ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2021"

Ibicoara: Plantação com mais de 500 pés de maconha é identifica e incinerada

Foto: Divulgação

Durante uma operação realizada na cidade de Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, foram apreendidos 530 pés e mudas de maconha. A ação contou com agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe), e foi realizada neste sábado (20). Nomeada de Volante do Vale, a operação ocorreu no Povoado de Mundo Novo. Populares fizeram uma denúncia que havia um grupo de pessoas cultivando a erva na localidade e, no momento da apreensão, os responsáveis pelo plantio conseguiram fugir pela mata. Conforme a Cipe Sudoeste, após queima da plantação, a guarnição registrou a ocorrência na Delegacia de Brumado. 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Número de casamentos cresce 29% na Bahia nos dez primeiros meses de 2021

Foto: Divulgação

Após uma queda expressiva em 2020, o número de casamentos voltou a crescer na Bahia nos 10 primeiros meses de 2021. De acordo com dados levantados pelos cartórios, houve um aumento de 29% em comparação com o ano passado. Entre janeiro e outubro de 2021 foram realizadas 42.136 celebrações civis, comparado a 32.604 matrimônios realizados no ano passado. A alta começou a ser verificada em março, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020. Totalizando 3.944 casamentos, enquanto em 2020, quando se iniciou a pandemia no país, os números foram fechados em 3.435. Já o maior crescimento percentual se deu de agosto para setembro, quando os casamentos aumentaram 14,4%. Já os casamentos homoafetivos, realizados no estado em 2021, totalizou 465 celebrações entre pessoas do mesmo sexo, enquanto nos primeiros dez meses de 2020 o número foi de 299, um aumento de 55,5%.



Servidores do Inep entregam dossiê ao TCU e a CGU que apontam falhas no Enem

Foto: Reprodução

Um dossiê preparado por servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) foi entregue na sexta-feira (19) ao TCU (Tribunal de Contas da União) e à CGU (Controladoria-Geral da União). O documento contém denúncias de falhas e de interferências que afetam não apenas a realização do Enem, mas também do Enade e do Revalida. O material, compilado pela Assinep (Associação dos Servidores do Inep), indica ainda haver censura na divulgação de dados e problemas de gestão que atingem áreas-chave para o funcionamento do órgão, como a de suporte tecnológico, segundo informações da Folha de São Paulo. Às vésperas do Enem, que começa neste domingo (21), o dossiê elenca pressões sofridas pelos servidores para a retirada de questões da prova "sem motivo idôneo". Eles teriam sido pressionados a suprimir perguntas com temas considerados inadequados pela gestão do órgão. Além das denúncias de interferência ideológica, os documentos mostram uma série de falhas da gestão do órgão para garantir a segurança da prova. A equipe que vai atuar na comissão para lidar com incidentes da prova em cada um dos estados só foi montada menos de uma semana antes da realização do exame.



Ministério da Saúde inicia 'megavacinação' para imunizar 21 milhões com 2ª dose atrasada

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde inicia neste sábado (20) uma "megavacinação" para tentar atrair os 21 milhões de brasileiros que não voltaram para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A maior parte desse público é jovem. Para dar visibilidade à ação, a pasta federal promove eventos simultâneos nas cidades de São Paulo, Manaus, Curitiba, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro. Embora 157 milhões de pessoas já tenham tomado ao menos uma dose de algum imunizante, 21 milhões não retornaram para a segunda na data prevista, segundo a pasta. Sem ela, a imunização não está completa. As informações são do portal UOL. Para chegar ao cálculo, o governo considerou quem não recebeu a segunda dose 30 dias após a data de retorno prevista para a CoronaVac e 90 dias para a AstraZeneca e Pfizer. A principal razão para não voltarem aos postos, supõe o ministério, é o temor em relação aos efeitos adversos provocados pelos imunizantes, como febre e dor na região do braço em que a injeção é aplicada. Com o dia D marcado para hoje, a pasta afirma que "os postos de saúde funcionarão no fim de semana e com horários estendidos entre 20 e 26 de novembro", sem necessidade de agendamento.



Após 76 dias, Brumado volta a registrar internação por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

O município de Brumado voltou a registrar internação por conta da Covid-19, o novo coronavírus, após 76 dias sem registro. O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (19), informa que um paciente está internado no hospital municipal por causa do vírus. A última internação ocorreu em 02 de setembro deste ano. Em Brumado, 197 pessoas morreram por conta do vírus. Há um mês atrás, a Prefeitura de Brumado, publicou um decreto onde desobriga o uso de máscara facial, em local aberto ou fechado, em todo o território do município. No entanto, o uso de máscara facial continua obrigatório nas instituições de ensino das redes pública e privada do município, para pessoas com sintomas gripais e para indivíduos que estejam infectados pelo novo coronavírus.



'Bolas de fogo' chamam atenção no céu da região de Euclides da Cunha e Monte Santo

Foto: Reprodução

Clarões no céu seguidos de um estrondo chamaram a atenção de moradores de Euclides da Cunha, Monte Santo, Cansanção, Quijingue e Tucano, cidades do Nordeste e da região sisaleira do estado. O registro, percebido como um meteoro, foi notado por volta das 19h desta quinta-feira (18). Segundo o Monte Santo Net, o fato assustou diversas pessoas, algumas delas contaram que o incidente chegou a estremecer paredes de residência. Os relatos partiram principalmente de moradores da zona rural das cidades, além de motoristas que trafegavam pela BA-220. Em Monte Santo, o caso foi percebido na comunidade de Pau D’Arco onde um morador fez um vídeo sobre o evento. Até a manhã desta sexta-feira (19) não havia registro de danos nem de avarias em imóveis das cidades citadas.



Operação Porteira Fechada prende integrantes de quadrilha de furto de gados no interior da Bahia

Foto: Divulgação l PF

Uma ação conjunta das polícias Rodoviária Federal (PRF) e Civil da Bahia cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão na quinta-feira (18), em quatro cidades baianas. De acordo com o G1, a ‘Operação Porteira Fechada’ foi contra uma quadrilha especializada em roubos de animais de carga e abate, em campos e fazendas, o chamado crime de abigeato. Cerca de 120 cabeças de gado e seis cavalos foram apreendidos. De acordo com as investigações, os suspeitos atuavam há mais de 10 anos furtando gado em diversas cidades baianas como Barreiras, Ibotirama, Seabra, Baixa Grande, Ipirá, Inhambupe, Pedrão, Serrinha e Feira de Santana. Ainda segundo a polícia, o grupo criminoso lucrava altos valores com os furtos praticados. Uma das propriedades ligadas aos suspeitos é avaliada em mais de R$ 5 milhões. A polícia não divulgou a cidade onde fica a propriedade. Além disso, três veículos de luxo foram apreendidos, duas Hilux e uma Amarok.



Brumado: SMTT notifica Embasa e registra cerca de 79 buracos de esgotos na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nos últimos meses tem sido muito comum o brumadense se deparar com os buracos em vias públicas provocados pelo antigo sistema de esgotamento sanitário de Brumado. Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), até o momento, foram reigstrados cerca de 79 buracos em ruas da cidade. O coordenador de educação no trânsito, Jansen Ricardo, criticou a atual situaçãao que o trânsito de Brumado vem enfrentando. “São muitos buracos advindos do esgotamento sanitário. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A dificuldade é grande”, disse. Para ele, a situação representa um grave risco à trafegabilidade, especialmente em períodos chuvosos, quando a água pode atrapalhar o condutor a enxergar os buracos. "Quase que todos os dias eu recebo pedidos para sinalizar um buraco na cidade", diz. Conforme Ricardo, o órgão está atuando no sentido de cobrar dos responsáveis a solução do problema. "O problema persiste e pode trazer danos ao cidadão derrubando um veículo ou a estrutura de uma casa, causando mais prejuízos à população”, afirmou. 



Cipe Sudoeste inicia capacitação em operações rurais

Foto: Divulgação

Aprender como atuar em situações ocorridas em locais sem urbanização é o principal objetivo do Curso de Operações Rurais da Polícia Militar da Bahia, iniciado na última terça-feira (16), em Vitória da Conquista, promovido pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste. Essa é a 11ª edição do curso que é voltado para policiais lotados em unidades especializadas. Serão 20 dias de instruções, divididas entre teoria e combates rurais. Essa é a primeira vez que a Cipe Sudoeste promove o curso, que também terá como instrutores profissionais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), além de representantes da Polícia Militar de Pernambuco e outros policiais capacitados em combates rurais. 

Foto: Divulgação

O major Marcos Paulo Gonzaga, comandante da Cipe Sudoeste, destaca a importância da especialização. “Essa é uma ação importante da PM e para a nossa unidade. Recebemos com muito prazer essa missão. Aqui os policiais passarão por atividades táticas, pré-hospitalares e administrativas”, completou o oficial.



Homem mata companheira esganada e é preso em flagrante na Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem suspeito de matar a acompanheira, um jovem de 20 anos, foi preso em flagrante, na madrugada desta sexta-feira (19), no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas - Região Metropolitana de Salvador. Identificada como Sara Souza dos Santos, a vítima foi esganada na frente do filho, um bebê. Conforme a Polícia Militar, testemunhas denunciaram que a jovem já era vítima de violência doméstica. Os policiais chegaram até o local para verificar a informação quando encontraram Sara morta. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML). Não há informações sobre o sepultamento. O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi detido e levado para a 27ª Delegacia Territorial (Itinga), onde permanece à disposição da Justiça. A autoria e motivação do crime, ou mesmo possível qualificadora, não foram informadas pela polícia.



Coelba diz que recebeu com surpresa instauração de CPI na AL-BA

Foto: Divulgação

A Coelba emitiu um comunicado na quinta-feira (18) em que afirma ter recebido com surpresa o aceite da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades no âmbito da companhia de eletricidade. "A Neoenergia Coelba recebe com serenidade e respeito a decisão da Assembleia Legislativa da Bahia. No entanto, a companhia se surpreendeu com a medida, uma vez que seus representantes sempre estiveram à disposição para participar de debates construtivos no intuito de dirimir dúvidas e embasar opiniões", disse a empresa. De acordo com o documento, apesar da discordância, "a empresa presume que o ambiente será oportuno para o esclarecimento de informações que estão sendo disseminadas de forma distorcida". A distribuidora ainda se colocou à disposção quanto a resolução de problemas e melhoria de serviços. A decisão sobre a instalação da CPI foi publicada na edição de quinta-feira (18) do Diário Oficial do Legislativo. No deferimento, a Procuradoria destacou que o pedido da CPI se dá por conta das elevadas tarifas cobradas, ausência de transparência, má qualidade de prestação de serviço e elevado índice de satisfação dos clientes. A Procuradoria também ressaltou que a instalação da Comissão não dependeria da assinatura da maioria dos deputados estaduais. 



Sortudo do Oeste da Bahia resgata bolada da Mega-sena; R$ 18 milhões

Foto: Reprodução

O morador de Angical, no Oeste baiano, que faturou R$ 18 milhões na Mega-Sena enfim apareceu para resgatar o prêmio. O fato movimentou a cidade de 14 mil habitantes que passou dias tentando saber quem tinha ganhado a bolada. Com a soma, o felizardo angilicalense poderia comprar 369 carros populares de R$ 49,2 mil com o valor do prêmio. O sortudo também poderia adquirir 91 apartamentos populares, no valor de R$ 200 mil cada, ou 36 apartamentos classe média, no valor de R$ 500 mil cada. Ele também poderia comprar 50 apartamentos de R$ 200 mil e 166 carros populares de R$ 49,2 mil. Para ter ideia como o prêmio chamou a atenção da cidade, se o valor fosse dividido pelos moradores de Angical sairia quase R$ 1,3 mil para cada habitante. A retirada do prêmio foi feito na última quarta-feira (17). Orientado pela Caixa Econômica Federal, o proprietário da lotérica onde o premiado fez a aposta não quis falar sobre o assunto. O ganhador continua como um mistério local.



MP-BA deflagra 'Operação Basura' contra agentes públicos do sudoeste baiano

Foto: Divulgação

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil realizam na manhã desta sexta-feira (19) a Operação Basura. A operação tem como foco agentes públicos dos municípios de Anagé, Encruzilhada, Ilhéus, Jequié, Mirante, Ribeirão do Largo e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Na operação, encabeçada pelo órgão do Ministério Público da Bahia (MP-BA), são cumpridos 11 mandados de busca, prisão e afastamento do exercício das funções públicas, por suspeitas de desvios de recursos públicos. Investigações descobriram captação ilícita de R$ 21,5 milhões. A operação apura possível esquema de desvio de recursos públicos no município de Encruzilhada em licitação e execução superfaturada de contrato de serviços de resíduos sólidos.  Durante as investigações, o MP descobriu que uma empresa pequena local captou ilicitamente cerca de R$ 21,5 milhões para suposta prestação, ao longo dos últimos sete anos, de serviços de locação de máquinas e execução de obras de engenharia civil, com a prestação de mão-de-obra, a diversos municípios da região sudoeste do Estado da Bahia. A Vara Única da Comarca de Encruzilhada deferiu os pedidos de prisão temporária e afastamento das funções de agente público, além de autorização para buscas e apreensões em endereços residenciais e empresariais. 



19 de novembro: Dia da Bandeira Nacional

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No dia 19 de novembro, é celebrado o Dia da Bandeira Nacional em homenagem à bandeira brasileira, desenhada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. Essa bandeira foi criada após a Proclamação da República, que ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, e apresentada no dia 19 de novembro do mesmo ano, por isso a celebração é nessa data. A bandeira foi, oficialmente, adotada no Decreto nº 04 constando que: Art. 1º -- A bandeira adotada pela República mantém a tradição das antigas cores nacionais -- verde e amarela -- do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda -- Ordem e Progresso -- e ponteada por vinte e uma estrelas, entre as quais a da constelação do Cruzeiro do Sul, dispostas na sua situação astronômica, quanto à distância e ao tamanho relativos, representando os vinte Estados da República e o Município Neutro; tudo segundo o modelo desenhado no anexo no 1. A parte amarela e verde da bandeira atual já fazia parte da bandeira anterior, definida pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret. Mas, outros pontos foram alterados como: as Armas do Império foram substituídas pela esfera republicana da cor azul; na esfera, foi colocado o lema “Ordem e Progresso”; ainda na esfera azul, estrelas foram adicionadas representando os estados brasileiros na posição em que elas apareceram no céu do Rio de Janeiro naquele dia 15, às 8h30. Destaca-se que a estrela solitária da bandeira representa o estado do Pará, único localizado ao norte naquele tempo, já que Amapá e Roraima terem se tornado estados somente em 1988. Uma última modificação foi feita em 1992, sendo adicionadas novas estrelas correspondentes aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins. A cor verde significa a natureza, o amarelo simboliza o ouro e riquezas, já a cor azul, junto das estrelas brancas, são referências ao céu na noite da proclamação. 

 



Número de nascimentos na Bahia foi o menor em 23 anos em 2020, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em toda a Bahia, 187.578 pessoas nasceram e foram registradas em 2020. Foi a menor natalidade em 23 anos, desde 1997, quando 178.802 crianças haviam nascido e sido registradas no estado. Frente a 2019 (quando haviam nascido 196.951 pessoas), houve uma queda de 4,8% no número de registros na Bahia, o que representou menos 9.373 nascimentos. Foi o maior recuo em 19 anos, desde 2001, quando os nascimentos haviam caído 5,0% no estado (menos 11.816 em relação a 2000). A redução absoluta no número de nascimentos na Bahia entre 2019 e 2020 (-9.373) foi a segunda maior do país, abaixo apenas da verificada no estado de São Paulo, mais populoso do Brasil, onde houve, em 2020, menos 30.529 nascimentos. No ano passado, houve queda no registro de nascimentos no Brasil como um todo e em todas as 27 unidades da Federação. Foram registrados no país 2.678.992 nascimentos, 133.038 a menos do que em 2019 (-4,7%). Atrás de São Paulo e Bahia, Minas Gerais teve o terceiro maior recuo absoluto (menos 9.045 nascimentos). As maiores quedas proporcionais ocorreram em Amapá (-14,1%), Roraima (-12,5%) e Acre (-10,0%). Nesse indicador, a Bahia ficou em 14o lugar. Todas as capitais apresentaram recuo no número de nascimentos em 2020. Salvador teve a quarta maior queda absoluta, atrás de São Paulo/SP (menos 12.446 nascimentos), Rio de Janeiro/RJ (-4.447) e Brasília/DF (-3.070). Em percentuais, os maiores recuos ocorreram em Rio Branco/AC (-14,8%), Macapá/AP (-13,4%) e São Luís/MA (-13,1%). A queda percentual de Salvador (-9,3%) foi a 8a maior.



Dupla é presa com celulares e moto roubados em Conquista

Foto: Divulgação l SSP-BA

Dois homens foram presos com motocicleta e celulares roubados, no município de Vitória da Conquista, na quinta-feira (17). Junto com a dupla, foram encontrados um simulacro de arma de fogo, 56 porções de drogas, cinco aparelhos telefônicos e uma moto. Após, durante ronda, avistarem uma moto sem placa, uma equipe da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar abordaram os homens.“Na verificação do sistema, foi constatado que o veículo tinha um registro de roubo feito há menos de 12h, na localidade de Santa Marta”, disse o comandante da 77ª CIPM, major Vagner Ribeiro Almeida. Com eles também foram apreendidos outras três placas de motocicletas, uma balança e R$ 70. Os homens e os materiais foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Conquista. De acordo com major, a dupla informou que os celulares eram roubados.



Em carta ao governador Rui Costa, Bispos pedem a não liberação de festas no Estado

Foto: Divulgação

Bispos de 23 dioceses da Bahia manifestaram, em uma carta enviada ao governador Rui Costa (PT), preocupação em relação à liberação de festas de final de ano e, em especial, do Carnaval de 2022. Pedindo a intercessão de Santa Dulce dos Pobres e as bênçãos do Senhor do Bonfim, os membros do clero pedem que o dirigente tome decisões mais rigorosas para evitar uma nova “tragédia”. “Queremos manifestar nosso apoio às medidas sanitárias baseadas em dados científicos que visem à preservação da vida e à contenção de possíveis novos casos. Uma medida lúcida, autorizada, responsável e corajosa por parte do governo do Estado poderá evitar o retorno da tragédia e suas terríveis consequências”, diz o texto. Assinada por sete representantes, a carta lamenta o grande número de pessoas que morreram acometidas com a Covid-19 no estado e reforça a avaliação sobre a insegurança realização de festas de grande porte “devido à forma como essas festas acontecem, através de aglomerações massivas que podem causar um possível retorno de casos de COVID19 e consequentes óbitos”. “Pedimos a intercessão de Santa Dulce dos Pobres e as bênçãos do Senhor do Bonfim sobre todo o nosso povo e sobre aqueles que têm o dever de tomar as decisões em favor da saúde e da vida”, finaliza a mensagem.



Auditoria do TCE/BA inspeciona Plano de Vacinação contra Covid-19

Foto: Divulgação

A 2ª Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) está realizando auditoria com o objetivo de acompanhar as ações e medidas implementadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na operacionalização do Plano de Vacinação Contra a Covid-19 no Estado. O trabalho auditorial inspeciona o recebimento, armazenamento e distribuição das vacinas, bem como a distribuição de seringas e agulhas, a fim de verificar se a campanha de vacinação está ocorrendo de forma segura, célere, transparente e integrada em todo o estado. A auditoria está alinhada com a Recomendação Nº 02/20211, do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), e tem enfoque no processo de logística da campanha de vacinação implementada pelas unidades responsáveis, a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep). O escopo da auditoria abrange visitas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI) da SESAB e em centrais regionais responsáveis pela distribuição de vacinas a outros municípios a fim de inspecionar os ambientes onde ficam armazenadas as vacinas, verificar os controles gerenciais adotados pela SESAB e o cumprimento das normas atinentes ao Programa Nacional de Imunização (PNI).



CPI da Coelba será instalada na próxima semana na Alba

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A CPI da Coelba obteve paracer favorável da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e será instalada na próxima semana. Com base no aval jurídico, a presidência da Casa já deferiu o pedido. Agora, caberá à Mesa Diretora tomar as providências para instalação da comissão. Segundo o site Metro 1, a empresa vem sendo questionada pela população baiana sobre os lucros e monopólio no fornecimento de energia. Além disso, a a empresa tem histórico de apagões frequentes e lidera queixas no Procon. Em Brumado, na última segunda-feira (15), uma explosão na Subestação 1 da Coelba deixou a cidade sem energia por cerca de 15 horas (veja aqui). o fornecimento foi estabelecido por volta das 17h do mesmo dia. Ainda sobre a CPI, diante do parecer favorável, parlamentares se articulam para definir a composição do colegiado. Os parlamentares afirmam que acompanha o que chama de "descaso" da Coelba há cerca dois anos e tem estudado a situação da empresa a fundo Protocolada com o apoio de 39 parlamentares (18 a mais que o mínimo necessário), a CPI poderá funcionar por até 180 dias e será composta por oito membros, dentre os quais cinco titulares e três suplentes.