ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2017"

Moradores do São José preocupados com a falta de agente de saúde no bairro

Devido à falta de agente de saúde, os moradores estão buscando cada vez mais a UBS Dr. Fernando Trindade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A função dos agentes de saúde são muito importantes para o fortalecimento do setor, principalmente nas ações preventivas. Sempre muito atuantes, os agentes são mantidos por um programa federal vivem um grande impasse, já que mudanças substanciais podem ser efetivadas, inclusive se cogita a possibilidade até da extinção da função, o que seria uma aguda incongruência, já que o país tem riscos de uma volta da tríplice endemia e até de febre amarela, já que casos em animais foram comprovados em Minas e São Paulo. Em Brumado algumas comunidades já começam a sofrer a ausência de agentes, já que alguns pediram desligamento das suas funções e, devido ao impasse federal, novos agentes ainda não podem ser contratados, já que, para isso, seria necessário um concurso público e, como o futuro da categoria está incerto, as lacunas funcionais deverão continuar. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo feitos estudos para que a cobertura não sofra déficits, como está acontecendo no Bairro São José. Moradores entraram em contato com a redação do 97NEWS relatando que já há um tempo eles estão sem a visita dos agentes, enquanto bairros próximos como o Santa Tereza o serviço ainda está sendo realizado. Outra reclamação é que esses dias ocorreu um evento alusivo ao Outubro Rosa na UBS do bairro e não foi feito o comunicado. Eles também comentaram a possibilidade de um remanejamento, mas a secretaria não se posicionou a respeito, só que uma solução irá ser buscada com rapidez.

 



Brumado: Monitores recebem segundo curso de capacitação para atuarem nas escolas municipais do município

Foto: 97NEWS

A Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última sexta-feira (20) na sede da UAB, pela segunda vez o curso de capacitação para os monitores das escolas municipais; tendo como tema, "Educação Especial e Inclusiva". A capacitação é sem dúvida um dos momentos, mas importantes e cruciais na caminhada dos monitores, pois é a partir desse momento que os estagiários irão ampliar suas experiências e seus conhecimentos sobre o seu papel no processo de ensino aprendizagem. Com base na lei referente à Educação Especial Art. 58. “Entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de educação especial”. Toda criança que sofre de algum tipo de transtorno se bem acompanhada terá a capacidade de desenvolver suas habilidades socioafetivas, cognitivas e motoras, mas para que isso aconteça de forma saudável é indispensável que os seus responsáveis, acima de tudo, sejam capazes de entender o problema que estão enfrentando, pois somente assim, conseguirão buscar soluções e uma melhor qualidade de vida para os seus assistidos. O projeto de capacitação dos monitores foi idealizado pela secretária de educação Acácia Gondim em parceria com os psicopedagogos Barbará Vasconcelos e Wallas Rabelo, na perspectiva de inserir todas as crianças em um mesmo contexto escolar, sendo assim, com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade.



Brumado: Apesar de ações policiais, ligações clandestinas ainda são flagradas na região da Fazenda Santa Inês

As ligações clandestinas foram reativadas no lugar e a água está sendo utilizada para irrigação e não para consumo humano (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A impunidade é um dos grandes inimigos a serem vencidos pelas instituições policiais e da área da justiça, mas, infelizmente, o momento atual é de grande preocupação nesse quesito, já que a falta de respeito dos infratores vem mostrando que muitas vezes a aplicação da Lei é para poucos. Em Brumado vários exemplos disso seriam fáceis de serem revelados e, nesse contexto, a reportagem do 97NEWS fez um novo flagrante de uma situação recorrente de enfrentamento à Justiça, ainda mais em tempos se forte estiagem. No dia 22 de agosto, a nossa equipe acompanhou uma Operação conjunta da Polícia e Embasa, a qual desmontou um esquema de ligações clandestinas no local onde existem várias residências e plantações agrícolas. Na referida operação, funcionários da Embasa, acompanhados do Delegado adjunto, Dr. Wilson Luiz e de policiais militares removeram todos os canos que interligavam uma vasta rede de abastecimento clandestino. Lembrando que esta operação do mês de agosto não foi a primeira. Nesta terça-feira (24), a nossa redação do 97NEWS recebeu novas denúncias de que os gatos teriam sidos religados e que a água não está sendo utilizada para uso humano, mas sim, para irrigar grandes plantações de coco, manga e até maracujá. Buscando mais, esclarecimento sobre o assunto, a nossa reportagem foi até o local e flagrou a rede de canos ligados no mesmo lugar onde aconteceu a operação em agosto deste ano. Apesar de serem apenas dois canos, segundo funcionários da Embasa que não quiseram se identificar, a vazão da água é muito grande, por se tratar de uma rede de alto armazenamento, que leva água para a comunidade de Lagoa Funda e para o Frigorífico. Na última ação provas foram recolhidas, mas a polícia não conseguiu chegar aos autores do ilícito. Desta feita a população espera que os mesmos possam ser identificados, pois Brumado vem enfrentando uma crise hídrica cada vez maior, especialmente no meio rural e, ações como essa não poderiam ficar impunes.

Os canos levam a água para plantações frutíferas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Contagem Regressiva para a Arena Safadão: Faltam só 4 dias

(Divulgação)

Quanto mais se aproxima o momento do maior evento de Brumado e região, fica cada vez mais evidente que a alegria será o tom dominante da Arena Safadão, que acontecerá daqui a 4 dias, ou seja, na próxima sexta-feira (27) no Parque de Exposições Gilson Brito que deverá receber milhares de fãs do cantor Wesley Safadão que é considerado o maior fenômeno da música brasileira da atualidade. O show que terá também a participação das incríveis Donas de Bar e da revelação do momento, Gabriel Diniz. Então, a contagem regressiva está cada vez mais intensa e, com isso, as emoções já começam a ficar cada vez mais vibrantes, então, você que ainda não adquiriu o seu ingresso, vá agora mesmo aos pontos de venda: Academia Power Gym - Perfil Modas - Posto Meira Tiazinha Distribuidora - Boutique Sandes e no Villas. Arena Safadão, um evento de excelência realizado por: Nacional Veículos, AllanBick Produções e Entretenimento, EdyShow Produções Artísticas, Só Legal, Ney Eventos e Empreendimentos e Beto Bonelly Produções.



Justiça obriga prefeitura de Caetité a suspender atividades de licenciamento e autorização ambiental

Foto: Divulgação

A Justiça, em caráter liminar, obrigou o Município de Caetité a suspender as atividades de licenciamento e autorização ambiental. O pedido foi feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em uma ação civil pública que registra a falta de equipe técnica multidisciplinar capacitada na cidade para desenvolver essas funções. No pedido, o promotor de Justiça Jailson Trindade Neves destacou que os danos poderiam ser irreparáveis. "A degradação ambiental é potencialmente maior por conta do desenvolvimento das atividades e empreendimentos licenciados, de sorte que a suspensão da atividade é uma necessidade", salientou. A ação pede, em caráter definitivo, que o Município faça, dentre outras adequações à legislação ambiental, que realize concurso público para servidores que deverão atuar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação tomou por base um inquérito civil instaurado, no bojo da 25ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Bacia do Rio São Francisco, na qual a equipe de fiscalização constatou que a maioria dos municípios da área abrangida, incluído neste Caetité, encontravam "desconformidades ambientais", sobretudo, no caso de Caetité, "o descumprimento dos seus deveres na implementação de uma gestão ambiental adequada às exigências legais”.



Lia Teixeira apresenta importante indicação para que seja doada pelo município uma área pública para a construção da sede própria do MP

A vereadora vem mostrando uma grande amplitude em sua agenda parlamentar (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

As ações que vem sendo desenvolvidas pelo Ministério Público Estadual em Brumado são de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade, principalmente para as camadas mais carentes e os grupos mais vulneráveis como os idosos, crianças, portadores de deficiências físicas. Importante instrumento para a leal observância das Leis e da Constituição, o MP em Brumado vem tendo o reconhecimento de todos, pois vêm defendendo os direitos coletivos e individuais com o máximo de empenho e dedicação de seus promotores, que não medem esforços para a realização da sua missão de promoção da Justiça, lembrando que o seu raio raio de ação abrange também os municípios de Malhada de Pedras e Aracatu. Reconhecedora de todo esse brilhante trabalho, a vereadora Lia Teixeira (PDT) que vem tendo uma ampliação notável das suas atividades parlamentares, desta feita, apresentou uma importante indicação ao Poder Executivo Municipal visando a doação de uma área pública para a construção da sede próprio do Ministério Público Estadual na cidade de Brumado. Em sua justificativa, a vereadora Lia Teixeira argumentou que a construção da sede própria o MP poderá dar uma dinâmica ainda mais efetiva aos trabalhos, onde os promotores terão maior comodidade para exercer as suas funções, promovendo uma resolutividade ainda maior no atendimento das demandas inerentes à instituição. A indicação foi aprovada por unanimidade na última sessão do Legislativo e seguirá para o âmbito municipal. A vereadora Lia Teixeira destacou que "o trabalho que vem sendo realizado pelo Ministério Público Estadual em Brumado é de excelência, então, para que a qualidade seja ainda maior é necessário que este órgão de extrema importância para a nossa sociedade venha a ter a sua sede própria" e ainda complementou dizendo que "diante disso apresentamos a indicação para a doação de uma área pública nesse sentido e acreditamos na sensibilidade do município para que isso venha a ocorrer muito em breve". Confira abaixo a indicação na íntegra: 

(Divulgação)


Polícia Militar intensifica ações de combate à criminalidade; mais um carro suspeito é apreendido

O veículo ficou apreendido no pátio da 20ª Coorpin até que os procedimentos sejam concluídos (Foto: Divulgação PM)

O patrulhamento ostensivo vem sendo dimensionado pela 34ª CIPM em Brumado e, com isso, algumas ações pontuais vêm tendo um resultado mais abrangente, como apreensões de drogas e de veículos suspeitos. Nesta terça-feira (23), uma guarnição da PETO visualizou um veículo com características suspeitas, diante disso, foi realizada a consulta e vistoria do mesmo, o qual apresentou divergências na documentos, além de ter as etiquetas da identificação com numeração suprimida. Ato contínuo, os policiais conduziram o veículo, um Fiat Uno de placa policial DGN - 7879, assim como o seu suposto proprietário para a DPT para que fossem feitos os procedimentos cabíveis. A identidade do motorista não foi revelada pela Polícia.

 



Caetité: Alegando violência doméstica, mulher depressiva tenta se jogar de prédio com criança

(Fotos: Reprodução)

Na tarde desta segunda-feira (23), uma mulher ainda não identificada ameaçou pular de um prédio, tendo em seus braços uma criança de apenas 3 anos de idade. O fato ocorreu na Avenida Dácio Oliveira em Caetité bem no centro da cidade. As informações dão conta, que a mulher teria subido em uma varanda no fundo do prédio, carregando nos braços uma criança, provavelmente sua filha. Começando a gritar, a jovem acabou chamando a atenção de populares que acionaram o SAMU 192 e a Polícia Militar. Após abrir a porta do apartamento e depois de um trabalho brilhante e de paciência, a Polícia Militar conseguiu com que a jovem saísse da varanda.



Cristiano Ronaldo se iguala a Messi com prêmio de melhor do mundo

Cristiano Ronaldo instantes depois de ser eleito o melhor do mundo pela quinta vez - a segunda consecutiva (Foto: AFP)

Cristiano Ronaldo cumpriu mais um objetivo em sua carreira. Ele foi oficialmente eleito nesta segunda-feira o melhor jogador do mundo da Fifa pela quinta vez, igualando-se ao seu grande rival dentro de campo, Lionel Messi. Com 43,16% dos votos, o português venceu a concorrência sempre severa do argentino, craque do Barcelona, que terminou em segundo, com 19,25%, e também de Neymar, terceiro, com 6,97%, num total de 24 candidatos. O brasileiro teve um percentual um pouco menos de 2015, quando também foi terceiro, com 7,86%. O craque português havia externado abertamente o seu desejo de alcançar o argentino durante a cerimônia de premiação da Bola de Ouro em janeiro de 2015. Viu Messi ganhar no ano seguinte, mas emplacou duas conquistas consecutivas e empatar em 5 a 5. Esta última inapelável, em função do alto desempenho e também dos títulos.  Desta vez, a Fifa levou em consideração boa parte da temporada 2016/17, entre 20 de novembro e 2 de julho. A data é específica em função da mudança de data da premiação – antes, acontecia em janeiro e contabilizava o ano corrido. A atual já será de agosto a julho, como é disputada a temporada europeia. Neste período, Cristiano Ronaldo marcou 40 gols em 39 jogos por Real Madrid e seleção portuguesa. Foi fundamental na reta final, tendo feito incríveis 10 gols nos cinco jogos finais da Liga dos Campeões, sendo dois na decisão contra a Juventus. Ele também agradeceu à família, citando os filhos, e às presenças de Messi e Neymar. - Há pouco tempo fui pai outra vez e serei daqui a um mês. Obviamente é um momento único na minha carreira, estou muito feliz e obrigado a todos. O júri foi composto por todos os técnicos e capitães das seleções masculinas, um jornalista de cada país representado na Fifa e por torcedores registrados no site da Fifa. Cada um desses quatro grupos de votos têm o mesmo peso na eleição (25%).



Homem embriagado morre afogado em um balde de água em Jaguaquara

Vítima de 49 anos teria tentado pegar um balde de 20 litros. Tropeçou e caiu com a cabeça no balde, de joelhos, se afogando (Foto: Reprodução)

Raildo Matias Santos, de 49 anos, morreu de forma inusitada no Entroncamento de Jaguaquara neste domingo (22). De acordo com informações da PM, Raildo estava embriagado e tentou pegar alga em um balde de 20 litros no quintal de sua residência, na Rua Rio Grande do Norte, Bairro Bela Vista, quando teria tropeçado e caído com a cabeça dentro do balde e de joelhos. Ainda de acordo informações obtidas, à vítima sofria de ataques epiléticos. O homem era bastante conhecido no Entroncamento de Jaguaquara. Trabalhava de frentista em um posto de combustível. Raildo era apelidado de Bigode. A Polícia Militar foi acionada por populares que encontraram o homem afogado no balde de água. Próximo a corpo foi encontrado uma latinha de bebida alcoólica.





Vereador Lek Cabeleireiro apresenta indicações importantes para o Bairro da Urbis II

O vereador Lek Cabeleireiro sempre na busca de melhorias e benefícios para os bairros mais carentes de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre na busca de melhorias e benefícios para os bairros periféricos de Brumado, o vereador Lek Cabeleireiro vem tendo uma atuação muito positiva nesse sentido, recebendo assim o reconhecimento popular pelos seus esforços. Em contato direto com a comunidade, o parlamentar vem desenvolvendo uma agenda produtiva, a qual vem sendo constantemente atualizada. Na sessão da última sexta-feira (20), Lek apresentou duas importantes indicações para o Bairro da Urbis II. Na primeira foi solicitada a capina e o recolhimento do entulho de várias ruas do bairro, já que, em alguns casos o aspecto é muito negativo, o que vem deixando os moradores muito preocupados. Na segunda, o vereador apresentou um dos grandes anseios da comunidade, que é a construção de uma praça para proporcionar o lazer, diversão e fortalecer o convívio social. Em sua argumentação, Lek destacou a urgência das suas indicações e espera contar com o empenho da administração municipal nesse sentido.

O local indicado para a construção da praça (Foto: 97NEWS)


Desembargador Lourival Trindade é homenageado pela Câmara de Vereadores de Brumado com Título de Cidadão Brumadense

Título de Cidadão Brumadense, de autoria do vereador Léo Vasconcelos, homenageia Desembargador Lourival Trindade (Foto: Eliana Costa | Ascom CMB)

Em sessão solene realizada na última sexta-feira, 20 de outubro, a Câmara Municipal de Vereadores de Brumado entregou ao Desembargador Lourival Trindade o Título de Cidadão Brumadense, de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos, em homenagem aos serviços prestados em prol do município e para toda Bahia. A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente do legislativo brumadense, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos; o secretário de Agricultura do Estado Vitor Bonfim; o prefeito Érico Cardoso, Érico Cardoso; o prefeito de Ituaçu, Adalberto Luz; o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos; a prefeita de Aracatu, Lêda Matias; o comandante da 34ª CIPM, Major Adriano Souza Dias; o advogado e vereador do município de Rio de Contas, Vinícius Costa Soares; a assessora jurídica da Câmara de Vereadores de Brumado, Abiara Meira Dias; a juíza Márcia Abreu; o presidente  da OAB Subseção Brumado, Osvaldo Laranjeiras; a juíza Adriana Luíza; e o vice-prefeito de Brumado Édio Pereira. A Lira Ceciliana brumadense fez a abertura da sessão com a execução do Hino Nacional com uma apresentação muito bonita, agradando a todos os presentes e destacando a sua importância cultural e histórica para o município.  Uma surpresa não esperada pelo homenageado foi realizada pelo advogado e vereador do município de Rio de Contas, Vinícius Costa Soares que fez a entrega de título de Cidadão Rio-contense ao Desembargador destacando a sua trajetória de vida simples e de tamanha competência. Dando prosseguimento à sessão o autor da indicação ao Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade, o presidente do Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos em seu pronunciamento destacou que o Desembargador tem uma história de vida louvável, com conduta ética e moral, se destacando em toda a Bahia pela humildade e afinco nas suas atividades como homem público, sendo merecedor do reconhecimento como cidadão brumadense, pelos inestimáveis serviços prestados ao município. A palavra foi franqueada aos convidados, que foram unânimes em dizer da importância do reconhecimento do trabalho do Desembargador, que em toda sua história de vida, ocupando cargos de grande importância e relevância, não perdeu sua essência, servindo e exemplo para uma grande maioria.  Ao usar a Tribuna Livre da Câmara para fazer seu discurso de agradecimento o Desembargador Lourival Trindade falou da sua satisfação, alegria e emoção por receber a outorga concedida pelo município de Rio de Contas e Brumado, cidades que ele tem um grande apreço. “Estejam certos, distintos parlamentares, a homenagem a mim concedida ficará para sempre na memória e os meus agradecimentos neste momento serão perpetuados”. Finalizando a sessão solene foi servido um coquetel a todos os presentes.

(Foto: Eliana Costa | Ascom CMB)


Família luta por cirurgia para criança que já perdeu 20% da visão, em Livramento

Foto: Livramento Manchete

A família de Kenedy Santos Silva, de 2 anos e 9 meses, luta para conseguir uma vaga para ele fazer uma cirurgia que corrija uma problema que tem nos olhos desde que nasceu, em Livramento de Nossa Senhora, portal da Chapada Diamantina. Exames apontam que a criança já perdeu cerca de 20% da visão por conta do estrabismo (desvio de um dos olhos da direção correta, de modo que o indivíduo não consegue dirigir simultaneamente os eixos visuais para o mesmo ponto), gerado quando a criança tinha 8 meses. De acordo com a mãe da criança, Denise, os médicos disseram que ele precisa fazer uma cirurgia com urgência, para não correr o risco de ficar cego. No entanto, ela afirma que não consegue esta vaga. 

“Eu apresentei o pedido do exame para eles no mês de julho deste ano, e eles nem se quer olharam para a receita. Meu filho está perdendo a visão e nós não temos condições de pagar a cirurgia, estou indignada porque o pessoal da central de marcação disseram que me procuraria e até hoje nada foi providenciado, isso é um verdadeiro descaso com meu filho”, disse. Com dificuldades para enxergar, Kenedy precisa de material e acompanhamento escolar especiais. Segundo a mãe, a indicação médica é que o menino seja acompanhado por um professor de apoio. Denise disse que procurou a Secretaria de Saúde do Município, para tentar marcar a cirurgia pelo SUS, porém os funcionários do órgão não mostraram interesse em ajudar. Se alguém se comova com o caso do garotinho Kenedy, procure a família no Bairro Benito Gama, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Sua ajuda será de grande importância para que Kenedy não perca a visão.



Zé Carlos de Jonas comemora o grande sucesso do Campeonato de Futebol de Samambaia

O vereador Zé Carlos de Jonas entregou juntamente com a secretária Acácia Gondim o troféu ao campeão (Foto: Divulgação)

Aconteceu neste domingo (22) em Samambaia a grande final do Campeonato de Futebol daquela comunidade. Realizado pela Prefeitura Municipal de Brumado com o apoio do vereador Zé Carlos de Jonas (PT), o evento foi um grande sucesso. A final foi um jogo muito movimentado, onde o time de de Agristinho venceu a equipe da casa pelo placar de 2x1. Zé Carlos de Jonas se empenhou muito para que o torneio pudesse ser realizado, mostrando mais uma vez seu compromisso com o esporte no meio rural. Ele destacou que "todas as nossas solicitações foram prontamente atendidas pela administração municipal, por meio da secretaria de educação, o que nos deixa muito satisfeitos, pois sabemos que o esporte é lazer e um instrumento social muito positivo". Ele ainda ressaltou que "o campeonato foi um grande sucesso e a final foi um grande jogo, onde uma grande torcida compareceu. Enfim foi uma grande festa do esporte brumadense". A Secretária Municipal de Educação, Acácia Gondim, e o Diretor Municipal de Esportes, Jobson Rocha, estiveram presentes e , juntamente com o vereador Zé Carlos de Jonas, realizaram a entrega do troféu ao campeão e também das medalhas aos competidores. Veja o vídeo abaixo:  



Denúncias de irregularidades nos processos de habilitação abrirão sindicância nas Ciretrans de Brumado, Guanambi e Jequié

Foto: Conteúdo l 97News

O Diário Oficial do Estado da Bahia trouxe uma publicação no último dia 11 de outubro, onde autoriza uma comissão que fará parte de uma sindicância nas 18º Ciretran de Brumado, na 7ª Ciretran de Jequié e na 16ª Ciretran de Guanambi. Segundo apurou o 97NEWS, denúncias apontam irregularidades nos processos de habilitação nas três cidades. As denúncias, apontam saídas de candidatos de Brumado e Guanambi para realizarem provas teóricas na cidade de Jequié, e depois, retornavam as suas cidades de origem para realizar as provas práticas. A comissão sindicante terá um prazo de 30 dias após a publicação no Diário para apresentar as conclusões dos fatos.



Brasil: Pesquisa da ONU alerta para alto número de gestantes adolescentes

Foto: Reprodução

Segundo relatório das Nações Unidas Mundos Distantes: Saúde e direitos reprodutivos em uma era de desigualdade, lançado esta semana. Isso signica que ocorrem 65 gestações para cada mil meninas de 15 a 19 anos. Referentes ao período de 2006 a 2015, os dados tornam o Brasil o sétimo da América do Sul no quesito taxa de gravidez adolescente. Países desenvolvidos como França e Alemanha registram entre seis e oito casos do tipo, a cada grupo de mil meninas. Apesar do percentual ainda ser alto, o Ministério da Saúde informa que a gravidez na adolescência teve uma queda de 35% no Brasil. A redução foi de 750.537 nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos, em 2004, para 489.975, em 2015. Segundo o ministério, a diminuição está relacionada a vários fatores, entre os quais a expansão do programa Saúde da Família e o programa Saúde na Escola, que oferece informação de educação em saúde.  

Apesar dos esforços, 66% das gravidezes em adolescentes são indesejadas. Creches O estudo elaborado pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (Unfpa) indica que de cada cinco adolescentes brasileiras que engravidaram três não trabalham nem estudam, sete em cada dez são afrodescendentes e aproximadamente a metade mora na região Nordeste. Diante desse quadro, a ONU relaciona a ocorrência às desigualdades, que geram diculdades no acesso à saúde, o que envolve a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos e a capacidade de planejamento familiar, algo que, conforme o relatório, acaba sendo viável apenas para as camadas mais privilegiadas. A falta de políticas que garantam creches limita as mulheres na busca por empregos. Problemas também atingem aquelas que estão no mercado de trabalho, pois muitas vezes são levadas a escolher entre avançar na carreira e se tornar mães. Isso ocorre já após a gravidez, dados os limites das licenças-maternidade e paternidade. Além dos desaos enfrentados por cada família, os impactos estendem-se à sociedade em geral.

CONTINUE LENDO


Dois homens e duas mulheres são presos com quase meio quilo de drogas em Brumado

Foto: 97NEWS

Policiais Militares da 34ª CIPM de Brumado, abordaram na noite deste domingo (22), um veículo Pickup Strada, de cor Branca, e placa policial PJQ-5199, com quatro suspeitos, momento em que transitavam na BR 030, próximo à um restaurante do anel rodoviário. Ao perceberem a presença da viatura, um dos ocupantes teria arremessado um pacote para fora do veículo. Na abordagem foi encontrado próximo ao veículo quase meio quilo de uma substância vegetal, tipo maconha. Segundo a guarnição, eles faziam rondas nas imediações do Trevo, avistaram o referido veículo e percebeu que o motorista ficou muito nervoso com a aproximação da viatura. Após encontrar a droga, os policiais deram voz de prisão aos quatro suspeitos, sendo que um deles assumiu que a droga seria dele. A droga presa com os acusados, pesando aproximadamente a 500 gramas, e os demais materiais apreendidos foram apresentados na Delegacia de Brumado. O suspeito foi identificado como, Flavio Porto dos Santos, 21 anos, que assumiu toda a droga. Os outros três ocupantes do veículo foram apresentados à 20ª Coorpin. Após oitiva, o delegado flagranteou Flávio, na Lei de Tóxicos, nos artigos 33 e 35, sendo por tráfico de drogas, e associação ao tráfico. Ele foi recolhido para a carceragem, ficando à disposição da justiça.



Brumado: Tiro de Guerra 06/024 recebe visita de Inspeção de Instrução

Foto: Divulgação

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Tiro de Guerra 06/024 recebeu a visita do 1° Ten José Alves Barreto, adjunto da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar. A visita teve por objetivo avaliar o nível de conhecimento, aprendizado e desempenho dos atiradores do Tiro de Guerra sobre as instruções ministradas no corrente ano. Participaram também das atividades o 1º Sgt Edmundo de Souza Rocha, da 18ª Cia Com Fron, em visita de reconhecimento ao TG, já que fora designado como o novo instrutor do TG para o biênio 2018/2019 e o STen Aloísio Fagundes Gomes, ex-instrutor e Colaborador do TG. Os atiradores foram avaliados nas disciplinas de ordem unida, camuflagem, fortificação de campanha, primeiros socorros, hierarquia e disciplina e treinamento físico militar. Ao término da avaliação o 1º Ten Barreto parabenizou os integrantes do TG pelo alto nível de conhecimento e desempenho apresentados durante a avaliação, bem como durante todo o ano de instrução.



Longe do Z4: Bahia bate o Vitória, encerra invencibilidade rival

Foto: Reprodução

O que era preciso fazer para bater o Vitória de Vagner Mancini, invicto como visitante no Campeonato Brasileiro desde julho? O técnico Paulo César Carpegiani é, até o momento, o único capaz de responder. Neste domingo, na Arena Fonte Nova, o Bahia contou com o apoio de 31 mil torcedores e bateu o Rubro-Negro pelo placar de 2 a 1. Os gols da partida, válida pela 30ª rodada, foram marcados por Mendoza e Edigar Junio, para o Bahia, e Wallace, pelo lado do Vitória.