ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Gasolina chega a R$ 6,29 em Brumado, após reajuste das distribuidoras

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

Venda de carros novos na Bahia cresce 30,1%

(Foto: Reprodução)

O setor automotivo baiano já comemora o reaquecimento nas vendas. O financiamento de carros novos no estado em setembro aumentou em 30,1% – o melhor resultado desde abril de 2013, quando chegou a 33,6%. Os dados são de um levantamento exclusivo feito pela Brasil Bolsa Balcão (B3) para o Correio, que aponta também um crescimento em todo o mercado do Nordeste, que no mesmo período teve alta de 32,3%.  Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) confirmam os sinais de retomada. Com base nos emplacamentos de veículos registrados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no mês de outubro, as vendas de automóveis somaram,  3,6 mil unidades, o que representa crescimento de  15,15%, em comparação ao mesmo período de 2016. Com relação a setembro (3,5 mil unidades), o resultado aponta uma leve alta de 3,65% na Bahia. No acumulado do ano, o saldo do estado ainda é negativo. Foram vendidas 36,2 mil unidades, o que representa uma queda de 3,37%. Entre os cinco modelos mais emplacados no país, estão GM Onix, Ford Ka, Hyundai HB20, VW Gol e o GM Prisma. Para o diretor regional da Fenabrave-BA, Raimundo Valeriano Santana, apesar de tímida, a retomada tem estimulado os revendedores e as montadoras a oferecer ofertas com preços ainda mais competitivos.  “Cada marca já começa a se mobilizar e inventar novidades para atrair esse consumidor. Os atrativos são os mais variados desde descontos, condições especiais de financiamento até outros bônus”, destaca ele, que antecipa a data do Combate das Marcas, no próximo mês. “Entre os dias 16 a 18 de dezembro, vamos promover mais uma edição do evento no estacionamento do Shopping Bela Vista”, completa. A expectativa do setor é que outubro tenha sido o primeiro mês positivo de uma série, aponta o presidente nacional da entidade, Alarico Assumpção Júnior. “Este é o primeiro mês em que observamos resultados positivos, o que nos mostra uma evidente tendência de recuperação”.



Rei da Cacimbinha no “The Noite” coloca SBT na frente é um dos mais vistos da atração

Hélio Pires, o John Falcão, foi um dos entrevistados de Danilo Gentili na noite desta quinta-feira (2). SBT marcava 7 pontos, encostando na Globo, durante a exibição (Foto: Reprodução SBT)

Nesta última semana, o “The Noite” comandado por Danilo Gentili obteve altos índices de audiência e garantiu um bom resultado para a emissora de Silvio Santos. Para se ter ideia, o programa quase venceu o “Jornal da Globo” e o “Conversa com Bial”, atrações que costumam ficar em primeiro lugar. Na média geral, o talk show do SBT marcou 7 pontos de média. Na mesma faixa de exibição, o “Programa do Porchat”, da Record, pontuou apenas 5 de média. Já a Globo, com o “Jornal da Globo” e o “Conversa com Bial”, teve média de 7.5, tendo sua liderança ameaçada em vários momentos por Gentili. Dentre os programas exibidos pelo canal de Silvio Santos, o “The Noite” ficou entre as cinco atrações mais assistidas da Anhanguera. A entrevista com Rei da Cacimbinha ficou atrás apenas de “Carinha de Anjo”, “Chiquititas”, “Programa do Ratinho” e “A Praça é Nossa”, desde a estreia do The Noite no SBT. Na ocasião, vale lembrar, Gentili recebeu o Rei da Cacimbinha. Após o sucesso de “Muriçoca”, ele falou sobre a repercussão da música e os trabalhos que estão por vir, com um novo CD que será gravado pela primeira vez em estúdio e a música “Desça Daí Seu Corno”. O arista também comentou como está sua rotina de shows e a possibilidade de se apresentar fora do país, além de explicar a razão de ter colocado a mãe como empresária para cuidar de sua carreira. Veja a entrevista: 



Aumento de DSTs entre idosos é alerta para a prevenção na velhice

(Foto: Reprodução)

Nos últimos anos, a expectativa de vida do brasileiro melhorou. O resultado disso é que, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa brasileira mais que triplicará até 2050, chegando a 66,5 milhões. No entanto, ainda que a qualidade de vida esteja melhor, é necessário atenção quando o assunto é saúde na terceira idade. De fato, os investimentos do Estado em políticas públicas de atenção ao envelhecimento aumentaram. Campanhas de incentivo ao cuidado e à prevenção são mais comuns, como alimentação saudável, atividades físicas e a própria preferência no atendimento de idosos nas unidades de saúde. No entanto, ainda que haja uma promoção da saúde na velhice, ela ainda é rodeada de tabus, principalmente no que se refere à vida sexual.  Conforme dados do Ministério da Saúde, o número de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) tem aumentado entre idosos, como consequência da falta do uso de preservativo. Na última década, o número de pessoas acima dos 50 anos diagnosticadas com o vírus da AIDS dobrou, acompanhando a vida sexual mais ativa. Cerca de 4% a 5% da população acima de 65 anos são portadores do vírus HIV no Brasil, sendo um aumento de aproximadamente 103%. A sexualidade mais ativa na terceira idade tem sido cada vez mais discutida, e o livre debate sobre o assunto desmistifica a ideia de que idosos não praticam sexo. Além disso, há também avanços tecnológicos em saúde, como os tratamentos de reposição hormonal e medicações para impotência, como o Sildenafil, conhecido popularmente como Viagra, que têm permitido aos mais velhos novas possibilidades. Apesar desse avanços, o que se percebe é que ainda há muita falta de informação no que diz respeito ao uso da camisinha e as DSTs.

A falta de informação é um dos pontos principais. Foi o caso de A. B, 60 anos, morador de Capela do Alto Alegre, município do interior da Bahia. Há cinco anos, o homem começou a sentir ardência e dor ao urinar. Após procurar uma unidade de saúde, o primeiro questionamento do médico foi se ele usava preservativo em suas relações sexuais. “Tive muitas mulheres e continuei na ativa depois dos 50, mas com algumas não usava camisinha”, contou ele ao Aratu Online.

O idoso foi medicado e teve melhora na época, mas, aos 60 anos, sentiu as mesmas dores. Voltou ao hospital, foi atendido e o médico recomendou – mais uma vez – que ele passasse a usar camisinha. “Ele disse que o problema foi causado por causa das minhas atividades”, brincou. A.B foi um dos milhares de idosos no Brasil que enfrentou o problema com uma DST já na terceira idade. Após o tratamento, o homem se recuperou e já sabe da importância da prevenção.

TERCEIRA IDADE Aumento de DST’s entre idosos é alerta para a prevenção na velhice1.jpg

Idosos tem vida sexual cada vez mais ativa. Foto: reprodução

Casos na Bahia

Segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), foram notificados 187 casos de HIV em adultos maiores de 50 anos no estado, segundo município de residência (dados processados até 02/10/2017). Houve uma diminuição, se comparado ao ano anterior, já que em 2016 a Bahia registrou 286 diagnósticos (fonte: Sesab/Suvisa/Divep – Sinan).

Em Salvador, 76 casos foram notificados este ano; em 2016, foram 122. Entre os municípios do interior, a cidade de Porto Seguro foi um dos locais que mais registrou casos de idosos portadores de HIV, com 16 no ano passado e 10 este ano.

LEIA MAIS: Cresce procura por testagem rápida para detecção de Aids e DST’s

Apesar da redução no estado, o alto índice entre idosos preocupa, já que, nessa idade, as pessoas estão mais vulneráveis. Doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, gonorreia, herpes, clamídia, além do vírus do HIV, mudam drasticamente a rotina de vida e podem levar a complicações mais graves. Por isso, o incentivo à prevenção é altamente importante.

Tratamento

A capital baiana oferece atendimento multidisciplinar a pacientes com diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis que necessitam de tratamento em unidade especializada. O Aratu Online listou algumas delas, que atendem tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como por planos de saúde:

Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) – Ambulatório de DST (Rua Comendador José Alves Ferreira, Garcia)

CONTINUE LENDO


Eleições no Bahia: corrida presidencial do clube define quatro candidatos

O pleito Tricolor será realizado no dia 9 de dezembro (Reprodução)

Três chapas que concorrerão à presidência do Bahia deixaram para se inscrever no último dia do prazo estabelecido pela comissão eleitoral do clube para as eleições do dia 9 de dezembro, na Fonte Nova, para o triênio 2018/2020. Assim, a ‘Mais um, Baêa’ (presidente: Abílio Freire/vice: Virgílio Elísio), a ‘Voltar a Sorrir’ (presidente: Fernando Jorge Carneiro/vice: Antônio Tillemont) e a ‘Bahia 3.1’ (presidente: Guilherme Bellintani/vice: Vítor Ferraz) se juntam à ‘Bahia Campeão dos Campeões’. Esta já havia se inscrito antes, encabeçada por Flávio Alexandre (o torcedor folclórico Binha de São Caetano) e com José Luiz Castro (o Zé Tricolor) como vice. Para a eleição proporcional do Conselho Deliberativo entraram na corrida oito chapas: ‘Nova Ordem Tricolor’, ‘Revolução Tricolor’, ‘100% Bahêa’, ‘Bahia Clube do Povo’, ‘Independente Tricolor’, ‘Somos a Voz do Campeão, Somos +Bahia’, ‘Simplesmente Bahia’ e ‘Sou Bahia’. Estas foram as chapas que se garantiram na eleição com a entrega de documentos de forma presencial. Até o fim do dia desta sexta-feira, 3, seria possível que outras registrassem candidatura via e-mail, o que só poderá ser confirmado neste sábado, 4. Agora, a comissão eleitoral passa ao processo de conferência de documentos e, se for o caso, abre prazo até o próximo dia 9 para que hajam adequações. Os dias 10 e 11 podem apresentar impugnações, e aí os candidatos têm até 14 de novembro para se defender. Possíveis substituições têm de ser resolvidas até o dia 17.A chapa que representa a continuidade da atual gestão é aquela capitaneada por Guilherme Bellintani, que deixará oficialmente o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo na segunda-feira. Bellintani faz parte do grupo Simplesmente Bahia, responsável por indicar Marcelo Sant’Ana três anos atrás. Ele terá como vice Vítor Ferraz, atual diretor jurídico e membro da Revolução Tricolor, representada nesta gestão pelo vice-presidente Pedro Henriques. Este encabeça a chapa da Revolução Tricolor concorrente ao Conselho, que tem Sant’Ana como 31º nome. Na oposição, as chapas têm nomes bastante conhecidos. Fernando Jorge, do grupo Associação Bahia Livre, pleiteia a presidência com Antônio Tillemont, do Integridade Tricolor, como vice. Ambos já foram candidatos ao cargo máximo do clube, sempre derrotados. Advogado, Abílio Freire tenta assumir o comando do Esquadrão trazendo ao seu lado Virgílio Elísio, ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e ex-diretor de competições da CBF. Uma parceria entre torcedores folclóricos fecha o cenário de disputa. Binha de São Caetano já havia se candidatado em 2014, ficando no último lugar com 14 votos.



Bahia renova contratos de Everson e Júnior Brumado até 2020

Everson, Rodrigo Rodrigues, Júnior Brumado, Douglas e Marco Antônio (Foto: E.C Bahia)

O Bahia acertou nesta semana a renovação contratual do zagueiro Everson e do atacante Júnior Brumado até o ano de 2020. Os dois atletas, revelados pelas divisões de base do Tricolor, fazem parte da equipe profissional. Em entrevista ao Bahia Notícias, o diretor de futebol Diego Cerri comentou as prorrogações de vínculos. "O Brumado é um atleta nascido em 1999, bem jovem, então tem um caminho pela frente no clube e acreditamos no potencial, assim como o Everson, que começou a participar agora no profissional e apostamos no futuro. Já fizemos isso com o Juninho Capixaba, Becão, Felipinho, para que todos estejam em uma condição tranquila de prosseguir no clube. É importante proteger esses ativos para que possam dar sequência aqui", disse, em entrevista ao Bahia Notícias. Desde o início da temporada entre os profissionais, Everson atuou em apenas uma partida pelo Campeonato Brasileiro. Júnior Brumado, por sua vez, soma duas aparições.



Em culto da Igreja Mundial, mais de 40 se ferem em desabamento de estrutura

(Foto: Reprodução)

Quarenta e oito fiéis que participavam de um evento religioso com a presença do pastor Valdemiro Santiago ficaram feridos após caírem de uma ponte dentro do ribeirão São João, em Laranjal, da Zona da Mata, nesta quinta-feira (2). Parte da estrutura construída especialmente para o acontecimento cedeu e as vítimas despencaram de uma altura de aproximadamente quatro metros, segundo a Polícia Militar (PM). As 48 vítimas deram entrada no Hospital Comunitário de Laranjal e receberam os primeiros socorros. Dez delas foram encaminhadas para o Hospital São Paulo, em Muriaé, e seis já receberam atendimentos e estão liberadas. Um homem, uma mulher e uma criança, com idades não informadas, seguem em observação na sala de enfermagem. Uma outra criança está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).



Barro do Choça: Jovem é assassinato no meio da rua

“Bruno” foi executado no meio da rua, após ser perseguido por dois criminosos no bairro Ouro Verde. Testemunhas do fato, com medo, não quiseram dar detalhes (Foto: Reprodução)

A tranquilidade de Barra do Choça cessou ao som de diversos tiros, na manhã desta sexta-feira (3). Um jovem reconhecido apenas pelo prenome “Bruno” foi executado no meio da rua, após ser perseguido por dois criminosos no bairro Ouro Verde. Testemunhas do fato, com medo, não quiseram dar detalhes do crime. Acionada pela Guarda Municipal, o DPT de Vitória da Conquista fez o levantamento cadavérico do corpo, sob suporte também da Polícia Militar. O jovem segue no IML de Conquista onde familiares aguardam liberação para serviços fúnebres. A Delegacia de Barra do Choça apura a motivação do crime.



Mão no Bolso: Preço do gás de cozinha terá elevação de 4,5% a partir de domingo (05)

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Petrobras elevará os preços do GLP residencial envasado em botijões de até 13 kg, o gás de cozinha, em 4,5%, em média, a partir das zero hora de domingo (5), informou a estatal nesta sexta-feira em comunicado. "O reajuste foi causado principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no Hemisfério Norte. A variação do câmbio também contribuiu", explicou a empresa, em nota. Segundo a Petrobras, se o ajuste for integralmente repassado ao consumidor pelas distribuidoras, a alta será, em média, de 2% ou cerca de R$ 1,21 por botijão, "se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos". O último reajuste aconteceu no dia 10 de outubro, quando os preços foram reajustados em média em 12,9%. Pela nova política de preços adotada pela Petrobras, o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) será revisado todos os meses. Segundo a estatal, o preço final às distribuidoras será formado pela média mensal dos preços do butano e do propano no mercado europeu, convertida em reais pela média diária das cotações de venda do dólar, mais uma margem de 5%. Na composição de preços ao consumidor, a Petrobras responde por cerca de 25% do valor final, enquanto outros 20% são tributos. Os outros cerca de 55% correspondem a custos de distribuição e revenda.



STJ mantém condenação de juíza acusada de vender sentenças

(Imagem Ilustrativa)

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, por unanimidade, embargos de declaração apresentados por magistrada condenada por venda de sentenças. Com a decisão, fica mantida a pena de seis anos e oito meses de reclusão em regime semiaberto imposta pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Denunciada no âmbito da Operação Têmis, a juíza perdeu o cargo devido às acusações de corrupção passiva e ainda terá que pagar multa. O entendimento do Ministério Público Federal (MPF) foi acatado pelo STJ. Segundo o subprocurador-geral da República Mário Pimentel Albuquerque, “não se poderia, após o término da instrução criminal e da ação penal, a defesa apresentar embargos de declaração perante o STJ para rebater fundamentos usados pelo Juízo Federal de 1º Grau no intuito de absolver a ré”. De acordo com denúncia apresentada pelo MPF em 2010, a magistrada mantinha vínculo com advogados que direcionavam ações para a sua vara, com o objetivo de favorecer empresas com dívidas milionárias junto à Previdência Social e ao Fisco. Segundo o MPF, os efeitos das decisões direcionadas perduraram por anos – de 2002 a 2006 –, impedindo a Administração Pública de cobrar créditos previdenciários de megaempresas, que se amparavam por certidões emitidas a partir de decisões da juíza.  Ao longo do parecer, Mário Albuquerque rebate as alegações da defesa e ressalta que não restam dúvidas sobre a culpabilidade extremamente alta nas ações da acusada. “O conluio entre a juíza e os advogados, resultando em reiterada conduta de direcionamento de processos e decisões judiciais, com o uso de pessoas de boa-fé como proponentes das ações a serem manipuladas, revelam circunstâncias que extrapolam a normalidade”, ressalta o subprocurador-geral da República. “As consequências do crime foram extramente graves”, completa. Esse é um dos muitos recursos interpostos pela ré negados pela Justiça, segundo explica o MPF em parecer. 



Brumado: Açougueiro que foi vítima de acidente ao lado da delegacia vem a óbito na manhã desta sexta-feira (03)

Cosme José da Silva era um dos açougueiros mais conhecidos de Brumado (Foto: 97NEWS)

Um dos açougueiros mais conhecidos e respeitados de Brumado, Cosme José da Silva (63), popularmente conhecido como "Cosmão Açougueiro" acabou falecendo na manhã desta sexta-feira (03). Ele foi vítima de um acidente que ocorreu no dia 19 de outubro ao lado da sede da 20ª Coorpin, onde um jovem em fuga, após ter sido surpreendidos por investigadores, acabou colidindo com a sua motocicleta. O jovem ficou em estado grave e está internado na UTI do Hospital de Base em Vitória da Conquista. Segundo informações, o açougueiro foi logo levado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde permaneceu internado, só que, pelos indícios que ainda precisam de comprovação oficial, a morte pode ter sido causada por uma embolia pulmonar, a qual teria avançado muito nos últimos dias. Outro dado importante é que ele teve também traumatismo craniano e estava sob recomendação médica de continuar internado em observação. No intuito de esclarecer essa situação, o 97NEWS entrou em contato com o HMPMN, que, a princípio citou que "neste momento ainda não podemos nos pronunciar sobre a causa morte". Sobre os indícios de que tenha sido um quadro de embolia pulmonar, foi explicado que "não podemos descartar essa possibilidade, pois existem indícios nesse sentido, mas tem a questão do traumatismo craniano também, por isso seria muito prematuro fazer qualquer avaliação mais substancial sobre a situação, somente com exames mais aprofundados para que isso ficará esclarecido". O corpo de Cosme José da Silva será velado no Salão Paroquial. Ainda não foram dadas informações sobre o local e horário do sepultamento.



Suspeito confessou ter entrado em grupo de WhatsApp para roubar e matar jovem

(Foto: Reprodução)

Um dos três homens presos por envolvimento na morte da radiologista Kelly Cristina Cadamuro, de 22 anos, que desapareceu após dar carona a um homem desconhecido, confessou ter entrado em um grupo de WhatsApp com a intenção de roubar e matar a jovem, segundo informações da polícia de São José do Rio Preto (SP). Os suspeitos foram presos em três bairros da zona norte da cidade na madrugada desta sexta-feira (3). Kelly desapareceu na tarde de quarta-feira (1°) e o corpo foi encontrado nesta quinta-feira (2), em um córrego entre as cidades de Frutal e Itapagipe, em Minas Gerais. O corpo é velado desde o início da madrugada em Guapiaçu, onde Kelly morava com a família, e o horário do enterro ainda não foi divulgado. Os três suspeitos foram levados para a central de flagrantes de Rio Preto por volta da 1h da madrugada. 



Cerca de 75% dos municípios baianos demitem para fechar contas

(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Sem dinheiro nos cofres e com dificuldade para quitar a folha de pagamento dos funcionários, cerca de 75% das prefeituras baianas decidiram demitir trabalhadores para fechar as contas no final do ano. A menos de dois meses de 2017 acabar e sem previsão de aumento da receita, além das dispensas de trabalhadores, pelo menos 50% dos prefeitos não devem conseguir pagar o 13º integralmente, segundo estimativa da União dos Municípios da Bahia (UPB).  As exonerações de trabalhadores começaram em agosto, quando os gestores perceberam as dificuldades para fechar as contas e pagar os salários. A situação gera um grave problema social, especialmente nas pequenas cidades, onde o serviço público representa a maior fonte empregadora. Além disso, os prefeitos também temem ultrapassar o limite constitucional de gastos com pessoal - 54% da receita total -, principal fator que leva à rejeição das contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Com o balanço das finanças reprovado, além de pagarem multas, eles ficam inelegíveis. No ano passado, 39% dos prefeitos tiveram as contas referentes a 2015 rejeitadas pelo TCM - 163 casos. Nos julgamentos das finanças de 2016, iniciado em setembro, 28 das 52 contas analisadas foram reprovadas - cerca de 54% do total.  Os gestores ainda enfrentam redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de renda de 90% das cidades brasileiras, sobretudo as menores, que não têm arrecadação própria. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o repasse do fundo de outubro reduziu 7,5% em relação ao mesmo período de 2016. Na Bahia, foram enviados em torno de R$ 419 milhões em outubro para as 417 cidades - cerca de 5% a menos em relação ao mesmo mês de 2016. 



Brumado: Sem horário de verão, estudantes devem atentar para não perder provas do Enem

Foto: Luciano Santos l 97News

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Brumado devem ficar atentos com o horário de início das provas por conta do horário de verão, que começou no domingo (15), em outras regiões do país. Os relógios são adiantados em uma hora no Distrito federal e 10 estados. A Bahia não está incluída. Por estar fora do horário de verão, os portões nos locais de provas do Enem abrem às 11h, fecham às 12h e as provas começam às 12h30. Os estudantes devem prestar atenção já que a abertura dos portões informada no cartão disponibilizado através da internet é 12h porque tem como base o horário de Brasília. O Distrito Federal participa do horário de verão e está com o relógio adiantado uma hora. As provas serão neste domingo, dia 5 e 12 de novembro (próximo domingo). Conforme o Inep, vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelo exame, no dia 5, os candidatos poderão fazer a prova até as 18h (horário na Bahia). Já no dia 12, as provas seguem até as 17h (horário na Bahia). O local de prova do Enem 2017 já está disponível na Página do Participante, http://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. O Inep lembra que para acessar o Cartão é necessário fornecer o número de CPF e a senha cadastrada na inscrição.



Eleitores filiados a partidos políticos na Bahia chegam a quase um milhão; PMDB lidera ranking

Foto: Reprodução

O número de eleitores baianos filiados a partidos políticos chega a quase um milhão. Até setembro deste ano, 986.347 mil eleitores estavam filiados à alguma legenda partidária. Um levantamento feito com base em dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) mostra que o PMDB é a sigla com maior número de seguidores: 94.570. A legenda, comandada até então pela família do ex-ministro Geddel Vieira Lima, perdeu 185 filiados, quando se compara com o número que possuía em dezembro de 2016. O segundo partido com maior número de eleitores filiados é o Democratas, que aparece com 89.893 mil pessoas em suas fileiras. A agremiação comandada na Bahia pelo deputado federal José Carlos Aleluia perdeu 196 eleitores no comparativo com o quantitativo que tinha em dezembro passado. O PT, partido do governador Rui Costa, aparece em terceiro lugar com 84.225 mil eleitores em seus quadros. Em dezembro, esse número era 84.585 mil, assim, o partido perdeu 360 filiados. O PP também viu seu número reduzir de 73.406 mil em dezembro para 73.201 mil em setembro. O PTB, quinto colocado no ranking, tinha 64.627 no final do ano passado e aparece no levantamento com 64.422. O PSDB, sexto colocado, teve aumento no número de eleitores filiados. Em dezembro, era 61.024, passando para 61.381 em setembro último, o que dá um saldo positivo de 357 novas caras. O PR reduziu sua fileira ao cair de 53.312 no fim do ano passado para 53.197. Oitavo colocado no levantamento, o PRB saiu de 46.662 no fim de 2016 e chegou em setembro deste ano com 47.693, um aumento de 1.031 novos filiados. Em nono lugar, está o PDT com 45.879, 36 a mais do que o registrado em dezembro. Em décimo, vem o PSC, que tinha 41.538 no final de 2016 e agora tem 41.450. Ainda no quadro estadual, chama a atenção o crescimento do PSOL no período analisado. A agremiação tinha 11.062 filiados em dezemro de 2016 e passou para 15.700 em setembro último, um incremento de 4.638 novos integrantes em sua fileira. 



Piripá: Corpo de homem é encontrado em carro incendiado; companheiro é preso

O corpo de um homem foi encontrado dentro de um carro incendiado na zona rural da cidade de Piripá, região sudoeste do estado. Segundo a Policía Civil, o corpo foi encontrado durante ronda de uma guarnição da Policia Militar, em uma estrada, na manhã de quinta-feira (3). Ele foi identificado como Antonio Rocha Pinto, de 55 anos. O companheiro dele, Juarez Dias do Vale, de 18 anos, foi preso suspeito do crime. Ele foi levado para a delegacia de Vitória da Conquista e deve responder por homicídio qualificado. Segundo a polícia, o crime teria motivação passional.



Corpo de jovem que marcou carona pelo WhatsApp é encontrado nu em córrego

(Foto: Reprodução Facebook)

Foi encontrado, na tarde desta quinta-feira (2), o corpo de Kelly Cristina Cadamuro, 22 anos, em um córrego entre as cidades de Frutal e Itapagipe, no Triângulo Mineiro. De acordo com a Polícia Militar (PM), a jovem estava nua. O corpo foi reconhecido pela família da vítima. Desde a tarde desta quarta-feira (1º), Kelly estava desaparecida, após combinar uma viagem por um grupo de carona no WhatsApp. Segundo a polícia, a jovem foi vista pela última vez quando saiu de Guapiaçu, no interior de São Paulo, com destino a Itagagipe. Militares encontraram o corpo da jovem após trabalhos de busca. Ainda de acordo com os agentes, a calça que ela vestia no dia do desaparecimento foi achada a quase 3 Km de distância do corpo. Parentes afirmam que no grupo do aplicativo Kelly havia decidido levar um casal para uma cidade mineira. No entanto, na hora da viagem, a mulher desistiu e apenas o homem, que ela não conhecia, pegou a carona. O último contato de Kelly com a família foi em um posto de combustíveis, na BR-153, quando ela parou para abastecer o carro. Câmeras de segurança de um pedágio mineiro mostram a jovem dirigindo e, logo depois o carro volta, dessa vez, com um homem ao volante. O carro foi encontrado abandonado e sem as quatro rodas em uma estrada rural.



Usuários relatam problemas de acesso ao Whatsapp em diversos países nesta sexta

O problema estaria centrado nos usuários da Europa Ocidental e da Ásia, mas há relatos de problemas de acesso em todo mundo.

Usuários relataram nas redes sociais falha no WhatsApp por volta de uma hora na manhã desta sexta-feira (3) em várias regiões do mundo. Por volta das 7h (no horário de Brasília) o serviço voltou a funcionar ao menos para uma parte dos usuários do serviço. O site Down Detector registrou um aumento no número de avisos de problemas com o aplicativo, com pico de mais de 1000 relatos sobre dificuldades no acesso. O jornal “The Independent” afirmou que “aparentemente trata-se uma falha no servidor”. O problema estaria centrado nos usuários da Europa Ocidental e da Ásia, mas há relatos de problemas de acesso em todo mundo. O site “Is It Down Right Now”, porém, não registrou falha com o aplicativo.



Ao pedir salário de R$ 61 mil, ministra baiana compara sua situação com escravidão

Foto: Reprodução/ NBR

A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, causou polêmica recentemente após um documento em que pede o aumento do seu salário ter sido divulgado. No pedido, ela quer acumular sua remuneração com a de desembargadora aposentada o que no total lhe renderia R$ 61,4 mil bruto. No documento, a baiana questiona determinadas regras do teto constitucional, que afirma que nenhum servidor público pode ganhar acima do salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal. Por conta disso, seu salário se resume a R$ 33,7 no total (R$ 30.471,10 de desembargadora, somado com R$ 3.292 de ministra). “Sem sombra de dúvidas, se assemelha ao trabalho escravo”, alegou no documento. “Ao criar o teto remuneratório, não se pretendeu, obviamente, desmerecer ou apequenar o trabalho daquele que, por direito adquirido, já percebia, legalmente, os proventos como sói acontecer na minha situação”, explicou. Além do salário, Valois ainda tem direito a carro com motorista, jatinhos da FAB, cartão corporativo e imóvel funcional. Luislinda é filiada ao PSDB.



Diferente da maioria dos estados brasileiros, Bahia consegue fechar contas em dia

Foto: Reprodução

A maior parte dos estados brasileiros seguem no ‘amarelo’ ou no ‘vermelho’. Cerca de 70% não consegue manter o limite de gastos com pessoal, que pede a legislação do país e, por conta disso, atrasos nos salários e pouco investimento nas cidades são questões constantes. Indo na contramão disso, a Bahia é um dos nove estados que consegue se manter no ‘verde’ e fechar as contas em dia. Segundo informações do Jornal Nacional, além do governo baiano, estados como Ceará, Maranhão, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Roraima, Rondônia e Amazonas também conseguem se manter no limite estabelecido. Os catorze outros estados brasileiros e o Distrito Federal já entraram no sinal amarelo, que é o de alerta. No entanto, os outros três que restam, Rio Grande do Norte, Tocantins e Rio de Janeiro, já ultrapassaram o limite e segue no sinal vermelho. O estado do Rio, por exemplo, receberá um empréstimo de R$ 2,9 bilhões do banco francês BNP Paribas para conseguir quitar as dívidas. A previsão é que o valor seja devolvido em até três anos.



Brumado: Menor que praticava assaltos na Praça da Prefeitura é autuado com simulacro de arma de fogo

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 16h30m desta quarta-feira (01), um pelotão B do PETO, em patrulhamento pelo bairro São José, visualizou um indivíduo em atitude suspeita, o qual ao ser abordado, foi constatado que era menor de idade. Ele estava com um simulacro de arma de fogo de cor preta. Após a abordagem, o mesmo, confessou que tinha o hábito de utilizar o referido objeto para a prática de assaltos na região da Praça Cel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). Diante do fato, foi conduzido à 20° COORPIN para que fossem tomadas as providências cabíveis.