ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2017"

Polícia Civil prende suspeitos por tentativa de homicídio no norte do Tocantins

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia Civil de Barra da Estiva, por intermédio da 20ª Coorpin, prendeu, nesta quinta-feira (26), Erinaldo Santos Andrade, de 27 anos, Diego de Novais, de 19 anos, e Roberto Ribeiro de Oliveira, de 30 anos. Eles são suspeitos de terem assassinado, Geanildo Santos Caires, de 26 anos. Conforme o delegado Marcos Torres, responsável pelo caso, no dia 27 de agosto de 2017, por volta da 18h30, Diego e Roberto, armados com um revólver e agindo a mando de Erinaldo, teria efetuado disparos contra Genildo, que foi atingido na cabeça. A vítima faleceu no local. Ainda segundo apurado pela Polícia Civil, a motivação para o crime seria, o rompimento do relacionamento amoroso que Erinaldo, tivera com a namorada da vítima. Após a prisão, Erinaldo, Diego e Roberto foram recolhidos à carceragem da Delegacia da cidade, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. 



Caixão cheio de drogas é encontrado dentro de carro

Foto: Polícia Rodoviária Estadual/Divulgação

Nesta sexta-feira (27) um homem de 25 anos foi detido durante uma fiscalização de rotina na MG-255, após ser pego transportando droga dentro de um caixão, na cidade de São Francisco de Sales, em Minas Gerais. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), apesar de o veículo ter plotagem com a palavra “translado”, não havia nele o nome de uma possível empresa funerária. De acordo com os PM´s, o rapaz abordado negou ser dono da droga. “Ele apenas disse que foi contratado para transportar um corpo que já estava em decomposição”, contou. Cerca de 90 tabletes de maconha e duas embalagens com haxixe foram apreendidos. Segundo a PRE, durante a abordagem os militares suspeitaram da documentação do corpo que foi apresentada, pois faltava carimbos de órgãos públicos e também da resistência do motorista em querer abrir o caixão. O motorista informou que saiu de Campo Grande (MS) e não deu outros detalhes, permanecendo calado. Os materiais apreendidos e o rapaz foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Itapagipe (MG).



Bezerro nasce com duas cabeças e assusta produtor em Aracatu

Um bezerro nasceu com duas cabeças em uma propriedade rural de Aracatu, Sudoeste da Bahia. O nascimento do mamífero aconteceu na manhã desta sexta-feira (27). Para fazer o parto do animal, o produtor contou com ajuda de amigos. Como o bezerro tinha apenas um pescoço, caso raro na área veterinária, acabou morrendo. "Se não tivesse morrido íamos nos livrar. Era assustador", diz produtor. O caso aconteceu na comunidade de Piabanha. Segundo o Radialista Carlos SIlva, o proprietário logo percebeu que o animal era diferente. "Assim que iniciou os procedimentos, ele percebeu que o bezerro tinha duas cabeças", diz. Conforme as imagens do vídeo, o animal tinha a formação das duas cabeças completas, com olhos, narizes, orelhas e bocas, mas as duas cabeças estavam formadas em um único pescoço. Segundo alguns médicos veterinários que consultamos, a condição deixa a anomalia ainda mais rara. "Isso acontece quando a gestação é de gêmeos e os embriões não são capazes de se separar e gerar dois bezerros separados. Quando isso ocorre, dificilmente o animal consegue sobreviver", disse um deles. O bezerro morreu logo após o nascimento. Um dos vizinhos que gravou o vídeo, contou a nossa reportagem que a situação foi muito inusitada para todos. "Eu até brinquei com o pessoal, caso o bezerro não morresse, a gente ia dar um jeito de se livrar dele. É assustador", brincou. Veja o Vídeo:



Bahia lança terceiro uniforme para a temporada 2017 com homenagem à torcida

(Foto: Divulgação)

O Bahia divulgou nesta sexta-feira (27), seu mais novo uniforme para a temporada 2017. A terceira camisa, predominantemente vermelha, foi inspirada na cor do sangue. O time tricolor vai entrar em campo com a nova vestimenta no próximo dia 5 de novembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na partida contra a Ponte Preta."Mais uma vez fomos buscar na história e nas raízes desse clube tão vencedor a inspiração para lançar um uniforme. O vermelho é o sangue. O vermelho representa o amor, o fogo e a paixão, que são marcas registradas do torcedor do Bahia", afirma o diretor de mercado do clube, Jorge Avancini. A nova camisa do Esquadrão de Aço já está a venda nas lojas oficiais do Bahia com o preço de R$ 239,90.



Brumado: Vereador Palito conquista importante obra para a Comunidade de Bernardo José

O vereador Palito (à direita) comemorando a conquista junto com os moradores do Bernardo José (Foto: Assessoria Parlamentar)

Mesmo estando em seu primeiro mandato parlamentar, o vereador Palito (PSD) já comprovou ser muito combativo na luta em prol das comunidades que ele representa, em especial a da Lagoa Funda. Com uma agenda de trabalho muito produtiva, ele vem obtendo conquistas importantes e, nessa sexta-feira (27), comemorou mais uma, desta feita para a Comunidade de Bernardo José, que está recebendo uma extensão de rede de abastecimento que atenderá inúmeras famílias que, a partir de agora, terão água de ótima qualidade nas torneiras de suas residências. A conquista foi obtida junto ao secretário estadual de agricultura, Vitor Bonfim, que, atualmente está licenciado de suas funções legislativas. "Com muita luta eu consegui essa importante obra para a Comunidade de Bernardo José e tenho muito que agradecer o empenho do secretário Vitor Bonfim que não mediu esforços para que ela viesse a ser executada", declarou o vereador que ainda complementou que "essa extensão de rede beneficiará famílias que muito sofreram com a estiagem e que agora podem usufruir de água de qualidade em suas residências. Realmente foi uma grande conquista que só nos anima a continuar lutando pelas comunidades mais sofridas do meio rural". Na manhã de hoje o vereador Palito visitou as obras e pode comprovar a grande alegria dos moradores por verem um dos seus grandes anseios serem realizados.

Os moradores ficaram muito satisfeitos com a grande conquista (Foto: Assessoria Parlamentar)


Câmara banca viagem de Maia, Zé Rocha e Benito com 9 dias livres

(Foto: Bahia.ba)

Os deputados baianos José Rocha (PR) e Benito Gama (PTB) vão embarcar nesta sexta-feira (27) ao exterior do país. De acordo com a Folha, os parlamentares acompanharão o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A viagem será bancada pelos cofres públicos, mas a Casa ainda não divulgou o custo. O itinerário inclui um roteiro de turismo em Jerusalém e Belém, em Israel, na terça-feira (31), e um dia de “agenda privada” no sábado (4), em Lisboa. A comitiva retorna no domingo (5). Entre os compromissos oficiais, constam um encontro com representantes de empresas israelenses da área de segurança pública e uma reunião com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu. Na Itália, o único compromisso é uma cerimônia no “monumento votivo militar brasileiro”, na cidade de Pistoia, na Toscana, na quinta (2).



'Os moradores de Cristalândia estão à beira da calamidade no abastecimento', afirma vereadora Lia Teixeira que enviou ofício ao MP relatando a situação

A vereadora Lia Teixeira espera que a Embasa resolva a situação da crise hídrica em Cristalândia (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Um dos grandes paradoxos de Brumado, - como em todos os anos no auge da estiagem -, volta à cena e comprova que alguns problemas que aparentam ser de fácil solução se arrastam por anos, trazendo angústia e decepção à muitas comunidades. Este é o caso do moradores do Distrito de Cristalândia, que por sinal é o local que abriga a Barragem de Rio de Contas, a qual, hoje, está com 80% de sua capacidade de reservação e serve, além de Brumado, o município de Malhada de Pedras e várias comunidades rurais da região. Representante legítima do local, ainda mais que é o seu torrão natal, a vereadora Lia Teixeira (PDT), fez um pronunciamento contundente na sessão desta sexta-feira (27), sobre a situação do desabastecimento em que assola os moradores da sede do Distrito de Cristalândia, que segundo a parlamentar "já vivem uma situação que beira a calamidade, pois nem a descarga ecológica, que libera 220 litros por segundo, está mais sendo realizada. Isso mantinha a barraginha que servia a comunidade com água bruta, mas, agora, nem isso está mais acontecendo, sendo que a barragem está com bastante água. Isso aumenta a nossa preocupação e também causa indignação". Muito convicta ela declarou que "isso é uma injustiça muito grande, já que o local é provedor para o abastecimento de milhares de pessoas, além do que a descarga ecológica foi uma exigência que está inclusive no documento original, mas, agora, a empresa não está mais  realizando" e, subindo o tom destacou que "se continuar dessa forma a escola municipal que tem cerca de 600 alunos terá que ser fechada, assim como a Unidade Básica de Saúde". Lia Teixeira ainda informou que "entramos em contato com o chefe do escritório da Embasa em Caetité, Paulo Ledo, o qual nos informou que não é mais prerrogativa dele autorizar a descarga ecológica. Ele nos indicou que procurassemos a Embasa em Salvador, mas, até lá, o povo irá morrer de sede, então, em reunião com a comunidade, decidimos entrar com um ofício no Ministério Público para que a solução fosse dada com urgência, pois realmente a situação já apresenta um início de calamidade".



Whatsapp libera função para deletar mensagens enviadas. Saiba as regras do recurso

'Você só pode anular uma mensagem até cinco minutos após seu envio. Após esse intervalo, a recurso não poderá ser usado', explica o WhatsApp.

Uma função muito aguardada no WhatsApp, finalmente está começando a ser liberada aos usuários. O recurso “Anular” chega para deixar que você apague mensagens enviadas — diferente da capacidade atual, se você apagar uma mensagem de alguma conversa no seu celular, ela também será apagada do celular do destinatário. Porém, existem algumas “regras” para isso. “O recurso Anular permite que você anule uma mensagem específica enviada para um grupo ou para uma conversa individual. Você só pode anular uma mensagem até cinco minutos após seu envio. Uma vez que os cinco minutos se passaram, não há nenhuma maneira de anular a mensagem”, explica o WhatsApp.Isso significa que, se você enviar alguma mensagem, tem até cinco minutos para considerar se realmente quer apagar ou não o que escreveu. A novidade já está listada na área de FAQ no site oficial do WhatsApp e, ao que tudo indica, os usuáros vão começar a receber a funcionalidade entre as próximas semanas. “As mensagens que você anular com êxito desaparecerão das conversas dos seus contatos. Da mesma forma, se você vir ‘Esta mensagem foi anulada’ em uma conversa, isso significa que o remetente anulou a mensagem dele”, diz o WhatsApp deixando claro que, apesar de você conseguir apagar a mensagem, o destinatário vai saber do sumiço por causa da mensagem automática que fica no mesmo espaço.



Rompimento de cabos afeta telefonia e internet em estados do Norte e Nordeste

(Foto: G1)

O rompimento de cabos de fibra ótica afetou os serviços de telefonia e internet em estados do Norte e Nordeste do país desde a última terça-feira (24). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras cujos serviços forem interrompidos devem ressarcir seus clientes pela interrupção no fornecimento de serviços, mesmo que este tenha sido causado por terceiros. A situação mais grave foi registrada no Acre, onde, segundo o diretor do Procon do estado, Diego Rodrigues, houve um apagão geral das telecomunicações na quarta-feira (25) e quinta-feira (26). “Todas as operadoras ficaram sem sinal de telefonia em todo o estado, ocasionando uma série de prejuízos aos serviços públicos, às empresas e aos consumidores em geral”, disse Rodrigues à Agência Brasil. O órgão de defesa do consumidor acriano já notificou a Oi, a Claro, a Tim e a Vivo para que informem as causas do problema no estado. “Até o momento, o que sabemos, extraoficialmente, é que teria havido o rompimento de um cabo. Mas aguardamos por um posicionamento oficial e, de acordo com as respostas, instauraremos um processo administrativo que pode resultar na aplicação das multas previstas no Código de Defesa do Consumidor”. Segundo o diretor do Procon, interrupções no fornecimento dos serviços de telefonia e internet são frequentes no Acre. “É um problema recorrente. Os serviços, apesar de caros, são péssimos. Orientamos os consumidores que tiverem prejuízos ou se sentirem desrespeitados a procurarem o Procon e formalizarem uma queixa para tentarmos obter a devida reparação e para termos elementos para solicitar maior rigor da Anatel na fiscalização das operadoras”. Na noite dessa quinta-feira (26), a Oi confirmou a Agência Brasil que seus serviços também foram afetados em partes das regiões sul e leste dos estados do Maranhão e Pará. Mais cedo, a operadora já tinha relatado que os serviços de telefonia móvel, banda larga e telefonia fixa interurbana tinham sido interrompidos nos estados do Acre e de Rondônia. A empresa informou que todos os casos foram provocados pelo “rompimento de cabos de fibra ótica da operadora, causado por terceiros”.



Arena Safadão: Chegou o grande dia da alegria

A contagem regressiva para o maior evento de Brumado e região deste ano de 2017 já chegou ao fim, já que é hoje (27) que acontece a Arena Safadão no Parque de Exposições Gilson Brito. Os milhares de fãs do maior fenômeno da música brasileira, o incrível Wesley Safadão, já estão nos últimos preparativos para se encontrar com o seu ídolo maior. A megaestrutura e a logística fantástica que envolve o evento já está toda montada e a energia na cidade é de alto astral. Os portões serão abertos pontualmente às 22h, então é bom chegar antes para evitar filas. Também estarão se apresentando as Donas de Bar e o cantor Gabril Diniz e para quem for curtir a festa no Camarote Prime, terá o cantor brumadense Rafa Dias como atração musical. Então você que ainda não adquiriu o seu ingresso, ainda dá tempo, é só ir a um dos postos de venda: Academia Power Gym - Perfil Modas - Posto Meira Tiazinha Distribuidora - Boutique Sandes e no Villas. Arena Safadão, um evento com a marca Nacional Veículos, AllanBick Produções e Entretenimento, EdyShow Produções Artísticas, Só Legal, Ney Eventos e Empreendimentos e Beto Bonelly Produções.



Fifa reconhece títulos mundiais de clubes brasileiros a partir de 1960

(Foto: Estadão Conteúdo)

A Fifa reconheceu como oficiais os títulos mundiais obtidos por clubes sul-americanos e europeus entre 1960 e 2004. Mas deixou de fora torneios como os de 1951, vencidos pelo Palmeiras. Nesta sexta-feira, em reunião do Conselho da Fifa realizada na Índia, a entidade aprovou a proposta da Conmebol e, assim, espera colocar fim a uma polêmica que dura anos. Em 2014, o ex-presidente Joseph Blatter atendeu a um pedido do ex-ministro dos Esportes, Aldo Rebello, e enviou uma carta reconhecendo o título de 1951 como sendo uma conquista mundial para o Palmeiras. Neste ano, porém, a Fifa esclareceu que, ainda que reconhecesse o valor das disputas passadas, apenas poderia reconhecer como "oficial" os torneios promovidos por ela. Isso significava que não apenas o de 1951 estava descartado, mas também as disputas entre sul-americanos e europeus entre 1960 e 2000, inclusive em Tóquio. A Conmebol decidiu reagir e pedir oficialmente que o assunto fosse reconsiderado. Mas mesmo a entidade sul-americana reconhece que não tinha argumentos para defender que torneios antes de 1960 fossem considerados como oficiais. Alejandro Domingues, presidente da entidade, explicou ao Estado que o ano de 1960 foi escolhido por conta do início também da Taça Libertadores das Américas e que define quem era o representante da região numa disputa mundial. Em 2014, o ex-presidente Joseph Blatter atendeu a um pedido do ex-ministro dos Esportes, Aldo Rebello, e enviou uma carta reconhecendo o título de 1951 como sendo uma conquista mundial para o Palmeiras. Neste ano, porém, a Fifa esclareceu que, ainda que reconhecesse o valor das disputas passadas, apenas poderia reconhecer como "oficial" os torneios promovidos por ela. Isso significava que não apenas o de 1951 estava descartado, mas também as disputas entre sul-americanos e europeus entre 1960 e 2000, inclusive em Tóquio. A Conmebol decidiu reagir e pedir oficialmente que o assunto fosse reconsiderado. Mas mesmo a entidade sul-americana reconhece que não tinha argumentos para defender que torneios antes de 1960 fossem considerados como oficiais. Alejandro Domingues, presidente da entidade, explicou ao Estado que o ano de 1960 foi escolhido por conta do início também da Taça Libertadores das Américas e que define quem era o representante da região numa disputa mundial. Com o reconhecimento oficial da Fifa, portanto, são campeões mundiais pelo Brasil o Flamengo, Grêmio, São Paulo e o Santos de Pelé. Corinthians, com os Mundiais de 2000 e 2012, e o Inter-RS com o de 2006, já eram oficialmente reconhecidos. 



Cena Urbana: Moradores relatam que a Praça dos Meira está abandonada, eles esperam por revitalização do local

Os moradores relatam que a praça está esquecida e abandonada e devido à sua importância histórica merece ser revitalizada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diz o ditado que "água mole em pedra dura, tanto bate que até fura", então, baseado nisso e tendo ainda como aliada a história da Praça do Jurema, que depois de tantos insistentes apelos foi totalmente reformada, os moradores de outro local saudoso em Brumado, a Praça dos Meiras, que fica bem no centro da cidade e hoje é rodeada por modernas clínicas e laboratórios, iniciaram uma campanha para a reforma do equipamento público, ou, até mesmo a construção de uma nova praça, totalmente moderna e adequada aos padrões da arquitetura contemporânea. O local que já foi encontro de casais e também da famosa paquera nos anos 70 e 80, agora, está esquecido e muito pouco frequentado. Segundo os moradores que entraram em contato com o 97NEWS, já tem mais de 20 anos que eles acalentam esse sonho da reestruturação, mas, até o momento, ninguém se despertou para a questão. Então fica aqui o apelo dos moradores aos governantes para que possam desenvolver e operacionalizar um projeto de modernização da charmosa, porém esquecida, Praça dos Meira.

O local que já foi muito frequentado, hoje está esquecido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Vivo é acusada de 'sabotar' cabeamento de provedores concorrentes em Conquista

Vendedores da Vivo estariam ainda assediando clientes “prejudicados”. Duas empresas estão protocolando processos contra a operadora na Vara dos Juizados Especiais Cíveis (Fotos: Reprodução)

A reportagem do Blog do Marcelo foi procurada pela assessoria jurídica de dois provedores de internet, que já atuam há alguns anos em Vitória da Conquista. O objetivo é denunciar uma suposta prática de “sabotagem” que vem ocorrendo na infra-estrutura destas empresas. Elas pediram sigilo na divulgação de suas marcas. Advogados relatam que, desde quando a Vivo começou a instalar sua fibra ótica, o cabeamento destes provedores estariam sendo deliberadamente danificados pelos técnicos da operadora. A denúncia é de que os cabos são arrancados, deixando diversos clientes sem internet. Em seguida, vendedores da própria Vivo entram em contato com estes clientes prejudicados, oferecendo seu serviço de internet.



'É uma calamidade', relatam moradores de Rio do Antônio e Ibitira que já vivem o 'fantasma' do colapso no abastecimento

A cidade está ficando cada vez mais vazia, pois muitos moradores estão buscando outros municípios com medo do pior (Foto: 97NEWS)

O grande desafio da região semiárida da Bahia é suprir o histórico déficit hídrico de centenas de cidades que ainda não foram contempladas com barragens ou sistemas adutores. O município de Rio do Antônio, que fica localizado na região sudoeste, é um dos que ainda vive os assombros do "fantasma" do desabastecimento, o qual está já está protagonizando um "filme de terror" para a sua população, já que, segundo relato de moradores enviados ao 97NEWS, já tem mais de 20 dias que não cai água nos reservatórios residenciais. Um dos locais também que vem sofrendo muito, apesar de ficar às margens da BR-030, é o Distrito de Ibitira, que ainda pertence ao município e também já tem relatos de mais de 15 dias que também não recebe água. A bronca contra a Embasa é cada vez maior, pois os moradores alegam que já fizeram vários relatos à Ouvidoria do órgão, mas, até o momento nenhuma providência foi tomada. Um dos relatos mais impressionantes foi de uma professora que citou que "está ficando impossível conviver com uma situação dessas. Deixo aqui o meu apelo, pois tenho em casa uma idosa de 92 anos, que está acamada e não pode receber a sua higiene pessoal, pois a água no reservatório de minha casa está no limite. Que a Embasa tenha compaixão de nós". Os relatos apontam que a situação já é de calamidade e que, se nada for feito com urgência, a situação poderá ficar muito grave, já que casos de cólera podem ocorrer pelo consumo de água imprópria.

A preocupação dos moradores é cada vez maior, assim como a procura à Embasa, mas até o momento o problema não foi resolvido (Foto: 97NEWS)


Tiago Amorim intensifica sua agenda política na busca de lançar candidatura a deputado estadual em 2018

O advogado Tiago Amorim ao lado do senador Otto Alencar em recente encontro em Salvador (Foto: 97NEWS)

Reconhecido como um dos advogados mais brilhantes desta nova geração, Tiago Amorim, já há um bom tempo vem demonstrando o seu forte DNA político, tanto que atualmente é o presidente do PSD de Brumado, que é um dos partidos que está numa curva de ascensão muito positiva em todo o país. Buscando dar continuidade ao seu planejamento que visa o lançamento de uma candidatura a deputado estadual nas eleições de 2018, ele esteve recentemente em Salvador, onde manteve um encontro com o senador Otto Alencar, que é presidente estadual do PSD. O 97NEWS entrou em contato com o advogado que destacou que "o encontro foi muito produtivo e voltei para Brumado ainda mais otimista, já que o senador Otto garantiu que o PSD irá viabilizar novas candidaturas". Ele ainda fez questão de declarar que "somos carentes de representantes para Brumado e diante de tantos escândalos de corrupção, corroborado pelo atual estado em que se encontra a política nacional, fica evidente a necessidade de mudanças profundas" e emendou em tom confiante dizendo que "então, diante disso, os nossos planos para buscar uma renovação política em nossa cidade estão cada vez mais sólidos e, se for para transformar positivamente a nossa cidade, eu serei sim candidato a Deputado Estadual e, posso garantir, que tudo caminha para isso acontecer”.



VIROU FUMAÇA: 10 mil pés de maconha são queimados às margens do Rio São Francisco

Foto: divulgação/SSP

Cerca de 10 mil pés de maconha foram incinerados no município de Abaré, a 544 km de Salvador. A ação foi realizada por agentes do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso) durante a manhã desta quinta-feira (26/10) na localidade conhecida como Ibózinho, às margens do Rio São Francisco. O comandante da unidade, tenente-coronel Carlos Humberto Moreira, responsável por operações que visam a repressão ao tráfico de drogas na região, “foi o serviço de inteligência da unidade, através de levantamento de informações na investigação em áreas propícias ao cultivo, que localizou a plantação”. O proprietário rural da área ainda não foi localizado e parte do material, coletado como amostra para análise pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), foi entregue na Delegacia Territorial local.



MPF-BA solicita instauração de inquérito da PF sobre suposta fraude em concurso da Ufba

Polícia Federal investiga suposto esquema de fraude em concurso da Ufba | Fernando Vivas | Ag. A Tarde |

O suposto esquema de fraude no Concurso para servidor técnico-administrativo da Univerdade Federal da Bahia (Ufba), cujas provas acontecem neste domingo, 29, será investigado pela Polícia Federal da Bahia (PF-BA). O Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) requisitou nesta quarta-feira, 25, a instauração do inquérito para o início das investigações, que envolve uma organização criminosa especializada na venda de gabaritos e provas de concursos em todos o país. Ainda nesta quarta, o MPF distribuiu as representações para o 4º Ofício Criminal, sob atuação do procurador Oliveiros Guanais, na área criminal, e também já solicitou outra distribuição de representação para a área cível, a quem caberia a decisão sobre a possibilidade de cancelamento ou adiamento do certame. A suspeita de fraude no concurso da Ufba veio à tona após a Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), deflragrar nova fase da Operação Gabarito, que investiga uma rede especializada neste tipo de crime. Durante a operação, a DDF descobriu a atuação dos criminosos no concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) por meio da interceptação de conversas no WhatsApp envolvendo um dos líderes da organização. Outras conversas pelo mesmo aplicativo apontam que a quadrilha também atuaria na prova da Ufba, em Salvador. Até o momento, o concurso está mantido para acontecer neste domingo, 29, com a participação de 72.066 candidatos.





Presidente da Câmara de Correntina e quatro vereadores são presos; grupo pediu propina de R$ 50 mil a prefeito

Mandados foram cumpridos na Câmara Municipal de Veradores de Correntina (Foto: Arquivo Pessoal)

A operação "Último Tango", deflagrada nesta quinta-feira (26) pelo Ministério Público estadual (MP-BA), prendeu o presidente da Câmara de Vereadores do município de Correntina, oeste da Bahia, Wesley Campos Aguiar, conhecido como Maradona, e mais quatro vereadores da cidade, que não tiveram nomes divulgados. Segundo a promotoria, todos os presos estão envolvidos na formação de organização criminosa suspeita de fraudar processos licitatórios e contratos na cidade e desviar verbas públicas mediante pagamento de gratificações indevidas a servidores. O grupo também teria feito exigências ilícitas ao prefeito da cidade, inclusive a entrega de propina de R$ 50 mil para alguns vereadores em troca da aprovação de projetos de lei. A reportagem tentou falar com a câmara de vereadores, mas não conseguiu contato. Também não foi localizado um representante da prefeitura até a publicação desta reportagem. Foram cumpridos, no total, quatro mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e três de condução coercitiva. Os mandados foram expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organizações Criminosas de Salvador. As polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal auxiliaram no cumprimento dos mandados. A investigação do MP-BA foi feita por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Investigação (CSI), Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caocrim), Centro de Apoio Operacional de Proteção às Promotorias de Proteção da Moralidade Administrativa (Caopam).



Polícia Federal cumpre mandados de prisão temporária no Ministério do Turismo

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26/10) a Operação Lavat, que é um desdobramento da Operação Manus, deflagrada em junho deste ano contra organização criminosa que praticava lavagem de dinheiro e fraudes em licitação pública. Um dos mandados foi cumprido no Ministério do Turismo, na sala do assessor Norton Domingues Masera. De acordo com os investigadores, durante a análise do material obtido na primeira operação foram encontradas “fortes evidências” de que outras pessoas ligadas à mesma organização criminosa deram continuidade à pratica de crimes como lavagem de dinheiro e ocultação de valores para o chefe do grupo. De acordo com a PF, cerca de 110 policiais federais cumprem 27 mandados judiciais, sendo 22 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e dois de condução coercitiva em Brasília e, também, em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, São José do Mipibu e Angicos – cidades localizados no Rio Grande do Norte. O Ministério do Turismo informou, por meio de nota, que o servidor será exonerado e que vai colaborar com a Polícia Federal “para que os fatos sejam apurados com correção”. A PF informa ainda que identificou esquema criminoso que fraudava licitações em diversos municípios do Rio Grande do Norte para obter contratos públicos. As fraudes somam cerca de R$ 5,5 milhões “para alimentar a campanha ao governo do estado de 2014”. Dentre os investigados na operação de junho que deu origem à Lavat, está o ex-ministro do Turismo Henrique Alves, atualmente detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A Operação Manus investigou atos de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal. Na época em que foi deflagrada, a operação estimava que o superfaturamento da obra chegou a R$ 77 milhões.