamento total. Fecharam tudo durante 15, 20 dias e, de fato, as pessoas ficaram em casa e evitaram o contágio. Com isso se derrubou de uma vez. Infelizmente o Brasil decidiu tratar o vírus de forma homeopática. Nem fechou nem abriu, ficou essa posição intermediária e infelizmente o vírus não foi embora rapidamente”, disse o governador em entrevista à imprensa baiana. Ele afirmou ainda que algumas cidades, que sequer registraram casos, decidiram fechar tudo no início, e hoje ficou mais complicado manter a população em casa. "Se fecha antes, na hora que precisar manter fechado o povo já não vai aguentar mais, e infelizmente foi o que aconteceu em muitas cidades", afirmou Rui.



Erro no sistema do Ministério da Saúde causa subnotificação de casos da Covid-19 na Bahia

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou que na quinta-feira (18) ocorreu um erro no sistema do Ministério da Saúde, o que acarretou na subnotificação dos números da Covid-19 no estado. Com isso, a Bahia teve um crescimento pequeno da doença nas últimas 24h, de apenas 1,6% dos números de casos. De ontem para hoje, foram registrados 651 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de 1,6%), 41 óbitos (+3,4%) e 465 curados (+2,6%). O número total de pacientes recuperados é de 18.351, o de casos confirmados é de 41.577, os óbitos estão em 1.263 e os casos ativos, aqueles que continuam internados ou em isolamento domiciliar com sintomas da doença e sob observação da vigilância epidemiológica, em 21.963. A taxa de ocupação dos leitos especializados de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) está no momento em 59%, ou seja, de todos os 2.116 leitos disponíveis, 1,233 estão com pacientes contaminados pela Covid-19 internados.



Após três meses, enfermeira se emociona ao abraçar a filha com proteção instalada na porta de casa

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma enfermeira de Salvador, que estava há três meses sem ver a filha por precaução de contágio da Covid-19, conseguiu abraçar a criança, no dia em que fazia aniversário, por meio de uma proteção de plástico colocada na porta de casa. A "barreira" foi instalada na casa da mãe de Paloma Castro, que atua na linha de frente em combate ao coronavírus desde o início da pandemia. Ela trabalha em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e em um hospital da capital baiana. Por causa da situação, a filha dela passou a morar com a avó e o bisavô, no bairro de Itapuã. Desde então, a profissional não teve contato físico com a menina. A enfermeira fez 30 anos na última sexta-feira (12) e, para comemorar a data, o irmão dela resolveu improvisar uma proteção feita de plástico, colocada na porta da casa da mãe deles para que Paloma pudesse abraçar os familiares. Paloma se emocionou ao ver a filha e por ter conseguido abraçá-la. Além disso, a enfermeira também abraçou a mãe, que está isolada com a filha dela. Segundo a enfermeira, no momento da comemoração, ela e o irmão ficaram do lado de fora, na garagem, enquanto a filha ficava na parte de dentro de casa, com a mãe e o avô. Depois disso, ela retornou para casa. "Foi um dos melhores momentos da minha vida. Ficar sem poder tocar ou abraçar sua filha é muito doloroso. Tem que ter uma força muito grande para resistir a isso. Foi lindo, emocionante. Chorou eu e chorava ela [risos]", contou Paloma. As informações são do site G1.



Investimento de R$ 27 milhões garante continuidade do PAA Leite na Bahia

Foto: Divulgação

O contrato que garante a execução do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Leite, foi aditivado e o programa garantiu continuidade para beneficiar milhares de baianos que dependem do programa social, um dos mais importantes da política de proteção social e incentivo à agricultura familiar do país. Executado no estado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), por meio de convênio com o Ministério da Cidadania, o programa terá recursos da ordem de R$ 27 milhões para execução no segundo semestre. O investimento conta com recursos do ministério e do governo do estado. De acordo com a SJDHDS, há o objetivo de garantir a ampliação do programa ainda neste segundo semestre, saindo dos atuais 98 municípios para cerca de 250 em toda a Bahia. A captação e doação do leite sairia dos atuais 35 mil litros por dia para 80 mil litros por dia, beneficiando famílias em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. "Essa ampliação durante o período da pandemia garantirá o atendimento de mais famílias que precisam e contam com o programa para garantir alimentação adequada. É fundamental que a gente continue atuando para reduzir os impactos sociais neste momento. É uma obrigação do estado brasileiro proteger seus cidadãos assim como fazem outros países pelo mundo", afirmou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.



Bahia passa de 40,9 mil infectados e tem 1.720 casos de Covid-19 em 24h

Foto: Reprodução

A Bahia chegou a 40.926 pessoas contaminadas pelo coronavírus na quarta-feira (17), após ter 1.720 casos registrados em 24 horas, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Com a atualização dos dados, o estado contabiliza 1.222 pessoas mortas pela Covid19. Do total de pacientes infectados, 17.886 estão recuperados. Ainda no boletim, a Sesab aponta que 21.818 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 5.650 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. Os casos confirmados ocorreram em 357 municípios do estado. O boletim ainda registra 80.251 casos descartados e 91.930 em investigação em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16h da quarta-feira.



Luís Eduardo Magalhães: Polícia Civil apreende dono de blog acusado de publicar fake news política

Foto: Divulgação l Polícia Civil

No início da manhã de quarta-feira (17), a Polícia Civil cumpriu mandado de busca, apreensão e condução coercitiva na casa de um fotógrafo e dono de um blog na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste do Estado. Segundo a Polícia, Matheus Loiola foi localizado em sua residência no bairro Jardim Paraíso. Não houve resistência e ele foi levado à delegacia para prestar depoimento. Ainda segundo a Polícia Civil, foram apreendidos um notebook, celulares, câmeras, acessórios e um HD externo, que serão periciados. Ele é investigado pelos crimes de calúnia, difamação, falsidade ideológica e associação criminosa, por supostamente integrar um esquema de produção de perfis falsos nas redes sociais. De acordo com as investigações, as suspeitas são de que Loiola seria o produtor de publicações difamatórias nas páginas 'Luiseduardoonline', criadas há três anos no Facebook e no Instagram, além de evidências de que ele fabricava perfis falsos para atacar adversários políticos da cidade. Em depoimento à Polícia, ele confirmou que é proprietário do site, mas não revelou quem está por trás, financiando o esquema. Conforme a Polícia local, a depender do depoimento, outras pessoas podem ser ouvidas para prestar esclarecimentos.



Carinhanha: Operação prende grupo acusado de furtos em propriedades rurais

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma operação deflagrada na terça-feira (16) pela 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Guanambi, e 24ª (Coorpin), de Bom Jesus da Lapa, no município de Carinhanha, prendeu integrantes de um grupo acusado de ser o responsável por roubos em propriedades rurais do município durante a operação “Res Furtiva”. Segundo a Polícia Civil, durante as ações nos povoados de Cavalhadas, Feirinha, Barra do Parateca, Marrequeiro e Estreito, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisões preventivas e temporárias, além de duas prisões em flagrante de dois homens com armas de fogo. De acordo com a Polícia, as investigações tiveram início após o roubo em uma fazenda da região, no qual o grupo atacou uma propriedade em maio deste ano, levando entre outros objetos, uma arma de fogo registrada. Conforme a PC, com os suspeitos foram apreendidos um carro e uma motocicleta, utilizados na ação criminosa, além de uma espingarda, um revólver, munições calibre 32, uma quantia em dinheiro e aparelhos celulares. O material apreendido foi encaminhado para perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e os suspeitos estão à disposição da Justiça.



Bahia confirma 1.219 casos de coronavírus em 24h e número de infectados chega a 37,6 mil

Foto: Divulgação

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 1.219 novos casos de Covid-19. O número de mortos por causa da doença é de 1.145, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta segunda-feira (15). Com a atualização dos dados, a Bahia totaliza 37.620 casos confirmados de Covid-19. Do total de pacientes infectados, 15.850 estão recuperados. Ainda no boletim, a Sesab aponta que 20.625 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 5.341 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. Os casos confirmados ocorreram em 356 municípios do estado. O boletim epidemiológico ainda registra 73.005 casos descartados e 81.369 em investigação em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16h de segunda-feira (15).



Bahia tem 36.401 casos confirmados de Covid-19

Foto: Divulgação

Bahia registra 36.401 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 19,21% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 15.486 pessoas recuperadas, 1.105 óbitos e 19.810 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Os casos confirmados ocorreram em 357 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (54,97%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Itajuípe (9.516,37), Ipiaú (8.872,32), São José da Vitória ( 8.485,06), Uruçuca (8.236,27) e Salvador (8.236,27). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 71.532 casos descartados e 81.601 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas de domingo (14). Na Bahia, 5.162 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.



Bahia chega a 1.039 mortes e tem mais de 34 mil casos confirmados da Covid-19

Foto: Divulgação

A Bahia chegou a expressiva marca de 1.039 mortes por coronavírus, de acordo com o boletim de sexta-feira (12), divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). São 26 óbitos a mais em relação ao divulgado na última quinta-feira (11). O estado possui 34.665 casos confirmados da Covid-19, acréscimo de 774 casos desde o útlimo dia. Destes, 14.976 estão recuperados e 18.650 monitorados pela vigilância epidemiológica. Os casos confirmados ocorreram em 347 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,37%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Itajuípe , Ipiaú, Uruçuca, São José da Vitória e Salvador.



Bahia está na nona posição com o pior desempenho em quantidade de médicos por mil habitantes

Foto: Divulgação

A Bahia tem 1,64 médicos por 1.000 habitantes, o 9º pior índice entre os estados brasileiros e o Distrito Federal, de acordo com um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O índice fica abaixo da média nacional, que é de 2,5 por 1.000 habitantes. O número coloca a Bahia como o 3º pior estado da região Nordeste no quesito, à frente apenas de Alagoas (1,58) e Maranhão (1,08). O melhor índice foi registrado no Distrito Federal (5,11), seguido por Rio de Janeiro (3,70) e São Paulo (3,20). Segundo Julio Braga, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e conselheiro federal ao site G1, esse dado reflete o baixo investimento em saúde feito no estado. "O Governo do Estado não faz concurso para médico há mais de dez anos. Essa oferta emergencial é fora do padrão da curva. Como regra, o estado não oferece emprego para médico". De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o Brasil tem 523.528 registros ativos de médicos nos 27 conselhos regionais, sendo que 422 mil estão abaixo dos 60 anos, o que representa 80%. São esses médicos que estão aptos para atender pacientes infectados pelo coronavírus, desde que não apresentem comorbidades. Por causa da pandemia do coronavírus, o Ministério da Educação lançou uma portaria no mês de abril autorizando a antecipação da colação de grau de alunos das faculdades de medicina. Em nota, a Sesab informou que nos últimos 5 anos foram investidos mais de R$ 25 bilhões entre obras, serviços e recursos humanos na área da saúde. Foram construídos sete novos hospitais, cinco UPAs, bem como requalificamos e/ou ampliamos as unidades estaduais. Entregamos 16 policlínicas regionais e outras oito estão em construção, além de termos em curso mais de 100 obras. 



Bahia ultrapassa a marca de mil pessoas mortas pela Covid-19; número de recuperados se aproxima de 15 mil

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) divulgou no fim da tarde de quinta-feira seu balanço mais recente dos números da Covid-19 no território estadual. De acordo com o boletim da Sesab, o número de óbitos da doença já chegou em 1.013, enquanto que 14.610 contaminados já se recuperaram. Ainda segundo os números emitidos pela Sesab, já foram registrados 33.891 casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus no estado, e em relação ao casos ativos, ou seja, aqueles que seguem internados ou em isolamento domiciliar com sintomas da Covid-19 e sob observação da vigilância epidemiológica, são 18.268. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para pacientes contaminados pelo novo coronavírus está em 59%, ou seja, dos 1.998 disponíveis, 1.188 estão ocupados. Já os leitos da rede privada, dos 847 leitos disponíveis, 623 estão ocupados, o que significa uma taxa de ocupação de 74%.