ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2020"

Vitória da Conquista registra média de 30 casos por mês de golpes de venda de veículos

Foto: Reprodução l TV Sudoeste

A Delegacia de Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, registrou nos últimos meses uma média de 30 casos de golpes cometidos por estelionatários. Ao site G1, um empresário, que preferiu não revelar a identidade, quase caiu na conversa de um estelionatário, que propôs a transferência do veículo antes do pagamento. Ele conta que o começo da conversa foi normal e que o suspeito parecia alguém querendo comprar o carro dele. "Ele pergunta detalhes do carro, se o carro foi batido, se não foi, se foi emplacado, se é o primeiro dono, segundo dono, quilometragem, se tem desconto, qual o menor preço à vista, e aí ele vai fazendo muitas perguntas de modo que você realmente ache que é uma pessoa que está interessada em comprar", contou o empresário. Mas depois de pedir todas as informações, o rumo da conversa mudou. No fechamento da compra do carro, o suspeito fez um pedido inesperado, disse que iria comprar o carro pra pagar uma dívida. "Você me ajuda, eu economizo e não tem problema nenhum, porque eu vou pagar o carro de qualquer forma', explicou como foi o golpe. O empresário conseguiu não cair no golpe, porque percebeu a tempo. Segundo o delegado Nei Brito, pelo menos um caso é registrado por dia na Delegacia de Furtos e Roubos, uma média de 30 casos por mês. O delegado explica que é preciso ficar atento e não fazer transferência bancária sem ter certeza de que o negócio é seguro. "Essa é a primeira formação. A segunda quando você receber o dinheiro na sua conta, o depósito, você só faz a transferência do veículo depois que você confirmar realmente com o banco que [o dinheiro] ele entrou em conta, porque eles enviam aqueles recibos falsos, são falsos depósitos", concluiu.



Pfizer pressiona Brasil sobre acordo para a vacina do coronavírus

Foto: Divulgação

Com uma proposta para resolver a logística de distribuição, executivos da Pfizer estão tentando fechar o acordo com o governo federal para a venda de lotes de sua vacina contra o coronavírus. Contudo, restam apenas alguns dias para o Brasil responder. “O tempo é curto, de alguns dias, ou talvez uma semana”, destacou o diretor da área de vacinas da Pfizer Brasil, Alejandro Lizarraga, em entrevista ao Globo. O diferencial da Pfizer é o prazo que conseguiria entregar as doses da vacina, que no Reino Unido já será aplicado na semana que vem. “Para o Brasil, a gente pode considerar algumas semanas, podendo chegar a um mês ou mais, até dois meses, mas sem precisar exatamente quanto tempo”, citou a diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine. A Pfizer enviou na semana passada documentação dando início ao processo de registro, que em princípio iria ser de até 60 dias (três ciclos de avaliação de 20 dias) para ser efetivado. No entanto, por causa das novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que a partir de hoje aceita pedidos de registro em caráter emergencial, é possível que esse prazo seja reduzido. O Ministério da Saúde estaria reticente em fechar negócio com a Pfizer porque a vacina contra a Covid-19 da empresa necessita de armazenamento a menos de -75°C para preservação por longos períodos. Ainda assim, Lizarraga adianta que a logística com a utilização de uma caixa especial de refrigeração por gelo seco, criada pela própria companhia, pode resolver a distribuição no SUS. Países com condições de desenvolvimento semelhantes às do Brasil, como Chile, Peru, Equador, Panamá, México e Costa Rica, já teriam fechado o acordo com a Pfizer e não haveria problema colocar em prática aqui soluções similares às combinadas com essas outras nações.

 



Covid-19: Três cidades baianos não usavam nem telefone para atender usuários, aponta IBGE

Foto: Divulgação

Três municípios baianos informaram não ter nenhuma forma de atendimento ao público à distância até o ano passado, o que significa nem usar o telefone. Foram os casos de Inhambupe, no Agreste baiano; Jussiape, na Chapada Diamantina, e Muquém do São Francisco, no Oeste. Os dados são do IBGE e fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2019. Em relação ao pesquisado em 2014, última amostragem, o número de municípios com alguma forma de atendimento à distância cresceu. Saiu de 407 para 414. Segundo o IBGE, a forma mais comum de atendimento remoto ainda era o telefone, usado em 367 cidades das 417 em 2019. Depois, o meio mais usado era a Internet, presente em 354 municípios. Em terceiro vinha o correio convencional, praticado por 167 cidades. As informações são do site Bahia Notícias.



Brumado registra mais de 3 mil casos confirmados de coronavírus

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (02), o município de Brumado registrou 3.053 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9.530. Entre os diagnósticos: 04 internações, 40 óbitos, 221 pacientes em tratamento e 2.792 recuperados. No momento, 239 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.187 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Fim do Auxílio irá reduzir o consumo e afetar a recuperação econômica do Brasil, avalia FMI

Foto: Luciano Santos l 97News

Um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgado na quarta-feira (2) avalia que o fim do auxílio emergencial e dos estímulos econômicos feitos em reação à pandemia do novo coronavírus irão reduzir o consumo e afetar a recuperação econômica do Brasil.  De acordo com o documento, o país vai sofrer com uma retirada abrupta das medidas, uma vez que persistem os efeitos da crise da saúde gerada pela pandemia. A instituição também sugere que as autoridades estejam preparadas para fornecer apoio adicional na área fiscal. Afirmou ainda que o Banco Central deve considerar afrouxar ainda mais a política monetária, ou seja, avaliar novos cortes na taxa básica de juros, caso a inflação e as expectativas de inflação permanecerem abaixo da meta, mas com um acompanhamento cuidadoso das implicações para a estabilidade financeira e fluxos de capital. O ministro da Economia, Paulo Guedes, nega a possibilidade de continuidade do auxílio emergencial.  O benefício, atualmente no valor R$ 300, é pago pelo governo para aliviar os impactos da pandemia sobre o orçamento familiar e terminar em 31 de dezembro.



Estudantes de Livramento de Nossa Senhora são premiados em Feira Científica

Foto: Divulgação

Dois projetos, desenvolvidos por estudantes de Salvador e Livramento de Nossa Senhora, foram premiados na 16ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), que aconteceu no período de 24 a 28 de novembro, em Recife, Pernambuco. Com isto, foram credenciados a representar a Bahia e o país em eventos internacionais. Com o projeto “Implantação de uma mini usina de compostagem a partir de materiais recicláveis”, o estudante Jackson Menezes, 19, 3º ano, do Colégio Estadual da Bahia (Central) e do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, ganhou três prêmios. O credenciamento será para apresentar o projeto na Youth Science Meeting, Encontro de Ciência da Juventude, que acontecerá em Coimbra, Portugal; segundo lugar da área de Ciências Agrárias; além da premiação por votação popular. O projeto também foi selecionado para ser apresentado no evento Jóvenes Científicos por Puerto Rico, que acontecerá em 2021, em Porto Rico. As estudantes Julya Pires da Silva, Tainá Larissa Nascimento, ambas com 17 anos, 3º ano, do Colégio Estadual João Vilas Boas, localizado em Livramento de Nossa Senhora, conquistaram o primeiro lugar na área de Meio Ambiente e o credenciamento para participar da MILSET Expo-Sciences Asia, que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2022. Elas são autoras do projeto “Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água”, orientado pela professora Ana Paula da Rocha. O projeto também será apresentado durante a Feira Científica-Tecnológica Mariscal Estigarribia (FECIMAR), que acontecerá em 2021, no Paraguai.



Brumado: Vídeo mostra mulher sendo atropelado na faixa de pedestres da Av. Centenário

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma mulher foi atropelada enquanto atravessava na faixa de pedestres, na movimentada avenida Centenário de Brumado. Câmeras de segurança registraram o momento em que a jovem foi atingida. A mulher não identificada teve apenas arranhões. O acidente aconteceu por volta das 17h37 da última segunda-feira (30), em frente à uma lotérica, mas só agora o vídeo foi divulgado nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver que a mulher estava saindo de um estabelecimento comercial, quando tentava atravessar a via de faixa dupla, na faixa de pedestres. Logo, um das motos para, e ela começa a atravessar. Porém, um outro motociclista que seguia na mesma via não para e atinge a jovem. A vítima foi atingida no lado esquerdo e caiu na avenida. 

Foto: Reprodução

O vídeo mostra ainda que, na hora do acidente, o motociclista e um passageirao também caíram na via. Em seguida, mototaxistas que estavam no local ajudaram a vítima. Comerciantes da avenida questionam irregularidades na sinalização que indicam as faixas na via. "Se você perceber, de um lado da via a placa que indica a faixa, deveria está antes, mas o equipamento foi instalado após a faixa", disse um dos comerciantes que preferiu não se identificar. Outra questão indagada por eles, é a pintura da sinalização, que começou a se deteriorar. "Aqui deveria ter uma faixa elevada como já temos em outras vias da cidade. Outra coisa, o órgão de trânsito deveria fazer uma campanha de orientação aqui nessa avenida, ela é bastante movimentada", disse ao 97NEWS o motociclista Alexandre Lima.



Comissão da ONU retira maconha da lista de drogas consideradas mais perigosas

Foto: Reprodução l Pixabay

A Comissão de Drogas Narcóticas da Nações Unidas, ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS), aprovou nesta quarta-feira (2) a retirada da cannabis, popularmente conhecida como maconha, da lista de drogas consideradas mais perigosas. A reclassificação, contudo, não dispensa a necessidade de políticas para o controle do uso da planta, que agora está no mesmo patamar da morfina. Antes, a cannabis estava ao lado de outras substâncias "suscetíveis a abusos e à produção de efeitos danosos" e "sem capacidade de produzir vantagens terapêuticas". A cada dia cresce o número de países que flexibilizam as leis sobre o uso de maconha. Recentemente, Uruguai, Canadá e alguns estados dos EUA, como a Geórgia, extinguiram as punições para os usuários ou legalizaram completamente o uso. O México, um dos países que mais sofrem com o avanço do narcotráfico, aprovou no Senado o texto da legalização da maconha no mês passado, tanto para o uso medicinal quanto recreativo.



Correntina: Caminhão desgovernado invade agência dos Correios e deixa motorista ferido

Foto: Divulgação

Um caminhão carregado de calcário perdeu o controle do freio do veículo, invadiu uma agência dos Correios e deixou o motorista ferido na cidade de Correntina, no oeste da Bahia. O acidente aconteceu na terça-feira (1º). O acidente aconteceu por volta das 12h, na Avenida Tancredo Neves. Segundo a PM, com a perda da direção do caminhão, o motorista, que não foi identificado, pulou do veículo, que acabou passando por cima de uma das pernas dele. A vítima foi socorrida por moradores da região para o hospital da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dela. Em nota, o Correios confirmou o ocorrido e disse que houve danos na parte frontal da frente do imóvel. Segundo a empresa, nenhum cliente ou empregado ficou ferido.



Bahia: MP move ação contra Banco Itaú por propaganda enganosa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Banco Itaú é alvo de uma ação civil pública do Ministério Público da Bahia (MP-BA) por prática de oferta enganosa, cobrar por serviços não solicitados, desrespeitar o direito à informação dos consumidores e cobrar taxas abusivas. A ação é assinada pela promotora de Justiça Joseane Suzart. Segundo a ação, o banco cancelou cheque especial e alterou “substancialmente” os limites das contas sem nenhum aviso prévio, debitou serviços não solicitados e desconhecidos dos consumidores, e incluiu, “ilicitamente”, dados de clientes no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/Serara). A promotora apontou também que o Itaú feriu princípios da transparência e informação e violou a Lei Geral de Proteção de Dados. Na ação, a promotora solicitou à Justiça, entre outras medidas, que proíba o Itaú de enviar, aos bancos de dados que realizam a negativação do consumidor, informações que não sejam condizentes com débitos verdadeiros e devidos; de realizar cobranças abusivas, por meio da ilícita aplicação do percentual de juros, descontos imotivados a título de taxas perante a conta bancária do cliente; que controle e informe a origem do débito do consumidor e que possibilite, simplificadamente, o acesso às informações existentes internamente em seus cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, assim como sobre as suas respectivas fontes. 



Governo da Bahia admite que retorno das aulas em 2020 é 'pouco provável'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após prorrogar até o próximo dia 17 o decreto de suspensão das aulas presenciais na rede pública da Bahia, o governador Rui Costa admitiu que são baixas as chances de liberação dessas atividades ainda esse ano. "Agora eu estou achando pouco provável porque a segunda quinzena é Natal, Réveillon, não faz sentido", afirmou, em entrevista ao site Bahia Notícias, nesta quarta-feira (2). Embora o raciocínio seja lógico, é a primeira vez que o governador reconhece essa dificuldade, uma vez que o decreto foi sendo prorrogado continuamente, seguido do discurso de preparação da estrutura pública para garantir segurança à toda a comunidade escolar em meio à pandemia. De acordo com Rui, o novo aumento do número de casos de coronavírus, impulsionado pelas aglomerações em festas e campanhas políticas, prejudicou os planos de retorno das aulas. "Espero que durante esse mês de dezembro a gente possa voltar a ver o recuo da doença e, eventualmente, voltar no início do ano", acrescentou.



Mato Grosso: MP gastará R$ 2,2 milhões na compra de mais de 200 Iphone 11 e mais outros aparelhos

Foto: Divulgação

O Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) vai gastar R$ R$ 2,2 milhões para comprar 280 celulares, sendo 201 Iphone 11 Pro Max. A licitação foi concluída pelo órgão no dia 19 de novembro. Só de Iphone, serão gastos R$ 1, 6 milhões. Cada aparelho foi arrematado por R$ 8,3 mil. Ainda serão comprados 64 celulares modelo Galaxy Note 20 Ultra 5G com um preço unitário de R$ 6,3 mil, com valor total de quase R$ 405 mil. A licitação também prevê a compra de 15 celulares Galaxy S10 por R$ 46,8 mil, com preço unitário do produto de R$ 3,1 mil. Segundo o site Repórter MT, a licitação é para registro de preços para ‘futura e eventual’ aquisição dos celulares.  



Mulheres usam até crianças para distrair vendedores e furtar lojas e feirantes em Brumado

Foto: Reprodução l Vídeo

Imagens das câmeras de segurança de uma loja em Brumado mostram a ação de duas mulheres suspeitas de furto. Elas entram no estabelecimento se passando por clientes e ainda usam as crianças para distrair os vendedores. Até comerciantes da Feira Livre foram alvos, segundo a polícia. No vídeo, duas mulheres aparecem em um canto da loja com uma criança. Enquanto isso, a outra olha algumas peças da loja. A função delas seria distrair o vendedor. Juntas com uma menina, elas olham produtos e andam pelo estabelecimento. Uma outra criança abre as gavetas do caixa e tenta pegar algo. Ela abaixa, e não consegue pegar o valor, mas segundo o proprietário, uma certa quantia em dinheiro estava no fundo da gaveta. Momentos depois, as imagens registram as duas mulheres e as crianças saindo pela loja tranquilamente. 

Os rostos foram borrados para não atrapalhar as investigações - Foto: Reprodução l Vídeo

Segundo o dono do comércio, que não quis se identificar, elas teriam levado alguns produtos. Em uma ação da dupla no Mercado Municipal de Brumado, uma cliente que comprava verdura em uma barraca foi alvo das criminosas, a ação foi frustrada depois que o vendedor percebeu o crime. "Uma fingia que queria comprar, e a outra ficou ao lado da minha cliente. Nesse momento, eu vi que ela colocou a mão dentro da bolsa da cliente e pegou algo. Quando eu disse 'estão lhe roubando', elas saíram correndo e jogou o dinheiro no chão", disse o vendedor João. A Polícia Civil está investigando os casos, mas não tem pistas das mulheres. Os vídeos serão usados para identificá-las. Se elas forem presas, podem responder por furto mediante fraude e corrupção de menores.



Idosa presa por manter filho trancado em casa por quase 30 anos

Foto: Jonathan Nackstrando l AFP

Uma idosa suspeita de manter seu filho trancado por 28 anos em um apartamento na região metropolitana de Estocolmo foi presa na terça-feira (1º), informaram as autoridades da Suécia. A prisão aconteceu um dia depois que os investigadores encontraram um homem, de 41 anos, em cárcere privado, bastante debilitado, com ferimentos, desnutrido e quase sem dentes. “A mãe é suspeita de privação ilegal da liberdade e de provocar lesões físicas”, disse uma porta-voz da polícia sueca. A mulher, de 70 anos, manteve o filho preso no apartamento desde quando ele tinha 12 anos de idade, segundo reportagem do jornal “Expressen”. A operação policial aconteceu em um apartamento na região metropolitana de Estocolmo depois que homem preso por quase 30 anos por sua mãe. Testemunhas disseram que ele teria deixado de frequentar a escola quando ia para a sétima série, antes do início do ano letivo. Ainda segundo a reportagem, essa conhecida tentou alertar alguns dos familiares que não levaram a denúncia de maus tratos a sério. Ela afirmou que a mulher mentiu para o filho, ao dizer que eles eram perseguidos e que esta seria a única maneira de mantê-los protegidos. O Ministério Público disse em um comunicado que a investigação começou a partir de uma denúncia familiar, que teria encontrado o homem em péssimas condições. Ele foi hospitalizado.



Vitória da Conquista: Ação policial recupera carga de pneus avaliada em R$ 680 mil; outras mercadorias foram encontradas em galpões

Foto: Divulgação l Cipe Sudoeste

No fim da tarde de terça-feira (1º), uma ação das Polícias Rodoviária Federal e Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste, resultou na recuperação de uma carga de pneus com quase 14 toneladas, em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. De acordo com a Cipe Sudoeste ao site 97NEWS, por volta das 16h30, uma informação via CICOM, passada por uma empresa de monitoramento, relatava que uma carreta baú com carga de pneus, estaria fora de rota e, provavelmente havia sido roubada. Segundo a Cipe, diante da informação e através das coordenadas fornecidas pela rastreadora, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada até o local, que fica atrás de um posto de combustível da cidade. Já no local, os PRFs visualizaram o veículo. 

Foto: Divulgação

Conforme a Cipe Sudoeste, em virtude de ter apenas dois componentes na viatura acionada, foi necessário acionamento da Polícia Militar, a qual compareceu com mais duas guarnições, sendo uma da Cipe e outra da 92ª CIPM. Ainda conforme a Cipe, foi acionado o caseiro, morador do local, o qual franqueou a entrada dos policiais. De imediato foi confirmado que o veículo objeto do roubo estava dentro da propriedade com a carga de pneus intacta. Ainda no sítio, foram encontradas dentro de dois galpões, muita mercadoria, na qual o caseiro também que não sabia a procedência, motivo pelo qual, foi acionada a Polícia Civil, para averiguações. O veículo, juntamente com a carga e o caseiro, foram apresentados na Delegacia de Vitória da Conquista. A carga de pneus está avaliada em R$ 680 mil.



Governo prorroga até 17 de dezembro decreto que proíbe aulas na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

As aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada seguem suspensas em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu prorrogar até 17 de dezembro o decreto nº 19.586, que venceria nesta quarta-feira (2). O decreto também proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (2).



Bahia só vacinou 55% do público-alvo contra sarampo neste ano

Foto: Divulgação

A pandemia agravou um problema que já vinha sendo enfrentado pelo Brasil e pela Bahia nos últimos anos: a baixa adesão à vacinação. Dados parciais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) mostram que aqui, há um mês do fim do ano, apenas 55% da população que deveria ser vacinada contra o sarampo compareceu aos postos e recebeu o imunizante. Como consequência desse comportamento de não vacinados está o aumento dos chamados “bolsões suscetíveis”. O termo técnico diz respeito ao acúmulo de pessoas sem a devida proteção. “Se o vírus é introduzido aqui, rapidamente eclode um surto ou epidemia”, adverte o coordenador de Imunização da Sesab, Ramon Saavedra. A vacina contra o sarampo protege também da rubéola e caxumba e, por isso, é chamada de “tríplice viral”. O vírus do sarampo segue se espalhando no Brasil neste ano, enquanto as atenções da população estão voltadas para o coronavírus. Até o mês de outubro o país somou 16.290 casos e sete mortes por sarampo. O dado consta em boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Na Saúde baiana a Diretoria de Vigilância Epidemiológica atua em duas frentes no combate ao sarampo. A primeira é a da imunização, que tem como objetivo prevenir. E há ainda a vigilância de casos suspeitos da doença, que sensibiliza toda a rede de assistência para suspeitar de possíveis casos. A vacina contra o sarampo é segura, e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).



Bahia: PF deflagra operação contra grupo que fraudou mais R$ 10 milhões

Foto: Divulgação l PF

Na manhã desta quarta-feira (2), em mais uma operação contra fraudes a benefícios previdenciários ou assistenciais, a Polícia Federal (PF) da Bahia deflagrou a Operação Cucurbitum. Os agentes cumprem dois mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão, todos em Jeremoabo, no norte do estado, contra um grupo que teria fraudado mais de R$ 10 milhões. De acordo com a PF, apurações iniciais indicam que o grupo criminoso atuava pelo menos desde 2017, com a criação de contas fictícias, mediante a utilização de documentos falsos, a fim de obter os benefícios fraudulentos. Na maioria dos casos, se tratava do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo INSS a pessoas com mais de 65 anos e/ ou portadoras de deficiência. Com isso, segundo a corporação, o prejuízo milionário supera a marca de R$ 10 milhões. O montante é relativo a cerca de 150 benefícios suspeitos, mas a expectativa é de que esses números cresçam à medida em que a investigação avance. Os suspeitos já identificados responderão por diversos crimes, como organização criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso. As penas somadas podem chegar a mais de 25 anos de prisão.



Brumado tem quase três mil casos confirmados da Covid-19; já são 2.993

Foto: Divulgação

Na terça-feira, 1º de dezembro, o município de Brumado registrou 2.993 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9.422. Entre os diagnósticos: 05 internações, 40 óbitos, 200 pacientes em tratamento e 2.753 recuperados. No momento, 236 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.187 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Seis milhões de pessoas pediram empréstimo na pandemia, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios da Covid-19 (Pnad Covid19) de outubro, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que, entre os 68,7 milhões de domicílios avaliados, em cerca de 6 milhões (8,7%), algum morador solicitou empréstimo. Destes, em 5,2 milhões (7,5%) a solicitação foi atendida, mas em 801 mil (1,2%), o empréstimo não foi concedido. Em comparação com o mês de setembro houve alta de 0,8 ponto percentual no número de domicílios que pediram empréstimo. Isso corresponde a uma elevação de cerca de 533 mil no número de domicílios nos quais algum morador solicitou crédito. A Pnad Covid19 de outubro, divulgada hoje (1º) pelo IBGE, mostra que a Região Norte registrou a maior taxa de recusa de empréstimos. Lá foram cerca de 17,5% dos domicílios com solicitações recusadas. A maior procura por empréstimos foi na Região Sul (9,7%). O Sul também foi onde houve a menor taxa de recusa de empréstimo, aproximadamente, 10,0%.