ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Nas últimas 24h Bahia registra 40 óbitos por conta da Covid-19, casos seguem em crescimento no Estado

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) notificou 40 novos óbitos em decorrência da Covid-19 na Bahia na terça-feira (2), o maior número desde o dia 3 de outubro de 2020. Também foram registrados 3.536 novas contaminações pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com esses números, a Bahia chega agora a 592.770 casos confirmados e 10.176 mortes provocadas pela Covid-19 desde o início da pandemia, que teve sua primeira notificação no estado no dia 6 de março de 2020, em Feira de Santana. Por outro lado, a taxa de ocupação das UTIs reservadas para o tratamento de pacientes com Covid-19 voltou a cair, de 68% para 67%, atingindo o menor percentual desde o dia 29 de novembro de 2020. A situação mais preocupante segue sendo a da região sul do estado, que tem 92% de suas vagas de terapia intensiva ocupadas.

 



Vídeo de PM flagrado cantando em bar viraliza e incomoda corporação

Foto: Reprodução l Vídeo

O vídeo que mostra um soldado da Polícia Militar da Bahia identificado como Welington Ferreira, cantando em um bar e tendo breve interação com o público, viralizou e isso não teria agradado a parte da corporação. O episódio ocorreu na noite da última sexta feira, 29 de janeiro na região de Itapuã. Os PMs pararam para comprar e tomar água. Foi quando um fã reconheceu o soldado, que nas horas vagas costuma cantar, e pediu para ele executar o trecho de uma música. Ele atendeu ao pedido sob apoio dos colegas. O vídeo viralizou e, segundo informações o fato não foi bem aceito pelos membros de patente alta corporação. Em áudio enviado a grupos de policiais, o Welington explica que a música salvou sua vida e pede compreensão aos colegas. “Alguns irmãos podem não ter conhecimento, mas eu vou explicar. Tive problemas familiares há pouco mais de três anos, depois que fui baleado na área da 40. Nesse processo de recuperação tive problema com a família, minhas ex-mulheres. E por conta da bebida, eu tive um surto. Durante esse surto, fizeram covardia comigo, me colocaram dez dias em um sanatório dizendo que eu tinha problemas psicológicos, me encheram de remédios. Depois que o major Galdino asumiu, ele sempre me ajudou psicologicamente. Minha vida mudou, eu comecei a cantar, fazer terapia com a música. Deu certo, mudou minha vida. Então, eu queria que alguns irmãos soubessem que eu nunca quis me aparecer. A música foi fluindo positivamente em minha vida, me afastado de pensamentos negativos. Minha recuperação foi feita pela música, talvez a PM ainda não saiba disso, mas o que fizeram comigo me colocando dez dias dentro de um sanatório poderia ter destruído minha vida”. O soldado foi além e afirmou: “o que eles queriam, era que eu saísse de lá usando remédios controlados como muitos colegas PMs que às vezes não têm problema, mas precisam de um apoio. Se meu comandante na época não tivesse me acolhido, eu poderia estar doente ou até morto, tentado me suicidar. Eu queria que as pessoas repensassem isso. Eu não queria me aparecer, a música na minha vida me resgatou”. 



PRF apreende sacos de carvão vegetal irregulares na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l PRF

Mais de e 800 pacotes de carvão vegetal sem licença ambiental foram apreendidos nos municípios de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim e Andaraí, na Região da Chapada Diamantina, no último sábado (30).  As apreensões são resultado de ocorrências distintas, realizadas em parceria entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).  De acordo com a PRF, todo o material foi encontrado em estabelecimentos comerciais prontos para a venda, porém sem os documentos fiscais e licenças ambientais necessárias para comercialização do produto. Ainda de acordo com o órgão federal, em todos os casos foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os responsáveis também se comprometeram a comparecer em audiência da Justiça Criminal para que possam responder por suas condutas, previstas na Lei de Crimes Ambientais. Os pacotes de carvão permanecerão retidos e ficarão à disposição dos órgãos ambientais.



Fora do grupo prioritário, secretário de Saúde de Barra do Mendes fura a fila da vacinação

Foto: Divulgação

O secretário de Saúde do município de Barra do Mendes, Carlos Alves Araújo, furou a fila da vacinação contra a Covid-19 e foi imunizado na primeira semana da campanha. Ele tem 71 anos, mas não vive em instituição de longa permanência, não é indígena, nem trabalhador da saúde ou membro de povo ou comunidade tradicional ou ribeirinha. A denúncia é do Ministério Público da Bahia, que ajuizou, na última sexta-feira (29), ação civil contra o secretário. Segundo o promotor de Justiça, Marco Aurélio Amado, o gestor violou os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência, desrespeitando os protocolos dos Planos Nacional e Estadual de Imunização contra a Covid-19. Apenas, sem qualquer justificativa plausível, pois sem base em lei ou no planejamento governamental escrito, colocou-se à frente de todos, em afronta à impessoalidade, à moralidade e à eficiência”, afirma o promotor. O promotor requereu ainda que o secretário seja impedido de tomar a segunda dose da vacina, o que não deve ocorrer sob pena de novo ato ilícito. Foi solicitado também que a imagem do secretário seja desvinculada de todos os atos de campanha de vacinação até sua finalização, sob pena de aplicação de multa diária a ser imputada ao gestor pessoalmente.



Vitória da Conquista: Moradores colhem batata doce gigante

Foto: Divulgação

Moradores de Vitória da Conquista, colheram uma batata doce gigante, com 3,464 kg e medindo 33 centímetros de altura. As informações são do portal G1. Jobs dos Santos Nascimento conta que arrumou a muda e plantou no quintal da casa da mãe dele, Dona Isabel, onde a família tem uma criação de galinhas e um pé de banana. "Essa muda, ela veio da zona rural da região de Vitória da Conquista. A minha esposa trouxe da casa dos familiares dela. Ela comeu a batata e ficou uns pedaços de uns quatro centímetros na fruteira. Eu cheguei do trabalho um dia, estava olhando e vi que estava como se fosse uma muda e plantei", contou Jobs. "É inesperado. Creio que poucas pessoas tenham visto uma batata tão grande como essa. Não é normal, é especial por não ter nenhum produto químico, 100% orgânico", disse Jobs dos Santos. Para ninguém duvidar da história da batata doce gigante, ela foi fotografada pelos moradores. Depois, ela foi dividida entre a família.



Bahia notifica 38 novas mortes por Covid-19 pelo segundo dia consecutivo

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) notificou 38 mortes por Covid-19 na Bahia pelo segundo dia consecutivo. O número, repetido nos boletins de sábado (30) e deste domingo (31), é o maior dentro de um período de 24h desde o dia 3 de outubro, quando 46 óbitos em decorrência da doença foram contabilizados pelas autoridades sanitárias do estado. Também foram registrados pela Sesab, neste domingo, 2.148 novos casos da Covid-19. Com esses números, a Bahia acumula agora 588.106 casos confirmados e 10.097 mortes em decorrência da doença desde o início da pandemia, que teve seu primeiro caso notificado no estado no dia 6 de março de 2020, em Feira de Santana. Os casos ativos da Covid-19 também aumentaram no estado nas últimas 24 horas, de 12.723 para 12.838. 



Sesab diz que só receberão mais doses cidades com 75% de vacinação do grupo prioritário

Foto: Divulgação

Após a autorização de vacinação para idosos a partir de 90 anos, o secretario de saúde da Bahia afirmou que só receberão doses suplementares os municípios que avançarem além de 75% de vacinação do grupo prioritário. Das dez cidades que receberam mais doses, só Conquista passou de 75%, entre elas a pior porcentagem é Jequié com 26%. Segundo a Sesab, 214 municípios já estão acima de 75% de doses aplicadas. Ao todo, 38 deles já aplicaram todas as doses que receberam. Ao todo a Bahia já vacinou até sexta-feira (29) 154.720 pessoas.



Criança de três anos é atacada por pitbull e tem rosto desfigurado

Foto: Reprodução

Uma criança de três anos foi atacada por um cão da raça pitbull na noite de quinta-feira (28) e teve o rosto parcialmente desfigurado. A situação aconteceu em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. Segundo o pai da menina, o cão é da família e normalmente brincava com a criança. A menina foi atacada na região da boca e ficou com a arcada dentária exposta após o ataque. A criança foi socorrida e levada para o hospital da cidade, onde passou por uma cirurgia plástica já na madrugada de sexta-feira (29). Ela não corre risco de morte. Segundo o pai da menina, ela teria tentado brincar com o cachorro, que a atacou.



Bahia: Cientistas investigam possíveis casos de pacientes infectados com variante da Covid-19

Foto: Reprodução

Cientistas investigam dois casos de infecção por nova variante do coronavírus em Feira de Santana. São dois pacientes com idade entre 30 e 40 anos, que estavam internados no Hospital de Campanha. "Diante desse aumento de pacientes chegando com quadro um pouco mais complexo do que o habitual, eu conversei com o prefeito, que é médico epidemiologista, e ele preferiu fazer de fato essa investigação. Algumas variantes novas como as que foram vistas na Inglaterra, África do Sul, em Manaus mostraram que tem uma letalidade maior, ou seja, teremos um número de óbitos maior, mas de fato o tratamento não muda. O que a gente procura fazer hoje é a internação precoce", explicou o diretor do Hospital de Campanha, Francisco Mota. Para saber se uma nova variante do coronavírus está circulando em Feira de Santana, os médicos estão analisando o código genético do vírus, que é como se fosse a identidade dele, mas que tem a capacidade de se transformar a cada vez que o vírus passa de uma pessoa para outra. "Fizemos coletas de sangue para poder fazer uma análise genética desse vírus, dessas pessoas que tiveram o quadro diferente", contou a coordenadora do Comitê de Controle ao Coronavírus, Melissa Falcão. A investigação foi um pedido da direção da unidade depois que os médicos perceberam um aumento dos casos graves de Covid-19. Os dois pacientes que estão tendo amostras de material biológico em análise estiveram internados na UTI do Hospital de Campanha de Feira de Santana. Eles já receberam alta e estão isolados em casa. Para os especialistas, a presença de jovens na UTI preocupa e além de uma possível nova variante do coronavírus, isso pode ser refexo do comportamento deles nas festas de m de ano.



Bahia aplicou mais de 117 mil doses da vacina contra a Covid-19

Foto: Divulgação

A Bahia aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 117.734 pessoas nos oito dias de imunização contra a doença no estado. Só nesta quarta-feira (27), 17.466 baianos foram vacinados, conforme dados publicados em boletim pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Dentre os que já receberam a primeira dose do imunizante, 104.651 são profissionais de saúde. Outros 7.510 são indígenas aldeados, enquanto 5.307 correspondem a idosos em instituições de longa permanência, como asilos, abrigos e casas de repouso. Apenas 266 pessoas com deficiência foram vacinadas até o momento. O número de vacinas aplicadas corresponde a 41,4% das 284.190 disponíveis na Bahia neste momento. A região centro-norte do estado, onde se destacam municípios como Irecê e Jacobina, é a com maior percentual de doses utilizadas: 68,7%. Conforme informações da Sesab, 27 cidades baianos já aplicaram mais de 90% dos imunizantes distribuídos.



Com 3.970 novas contaminações, casos ativos da Covid-19 voltam a subir na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os casos ativos da Covid-19 voltaram a subir na Bahia, na quarta-feira (27), após uma leve queda nos dois dias anteriores. O número de contaminados pulou de 10.468 para 11.099 nas últimas 24 horas, conforme dados publicados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O aumento dos casos ativos da doença foi turbinado pela quantidade de novas contaminações no estado. Apenas nas últimas 24 horas, a Sesab notificou 3.970 novos casos da Covid-19, além de 32 mortes em decorrência da infecção. Com esses números, a Bahia agora acumula 574.062 casos confirmados e 9.952 óbitos desde o início da pandemia. A taxa de ocupação das UTIs exclusivas para o tratamento de pacientes com Covid-19 também voltou a oscilar para cima na quarta, de 70% para 71%. Dentre as regiões do estado, a situação mais preocupante no momento é a do nordeste, com leitos concentrados apenas em Alagoinhas, onde 88% das vagas estão preenchidas.



China coleta amostras pelo ânus para diagnosticar Covid-19: 'Aumenta taxa de detecção'

Foto: Divulgação

Médicos da China estão utilizando um novo método para detectar a Covid-19. Pessoas que chegam do exterior ou que estão em viagem pelo país estão sendo submetidas a testes retais. De acordo com matéria do G1, o médico do hospital You'an, de Pequim, informou que o coronavírus permanece por mais tempo no ânus do que na garganta ou no nariz. Ou seja, o exame retal aumenta a taxa de detecção. A informação foi divulgada pela emissora pública CCTV. "Considerando que coletar swab anais não é tão conveniente quanto os de garganta, no momento apenas grupos-chave, como aqueles em quarentena, recebem ambos", afirmou Tongzeng. De acordo com a Bloomberg, mais de mil crianças em idade escolar e professores foram sumetidos aos três tipos de teste (garganta, nariz e ânus) na semana passada. Por meio das redes sociais, chineses têm reclamado da inconveniência do método. "Não é muito doloroso, mas é super humilhante", afirmou um usuário da rede social Weibo. Enquanto boa parte do mundo enfrenta uma segunda onda da Covid-19, a China tem aplicado testes em massa e monitorado os locais onde surgem novos casos para aplicar lockdowns. Dessa forma, vem conseguindo conter a pandemia. As viagens para o país estão com cada vez mais restrições. As pessoas que chegam lá devem apresentar dois testes negativos (PCR e sorológico) antes do embarque, e precisam ficar 14 dias de quarentena em um hotel quando chegam. 



Rui Costa diz que Anvisa tem “má vontade” para liberar uso da vacina russa

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa (PT) voltou a criticar publicamente a Anvisa, desta vez em entrevista à Globo News, na manhã desta terça-feira (26). De acordo com Rui, a Anvisa, agência responsável por liberar o uso de vacinas produzidas fora do país em brasileiros, está apresentando má vontade para aprovar o uso da Sputnik, vacina russa. De acordo com Rui, existe “má vontade de uma agência que deveria buscar soluções”. “Eu aprendi ao longo da minha vida e uso isso, que quem deseja fazer procura uma forma, um jeito. Quem não quer fazer, procura uma desculpa. E o que a Anvisa está fazendo é procurar uma desculpa”. “Eu não consigo entender como você analisar uma vacina no meio de uma pandemia em que foi aceito o registro em outros páises e dizer que isso coloca em risco a soberania nacional… pode colocar em risco a soberania da cooroporação. No brasil estamos virando a república das coorporações”, afirmou o governador. “Estamos falando da Anvisa analisar a qualidade de vacina e ela está condicionando essa análise a que seja feito um estudo de caso no Brasil. Vamos imaginar se todos os países do mundo colocarem essa condição, em quanto tempo a humanidade será vacinada? Nós só vamos admitir vacinas aqui se elas fizerem estudo no Brasil? É isso que a Anvisa está dizendo. O STF concorda com isso? A sociedade brasileira concorda com isso?”, completou Rui.



Barreiras: Caixão vazio é abandonado em beira de estrada

Foto: Divulgação

Um caixão vazio foi abandonado nas proximidades do povoado de Grapiuna, no município de Barreiras. Buscas foram realizadas no local, mas nada foi encontrado. Conforme divulgou o blog do Sigi Vilares, por volta do meio dia desta terça-feira (26), a Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu uma ligação anônima alertando sobre o fato. O comandante da GCM foi ao local acompanhando de agentes e contatou o fato.  Tanto a Vigilância Sanitária quanto a  Polícia Técnica foram acionadas para comparecer ao local.  O caso será investigado pelos órgãos competentes.



SAC adota novo horário de atendimento aos sábados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A partir do dia  30 deste mês, até  27 de fevereiro, 14 postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC),  passam a funcionar temporariamente aos sábados somente para serviços de RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O atendimento será de 8h às 12h. A diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, acredita que a mudança no horário de atendimento  vai antecipar a data de atendimento das pessoas que buscam esses serviços. “O objetivo principal é atuar na demanda reprimida de atendimento, ofertando ao cidadão baiano a possibilidade de ser atendido em uma das nossas unidades ao sábado, reforçando a missão do SAC em manter a qualidade da prestação de serviço público na Bahia.”, disse. O atendimento no SAC é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma e agendar o atendimento, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar o site (aqui). Para outras informações: 0800 071 5353.



Bahia: Detran capacita novos coordenadores de unidades de trânsito da capital e do interior

Foto: Divulgação

O ano começou com uma mudança na rotina administrativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). Agora, os coordenadores nomeados para postos de atendimento do órgão, na capital e no interior, passam por uma avaliação preliminar e curso de capacitação, em Salvador, antes do início do trabalho como gestores. A iniciativa da Coordenação de Articulação e Apoio às Unidades Descentralizadas do Detran-BA (Caad) tem o objetivo de preparar os novos coordenadores para a aplicação qualificada dos procedimentos de habilitação e veículos. Segundo a coordenadora da Caad, Carla Santiago, o curso está em sintonia com o projeto de migração de todos os serviços do Detran-BA para o SAC Digital, a plataforma eletrônica do Estado. "Com a digitalização de alguns documentos e o atendimento somente por hora marcada, houve uma mudança na dinâmica dos procedimentos. Por isso, a necessidade de capacitar os novos coordenadores, para que eles comecem a gestão já familiarizados com a modernização no órgão", disse.



Tremor de terra é registrado em Jacobina

Foto: Divulgação

Um tremor de terra de 2,6 pontos de magnitude foi registrado na cidade de Jacobina, na madrugada de segunda-feira (25). Apesar de não haver registro da população, o tremor foi confirmado pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora toda atividade sísmica na região Nordeste. Vale lembrar que esse não é o primeiro caso, em dezembro do ano passado, outros dois tremores ocorreram na cidade -- o primeiro de 3,2 e o segundo de 3,0 pontos de magnitude. Na ocasião, diversos moradores relataram medo com o impacto, maior do que o registrado na segunda-feira.



Covid-19: Bahia já recebeu mais de meio milhão de vacinas imunizantes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A terceira remessa de vacinas contra a Covid-19 a desembarcar na Bahia chegou em um voo comercial no final da tarde de segunda-feira (25), no aeroporto internacional de Salvador. Com 54.600 doses da CoronaVac, o imunizante produzido pelo Instituto Butantan e pela chinesa Sinovac Biotech, a carga seguiu para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, para que possa ser distribuída para todos os municípios baianos. Esta nova leva faz parte do segundo pedido para uso emergencial da CoronaVac feito, pelo Butantan, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autorização foi dada pelo órgão federal na última sexta-feira (22). A chegada deste novo lote ocorre exatamente uma semana após a primeira remessa de vacinas desembarcar na Bahia, com 376.600 doses da CoronaVac, no final da noite da última segunda-feira (18). Já a segunda leva de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde para imunizar baianos de Salvador e de todas as cidades do interior chegou na manhã deste domingo (24) e foi composta por 119.500 doses da vacina Oxford/Astrazeneca. Ao todo, já foram enviadas à Bahia 550.700 doses de vacinas contra o novo coronavírus.



Bahia ultrapassa 84 mil pessoas que tomaram 1ª dose de vacina contra a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia chegou, nesta segunda-feira (25), à marca de 84.177 pessoas vacinadas contra a Covid-19, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Esse número corresponde apenas aos que tomaram a primeira dose da vacina, que deve ser complementada com a segunda dose após 14 dias. Do total de vacinados, 74.606 são profissionais de saúde, enquanto 4.929 são idosos que estão em Instituições de Longa Permanência (ILPI). Outros 4.308 são indígenas aldeados. Por fim, 334 pessoas com deficiência também foram imunizadas.



Justiça Federal nega liminar contra prefeito de Candiba que furou fila de vacinação

Foto: Reprodução l Rede Social

O juiz federal Filipe Aquino Pessoa de Oliveira, negou, o pedido de liminar, do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que solicitava a condenação por improbidade administrativa do prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD), por ter furado a fila de vacinação da Covid-19, o novo coronavírus na cidade. O pagamento de multa no valor de R$ 145 mil, bem como a indisponibilidade de bens de Prado, também foi negado pela justiça federal. Valendo-se da posição de prefeito municipal, Reginaldo inseriu-se, em subversão à ordem de prioridade posta nos planos nacional e estadual, como figura preferencial na campanha de vacinação, recebendo, de órgão local de saúde pública, dose do imunizante contra a Covid-19, entregue pelo Governo Federal. Após a repercussão negativa, o prefeito utilizou as redes sociais para pedir desculpas e apontar que o ato seria para incentivar a população a se imunizar. Na decisão, o magistrado argumentou que neste primeiro momento “não ficou claramente demonstrado que a intenção do gestor foi a de “furar a fila”, beneficiando-se de sua posição como gestor máximo do Município”, destacou. O MPF e o MP-BA afirmaram que houve prática de ato de improbidade administrativa pelo gestor ao se autoeleger como dignatário primeiro da vacina em um Município que, com população de pouco mais de 14 mil pessoas, recebeu apenas 100 doses, suficientes para imunizar apenas 50 indivíduos, isto é, 0,003% da população.