ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2019"

Brumado: Polícia prende homem acusado de espancar companheira no bairro do Mercado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No início da noite de quarta-feira (20), o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) cumpriu mandado de prisão preventiva contra José Lúcio, morador da Rua Princesa Leopoldina no bairro do Mercado. "Da Roça" como é conhecido, teve o mandado de prisão expedido pelo Juiz criminal da comarca de Brumado, após ser acusado de espancar a sua atual companheira que não teve o nome divulgado. Segundo a Polícia Civil, a prisão do acusado se deu após sua companheira registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia narrando as agressões sofridas por ela. Ainda em depoimento, a vítima alegou que foi agredida durante a madrugada de quarta e seu companheiro não a deixava sair de casa. De acordo com a mulher, só no início da manhã, ela conseguiu fugir e procurou a Polícia. Diante dos fatos, a Polícia Civil solicitou à Justiça brumadense a prisão preventiva de Da Roça, no qual foi preso pela guarnição no início da noite de quarta. O acusado está a disposição da Justiça.



Vereador, esposa e outras dez pessoas são presos em operação de combate a corrupção no Detran

Foto: Ilustrativa

Doze pessoas, incluindo um vereador e a esposa dele, foram presas nesta quinta-feira (21) suspeitas de liderar um esquema de venda de carteiras de habilitação no norte da Bahia. As prisões decorreram da operação "Capitiosus", deflagrada pela Polícia Civil, que também cumpriu dois mandados de medidas cautelares contra policiais civis e 20 mandados de busca e apreensão na região de Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Jaguarari e Campo Formoso. Onze dos suspeitos presos tinham mandados de prisão preventiva em aberto e um deles foi flagranteado por armazenamento ilegal de combustível e posse de drogas. O vereador Arlivan Carvalho Gonçalves e sua esposa Rute Maia Batista, estão a disposição da Justiça. De acordo com o delegado Felipe Neri, responsável pelo caso, o vereador Arlivan Carvalho Gonçalves já foi diretor do Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Senhor do Bonfim. O vereador também é dono de uma autoescola. "Ele [o vereador] vendia habilitação sem fazer exame, sem fazer nada. Ele e a esposa são os líderes desse esquema", disse o delegado.



Pagamento do 13º do Bolsa Família está garantido, diz Bolsonaro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou na quarta-feira (20) que o pagamento do benefício extra do Bolsa Família, a ser creditado em dezembro, está totalmente garantido. “Eu conversei com o ministro Osmar Terra [Cidadania], ele esclareceu algumas informações equivocadas em relação ao pagamento do 13º. Os recursos financeiros existentes são suficientes para arcar com os pagamentos que têm início previsto para 11 de dezembro”, disse Rêgo Barros. O porta-voz disse que o próprio Ministério da Cidadania poderia esclarecer a fonte dos recursos. Caso a reserva do programa Bolsa Família seja insuficiente, o próprio ministério pode remanejar dinheiro de outras áreas. A declaração foi em resposta à uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, que apontou insuficiência de recursos na dotação orçamentária do programa, que é vinculado ao Ministério da Cidadania. Mais cedo, em sua conta nas redes sociais, o presidente Bolsonaro classificou a reportagem como mentira e fake news.

Foto: Reprodução


Operação Faroeste: Presidente da OAB-BA diz que é preciso 'passar Justiça a limpo'

Foto: Reprodução l BNews

Em declarações feitas à imprensa Baiana, o presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Salvador, Fabrício Castro afirmou que é preciso “passar a Justiça a limpo”. Segundo ele, não é possível ter juízes e advogados participando de atos de corrupção. "Tem que ser punido sim”, afirmou. A declaração foi feita após a operação Faroeste, deflagrada pela Polícia Federal. A ação culminou no afastamento de quatro desembargadores, dois juízes e prisão de servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). “A OAB precisa separar o joio do trigo para que a classe seja respeitada como deve ser”, pontuou. Castro ainda disse que o Tribunal de Ética e Disciplina, após uma mudança nas normas internas, tem atuado de forma mais célere, dando uma boa resposta para classe. "Os advogados que cometem infrações éticas podem ser censurados, suspenso e até excluídos dos quadros da Ordem", ressalta. Com o afastamento de Gesivaldo Britto da presidência do TJ-BA, o vice-presidente Augusto Lima Bispo comandará a Corte baiana. “Eu acredito muito no desembargador Augusto Lima, faço votos que ele tenha serenidade. Ele é um homem muito equilibrado. É uma pessoa que saberá conduzir o tribunal nesse momento difícil e sabe que a OAB está disponível”, avaliou. O presidente da OAB-BA afirmou que a postura da entidade é propositiva. “Nós demos a mão ao tribunal para o diálogo, para construção de uma Justiça melhor, e o TJ-BA fechou a porta de uma hora pra outra, e começou a tomar medidas absolutamente contraditórias e absurdas”, informou.



Censo 2020: Mesmo com possível estimativa baixa de crescimento, Prefeito espera aumento populacional em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na última segunda-feira (19), técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os métodos para o Censo de 2020, em Brumado. As novas projeções populacionais para o município não serão tão relevantes assim de acordo com os dados divulgados no evento que aconteceu no auditório do CMAC. Segundo o IBGE, em 2011 a Capital do Minério tinha uma população estimada em 64.790 habitantes. Já em 2012, pouco se acrescentou e o número chegou a 64.972, um aumento de 182 habitantes. Entre o período de 2013 (68.776) à 2014 (69.022), o município cresceu e, deu um salto populacional, tendo um aumento de 4.050 mil habitantes. E o índice só foi aumentando. De 2015 à 2017, a cidade registrou cerca de 69.677 habitantes. Mas o crescimento não durou muito, em 2018, o Censo divulgou um decréscimo no índice populacional da cidade, registrando apenas 67.048 habitantes, ou seja, o município perdeu cerca de 2.629 moradores com relação à 2017. 

Dados divulgados no auditório do CMAC - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Este ano, o Censo divulgou que o município possui cerca de 67.195, ou seja, essa estimativa não mudou muito, segundo o IBGE, apenas 147 moradores a mais em relação ao ano de 2018, onde a população era de 67.048. Para 2020, a estimativa poderá seguir os mesmos índices dos dois anos anteriores, mas para o prefeito municipal Eduardo Vasconcelos (PSB), essa projeção pode mudar. Em entrevista ao 97NEWS, Vasconcelos disse que espera um crescimento populacional no município, com os novos métodos de recenseamento do IBGE. Ele ainda citou um exemplo de 1990 a 1996, onde o IBGE divulgou uma perda populacional na cidade. De acordo com o gestor, na época, ele se manifestou contra censo, visto que, nos meses de julho e agosto, a população da zona rural se dirige a outras regiões, em busca de novas oportunidades. “Há uma tendência de queda nos censos realizados entre os intervalos. Nos recenseamentos gerais, que são feitos nos anos terminados em zero, não há queda. Tem um crescimento lento, mas que não é nulo, está sempre crescendo. Agora, com o recenseamento geral, estou tranquilo”, disse o prefeito que ainda acrescentou acreditando na possibilidade de Brumado ter cerca de 70 mil habitantes.

 



Brumado: 'Caminhada Passos que Salvam 2019' acontece no próximo final de semana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Propondo o combate ao câncer infantil, o Hospital do Câncer de Barretos, "Hospital do Amor", em parceria com voluntários de Brumado, realizam no próximo domingo (24), a partir das 16h com saída em frente a 34ª CIPM e concentração na Praça Coronel Zeca Leite, a Caminhada Passos que Salvam 2019. Em Brumado, pelo quarto ano consecutivo o evento contará com um espaço especial para as crianças com participação de personagens infantis, pinta caras e distribuição de esculturas de balões. Para este ano, segundo a organização, a expectativa de participação seja ainda maior. Para participar e contribuir com o Hospital do Câncer de Barretos, os Kits compostos por camiseta, boné e bolsa estão sendo vendidos pelo valor de R$ 35,00 nos pontos autorizados e, toda renda será revertida ao Hospital do Amor. Passos que Salvam é um evento realizado anualmente para a conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Você poderá colaborar com esse projeto adquirindo seu KIT. Como em todos os anos, ao fim do evento na Praça da Prefeitura, o evento é encerrado com atrações musicais da cidade. Participe!



Barra da Estiva: Operação das Polícias Civil, Militar e Federal prende traficante foragido da justiça

Foto: Divulgação l Polícia Militar

No início da tarde de quarta-feira (20), uma operação das Polícias Civil, Militar e Federal prendeu um traficante que estava foragido no município de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Segundo a PM, após investigações de que o acusado identificado como Robson Benites poderia está escondido na cidade, as guarnições se deslocaram até a Rua Antônio Pinheiro Santana, a procura do mesmo. Ainda segundo a Polícia, durante o patrulhamento tático, dois indivíduos foram vistos em frente a uma residência, tendo um deles saindo em alta velocidade na condução de uma motocicleta, já o outro, adentrou em outra residência. 

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Após abordagem no imóvel, foi encontrado com ele: 01 revólver cal 38, 01 pistola cal. 22, 38 Kg de Maconha, R$ 7.140,00 (Sete mil cento e quarenta reais) em espécie, 06 folhas de cheque no valor de R$ 1.000,00 (Um mil reais) cada, 03 Tablets, 0 2 Ipads, 03 notebooks, 02 balanças de precisão, 08 pedras de haxixe, 01 relógio Rolex, 02 máquinas fotográficas, 07 aparelhos celulares, 06 munições Cal. 38, 10 munições Cal. 22. De acordo com a PM, o acusado e todo o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Barra da Estiva e está a disposição da Justiça.



PF deflagra operação 'Wanderlust' e cumprem 80 mandados de prisão e busca

Foto: Divulgação l PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de quarta-feira (20), a Operação Wanderlust, para desarticular organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa através de aeroportos internacionais do país e no tráfico de haxixe para o Brasil. Cerca de 200 policiais federais cumpriram 40 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Amazonas e no Distrito Federal. Também são executadas ordens judiciais para apreensão de 40 veículos, (embarcações, caminhões, automóveis e motocicletas) e o sequestro de bens com valor estimado em mais de 10 milhões de reais. As investigações iniciaram em março de 2019 e identificaram que a organização criminosa, a partir de Caxias do Sul (RS) e de Curitiba (PR), recrutava mulheres em diversos estados do país para atuarem como “mulas” no transporte da droga para a Europa. No decorrer do inquérito policial foram realizados diversos flagrantes em aeroportos brasileiros e no exterior, com 25 pessoas presas em flagrante, seis delas em Lisboa/Portugal, e quase duas toneladas de drogas apreendidas. Em uma das ações, a Polícia Federal interceptou em João Pessoa/PB uma carga de 1,6 tonelada de haxixe em um veleiro que havia partido do Marrocos, na África, que foi a maior apreensão da droga pela Polícia Federal. Wanderlust é uma palavra alemã que pode ser traduzida como um desejo intrínseco e profundo de viajar. É formada pela junção das palavras Wander, que corresponde à prática de caminhada ou trilha, e lust, que quer dizer luxúria, ou mais que um desejo, uma vontade profunda.



Bolsa Família não tem dinheiro para pagar o 13º prometido pelo governo federal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O orçamento do Bolsa Família para este ano é insuficiente para que o presidente Jair Bolsonaro cumpra a promessa de pagar um 13º para os beneficiários, segundo análise de técnicos do Congresso. De acordo com nota técnica do Legislativo, faltam R$ 759 milhões na reserva do programa para garantir os pagamentos neste ano. Segundo o Folhapress, se não houver suplementação de recursos, cerca de 4 milhões de pessoas poderão ficar sem receber o benefício. O número é aproximado porque depende do valor do benefício pago a cada família. Para implementá-lo, Bolsonaro assinou uma medida provisória, que tem validade imediata, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias. Nessa tramitação, a nota técnica elaborada pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado serve para subsidiar deputados e senadores, que irão analisar a adequação da MP às leis orçamentárias. O documento do Legislativo concluiu que a MP fere normas legais ao não prever de onde sairão os recursos para bancar os gastos com o Bolsa Família neste ano. Responsável pelo gerenciamento do programa, o Ministério da Cidadania havia informado, em outubro, que o 13º seria garantido por um aumento de R$ 2,6 bilhões no orçamento do programa. Isso foi feito, e, para este ano, ficaram previstos R$ 32 bilhões para a transferência de renda a pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza. Do total, R$ 25,2 bilhões já foram usados até outubro. Por mês, os desembolsos somam, em média, R$ 2,5 bilhões. Para que a situação seja normalizada, o governo pode editar uma portaria remanejando recursos entre órgãos do Ministério da Cidadania. O Bolsa Família atende pessoas que vivem em situação de extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 89 mensais, e pobreza, com renda entre R$ 89,01 e R$ 178 por mês.



Brumado: Atendendo à pedido de agricultores, Prefeitura começa operação para limpeza de aguadas antes das chuvas

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Para garantir o acúmulo de água retida durante as chuvas, aproveitando os mananciais já existentes, a Prefeitura de Brumado começou a limpeza de aguadas na zona rural de Brumado. A medida vai beneficiar vários moradores do interior do município que sempre sofrem com a escarces de água durante os períodos mais secos. Em algumas localidades, a água não chega pelo sistema da Embasa, principalmente nas áreas mais isoladas, onde moradores, quando não compram caminhões pipas, precisam andar vários quilômetros em busca do líquido que trás vida ao Sertão Produtivo. Com o anúncio feito esta semana pelo secretário municipal de meio ambiente, Danilo Viana, na qual a segunda etapa dos trabalhos já começaram na região de Cristalândia, os camponeses de Brumado esperam que o município aumente a demanda para várias regiões. “Só estamos esperando a manutenção das máquinas, que acabaram de sair de uma obra grandiosa, para voltar toda a nossa ação para a parte da limpeza das aguadas”, afirmou. Ainda segundo o secretário, os interessados em terem as suas aguadas limpas devem procurar a secretaria pessoalmente, localizada na Praça Coronel Zeca Leite ou através do telefone (77) 3441-8771 a fim de realizar o agendamento.



Brumado: Após romper com prefeito, vereador Elias Piau anuncia apoio a pré-candidatura de Fabrício Abrantes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O vereador Elias Piau (PV) que recentemente em pronunciamento na Câmara de Vereadores anunciou a sua ida em definitivo para a oposição, deu mais uma demonstração de que quebrou sua aliança com o grupo situacionista liderado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Na última semana, o vereador assumiu o apoio oficial à pré-campanha do empresário Fabrício Abrantes nas eleições de 2020. Questionado sobre quais foram os motivos que o levaram a tomar a decisão de apoiar o jovem empresário, muito seguro, Piau expressou que “minha bandeira política sempre foi a defesa dos interesses do povo acima de tudo, então, diante disso, eu vim analisando as propostas de Fabrício e, rapidamente, percebi que existia uma total sincronia, pois ele tem no diálogo com a população um de seus principais pilares, então, isso facilitou muito a minha decisão”. O vereador acredita que o pré-candidato a prefeito municipal tenha condições de promover a qualidade de vida da população à frente da administração municipal.



Grupo Central das Carnes inaugura mais uma loja em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O grupo de supermercados e açougues Central das Carnes inaugurou nesta quarta-feira (20) mais uma loja na cidade de Brumado. Moderna e climatizada, a nova unidade da Avenida Centenário conta com uma área ampla e moderna. A unidade demandou investimentos e criou vários postos de trabalho diretos, aquecendo a economia local. Atendendo à demanda dos consumidores por conveniência, qualidade e preços competitivos, a Central das Carnes oferece uma infinidade de produtos, com destaque para os setores de alimentícios, açougue, frios e hortifrúti. A seção de hortifrúti, por exemplo, é abastecida diretamente por produtores e fornecedores, o que garante maior frescor e qualidade. No setor de carnes, o “Açougue”, oferece os mais variados tipos e cortes frescos, além de itens congelados, como bovinos, suínos, aves e ovinos. Outro diferencial será suas ofertas imperdíveis. Localizado na Av. Centenário, a nova unidade da Central das Carnes funcionará de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos e feriados, das 7h às 20h. 



Livramento de Nossa Senhora: Neto é preso após ameaçar avó de 81 anos

Foto: Ilustrativa

A Polícia Civil do município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado prendeu na última terça-feira (19), um homem de 32 anos por ameaçar uma idosa de 81 anos. Segundo a Polícia, a idosa estaria sendo ameaçada de morte pelo próprio neto. Diante das informações, uma equipe foi encaminhada ao distrito de Matinha, zona rural de Livramento, onde foi confirmada a denúncia. Conforme os agentes da Civil, a vítima contou que estava sofrendo dentro de sua própria casa ameaças de morte e maus tratos. De acordo com a polícia, o acusado identificado como Paulo Ricardo Vieira da Silva, que segundo a Polícia, estava embriagado, foi conduzido à Delegacia da cidade para a adoção das medidas necessárias. Ele está a disposição da Justiça. A idosa mora com três filhas que sofrem com problemas mentais.

 

 



Brumado: IBGE apresenta métodos para o Censo de 2020

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Representantes de Secretarias e Departamentos da Prefeitura de Brumado tiveram um encontro com técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última segunda-feira (19). Como foco da reunião no auditório da CMAC, o Censo Demográfico 2020. A logística empregada, metodologias aplicadas e conceitos utilizados para desenvolver o levantamento, que iniciará em agosto do próximo ano, foram repassados pelo coordenador de área do IBGE, Dino Douglas e o trabalho de visitas nos domicílios das zonas urbana e rural de Brumado será feito por 55 recenseadores. A coleta de dados encerra no mês de outubro de 2020 e vai apontar o perfil de renda, escolaridade, trabalho, dentre outros aspectos gerais, além de atualizar a contagem populacional. Informações importantes que municiam o planejamento público e a administração do Município. Segundo o coordenador do IBGE, durante a realização do Censo 2020, o órgão contará com um dispositivo móvel de coleta, o que permitirá uma maior cobertura da área do município e maior controle de onde foram realizadas as entrevistas, evitando duplicidades. “As informações prestadas ao recenseador têm caráter sigiloso. A gente só levanta esses dados com finalidade estatística”, destacou. Ainda segundo Douglas, a equipe terá um posto de coleta, um imóvel que funcionará no extinto Derba para atuação dos supervisores e do pessoal que trabalhará no Censo 2020.

 



Brumado: Com problemas estruturais, pontilhão do bairro São José é demolido antes da inauguração

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Um pontilhão recém construído no bairro São José em Brumado foi demolido na última semana. Os problemas no local começaram a aparecer antes mesmo da inauguração. Ainda na última semana, fotos foram divulgadas nas redes sociais relatando o problema. O pontilhão faz parte da obra de ampliação da malha viária do município e, nessa referida construção localizada no São José, o pontilhão liga o referido bairro a Avenida Cléio Antônio Diniz. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, após visitas à obra, foi constatado falhas nas vigas de sustentação e, por isso o equipamento foi demolido para corrigir os problemas. “As vigas da ponte sofreram desalinhamento, algumas apresentaram fissuras enormes. Para evitar maiores problemas, por questão de segurança, tomamos a medida de remover tantos os tabuleiros quanto as vigas”, disse à uma emissora local. De acordo com a pasta, um laudo técnico apontará as falhas, mas o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro adiantou que houve falhas na execução da obra. “O Município não empregará nenhum custo lá. Tudo será custeado pela empreiteira responsável”, afirmou Malheiro em entrevista à emissora de rádio.

Foto: Manu Nunes l 97NEWS


Brumado: Câmara de Vereadores tem novo assessor jurídico

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O advogado Igor Luz Meira foi nomeado novo assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Brumado. Ele foi apresentado oficialmente pelo presidente do legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), na última sessão do dia 18. Formado em Direito pela Fainor, Meira tem experiência em administração pública, tendo, recentemente, atuado na Procuradoria Municipal. “Nós fizemos uma análise ampla para nomearmos o novo assessor jurídico e Igor mostrou o perfil ideal pela sua dinâmica e conhecimento”, ressaltou Vasconcelos. Para o presidente, os assessores poderão contar com uma assessoria jurídica moderna, o que trará muitos benefícios aos mandados e otimizará os trabalhos.

 



Em visita às escolas integrais de Brumado, prefeitos de Vitória da Conquista e Tanhaçu pretendem copiar modelo do município

À esquerda Herzem Gusmão (Conquista), ao centro Jorge Teixeira (Tanhaçu) e Eduardo Vasconcelos - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na segunda-feira (19), os prefeitos de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão e de Tanhaçu, Jorge Teixeira, acompanhados do gestor brumadense, Eduardo Vasconcelos visitaram as Escolas em Tempo Integral de Brumado. Os dois prefeitos estiveram nas escolas Clarice Morais, Idalina Azevedo e Maria Iranildes, além da escola Manoel Fernandes que fica no distrito de Ubiraçaba. Na visita, os gestores conheceram e avaliaram as instalações das escolas. Ao 97NEWS, o gestor brumadense comemorou os índices educacionais da Capital do Minério e, segundo ele, demonstram a evolução na educação do município. “Esse projeto começou em 2005, quando a gente acabou com as salas de aula multisseriadas e vem se consolidando através de várias ações, entre as quais a municipalização de todas as escolas do Estado e a Escola de Tempo Integral”, afirmou Eduardo Vasconcelos (PSB). 

 



Bahia lidera ranking de desocupados no país, aponta IBGE

Foto: Luciano Santos l 97News

A Bahia ainda lidera o ranking de desocupação do país, mesmo com uma queda na taxa de desempregados em relação aos primeiros meses do ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada pelo IBGE na terça-feira (19). É considerada desocupação quando a pessoa não está trabalhando e procurou trabalho. Os dados são referentes aos meses de julho a setembro de 2019. Segundo o site G1, no 2º trimestre, o estado baiano registrou a taxa de 17,3%. De acordo com os dados, no 3º trimestre foi registrado 1,170 milhão de pessoas desocupadas, 45 mil a menos que no segundo trimestre deste ano. O número de pessoas fora da força de trabalho na Bahia chega aos 5,017 milhões, atingindo seu maior patamar para um 3º trimestre. Na Bahia, no terceiro trimestre, os empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada (exceto empregados domésticos) somavam 1,454 milhão de pessoas. Já as pessoas empregadas sem carteira assinada, somaram 1,081 milhão de pessoas no terceiro trimestre. Ainda segundo o G1, o número também mostrou uma leve queda em relação ao 2º trimestre, quando havia chegado a 1,092 milhão de pessoas, e ficou igual ao do 3º trimestre de 2018. Já os trabalhadores por conta própria somavam 1,703 milhão no terceiro trimestre deste ano. Um número um pouco menor que o 1,707 milhão verificado no segundo trimestre. Mesmo com essas pequenas reduções de contingente, no 3º trimestre de 2019 os empregados sem carteira assinada e os ocupados por conta própria somavam 2,784 milhões de pessoas na Bahia, ou quase metade (48,0%) de todos os trabalhadores do estado.

 



Governo do estado pretende transformar Hospital Geral de Vitória da Conquista em complexo de oncologia

Foto: Divulgação

O governador do Estado, Rui Costa, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) quer transformar o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) em um complexo hospitalar dedicado ao tratamento do câncer. A notícia foi divulgado esta semana e, para isso, o prédio que atualmente funciona o Instituto Conquistense de Oncologia (Icon) e os terrenos vizinhos estão em processo de desapropriação. Segundo a Sesab, a medida tem entre os objetivos, cumprir as portarias do Ministério da Saúde que determinam a realização dos tratamentos dentro de um único hospital, como forma de garantir mais segurança aos pacientes. De acordo com Fabio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia, "os pacientes do Icon passarão a ser atendidos no HGVC, sem qualquer prejuízo às rotinas de tratamento". Ele ainda assegurou que, "os profissionais de saúde do Icon serão aproveitados, dada a sua experiência e qualificação específica no trato de pessoas com câncer".



Bandidos tentam assaltar carro-forte e trocam tiros com seguranças na Chapada Diamantina

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No início da tarde da última terça-feira (19), bandidos tentaram assaltar um carro-forte e, na ação, trocaram tiros com os seguranças da transportadora de valores, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Segundo apurou o site 97NEWS, o caso aconteceu por volta das 12h, no povoado de Lagoa Nova. Os suspeitos chegaram em dois carros e atiraram contra o veículo, mas, na troca de tiros com os seguranças, acabaram fugindo. Nada foi levado do carro-forte. De acordo com a Polícia, os tiros atingiram uma escola municipal e outro veículo que passava pelo local, mas ninguém ficou ferido. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Morro do Chapéu.