ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Barra do Choça: Mulher é encontrada morta dentro de casa; suspeito possuía dívida de R$15 mil

Foto: Divulgação

Uma mulher de 52 anos foi encontrada morta na zona rural de Barra do Choça, na tarde de quinta-feira (21). Segundo informações da Polícia Civil da região, o crime pode ter ocorrido porque o suspeito tinha uma dívida de R$ 15 mil com a vítima. A mulher foi identificada como Gilvanete de Souza Nogueira, que era empresária em Vitória da Conquista. O corpo da vítima que estava desaparecido desde terça-feira (19), foi achado por um cão farejador da Polícia Militar. Já o suspeito foi identificado como Everton Bruno dos Santos Miranda, o mesmo foi preso na quarta (20). Segundo a polícia, Gilvanete e Everton eram próximos, já que ele teria usado o CNPJ da vítima, para comprar mercadorias para a empresa dele. O suspeito deve responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.



Mutuípe: Médico de 95 anos escolhido para ser primeiro vacinado contra Covid-19 morre horas antes de ser imunizado

Foto: Divulgação

Um médico de 95 anos escolhido para ser o primeiro vacinado contra a Covid-19 em Mutuípe, morreu na madrugada da última quarta-feira (20), horas antes de ser imunizado, em evento que aconteceria na cidade. Segundo informações do prefeito de Mutuípe, Digão (MDB), Divaldo Brandão, que foi o primeiro médico da cidade, morreu dormindo. Ainda não há informações sobre a causa do óbito. Divaldo Brandão chegou em Mutuípe em 1952 durante o surto de febre tifoide na região. O médico atendia as áreas de clínica médica geral e ginecologia. "Ele foi o primeiro médico de Mutuípe, ele trabalhou aqui a sua vida prossional toda. Então, trabalhou no hospital por muitos anos, no posto de saúde do município", disse o prefeito Digão. Nas redes sociais, a Prefeitura de Mutuípe publicou uma nota de homenagem ao médico e disse que ele deixou um "legado de alegrias com seu sorriso sempre contagiante". 

 



Mais de 19 mil baianos já tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na Bahia, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 já foi aplicada em 19.166 pessoas até o fim do dia desta quarta-feira (20), conforme balanço da Secretaria da Saúde do estado (Sesab). O estado recebeu o primeiro lote com 376,6 mil doses na sgunda-feira (18) à noite, e na terça-feira (19) deu início a vacinação. Os mais de 19 mil vacinados informados pela Sesab correspondem aos dados enviados por 306 municípios até às 14h desta quarta-feira (20). Deste total de imunizados, 17.649 são profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença. Outras 1.291 doses foram aplicadas em idosos institucionalizados, 28 em indígenas aldeados e 198 em pessoas com deficiência. Estes dados correspondem as primeiras doses aplicadas.

 

 



Bahia: MP aciona prefeito de Candiba por improbidade; prefeito 'furou' fila da vacinação

Foto: Reprodução l Rede Social

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou nesta quinta-feira (20) ação de improbidade e civil pública contra o prefeito de Candiba, Reginaldo (PSD), por “furar” a fila da vacinação e ter sido o primeiro a ser imunizado contra a Covid-19 no município. Ele não faz parte do grupo prioritário de vacinação. O MP requer a condenação do gestor por ato de improbidade administrativa “que atenta contra os princípios da administração pública – princípios da impessoalidade e da moralidade – e a indisponibilidade de seus bens para pagamento de multa no valor de R$ 145mil.” De acordo com a ação, o prefeito se valeu da sua posição do chefe do Executivo de Candiba “para se colocar à frente dos pouco mais de 14 mil habitantes do município, em desrespeito aos princípios da moralidade e da impessoalidade, previstos na Constituição Federal.” A cidade recebeu apenas 100 doses da Coronavac. As doses são suficientes para imunizar somente 50 indivíduos que, na primeira etapa, deveriam ser restritos a trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas. "Tomei a vacina não preocupado com meu bem-estar, preocupado em encorajar, e incentivar as pessoas que pudessem tomar a vacina", justificou o gestor.

 



Bahia registra recorde na média móvel de casos de Covid-19

Foto: Divulgação

Em meio ao início da vacinação em parte das cidades da Bahia, o estado registrou recorde em dois dias seguidos na média móvel de casos de Covid-19. Segundo dados obtidos por meio do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), os números foram estabelecidos na segunda-feira (18) e nesta terça (19), dia do início da vacinação na Bahia. Na terça, a média móvel ultrapassou pela primeira vez os quatro mil casos, com 4.066. Na última segunda, foram 3.795. O recorde anterior havia sido registrado apenas em 28 de julho do ano passado, quando a Sesab identificou a média de 3.781 casos. A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número de casos do dia e dos seis anteriores. Portanto, ainda reflete notificações advindas do período pós-Réveillon, em que houve registros de aglomerações em diferentes partes do estado. O indicativo se manteve acima dos dois mil desde o início de dezembro. Contudo, entre 23 e 30 de dezembro, retrocedeu de 3.232 para 1.940. No último dia de 2020, no entanto, o número teve um tímido aumento para 1.978 e, desde então, cresce progressivamente.

 

 



Caoa pode substituir Ford na fábrica de Camaçari, afirma coluna

Foto: Divulgação

Uma esperança surgiu para recuperar os milhares de empregos perdidos após a saída da Ford da fábrica de Camaçari na última semana. Em entrevista para a coluna UOL carros, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do grupo Caoa, mostrou interesse em ocupar o espaço que a motadora americana deixou na Bahia. “Sempre tenho interesse em novos negócios, mas é preciso analisar todo o processo porque não queremos desgastar a nossa imagem. E só iremos para frente se eu sentir muita segurança”, disse o empresário. Segundo a coluna, a Cherry, uma das empresas chinesas que já foram contatadas para substituir a Ford, é a principal parceira da Caoa no Brasil, teria a preferência na negociação. O dono do grupo reforçou que é preciso que “o governo também precisa dar condições de trabalho”, e disse considerar bastante os incentivos fiscais do regime automotivo do Nordeste, prorrogado até 2025.



Vacina negociada pelo Governo da Bahia é rejeitada pela Anvisa

Foto: Divulgação

A vacina contra à Covid-19, negociada pelo governo da Bahia em um acordo de cooperação com o Fundo Soberano da Rússia (RDIF) que garante até 50 milhões de doses da Sputnik V, teve seu pedido de utilização emergencial rejeitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa, a restituição do pedido aconteceu porque os testes clínicos da Sputnik V no Brasil ainda não foram iniciados, e que o processo de aprovação poderá começar assim que iniciadas as pesquisas. “Há a necessidade de os estudos da vacina estarem em andamento para analisar o pedido de uso emergencial. Muitas informações faltantes são respondidas com o estudo em andamento no país,” explicou. “Quando o teste não existe, não há sentido iniciar análise de uso emergencial, por isso houve a restituição do pedido”, completou. Nesta terça-feira (19), o governador Rui Costa viajou para Brasília para tentar uma reunião com os ministros do Supremo Tribunal Federal, na tentativa de conseguir a liberação do imunizante, que já está sendo usado em outros países, como a Argentina.



Primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegam em Salvador

Foto: Reprodução

As 376.600 doses vieram de um voo partido de Belo Horizonte e irão vacinar cerca de 188 mil pessoas no estado. Recepcionaram a aeronave o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas,. Segundo Vilas-Boas, as primeiras doses foram armazenadas em câmaras frigoríficas instaladas na sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A meta do governo estadual é começar a despachar os imunizantes para os municípios ainda esta noite, em uma operação que deve adentrar a madrugada de terça-feira (19). Após o processo de conferência e separação das doses, o envio das vacinas para os municípios será feito por sete aeronaves, que vão aterrissar em cidades-polo de diferentes regiões. Nesses locais, 243 caminhões, vans e outros veículos farão o transporte do imunizante para as demais cidades.



Bahia: Pelo menos dez cidades devem receber vacinas contra Covid-19 nesta segunda

Foto: Divulgação

Pelo menos dez cidades do interior da Bahia devem receber doses da vacina Coronavac contra Covid-19 ainda nesta segunda-feira (18). Os insumos estão previstos para chegar a Salvador por volta das 18h e devem começar a ser distribuídos para os municípios 3h após. No território baiano, os materiais serão transportados por aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A escolha das cidades foi feita levando em consideração a iluminação dos aeroportos desses locais, que são elas: Irecê, Lençois, Juazeiro, Barreiras, Guanambi, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas. De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, cada município receber as doses do imunizante, a vacinação pode ser iniciada imediatamente, no entanto, ressaltou que deve haver ordem para que o processo de imunização seja seguro. Um idoso, que vive um asilo de Salvador, será a primeira pessoa a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Bahia. De acordo com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a aplicação pode ocorrer ainda nesta segunda-feira (18) a depender do horário que os imunizantes chegarem a Salvador.



Vacinação contra Covid-19 na Bahia deve durar 16 meses, estima Fábio Vilas-Boas

Foto: Divulgação

Com previsão de início para até quarta-feira (20), a vacinação contra Covid-19 na Bahia deve levar um ano e quatro meses. Este é o prazo para imunizar toda a população contra a doença, estima o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.  “A vacinação dos grupos considerados prioritários deve ser concluída em quatro meses. A partir do quinto mês, está liberada vacinação dos grupos não prioritários, que deve durar 12 meses”, explicou Vilas-Boas em entrevista nesta segunda-feira (18) a impresa baiana.



Sede do Graer abrigará vacinas na Bahia; distribuição será feita com aeronaves

Foto: Divulgação

As doses das vacinas contra a Covid-19 recebidas pela Bahia ficarão armazenadas na sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o local foi escolhido de maneira estratégica, com o objetivo de facilitar a distribuição do material em todo o estado, de maneira mais rápida. Câmaras frigoríficas já foram instaladas no local. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), municípios distantes mais de 300 quilômetros da capital baiana terão as doses enviadas por aeronaves. As demais devem ser entregues por meio terrestre com escolta da Polícia Militar para garantir a segurança no deslocamento. Toda a logística  está  preparada de forma conjunta e terá  as participações  das quatro forças de segurança.



Bahia: Roças com 120 mil pés de maconha são descobertas em Curaçá

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma plantação de maconha com 120 mil pés da droga foi descoberta na cidade de Curaçá, no Sertão do São Francisco. Na operação realizada na quinta-feira (15), outros 20 quilos da erva colhida foram apreendidos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), após denúncias do cultivo, equipes da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) erradicaram os 120 mil pés da erva, em duas ações distintas. Segundo a pasta, ao chegar, os PMs localizaram 100 mil pés de maconha, divididos em quatro roças e 20 quilos do entorpecente, prontos para consumo. Quatro homens fugiram, após avistarem os policiais se aproximando. Na segunda ação, guarnições da 45ª CIPM localizaram cerca de 20,7 mil de maconha, em três roças, na Ilha de Araras. As plantações foram erradicadas e a droga levada para a Delegacia Territorial de Juazeiro.  “Esse trabalho foi gratificante pelo resultado. Continuamos no combate ao tráfico e com atenção redobrada nesses locais, pois são terras férteis e alvos desse tipo de crime”, ressaltou o subcomandante da 45ª CIPM, capitão Fagner Castro Santos.

 



Sesab afirma que está preparada para vacinar 5,08 milhões de pessoas na Bahia

Foto: Divulgação

O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas quatro primeiras fases, compostas pelos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até maio. Esta é a previsão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tendo como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses. De acordo com a Sesab, é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa. Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e, no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades. Para executar esta operação, serão envolvidos mais de 50 mil profissionais de saúde. O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que os primeiros a receberem as doses serão os profissionais que atuam em unidades de saúde e os idosos acima de 75 anos, pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e moradores de comunidades tradicionais.



Após um dia de queda, casos ativos da Covid-19 voltam a subir na Bahia

Foto: Divulgação

Os casos ativos da Covid-19 voltaram a subir na Bahia, nesta terça-feira (12), após um dia de queda, conforme dados publicados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O número de contaminados, que caiu de 6.875 no último domingo (10) para 6.568 na segunda (11), agora está em 6.804. Os 10 municípios baianos com mais casos ativos da doença, segundo a Sesab, são Salvador (1.502), Vitória da Conquista (385), Itabuna (225), Santo Antônio de Jesus (163), Cruz das Almas (161), Jequié (127), Porto Seguro (119), Alagoinhas (104), Lauro de Freitas (102) e Paulo Afonso (92). Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 2.105 novas contaminações pelo novo coronavírus, além de 29 mortes em decorrência da infecção. Com isso, o estado agora acumula 515.861 casos confirmados e 9.480 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia.



Crea-BA diz que fechamento da Ford vai gerar prejuízos incalculáveis

Foto: Divulgação

O fechamento da fábrica da Ford , anunciado na segunda-feira (11), trará aumento de desemprego para o Brasil, e agravará a situação da Bahia, onde a montadora possui fábrica na cidade de Camaçari. De acordo com a empresa, a pandemia do novo coronavírus e perdas de crises anteriores foram os motivos que levaram a multinacional a tomar a decisão pelo fechamento das fábricas na Bahia, São Paulo e Ceará. A Ford recebeu cerca de 20 bilhões de dólares no Brasil em incentivos fiscais desde 1999. “Pediu isenção fiscal e prometeu gerar empregos. A crise chega e simplesmente avisa o fechamento, sem compromisso com o país, com a Bahia”, afirma o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA),  eng. agrimensor Joseval Carqueija. O fechamento trará grandes prejuízos para o Estado, em um momento que a engenharia já enfrenta perdas em diversos segmentos. “É preocupante, pois já estamos sofrendo com perda de postos de trabalho, profissionais sem perspectivas de emprego. Enquanto estamos pensando em ampliar e buscar alternativas para geração de emprego e renda para a Bahia, somos surpreendidos com o fechamento de uma fábrica que emprega tantos profissionais”, pondera o presidente. Carqueija destaca ainda que a Ford gera atividades econômicas, desde emprego aos profissionais das engenharias a fornecedores, prestadores de serviço, além de empresas que dão suporte a operação. São cerca de cinco mil pessoas que atuam em todo Brasil, “é um prejuízo incalculável”, afirma. O presidente, que tomou posse no Crea-BA no último dia 04 de janeiro, já havia sinalizado que a gestão atual trabalharia junto aos legisladores tanto no âmbito estadual, quanto em Brasília, para defender a soberania da engenharia, “agora, mais do que nunca, é urgente pensarmos em soluções para gerarmos emprego para os nossos profissionais. É necessário o envolvimento de todos neste processo”. Ele finaliza afirmando que, “enquanto o país não tiver tecnologia de ponta para ser competitivo na indústria automática, sofrerá com a falta de soberania”. 



Governo da Bahia anuncia coronel Paulo Coutinho como novo comandante-geral da PM

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa (PT) anunciou na segunda-feira (11) a troca no comando-geral da Polícia Militar. Sai o coronel Anselmo Brandão e entra o também coronel Paulo Coutinho. Coutinho já foi comandante do Batalhão De Operações Policiais Especiais (Bope). Ele também já foi comandante e subcomandante do esquadrão de motociclistas Águia, subcomandante do 14º BPM/SAJ, assistente militar do vice-governador da Bahia, comandante e subcomandante do 3º pelotão da Companhia de Ronda Tática Móvel (Rotamo), chefe da unidade discente do CFAP, oficial de guerra química do Batalhão de Choque e comandante do batalhão de Polícia de Choque, sua última função. “Neste momento, quero agradecer toda dedicação, o trabalho e o empenho do coronel Anselmo que comandou a PM nos últimos seis anos”, disse Rui. A nomeação do novo comandante da corporação sai na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado. Na quarta (13), haverá a cerimônia de posse.



Sindicato estima fim de 10 mil vagas de emprego com fechamento da Ford em Camaçari

Foto: Reprodução l Sindicato dos Metarlúgicos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari participou de uma reunião na tarde de segunda-feira (11) em que foi comunicada a decisão de encerramento da produção de veículos na fábrica da Ford no complexo industrial. A decisão da montadora deve gerar o encerramento de até 10 mil vagas de emprego. A informação foi confirmada pelo secretário de Imprensa e Comunicação do sindicato, Kleiton Alder, em entrevista ao site Bahia Notícias. A direção do sindicato se reúne ainda nesta segunda para definir como deve conduzir as conversas com trabalhadores e também com dirigentes da Ford. Uma assembleia foi convocada para o início do turno desta terça (12) para discutir com os funcionários da montadora o posicionamento do grupo. “Acredito que serão entre 9 mil e 10 mil trabalhadores que serão desligados”, estimou Alder, falando em empregos diretos e indiretos. Além da própria Ford, o complexo industrial inclui unidades de fabricação de componentes e itens dos veículos que agora serão produzidos nas fábricas de Argentina e Uruguai.



Sesab notifica 29 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24h; casos ativos caem

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) notificou, nas últimas 24 horas, 29 mortes em decorrência da Covid-19 na Bahia, conforme boletim epidemiológico publicado no fim da tarde de segunda-feira (11). Também foram registrados 915 novos casos da doença. Com esses números, a Bahia chegou a 513.756 casos confirmados e 9.453 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, que teve seu primeiro caso registrado no estado no dia 6 de março, em Feira de Santana. A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva exclusivos para o tratamento de adultos com Covid-19 registrou um pequeno aumento, de 71% para 73%. A região sul da Bahia, com UTIs contratadas em Ilhéus, Itabuna, Jequié e Valença, tem a pior situação do estado, com 86% das vagas ocupadas. Por outro lado, os casos ativos da Covid-19 tiveram uma leve redução, após seis dias consecutivos de alta. O número de contaminados caiu de 6.875 no domingo (10) para 6.568 na segunda (11).



Após trocas na cúpula da SSP, grampos serão controlados pela Polícia Civil

Foto: Divulgação

O sistema de escutas telefônicas, telemáticas e para quebra de sigilos bancário e fiscal da Superintendência de Inteligência, comandada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), vai passar a ser administrada pela Polícia Civil, após a troca de comando na cúpula da pasta depois da Operação Faroeste, que afastou o seu então titular Maurício Barbosa. As informações são da coluna Satélite do jornal Correio.  De acordo com a publicação, a nomeação do delegado Ivo Tourinho para chefiar o setor no lugar do agente da Polícia Federal Rogério Magno é o primeiro ato para dar prosseguimento a ação. O delegado era opositor de Barbosa, e chegou a ser exonerado pelo mesmo em 2018. Além disso, o subsecretário da SSP Hélio Jorge Paixão determinou a criação de um grupo para acelerar a transferência do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) para a PC.



Inscrições para o Encceja 2020 começam nesta segunda-feira (11)

Foto: Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 começam nesta segunda-feira (11) e vão até 22 de janeiro. Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet, gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova. O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. 

Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja. Também nesta segunda-feira (11), os inscritos que tiveram recusada a justificativa de ausência no Encceja 2019 e entraram com recurso poderão conferir os resultados. O prazo para fazer a justificativa terminou  em dezembro. O procedimento é obrigatório para quem se inscreveu em 2019, mas faltou a alguma das provas e agora deseja tentar novamente na edição de 2020. Se ainda com o recurso a justificativa não tiver sido aceita, o participante terá ressarcir o Inep em R$ 40 ao se inscrever novamente. O pagamento poderá ser feito a partir da próxima semana, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) que será gerada ao final do ato de inscrição.

CONTINUE LENDO