ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2020"

Drogas são encontradas pela PF dentro de caixões com 'vítimas de Covid-19'

Foto: Divulgação l PF

Foi deflagrada nesta quinta-feira (10) pela Polícia Federal (PF) a Operação Caixão para combater uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas responsável pelo transporte de materiais ilícitos em caixões de vítimas de Covid-19. Ação ocorreu nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Iniciada em junho deste ano, as investigações começaram após um homem ser preso com quase 300 kg de maconha em tabletes escondidos em dois caixões, onde estariam as vítimas da doença, na cidade de Jataí, em Goiás. Com o início da operação, agentes cumprem 14 mandados de prisão, sendo 10 de busca e apreensão e quatro de prisão temporária nos municípios de Porangatu (GO), Rio Verde (GO), Ponta Porã (MS), Campo Verde (MT) e Brasília. De acordo com a PF, a droga saiu da cidade de Ponta Porã (MS) e tinha como destino final o município de Aparecida de Goiânia. Ainda segundo as autoridades, os compradores da droga já estariam presos na cidade goiana.



Queda de energia prejudica abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Embasa informa que uma queda de energia elétrica na captação da barragem de Cristalândia, na manhã desta quinta-feira (10), provocou a interrupção temporária do fornecimento de água nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. O serviço de energia foi restabelecido pela Coelba por volta das 15h, quando o abastecimento de água começou a ser regularizado gradativamente, com previsão de normalização completa nas 48 horas seguintes nos dois municípios atendidos pelo sistema integrado de abastecimento de água de Brumado. Enquanto a situação não é normalizada, a Embasa recomenda o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando-se usos que possam ser adiados, bem como todas as formas de desperdício.



Brumado: Sem eventos presenciais por conta da pandemia, membros do Grupo da Terceira Idade usam o celular para encontros virtuais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em tempos de pandemia, as pessoas têm buscado novas formas de estudar, de interagir e de se reunir. É nesse contexto que o Grupo da Terceira Idade, começou sua inclusão digital, para poder continuar os encontros semanais em que compartilham memórias e experiências. O propósito desses encontros, segundo a presidente do Grupo, Neli Silva Pinto, 83 anos, é estimulá-los a lembrarem sobre o passado. “Todas as terças-feiras a gente se reunia, e no final do mês, comemorávamos os aniversariantes do mês com música ao vivo. Era uma diversão muito grande, mas com a pandemia, tivemos que parar tudo”, disse ao 97NEWS. O Grupo da Terceira Idade reunia semanalmente dezenas de idosos acima de 65 anos em atividades presenciais na União Recreativa. Com a necessidade de isolamento social, os encontros tornaram-se inviáveis, principalmente pelos participantes se enquadrarem no grupo de risco, por conta da faixa etária. Mas, da mesma forma que muitas atividades decidiram continuar suas operações a distância, o Grupo precisou se adaptar e promover os encontros por ligações ou por aplicativos de mensagens. "Com o isolamento, sentimos a necessidade de comunicação umas com as outras, então nossa ferramenta foi o celular. A gente liga pra uma, manda mensagem pra outra, fala pelo vídeo, assim tá sendo nossa rotina", comentou Silva.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma das conquistas citada por dona Neli, foi a aquisição da sede própria do Grupo, que foi construída no bairro Santa Tereza. "Nós ganhamos um terreno do prefeito Eduardo Vasconcelos, e ai, esse terreno ficou lá por vários anos com a mudança de presidente no Grupo. Depois de quatro anos, eu voltei a ser presidente e fui mais uma vez no gestor. Ai foi quando ele mandou levantar, telhar e deixar no contrapiso, ficando para nós apenas as portas e acabamento", disse a presidente do Grupo da Terceira Idade. Para concluir a obra, os membros foram ao comércio local e conseguiram patrocínios. "Durante essa pandemia, eu consegui fazer um 'Livro de Ouro', e sai no comércio pedindo, não teve uma pessoa que me negou, todos me ajudaram. Agora só nos resta algumas portas para concluir o local", disse Neli. Por fim, ela espera o retorno dos encontros com a chegada da vacina. "Com certeza, esperamos voltar logo nossos encontros, faz muita falta.



Brumado: Secretaria Municipal de Educação atribui 'Selo Unicef' pela qualidade no ensino e resultados educacionais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A educação de Brumado, que já apresentou os piores indicadores no cenário nacional, agora está em alta, mais uma vez, pela melhoria no desempenho de suas políticas e resultados educacionais. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgados esta semana apontam que o município, dentre os 26 contemplados do Estado da Bahia, foi um dos que concluiu ações nas áreas de saúde, educação e assistência social, nos 15 dos 16 requisitos solicitados pelo Unicef. Na Bahia foram 249 municípios participantes. No Brasil, 431 municípios receberam o Selo. Em entrevista ao site 97NEWS, a Secretária de Educação e Ação Social, Edinéia Ataíde, citou que foram diversas ações que levaram o município de Brumado e receber o Selo. "Entre eles, a gente destaca o programa 'Buscativa Escolar' gerenciada pelo professor Matheus, onde ele fez a busca por crianças que estavam fora da escola e às inseriram na rede municipal", disse. Outro fator segundo ela, foi a redução da distorção idade-série onde o município vem investindo atualmente. "Nessa modalidade temos o 'EJA', onde o aluno faz duas série em apenas 1 ano. Isso nos levou a distorção idade-série", destacou Ataíde. Já na área da saúde, segundo a secretária, ações como a Semana do Bebê, Campanhas de vacinação e a melhoria no acesso ao pré-natal foi o destaque. Sobre as ações no âmbito social, Edinéia citou ações no CRAS e CREAS. "No CRAS nós trabalhamos com crianças e adolescentes dando apoio as famílias. Temos o CREAS também que luta contra a violência de crianças e adolescentes. O PETI, que fiscaliza o trabalho infantil. E além disso, nós tivemos uma ação junto ao TRE, que foi no incentivo aos adolescentes de 16 anos para a retirada do Título de Eleitor", disse. Ela aproveitou o momento para agradecer às equipes das Secretarias envolvidas. "Quero agradecer a todos pelo empenho e por terem desenvolvido um trabalho com tanto compromisso e empenho, o que levou o nosso município a ser um dos vinte e seis contemplados na Bahia", conclui Edinéia Ataíde, Secretária de Educação.



Conquista: Supermercado é suspeito de sonegar mais de R$ 4 milhões em ICMS

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma operação deflagrada na terça-feira (8), em Vitória da Conquista, pela força-tarefa de combate aos crimes contra a ordem tributária, investiga uma empresa do segmento de supermercados suspeita de sonegar aos cofres públicos mais de R$4 milhões em ICMS. Denominada ‘Operação Reforma’, a ação já cumpriu quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal. A operação visa coletar provas para instruir investigação da força-tarefa que apura a prática de evasão fiscal consistente, primordialmente, na tática de declarar débitos de ICMS decorrentes de operações comerciais, mas sistematicamente não os recolher ao fisco estadual. “Este tipo de atuação sem recolhimento de impostos representa concorrência desleal e perda de arrecadação do Estado, com o consequente prejuízo na prestação de serviços públicos, sendo passível de caracterizar crime contra a ordem tributária, conforme decidido no último ano pelo Supremo Tribunal Federal”, destacou o promotor de Justiça Hugo Casciano de Sant´Anna, A força-tarefa, também requereu ao Judiciário o sequestro de ativos da empresa e de seus sócios, incluindo imóveis, veículos e contas bancárias, para assegurar a restituição dos valores devidos aos cofres públicos. A investigação abrange ainda outros ilícitos fiscais cometidos pela empresa, tais como fraudes na escrituração e a realização de operações com mercadorias tributadas sem a emissão de documentos fiscais. Além disso, a força-tarefa levantou indícios da prática de lavagem de capitais, uma vez que os proprietários da empresa expandiram seus negócios durante o período em que não recolheram os tributos devidos ao fisco, inclusive com a abertura de uma nova unidade comercial. A empresa já vinha sendo monitorada pelos órgãos fazendários desde o ano de 2014 e os seus sócios já respondem a uma ação penal na Justiça local por outras práticas de sonegação de impostos.



Brasil tem primeiro caso confirmado de reinfecção pelo coronavírus

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus do país. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também Paraíba. A identificação do caso foi feita pelos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que usaram o método da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por sequenciamento genético, que confirmou que a mulher foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus. O caso estava sendo investigado desde o dia 23 de outubro, data em que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN (CIEVS-RN) recebeu a notificação sobre a suspeita.A primeira infecção dela aconteceu em junho. Após apresentar um quadro de síndrome gripal (cefaleia, dor abdominal e coriza) no dia 17, a paciente realizou o exame RT-PCR na Paraíba em 23 de junho. O resultado do teste foi positivo e ela se recuperou após período de isolamento recomendado. A profissional da saúde, no entanto, voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal no dia 11 de outubro. Entre os sintomas, estavam astenia (sensação de fraqueza), mialgia (dor muscular), cefaleia frontal (dor de cabeça) e distúrbios gustativos e olfativos (ausências de olfato e/ou paladar). Ela, então, realizou um novo teste RT-PCR no dia 13 de outubro, também no estado da Paraíba, e teve um novo resultado positivo para presença do vírus SARS-CoV2, indicando novamente a Covid-19. O laboratório Fioceuz constatou a presença de linhagens distintas do vírus SARS-CoV2 nas amostras coletadas, confirmando ser um caso de reinfecção, o primeiro no Rio Grande do Norte.



Anvisa faz alerta sobre superfungo detectado em hospital privado em Salvador

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta na última segunda (7) sobre uma investigação do primeiro caso positivo no país de Candida auris, fungo resistente a medicamentos que representa uma séria ameaça à saúde pública em virtude da taxa de letalidade próxima a 60%. O fungo foi detectado na última sexta-feira (4) no cateter de um paciente internado em um hospital privado da capital baiana. De acordo com o alerta da Anvisa, o fungo apresenta resistência a vários medicamentos antifúngicos comumente utilizados para tratar infecções por Candida. Ele pode causar infecção em corrente sanguínea e outras infecções invasivas, sendo fatal, sobretudo, em pacientes com comorbidades. O fungo foi identificado pela primeira vez em 2009 no canal auditivo de uma paciente no Japão. Desde então, houve casos identificados em países como Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Paquistão, Quênia, Kuwait, Reino Unido e Espanha.



Beneficiários do Bolsa Família começam a receber última parcela do auxílio

Foto: Luciano Santos l 97News

Os beneficiários do Bolsa Família começam a receber a quarta e última parcela do auxílio emergencial de R$ 300. Nesta quinta-feira (10), o pagamento é feito aos integrantes do programa com NIS de final 1. O grupo é o primeiro a receber o pagamento porque segue calendário de pagamento do programa, realizado sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês, de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social).  Serão beneficiadas nesta quinta 1,6 milhão de pessoas com NIS final 1. O pagamento segue até o dia 23, para os que têm o NIS final 0. No total, serão pagos R$ 4,3 bilhões para mais de 16,3 milhões de pessoas. Todos os beneficiários considerados elegíveis e que cumprem os requisitos vão receber cinco parcelas de R$ 600 do auxílio emergencial normal. Mas nem todos receberão as quatro parcelas extras de R$ 300.



Brumado registra 42 novos casos da Covid-19 em 24h

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (09), o município de Brumado registrou 3.275 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Ao todo já são 10.115 notificações. Entre os diagnósticos: 04 internações, 41 óbitos, 278 pacientes em tratamento e 2.956 recuperados. No momento, 154 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.336 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Ocupação de leitos de UTI é maior que 80% em oito capitais; Salvador tem 79%

Foto: Divulgação

Oito capitais brasileiras registram nesta semana taxa de ocupação superior a 80%. Em algumas cidades a situação é ainda mais grave, como em Florianópolis, que registrou ocupação de 98%. No Rio de Janeiro, a taxa de ocupação atingiu 92%. Segundo levantamento do jornal Folha de São Paulo, outras seis cidades registram altas ttaxas de ocupação. Em Recife, a ocupação de leitos de UTI registrou ocupação de 87%. Em Natal a ocupação é de 92,9%. Além destas, registram altas taxas também as cidades de Porto Alegre, Curitiba, Vitória e Campo Grande. Em Salvador, a taxa de ocupação de leitos de UTI atingiu 79% na terça-feira (08), segundo informou a secretaria da Saúde da Bahia. Ao todo, a taxa de ocupação na capital baiana está em 81%. Dos 321 leitos de enfermaria para adultos, 275 estão ocupados, o que representa taxa de 86%. Já os leitos destinados à crianças estão com 70% de ocupação. Já os leitos de UTI para crianças estão com 74% de ocupação.



Rui Costa anuncia compra de seringas para vacinação contra a Covid-19

Foto: Divulgação

O governador do estado da Bahia, Rui Costa, anunciou na manhã desta quarta-feira (9) em uma publicação em suas redes sociais, que o estado fará um investimento de R$ 19,8 milhões na compra de seringas e agulhas para vacinar a população do estado contra o novo coronavírus. O mandatário ainda falou da necessidade do Governo Federal aprovar a eficácia de um imunizante, para que todos possam ser vacinados o quanto antes. Segundo o governador, será investindo cerca de R$ 5,5 milhões neste processo de compra.



2020: Mês de novembro pode ser considerado o mais quente da história

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em 2020, o mês de novembro pode ser considerado o mais quente da história no mundo, ficando 0,8° acima da média para o período entre 1981 e 2010, informou o Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas, que é mantido pela União Europeia. As temperaturas do mês passado também ficaram 0,1°C acima dos meses de novembro que detinham os recordes anteriores, em 2019 e em 2016. As temperaturas ficaram mais altas, basicamente, em todas as partes do mundo na Sibéria e no Ártico, na América do Sul, na África e e pela maior parte do norte da Europa e Estados Unidos. O boletim ainda revelou que para o Ártico, o mês foi o segundo que teve a menor extensão de gelo desde que as medidas por satélite começaram, em 1979. Já o mesmo índice na Antártida ficou próximo à média, mas com muitas variações entre as regiões. Os especialistas alertam que 2020 tem tudo para ser o ano mais quente da história, superando 2016, a não ser que haja uma queda muito grande e fora dos padrões para dezembro. “Esses recordes são consistentes com a tendência de aquecimento global no longo prazo. Todos os legisladores que priorizam a mitigação dos riscos climáticos devem ver esses recordes como sinais de alarme”, afirmou Carlo Buontempo, diretor do Copernicus.



Caetité: Prefeitura recomenda fechar bares e restaurantes após aumento de casos da Covid-19

Foto: Divulgação

Após aumento do número de casos de coronavírus em Caetité, a prefeitura emitiu um decreto determinando o fechamento de bares, restaurantes, quadras poliesportivas e afins. A medida começou a valer na terça-feira (08) e vai até o dia 15 de dezembro, ou posterior deliberação. Ainda conforme o decreto, os estabelecimentos comerciais em geral, como lojas, oficinas, farmácias e outros, não serão afetados. No último boletim epidemiológico, Caetité havia registrado 394 casos positivos da doença, com 343 pessoas recuperadas, 134 aguardando resultado, 02 internadas e 07 óbitos.



PIB da Bahia deve cair 4,7% em 2020, estima FIEB

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) prevê queda de 4,7% do PIB do estado em 2020. Caso se confirme essa perda econômica, será a segunda maior redução deste índice registrada desde a revisão metodológica feita em 2003. Em 2016 o encolhimento foi de 6,2%. O maior impacto da pandemia se deu no segundo trimestre do ano, que apresentou queda de cerca de 21% na comparação com igual período de 2019. A partir de julho se inicia uma recuperação, chegando em setembro a um patamar semelhante ao de 2019. Apesar da projeção negativa, no entanto, esta é consideravelmente melhor do que aquela que a Federação fez no início da pandemia, quando os dados apontavam para uma diminuição bem maior, de 7,2%. O especialista em Desenvolvimento Industrial da FIEB e coordenador do estudo, Danilo Peres, explica o que mais contribuiu para o resultado. "Embora a indústria geral termine o ano estável, identificamos uma reação da Construção Civil, que voltou a crescer a partir do segundo semestre, revertendo uma estimava de queda de 6,1% em crescimento de 2,2%. Além disso, a indústria de transformação, apesar deste ano difícil, também deve apresentar crescimento nos principais setores da economia baiana, a exemplo de refino, química, celulose e alimentos", explica. 



Barra do Choça: Incêndio em pátio da prefeitura destrói ônibus escolares e vans

Foto: Reprodução l Blog do Jorge Amorim

Sete ônibus escolares, uma van e duas motos pegaram fogo na madrugada desta quarta-feira (9) no pátio da prefeitura de Barra do Choça. Conforme a Polícia Militar, até o momento não se sabe como as chamas começaram. O fogo teve início por volta das 3h30. Além dos veículos, o incêndio destruiu outros materiais armazenados na garagem da prefeitura. O fogo começou a ser debelado por funcionários da prefeitura, testemunhas e agentes da Guarda Municipal, mas o trabalho precisou do apoio do Corpo de Bombeiros. Apesar do incêndio, não houve feridos. Segundo informou ao Bahia Notícias o prefeito Adiodato Araújo, o prejuízo é estimado em pelo menos R$ 2 milhões. Ele não descarta a possiblidade de o incêndio ter sido criminoso. "Olha, aqui nós não temos histórico dessas coisas, mas a partir do que vimos, junto com a Polícia, que está ainda lá fazendo a perícia, não tinha como ser um incêndio espontâneo. Os carros estavam afastados um do outro também. Vamos torcer que se apure e encontre os culpados", declarou. A Polícia Civil de Barra do Choça já isolou a área e segue na apuração do caso. 

 



Anvisa pode ser obrigada a analisar vacinas contra a Covid-19 em até 72h

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode ser obrigada a avaliar as possíveis vacinas contra a Covid-19 em até 72h, prazo menor que o estipulado pela Agência, de até 60 dias. Uma lei aprovada em maio deste ano determinou que a Anvisa avalie em até 72h qualquer material, medicamento e insumos da saúde sujeitos à vigilância sanitária que já tenham sido aprovados por outras quatro agências internacionais. No texto foram citadas as agências FDA, dos Estados Unidos, a EMA, da União Europeia, a PMDA, do Japão, e a NMPA, da China. Segundo a regra, caso a Anvisa não analise o pedido neste prazo, a autorização será automática.



Passageiro é preso com 70 'bananas' de dinamite em ônibus em Ibotirama

Foto: Divulgação l PRF

Cerca de 70 “bananas” de dinamite foram apreendidas em um ônibus que passava pelo trecho da BR-242 de Ibotirama, Oeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os explosivos, do tipo emulsão encartuchada, além de uma quantidade de apetrechos para detonação do material estavam com um passageiro, de 25 anos. O caso ocorreu após ordem de parada ao veículo em frente a unidade operacional policial (UOP) da PRF em Ibotirama na última segunda-feira (7). Ao subirem no veículo e conversar com os ocupantes, os policiais perceberam um nervosismo incomum por parte de um dos passageiros. Em uma revista minuciosa no compartimento de bagagem, os policiais encontraram as “bananas” de explosivos (dinamites), além de pavis detonantes, espoletas e apetrechos utilizados na detonação de material explosivo. Questionado, o passageiro, que é natural de Cícero Dantas, no Nordeste baiano, relatou que receberia R$ 25 mil pelo serviço. A suspeita é que o material bélico seria utilizado na prática de crimes. O homem foi preso e o material apreendido. A ação teve apoio da Cipe Chapada da Polícia Militar. 



Garagem da Novo Horizonte de Brumado é interditada por está realizando embarque e desembarque de passageiros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em uma ação envolvendo a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Ministério Público, Agerba, Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, com o apoio da Polícia Militar, interditou na terça-feira (08) a garagem da empresa de transportes de passageiros Novo Horizonte, em Brumado, localizada no bairro São Felix. Em entrevista ao site 97NEWS, o superintendente da SMTT, João Paulo afirmou que a interdição aconteceu após a Prefeitura Municipal ser notificada pelo Ministério Público. "O MP nos pediu esclarecimentos sobre este tipo de atividade que a empresa estava fazendo, que é o embarque e desembarque de passageiros, usando sua garagem como terminal, tendo em vista que a cidade de Brumado tem o seu Terminal, que é justamente pra isso", disse o superintendente. Segundo João Paulo, no espaço da empresa, a função seria de garagem e oficina para a manutenção da frota. No entanto, ela não tinha autorização para exercer a função de embarque e desembarque. "Inclusive em contato com a Agerba, o órgão também nos informou que a empresa não tem autorização para fazer este tipo de atividade naquele local, nem Alvará de funcionamento a empresa tem", afirma. De acordo com o membro da Pasta, caso a empresa descumpra a determinação, penalidades serão adotadas. "Nós iremos discutir com o jurídico, mas se ela descumprir a decisão, é cabível multa", disse. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sobre os fatores de não levar a empresa a utilizar o Terminal Rodoviário Municipal, seria as condições do local, o que segundo João Paulo, não se justifica. "A cidade de Brumado e toda região sabe das condições da garagem da empresa, por isso que eles não tem Alvará, ela pagou a taxa, mas ela não retirou o Alvará. Porque, sendo que eles precisam de um parecer do setor de Trânsito, da Vigilância Sanitária, da Infraestrutura e do Meio Ambiente, por isso eles não tinham o Alvará de funcionamento", disse ao 97NEWS, o superintendente da SMTT. Sobre os taxistas que atuam na garagem da empresa, o membro da Pasta relatou que o órgão vai realizar um levantamento de quantos profissionais atuam no espaço, e vão realocar os profissionais ao Terminal Rodoviário. "Aumentando a quantidade de passageiros no Terminal, automaticamente vai aumentar o fluxo de passageiros, então a demanda será maior para eles", destacou. Questionado sobre os horários de atendimento no Terminal Rodoviário, o superintendente disse que a empresa garantiu o turno de 24 horas. "A priore, a empresa afirmou que vai manter o turno de 24 horas, e eu acredito que sim, porque vai aumentar o número de passageiros", esclareceu João Paulo. 

 



Brumado: Moradores reclamam de esgoto a céu aberto em rua da Vila Presidente Vargas

Foto: Leitor l 97NEWS

Moradores da Vila Presidente Vargas, que fica às margens da BR-030, em Brumado, reclamam que a prefeitura de Brumado conclua a recuperação da rede de esgoto que foi aberta há cerca de cinco dias na localidade. Eles reclamam do esgoto a céu aberto deixado pela administração municipal e o local virou proliferação de insetos, prejudicando a saúde das famílias que moram no lugar. Aterros foram feitos para evitar que o esgoto se espalhe na frente das casas e no meio da via por onde diariamente trafegam adultos, idosos e crianças. Segundo uma moradora que gravou um vídeo e mandou à nossa Redação, há mais de 5 dias uma cratera se formou via principal da Vila devido a concentração de esgoto. “Olha a situação, está um absurdo. Água só subindo, e não tá tendo jeito não viu gente, fora as muriçocas que tá tendo aqui. O barranco está desmoronando, é perigoso até esse pé de árvore cair ”, relata.



Clínica Mais Vida firma parceria com o fisioterapeuta, Dr. Heitor de Almeida Machado

Foto: Divulgação

Para que a qualidade de vida seja garantida é preciso ser saudável, ou seja, é necessário o bem-estar físico, mental e social e isso só é possível através de cuidados fundamentais com a saúde, proporcionados por diversos especialistas, estando entre essas prioridades o fisioterapeuta. Já parou pra pensar na importância desse especialista na sua vida? Se nunca parou pra pensar nesse assunto saiba que estes profissionais trabalham com doenças provenientes de traumas, alterações genéticas ou enfermidades adquiridas, tendo como objetivo manter, preservar, desenvolver ou reabilitar a integridade das funções, sistemas ou órgãos. A Clínica Mais Vida sempre buscando atender às necessidades da população de Brumado e região passará a contar com o fisioterapeuta, Dr. Heitor de Almeida Machado, que atua em Brumado nas áreas de ortopedia, traumatologia esportiva, terapia manual, entre outras áreas ligadas a especialidade. O especialista destaca que o fisioterapeuta não deve ser procurado apenas em casos de recuperação, mas fazer parte dos cuidados com a saúde, pois atua conjuntamente com todas as especialidades, sempre buscando a qualidade de vida do paciente. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.