ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2020"

Brumado confirma o 41º óbito por conta da Covid-19, o novo coronavírus

Foto: Divulgação

Na terça-feira (08), o município de Brumado registrou 3.233 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9.983. Entre os diagnósticos: 04 internações, 41 óbitos, 271 pacientes em tratamento e 2.921 recuperados. No momento, 170 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.292 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado se destaca na proteção às crianças e recebe Selo Unicef

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) concedeu nesta terça-feira (8) o Selo Unicef a 431 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, pelo esforço para proteger os direitos de crianças e adolescentes. As cidades se destacaram por ações que promoveram nas áreas de saúde, educação e assistência social. No total, 1.924 municípios de 18 estados participaram da iniciativa, que compreendeu o intervalo de 2017 a 2020. No período, 1.735 municípios implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, programa lançado pelo Unicef em 2017, que tem por objetivo mitigar os fatores que contribuem para a exclusão escolar, isto é, que impedem crianças e adolescentes em idade escolar de frequentar as aulas. Além disso, 573 municípios realizaram ações para diminuir o número de crianças e adolescentes com dois ou mais anos de atraso escolar. Ao todo, 683 prefeituras capacitaram professores sobre inclusão de crianças com deficiência por meio de educação física. De acordo com o Unicef, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do ensino fundamental público com dois ou mais anos de atraso escolar caiu 10,7% em todo o país. No estado da Bahia foram 249 municípios participantes e 26 certificados, entre eles Brumado. A lista dos municípios que ganharam o Selo Unicef - Edição 2017-2020 pode ser conferida aqui.

 



Brumado: Após separação, filho que nunca conheceu o pai o procura há 40 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O pensionista Valmir Evangelista tem 49 anos, mas a última vez que ele viu o pai foi quando tinha poucos meses de idade. Natural do Paraná, ele adotou Brumado como sua cidade, mas desde então, ele busca contato com o pai. No entanto, Evangelista não faz ideia onde ele mora e nem se está vivo. Em entrevista ao site 97NEWS, Valmir disse que já foi casado e tem uma filha de 14 anos. "Eu vivi com minha ex-mulher por alguns anos e depois não deu mais certo. Tenho uma filha maravilhosa. Atualmente moro sozinho, mas tenho alguns problemas de saúde e gostaria muito de conhecer o meu pai", conta o pensionista. De acordo com Valmir, sua mãe, Espedita Mulata de Melo já faleceu à alguns anos, desde então, sua única esperança é encontrar o pai. "Minha filha não tem como cuidar de mim porque ela é muito nova, então queria encontrar meu pai e viver com ele", conta o pensionista. Se alguém tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Manoel Evangelista, pai de Valmir, entre em contato com o telefone 77 9.9903-3779.

 



PRF apreende caminhão que utilizava identificação veicular do Exército

Foto: Divulgação

Na manhã da última segunda-feira (07), a Policia Rodoviária Federal (PRF) flagrarou na BR 116 em Vitória da Conquista (BA), um caminhão VW/15.180 com os números de identificação adulterados. A ação aconteceu em frente a unidade operacional policial (UOP), localizada no quilômetro 830 da BR 116, no sudoeste baiano. Durante a fiscalização detalhada, os agentes verificaram os documentos apresentados pelo condutor, um homem de 30 anos. Após vistoria nos caracteres de identificação veicular, os PRFs constataram que o número do chassi estava adulterado e foi regravado com o VIN que pertence a um veículo oficial do Batalhão do Exército Brasileiro de Pelotas (RS). Em continuidade, os agentes também perceberam outras fraudes, a exemplo do documento CRLV que apresentava divergência em relação ao ano/modelo de fabricação do caminhão. Plaquetas e caracteres de identificação dos vidros também estavam adulterados. O motorista que é residente na cidade pernambucana de Lajedo relatou desconhecer às irregularidades apresentadas e informou que era a primeira viagem com o veículo. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista. O caminhão vai passar por perícia, a fim de descobrir a procedência e confirmar se é produto de crimes como furto ou roubo.



Eleições 2020: MPE investiga suposta candidata laranja em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de Brumado recebeu uma representação contra a chapa do Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido que teve candidatos nas Eleições Municipais deste ano. A representação pede que os votos da legenda sejam anulados. Isso porque a candidatura de uma mulher ainda não foi deferida pela justiça eleitoral, o que pode implicar no percentual mínimo obrigatório de 30% de candidaturas femininas. A justiça eleitoral ainda não julgou o processo de registro da candidata. Ela foi escolhida pelo partido para substituir outra candidata, que teve o pedido de registro indeferido por ausência de filiação partidária. Durante as Eleições de 2020, a candidata não recebeu nenhum voto, nem o dela mesmo, o que pode configurar como candidata “laranja”. Segundo o promotor de justiça Millen Castro, o MPE recebeu a representação e aguarda resposta do Cartório Eleitoral sobre a votação de todos os candidatos para deliberar sobre as próximas providências. 



MPF tem 66 investigações em andamento sobre desvio de recursos da Covid-19 na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou que 159 municípios baianos são alvo de apurações que acompanham a devida aplicação de R$ 2,5 bilhões repassados pelo governo federal para o combate da Covid-19 no estado, já tendo sido abertas 66 investigações durante a pandemia. Outras 1.298 apurações permanecem em andamento na área de combate à corrupção. De acordo com relatório divulgado na segunda-feira (7), as investigações abrangem casos diversos, entre eles aquisição superfaturada ou irregular de testes rápidos, equipamentos de proteção individuais, respiradores, e insumos para atendimentos pelo Sistema Único de Saúde; irregularidades na contratação ou superfaturamento de contratos para gestão ou reformas de unidades de saúde; pagamento a maior de diárias para profissionais da área; e fraudes em licitações com uso dos recursos emergenciais. Ainda segundo o MPF, há suspeita de uso de recursos federais da merenda e do transporte escolar durante a pandemia, mesmo com as aulas suspensas. Entre as apurações estão inquéritos instaurados preventivamente para acompanhar a aplicação dos recursos emergenciais pelos municípios baianos, investigações de representações enviadas por cidadãos e apuração de notas técnicas emitidas por órgãos de fiscalização, que indicam indícios de irregularidades ou desvios de verbas federais destinadas às prefeituras em função da pandemia. Já entre ass investigações, três se tornaram ações civil públicas ajuizadas na Justiça Federal, envolvendo pedidos de melhor aplicação dos recursos públicos do SUS e/ou a aplicação de sanções por ato de improbidade administrativa ao gestor público que praticou o desvio.



Brumado: Sem espetáculo durante pandemia, circenses se reinventam para sustentar famílias

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Durante a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, a classe artística foi a primeira a parar e também será a última a retornar os trabalhos. Para amenizar a situação, o Governo Federal através da Lei Aldir Blanc -- criada com o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura durante o período pandêmico --, liberou alguns valores à categoria. No entanto, muitos ainda não conseguiram receber o auxílio destinado a eles. Dentre os artistas que mais sofrem com a pandemia, estão os circenses, que tiveram que descer as lonas e desmontar o "picadeiro". Em entrevista ao site 97NEWS, Robson da Silva Lima, proprietário do Circo Alegria disse que eles estão à nove meses com os seus equipamentos na Vila Presidente Vargas, distrito de Brumado, e que boa parte deles já estão se deteriorando com o passar do tempo. "Nós paramos os carros aqui desde o início da pandemia, e os equipamentos estão guardados em caixas e veículos. A lona por exemplo: ela está morfando e a ferrugem já começou a danificar a estrutura", disse Lima. 

 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A equipe que é composta por sete adultos e cinco crianças precisar ter o sustento de cada dia, mas com os espetáculos cancelados, eles tiveram que se readequarem para ter renda mensal e comprar alimentos. "Eu me vi muito desesperado quando a pandemia começou, nasse dentro de um circo, e assim estou. Então, vê tudo isso parado, bate um desespero. Mas parece que as coisas estão voltando a sua normalidade", comenta o circense. Sem nenhuma renda mensal para sustentar as famílias, o grupo resolveu coletar materiais recicláveis na própria comunidade. E deu certo. "A comunidade de Brumado ajudou bastante a gente, graças a Deus temos bastante alimentos, mas são cinco crianças e as crianças adoecem e precisam de um remédio, o leite que é todos os dias, a carne que está cara, verdura. Então, a nossa forma de ter os recursos foi recolher reciclagem na comunidade e na zona rural", disse Robson. O artista relatou ainda que segue na esperança do retorno dos espetáculos. "Deus vai abençoar e nós vamos voltar o ano que vem. Inclusive já estamos procurando a prefeitura para atualizar alvarás e as licenças de funcionamento, e em breve, estaremos de volta no picadeiro", afirma o circense.

 



Dupla morre em confronto com polícia em Conquista

Foto: Divulgação l SSP-BA

Dois suspeitos de roubo de cargas e veículos na Bahia e em Minas Gerais morreram em confronto com a 92ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), unidade de patrulhamento rural da PM, em Vitória da Conquista na noite de domingo (6). Os policiais apreenderam dois revólveres calibres 38 e 32, um aparelho para bloquear rastreadores de veículos e 20 litros de óleo diesel. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o levantamento de informações realizado pelo setor de inteligência da unidade sobre a atuação da dupla naquela região e parte do norte mineiro, acompanhado do patrulhamento ostensivo realizado pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) Rural da unidade, conseguiu interceptar os criminosos enquanto passavam por uma rodovia que liga os povoados de Lagoa de José e Dantilândia, no Sudoeste do estado. “Assim que avistamos o carro modelo Saveiro, de cor azul, demos voz de prisão mas eles desceram do carro e correram para um matagal já atirando. Entramos em confronto e, assim que cessaram os disparos, percebemos que eles estavam feridos”, contou o comandante da 92ª CIPM, major Eduardo Viana Moreira Júnior. 



Brumado: 269 pacientes estão em tratamento da Covid-19 e 176 aguardam resultado laboratorial

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (07), o município de Brumado registrou 3.215 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9.849. Entre os diagnósticos: 03 internações, 40 óbitos, 269 pacientes em tratamento e 2.906 recuperados. No momento, 176 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.258 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Sul-Americano de Fisiculturismo: Brumadense Alípio Jr. fica em terceiro lugar na competição

Foto: Divulgação

Depois de conquistar importante título do fisiculturismo no Peru em 2019, o atleta brumadense, Alípio Júnior, o "Alipinho", conquistou o terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano de Fisiculturismo. A competição, organizada pela National Amateur Body-Builders Association NABBA WFF, aconteceu em São Paulo neste final de semana. Alipinho falou da emoção de subir ao pódio em uma competição que reuniu atletas de todo continente. “Foi uma emoção muito grande. Primeiro, pelo resultado do trabalho alcançado. Chegamos com um físico de altíssimo nível, bem composto, simétrico e com bastante harmonia, o que deixou a mim e a meu treinador muito satisfeitos. Depois, pelo alto nível da competição. O continente todo quer vim pra cá”, destacou. No total, Alípio competiu com 10 atletas em sua categoria. O fisiculturista disse que a colocação lhe proporcionou a classificação para, no próximo ano, entrar no Mundial de Fisiculturismo. “Fiz um trabalho histórico. Meu objetivo foi atingido. Só tenho a agradecer”, completou.

 



Bahia registra 1.580 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.580 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 2.181 recuperados (+0,5%). Dos 424.704 casos confirmados desde o início da pandemia, 405.151 já são considerados recuperados,11.108 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 819.350 casos descartados e 114.330 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (07). Na Bahia, 33.134 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 27 óbitos que ocorreram em diversas datas. Segundo a Sesab, a existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Conforme a Pasta do Estado, outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.



Site UOL erra no título e coloca prefeito de Brumado como agressor de manifestantes

Foto: Reprodução l UOL

Uma matéria publicada no site UOL na noite do último sábado (5), chamou a atenção por conta do título. As informações publicada no "corpo da matéria" existe, são fatos reais e aconteceu no município de Barra do Mendes, no qual o gestor Armênio Sodré (MDB), em vídeo, foi flagrado agredindo manifestantes com um cinto durante uma manifestação em que era cobrado pelo uso do dinheiro recebido do governo federal para auxiliar no combate ao novo coronavírus. As imagens mostram que o prefeito chega de carro e quase atinge as pessoas que estavam em frente à sua residência com o veículo. Em seguida, ele desce do carro e começa a correr atrás das pessoas e agredi-las com um objeto na mão, segundo as vítimas, seria um cinto. No entanto, o título da matéria: "Prefeito de Brumado (BA) agride manifestantes com cinto para conter protesto", trouxe constrangimentos a população de Brumado e ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que nada teve a ver com o fato. O que também chama a atenção é que, a matéria foi publicada no dia 05 de dezembro, e só foi editada no fim da tarde desta segunda-feira (07). Ainda sobre a matéria envolvendo o município de Barra do Mendes, o prefeito disse ao site UOL que seu filho de 16 anos foi sequestrado recentemente e pediu socorro ao ouvir os gritos dos manifestantes que, segundo ele, tentaram invadir a sua casa. "E vendo nosso filho naquela situação ficou difícil sustentar aquela situação", diz Galego.



Brumado: 34ª CIPM abre inquérito após abordagens de PM´s nos Bairros São José e Santa Tereza

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), de Brumado, determinou nesta segunda-feira (7) a abertura de inquéritos sobre abordagens realizadas por policiais militares -- fatos ocorridos no bairro São José -- na última quinta-feira (03), no qual um vídeo mostra policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) agredindo um jovem com cadeiras de plástico. O fato aconteceu em frente à um bar. A segunda ocorrência aconteceu na madrugada do último sábado (05), em uma abordagem que aconteceu na frente de uma revendedora de bebidas do Bairro Santa Tereza. Também em vídeo divulgado na internet, um homem aparece caído ao solo após receber um disparo de arma de fogo de um dos policiais. Segundo a 34ª CIPM, a guarnição foi acionada via CICOM, na qual foi informada por moradores de que um veículo estaria com um paredão de som ligado em frente à um estabelecimento comercial do referido bairro, e que o barulho impedia o sono de trabalhadores. De acordo com a PM, no local foi abordado o possível condutor do veículo, e que no momento da abordagem não apresentou a CNH e nem os documentos do carro. Conforme a Companhia, durante a ação, o condutor queria apresentar outro motorista habilitado e começou a insultar a guarnição com palavras de baixo calão. Ainda conforme a PM, foi dada a voz de prisão ao suspeito, momento pelo qual o mesmo partiu para cima da guarnição, sendo necessário efetuar o disparo de arma de fogo em área não letal. 

Fato ocorrido na quinta-feira (03) - Foto: Reprodução l Vídeo

Em entrevista coletiva à imprensa, o Major Mário Cabral ressaltou que com relação ao primeiro vídeo em que os policiais aparecem agredindo o jovem com cadeiras, ele afirmou que assim que tomou conhecimento do vídeo, instaurou um processo administrativo para apurar a ação dos policiais. "Já nomeamos um oficial para apurar as denúncias e verificar o que realmente aconteceu, para que possamos dar uma resposta a sociedade. E em decorrência desse processo, os policiais estão afastados até apuração dos fatos", disse o Major ao site 97NEWS. O Major ressaltou ainda que este tipo de abordagem não é de maneira correta, e que os PM´s envolvidos naquela situação, tem feito um belo trabalho diante da sociedade, com diversas apreensões de drogas. "Não é uma forma correta de fazer uma abordagem, no qual a Polícia Militar usa técnica específica diante dessas situações. Mas estamos apurando para atribuir responsabilidades", disse Cabral. 

Fato ocorrido na madrugada de sábado (04) - Foto: Reprodução l Vídeo

Já na segunda ocorrência, onde houve o disparo de arma de fogo, o Major relatou que pelo fato de uma resistência por parte dos envolvidos, inclusive segundo o Major, um deles tentou tirar a arma do policial, fez-se necessário a ação. "Houve o primeiro disparo para cima, uma forma de controlar a situação, mas mesmo assim, o suspeito partiu para cima dos policiais, e segundo o policial, houve a necessidade de efetuar o disparo em uma região não letal", afirmou o Comandante da 34ª CIPM. Conforme o Major, o suspeito envolvido na ação, tem diversos crimes desde quando era menor de idade. "Ele tem várias passagens, inclusive quando ainda era menor, ele ficou internado por vários meses, já teve autuação por posse de drogas e atualmente, no mês de setembro, após se envolver numa briga, quando os policiais chegaram, ele desacatou a guarnição", esclareceu. A 34ª CIPM também abriu um inquérito sobre este caso.



Operação destrói 41 carvoarias ilegais em Encruzilhada e Cândido Sales

Foto: Divulgação

Uma operação nos municípios de Encruzilhada e Cândido Sales, no Sudoeste, destruiu 41 fornos usados para a produção ilegal de carvão. O resultado da ação foi divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), através da Unidade Regional (UR) de Vitória da Conquista. Cada carvoaria ilegal tinha capacidade para queimar quatro metros estéreis de madeira por fornada. Com apoio da Polícia Militar, o Inema ainda apreendeu mais de 30 metros estéreos de madeira nativa em forma de lenha. A operação também constatou a devastação de mais de 100 hectares de mata atlântica, bioma altamente sensível com raros remanescentes de vegetação nativa. Ainda segundo o instituto, os trabalhos realizados nas carvoarias ocorriam em condições extremamente precárias. Durante a ação, nenhum responsável pelas carvoarias ilegais foi encontrado. Eles teriam evadido do local ao perceber a presença da fiscalização. No entanto, diz o Inema, vários proprietários dos imóveis rurais fiscalizados foram identificados e responderão pelos crimes ambientais. “A gente vinha recebendo muitas denúncias de comércio ilegal de carvão nesses municípios. Por isso, resolvemos verificar as informações pessoalmente através de uma operação técnica, com o apoio da Polícia Militar. Chegando lá, identificamos a atividade ilegal, e, prontamente, tomamos as medidas necessárias para combatê-la, visando minimizar os impactos de desmatamento e do comércio ilegal de madeira nativa”, relata o coordenador da UR de Vitória da Conquista, Glauber Guerra.



Brumado: Após tentativa de abordagem, homem ameaça policiais e acaba ferido; vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Um segundo vídeo que está circulando na internet mostra mais uma abordagem policial que chamou a atenção em Brumado. As imagens mostram um tumulto após um Policial Militar ter atirado no pé de um homem em uma praça do Bairro Santa Tereza. O fato aconteceu na noite da última sexta-feira (4), um dia após o episódio em que policiais agrediram um jovem com cadeiras de plástico no Bairro São José. Segundo a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, a guarnição foi acionada via CICOM, na qual foi informada por moradores, de que um veículo estaria com o som ligado em frente à um estabelecimento comercial do Bairro Santa Tereza, e que o barulho impedia o sono de trabalhadores. De acordo com a PM, no local foi abordado o possível condutor do veículo, e que no momento da abordagem não apresentou a CNH e nem os documentos do carro. Conforme a 34ª CIPM, durante a ação, o condutor queria apresentar outro motorista habilitado e começou a insultar a guarnição com palavras de baixo calão. Ainda conforme a PM, foi dada a voz de prisão ao suspeito, momento pelo qual o mesmo partiu para cima da guarnição, sendo necessário efetuar o disparo de arma de fogo em área não letal. A partir dai, o vídeo mostra um grupo de pessoas tumultuando a ação da PM. Amigos tentaram interceder para evitar que o homem se aproximasse do policial, no entanto, ele insiste. A mulher que estava no grupo também pede para o suspeito se afastar mas não obteve êxito. O jovem permaneceu no chão e a guarnição prestou socorro e o encaminhou ao Hospital Municipal. A 34ª CIPM apura os fatos por meio de inquérito.



2021 terá dez feriados prolongados na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou, mas a esperança de uma vacina contra a covid-19, já nos permite planejar viagens para 2021 e no que depender dos feriados prolongados, teremos razões de sobra para fazer as malas e pegar a estrada ou o avião. Para você já ir planejando, O BNews listou os feriadões de 2021 para compensar os que foram ‘cancelados’ em 2020.

1 de janeiro (sexta-feira): Confraternização Universal 
16 de fevereiro (terça-feira): Carnaval 
2 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa 
3 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
24 de junho (quinta-feira): São João
2 de julho (sexta-feira ): Independência da Bahia 
7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (terça-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida 
2 de novembro (terça-feira): Finados
15 de novembro (segunda-feira): Proclamação da República.



Brumado: Vídeo mostra policiais agredindo jovem com cadeira no bairro São José

Foto: Reprodução l Vídeo

Um vídeo gravado por moradores e que circula nas redes mostra policiais militares agredindo um jovem no momento em que ele está sentado em uma calçada no bairo São José, em Brumado, na noite da última quinta-feira (3). O comando da Polícia Militar (PM) informou que o vídeo já foi enviado para a correjedoria da Polícia Militar. O rapaz agredido não foi identificado, e os motivos da abordagem policial antes da agressão não foram esclarecidos pelas autoridades. O vídeo mostra ainda um dos PMs que se aproxima e chuta o rapaz. Na sequência, outro policial militar manda o jovem sair do local. 



Correios anuncia Plano de Desligamento Incentivado para adequar as suas contas

Foto: Luciano Santos l 97News

Os Correios anunciaram o seu novo Plano de Desligamento Incentivado (PDI) com objetivo de adequar as suas contas. O PDI acontece em um momento que o Governo tenta definir os rumos de privatização da estatal. De acordo com a empresa, os funcionários que são aposentados ou aqueles que atuam em cargo em extinção na empresa poderão se inscrever até o dia 15 de janeiro no programa. Além disso, faz parte do grupo que pode aderir ao PDI, funcionários que estejam na estatal há mais de 15 anos. A estimativa da estatal é que o plano conte com cerca de 14 mil empregados. “Os Correios objetivam adequar sua força de trabalho, face às mudanças do processo produtivo e às necessidades dos clientes e do mercado, dando prosseguimento às ações de melhoria da gestão e fortalecimento da sustentabilidade econômico-financeira da empresa”, disse a estatal por meio de nota.

 



Menina de 5 anos morre após picadas de escorpião em Tremedal

Foto: Arquivo Pessoal

Na zona rural de Tremedal, uma criança de apenas cinco anos morreu depois que foi picada duas vezes por um escorpião. Bianca Oliveira Silva recebeu os primeiros socorros, familiares a levaram ao Hospital Municipal Adelmário Pinheiro, e ela chegou a ser transferida para o Hospital de Base em Vitória da Conquista, mas a menina acabou morrendo. As informações são do portal G1. Familiares informaram à reportagem que o ataque do animal aconteceu na noite de terça-feira (1º). A mãe de Bianca, Fernanda Oliveira Silva,  também foi picada pelo animal. No momento ela preparava a criança para dormir. Os familiares narram que a menina estava na cama dela, que fica no mesmo quarto dos pais, quando reclamou que a barriga estava doendo. A mãe então levantou para levá-la ao banheiro, quando sentiu uma picada e percebeu um escorpião. Em seguida Fernando notou que a filha Bianca estava com duas picadas, uma na barriga e outra na mão. A morte foi confirmada quarta-feira (2).

 

 



Bahia mantém aumento em nº de novos casos da Covid-19 com 4.080 registros neste final de semana

Foto: Divulgação

Nas últimas 24h a Bahia registrou a soma de 4,080 novos caos da Covid-19 no estado. A confirmação é do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) no final da tarde de domingo (6). Com os novos casos, o total geral contabilizado vai a 423.124. O total de casos ativos é de 11.736. A taxa de crescimento da doença é 1%, conforme o boletim. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos. No mesmo período diário, 30 mortes foram contabilizadas. O total de vítimas da doença pandêmica no estado vai a 8.418. A ocupação de leitos de UTI exclusivos ao tratamento da doença atinge a margem de 74%. No caso da UTIs pediátricas, a taxa de ocupação está em 60%.