ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2018"

Advogado brumadense inscrito na OAB de Vitória da Conquista exalta a vitória do professor Ronaldo Soares

O advogado brumadense Ulisses Leite (terceiro da esquerda para à direita) comemorou muito junto com outros colegas a vitória do professor Ronaldo Soares (Fotos: Redes Sociais)

Esta quarta-feira (21) definiu um novo momento para os advogados e advogadas de Vitória da Conquista, os quais foram às urnas para escolher o novo presidente da subseção da OAB de Vitória da Conquista. Após terminar o pleito, às 17h, o resultado foi logo divulgado, tendo o professor Ronaldo Soares, apoiado pelo grupo do atual presidente, Ubirajara Ávila (Birinha), se sagrado o grande vencedor recebendo 699 votos. A disputa foi contra Sandro Loureiro, que foi apoiado pelo grupo do ex-presidente Gutemberg Macedo (Guto), que teve 277 votos. O advogado brumadense Ulisses Souza, natural de Brumado, mas inscrito na OAB/BA Subseção  Vitória da Conquista, comentou com a redação do 97news que "Ronaldo Soares é um grande Advogado, excelente educador e já tem um histórico louvável à frente desta subseção. Sua eleição para o próximo mandato representa também a aprovação dos colegas à atual gestão exercida pelo Presidente Ubirajara Ávila (Bira). Espera-se que Prof. Ronaldo dê continuidade aos avanços na defesa das prerrogativas da categoria e na luta contra a morosidade do judiciário".



Barreiras tem oito postos de saúde fechados após saída de médicos cubanos

Placa avisa sobre suspensão de atendimento em posto de Barreiras — Foto: Reprodução/TV Oeste A ajudante de cozinha Thais Tavares foi pega de surpresa. "A gen

Oito postos de saúde do município de Barreias, na região oeste da Bahia, onde apenas médicos cubanos trabalhavam, suspenderam o atendimento à população, nesta semana, após a saída dos profissionais. Os cubanos deixaram as unidades depois que o governo de Cuba anunciou que os médicos do país não participariam mais do programa Mais Médicos, do governo federal brasileiro, na última semana. Os médicos já começaram a deixar o estado. Uma das unidades de Barreiras que suspenderam o atendimento foi o posto de saúde Clara Cecília, que fica localizado no bairro Vila Rica, em Barreias, no oeste da Bahia. O único cubano que trabalhava no local foi dispensado na terça-feira (20). Quem foi até o posto na manhã desta quarta-feira (21) teve que voltar para casa sem ser atendido. Do lado da porta da unidade de saúde, um cartaz foi colocado com a seguinte mensagem: "A partir de hoje, não terá mais atendimento médico e isso é por tempo indeterminado".



Brumado: Chapa Eduardo Vasconcelos e Édio Pereira deverá se repetir em 2020

A repetição da dobradinha entre Eduardo Vasconcelos e Édio Pereira é dada como certa para 2020 (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A intensidade das especulações que estão circulando nos corredores políticos de Brumado vem deixando o ambiente da política local num clima de efervescência, já que, os fortes indícios apontam para um recorde de candidatos nas eleições de 2020. O tabuleiro já começa a ganhar contornos mais pujantes, onde as peças começam a tomar os seus lugares. Esse clima, que está com os “termômetros” em alta, graças a enquetes nas redes sociais e também a informações que dão como certa a contratação de institutos de pesquisas para conhecer os “desejos” do eleitorado, pode ficar ainda mais “quente”, pois alguns nomes já são dados como certos para a disputa. A lista dos “prefeituráveis” começa com o ex-prefeito, o médico Geraldo Azevedo, que atualmente está sem partido, o qual seria o representante “oficial” da oposição. Mas o vereador Zé Ribeiro (PT), que é um fiel representante do grupo oposicionista, tido como um quadro dos mais notáveis da política da terra do minério, estaria correndo por fora, tanto que o seu nome para muitos é o mais “azeitado” já que ele sempre teve uma fidelidade política e é dono de uma reputação muito positiva. Na esteira da terceira via teríamos o contabilista Carlinhos Moura (PTC); o empresário do ramo de comunicação, Emanoel Araújo Lima, o “Manelão”(Patriota) , além de dois nomes jovens, que compõe a nova safra de políticos brumadenses, que seriam o do advogado Tiago Amorim (PSD) e do filho do ex-prefeito Agamenon, Thadeu Santana (PC do B), que confirmou ao 97NEWS a sua intenção de ser candidato. Então nesta farta “bandeja” das especulações, consultando fontes de alta credibilidade no grupo de situação, pode-se afirmar com grandes chances de acerto que a chapa composta por Eduardo Vasconcelos (PSB) e por Édio Pereira (PC do B) irá se repetir em 2020. O nome de Édio Pereira vem tendo uma forte consolidação no grupo oposicionista, pois ele, além de mostrar uma fidelidade com a ideologia da gestão, vem fortalecendo setores que antes eram tidos como vulneráveis. Político muito habilidoso, com uma carreira repleta de conquistas, “Continha” como é popularmente conhecido, é tido como nome certo para compor a chapa com Eduardo daqui a 2 anos. Esta seria a grande certeza até o momento, pois, além da grande sincronia entre ambos, o grupo todo estará empenhado nesse sentido.



Com expressiva votação, advogado Kleber Lima Dias é o novo presidente da subseção da OAB de Brumado

O advogado Kleber Lima Dias é novo presidente da Subseção da OAB de Brumado (Foto: Divulgação)

Com um histórico muito positivo de atividades no campo judiciário, o advogado brumadense Dr. Kleber Lima Dias construiu uma reputação das mais notáveis do setor. Ele que, atualmente era o secretário geral da subseção da OAB de Brumado, que integra cerca de 20 municípios da região, concorreu à presidência da entidade. As eleições do órgão aconteceram nesta quarta-feira (21) em toda a Bahia e a chapa “Avança OAB Brumado” que foi encabeçada pelo referido advogado e composto ainda por Riza Natália Moreira como vice-presidente, Ivan Meira como tesoureiro, Aline Meira como secretária-Geral e Mabe Anjos como secretária-geral adjunta obteve 165 votos, de um total de 194, sendo 16 brancos e 13 nulos. Muito feliz ele falou rapidamente ao 97NEWS dizendo que “iremos dar continuidade à filosofia da atual gestão, pois o trabalho vem tendo uma alta resolutividade”. E fez questão de agradecer citando que “quero agradecer a cada um dos meus colegas que acreditou em nossa proposta, nos dando uma expressiva votação”. E finalizou em tom de muita positividade observando que “iremos honrar a cada voto, podem ter certeza disso”.

Confira o extrato da urna de Brumado (Foto: 97NEWS)


Rui Costa pede que Bolsonaro pague dívidas do Governo Federal com a Bahia

(Foto: 97NEWS)

Os governadores nordestinos redigiram carta ao presidente da República eleito, Jair Bolsonaro, durante reunião realizada nesta quarta-feira (21/11). Entre os destaques, está o reinício de obras paralisadas. No caso da Bahia, de acordo com Rui Costa, está em questão a retomada de pagamentos de algumas obras. Como explicou o governador, a Bahia arcou com suas parcelas e também com as parcelas de responsabilidade do governo federal em grandes obras, a exemplo do metrô de Salvador. “A União, hoje, só para as obras do metrô, falta repassar R$ 180 milhões e nós tivemos que arcar com recursos próprios para não deixar a obra paralisar”, disse.



'Operação Feedback': Preso suspeito de matar sindicalista a tiros em emboscada

Presidente do sindicato foi morto a tiros — Foto: Divulgação/Polícia Civil Caso

O homem suspeito de matar a tiros Aroldo Pereira de Souza, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do município baiano de Central, foi preso na manhã desta quarta-feira (21), durante uma operação da Polícia Civil, intitulada de "Operação Feedback". O homem foi identificado como Leandro Ferreira Rocha, 32 anos. De acordo com a polícia, ainda não se sabe a motivação do crime, mas tudo indica que Leandro foi contratado para efetuar os disparos contra o sindicalista, morto numa emboscada. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ação conjunta que resultou na prisão do suspeito reuniu a 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Irecê), Delegacia Territorial de Central e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido. Na ação, também foram apreendidos telefones celulares, três motocicletas, um carro, um notebook, três câmeras fotográficas e dois pendrives. A Polícia Civil informou, ainda, que Leandro acumula passagens na polícia, já tendo sido preso por receptação de veículo roubado e está sendo investigado por outro homicídio na região. O homem foi encaminhado para a delegacia de Central, onde ficará a disposição da Justiça.



Em ronda no Bairro São Félix, guarnição da PETO desmonta possível esquema de tráfico de entorpecentes

O material apreendido pela guarnição da PETO foi levado para a 20ª Coorpin de Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 13h15m desta terça-feira (20),  uma guarnição da PETO que realizava o patrulhamento ostensivo no Bairro São Félix, avistou alguns elementos em atitudes suspeitas. Diante disso, um dos suspeitos ao perceber a presença da viatura, acabou se evadindo para o interior de uma residência, a qual já tinha sobre si denúncias de ser um possível ponto de tráfico de drogas. Ao adentrar ao local, foi verificada a presença de 3 menores de idade e uma mulher de 40 anos. Foram feitas buscas na residência, sendo encontrados 4 tabletes de substância análoga à maconha, além de dois facões e embalagens que poderiam ser utilizadas para o acondicionamento e posterior distribuição de substâncias entorpecentes. Todos foram encaminhados à DPT, sendo adotadas as medidas cabíveis.



Neste domingo (25) Fann Estourado se apresenta na Caminhada Passos que Salvam, em Brumado

No próximo domingo (25), acontece em Brumado a caminhada Passos que Salvam. Esse evento tem como objetivo atentar a população para a importância do diagnóstico precoce do Câncer Infantojuvenil. Para isso é necessário estar sempre atento, pois o diagnóstico no início da doença eleva as chances em até 95% de cura. Para celebrar esta iniciativa, o cantor Fann Estourado se apresenta no encerramento da caminhada na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). Esse é o segundo ano consecutivo que o artista se apresenta no evento e promete um repertório para toda a família “Nosso repertório tem sido inovado para agradar a todos. E, participar de um evento solidário como esse, faz muito bem a todos nós da banda. Tem um gosto especial. Nosso objetivo é fazer um grande show a todos”, comentou Fann. Para quem ainda não adquiriu a camisa, procure a comissão organizadora e apoie essa causa.



Eleições OAB-BA: Fake News vira caso de Polícia; caso envolve reforma de subseções

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A noite da véspera da eleição para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) foi marcada pela circulação de fake news relacionadas a contratação de uma construtora para realização de obras em sedes de subseções da instituição. O caso foi parar na Central de Flagrantes da Polícia Civil em Salvador, com o registro da denúncia por parte da advogada Vanessa Pereira Valiñas Borges e o seu pai Ricardo Borges Carvalho, diretor da RBC Construtora. Eles foram apontados por pessoas ligadas a chapa Renova OAB de participar de um esquema de favorecimento em obras das sedes da Ordem no interior da Bahia. As informações veiculadas em um grupo de Whatsapp apontam que a construtora foi a responsável pela execução de várias obras e é dirigida pelo pai de Vanessa, que trabalha no escritório de Luiz Coutinho, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (Caab), e que também integra a chapa Avança OAB, liderada por Fabrício Castro. A acusação ainda envolveu o nome da atual tesoureira da OAB baiana, Daniela Borges, de que teria sido favorecida no esquema por ser parente de Vanessa. A advogada que registrou o boletim de ocorrência afirma que não disputa nenhum cargo nesta eleição e não é parente de Daniela Borges e de nenhum outro integrante da chapa. A OAB emitiu um ofício informando que a RBC nunca prestou serviços para a instituição para reformas, e declarou que a empresa apenas participou de uma licitação em 2014, mas foi vencida por não apresentar o menor preço. Daniela Borges ainda gravou um vídeo para fazer os esclarecimentos sobre a questão.



PRF deflagra 'Operação Raptores' visando desmantelar quadrilha que falsifica documentos de carretas

A quadrilha agiu na Bahia (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/Central), com apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, deflagraram, nesta quarta-feira (21), a chamada Operação Raptores. O objetivo é desarticular e colher provas da atuação de associações criminosas especializadas em modificações e alterações ilegais de veículos e em dados cadastrais veiculares junto aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran). A ação cumpre, nesse momento, 36 mandados de prisão, busca e apreensão nos Estados do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Os trabalhos são realizados sob a coordenação do Gaeco/Central, com participação de membros dos Gaecos da Bahia e de Minas Gerais, 150 Policiais Rodoviários Federais e Policiais Militares.



Eleições OAB 2018: Mais de 31 mil advogados escolhem nova representação nesta quarta-feira (21)

Em Brumado as eleições ocorrerão em clima de otimismo (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Nesta quarta-feira (21) mais de 31 mil advogados e advogadas vão às urnas em todo o estado para eleger os membros do Conselho Seccional da OAB da Bahia e de sua Diretoria, do Conselho Federal, da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAB) e das Diretorias das Subseções para o triênio 2019-2021, conforme edital publicado pela OAB da Bahia no Diário do Poder Judiciário no dia 8 de outubro.O voto é obrigatório para todos os advogados e advogadas, mas só podem votar os que estavam adimplentes com a anuidade até 30 dias antes da data eleição, de acordo com o disposto no art. 133, § 5°, inciso II, do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB c/c art. 12, inciso VII, do Provimento n. 146/2011-CFOAB. Vedada a votação em trânsito, as advogadas e os advogados deverão votar na Seccional ou na Subseção onde estão inscritos apresentando o Cartão ou a Carteira de Identidade Profissional ou um dos seguintes documentos: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passaporte. A votação terá início às 9h e encerrará às 17h na capital e nas 35 subseções do interior. O local de votação de cada profissional deve ser consultado no hotsite: https://eleicoes2018.oab-ba.org.br.



Conquista: Tentativa de sequestro de criança de 2 anos foi feita por um homem embrigado que acabou sendo detido

O homem só não foi linchado por causa da chegada rápida da Polícia ao local (Foto: Blitz Conquista)

Uma tentativa frustrada de sequestro de uma criança de dois anos no útlimo domingo (18) no municípiio de Vitória da Conquista, a capital do sudoeste baiano, por pouco não poderia ter terminado em tragédia. Segundo as informações, o suspeito chegou a ser agredido por pessoas que estavam no local. De acordo com informações do blog Blitz Conquista a polícia, o homem identificado como Almirante de Carvalho Dias apresentava sinais visíveis de embriaguez quando entrou em uma casa do bairro Jardim Valéria e saiu pelo bairro com uma criança nos braços. A gritaria foi grande e os moradores partiram para cima do homem a fim de fazer justiça com as próprias mãos, só que com a chegada da polícia a tentativa de linchamento foi evitada. 



Governo anuncia fechamento de colégios do ensino fundamental na BA

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Educação da Bahia anunciou o fechamento de algumas escolas estaduais do ensino fundamental. Além de Salvador, Feira de Santana, que fica a cerca de 100 km da capital, e Itabuna, no sul do estado, entre outras cidades, terão unidades afetadas. Os estudantes serão transferidos. Ainda não há o número exato de quantas escolas serão fechadas. Algumas delas passarão a ser responsabilidade das prefeituras, como prevê as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Segundo a Secretaria da Educação, as mudanças fazem parte de um reordenamento da rede. "O reordenamento da rede escolar inclui a desobrigação do sistema estadual com prédios inadequados, mesmo que alugados, e a realocação dos estudantes para nossos prédios próprios", falou o subsecretário da Educação Nildon Pitombo. Contudo, os alunos das unidades que já foram comunicadas estão preocupados. Entre eles, está o estudante Almir Gonçalves, que é cego e estuda no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto (Cea), na capital baiana.



Oposição pede explicações sobre dispensa de licitação de R$ 31 milhões da Embasa

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pediu na sessão desta terça-feira (20) explicações sobre uma dispensa de licitação no valor de R$ 31 milhões feita pela Embasa. Deputados afirmaram durante discurso que será enviado um ofício ao presidente da empresa cobrando esclarecimentos. "É muito estranho, mas muito estranho que, passadas as eleições, a Embasa faça um contrato de licitação de R$ 31 milhões para que, de forma emergencial, seja utilizado. A oposição tomará as providências necessárias para o esclarecimento desse processo", comentou o líder da bancada da minoria, Luciado Ribeiro (DEM). "Enquanto o presidente não apresentar as devidas explicações não chegarem ficaremos com a sensação que estamos fazendo um mau serviço ao estado", cobrou o deputado Adolfo Viana (PSDB). O deputado Marcelo Nilo (PSB) afirmou que vai ligar para o presidente e se comprometeu entregar à Casa, até o fim da sessão desta terça, os esclarecimentos da empresa sobre o caso.



Brumado: Acusado de tentativa de homicídio em 2004 é absolvido pelo tribunal do júri nesta terça-feira (20)

Mais um acusado de tentativa é inocentado pelo tribunal do júri neste mês de novembro em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Acusado de tentativa de homicídio qualificado por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, o réu Washinton Aguiar Silva (34), teve o julgamento realizado nesta terça-feira (20) no Salão do Júri do Fórum Dra. Leonor da Silva Abreu. A tentativa ocorreu no dia 22 de dezembro de 2004, por volta de 11h, na Rua Machado de Assis, tendo, o acusado, efetuado quatro disparos de revólver calibre .22 em Luciano da Silva Santos, apelidado “Bicho do Mato”, que foi pego de surpresa. A vítima acabou escapando, por ter recebido um atendimento médico eficaz. O Conselho de Sentença respondeu ao primeiro, segundo e terceiro quesitos de forma afirmativa,reconhecendo a materialidade e a autoria, mas, por fim, absolveram o acusado, o qual não tinha prisão decretada pela referida tentativa, ficando determinado pelo juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Guimarães que, transitada em julgado a sentença, o caso fosse arquivado. Porém o réu, que responde a outros processos e estava sob custódia, retornou ao estabelecimento prisional.



Além de privatizar, Rui Costa avalia extinguir pelo menos quatro estatais

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Além da intenção de privatizar alguns setores da Administração estadual para vencer o déficit previdenciário (veja aqui), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), pretende extinguir pelo menos quatro estatais. O assunto foi discutido durante reunião do conselho político nesta segunda-feira (20). Conforme apurado pelo Bahia Notícias com membros presentes na reunião, o chefe do Executivo baiano avalia acabar ou absorver para as determinadas secretarias a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a Bahia Pesca e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A intenção das medidas é reduzir o tamanho e custo do Estado e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência.



Começa na próxima segunda (26) a renovação de matrícula na rede estadual

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O período de renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino que frequentaram regularmente o ano letivo de 2018 começa nesta segunda-feira (26) e prossegue até 17/12. O processo poderá ser feito tanto presencialmente nas escolas, como pelo sistema on-line da Secretaria da Educação do Estado, que estará disponível no Portal da Educação. O calendário escolar começará no dia 11 de fevereiro e termina no dia 16 de dezembro de 2019. De acordo com a assessoria da Secretaria da Educação, a unidade escolar entregará aos estudantes uma carta de renovação, que deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à secretaria da escola, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga na unidade escolar onde estudou em 2018. Se o colégio em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para 2019, o estudante receberá uma carta informativa com um código para fazer sua matrícula pela internet, no dia 22 de janeiro do próximo ano. Esta data é reservada à transferência de estudantes da rede estadual de ensino, que também poderá ser feita presencialmente em qualquer escola da rede estadual. A pré-matrícula do aluno com necessidade educacional especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado) será realizada apenas via internet, nos dias 29 e 30/11. O estudante inscrito na pré-matrícula terá sua matrícula efetivada, somente após a entrega da documentação na unidade escolar indicada no cadastro, no dia 31 de janeiro de 2019. Já o calendário de matrícula será de 22 a 29 de janeiro de 2019. Uma novidade é que a apresentação do cartão de vacina dos estudantes até 18 anos de idade se tornará obrigatório no ato da matrícula, mesmo não se tornando impedimento para que o ato aconteça.



Facebook e Instagram reconhecem instabilidade nesta terça-feira (20)

(Imagem Reprodução)

As redes sociais Facebook e Instagram tiveram instabilidade nesta terça-feira (20) e ficaram fora do ar para diversos usuários. No Twitter, muitos deles relataram problemas para acessar os dois serviços. Em sua conta oficial do Twitter, o Facebook reconheceu o problema. Confira tradução do posicionamento: Sabemos que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar a família de aplicativos do Facebook. Estamos trabalhando para resolver a questão o mais breve possível. Segundo Down Detector, que verifica problemas de acesso a diversos sites, Facebook e Instagram realmente tiveram problemas nesta manhã e poderia haver problemas também com o Facebook Messenger. Fora do Brasil, o problema também foi sentido e a imprensa internacional chegou a noticiar o fato.



Brumado não ficou entre os municípios atingidos por apagão na região sudoeste nesta terça-feira (20)

Brumado não foi atingida pelo apagão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um apagão atingiu vários municípios das regiões sudoeste e sul da Bahia na manhã desta terça-feira (20). Segundo informações da Companhia de Eletricidade do estado (Coelba), a queda de energia foi registrada às 10h53 e, até por volta das 11h40, o serviço ainda não tinha sido restabelecido. Conforme a concessionária, o apagão foi causado por um problema na Subestação Funil da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que fornece energia para a região. Ainda não há informações sobre quantos municípios foram atingidos. Ainda de acordo com a Coelba, a Chesf e o Operador Nacional do Sistema (ONS) estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia. O municipio de Brumado, apesar de uma rápida queda de energia, não foi atingido. 



Edital do Mais Médicos tem 853 vagas para mais de 300 municípios da Bahia; Brumado figura na lista

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Publicado nesta terça-feira (20) pelo Diário Oficial da União, o edital para o programa Mais Médicos oferece 853 vagas distribuídas entre 323 municípios baianos. As inscrições começam na quarta-feira (21), a partir das 8h, e seguem até o domingo (25). Confira lista de municípios e vagas no edital. As vagas foram abertas para substituir médicos cubanos que deixaram o Mais Médicos. Elas podem ser ocupadas por profissionais brasileiros ou estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil. Os interessados devem acessar o site do programa para fazer a inscrição. No edital, é possível ver o número de vagas por cada cidade. Ao se inscrever, o profissional deve escolher um município para a atuação. O salário é de R$ 11.800. A maioria das cidades baianas que estão listadas foram classificadas como perfil de extrema pobreza e áreas vulneráveis. Para a capital, são oferecidas duas vagas. Os médicos devem inicar as atividades a partir do dia 3 de dezembro. No entanto, a data-limite para o início é 7 de dezembro. De acordo com a publicação, caso haja vagas remanescentes, um segundo edital será lançado na próxima terça (27). No total, são 8,5 mil vagas para todo o país. Confira a lista (clique)

Confira detalhes do edital:

 

  • Serão 8.517 vagas;
  • No primeiro edital, todas as vagas serão ofertadas aos médicos (brasileiros e estrangeiros) com registro no CRM do Brasil;
  • As inscrições estarão abertas a partir das 8h de 21 de novembro até as 23h59 de 25 de novembro, e deverão ser feitas pelo site maismedicos.gov.br;
  • No edital, é possível ver o número de vagas por município (confira a lista aqui)
  • No ato de inscrição, o profissional escolherá o município disponível para a atuação;
  • Os médicos devem inicar as atividades nos municípios a partir de 3 de dezembro; a data-limite é 7 de dezembro;
  • Se houver vagas remanescentes, um segundo edital será lançado em 27 de novembro com vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros;
  • Para atuar no Mais Médicos, os profissionais sem CRM não precisarão fazer o Revalida. Eles poderão fazer o Revalida caso queiram exercer atividade também fora do programa.

 

 

 

CONTINUE LENDO