ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2016"

Silas Malafaia é suspeito de lavagem de dinheiro por ter emprestado contas correntes da igreja

Foto: Lula Marques/Agência PT

O nome do líder religioso Silas Malafaia foi citado na "Operação Timóteo", realizada pela Polícia Federal na última sexta-feira (16/12). Ele é suspeito de lavagem de dinheiro, por supostamente ter emprestado contas correntes da igreja sob sua influência com a intenção de ocultar a origem ilícita dos valores. A operação é contra um esquema de corrupção que fraudava os valores de royalties de mineração devidos por mineradoras a municípios. Foram cumpridos mandados no Distrito Federal e em 11 estados. Cerca de 300 policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão em 52 diferentes endereços relacionados com o grupo criminoso. Além das buscas, os policiais também cumpriram, por determinação da Justiça Federal, 29 conduções coercitivas, 4 mandados de prisão preventiva, 12 mandados de prisão temporária, sequestro de 3 imóveis e bloqueio judicial de valores depositados que podem alcançar R$ 70 milhões. A Justiça determinou ainda que os municípios se abstenham de realizar quaisquer atos de contratação ou pagamento aos 3 escritórios de advocacia e consultoria sob investigação. As ações aconteceram nas, BA, DF, GO, MT, MG, PA, PR, RJ, RS, SC, SE e TO. A Vale está entre as companhias que forão vasculhadas pela corporação. O esquema teria participação de um diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que procurava prefeitos para oferecer envolvimento no esquema de corrupção.



A praça é realmente nossa

Parcerias entre público e privado promovem transformação em Brumado e incentivam a convivência

A manutenção e o constante desgaste de espaços de convivência, como praças, avenidas e canteiros, é o maior desafio do poder público. Estes são lugares importantes, que provocam mudanças na paisagem, transformam e influenciam o cotidiano de moradores e transeuntes, além de humanizar o dia a dia. Segundo o secretário de Infraestrutura de Brumado, André Luiz Cardoso, a prefeitura tem buscado alternativas para criar condições para o crescimento da cidade. Nos últimos anos, muitas praças, por exemplo, passaram por processos de revitalização ou mesmo de construção, onde antes não havia nenhuma estrutura. Foi assim em bairros como o São José (construção da praça Edmundo Dantas), do Santa Tereza (praça Maria Ferreira) e do São Felix (praças da Concórdia, dos Garis, Rodrigo de Castro e Chagas Diniz) e será assim também no bairro Dr. Juracy, com a revitalização da praça João Romão, além da implantação de módulo de apoio policial, contribuindo para a melhoria da segurança no bairro, uma realização da construtora E2 Engenharia e Empreendimentos com apoio da Prefeitura Municipal. Uma das alternativas encontradas pelas prefeituras brasileiras para resolver, em boa medida, essas intervenções de impacto social e material é o estabelecimento dessas parcerias entre a iniciativa privada e a gestão pública e contam com o aval da maioria da população. Parcerias como esta, que devem servir de pontapé para outras iniciativas, colocam Brumado no caminho de pensar e repensar estes espaços de convivência como objetos de responsabilidade coletiva, que envolvem os mais diversos setores e pessoas.

 



Tudo pronto para o evento `Pista Amarok Off-Road´ neste sábado e domingo em Brumado

Foto: Alessandro/Brumauto

A Brumauto já preparou a estrutura para o evento "Pista Amarok Off-Road Brumado". Neste sábado e domingo você vai poder presenciar muita ação e aventura no lançamento da Nova Amarok 2017. Hoje (16/12) a tarde, a imprensa brumadense foi convidada para realizar o "Best Drive" na Pista Off-road que já está montada na saída para Caetité. Um evento inédito em Brumado para que os amantes de pickup, possam sentir de perto as novidades da nova Amarok 2017. Veja o vídeo do Best Drive para a imprensa:



Adaptado ao futebol japonês, Alan Pinheiro passa férias em Brumado

O atleta está vivendo o melhor momento de sua carreira (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tido o como jogador que mais chegou longe no futebol (pelo menos no âmbito territorial isso é incontestável), o jovem atleta Alan Pinheiro (24), que hoje atua pelo Tokio Verdy, um dos times mais badalados dos Japão, está em Brumado para passar as suas férias ao lado da família e amigos. Natural do Campo Seco, um celeiro de jogadores, que já lançou vários craques no mercado da bola, sendo revelado pelo Vitória Esporte Clube, Alan Pinheiro vive um momento muito especial na Terra do Sol Nascente, onde, em dois anos, já está totalmente adaptado à cultura e ao futebol japonês. Muito feliz e numa fase muito positiva ele garantiu ao 97NEWS que pretende jogar mais alguns anos no Japão, mas não escondeu o seu desejo de voltar ao Futebol Brasileiro e jogar o Brasileirão se possível pelo Vitória. Alan irá ficar em Brumado até o próximo dia 15 de janeiro, onde voltará para mais uma temporada, até lá ele quer desfrutar de bons momentos em sua terra natal e poder degustar as iguarias do sertão. 



Natal é na Ultra Forte: Campanha promove doação de brinquedos e fotos com o ‘Bom Velhinho’

As crianças e o 'Bom Velhinho' (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Natal na Ultra Forte está cada vez espectacular, pois além da grande clientela poder ter acessos aos melhores produtos do mercado, também podem desfrutar do verdadeiro clima natalino. Nesta sexta-feira (16), a Ultra Forte está dando continuidade à sua campanha de Natal e realizando uma grande distribuição de brinquedos para as crianças que comparecerem à loja. Para completar a alegria, as crianças poderão tirar foto com o Papai Noel, para que a celebração seja completa. Então você que ainda não foi à Ultra Forte ainda dá tempo, então corra e registre esse momento especial para as suas crianças. 

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Diplomação dos eleitos aconteceu nesta quinta-feira (15)

Os eleitos na foto oficial da diplomação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A cerimônia de diplomação dos eleitos em Brumado aconteceu na tarde desta quinta-feira (15) na Sala Magna Maria Pereira, no Fórum Duarte Moniz, a qual foi presidida pelo juiz eleitoral Dr. Genivaldo Guimarães, tendo ainda como componentes da mesa, o major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª CIPM; o coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo, pelo prefeito Aguiberto Lima Dias; pelo secretário municipal de Cultura, Miguel Lima Dias; pelo comandante da GCM, Jussimar Santos e pelo procurador municipal, Dr. Acioli Viana.  Os eleitos de Brumado foram os últimos a serem diplomados, tendo no impactante pronunciamento feito pelo juiz eleitoral Dr. Genivaldo Guimarães, que deixou bem claro a sua insatisfação mediante a forte crise moral e política que vem assolando a Democracia no país, o seu ponto alto. Foram diplomados o prefeito eleito Eduardo Vasconcelos (PSB) e o vice Édio Pereira (PC do B) e, em seguida os 13 vereadores e 3 suplentes. A cerimônia foi rápida e confirmou que a interface entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário não será das melhores, já que, pelos indícios haverá uma mobilização por meio de ações específicas por parte da Justiça Eleitoral, pois, segundo o próprio juiz, aconteceram fraudes e fortes indícios de escancarada compra de votos. O próximo passo do processo democrático será dia 1º de janeiro com a cerimônia de posse dos eleitos.



Paramirim: Investigação da Polícia Civil culmina com apreensão de cocaína e maconha

(Foto: Ascom 20ª Coorpin)

Investigadores da Polícia Civil abordaram um ônibus interestadual que faz a linha São Paulo/Ibipitanga, o qual se encontrava no Povoado de Caraíbas, município de Paramirim, sendo encontrado na bagagem de Manoel Alves de Oliveira, de 60 anos, cinco tabletes de maconha pesando cerca de 4.5 Kg e 206 pinos de cocaína. Então o ônibus e os passageiros foram conduzidos para a DT de Paramirim, sendo solicitado apoio da Polícia Militar e realizada revista mais minuciosa, quando então foram encontrados pelos militares, nas proximidades do local onde Manoel estava sentado, mais 1.092 pinos de cocaína. Considerando o depoimento de testemunhas e o fato de já  ter sido condenado por tráfico de drogas, o conduzido foi autuado em flagrante delito pela Delegada Maria Helena Tenório Teixeira e deverá permanecer preso à disposição da Justiça. (Ascom | 20ª Coorpin)



Guajeru: Nota de Esclarecimento, em relação à falta de atendimento no Centro de Saúde Monsenhor Valdemar

Foto: Reprodução/Facebook

A coordenadora do Centro de Saúde Monsenhor Valdemar de Guajeru, sudoeste da Bahia, Gardênia Ataíde, em nota enviada a redação do 97NEWS, desmentiu a informação passada pelo vereador da cidade, Loza Gomes, em sua rede social. Na nota, ela esclarece que, "Em momento algum a população de Guajeru ficou sem atendimento médico, o que aconteceu foi que devido as fortes chuvas que caíram no nosso município, acabou danificando o telhado do centro de atendimento, mas redirecionamos todos os atendimentos para o PSF Alípio Sérgio, ao lado do Centro de Saúde. Oportunamente, informamos ainda que, nesta segunda-feira (12/12) o atendimento foi normalizando, e todos os pacientes já estão sendo atendidos no Centro de Saúde Monsenhor Valdemar". Finaliza a nota.



Brumado: Homem é preso por tentar arrombar veículos no estacionamento da feira livre

Foto: Montagem/97news

Por volta das 07h, dessa sexta-feira (16/12), a Polícia Militar prendeu José Lúcio dos Santos Muniz, de 30 anos, morador do condomínio Brisas 4, que estava realizando arrombamentos a veículos nas proximidades do mercado Municipal em Brumado. Quando a guarnição da 34ª CIPM chegou ao local, flagrou o suspeito no interior de um caminhão de placa GVI-1494, da Cidade de Dom Basílio. Ao abordar o mesmo, foram encontrados vários pertences, além de dinheiro, provavelmente do furto e uma faca tipo peixeira. Lúcio foi apresentado na 20ª Coorpin de Brumado.



Brumado: Juiz Eleitoral fala do atual momento da política durante cerimônia de diplomação

Foto: Luciano Santos | 97NEWS

A cerimônia de diplomação dos eleitos celebrada pela Justiça Eleitoral de Brumado foi marcada pelo pronunciamento do juiz Dr. Genivaldo Guimarães, o qual fez um discurso muito impactante sobre a atual situação da política no país. "Para muitos dos eleitos, o desejo de cuidar da coisa pública, respeitando os preceitos democráticos, entre eles a alternância no poder, sem ambição, sem artifícios para manter-se no poder, sem manobras ou simulações voltadas ao enriquecimento ilícito. Outros, entretanto, talvez irão se esquecer do clamor dos humildes eleitores, do grito dos excluídos, e agirão de forma a aumentar a multidão de miseráveis. Vivemos no país do futebol, do carnaval, em que frequentemente homens confiáveis não têm voz, não têm vez; mas corruptos têm voz e vez. Vivemos em um país doente, que não se cura nem sai da categoria de terceiro mundo. Vivemos em um país de “faz de conta”. Continuando a sua linha de raciocínio, o juiz expressou que, "Considero que a Justiça Eleitoral cumpriu sua missão, preparando o caminho das urnas. É chegada a vez de os senhores e as senhoras, eleitos, cumprirem as suas missões, sem vaidades ou ambições. É necessário curar a cicatriz desse povo que vive mal, e os senhores e as senhoras, eleitos, no exercício da parcela do poder que lhes foi outorgado, com suas atitudes poderão amenizar ou agravar o sofrimento do povo." Ele ainda citou que, "A Justiça Eleitoral abriu o caminho até as urnas, e é naquela fria caixa eletrônica, fruto de avanço tecnológico, que foram depositadas muitas expectativas ou esperanças. Eu gostaria de estar falando com maior entusiasmo, parabenizando a todos os eleitos, mas o atual cenário pelo qual passa o Brasil, e a crise que se instalou na democracia representativa, não me permite assim agir." E concluiu dizendo que "No período eleitoral a Justiça sofreu, inclusive, ataques por parte de alguns inconsequentes. Todavia, o que não nos falta é coragem, e lembrando o jurista Iering, posso garantir que a Justiça, seja a Eleitoral, seja a Comum,  mesmo diante de suas dificuldades estruturais, saberá brandir a espada com a mesma habilidade com que equilibra a balança. Ainda sobre os ataques de alguns inconsequentes, vale citar uma célebre frase do baiano Rui Barbosa, que lembrando um primeiro ministro da França, afirmou: “Quando a política penetra no recinto dos Tribunais, a Justiça se retira por alguma porta”. 

 

Leia na íntegra o pronunciamento:

 

Senhoras e senhores, boa tarde.

Saudação aos componentes da mesa  …...
Saudação aos candidatos, aos servidores da Justiça Eleitoral, aos da Justiça Comum, demais servidores públicos, guardas municipais ou outras autoridades civis, militares ou eclesiásticas, representantes de diversas instituições, advogados, enfim, toda a plateia.

A Justiça Eleitoral, cumprindo mais uma etapa do calendário eleitoral, iniciado em 2 de outubro de 2015, nessa data procederá à diplomação. Longo foi o caminho, e centenas de etapas foram superadas.

Os servidores da 90ª Zona Eleitoral foram fundamentais para que toda a estrutura logística e jurídica funcionasse, e destaco entre eles o Chefe de Cartório – Sr. Igor Araújo; a Drª Fátima Prates (que por motivo de força maior não pode comparecer); as servidoras
-  NEIDE; ELIENE; CARINA; NÚBIA; DORA; LÚCIA; SHIRLEY e EDILEUSA; à Srª Lara, ao vigilante Agnaldo; Os Oficiais de Justiça, os técnicos em urnas, entre tantos outros, todos verdadeiramente compromissados com suas tarefas.

Homenagens ao Dr. Ruano da Silva Leite – Promotor de Justiça Eleitoral, que em virtude de compromisso assumindo durante a Semana do Ministério Público, não pode comparecer a essa cerimônia.

Também destaco o apoio das Polícias Militar e Civil, e de outros Órgãos ou pessoas que contribuíram para que as eleições nos três Municípios transcorressem sem graves incidentes.

Superadas tantas etapas, chegamos ao momento da diplomação, que em resumo, é o ato administrativo pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que determinados candidatos foram eleitos e estão aptos a tomar posse.

Para além disso, a diplomação é marco para ajuizamento de ações que buscam coibir o abuso de poder e a famigerada compra de votos.

Em cerca de quinze dias os eleitos estarão em nova cerimônia, a da posse, ato que já não se insere nas atribuições da Justiça Eleitoral, e provavelmente ocorrerá no prédio da Câmara Municipal.

E em seguida, o que virá?

Para muitos dos eleitos, o desejo de cuidar da coisa pública, respeitando os preceitos democráticos, entre eles a alternância no poder, sem ambição, sem artifícios para manter-se no poder, sem manobras ou simulações voltadas ao enriquecimento ilícito.

Outros, entretanto, talvez irão se esquecer do clamor dos humildes eleitores, do grito dos excluídos, e agirão de forma a aumentar a multidão de miseráveis. Vivemos no país do futebol, do carnaval, em que frequentemente homens confiáveis não têm voz, não têm vez; mas corruptos têm voz e vez. Vivemos em um país doente, que não se cura nem sai da categoria de terceiro mundo. Vivemos em um país de “faz de conta”.

Considero que Justiça Eleitoral cumpriu sua missão, preparando o caminho das urnas. É chegada a vez de os senhores e as senhoras, eleitos, cumprirem as suas missões, sem vaidades ou ambições. É necessário curar a cicatriz desse povo que vive mal, e os senhores e as senhoras, eleitos, no exercício da parcela do poder que lhes foi outorgado, com suas atitudes poderão amenizar ou agravar o sofrimento do povo.

A Justiça Eleitoral abriu o caminho até as urnas, e é naquela fria caixa eletrônica, fruto de avanço tecnológico, que foram depositadas muitas expectativas ou esperanças. Eu gostaria de estar falando com maior entusiasmo, parabenizando a todos os eleitos, mas o atual cenário pelo qual passa o Brasil, e a crise que se instalou na democracia representativa, não me permite assim agir.

A propósito, recentemente me deparei um uma frase bastante antiga, dita em 1920, por uma filósofa russo-americana Any Rand. Uma antiga frase, mas ao mesmo tempo tão atual, e cuja leitura entendo ser propícia a essa ocasião:

Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho; e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.
Frase da filósofa russo-america Any Rand (judia fugitiva da revolução russa, que chegou aos EUA na metade da década de 1920).
 A Justiça Eleitoral, não cumpriu somente seu dever de organizar as eleições. Cumpriu, também, sua missão de promover a lisura do processo eleitoral, exercendo seu papel fundamental de guardiã da normalidade e da legitimidade das eleições. É bom que se diga, entretanto, ser impossível à Justiça Eleitoral ou a qualquer Órgão exercer completo controle sobre a conduta dos candidatos e seus apoiadores. Algumas fraudes foram detectadas, e estarão sendo apuradas por meio de ações específicas. Por vezes a fraude ocorreu antes mesmo do chamado período eleitoral. Podemos citar, como exemplo, a notícia de que pretensos pré-candidatos providenciaram, inclusive por meio de falsidade documental, a transferência de domicílio eleitoral de pessoas para aquele pelo qual concorreu o candidato ou candidata; há, ainda, notícia de escancarada compra de votos por meio de pagamento em espécie, promessa ou fornecimento de bens ou serviços. O que estou dizendo, ou vier a dizer, não se aplica, necessariamente, a todos os eleitos. Ademais, nada do que eu disser mudará a maneira de cada um atuar, como vereador, prefeito ou vice-prefeito.

Por ocasião da celebração de casamentos costumo mencionar Provérbios 22:6. EDUCA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR, E ATÉ QUANDO ENVELHECER, NÃO SE DESVIARÁ DELE.

Estamos diante de adultos cujo caráter, ou ausência de caráter, já integra, de forma indelével, a personalidade.

É bom que se diga que não é atribuição primordial da Justiça Eleitoral retirar, muito  menos colocar, alguém do poder. É certo que a Justiça nunca ficará inerte quando comprovado, de forma robusta, que determinado candidato ou candidata chegou ao poder por meio da fraude, do abuso do poder econômico ou político. Todavia, sobre o voto de cada eleitor paira presunção quase que absoluta de legitimidade, daí porque, não raras vezes, muitos cidadãos, inconformados com o resultado do pleito, inclusive por terem presenciado falcatruas durante a campanha eleitoral, querem transferir à Justiça Eleitoral a tarefa de destituir alguém do cargo, mesmo sem conhecimento das provas que emergiram, ou não, no bojo dos autos dos respectivos processos. Daí a necessidade de cada eleitor conhecer a grandeza de seu voto, e não se aproveitar do período eleitoral para receber vantagens de qualquer natureza.

Recentemente o Papa Francisco afirmou, com toda sabedoria, que VIVEMOS EM UM MUNDO EM QUE PRATICAMENTE TUDO TEM UM PREÇO, MAS POUCAS COISAS TÊM VALOR.

No período eleitoral a Justiça sofreu, inclusive, ataques por parte de alguns inconsequentes. Todavia, o que não nos falta é coragem, e lembrando o jurista Iering, posso garantir que a Justiça, seja a Eleitoral, seja a Comum,  mesmo diante de suas dificuldades estruturais, saberá brandir a  espada com a mesma habilidade com que equilibra a balança.

Ainda sobre os ataques de alguns inconsequentes, vale citar uma célebre frase do baiano Rui Barbosa, que lembrando um primeiro ministro da França, afirmou: “Quando a política penetra no recinto dos Tribunais, a Justiça se retira por alguma porta”.

Enfim, vamos encerrando o discurso, pois diariamente ouvimos muitos deles, a maioria sem a mínima sinceridade.

Feitas essas considerações, passaremos ao ato de diplomação.

CONTINUE LENDO


Guajeru: Centro de Saúde fechado quatro meses depois da conclusão das obras

Foto: 97NEWS

As obras do Centro de Saúde Monsenhor Valdemar, em Guajeru, sudoeste da Bahia, ficaram concluídas em junho deste ano, mas quatro meses depois, o "Telhado que não segura água", continua fechado. "A obra foi concluída em junho e continua fechado, a população está à espera com um grande descontentamento", disse, Loza Gomes vereador da cidade. Segundo o parlamentar, o fechamento da unidade foi devido a má qualidade do material na execução da obra, que acabou causando infiltração e vazamentos, "está ao abandono e cheio de água", situação que considerou "completamente inaceitável". Criticando ainda que as entidades responsáveis pelo centro "não prestem qualquer resposta ou previsão da abertura" da unidade. De acordo com a população, para agravar mais ainda a situação, três psfs foram fechados na zona rural do município, Cancela, Bananeira e Campo Frio. "É uma falta de respeito pela população. Não aparece ninguém a dar a cara e a explicar o que é que se passa", comentou, Reginaldo Rocha em uma rede social. A nossa equipe tentou falar por telefone com o prefeito Gil Rocha, mas só dava caixa de mensagem. 

Foto: Reprodução/Facebook


Livramento: Homem é assassinado dentro de lanchonete no centro da cidade na noite desta quinta-feira (15)

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

A violência continua em curva crescente no município de Livramento de Nossa Senhora, tendo como principal fator o número de homicídios que vêm acontecendo. Nesta quinta-feira (15), dez dias antes do Natal, mais um homicídio aconteceu na cidade, onde um homem identificado como Raimundo Alves Viana, que era conhecido como “Mundinha”, acabou sendo brutalmente assassinado. Segundo informações obtidas pelo 97NEWS, dois elementos chegaram, por volta das 22h25m, numa motocicleta Pop 100 e invadiram a lanchonete que fica na Praça João Marques Oliveira, onde a vítima estava e efetuaram disparos à queima-roupa, fazendo com que a morte fosse instantânea. Eles se evadiram do local rapidamente e não deixaram muitas pistas. “Mundinha” já tinha passagem policial por tráfico de drogas, o que levanta a possibilidade de que ele possa ter sido morto por briga entre grupos rivais. A Polícia chegou logo ao local e iniciou as investigações, onde foi feita a perícia. 



Desacato a servidor público não é crime; decidiu STJ

Foto: Divulgação

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quinta-feira (15/12) descriminalizar a conduta de desacato, definida no Código Penal, com pena de prisão de seis meses a dois anos ou pagamento de multa para quem desacatar funcionário público no exercício da função. Por unanimidade, os ministros entenderam que a tipificação é incompatível com leis internacionais, como a Convenção Americana de Direitos Humanos. Seguindo voto do relator, ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, o colegiado entendeu que as normas que criminalizam o desacato são usadas para silenciar ideias e opiniões contrárias, caracterizando desigualdade entre um servidor público e um particular. Para o ministro, o afastamento da tipificação criminal não impede a responsabilização de um acusado por outros crimes, como calúnia, injúria ou difamação. 



Malhada de Pedras: Família que morava em São Paulo e vinha passar o feriado na Bahia, morre em engavetamento no interior de Minas Gerais

Foto: WhatsApp/97News

Nesta quarta-feira (14/12) uma família de Malhada de Pedras, que morava em São Paulo há alguns anos, sofreu um grave acidente na rodovia Fernão Dias, no interior de Minas Gerais. Sete pessoas morreram em dois graves engavetamentos. Segundo informações, o primeiro engavetamento aconteceu no quilômetro 621 e o segundo no quilômetro 623, sentido Belo Horizonte. No acidente que envolveram os malhadenses, foi um engavetamento com dois caminhões, o veículo em que eles estavam foi imprensado, e esposo, mulher, filho e dois cunhados não resistiram aos ferimentos e morreram no local. A família vinha para a casa dos familiares em Malhada de Pedras passar as festas de fim de ano. Os parentes das vítimas são da Fazenda Cem Bezerro. Até o fechamento desta matéria, não foi informado o nome das vítimas.



Argamassa Quartzolar: 11 anos de muita história e dedicação ao brumadense

Foto: Divulgação

A Quartzolar Argamassa e Rejunte completa nesta quinta-feira (15/12), 11 anos de história. Com trabalho e dedicação a empresa caminha em passos cada vez mais largos, pretendendo a cada dia conquistar novos clientes, tendo como missão, proporcionar segurança aos pés, por andar em pisos firmes. Satisfação pela segurança dos revestimentos e por visualizar lindos fechamentos entre pisos, revestimentos e blocos de vidro. A Quartzolar fica honrada em gerar vários empregos na capital do minério e a pretensão é recrutar cada vez mais colaboradores. Atualmente se encontra os produtos QUARTZOLAR na Bahia, sudoeste do Piauí e no Norte de minas, com vendas nas melhores lojas de materiais de construção dessas regiões. A empresa já implantou o sistema de qualidade da ISO 9001/2015 e tem como uma das suas metas certificar a empresa nesse sistema. A Quartzolar agradece a todos que contribuíram para chegar ate aqui e conta o apoio para alcançar vôos mais longos. Aproveitando a oportunidade e desejando, antecipadamente, um Feliz Natal e um prospero Ano Novo. Boas Festas!



Holambra: Rotary Club realiza `Primeiro Festival de Flores´ em Brumado

Foto: Luciano Santos/97NEWS

O Rotary Club de Brumado, em parceria com uma empresa privada apresenta em Brumado, o Projeto denominado de "Primeiro Festival de Flores" de Holambra. O festival tem como objetivo arrecadar fundos para os trabalhos assistenciais desenvolvidos pela instituição, além de proporcionar à população brumadense de poder adquirir flores que são oriundas de Holambra, interior de São Paulo. As flores estão sendo comercializadas na Praça da Prefeitura em grande diversidade de espécies botânicas, com valores extremamente acessíveis para o público. As flores de Holambra - Holambra é um dos municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo. Instalada numa área de 65 km2, a estância turística de Holambra está situada numa altitude de 600 metros em relação ao nível do mar. O município é o maior exportador de flores da América Latina. As flores e as mudas expostas no Festival de Flores do Rotary/Brumado, ficarão nos estandes cobertos das 09h as 21h, entre os dias 15, 16, 17, 18, 19 e 20 de dezembro. Todo dinheiro arrecadado pelo Rotary Clube, será usado na compra de cadeiras de rodas, e doadas para instituições filantrópicas.



Cooperativa de catadores de reciclados já está na fase de implantação em Brumado

Foto: Divulgação

Já está em fase de implantação a CATAMARB - Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Brumado. No projeto foram investidos cerca de R$ 25 mil pelo município, onde foram adquiridos uniformes, carrinhos coletores, caixas seletivas coletoras e aluguel de galpão. O projeto ainda vai ser sancionado pelo prefeito Aguiberto lima Dias. A cooperativa contará com o apoio da população brumadense no sentido de conscientização, pois os materiais precisam ser previamente separados corretamente já nas residências ou comércio no momento da coleta, facilitando assim o trabalho dos catadores. Todo material recolhido será destinada à manutenção da cooperativa. "Brumado já era pra ser uma cidade referência nesse tipo de coleta, pois já havia um sistema de coleta parecido, mas todo esse material, era vendido por uma empresa particular, e agora será destinado a Cooperativa, e retornará para os cooperados". Ressaltou Maria Alice, umas das cooperadas. Outra novidade, será os coletores fixos, que serão implantados em vários pontos da cidade, facilitando ainda mais na hora do comerciante depositar o material reciclável.



Brumado: meliantes tentam arrombar estabelecimento comercial, mas polícia militar impede a ação

Foto: Reprodução/Google

Na noite do dia desta quarta-feira (14/12), por volta das 20h, após informação de populares no 190, informando que que um estabelecimento comercial estava sendo arrombado, fato flagrado através das câmeras de segurança do mesmo, a guarnição da 34ª CIPM/Brumado deslocou uma viatura ao local localizado na Av. Centenário, Centro de Brumado, onde foi constatado o início de arrombamento em uma das portas do estabelecimento. Com a chegada da guarnição, o criminoso conseguiu fugir. Os Policiais Militares fizeram uma varredura na tentativa de encontrar o criminoso, mas não obteve êxito.



Brumado: Submetralhadora italiana, pistola russa e drogas são apreendidas pela PM

A apreensão mostra o potencial bélico dos criminosos em Brumado (Foto: 97NEWS)

A Polícia Militar de Brumado foi a responsável por mais uma ação muito impactante contra a criminalidade na cidade, que mostra, mais uma vez, que continua o seu empoderamento. Na manhã desta quinta-feira (15/12), após uma denúncia anônima, uma guarnição da PM, ao efetuar rondas no Bairro Irmã Dulce, avistou um jovem em atitude muito suspeita, o qual se evadiu com rapidez deixando para trás uma sacola muito valiosa, na qual tinha nada mais, nada menos, que uma submetralhadora beretta italiana, um pistola russa com dois pentes e munições além de 100 trouxas de maconha, 120 pinos de cocaína e 126 pedras de crack. Todo o material foi apresentado na 20ª Coorpin, juntamente com uma mulher que é suspeita de ser cúmplice do fugitivo. 



Sucesso! Segundo lote do Feijão do Sitio Novo 100% vendido

Foto: Divulgação

O Feijão do Sitio Novo no dia 29 de Janeiro promete ser a festas mais animada do Verão 2017 em Brumado está cada vez maior. E a projeção é que a primeira edição do Feijão do Sítio Novo seja marcada pela alegria, boa música, gente bonita e também por uma das iguarias mais amadas da culinária brasileira, a tradicional feijoada. Nesta quinta-feira (15/12) a coordenação do evento que leva a grife Beto Bonelly Produções e Só Legal , anuncia que o terceiro lote já está disponível. Para garantir o seu ingresso é fácil, deixe a sua mensagem com contato telefônico no site: www.feijaodositionovo.com.br e aguarde o retorno que o promoter Beto Bonelly entrará em contato logo em seguida ou se preferir na Boutique Sandes.  Lembrando que é uma festa exclusiva somente para mil pessoas. Então não pense duas vezes e garanta já o seu.