ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2019"

Brumado: Motorista passa mal e capota veículo na Av. João Paulo I

O acidente aconteceu por volta das 05h da manhã - Foto: Luciano Santos l 97News

Considerado um dos piores trechos da Avenida João Paulo I, a curva da "baixada fluminense", é palco de vários acidentes que na sua maioria termina em capotamento. Ainda sem saber como explicar o porque de tantos acidentes naquele local, muitos comentários levam há alguns aspectos como: alta velocidade, sinalização precária, além de um possível desvio na via, aliados a alta velocidade e a força da gravidade, no qual força os veículos para o canteiro central. Saindo da linha de comentários, na manhã desta terça-feira (12), por volta das 05h10, os moradores da localidade tomaram um susto ao acordarem com um barulho muito forte que veio da avenida. 

O motorista com a camisa nas costas saiu ileso do acidente - Foto: Luciano Santos l 97News

Segundo relatos dos moradores ao site 97NEWS, o motorista que estava sozinho no veículo Gol, passou mal, perdeu o controle da direção e capotou. Em seguida, populares conseguiram retirar o condutor do veículo que teve apenas arranhões. Duas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegaram ser acionadas, mas o motorista apenas passou por procedimentos básicos e disse que não estava sentindo nada. Passado o susto, o condutor do Gol ligou para os familiares e, em seguida removeu o veículo do local.



Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 14 anos em Contendas do Sincorá

Foto: Divulgação l PM/BA

Um homem de 44 anos foi preso, na segunda-feira (11), em Contendas do Sincorá, cidade a 104 km de Brumado, suspeito de estuprar a enteada de 14 anos, além de posse ilegal de arma de fogo. Segundo a Polícia Militar, o abuso na adolescente foi denunciado por populares. Os militares chegaram até o suspeito, após moradores avistarem a viatura que estava em rondas pelo Centro da cidade. De acordo com o boletim de ocorrência, na casa do suspeito foi encontrado um rifle calibre 22, 32 munições do mesmo calibre e 3 facas. A Polícia não informou se a criança passou por exames médicos. Diante dos fatos, a PM prendeu o autor. Ele negou as acusações e resistiu a prisão, mas foi detido e levado para a delegacia de Brumado. O suspeito está à disposição da Justiça.   

 



Bolsonaro assina medida provisória que extingue o DPVAT a partir de 2020

Foto: Luciano Santos l 97News

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou na segunda-feira (11) a edição de uma medida provisória que extingue o seguro obrigatório DPVAT e o DPEM a partir de 2020. O primeiro indeniza vítimas de acidente de trânsito e o segundo vítimas de danos causados por embarcações. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto de lançamento de programa que tenta estimular a contratação de jovens. A medida provisória, porém, não está relacionada ao programa. A medida provisória que acaba com o DPVAT e com o DPEM entra em vigor assim que for publicada no “Diário Oficial da União”. Porém, se não for aprovada pelo Congresso em 120 dias perde a validade. De acordo com o governo, a medida não vai desamparar os cidadãos em caso de acidentes, já que o Sistema Único de Saúde (SUS) presta atendimento gratuito e universal na rede pública. Por lei, o DPVAT protege motoristas, passageiros e pedestres em caso de acidente de trânsito em todo o território nacional. As indenizações podem ser requeridas em casos de: morte, invalidez permanente ou para pagamento de despesas médicas suplementares.



Eleições 2020: Fabrício Abrantes visita comunidades na zona rural de Brumado

Foto: Divulgação

O pré-candidato Fabricio Abrantes visitou no último final de semana algumas comunidades da zona rural de Brumado. No sábado (9), o empresário participou de reuniões na comunidade Lagoa de São João, onde ouviu as demandas dos populares e falou sobre seus projetos. Seguindo a agenda, o empresário seguiu para a comunidade Várzea de Areia, onde participou de leilão beneficente em prol da igreja Nossa Senhora do Rosário. Mais tarde, seguiu para a comunidade Ariri e prestigiou a "Festa das Crianças". No domingo (10), ele esteve na comunidade Lajedão e falou sobre sua trajetória de vida e do desejo de viabilizar um projeto que atenda às necessidades do desenvolvimento da população. Abrantes ainda seguiu para o distrito de Itaquaraí, onde prestigiou a final do Campeonato de Futebol do distrito. "Foi um final de semana intenso e sem dúvidas de grande aprendizado. Estou construindo um projeto político ouvindo as pessoas de cada canto de Brumado, seus anseios, suas dúvidas, suas críticas, e tentando viabilizar uma plataforma democrática", disse Fabrício. 



Brumado: Botijões de gás são flagrados sendo transportados irregularmente

Foto: Leitor l 97NEWS

Na tarde desta segunda-feira (11), um veículo foi flagrado transportando botijões de gás de cozinha de maneira irregular entre a Avenida Otávio Mangabeira e a rotatória de acesso à Avenida João Paulo I, em Brumado. O flagrante aconteceu por volta das 16h e a foto mostra detalhes sobre o veículo que realizava o transporte. Segundo apurou o site 97NEWS, a quantidade -- cerca de 15 botijões -- se enquadra na legislação de transporte de produtos perigosos, sendo necessário o cumprimento de várias exigências. Duas delas são portar certificado de curso de movimentação de produtos deste tipo e ter rótulos de risco nas partes externas do veículo. Ainda segundo apurou a reportagem, o veículo e os produtos pertencem à um empresário da cidade.



PRF resgata aves silvestres transportadas irregularmente em bagageiro na BR-116 de ônibus

Foto: Divulgação l PRF

Pássaros silvestres que eram transportados no compartimento de malas de um ônibus de turismo foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no final da tarde de domingo (10), em Vitória da Conquista. De acordo com a PRF, os animais foram achados durante uma fiscalização na BR-116, trecho do município. Os policiais encontraram 36 pássaros das espécies conhecidas popularmente por trinca-ferro, papa-capim, cardeal e canário da terra. O compartimento de bagagens, onde os animais estavam, não tinha nenhum tipo de ventilação. 

 



Conquista: Manifestantes lotam frente do Fórum da cidade e pedem justiça pela morte do estudante e motorista de aplicativo

Os dois foram conduzidos ao Fórum para audiência de custódia - Foto: Whatsapp l 97NEWS

Aos gritos de “Uh, vai morrer”, centenas de pessoas se aglomeraram em frente ao Fórum João Mangabeira, na cidade de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado. Segundo os manifestantes, em sua maioria colegas de faculdade e motoristas de aplicativo, colegas de trabalho do universitário Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, que foi encontrado morto no início da tarde da última sexta-feira (8). Cerca de 48 horas depois a Polícia prendeu os acusados Rodrigo Porto Oliveira, de 22 e Alexandre Cruz Brito, de 21 anos, ambos confessaram o crime. 

Amigos de faculdade e motoristas de aplicativo lotam a frente do Fórum - Foto: Whatsapp l 97News

Na tarde desta segunda-feira (11), os acusados foram apresentados no Fórum da cidade para audiência de custódia com o Juiz. Durante a entrado dos suspeitos no local, a multidão gritava "justiça, justiça". Alguns tentaram linchar os assassinos confessos, mas um forte esquema policial protege todas as entradas e a integridade dos acusados. A polícia solicitou à Justiça que converta a prisão provisória em preventiva, sob alegação de a dupla representar perigo à sociedade e não atrapalhar a sequencia das investigações.



Brumado: Superintendente de Trânsito desmente situação de 'bullying' na SMTT

Foto: Luciano Santos l 97News

Na última sexta-feira (8), agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), procurou a reportagem do 97NEWS para revelar ações internas que estariam acontecendo no órgão de trânsito. Dentre os assuntos citados a nossa reportagem, segundo um dos agentes, seria a situação de "bullying" por parte da administração pública, além disso, mudanças nos horários da escala de trabalho e pressão para possíveis irregularidades na Área Azul, o que segundo eles, estaria levando os agentes à uma situação de pressão psicológica, na qual parte da categoria já estaria inclusive buscando consulta clínica com especialistas e, que um deles, já está em tratamento psiquiátrico. Buscando ouvir o outro lado dos fatos, a reportagem do 97NEWS falou com o superintendente da SMTT, Castilho Viana no qual desmentiu os fatos narrados pelos agentes envolvidos e ainda disse que estranha o anonimato dos servidores, tratando o caso como 'assunto pessoal'. "De nossa parte a gente não tem nenhum tipo de tratamento nesse sentido, de qualquer que seja o servidor, já que eu também assumo outra pasta e, é uma declaração ao meu ver infeliz, até pelo fato da pessoa não ter a decência de se identificar. Mas de forma muito tranquilo eu posso garantir que nosso tratamento é igualitário e profissional", esclarece Viana. Sobre a escala de trabalho, o superintendente foi enfático, ao citar que na realização do certame, o concurso para o cargo de agente de trânsito oferecia uma carga horária de 40 horas, e de acordo com Viana, não seria justo só os agentes da SMTT receber essa diminuição, sendo que outros servidores cumprem as mesmas 40 horas. "Seria uma forma injusta com outros servidores municipais, ou até mesmo criar um precedente para o futuro, onde um concursado para 40 horas trabalhasse menos horas", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Castilho ainda frisou que mesmo assim, buscou junto a administração municipal, em reunião que aconteceu com a categoria, inclusive na presença da advogada do sindicato, na qual foi discutida a situação. "A advogada deles admitiu em mesa de negociação que de fato o edital do concurso deles é para 40 horas, eles saíram de lá com este entendimento, e decidiram entre eles que de fato iriam cumprir as 40 horas. Então assim está sendo, a escala é disponibilizada de forma livre, colocada em mural, nós não forçamos como foi dito pelos agentes", declarou o superintendente da SMTT. Por fim, Castilho Viana reafirmou que entende as declarações por parte dos agentes como uma situação pessoal, mas que mesmo assim não vai mudar sua forma de administrar a SMTT. "Não é por isso que nós vamos mudar nossa forma de trabalhar, estamos aqui para atender todos de uma forma igualitária, não estamos aqui para forçar ninguém a fazer nada errado, mas também não estamos aqui para sofrer nenhum tipo de chantagem", afirma Viana.   

 



Brumado: Moradores da Vila Presidente Vargas denunciam envenenamento de gatos

Foto: Leitor l 97NEWS

Mais um caso de envenenamento de animais na região foi registrado, dessa vez na Vila Presidente Vargas, em Brumado. Segundo uma moradora que preferiu não ser identificada, o fato aconteceu no fim de semana, mas segundo ela, as mortes vem acontecendo há vários dias. Em um vídeo enviado a nossa redação, um dos gatos aparece agonizando, provavelmente após ingerir veneno. O fato gerou revolta na comunidade. “Está havendo uma matança de gatos aqui na Vila, os gatos estão pedindo socorro”, relatou ao 97NEWS. Maus tratos a animais é crime no Brasil, conforme o Artigo 32, da Lei dos Crimes contra Animais, de 1998 a punição é pena de três meses a um ano de detenção, além de multa. Caso o ato contra o animal resulte em morte, a pena é elevada. (Veja o vídeo)

 



Brumado: Bandidos entram em residência e levam R$ 2 mil em joias no bairro Ginásio Industrial

Foto: Luciano Santos l 97News

Na noite do último sábado (09), bandidos invadiram uma residência no bairro Ginásio Industrial, em Brumado e levaram joias e o celular do proprietário. Segundo informou a Polícia Militar ao 97NEWS, por volta das 19h, após informações passados via CICOM, uma guarnição foi deslocada até a Rua dos Estudantes e, em contato com a vítima, foi constatado que dois indivíduos adentraram a residência à procura de dinheiro e outros bens de valor. Na casa, a dupla encontrou cerca de R$ 2 mil em joias e um celular. Conforme informou a PM, foram feitas rondas na localidade, mas os indivíduos não foram encontrados. Na ação, os meliantes abandonaram o aparelho de celular na Praça do Mercado. A ocorrência foi registrada na Delegacia local. A Polícia Civil já tem pistas dos autores do roubo, e a prisão, pode ocorrer a qualquer momento.



Jovem morre em acidente de moto na zona rural de Aracatu

Foto: Ilustrativa

Um jovem de 21 anos morreu num acidente de moto na noite do último domingo (10), na região conhecida como "Morro", zona rural de Aracatu, a 30 km de Brumado. Segundo as informações, o jovem Crispim da Silva Ribeiro, por volta das 21h, perdeu controle da direção da motocicleta na estrada vicinal, caindo ao solo. A vítima teve morte instantânea. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou a perícia no local. O corpo de Ribeiro foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e aguarda ser liberado à família.  



Carga com mais de 3 toneladas de maconha é apreendida pela PRF na BR-116

Foto: Divulgação l PRF

Na manhã do último domingo (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de 3,2 toneladas de maconha que estava escondida em um caminhão, na BR-116, trecho do município de Jequié. Segundo a PRF, a droga estava escondida em meio a caixas de verdura vazias. A PRF informou que, durante fiscalização eles observaram que o compartimento de carga do veículo estava repleto de caixas de verdura vazias. Ao perguntar ao motorista sobre os detalhes da viagem e solicitar os documentos obrigatórios para fiscalização, ele informou que iria buscar castanhas em Feira de Santana, e que, em seguida, retornaria para a cidade paranaense de Paranavaí, de onde saiu. Os agentes então realizaram uma busca minuciosa no caminhão e, no compartimento de carga, flagraram 160 pacotes da droga. Cerca de 3.250 quilos foram apreendidos. Ao ser questionado sobre a maconha, o homem de 39 anos revelou que havia sido contratado para levar o caminhão e que receberia R$ 30 mil reais. Diante do flagrante, os policiais deram voz de prisão ao condutor. O motorista, o caminhão e a droga foram encaminhados para a Delegacia de Jequié.

 



Brumado: Após tentar disparar contra PM, suspeito acaba sendo alvejado próximo à Prefeitura

Foto: Divulgação l PM/BA

O policiamento 'ostensivo' tem dado resultado em Brumado, com a presença da Polícia Militar nas ruas da cidade, principalmente nos fins de semana. A ação vem trazendo resultados positivos para a segurança pública. Em mais uma baixa contra o crime, policiais militares que faziam rondas durante a madrugada de domingo (10), por volta das 02h, avistaram dois indivíduos em uma motocicleta, transitando com os faróis apagados pela avenida Otávio Mangabeira, nas proximidades da Praça da Prefeitura. Segundo a PM, ao avistarem a viatura, os indivíduos fugiram e a guarnição seguiu os elementos sendo dada a ordem de parada para que os mesmos fossem abordados. Quando um dos policiais fez a aproximação para realizar a busca pessoal, de repente, o garupa sacou uma arma de fogo, tentando efetuar disparo contra o policial, momento este em que o indivíduo acabou sendo alvejado. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e encaminhou o suspeito para o Hospital Professor Magalhães Neto. Não há informações sobre o seu estado de saúde. O motociclista foi conduzido à Delegacia para que as medidas cabíveis fossem adotadas. 



Incêndio florestal em Rio de Contas é controlado por bombeiros

Foto: Divulgação

O incêndio florestal no município de Rio de Contas, foi controlado no último sábado (9) e segue sob monitoramento, segundo o Corpo de Bombeiros. A área, que tinha focos de chamas desde o dia 29 de outubro, recebeu o auxílio de cerca de 20 bombeiros, brigadistas, equipes do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) e aeronaves continuam no local para fazer o acompanhamento da área. Segundo o site G1, os bombeiros chegaram a controlar as chamas na quarta-feira (6), mas o fogo reacendeu. Até a última semana, as chamas já haviam atingido 1.800 hectares, o que equivale a aproximadamente 1.800 campos de futebol.



Acusados pela morte do estudante de odontologia e motorista de aplicativo são presos em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Na noite do último sábado (09), os dois  acusados pela morte do estudante e motorista de aplicativo Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, em Vitória da Conquista, foram presos. Segundo a polícia civil, os suspeitos foram identificados como Rodrigo Porto Oliveira Silva, 22 anos e Alexandre Cruz Brito, 21 anos. Conforme a Polícia, em depoimento eles confessaram que roubaram o veículo da vítima e o assassinaram. Ambos foram autuados em flagrante pelos crimes de latrocínio e ocultação de cadáver. Já Rodrigo, também responderá pelos crimes de associação ao tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador e posse ilegal de munição.



Família procura por aracatuense, desaparecido há 7 dias

Foto: Divulgação

Um homem de 37 anos, natural da cidade de Aracatu, está desaparecido desde o último dia 05. Segundo a família, Márcio Rocha que é natural de Aracatu, mora em Brumado com sua namorada. Ainda segundo os familiares, na última terça-feira ele saiu de casa sem avisar e foi para a cidade de Vitória da Conquista. De acordo com Ana Lúcia, namorada de Márcio, a família foi informada por uma tia que ele estava no município, já que fez uma visita a ela e logo em seguida desapareceu. Rocha está em tratamento contra depressão e a família espera contar com a ajuda para encontrá-lo. Uma ocorrência já foi registrada na Delegacia de Vitória da Conquista. Quem tiver informação sobre o paradeiro de Márcio, entre em contato com a família: (77) 99978-5259 / (77) 98105-4064.



Grave acidente entre os municípios de Tanhaçu e Ituaçu deixa uma vítima fatal na BA-142

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um homem morreu em um grave acidente na BA-142, trecho que liga os municípios de Tanhaçu e Ituaçu no último domingo (10). Segundo as informações, Antônio Carlos Santos dirigia um veículo, Fiat Siena, quando perdeu o controle da direção e acabou colidindo com um ônibus escolar de Tanhaçu, que conduzia alunos para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na cidade de Barra da Estiva. Com o impacto, o veículo de Carlos ficou totalmente destruído. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e registrou a ocorrência. Alguns ocupantes do ônibus tiveram ferimentos leves, foram encaminhados para o hospital da cidade e passam bem. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado realizou o levantamento cadavérico e encaminhou para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Civil de Ituaçu já abriu um inquérito para investigar a causa do acidente. 



Brumado: Conseg apresenta projetos em combate a violência contra a mulher

Foto: Divulgação

No último dia 06 deste mês, o Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg) se reuniu mais uma vez e apresentou suas ações e projetos a serem executados. Dentre eles: "Quem Cala tem Medo", "Violência contra mulher: reconhecer para combater", o qual tem como objetivo tornar a comunidade mais combatente à violência contra mulher, construindo uma sociedade mais justa e segura para todos. O projeto é desenvolvido em parceria com a jornalista e Perita Técnica Lays Macedo, que desenvolverá uma cartilha direcionada à população, bem como realizará ações de capacitação para melhor acolhimento dessas vítimas. Ainda na reunião, foi apresentado o novo Coordenador Regional da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), o delegado Arilano Botelho. 



Tremor de terra assusta moradores de cidades do interior do Estado

Foto: Reprodução l Google

Um tremor de terra assustou moradores de algumas cidades do interior da Bahia, na madrugada deste sábado (9). Segundo relatos, os municípios de atingidos foram Mutuípe, Laje, Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Ubaíra, Brejões e Amargosa. Ao G1, o Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou que houve um tremor de terra por volta das 04h31 da manhã. Informações iniciais apontam que o centro do tremor foi em Amargosa, no recôncavo baiano, mas o geofísico acredita que o raio desse epicentro chegue a mais de 30 km. Segundo o geofísico Eduardo Menezes, o recôncavo baiano é uma região sismicamente ativa, o que significa dizer que tem ocorrência de tremores frequentes. De acordo com um morador da região, o tremor foi bem rápido e não houve dano material, apenas o susto.



Inep proíbe o uso de celular a aplicadores do Enem

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Os aplicadores de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão mais entrar com celular nas salas onde são aplicados os exames. A medida foi tomada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após a prova de redação ter sido fotografada e divulgada nas redes sociais no último domingo (3). Até então, segundo o Inep, os aplicadores deviam guardar os celulares em envelopes porta-objetos, assim como os participantes do exame. Agora, no segundo dia de aplicação do Enem, neste domingo (10), os aparelhos não poderão ficar nas salas, nem mesmo dentro do envelope lacrado.