ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2021"

Bahia: Chuvas ajudam na redução de incêndios florestais na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

De acordo com os dados divulgados pela Sala de Situação de Monitoramento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgados na sexta-feira (22), as fortes chuvas que caem no interior do estado têm colaborado de forma considerável no combate aos incêndios florestais. No início do mês os registros ultrapassaram 600 focos. De acordo com o Inema, desde quarta-feira (20) foram registrados volumes expressivos de chuva em vários pontos do território baiano. Em alguns municípios, os volumes acumulados entre quarta-feira e esta sexta-feira (23) já ultrapassam 80 mm. A condição é favorável ocorrência de chuvas na maior parte do Estado  e deve se manter no decorrer deste sábado (23).  Já no domingo (24), os maiores volumes deverão ficar restritos ao oeste baiano. De acordo com o governo, o município de Barra tem um foco de incêndio em monitoramento e outro em fase de rescaldo; duas aeronaves auxiliam na ação.



Operação constata desmatamento ilegal em cerca de 589 hectares na Bahia

Foto: Divulgação l Inema

Durante uma ação de combate ao desmatamento ilegal  realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o órgão registrou devastação de 589 hectares de Mata Atlântica, em diversas cidades da Bahia. A ação, que ocorreu entre os dias 18 e 22 de outubro, em 19 cidades, concluiu uma devastação equivalente a 590 campos de futebol. Os dados foram divulgados na sexta-feira (22), e integram a segunda fase da operação “Mata Adentro”. De acordo com o instituto, foram vistoriadas mais de 60 localidades , na Chapada Diamantina e nas regiões norte, litoral sul e extremo sul do estado. Durante a operação que ocorre em parceria com a Polícia Ambiental, foram  apreendidas 3.550 estacas de madeira extraídas de forma clandestina e outros equipamentos utilizados no corte de árvores. Ao menos 20 fornos utilizados para a produção ilegal de carvão vegetal também foram destruídos. De acordo com o Inema, imagens de satélite nortearam os lugares a serem vistoriados.  O órgão contou com as informações do MapBiomas Alerta, uma tecnologia usada pelo Inema para validar alertas de desmatamento, com imagens de alta resolução. 



Trem carregado com cimento descarrila em área residencial de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de cinco vagões de um trem da empresa Holcim carregados com cimento descarrilaram na manhã deste sábado (23), na região do Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O acidente ocorreu por volta das 8h e o trânsito de veículos pela passagem em nível da Rua Padre Anchieta foi interrompido. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ninguém se feriu e, apesar de ser uma área residencial, nenhuma casa foi atingida. A empresa de logística da VLI trabalha para apurar as causas do acidente. A nossa reportagem apurou que as equipes estão no local pra liberar a via férrea. Não há previsão para liberar o trecho bloqueado.



Brumado: Mulher que tentou matar a filha envenenada com chumbinho foi presa após condenação da Justiça

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite da última quarta-feira (20), após ter sido condenada por tentar matar a própria filha envenenada, uma mulher de 31 anos foi presa, em Brumado. Policiais civis e militares cumpriram o mandado de prisão e apresentaram a mulher à autoridade responsável na delegacia. O crime ocorreu em 3 de agosto de 2013, quando a mulher ofereceu iorgurte com chumbinho para a filha de apenas 3 anos. Na época, ela também tomou o veneno que é muito utilizado para matar ratos. A vítima foi encaminhada pelo Samu 192 ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde passou por desintoxicação e recebeu alta. Desde o ocorrido, a guarda da criança foi dada ao pai.



Líder religioso e ex-vereador crítica atual cenário político no Poder Legislativo de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em um período em que várias crises surgem a partir da pandemia, alguns pontos se destacam na política de Brumado. Em entrevista ao comunicador Carlos Silva, o líder religioso e ex-vereador, Clóvis Fraga Amorim, apontou uma fragmentação no Poder Legislativo brumadense, no qual segundo ele, "muitos estão enxergando apenas o seu próprio umbigo". Em um primeiro aspecto, Fraga destaca a observância em alguns projetos levados à Câmara de Vereadores com ideias inovadoras, mas que segundo ele, são vetados. "O projeto social 27/2021 por exemplo, do vereador Amarildo Bonfim [PSB], eu fiquei estarrecido por parte dos nobres pares que realmente votaram no veto do projeto. Quer dizer, os vereadores não estão tendo uma visão de concordância com aqueles que realmente surgem com uma ideia nobre, e ai parece que há um ciúmes, uma inveja, o que parece é isso e nada mais", afirmou. O referido projeto mencionado por Clóvis previa a instalação de ventosas nos hidrômetros da cidade de Brumado, no entanto ele foi vetado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Com o retorno à Câmara na sessão da última segunda-feira (18), o veto foi mantido pelos vereadores por meio de votação secreta. "O prefeito terá seu mandato terminado, a sua carreira política termina ao fim do seu mandato, porque ele não vai mais pra releição. Mas esses vereadores que precisam seguir o seu caminho politicamente, amanhã ser um vice-prefeito ou até mesmo prefeito na cidade e, esses homens não tem uma visão", declarou o líder religioso. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ex-vereador também fez críticas aos vereadores da bancada religiosa. "Eu até critico os nossos irmãos que são vereadores, Santinho, Renato, Vanderlei, que são os homens do conhecimento que estão ai [Câmara] para servir a nossa comunidade, tanto a comunidade católica, quanto a evangélica. Mas não, vão no capricho de um líder político, achando que Amarildo iria crescer com esse projeto sendo aprovado", afirmou. O segundo ponto criticado por Clóvis é interesse por parte de alguns legisladores em defender o seu próprio "umbigo". "Ai eu vejo um interesse pessoal, uma troca de favores. Um vereador que simplesmente está olhando para o favorecimento pessoal, e não o coletivo", diz. O terceiro aspecto é a perseguição política, que para Clóvis, tudo indica nessa linha de pensamento. "O prefeito tem lá suas virtudes, mas também tem o seu [capricho] da palavra. Eu acho que o gestor não pode se 'estribar' na sua palavra, a política é uma dinâmica, você tem que ser flexível, existem momentos que você deve ouvir as necessidades das pessoas. Você não deve achar que só você que pode mandar e executar. Eu acho que está faltando o diálogo e participação da comunidade", disse. Por fim, Clóvis Fraga cobrou mais participação da bancada evangélica nos interesses da comunidade. "Não que eu queira mandar no mandato dos vereadores, mas eu acho que deveria ter uma participação com a [Ordem] e sentassem com os pastores para discutir projetos que beneficiem a comunidade brumadense", finalizou.



Governo do Estado antecipa salário de servidores para 28 de outubro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo do Estado vai antecipar o salário de ativos e pensionistas para 28 de outubro, quando é comemorado o Dia do Servidor. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (22), após conversa por telefone entre o governador em exercício, Adolfo Menezes (PSD), e o governador Rui Costa (PT), que está em missão na República Tcheca. Além da antecipação do salário, o Executivo estadual transferiu o feriado do Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro, para 1º de novembro, uma segunda-feira. A medida assegura um feriado prolongado à categoria, que já tinha no calendário de feriados do ano o Dia de Finados, na terça-feira (2). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.



Com tiro acidental, ator Alec Baldwin mata diretora em set de filmagem

Foto: Reprodução

O ator Alec Baldwin matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, ao disparar uma arma cenográfica no set do filme "Rust". O acidente aconteceu na quinta-feira (21). O disparo ainda deixou ferido o diretor do filme, Joel Souza, 48 anos, que foi atingido no ombro. As gravações acontecem no  no estado americano do Novo México. Hutchins chegou a ser levada de helicóptero ao hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu aos ferimentos. Já Souza foi levado de ambulância ao centro médico Regional Christus St. Vincent e recebeu alta horas depois. Segundo informações da polícia americana, o disparo aconteceu durante uma cena. Ainda não há informações se era um ensaio ou uma gravação. A produção do filme foi paralisada, e testemunhas estão sendo interrogadas. "Detetives estão investigando como e que tipo de munição foi disparado", afirmou a polícia. Baldwin foi ouvido e liberado. O ator Alec Baldwin se pronunciou após o ocorrido. Ele afirmou que a situação foi um acidente e que está em choque, mas cooperando com as investigações do caso. "Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu", escreveu Baldwin nas redes sociais.



Imagens que mostram funcionários se assustando com raio 'viralizou' em Brumado

Foto: Reprodução l Vídeo

As imagens de três funcionários de uma oficina mecânica se assustando com um raio que caiu na manhã da última quinta-feira (21), viralizou nas redes sociais, em Brumado. Gravada pelo sistema de vídeo da empresa, era por volta de 09h26 de quinta, quando os homens foram surpreendidos por um forte clarão, e em seguida, por uma explosão ensurdecedora. Na oficina, um dos funcionários estava em frente ao computador quando levou um susto com o barulho provocado pelo raio. Outros dois colegas deles estavam na porta da loja quando se assustaram. O vídeo viralizou nas redes sociais, juntamente com um áudio gravado supostamente por outra moradora. Nele, ela relata que algo com a "luz clara que caiu no chão" em uma avenida da cidade. Na realidade, o que ele descreve no áudio foi o mesmo evento natural registrado pelas câmeras da loja. E por toda a cidade, muitos presenciaram o momento como um dos únicos na cidade. Ainda na manhã de quinta, a cidade registrou um forte acúmulo de chuvas que vieram após uma forte onda de calor. Para esta sexta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de chuva intensa na região, incluindo os municípios de Brumado, Guanambi, Livramento de Nossa Senhora e Macaúbas. Segundo o Inmet, neste final de semana pode ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm, com ventos intensos (60-100 km/h). O alerta do instituto inclui risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Veja vídeo:

 



Brumado: Mulher encontra irmão morto com um tiro na cabeça na Vila Presidente Vargas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem foi encontrado morto na Vila Presidente Vargas, em Brumado, na madrugada desta sexta-feira (22). Segundo a Polícia Militar (PM), o homem foi encontrado por volta de 01h56 da madrugada em sua residência que fica localizada nos fundos do cemitério antigo. Vanderlan Silva dos Santos foi morto com um tiro na cabeça. O autor do crime ainda não foi preso. Conforme a PM, a vítima foi encontrada por sua irmã, que em seguida acionou o Cicon por meio do 190. A perícia esteve no local e após os trabalhos de rotina, encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML).



Brumado: 18ª Ciretran e SMTT realizam mudanças em local de 'balizas' para CFCs

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde o início dessa semana, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Brumado tiveram que alterar os locais de 'balizas' (delimitações/demarcações) no município. Segundo a coordenadora da 18ª Ciretran, Adélia Caroline, a medida visa trazer mais segurança na trafegabilidade da cidade. "Os testes práticos com os alunos das CFCs aconteciam em vias de bastante fluxo de veículos. E por conta disso, tínhamos muitos transtornos, e buscando um apoio com a SMTT [Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes] fomos em alguns logradouros para viabilizar essa mudança", disse Coroline ao site 97NEWS. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sendo uma prática antiga no município, no qual o aluno é submetido e realizar testes com balizas em vias públicas, Adélia disse que ao longo desses anos, reclamações constantes da população levou os órgãos responsáveis pelo trânsito de Brumado a realizar essas mudanças. "Era muito comum os Centro de Formações de Condutores escolherem uma via na cidade e realizar as [balizas], agora não, teremos um só local específico para isso", afirma. O novo local será Rua Francisco Manoel Cruz, que fica próximo ao Instituto Federal da Bahia (IFBA), localizado no Bairro São José. Conforme Caroline, a escolha pelo local foi devido ao baixo fluxo de veículos nas vias. "É uma rua de pouco movimento, quase não se trafega pelo local, então isso trás uma certa segurança aos alunos das CFCs", diz. Ela também aproveitou para reforçar que as balizas para as categorias 'A' e 'B' continuam sendo realizadas ao lado da 18ª Ciretran. Entretanto, os testes para as categorias 'C', 'D' e 'E' serão no novo local.

 



Consumidores de Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista estão entre os premiados do Nota Premiada

Foto: Divulgação

A quinta-feira (21) foi de festa no interior para os participantes da Nota Premiada Bahia. A campanha de cidadania fiscal do Governo do Estado acaba de divulgar o resultado do sorteio de outubro, que vai distribuir ao todo R$ 1 milhão. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, os moradores do interior conquistaram 46, enquanto os de Salvador ficaram com 44. Já o prêmio especial de R$ 100 mil foi para um morador da capital baiana. A lista completa com os nomes dos ganhadores pode ser conferida no site (veja aqui) e nas redes sociais. Entre os municípios do interior com mais contemplados, destaque para Camaçari, com quatro sorteados. Feira de Santana e Jequié tiveram três ganhadores cada. Também se destacaram Barreiras, Itabuna, Porto Seguro, Valença e Vitória da Conquista, cada qual com dois ganhadores. A lista se encerra com 26 municípios que tiveram um ganhador cada: Alagoinhas, Antônio Gonçalves, Barra do Mendes, Belmonte, Brumado, Cachoeira, Camacan, Camamu, Campo Formoso, Catu, Euclides da Cunha, Guanambi, Ibicaraí, Itajuípe, Itamaraju, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mata de São João, Morro do Chapéu, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Sapeaçú, Simões Filho e Teixeira de Freitas.



Brumado: Donos de bares relatam que lixo espalhado em praça é provocado por animais abandonados

Foto: Leitor l 97NEWS

Na manhã desta sexta-feira (22), moradores da praça que fica entre as ruas Gertrúdes Inácio Pereira e a Rua Joaquim Caetano da Silva, no bairro Santa Tereza, fizeram uma reclamação com relação ao lixo deixado no local após o encerramento das atividades de bares a noite. No local, fotos enviadas ao site 97NEWS mostram várias sacolas com coco, pratos descartáveis, garrafas peti e resto de comida (veja aqui). O lixo acumulado ficou espalhado em baixo de uma árvore. No entanto, em contato com a Redação do site, a proprietária de um dos bares da praça relatou que o problema com o lixo não é de responsabilidade dos empreendedores, e sim, dos animais soltos nas ruas. "Nós coletamos todo o lixo da noite e deixamos guardado para que no outro dias possamos colocar para a coleta. Mas nesse intervalo, os animais soltos rasgam essas sacolas e espalham o lixo. O problema é com os cachorros e os cavalos", disse. De acordo com ela, o incômodo com o lixo está em toda a cidade. "Não é algo exclusivo dessa praça [Santa Tereza], em vários lugares, sacolas são rasgadas por animais. Isso é um problema público e não dos moradores", afirma. De acordo com ela, a coleta seletiva do lixo é feita todos os dias, entretanto, a manutenção da praça é precária por parte do poder público.



Motorista de ônibus ocupa metade da rua e atrapalha o transito no centro de Brumado

Foto: Leitor l 97NEWS

Um leitor do 97NEWS flagrou na manhã desta sexta-feira (22), um veículo da Viação Novo Horizonte parado na Rua Coronel Tibério Meira, centro de Brumado. Em fotos enviada a Redação, ele afirma que o ônibus ficou parado na via por cerca de 10 minutos, e que o motorista não estava dentro do veículo. De acordo com ele, paradas da empresa nessa rua, tem atrapalhado o trânsito no local. Ele conta que o veículo fica parado em frente à uma lanchonete e dificulta a visibilidade de quem passa pelo local. Segundo o condutor do veículo de passeio, que preferiu não ser identificado, a rua em que o motorista do ônibus para frequentemente tem bastante movimento por fazer ligação com a Avenida Antônio Mourão Guimarães. Ele alega que o risco de acidentes é grande, pois os motoristas precisam passar pela contramão para desviar do veículo que ocupa quase metade da rua. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) foi acionada e só depois de alguns minutos é que a via foi liberada.



Brumado: Moradores reclamam de lixo deixado em praça do Santa Tereza após fechamento de bares

Foto: Leitor l 97NEWS

Frequentadores de uma praça que fica entre as ruas Gertrúdes Inácio Pereira e a Rua Joaquim Caetano da Silva no bairro Santa Tereza, em Brumado, reclamam do acúmulo de lixo produzido e deixado no local após o encerramento das atividades de bares no fim da noite. Às 17h, havia várias sacolas com coco, pratos descartáveis, garrafas peti e resto de comida. O lixo ficou acumulado na praça, usada por crianças e adultos durante o resto do dia. Para piorar a situação, cavalos soltos na via rasgam às sacolas e espalham o lixo pela praça. "É um descaso. Fiquei muito surpreso com o lixo, isso não é normal. É vergonhoso", lamenta um morador da localidade. 

 

Foto: Leitor l 97NEWS

Segundo os moradores, a coleta seletiva do lixo é feita todos os dias, no entanto, durante o intervalo de coleta, os animais acabam rasgando as sacolas em busca de alimentos. "Seria interessante os comerciantes do local colocar no horário certa de coleta, ou até mesmo construir um cesto elevado para facilitar a coleta dos garis", reclamou outro morador que preferiu não se identificar.



Variante Delta passa a predominar na Bahia e Sesab demonstra preocupação

Foto: Divulgação

A secretária interina de Saúde da Bahia, Tereza Paim, informou que a variante Delta é, atualmente, a predominante nas amostras sequenciadas da Covid-19 no estado. Diante disso, ela demonstrou preocupação com o risco de aumento da transmissão do vírus e, consequentemente, do aumento nos indicadores do coronavírus. “É um fato que nos preocupa, por isso continuamos a afirmar que as pessoas não devem achar que não temos mais o vírus da Covid-19 circulando. Ainda temos que continuar a usar máscaras e devemos nos vacinar, tanto com a primeira quanto com a segunda dose”, afirma. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou mais 55 amostras da cepa Delta na Bahia, informou a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (21). Com isso, o estado chega ao total de 190 casos da cepa sequenciados, com três óbitos. Os casos foram registrados em 47 municípios, a maioria em Salvador.



Caetité: Durante operação, acusados por homicídio são localizados

Foto: Divulgação

Durante uma operação deflagrada na manhã de quinta-feira (21), dois homens foram presos após uma tentativa de homicídio, na cidade de Caetité.  De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), equipes da Delegacia Territorial (DT) deflagraram a “Operação Casarão”, que resultou na morte de um dos suspeitos. Ainda de acordo com a pasta, as unidades localizaram o primeiro alvo no bairro de Alto do Cristo, como contou o subcomandante da 94ª CIPM. “Ao avistar as guarnições, o criminoso efetuou disparos. Ele foi atingido, levado para a Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu. Com ele foram apreendidos um revolver calibre 38, munições e porções de entorpecentes ”, informou. Dando continuidade ao trabalho, equipes prenderam outro acusado, com um mandado por prática de crime de homicídio tentado. Na residência foram apreendidos duas balanças e um quilo de maconha. Segundo o delegado titular da cidade, Joseberto Ribeiro Cruz, ele também foi autuado por tráfico de drogas. “Estamos investigando possíveis delitos cometidos pela dupla, por conta da disputa de pontos de tráfico de drogas na cidade. Graças ao nosso trabalho em conjunto, atingimos um resultado satisfatório”, ressaltou.



Policiais Militares da 46ª CIPM ficam feridos após acidente na BA-262

Foto: Reprodução l Rede Social

Na quinta-feira (21), por volta das 10h da manhã, quatro policiais lotados na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Livramento de Nossa Senhora, os quais haviam saído do serviço e seguiam destino à cidade de Vitória da Conquista, sofreram um acidente na BA-262, próximo ao Povoado de Jibóia, zona rural de Caraíbas. O condutor teria perdido o controle do veículo que saiu da pista e capotou. Contudo, nenhum dano físico grave acometeu os militares que receberam atendimento médico apresentando apenas leves escoriações. 



Dois caminhões se envolvem em acidente e rodovia fica bloqueada em Igaporã

Foto: Divulgação l Rede Social

Dois caminhões se envolveram em um acidente, na manhã de quinta-feira (21), na BR-430, entre os municípios de Igaporã e Caetité. Segundo a polícia, os motoristas dos dois caminhões não ficaram feridos. A polícia informou também que a pista é bastante estreita, e está interditada desde o início da tarde e está sem previsão para ser liberada porque o guincho tem que esperar o transbordo das cargas para poder tirar os caminhões.



MP-BA é contrário a pedido de liminar da APLB contra aulas presenciais no Estado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) se manifestou contrário, nesta quinta-feira (21), ao pedido de liminar feito pela APLB Sindicato, que pede a suspensão do decreto estadual que estabelece o retorno às aulas na rede estadual na última segunda-feira (18). Na ação, a APLB alegava que “a medida viola normas de proteção à Educação, à saúde e à vida de toda a comunidade escolar”. Na decisão, o Ministério Público argumentou que vem zelando pela garantia do direito à educação, sobretudo em relação ao cumprimento dos critérios e das orientações do Conselho Nacional de Educação estabelecidos, o qual estabelece orientações para a urgência da reabertura das escolas com segurança; a aceleração da vacinação dos profissionais de educação e a adoção de protocolos pedagógicos para o enfrentamento da maior crise educacional já enfrentada no país. Ainda na limimar, o sindicato alega que não houve qualquer treinamento ou orientação prévia para os servidores públicos da Educação e nem comunicado com orientações para os alunos e suas famílias, com o preparo para o grande desafio que é a retomada das aulas presenciais em tempos de pandemia. A APLB “Em nenhum o decreto estadual aborda medidas como, apresentação do comprovante de vacinação, limitação da ocupação máxima, reafirmação do necessário distanciamento, garantia da ventilação cruzada, dentre outros aspectos”, o que comprova a insegurança sanitária ainda estabelecida pelo contexto da Pandemia”. O representante do MP-BA justificou que a referida representação apresentada pela APLB Sindicato juntada aos autos não aponta concretamente denúncia de qualquer violação ou ilegalidade ao direito à educação ou o descumprimento dos critérios sanitários estabelecidos.



Transmissão da Covid-19 está em queda no Brasil, indica Fiocruz

Foto: Reprodução

O último boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (21), indica que a transmissão do vírus está em redução no Brasil, com queda de 4,8% no número de casos e 3,6% no de óbitos ao dia. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 16 de outubro. A média diária registrada durante o período foi de 10.200 casos confirmados e 330 mortes pela doença (taxa de letalidade de 3,2%). De acordo com o estudo, o quadro mais otimista é resultado do avanço da vacinação no país. A imunização causou a estabilidade das taxas de ocupação de leitos de UTI Covid adulto, com 25 estados e 23 capitais fora da zona de alerta, com patamares inferiores a 50%. Dentre eles, a Bahia, com índice de 29%, e Salvador, com 22%. Apesar da melhora dos indicadores, a fundação reforça que, devido às oscilações de registros de dados no e-SUS, a queda de transmissão ainda “não permite afirmar que a pandemia está definitivamente controlada”. Diante da intensidade de circulação de pessoas nas ruas no mesmo nível da fase pré-pandêmica, a Fiocruz recomenda que a flexibilização das medidas de proteção sejam adotadas com cautela, aliada à exigência do passaporte vacinal. As medidas de controle devem permanecer, segundo o texto, “até que pelo menos 80% da população [do país] esteja com a cobertura vacinal completa”.