ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2018"

Jovem destrói os móveis da casa após ameaçar a companheira de 17 anos em Brumado

O episódio ocorreu no Conjunto Residente Brisas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os casos de violência doméstica continuam movimentando a página policial em Brumado, onde, com muita regularidade, são registrados na Delegacia Territorial, episódios envolvendo agressões contra as mulheres. A situação é preocupante, já que as campanhas de conscientização e o endurecimento da lei, ainda continuam sendo ignoradas pelos agressores. Nesta quarta-feira (03), mas um desses casos foi registrado, desta feita no Conjunto Residencial Brisas, onde um jovem de 19 anos, após ter ameaçado agredir a sua companheira, uma adolescente de 17 anos, acabou desferindo a sua cólera para cima dos móveis da residência, os quais foram muito danificados. Ele foi levado para ser ouvido pelo delegado plantonista e poderá responder pelo crime previsto na Lei Maria da Penha, caso um histórico de agressividade possa ser comprovado.



Outubro Rosa: conheça 5 direitos do INSS para mulheres com câncer de mama

Foto: 97NEWS

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados cerca de 60 mil novos casos da doença no Brasil em 2018. O que poucas pessoas sabem é que as pacientes diagnosticadas com a condição e que contribuíram com o INSS possuem direitos e podem entrar com pedido para solicitar seus benefícios. De acordo com levantamento da Secretaria da Previdência, em 2017, foram concedidos pouco mais de 21 mil auxílios-doença previdenciários em decorrência do câncer de mama, número menor que em 2016, quando foram liberados cerca de 500 auxílios a mais. Durante o mês de Outubro, data criada para conscientização do combate à doença, o especialista reforça os 5 principais direitos do INSS para mulheres que estão na luta contra o câncer de mama.

 

Auxílio-doença 

Para as pacientes impossibilitadas de trabalhar temporariamente, o auxílio-doença é um benefício assegurado. “O auxílio-doença é pago mensalmente à portadora do câncer desde que fique comprovada a impossibilidade de atuação profissional. Para os trabalhadores individuais, como profissionais liberais e empresários, a Previdência  Social pagará por todo o período incapacitante da doença, desde que o mesmo tenha requerido o benefício”, explica Átila.

Aposentadoria por invalidez  

Já para as pacientes que passam pela cirurgia de retirada das mamas e que ficam impossibilitadas de trabalhar de forma permanente, sem possibilidade de reabilitação, é possível solicitar a aposentadoria por invalidez. “Para ter direito ao benefício, a segurada precisa ter iniciado as contribuições antes do diagnóstico da doença, e pode solicitar a aposentadoria por invalidez independentemente de ter feito as 12 contribuições pré-estabelecidas pelo INSS”, afirma o especialista. 

Saque do FGTS e PIS

Portadores do câncer de mama, ou pessoas que tenham uma dependente com a doença, também podem resgatar a quantia disponível no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e nas quotas do PIS/PASEP. “Basta a segurada apresentar cartão do cidadão ou o número do PIS, a carteira de trabalho e um atestado médico válido por 30 dias, com o histórico da doença, estágio clínico atual e a cópia dos laudos. Para os casos de dependentes com a patologia, também é exigido um documento que confirme a ligação com a paciente", explica Átila.

Auxílio acompanhante 

Além dos benefícios acima, a segurada que necessita comprovadamente de um cuidador pode solicitar também o adicional (majoração) de sua aposentadoria para auxiliar no custeio do acompanhante, previsto na Lei nº 8.213/91 – um acréscimo vitalício de 25% no benefício pago pelo INSS. 

Isenção de IR

A gravidade do câncer de mama também isenta, por lei, as seguradas  portadoras da doença de arcar com o Imposto de Renda, mesmo em caso de pacientes que já recebam benefícios da Previdência Social. "Como as pessoas com HIV/AIDS, cardiopatas graves e parkinsonianos, entre outros, elas têm direito a essa isenção, desde que recebam uma aposentadoria, pensão ou reforma", finaliza a advogado.

Como entrar com o pedido do benefício?  

Para requerer todos os auxílios, a paciente precisará passar por um exame de perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por ser um processo burocrático e levar em consideração todas as situações emocionais que cercam pessoa diagnosticada com câncer de mama, é indicado contar com a ajuda de um profissional.  

CONTINUE LENDO


Eleições 2018: TRE-BA diz que eleitores foram alertados de forma 'insistente' sobre riscos de títulos serem cancelados

Foto: Conteúdo l 97News

A pós cerca de 586 mil pessoas perderem o título de eleitor na Bahia por causa do não recadastramento biométrico, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), alegou por meio de nota, nesta quarta-feira (3), que os eleitores foram avisados de forma insistente sobre a possibilidade de cancelamento e optaram por não realizar o procedimento, iniciado em 2017. De acordo com a Justiça Eleitoral, no total, 3,3 milhões de eleitores não vão votar nas eleições de outubro por causa do não recadastramento.“A Justiça Eleitoral baiana reforça que todas as medidas necessárias, tanto em divulgação quanto em disponibilização de postos para realização do procedimento, foram tomadas levando-se em conta o número de eleitores a serem biometrizados. Nesse sentido, diversas ações foram realizadas no intuito de ressaltar a importância do procedimento ao cidadão e, ao mesmo tempo, incentivá-lo a comparecer aos postos e cartórios eleitorais”. Segundo o órgão, os eleitores foram informados por meio de veículos de comunicação, entre outros. “Os alertas ao eleitor foram, de forma insistente, divulgados por meio das emissoras de TV e rádio, além de terem sido realizadas inúmeras ações conjuntas com o Governo da Bahia, prefeituras das cidades envolvidas, instituições públicas, iniciativa privada, instituições filantrópicas e com diversos outros parceiros.

Veja a nota:

 

“As ações realizadas no estado chegaram a ser comentadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, durante julgamento do Supremo que – por 7 votos a 2 – manteve o cancelamento dos títulos eleitorais daqueles que não compareceram à revisão biométrica.  “Pareceu-me adequado verificar como as coisas se passaram na Bahia, onde 586.333 títulos foram cancelados. E aqui verifiquei (...) que houve ampla campanha de divulgação do recadastramento biométrico. Não é possível afirmar que a população não estava informada ou que não houve todo o esforço possível para possibilitar o recadastramento. (...) Não consigo imaginar um esforço mais louvável e empenhado para transmitir essa informação”, disse ao proferir seu voto.

Por essas e diversas outras questões, o TRE baiano reitera que, além de ampliar a divulgação, fez o máximo possível para proporcionar mais comodidade e tranquilidade aos cidadãos durante todo ano de 2017, com a abertura de diversos postos em diferentes pontos da cidade e disponibilizou o serviço de agendamento que, apesar da grande procura desde os primeiros dias, registrava uma ausência de cerca de 50% dos eleitores agendados.

Após o prazo para conclusão do procedimento, 31 de janeiro de 2018, o mesmo esforço foi empregado pelo órgão no sentido de possibilitar a regularização daqueles que deixaram de atender a convocação.   Obedecendo ao Calendário Eleitoral 2018, esses eleitores tiveram até o último dia 9 de maio para garantir participação no pleito deste ano. Na capital, para reforçar o atendimento ao eleitor interessado em regularizar-se um novo posto, dessa vez na Estação Acesso Norte do Metrô, chegou a ser inaugurado. Durante o período de regularização, quase 350 mil títulos foram recuperados no estado”, reitera o comunicado.

CONTINUE LENDO


Bahia: PRF apreendeu mais de 280 kg de drogas em rodovias federais no mês de setembro

Foto: Divulgação/PRF

Apenas no mês de setembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia retirou mais de 280 kg de entorpecentes de circulação no Estado. Ao todo, a PRF apreendeu 221 quilos de maconha e 63 quilos de cocaína. Segundo a PRF, as maiores apreensões ocorreram no trecho da Delegacia de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, onde mais de 134 quilos de drogas foram apreendidos e em Jequié, onde mais de 133 quilos de entorpecentes foram retirados de circulação.



Eleitor pode conferir local de votação de forma rápida na internet

Foto: 97NEWS

Na última semana antes da votação do 1º turno das eleições, candidatos se mobilizam para as mas tentativas de angariar apoios e eleitores vão atrás de informações tanto sobre as opções em disputa quanto sobre os procedimentos para a votação. Uma das principais dúvidas é o local de votação. É possível conferir seção, zona e endereço por diversos canais na internet. No site do TSE (Clique aqui), o eleitor pode fazer a consulta. A opção está na página principal. Basta inserir o número do título de eleitor. Para quem esqueceu o registro do documento, uma alternativa é preencher nome, nome da mãe e data de nascimento. O sistema apresenta número do título, seção, zona, endereço e município. Para quem quiser usar as redes sociais, também há opções. 



Vitória elimina o Flamengo e volta à final do Brasileiro Sub-20

Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

O Vitória conquistou nesta quarta (3) a vaga para a final do Campeonato Brasileiro Sub-20, apesar da derrota por 2x0 para o Flamengo em Volta Redonda (RJ). No duelo de ida, em Salvador, o rubro-negro havia aplicado uma goleada por 6x1, que lhe dava direito de perder por até quatro gols de diferença. O adversário do Leão na final será o Palmeiras, que passou pelo Fluminense na outra semifinal. O Verdão tem como treinador Wesley Carvalho, técnico do sub-20 do Vitória até o ano passado. As datas e os horários dos jogos da final ainda não foram divulgados pela CBF. Como determina o regulamento, o primeiro duelo será no Barradão, e o segundo em São Paulo, já que o Palmeiras fez melhor campanha.



Bahia vence o Botafogo nos pênaltis e vai às quartas da Sul-Americana

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Em partida disputada na noite desta quarta-feira (03), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Botafogo venceu o Bahia pelo placar de 2 a 1 na partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Como o jogo de ida havia sido vencido pelo tricolor pelo mesmo placar, a decisão da vaga foi para os pênaltis. Na disputa das penalidades, o Esquadrão avançou após vencer por 5 a 4. Essa é a primeira vez que o Bahia chega às quartas de final da Sul-Americana em sua história. Agora o tricolor enfrentará a equipe do Atlético-PR.



Petrobras aumenta nesta sexta-feira o gás de cozinha; o preço subirá entre 15% e 20%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Analistas de mercado vinham especulando a possibilidade de a Petrobras adiar o reajuste do gás de cozinha, que está previsto para esta sexta-feira (5), mas a estatal confirmou que, a política de ajuste trimestral no preço do GLP será mantida. E é certo que haverá aumento. Pelos cálculos do economista Carlos Thadeu Filho, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o preço do gás subirá entre 15% e 20%, o que terá impacto forte nos índices de inflação e, claro, no bolso dos consumidores, sobretudo os mais pobres. Para Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, não há motivo, neste momento, para um reajuste tão elevado do gás de cozinha. Nas contas dele, o aumento deve ser de 0,05%, ou seja, praticamente nada, pois o dólar caiu e o petróleo se manteve dentro do previsto, com pequeno ajuste. O gás está tão caro, que muitas famílias mais pobres voltaram a cozinha no fogão a lenha. 



Termina nesta quinta (4) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Termina nesta quinta-feira (4) a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão do primeiro turno das eleições 2018, com a exibição de programas de candidatos a presidente da República e deputado federal. Os últimos programas dos candidatos a senador, deputado estadual e distrital foram apresentados hoje (3). No total foram 35 dias de propaganda eleitoral gratuita. Ainda segundo o calendário eleitoral, amanhã (4) também é o último dia para propaganda política em reuniões públicas, promoção de comícios e uso de aparelhagem de sonorização fixa, entre 8h e meia noite. Os debates no rádio e na televisão também só podem ocorrer até essa data, mas as transmissões que começarem na quinta à noite, por exemplo, podem se estender até as 7 horas da manhã do dia seguinte (5).



‘Ainda não há indícios de recrudescimento do número de homicídios em Brumado’, afirma coordenador da 20ª Coorpin

O coordenador da 20ª Coorpin afirmou que a apreensão de mais uma submetralhadora na cidade não indica um recrudescimento da violência (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diante de uma nova apreensão de uma submetralhadora Americana de 9mm em Brumado, a coordenação da 20ª Coorpin resolveu se manifestar sobre o episódio, que acaba revelando o aumento do poder bélico dos criminosos locais. Segundo o delegado regional, Dr. Leonardo Rabelo, está é a sexta submetralhadora que é apreendida nos últimos sete anos, o que seria um indicativo do fortalecimento do tráfico na cidade. “É uma contingência que acontece em todo o país, pois conforme o tráfico vai se fortalecendo, como é um comércio ilegal, ele busca, primeiramente, salvaguardar os seus produtos que são de alto valor e também mostrar força letal diante de outras facções inimigas, ou seja, quanto mais forte o tráfico fica, mais armas ele tem”, relatou o coordenador.  Questionado se isso é um índice preocupante que pode significar um aumento da violência na cidade, muito convicto ele respondeu que “não necessariamente, inclusive Brumado vem tendo uma diminuição nos últimos anos dos números de homicídios, o que indica uma ação muito eficaz dos órgãos de segurança pública, que vêm exercendo com um nível de excelência as ações de prevenção e repressão aos criminosos” e ainda emendou “nós temos tido uma média de 20 homicídios por ano e, agora em 2018, este número será menor ainda, o que prova uma harmonia muito positiva entre as instituições de defesa social, com um destaque muito especial à justiça, que vem sendo muito ágil”. No final ele ainda fez questão de frisar que “essa nova apreensão ainda não projeta que poderemos ter um recrudescimento da violência na cidade como aconteceu há anos atrás, mas, mesmo assim, estamos em alerta”.

Foto: Divulgação l PM/BA


Após onda de assaltos, polícia passa a ter acesso a roteiros de carros-fortes na Bahia

Foto: Divulgação

Após o frequente ataque a carros-fortes na capital baiana e no interior, a polícia passará a ter acesso aos roteiros dos veículos. A decisão foi acertada durante reunião entre a cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia e representantes de empresas de transporte de valores que atuam no estado, na manhã desta quarta-feira (3). Reivindicação antiga das forças de segurança, a disponibilização das rotas, do perfil e quantidade de valores transportados, entre outras informações, são consideradas, segundo a SSP, fatores importantes para ajudar no estabelecimento de ações preventivas e repressivas no combate a quadrilhas especializadas em roubo de valores. O uso da tecnologia também foi destacado como forma de prevenção. As imagens das bases de onde partem os carros de transporte de valores passarão a ser compartilhadas com a Secretaria da Segurança Pública. 



Brumado: Outubro Rosa, faça parte dessa campanha você também

Foto: Divulgação

O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente a data é celebrada, com diversas informações compartilhadas sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença e, também, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura. O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa.



Denúncias de compra de votos e de outros crimes eleitorais podem trazer a PF para Brumado nesta reta final da campanha

A vinda da Polícia Federal a Brumado nesta reta final de campanha é cada vez mais provável, já que provas de compra de votos, inclusive no meio rural, já teriam sido obtidas (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Os crimes de natureza eleitoral nestas eleições 2018 estão tendo uma atuação implacável por parte da Polícia Federal, que vem agindo com rigor no combate a estas práticas que ferem os princípios democráticos. Várias vêm sendo as denúncias nesse sentido nos últimos dias em Brumado, o que pode trazer a própria PF à cidade, pois até provas teriam sido coletadas de prepostos de certo candidato praticando a abominável compra de votos. A fiscalização que já está sendo rígida por parte da Justiça Eleitoral, agora deverá contar com a participação da Polícia Federal, o que pode, inclusive, gerar prisões e processos. Apesar dos grandes riscos dessa prática, os indícios são que ela ainda estaria sendo utilizada em Brumado para se obter um resultado muito acima do esperado do que o das urnas. Com os avanços tecnológicos, como os smartphones com câmeras cada vez melhores e os sistemas de monitoramento cada vez mais eficazes, a comprovação desses crimes fica muito mais fáceis que em eleições anteriores.  Então, nesse contexto, provas da prática de crimes eleitorais em Brumado, até no meio rural, especialmente da compra de votos, as quais são compostas de gravações de vídeos e fotos já foram passadas aos órgãos fiscalizadores. Caso essa projeção se confirme, os autores dos crimes eleitorais deverão ser presos e cumprir as penas propostas.  



Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Brumado realiza reunião para debater propostas para o setor

A reunião aconteceu no auditório do SEMAC (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O CMDSB - Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Brumado realizou na manhã desta quarta-feira (03) uma reunião entre os candidatos a deputado estadual que serão votados em nosso município, para que os mesmos venham a ter a oportunidade de apresentar suas plataformas de trabalho para o setor. O foco do encontro, que aconteceu no auditório do SEMAC, foi a agricultura e a agropecuária, onde foram feitas colocações e apresentas as referidas propostas para que avanços possam ser obtidos, beneficiando assim a economia local e criando novas oportunidades de geração de emprego e renda. Lideranças políticas e produtores agrícolas e agropecuários estiveram presentes e fizeram questionamentos, os quais foram respondidos pelos candidatos ou seus representantes.

Produtores do setor agrícola estiveram presentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Artista plástico brumadense expõe seus trabalhos hiper-realistas em praça pública

O artista plástico brumadense, Dil Rocha, vem expondo as suas obras na Praça Coronel Zeca Leite (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ainda muito longe do reconhecimento ideal, as artes plásticas em Brumado ainda não têm o devido reconhecimento, o que pode comprovar um vácuo cultural histórico, que reflete a falta de incentivos ao setor. Mesmo diante dos desafios, o artista plástico brumadense Adriano da Silva Rocha (38), o qual é conhecido artisticamente como Dil Rocha, mostra a sua perseverança, expondo continuamente os seus trabalhos na Praça Coronel Zeca Leite. Autodidata, ele começou a sua aventura artística já aos 7 anos de idade, experimentando as várias facetas das artes plásticas, indo do abstrato ao hiper-realismo, vertente que é a sua preferida na atualidade. Com exposições em Salvador, Caetité e na Chapada Diamantina, Dil Rocha vem conquistando uma clientela diferenciada, que se concentra nesses locais, tendo, em Brumado, uma especificidade mais ligada ao naïf, ou seja, a arte primitiva. Versátil, ele vem mostrando a sua criatividade em ascensão e não tem medo dos desafios. “Enquanto muitos artistas plásticos brumadenses recuaram, devido à falta de interesse, eu continuo insistindo, pois sei o valor e o poder que a arte tem, então, como bom brasileiro, eu não desisto nunca”, afirmou ao 97NEWS. Ele também destacou que “o reconhecimento externo que tenho das minhas obras vem me estimulando a querer também conquistar o mercado local e já percebo alguns avanços nesse sentido, pois saí do Mercado de Artes, onde o fluxo de pessoas era pequeno e vim para as ruas, o que está sendo muito positivo”. A variação do preço de suas obras vai de R$ 300,00 a R$ 3 mil, as mais elaboradas, muitas das quais são vendidas por encomenda. Quem quiser conhecer melhor o trabalho do artista fica aqui o contato: (77) 9. 98610398. Veja alguns de seus trabalhos abaixo:



Polícia Militar começa operacionalizar o projeto ‘Blitz é Bom’ em Brumado

O projeto será operacionalizado de forma constante em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Comprovando sua nova dinâmica, muito mais abrangente e ativa, a 34ª CIPM, por meio do major Adriano Souza Dias, vem realizando uma série de ações proativas, as quais vêm obtendo um alto grau de resolutividade no combate à criminalidade. No bojo dessas ações, um novo projeto começou a ser operacionalizado nesta terça-feira (02) em Brumado, o qual foi denominado como “Blitz é Bom”. Segundo o major, que foi ouvido pelo 97NEWS, a ação é uma recomendação do comando geral e irá ser sistemática na cidade, com horários pontuais. O projeto é reflexo do trabalho de inteligência da companhia, que vem apresentando ótimos resultados. Os locais que sediaram as ações foram o centro da cidade e o Bairro São Félix, tendo sido abordadas 27 motocicletas, sendo 1 retida e 6 notificadas. A substância principal para a realização das abordagens foi o mapeamento dos locais mais utilizados para o consumo de entorpecentes e também as principais rotas de fuga utilizadas pelos marginais. O projeto irá ser contínuo e a qualquer momento outra ação deste gênero poderá estar acontecendo na cidade, o que mostra o compromisso da 34ª CIPM com a segurança da população brumadense.



Brumado: submetralhadora é encontrada em casa abandonada no Bairro Novo Brumado

A arma apreendida confirma o grau de periculosidade da criminalidade em Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Em continuidade à sua rotina na busca de manter a ordem social, uma guarnição da PETO, por volta das 22h30m desta terça-feira (02), ao visualizar dois indivíduos em atitudes suspeitas, iniciou o procedimento de abordagens. Eram dois jovens, os quais estavam em frente a uma edificação abandonada localizada no Bairro Novo Brumado. Após a revista de rotina nos dois suspeitos, os policiais fizeram buscas no interior do recinto, onde foi encontrada uma mochila, a qual continha munições calibre 38 e uma submetralhadora 9mm, que é uma arma de alto potencial e de uso restrito. Diante disso, os suspeitos, as munições e a arma apreendida foram apresentados na 20ª Coorpin para os procedimentos legais. Essa apreensão confirma que a criminalidade em Brumado continua tendo um alto grau de periculosidade.



Enquanto a industria cai, participação da Agropecuária cresce 15% no PIB baiano em 2018

Foto: Divulgação l ADAB

Uma análise da conjuntura econômica da Bahia, apresentada junto com a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), indicou que o Produto Interno Bruto Baiano (PIB) cresceu 1,3% no primeiro semestre de 2018. Diante deste primeiro resultado do ano, influenciados pela greve dos caminhoneiros e pelo aumento das incertezas que rodeiam os cenários econômicos internos, a estimativa do PIB para 2018 foi revisada para crescimento de 1,6%. Entre os motivos para o reajuste da expectativa estão as incertezas decorrentes do atual período eleitoral, elevação da taxa de juros nos EUA e a guerra comercial entre a maior potência do mundo com a China. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, a participação da Agropecuária no PIB variou positivamente em 15,8%. O bom momento do agronegócio no nível de atividade econômica no estado, porém, não foi acompanhado por dois dos outros setores pilares da economia. Serviços manteve o índice com participação de 0,9%, enquanto a Indústria apresentou queda de 2,1%. De acordo com os dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o bom desempenho do setor agropecuário deveu-se às culturas da soja, do algodão, do milho e da cana de açúcar. A contribuição do setor para os próximos anos deverá manter-se positiva, beneficiado pela demanda crescente por alimentos e pela expectativa de preços mais competitivos no mercado externo. 



Lia Teixeira visita obras de urbanização do Bairro Maria de Lourdes e exalta trabalho da administração municipal

A vereadora ficou muito satisfeita com o que presenciou e comemorou a conquista junto com os moradores (Foto: Divulgação)

Comprovando a sintonia com os anseios dos moradores do Bairro Maria de Lourdes, os quais, já há um bom tempo vinham reivindicando a pavimentação das ruas do local, a vereadora Lia Teixeira, fez uma indicação solicitando os serviços ao Poder Executivo, os quais se iniciaram nestes dias, estando em ritmo acelerado. A parlamentar esteve visitando as obras nesta terça-feira (02) e ficou muito satisfeita com o que presenciou, exaltando a qualidade e o ritmo dos serviços. “A pavimentação é muito importante para as comunidades, já que gera maior qualidade de vida e potencializa a mobilidade urbana”, explanou a vereadora que ainda argumentou que “o Bairro Maria de Lourdes vem tendo um crescimento muito significativo, então, o sonho das famílias que lá residem de receber esses serviços é muito grande, pois ainda existem muitas ruas sem pavimentação, o que aumenta a poeira que causa transtornos e problemas de saúde, especialmente nas crianças e idosos”. E ainda destacou que “o bairro ficará com um aspecto muito melhor, embelezando a cidade e também promovendo a valorização do patrimônio residencial dos moradores”. E no final fez questão de dizer que “quero agradecer ao prefeito Eduardo Vasconcelos e toda a equipe do setor de infraestrutura por ter acatado a nossa indicação”.



Quinto Constitucional: 20 advogados disputam vaga de desembargador

Foto : Divulgação / TJ-BA

As inscrições para a disputa da vaga do Quinto Constitucional receberam o registro de 20 candidatos. O dispositivo está previsto na Constituição Federal e destina 20% dos assentos existentes nos tribunais aos advogados e promotores. Este ano, na Bahia, o pleito promete ser o mais disputado da história da advocacia baiana para o posto. Os postulantes, por ordem alfabética, são: Carlos Eduardo Guimarães Araújo, Claudete Maria Kramel, Dinailton Nascimento de Oliveira, Esmeralda Maria de Oliveira, Euripedes Brito Cunha Junior, Fabio Periandro de Almeida Hirsch, Gildásio Rodrigues Alves, Janjorio Vasconcelos Simões Pinho, João de Melo Cruz Filho, Josemita Almeida Brandão Rebouças, José Soares Ferreira Aras Neto, Kleber Santos Andrade, Maria Sampaio das Mercês Barroso, Marcelo Junqueira Ayres Filho, Marcio Duarte Miranda, Paulo Antonio Vilaboim, Pedro Barachisio Lisboa, Sergio Neeser Nogueira Reis, Tânia Maria Lapa Godinho e Vanderson Sousa Schramm. Após as inscrições, vai ser estabelecido um prazo para pedido de impugnação das candidaturas. Depois, vão ser marcadas as sabatinas. Ao final do processo, todos os advogados regulares na OAB-BA podem votar em até seis nomes. Os mais votados seguem para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Lá, os desembargadores votam em três e encaminham a lista tríplice para o governador, que escolhe um e o nomeia para o cargo.