ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Policlínica municipal de saúde será transferida para a sede da Upa 24h

Paramirim: Motorista de 41 anos morre em acidente na BA-152

No exterior, Rui Costa tenta atrair projeto de energia renovável para indústria baiana

Dois foragidos que viajavam em ônibus são presos pela PRF em Vitória da Conquista

Rede estadual tem aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (18)

Prefeitura de Brumado pretende doar terreno para construção de hospital particular

Pax Nacional promove nesta segunda-feira (18) a 'Festa das Crianças'

Brumado: Em outro ângulo, câmera registra grave acidente na BR-030; veja

Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Conquista: Com ajuda de cão farejador, PRF encontra maconha levada em ônibus

RotSat: Conheça o nosso site com 'Menu' de acesso rápido

Brumado: Acidente seguido de engavetamento na BR-030 deixa um morto e vários feridos

Itabuna: Criança morre e homem fica ferido após queda de muro de um colégio

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Covid-19: cai de 12 para 8 semanas prazo entre as doses da AstraZeneca

Presidente da Alba assume interinamente o governo da Bahia após viagem de Rui e Vice

MP-BA recomenda que Guanambi desalugue prédio da Cultura após erros em licitação

Brumado tem 100,3% de doses aplicadas na população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2018"

‘Governo parece que ficou com raiva da Educação’, diz sindicalista após projeto de corte

Foto : Reprodução / Youtube

Primeiro-secretário do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (ALPB-BA), Rui Oliveira criticou o projeto enviado pelo governo para Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que tem como objetivo cortar as gratificações de professores estaduais.“Vimos isso como uma traição. Sem discutir com ninguém. Parece que o governo ficou com raiva da Educação”, afirmou, ao Metro1. A proposta aponta ainda que o docente só terá direito ao abono salarial se estiver em escola que alcance metas anuais de permanência e sucesso escolar estipuladas pela Secretaria de Educação (SEC). Outra alteração é para o afastamento de servidores, De acordo com Oliveira, uma manifestação vai acontecer na AL-BA na próxima terça-feira (18). “Se não retirar o projeto, é provável que não comece o ano letivo de 2019”, sinalizou. A matéria já teve a urgência aprovada pelos deputados e está pronta para ser votada. 



Brumado: Eleita a nova mesa diretora do Poder Legislativo para o biênio 2019/2020

Da esquerda para à direita, Léo Vasconcelos (pres); Ilka Abreu (1ª secretária); Zé Carlos de Jonas (vice) e Lia Teixeira (2ª secretária) | Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Aconteceu na sede do Poder Legislativo de Brumado a sessão especial de eleição na nova Mesa Diretora da Casa da Cidadania para o biênio 2019/2020. Assessores, familiares e amigos dos parlamentares estivaram presentes à sessão, dando o início do clima de confraternização que sempre marca o encerramento dos trabalhos. Assim como em anos anteriores, foi apresentada uma chapa única, encabeçado pelo atual presidente Léo Vasconcelos (PDT), tendo como vice-presidente José Carlos Marques Pessoa (PT), primeira secretária Ilka Abreu (PR) e segunda secretária Lia Teixeira (PDT). A eleição ocorreu em clima de tranquilidade e, por 11 votos a favor, apenas um contra e um impedimento, já que o vereador Dudu Vasconcelos está em tratamento de saúde, foi eleita e aclamada a referida chapa. Em seguida os vereadores parabenizaram os novos membros da mesa diretora, os quais agradecerem e confirmaram o seu empenho em fazer com que o trabalho realizado seja ainda melhor, contemplando assim os anseios da população.

Reconduzido à presidência, Léo Vasconcelos se emocionou ao lembrar das adversidades do passado e do apoio que teve de seu pai (Foto: Eliana Costa)

O presidente Léo Vasconcelos, reconduzido ao cargo, falou dos novos desafios e do atual momento de descrédito da classe política. “Sabemos que vivemos novos tempos, onde a impunidade e a corrupção estão sendo banidas, para dar lugar a moralidade na coisa pública, o que é um marco histórico, do qual temos honra em estar vivendo”, destacou o presidente em seu pronunciamento após a eleição. Não escondendo a emoção, Léo declarou que “nesse momento eu me lembro das grandes adversidades que atravessei anos atrás, mas, no meio da tempestade, eu tive a força e o amparo do meu saudoso pai que me estimulou a seguir em frente e continuar honrado a história de vitórias de nossa família”. E encerrou projetando que “terminamos o ano com o sentimento do dever cumprido e uma prova disso é que na próxima segunda-feira, na sessão de encerramento, iremos oficializar a devolução de mais de meio milhão de reais para a prefeitura, o que prova a nossa gestão proativa, a qual, inclusive foi aprovada pelo TCM sem multas e sem ressarcimentos”.  



Livramento: Tio é esfaqueado pelo sobrinho após forte discussão

A vítima foi levada rapidamente para a unidade da UPA 24h (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Clima de final de ano deveria ser de paz e confraternização entre as famílias, mas, nem sempre é assim e, muitas vezes, caminha para o lado oposto das desavenças e desentendimentos. Esses devem ter sido os motivos para uma tentativa de homicídio ocorrida na noite desta quinta-feira (13), no Bairro Taquari, município de Livramento. Segundo informações um homem identificado por Diego Neves dos Santos deu vários golpes de arma branca contra o próprio tio, Amadeus de Souza Pires, de 33 anos, o qual foi atingido na região do tórax e do pescoço. Após ter recebido o pronto atendimento das equipes do SAMU-192 ele foi encaminhado para a unidade da UPA 24h. O acusado acabou sendo preso pela guarnição da Polícia Militar, que foi acionada no momento do fato. Ele foi apresentado na DPT e acabou confessando o crime, sendo posteriormente flagranteado pelo delegado plantonista.



Terceira edição do Projeto ‘Escolas Culturais’ acontece nesta sexta-feira (14) no auditório do IFBA de Brumado

O evento acontecerá no auditório do campus do IFBA de Brumado a partir das 18h desta sexta-feira (14) | Foto: Luciano Santos | 97NEWS

O Projeto “Escolas Culturais” que é desenvolvido pelo campus do IFBA em parceria com demais instituições artísticas, em suas duas primeiras edições, atingiu o objetivo desejado para o primeiro momento. Mas como o desafio em romper as barreiras culturais no município é considerada grande, o projeto agora irá buscar uma dimensão muito mais significativa, já que Brumado é considerado um celeiro de grandes artistas, mas existe um abismo no sentindo de fazer com que a arte produzida seja divulgada, tendo na limitação de espaços para eventos uma das principais barreiras a serem transpostas. Segundo o coordenador do Evento, Joadson Lima, esse é o escopo desta terceira edição, que terá um foco também na formação de jovens talentos, criando assim um incentivo para que os adolescentes que têm essa vocação artística possam cursar a faculdade de artes dramáticas. O evento acontecerá nesta sexta-feira (14) no auditório do IFBA a partir das 18h e existe a faixa etária do público tem que ser superior a 16 anos e a programação contará com apresentações de música, dança e artes dramáticas. 



Inauguração da decoração natalina da Praça da Prefeitura acontece neste sábado (15) às 18h

(Foto: Divulgação)

É unânime a máxima que a uma boa educação começa pelo exemplo. Nesse sentido, a administração Educar pra Libertar, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, imbuída nos valores que norteiam a ética ambiental, convida toda a comunidade brumadense para a inauguração da decoração natalina sustentável, que contará com grande parte dos enfeites de Natal elaborados a partir da reutilização e reciclagem de materiais e um belíssimo presépio armado no palco da praça. Além disso, o evento terá a emocionante chegada da Caravana do Papai Noel de Kezinha Produções para abrilhantar a inauguração. Será neste sábado (15), às 18 horas, na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). Venha e traga a sua família!

(Divulgação)


Brumado: Estabelecimentos são arrombados no centro comercial na madrugada desta sexta-feira (14)

Os bandidos utilizaram 'pés de cabra

Dentro do “cardápio criminoso” oferecido em Brumado, os arrombamentos são um dos “pratos principais”, tanto que eles, segundo a tendência histórica, devem continuar e aumentar nesse final de ano tendo o centro comercial da cidade como a principal área de atuação. Apesar do aumento considerável dos sistemas de monitoramento eletrônico, inclusive com o aprimoramento do Cicom, os meliantes teimam em praticar esse tipo de delito. Na madrugada desta sexta-feira (14) mais dois arrombamentos aconteceram. O primeiro foi em uma sorveteria na Praça do Jurema e o segundo foi numa loja que oferece vários serviços financeiros como consórcios e seguros, a qual fica na popular "Ladeira do Cinema". Nos dois casos os elementos utilizaram os tradicionais "pés de cabra" para invadir os estabelecimentos. Não se tem informações dos prejuízos e, ao que parece, os arrombadores podem ter agido em outros locais. A Polícia já investiga os fatos e imagens dos sistemas de segurança podem contribuir no reconhecimento dos autores desses delitos.



Projeto de lei do governo Rui altera sistema de gratificações a professores do estado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) enviou à Assembleia Legislativa (AL-BA) um Projeto de Lei (PL) que cria novas regras para a concessão das chamadas gratificações de estímulo ao aperfeiçoamento profissional. O benefício é dado a professores do estado que se especializaram ou fizeram algum curso com objetivo de melhorar a qualidade de ensino. De acordo com o site Bahia Notícias, entre as mudanças propostas pelo governador está a redução do percentual dado aos professores que completaram pós-graduação, mestrado e doutorado. O Executivo ainda sugere que fique sem direito ao benefício, servidores que estiverem em escolas que não atinjam metas estipuladas pelo governo e façam cursos com menos de 360 horas. Nos outros artigos propostos, o governador sugere o aumento da rigidez para a concessão dos benefícios aos professores. A medida faz parte da tentativa do governador de equilibrar as contas da Bahia e deve ser analisada pela AL-BA na próxima semana.  Entre elas estão o Direito à Gratificação, caso seja aprovada, a matéria estipula que só terá acesso a gratificação de aperfeiçoamento o professor ou coordenador pedagógico que estiver em escola que alcance metas anuais de permanência e sucesso escolar estipuladas pela Secretaria de Educação.  Outra mudança será nas Condições de Afastamento, o projeto cria uma nova regra para os servidores que desejam se afastar integralmente ou parcialmente das atividades educacionais para realização dos cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado. A liberação sem prejuízos só ocorrerá após análise prévia da correlação do conteúdo programático do curso pretendido com a área de atuação do servidor. A análise será feita pela Secretaria de Educação.  As mudanças também preveem alterações nas concessões de Diploma e Nome de benefício.



Brumado: Sessão de encerramento do Poder Legislativo foi antecipada para a próxima segunda-feira (17)

(Foto: 97NEWS)

Após entendimento entre os vereadores que compõem o Poder Legislativo de Brumado, definiu-se pela maioria na redefinição da data da realização da última sessão Ordinária que encerra o período legislativo de 2018. Então, diante disso, o encerramento que iria acontecer na quinta-feira (20), foi antecipada para o dia 17 de dezembro de 2018, segunda-feira, às 8h00.



Decoração de Natal atrai visitantes para a cidade de Caculé

Foto: 97NEWS

A decoração de natal montada na Praça Coração de Jesus da Igreja Matriz, no Centro de Caculé, virou atração turística nos últimos dias. Utilizando a extensão da praça, foram colocados um grande presépio, com diversas obras artesanais, como o Portal de entrada, Renas, Presépio, a Oficina do Papai Noel, o Castelo e figuras tradicionais do Natal, realizadas pela artista plástica, Neide Chaves. As amigas Claudia, Thainá e Norma levaram a pequena Ana Clara para vê a ornamentação dos principais pontos de Caculé e aproveitaram para fazer fotografias. Nem mesmo a distância foi motivo para impedir que elas fossem até o local. “Moramos em Brumado, cerca de 100 km de Caculé, mas a distância foi compensada com a beleza deste lugar. A decoração natalina está linda e emocionante”, afirmou Norma ao 97NEWS. 

Foto: 97NEWS

A cidade foi cuidadosamente ornamentada e possui um ambiente peculiar de luz e alegria que contagiante, irradiando um clima de serenidade, amor e paz, uma ornamentação que encanta toda a população e os visitantes que passam por ali. Roseane Ferreira que mora em Caculé, levou o pai e outros familiares para verem a praça que recebeu uma iluminação especial em todo o seu entorno. “Não tem como não se emocionar com tanta beleza. Aproveitei para tirar várias fotos e assim guardar este momento de confraternização”, disse Roseane. A estrutura foi montada pela prefeitura em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. Outros pontos da cidade também receberam uma decoração especial. 



Brumado: Munícipio intensifica ações na busca da recuperação e atualização dos royalties da mineração

O retorno financeiro da exploração de minério em Brumado pode ter um salto significativo caso a atualização dos royalties seja efetivada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A luta pela atualização dos royalties da mineração de que Brumado teria direito continuando ocupando o topo da pauta das metas do prefeito Eduardo Vasconcelos para os seus dois últimos anos de gestão. Em recente coletiva de imprensa ele revelou números que podem significar um futuro muito mais promissor para o município, já que, caso ele consiga, junta à uma empresa especializada do setor jurídico que lida justamente com esse fator mineral, essa atualização de valores, a elevação da alíquota mensal que estaria na casa dos R$ 150 mil mensais para cerca de R$ 5 milhões, ou até R$ 7 milhões, o que é uma quantia extremamente representativa e que viria a justificar a vocação mineral de Brumado, que, segundo setores da sociedade, acreditam que o município vem tendo um grande prejuízo histórico e que, caso isso foi equalizado, seria uma compensação mais do que justificada. Caso isso viesse a se consolidar o grande déficit do setor de infraestrutura, que tem 50% das vias públicas sem serem pavimentadas, pode ser sanado, além de outros avanços significativos que podem ser efetuados nas áreas prioritárias da saúde e educação. Nestes dias o prefeito irá se reunir com os representantes da empresa que irá buscar a atualização dos royalties da mineração e, em rápido contato com ele, existe um misto de otimismo e consciência, já que existe uma grande barreira a ser vencida, pois as empresas mineradores que atuam no município conseguiram uma defesa muito grande na área jurídica. Outra questão que deve ser ressalta é que, caso se consiga essa recuperação, seriam obtidos, segundo o prefeito, cerca de R$ 80 milhões que não teriam sido devidamente computados na avaliação do pagamento do ICMS das empresas.



Governador Rui Costa declarou que servidor vai ter que contribuir mais para se aposentar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) declarou a imprensa baiana nesta quinta-feira (13) que o servidor público estadual terá que contribuir com mais dinheiro para se aposentar. A alíquota descontada dos salários dos servidores do Estado deve mudar de 12% para 14%. "Aqui na Bahia o fenômeno que se viu foi de que, com o anúncio da reforma da Previdência, que não aconteceu, houve uma corrida para aposentadoria. Nesses quatro anos, se aposentaram 23 mil pessoas na Bahia. É o maior número em todo o estado, nunca houve isso. Duplicamos o déficit com isso, que era de 2 bilhões e passou a 4 bilhões em dezembro. Não dobramos a arrecadação, que não cresceu no estado. É preciso tomar providência para que a Bahia não atrase salários, o que aconteceu em outros estados", declarou. Ainda de acordo com o governador há necessidade de se fazer o que outros estados fizeram para que os salários não sejam atrasados. Em entrevista ao site Metro1, Rui diz que a inciativa é buscar um maior equilíbrio nas contas da gestão estadual. "Não podemos ficar inertes, temos que tomar medidas que busquem diminuir o déficit. Uma delas é essa, de aumentar de 12% para 14%. Vários estados já aprovaram a medida, alguns há três anos. A Bahia segurou o máximo que pode, mas agora tem que ir a 14% porque é fundamental não correr risco de atrasar salários dos servidores", disse. 



Mistério em Livramento: Túmulos violados em cemitério municipal causam perplexidade na população

Os túmulos foram encontrados violados (Foto: Reprodução 88FM)

Cemitérios são tidos como lugares do descanso eterno e, por isso, espaços de paz, tranquilidade e até de reflexão. Mas esse paradigma acabou sendo quebrado no município de Livramento de Nossa Senhora, portal da Chapada Diamantina, já que o cemitério Campo Santo mostrou uma ação muito fora do normal. Segundo informações da 88FM, o funcionário encarregado do referido cemitério, ao chegar ao local nesta quarta-feira (12), encontrou um cenário meio macabro, com vários túmulos arrombados, alguns deles, inclusive, com tampas arrancadas com o uso de ferramentas. A cena que mais chamou a atenção foi um caixão que foi retirado da jazida e estava no chão jogado, mas, aparentemente não tinha sido violado. Diante do fato inusitado várias versões circularam na cidade, a que mais encontrou vazão foi que os invasores buscavam restos mortais para serem utilizados em rituais macabros, mas não existiu nenhuma confirmação desta possibilidade. A mais plausível é que a invasão teve como objetivo conseguir bens ou joias que poderiam estar dentro dos compartimentos fúnebres. A Polícia Civil foi acionada e já iniciou a investigação e a sociedade está cobrando uma resposta, já que o fato, em pleno clima de natal, acabou ganhando uma forte repercussão. Vale ressaltar que o referido equipamento público está muito defasado e já não abriga condições de novos sepultamentos, então, a ação pode ter tido também um sentimento de protesto no intuito de chamar a atenção das autoridades.

As cenas chamam a atenção (Foto: Reprodução 88FM)


Tragédia em Tremedal: Jovem de 19 anos é atropelada e não resiste aos ferimentos

(Fotocomposição: 97NEWS | Redes Sociais)

Mais uma jovem acabou ganhando as manchetes regionais por motivos trágicos. Desta feita foi Sabrina Pellegrine, de apenas 19 anos, que foi vítima de uma fatalidade na noite desta quarta-feira (12) na BA-263, próximo ao município de Tremedal. Segundo informações colhidas, ela foi acabou sendo atropelada no trecho que passa pela referida cidade, onde ele foi visitar algunas parentes. Ela foi rapidamente socorrida, mas, infelizmente, acabou não resistindo aos ferimentos, vindo a falecer. Sabrina nasceu em Vitória da Conquista, mas foi nova para São Paulo, onde estabeleceu sua vida. O atropelamento ainda tem poucas informações, mais uma investigação mais densa já se iniciou e o depoimento de testemunhas pode contribuir para que as dúvidas sejam dissipadas. O corpo foi liberado nesta manhã do IML de Conquista. Amigos e familiares externaram os sentimentos de pesar nas redes sociais.



Eleição da mesa diretora da Câmara de Brumado acontece na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 14

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Conforme dita o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Brumado e considerando a Portaria nº 64/2018, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2018, que “Dispõe sobre as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brumado para o biênio 2019/2020, e dá outras providências”, a eleição da Mesa Diretora será realizada na sessão ordinária desta sexta-feira, dia 14 de dezembro do corrente ano, às 8h00, considerando os eleitos automaticamente empossados a partir de 1º de janeiro de 2019. Confira a Portaria. 



Brumado: Carreta da Expresso Sudoeste tomba na BR-030 na manhã de hoje (13); motorista tem ferimentos leves

A carreta acabou tombando no acostamento da pista (Foto: 97NEWS)

Acidentes envolvendo carretas e caminhões de empresas brumadenses vêm ocorrendo com maior intensidade neste final de ano. Na última quinta-feira (06), uma carreta pertencente à empresa Expresso Sudoeste que saiu de Brumado carregada de minério caiu em um trecho do Rio Boca Seca na BR-262, próximo da cidade de Santa Cruz da Vitória, no sul da Bahia. O motorista, por sorte, teve apenas ferimentos leves.

O motorista recebeu rápido atendimento da equipe do SAMU, mas teve somente ferimentos leves (Foto: 97NEWS)

Desta feita, na manhã desta quinta-feira (13), um novo acidente ocorreu com uma carreta da mesma empresa, a qual tombou na pista da BR-030 na altura da fábrica de cimento da Cimpor em Brumado. Assim como o acidente anterior, o motorista, que foi atendido pelo SAMU 192, teve apenas ferimentos leves, apesar do forte impacto do acidente, que provocou, por sorte, somente prejuízos materiais. O trecho precisou da intervenção da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), já que a trafegabilidade ficou prejudicada.

A carreta teve a sua parte frontal bem danificada (Foto: 97NEWS)


Tribunal de Justiça da Bahia acata petição da Câmara de Vereadores de Brumado e Girsom Ledo deverá deixar novamente o cargo

O suplente de vereador Girsom Ledo, com a nova decisão do TJ/BA, terá que deixar novamente o cargo

A queda de braços entre o suplente de vereador Girsom Ledo (PSDB) e a presidência da Casa Legislativa de Brumado teve um novo capítulo na manhã desta quinta-feira (13) com a publicação de uma nova decisão, desta feita suspendendo os efeitos da liminar concedida nos autos do Mandado de Segurança nº 8001903-90.2018.8.05.0032, a qual foi dada pela Justiça de Brumado, que permitiu, inclusive, o retorno do suplente de vereador Girsom Ledo (PSDB) ao cargo, o qual estava vago devido ao fato que o titular da cadeira, “Dudu Vasconcelos” (PSDB), que está de licença para fazer um tratamento médico. Neste contexto foi realizada, nesta quarta-feira (12), uma nova cerimônia de posse, dando sequência aos trâmites judiciais. Mas mostrando tenacidade, a presidência da Casa Legislativa, que é exercida pelo vereador Leonardo Vasconcelos, fez uma petição, na qual foi pedido a extensão dos efeitos da suspensão e, já na manhã desta quinta-feira (13), o qual foi acatado por meio de uma nova decisão do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Gesivaldo Britto, que substanciado na premissa de que a convocação do suplente revelou indevida interferência no Judiciário, tendo sido violados, segundo o parecer, os princípios da separação, harmonia e independência de poderes e, por fim, a ordem pública. Diante disso o desembargador suspendeu os efeitos do Mandado de Segurança, o que fará com que Girsom Ledo volte a deixar o cargo de vereador. Confira a decisão na íntegra,



Ambulâncias do Samu enfrentam dificuldade de circulação na área urbana de Brumado

Muitos condutores brumadenses não cedem passagem à ambulância (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Pioneiro no atendimento regionalizado no país, apesar dos grandes avanços registrados na Bahia, o Samu 192 ainda enfrenta uma grande dificuldade em relação à circulação das ambulâncias em Brumado. Isso porque muitos motoristas não cedem a passagem ao veículo, principalmente na área urbana do município. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quando estiverem com os sinais acionados e em situação de urgência, os veículos de emergência, além da prioridade de passagem, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, o que significa que podem transitar livremente em qualquer condição ou local que a regra seja a proibição. Por exemplo, podem avançar o sinal vermelho do semáforo ou estacionar sobre o passeio. Mas a ambulância não pode trafegar acima da velocidade permitida na via, por isso a importância da prioridade a passagem. Mas, segundo relato dos condutores socorristas do Samu de Brumado, mesmo com o giroflex e sirene ligados, indicando situação de urgência, muitos condutores brumadenses não cedem passagem à ambulância, dificultando que a unidade chegue rapidamente ao local do atendimento. A função do Samu é atender pacientes que correm risco iminente de morte ou que se não receberem atendimento rápido e correto podem ficar com sequelas. Em ocorrências de parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral e infarto, por exemplo, os minutos perdidos no trânsito podem colocar em risco a vida do paciente ou deixar sequelas irreversíveis, caso este sobreviva.

Veículos mal estacionados no Hospital Municipal dificultam o aceso das ambulâncias (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

No caso de Brumado, que possui uma população de cerca de 68 mil habitantes e, um trânsito intenso --apesar do porte--, se não houver uma conscientização da população em relação a essa prioridade de circulação da ambulância, a dificuldade de chegar ao local do acionamento pode se tornar ainda maior. Entre as dificuldades relacionadas pelos condutores socorristas estão, principalmente, a falta de atenção e educação no trânsito. “Muitos motoristas não prestam atenção ou ignoram o sinal de alerta da ambulância porque estão com o vidro do carro fechado, falando ao celular e não olham no retrovisor, não reduzem a velocidade e não se deslocam para a mão da direita, dificultando a passagem da ambulância”, relata o socorrista George Dias. George relatou ainda que por conta da triagem que o médico de regulação precisa realizar na ocorrência antes de deslocar a viatura já demanda tempo e, por conta disso já gera prejuízos ao socorro à vítima, e se o trânsito não ajuda, o atendimento só se agrava. Outra situação relatada pela equipe de atendimento, é o estacionamento do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, segundo eles, o local é mal planejado e motoristas não estacionam de maneira correta, dificultando o trabalho do Samu. “A ambulância precisa de uma circulação rápida na via pública ou em estacionamento, e essa dificuldade encontrada nesse local também afeta o socorro rápido”, destacou. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando os dispositivos de alarme e sonoro estiverem acionados indicando a aproximação de um veículo de emergência, os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário. Já os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local. Para todos os condutores, a orientação do CTB é dar prioridade de passagem na via e no cruzamento com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança.



Período chuvoso traz o aumento dos riscos da tríplice endemia; Brumado está em alerta

A Bahia tem 255 cidades em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya, segundo dados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) divulgados ontem (12) pelo Ministério da Saúde. Das cidades destacadas no estado, 186 estão em alerta, como é o caso de Brumado. Outras 69 têm risco de surto das doenças. Na Bahia, a maior parte dos criadouros do Aedes aegypti foi encontrada em depósitos de água (5.427), seguida por depósitos domiciliares (1.735) e lixo (490).



Brasília: PF deflagra operação e faz buscas no Ministério do Trabalho

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação Registro Espúrio e faz buscas na sede do Ministério do Trabalho em Brasília. Na ação, os policiais cumprem 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, Goiânia, Anápolis e Londrina. A operação investiga fraudes e desvios relacionados a registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho. A suspeita é que o esquema desviou mais de R$ 12 milhões da Conta Especial Emprego e Salário (CEES).



Brumado: Projeto de Lei que propõe tirar nomes de pessoas vivas de logradouros e prédios públicos é reprovado pela Câmara

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado encaminhou à Câmara de Vereadores, na última semana, o projeto de lei nº 031/2018 que tinha como objetivo retirar o nome de pessoas vivas de logradouros e prédios públicos. De acordo com a prefeitura, a recomendação veio do Ministério Público Estadual, que prevê a substituição dos nomes de logradouros públicos em homenagem a personalidades ainda em vida, por nomes de pessoas que já faleceram, seguindo a recomendação nacional. O MP declarou inconstitucional todos os atos ou leis municipais que tenham atribuído o nome de pessoas vivas a espaços públicos, como praças, avenidas, escolas ou ruas de Brumado. Mas contrariando a recomendação do Ministério Público, os vereadores reprovou o projeto por unanimidade na última sessão da Casa Legislativa, no dia 07 de dezembro. Para os vereadores, embora se trate de uma recomendação baseada em lei, o projeto poderia trazer muitos transtornos à população, por conta da identificação de logradouros como escolas, ruas e bairros, que há anos foram identificados com esses nomes. A exemplo disso, podemos citar nomes de personalidades conhecidas na cidade, que ainda estão vivos, mas que já são referências com nomes em praças e ruas. Um deles é o pedreiro aposentado, Mestre Eufrásio, que tem seu nome em uma das mais antigas avenidas do Bairro das Flores. Outra situação é a do ex-prefeito e médico Dr. Juracy Pires Gomes, que tem seu nome em forma de homenagem à um dos bairros mais antigos da cidade. Seguindo as homenagens ainda em vida, o ex-prefeito Agamenon Santana, tem o seu nome estampado em um dos maiores colégios municipais da cidade. Já o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) recebeu a notícia com surpresa e, declarou que cumpriu a orientação do Ministério Público Estadual (MPE), mas que agora, a responsabilidade é dos vereadores. "A parte que coube ao executivo nós cumprimos, mas não podemos interferir em uma decisão da casa legislativa. É outra esfera de poder”, disse Vasconcelos.