ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2017"

Vereadora Lia Teixeira participa de cerimônia de entrega dos certificados do PROERD

A vereadora Lia Teixeira fez parte da mesa diretora dos trabalhos (Foto: Assessoria Parlamentar)

Dando continuidade à sua agenda produtiva, a vereadora Lia Teixeira (PDT), participou na noite da última sexta-feira (06) da cerimônia de entrega dos certificados dos alunos de escolas públicas e particulares que participaram do PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência. O programa que é considerado um marco na história da instituição vem sendo desenvolvido pela 34ª CIPM, que ao longo dos últimos anos buscou sempre dar uma dimensão cada vez mais às metas propostas, principalmente na área preventiva, ainda mais que o consumo de substâncias entorpecentes por parte de adolescentes vem tendo uma alta preocupante, o que vem sendo um grande desafio para os governantes. Mostrando uma sintonia fina com o escopo de projeto, a vereadora fez questão e enaltecer a ação ao citar que "parabenizo a 34ª CIPM, que não tem medido esforços para aproximar da comunidade e desenvolver nas escolas do nosso município, esse programa de caráter social e preventivo e que tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência". Ela ainda destacou que "no Proerd é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos, além de inserir nessas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades ao mesmo tempo em que estão ajudando a se prepararem para que no futuro tenhamos uma geração consciente do exercício de sua cidadania.Parabéns à Polícia Militar!!!".

A vereadora Lia Teixeira ao lado do seu esposo, o experiente advogado Arivaldo Marques do Espírito Santo e o capitão Delmondes, coordenador do Proerd em Brumado (Foto: Assessoria Parlamentar)


Empresário preso pela PF foi denunciado por marido traído que encomendou sua morte

Fabricante de suplementos ilegais, Ricardo Peixoto levou 5 tiros após caso com mulher casada; companheiro dela contratou 5 advogados para investigá-lo (Fotos: Reprodução)

O empresário Ricardo Peixoto da Silva (37), preso nesta segunda-feira (9) suspeito de fabricar e comercializar suplementos alimentares de forma clandestina, sofreu uma tentativa de homicídio em 2016. O crime foi motivado por ação passional, mas foi o que desencadeou a investigação da Polícia Federal (PF) que fez ele passar de vítima a prisioneiro. Segundo investigadores, Ricardo tinha um relacionamento com uma mulher casada. Os dois frequentavam a mesma academia, em Feira de Santana, o que teria facilitado os encontros, mas o marido traído descobriu e mandou matar o amante. Ele foi baleado cinco vezes, mas as balas não acertaram órgãos vitais e, por isso, sobreviveu ao ataque. Ainda inconformado, o marido contratou cinco advogados para passar uma lupa na vida de Ricardo. O objetivo era encontrar alguma irregularidade que pudesse complicar o empresário com a polícia. Depois das ‘investigações’, os advogados descobriram que Ricardo estava fabricando suplementos de forma clandestina e denunciaram o empresário para a PF. Um dos federais que acompanham o caso contou que a denúncia foi o que deu início para descobrir outros crimes do empresário. “Esse tipo de caso não é investigado pela Polícia Federal, mas sempre que recebemos uma denúncia verificamos quem é o denunciado. Quando levantamos as informações sobre Ricardo, descobrimos que ele estava fraudando o sistema financeiro e, por isso, a corregedoria (da PF) determinou que fosse aberta uma investigação”, contou o policial.  Ainda segundo a fonte, atualmente o empresário estava tendo um relacionamento com outra mulher comprometida, também em Feira, e foi ameaçado por conta disso. Ricardo já estava cumprindo pena por outro crime quando foi preso nesta segunda. No dia 5 de agosto, policiais federais prenderam o empresário por uso de moeda falsa. Ele também estava sendo investigado por falsificação de documentos. A justiça determinou que ele pagasse pelo crime prestando serviços comunitários e, por isso, ele estava em liberdade quando a polícia cumpriu o mandado de prisão preventiva. Segundo a PF, Ricardo estava fabricando suplementos de forma clandestina em uma casa alugada, em Feira de Santana. Além dos insumos comuns nos suplementos, ele manipulava duas substâncias proibidas por lei: cafeína e glutamina. O empresário não tem autorização da Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) para usar as dois materiais. A polícia informou que ele vendia os suplementos em Feira de Santana e para seis academias em Salvador. Os nomes dos locais não foram divulgados. 



Câmara de Vereadores de Ituaçu aprova Moção de Aplauso aos funcionários e outra de Protesto à Itaguarana

A aprovação por parte dos vereadores foi unânime (Foto: 97NEWS)

A Câmara de Vereadores de Ituaçu aprovou, por unanimidade dos seus membros, na sessão ordinária da última sexta-feira, dia 06, a Moção de apoio aos funcionários da Itaguarana que estão em greve há 27 dias, por conta de atrasos no pagamento de salários e, concomitantemente, outra Moção de Protesto contra a empresa. Na justificativa os vereadores argumentaram o descumprimento das leis trabalhistas, a insensibilidade dos diretores da empresa para com os funcionários e ex-funcionários que deram seu suor para construir o império que representa o grupo Nassau controlador da |ttaguarana e com isso fazendo com que tenham a credibilidade violentada e não tendo mais condições de cumprir com suas obrigações como cidadãos, bem como colocando em risco o sustento de suas famílias. O presidente do Sindmine, Édio Pereira, que esteve presente à Sessão do Legislativo do dia 29 de setembro, solicitando apoio dos edis, fez questão de agradecer aos vereadores pelas Moções, registrando que esta manifestação pública é de suma importância para a luta dos funcionários que querem apenas a garantia dos seus direitos, principalmente dos salários que estão atrasados. Segundo o presidente Édio Pereira, “em assembleia realizada ontem pela manhã na portaria da Unidade industrial, os trabalhadores decidiram manter a paralisação que no próximo dia 12 completará 30 dias, até que a empresa apresente uma proposta de quitação dos salários em atraso”.

 



CCJ pode votar na quarta autorização para arma de fogo em área rural

(Foto: Reprodução)

Projeto que sugere mais uma alteração no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) — a lei que regula o comércio e o porte de armas de fogo no país — deve ser votado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na próxima quarta-feira (11). O PLS 224/2017, do senador Wilder Moraes (PP-GO), visa a autorizar a aquisição de uma arma de fogo de uso permitido por residentes em áreas rurais. De acordo com o autor, em geral as áreas rurais do país estão distantes dos postos policiais, o que deixa seus moradores vulneráveis a ataques de criminosos e animais silvestres. Com o apoio do relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), o projeto receberá decisão terminativa. Se aprovado, seguirá para exame na Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação no Plenário do Senado. O texto impõe condições para os residentes na zona rural conquistarem o direito à posse de arma. Além de serem maiores de 21 anos, eles precisarão apresentar documento de identificação pessoal, comprovante de moradia em área rural e atestado de bons antecedentes. Desde a adoção do Estatuto do Desarmamento, mais de 20 pontos do texto original já foram alterados, quase sempre para tornar menos rígidas as regras que tinham como objetivo regular e restringir o porte de armas de fogo. O debate sobre controle de armas voltou a ter destaque em todo o mundo depois do recente massacre na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, considerado o maior da história daquele país. O autor, Stephen Paddock, usando rifle, matou 58 pessoas que participavam de show musical. Alterações no texto do estatuto são defendidas em muitos outros projetos em tramitação, tanto no Senado quanto na Câmara. Há propostas que buscam até mesmo eliminar de vez essa norma do sistema jurídico, caso do projeto de decreto legislativo (PDS 175/2017) do próprio Wilder Moraes, que sugere plebiscito sobre a revogação do estatuto.



Proprietários tem até o próximo dia 17 para emplacar 'cinquentinhas', alerta o Detran

Lei federal obriga que motos fabricadas até julho de 2015 não poderão mais circular sem placas. Habilitação também passará a ser exigida.

Os proprietários de ciclomotores de 50 cilindradas, conhecidos como ‘cinquentinhas’, fabricados antes de 31 de julho de 2015, devem emplacar os veículos no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) até o próximo dia 17. A medida está prevista na lei federal 13.154, que estabelece o registro obrigatório do ciclomotor junto aos Detrans. A resolução 555, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), regulamentou o serviço e estabeleceu o prazo, que termina em nove dias. As motos vão passar a constar na Base de Índice Nacional (BIN), onde ficam cadastrados os dados de todos os veículos que circulam no país. As ‘cinquentinhas’ fabricadas em outros períodos começaram a ser comercializadas já cadastradas.



Empresário fez fortuna dando golpe na CEF e vendendo suplemento ilegal

(Fotos: Reprodução)

Foi preso no município de Feira de Santana, o empresário Ricardo Ribeiro Peixoto teve três imóveis bloqueados, além de três veículos e uma lancha apreendidos durante a Operação Hedonikos, que foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (9). A operação pôs fim a uma vida de luxo e ostentação, principalmente nas redes sociais, fruto de golpes contra CEF e a venda de suplementos clandestinos. Alvo de prisão preventiva, Ricardo Peixoto é investigado por suposta atuação na fabricação clandestina de suplementos alimentares, que eram distribuídos para toda a região Nordeste por meio da XPand Nutrition. A reportagem não conseguiu contato com a empresa. Mais de cinco toneladas de suplementos foram apreendidas durante a operação. Além da prisão do empresário, a PF diz que também cumpriu outros três mandados de conduções coercitivas. Os nomes dos alvos não foram divulgados.



Bahia: Seis anos após início, obras de construção da FIOL Oeste-Leste não chegam a 30% do previsto

Foto: Antonio Carlos l TV Oeste

As obras de construção da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), que começaram em 2011, ainda não chegaram a 30% do previsto para os lotes do oeste da Bahia, seis anos após início das obras. A informação é da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, responsável pelo empreendimento. Ainda segundo a empresa, a construção não foi concluída por falta de verbas. A Fiol vai ligar Figueirópolis, no Tocantins, ao porto de Ilhéus, no sul da Bahia. Conforme o projeto, serão 1.526 km de extensão. Na Bahia, as obras da Fiol são divididas em FIOL 1 (Ilhéus/ Caetité) e FIOL 2 (Caetité/ Barreiras). Dos 12 lotes da obra, oito passam pela Bahia, sendo três deles na região oeste, onde a ferrovia é uma esperança para o escoamento de grãos. Conforme a Valec, aprevisão do custo total da ferrovia na Bahia é de R$ 6,4 bilhões. Os outros cinco lotes se dividem entre as cidades de Brumado e Caetité, no sudoeste do estado, e Ilhéus. Nesse trecho, a obra já chegou a 71,8% do total. No canteiro de obras no oeste da Bahia, muitas máquinas e tratores estão parados. O trabalho feito na região tem sido de terraplanagem e compactação do solo. 

No canteiro de obras no oeste da Bahia, muitas máquinas e tratores estão parados.

Em 2011, quando a ferrovia começou a ser construída, mais de 500 funcionários trabalhavam no local, enquanto hoje só tem 100. Em 2013, em um seminário de lançamento da Ferrovia, em Barreiras, a Valec e o governo do estado anunciaram que a obra toda estaria pronta em 2014. Contudo, com a falta de dinheiro, a obra praticamente travou e o ritmo de construção foi diminuindo. O término da construção do lote sete, que possui 160 Km de extensão e passa por São Desidério, Barreiras e Santa Maria da Vitória, estava previsto para agosto deste ano. Contudo, apenas parte da terraplanagem foi feita e, mesmo assim, segundo a empresa responsável, o serviço não passa de 23% do previsto. Quando concluída, a FIOL deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo. Quanto ao mercado interno, segundo a Valec, a ferrovia deve provocar estímulos, à medida que oferecerá custos menores para as trocas dos produtos regionais. A Fiol é uma obra do Governo Federal, e o Governo da Bahia é agente fomentador do processo de concessão da ferrovia. Por meio de nota, o governo da Bahia informou que vem trabalhando no sentido de mobilizar e encontrar soluções para continuar as obras na Bahia.

A FIOL deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo.


Brumado: Homem registra B.O contra sua mulher, após ela ter ido à casa da amante e ter quebrado o parabrisa do seu veículo

(Imagem Ilustrativa)

O índice de traições conjugais, segundo estudos mais recentes, continua aumentando, ainda mais com o advento das redes sociais, que teria facilitado o acesso ao "proibido e perigoso". Em Brumado, não é diferente, inclusive, existem aqueles que apontam que a tradicional "pulada de cerca" é uma prática cada vez mais comum, o que, se comprovado, mostraria que a infidelidade conjugal está em alta na terra no minério. Foi justamente numa dessas "puladas de cerca", que um homem, com mais de 50 anos, acabou, por volta das 20h deste domingo (08), num bairro da cidade, tendo o parabrisa dianteiro do seu veículo destruído pela sua mulher, que, em fúria, teria desferido um golpe certeiro no carro que estava estacionado em frente à casa da amante. O episódio acabou virando caso de polícia, já que o homem, indignado registrou um B.O (boletim de ocorrência) contra a sua mulher, a qual, posteriormente foi à delegacia e confessou que teria dado um tapa no referido parabrisa de forma não intencional, mas que o mesmo acabou trincando. No campo artístico tem um slogan que "trair e coçar é só começar", mas que se pense muito bem antes de cometer o popular adultério, pois as consequências podem ser muito mais graves do que um parabrisa quebrado.



Bahia avança na contramão do retrocesso de Temer, diz Zé Raimundo

(Foto: Divulgação)

Contrapondo o retrocesso social imposto pelo governo Temer, que entristece a nação, as ações do governo Rui Costa na Bahia são motivos de alegria para os baianos, segundo comparou o deputado estadual Zé Raimundo (PT), ao repercutir no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia a recuperação e construção de estradas, com ênfase na assinatura de contrato, feita pelo governador na manhã de hoje (09), sobre a duplicação da BR-415, no trecho de 18 quilômetros que separam Ilhéus de Itabuna. A intervenção vai oferecer mais conforto e mais segurança para os mais de 511 mil baianos que circulam pela BR-415 e também por Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Zé Raimundo falou de outras iniciativas do Governo Estadual em resposta aos pleitos da população, citando como exemplo a região de Itapetinga, que visitou no final da semana passada. “O grande desejo neste momento é a continuação da recuperação das estradas”, disse o deputado, destacando que o governador Rui já autorizou a obra que liga o município de Potiraguá à BR 101, artéria fundamental para o trânsito das pessoas que vão para o sul da Bahia, saindo da Chapada Diamantina e planalto de Vitória da Conquista. Chamando atenção também para a recuperação do trecho da rodovia BA-262 que liga os municípios de Poções e Nova Canaã, no Centro-Sul da Bahia, Zé Raimundo aproveitou para agradecer ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e ao diretor do antigo Derba, Saulo Pontes, pela atenção dada aos pleitos defendidos pelo seu mandato, em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira. “Mesmo com a tentativa do Temer, do PMDB, PSDB e do DEM de destruírem as conquistas sociais, nós resistimos”, criticou o parlamentar que aproveitou para reforçar os pleitos apresentados também para intervenções nas estradas que ligam Mortugaba e Condeúba, Macarani e Itarantim, e  Licínio de Almeida a Urandi.  



Brumado: Após a recuperação, Tibério Meira está sem sinalização horizontal; o risco maior são as lombofaixas

A falta de sinalização horizontal na lombofaixa em frente a agência da CEF está confundindo principalmente os idosos na hora de atravessar a via (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação precária na trafegabilidade da Rua Coronel Tibério Meira, que fica bem no centro de Brumado, sendo uma das mais movimentadas da cidade, começou a ser solucionada neste domingo (08) com a realização das obras de recuperação da via, as quais tiveram uma avaliação positiva por parte da população. Agora, um novo desafio se apresenta, que é questão da urgência da instalação da sinalização horizontal, já que, principalmente, as lombofaixas estão sem as imprescindíveis faixas de segurança e de alerta aos condutores, o que aumenta sobremaneira o risco de acidentes. Buscamos contato com o secretário de infraestrutura, o engenheiro André Cardoso, que responde interinamente pela superintência de trânsito, para obter informações sobre quando será realizado o serviço, mas não obtívemos êxito. Nas redes sociais já foi lançado o clamor nesse sentido, pois, em especial, os pedestres estão muito confusos, como foi observado pela equipe do 97NEWS nesta segunda-feira (09). Para evitar riscos seria bom que agentes de trânsito fossem colocados no local para orientar pedestres e condutores. 

Os pedestres correm riscos ao atravessar a via sem a devida sinalização (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Mais uma motociclista é vítima de assaltantes entre o Santa Tereza e o Olhos d'Água; desta feita a moto foi recuperada pela Polícia

Em cerca de 50 minutos, dois assaltos aconteceram no mesmo local (Fotocomposição: 97NEWS)

Os indícios apontam que a divisa entre os bairros Santa Tereza e Olhos d'Água é o local preferido atualmente para os ladrões de moto em Brumado. Essa possibilidade foi corroborada em dois episódios que aconteceram no último sábado (07), onde, primeiramente uma mulher foi vítima de uma dupla tendo a sua CG 150 preta levada por volta das 14h50m. Cerca de uma hora depois, outra motociclista, foi a próxima vítima, possivelmente, da mesma dupla, a qual estava numa moto preta. Segundo informações colhidas pela nossa equipe, os bandidos deram voz de assalto e levaram a motocicleta, uma CG Fan 150 vermelha de placa policial OUP 5651 - Brumado - Bahia. As características dos meliantes é que os dois eram altos, estavam com blusa preta e calças jeans e não apresentaram armas de fogo durante a execução do delito. Só que, desta feita, diferentemente do primeiro caso, a motociclista teve o seu veículo logo recuperado pela Polícia Militar. As investigações já estariam avançadas e a dupla poderá ser presa em breve.



Bela e Determinada : Deputada 'tucana' protesta contra machismo histórico na Câmara Federal

O protesto feito pela deputada federal Shéridan acabou ecoando na mídia nacional (Foto: Reprodução)

A deputada federal Shéridan (PSDB-RR), devido à sua formosura,  sempre atraiu olhares sobre si, já que a sua beleza é realmente radiante. Mas, a contemplação, que é provocada por um misto de deusa grega com a mulher brasileira, acabou indo para o campo reprovável do machismo, já que, segundo a parlamentar, ela teria recebido "gracejos" indecorosos por alguns de seus pares, o que acabou chamando ainda mais atenção sobre a Reforma Política, já que, a tucana é rival política do senador Romero Jucá (PMDB-RR), além do fato dela ser a relatora da proposta que ficou conhecida como PEC da Shérican, que a partir do próximo ano cria uma cláusula de barreira e põe fim às coligações em 2020. A deputada também criticou o processo dizendo que houve uma inversão de prioridades na reforma política e que o financiamento de campanha se tornou a parte mais importante". Com um número ainda muito limitado de mulheres, apesar dos avanços na legislação que vem buscando a igualdade participativa, a Câmara Federal, para muitos, ainda é um "antro encubado" do machismo histórico que sempre "azeitou" a sociedade brasileira. 



Ótica Fabíola é inaugurada em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

A Ótica Fabíola foi inaugurada na manhã do último sábado (7), na Rua Dr. Mário Meira (em frente ao Bradesco), centro de Brumado, com promoções especiais em óculos receituários e de sol. A inauguração foi abrilhantada com a participação de vários clientes e um saboroso coquetel. A gerente da ótica, Fabíola Coqueiro, afirmou que a loja é diferente das outras, porque possui um visual moderno, e isso faz com as pessoas se sintam bem. Outro grande potencial, é o atendimento ao cliente. “O nosso foco é o atendimento, fazendo com que o cliente fique a vontade. Na semana de inauguração haverá promoções maravilhosas", destacou. A Ótica Fabíola entra no mercado com marcas exclusivas e com a proposta de oferecer aos seus clientes os melhores preços da cidade. A empresária conta que o novo empreendimento chega com a previsão de crescimento e um trabalho feito para que desponte em Brumado. "Escolhemos o centro de Brumado para inaugurar a ótica para acompanhar a escolha do consumidor, porque quem procura óculos vem para o centro comercial da cidade. A inauguração deste sábado, superou as expectativas”. Declarou a empresária. Ótica Fabíola, trazendo novidades em óculos de grau, armações de receituário, e belíssimos óculos de sol. Antes de comprar os seus óculos, faça-nos uma visita, você vai gostar. Descontos especiais à vista. Recebemos cartões de crédito. Ótica Fabíola, Rua Dr. Mário Meira (ao lado do Bradesco), telefone 3441-6170. Ótica Fabíola, sem comparação.



Crime Sistemático em Brumado: Mulher tem motocicleta levada por assaltantes no último sábado (07)

(Fotocomposição: 97NEWS)

O roubo e furtos de motocicletas em Brumado sempre foram considerados pelas autoridades policiais como as ações delituosas mais praticadas pelos criminosos. Catalisado pelo grande número desses veículos no município, que, segundo levantamentos extra-oficiais, chegam próximo de 10 mil, incluindo a zona rural, os meliantes se sentem atraídos ao delito, ainda tendo a seu favor o defícit no contingente policial da 34ª CIPM. Apesar de uma certa queda nos últimos meses, os assaltos a motociclistas continuam acontecendo, especialmente no meio rural, mas ainda existem casos na cidade que chamam a atenção, como ocorreu no último sábado (07), onde uma mulher acabou tendo a sua motocicleta levada por uma dupla de bandidos quando transitava na divisa entre os bairros Santa Tereza e Olhos d'Água. Informações colhidas pelo 97NEWS apontam que os bandidos não estariam armados, mas, ao darem a voz de assalto, a mulher não resistiu e desceu da motocicleta, uma Honda CG 150 preta de placa policial PJQ 9769 - Brumado - Bahia. A Polícia já está investigando o fato.



Brumado: Primeira etapa das obras de recuperação asfáltica no centro da cidade é concluída

A qualidade das obras foram elogiadas pela população (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação de várias vias públicas do centro da cidade de Brumado preocupava condutores e a população em geral, já que a situação era cada vez mais precária. Mas essa preocupação agora está entrando para o terreno do passado, pelo menos nas ruas Coronel Tibério Meira, Marcolino Moura e Dr. Mário Meira, já que, neste domingo (08) equipes da Construtora CBV, responsável pela execução da obra na cidade, executaram os serviços de recuperação asfáltica, os quais receberam elogios da população pela qualidade. A obra é resultado de uma ação do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, com viabilização da Prefeitura Municipal de Brumado. Os serviços deverão ter continuidade nos próximos dias e serão realizadas na Av. Antônio Mourão Guimarães, Av. Centenário e Av. Coronel Santos, as quais, recentemente, foram, segundo informações, preparadas com uma base pela administração municipal para receber a nova capa asfáltica. Confira abaixo fotos feitas pela equipe do 97NEWS:



Campeonato de Futebol de Itaquaraí: Grande final será no domingo (15) entre a Equipe da Casa e Aracatu

A torcida de Itaquaraí foi um show à parte (Foto: 97NEWS)

O Campeonato de Futebol de Itaquaraí 2017, depois de muita disputa e jogos eletrizantes, está chegando a sua final, a qual será realizada no próximo domingo (15). Realizado numa parceria entre a Associação de Moradores de Itaquaraí e o mandato parlamentar do vereador Elias Piau, com apoio da prefeitura municipal de Brumado, o torneio teve duas grandes disputas na semi-final que aconteceu neste final de semana. No primeiro confronto, Itaquaraí confirmou o seu favoritismo e venceu de forma convincente o time dos Olhos d'Água pelo placar de 3X1. No segundo jogo, a equipe de Aracatu venceu, após 1X1 no tempo normal, o time do Hortêncio nos pênaltis (6X5) se credenciando para a grande disputa da final, que acontecerá neste domingo (15). Com um show à parte, a apaixonada torcida de Itaquaraí promete ser o 12º jogador na conquista do título, o que endurecerá ainda mais a missão do adversário. O vereador Elias Piau ressaltou que "a nossa parceria, a qual teve a fundamental participação do grande Diguinha está sendo um sucesso total, pois vimos um espetáculo maravilhoso nestas semi-finais". Ele ainda citou que "agradecemos o apoio da prefeitura municipal que também vem trabalhando pelo desenvolvimento do esporte em nosso município" e finalizou destacando que "aproveito para convidar a todos para a grande final que acontecerá neste domingo. Vai ser uma festa imperdível de nosso futebol". Confira fotos:



PF testa 810 bilhões de senhas, mas não abre arquivos de operador do PMDB

(Foto: Divulgação PF)

Após 810 bilhões de tentativas frustradas, a Polícia Federal encerrou relatório sem conseguir acessar arquivos dos operadores Jorge e Bruno Luz, que confessaram pagamento de R$ 11,5 milhões em propinas a peemedebistas oriundos de contratos da Petrobrás. A perícia sobre os documentos, que foram entregues pela própria defesa dos empresários, se encerrou após outo dias ininterruptos de testes com o fim de descriptografar arquivos referentes às offshores usadas por eles para o intermédio de vantagens indevidas.



Furta Ônus: Operação é um duro golpe contra as quadrilhas de roubo de carga que agem na região

A operação foi avaliada de forma muito positiva pelas autoridades (Foto: Divulgação PRF)

Operação Furta Ônus, iniciada no dia 24 de setembro, resultou na prisão de integrantes de uma quadrilha de roubo de cargas com atuação na região sudoeste da Bahia, na divisa com Minas Gerais, e na BR 251, no estado vizinho.  Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), parte das cargas tomadas nos assaltos foi apreendida, veículos roubados usados nas abordagens aos caminhões foram recuperadas e os locais onde os produtos eram armazenados após o crime identificados. No total, a operação recuperou cinco veículos roubados, deteve seis pessoas envolvidas com os assaltos a caminhoneiros, apreendeu uma arma e cinco munições e recuperou o equivalente a R$ 900 mil em mercadorias roubadas.  No início da noite de quarta-feira (4), as equipes encontraram, às margens da rodovia, no município de Cachoeira de Pajeú, em Minas Gerais, a 40 Km da divisa com a Bahia, uma motoneta com registro de roubo/furto, usado em assaltos. Mais tarde, já em Santa Cruz de Salinas, a 70 Km da divisa, os PRFs avistaram uma VW/Saveiro cujas características coincidiam com a da caminhonete usada para perseguir caminhoneiros na BR 251 e foi constatado que o veículo era roubado e usava placas “clonadas”. Ainda de acordo com a PRF, foi encontrada grande quantidade de gêneros alimentícios roubados na casa onde a Saveiro estava estacionada. Os policiais localizaram também, em Santa Cruz de Salinas, uma borracharia e uma fazenda, do mesmo homem proprietário, que servia de esconderijo para as mercadorias roubadas. Na borracharia, havia compartimentos ocultos contendo fogões, cosméticos, brinquedos e produtos alimentícios. Na fazenda foram encontradas, escondidas perto de uma pedreira, diversas caixas de cosméticos. Com passagens por roubo de cargas, o filho do dono da fazenda foi preso por receptação de produtos roubados.

Um dos veículos utilizados pela quadrilha para praticar os assaltos foi apreendido na operação (Foto: Divulgação PRF)


Sem blá-blá-blá: Anatel estaria pronta para intervir na OI

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai evitar que a Oi entre em processo de falência. A informação foi dada por Juarez Quadros, presidente do órgão regulador. Em duas semanas, os cerca de 55 mil credores da Oi vão se reunir em uma assembleia para decidir o futuro da tele carioca, em recuperação judicial desde junho do ano passado e com dívidas de R$ 63,9 bilhões — e ainda sem um plano pronto para sanear o rombo. Quadros lembra que a situação da Oi é preocupante e que ainda há algum atrito entre os membros da diretoria e os do Conselho de Administração. "Não diria que falta nada [para a intervenção na Oi]. Temos que apreciar ainda o que um dos conselheiros vai trazer na análise em relação ao que foi proposto por outro conselheiro, sobre a caducidade da concessão e cassação das autorizações. E essa análise terá de ser feita em reunião do Conselho da Anatel, que pode ser convocado a qualquer momento", afirmou.



Hedonikos: Polícia Federal inicia operação para combater fabricação clandestina de suplementos alimentares na Bahia

Os agentes federais em ação (Foto: Reprodução)

Polícia Federal, com o apoio da Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado (Divisa), deflagrou, na manhã desta segunda-feira (09), a Operação Hedonikos, que visa coibir crimes praticados por um empresário da cidade de Feira de Santan, que, entre outros ilícitos, atuava na fabricação clandestina de suplementos alimentares que eram distribuídos para toda a região Nordeste. Segundo a PF, a investigação começou há cerca de três meses com o objetivo inicial de apurar fraudes cometidas por esse empresário contra a Caixa Econômica Federal, mediante a abertura de contas bancárias e obtenção de empréstimos fraudulentos com a utilização de documentos falsos. Ainda de acordo com a polícia, constatou-se que o empresário obteve a alteração de seu nome em virtude de decisão judicial de reconhecimento de paternidade, e passou a utilizar o seu nome antigo para o cometimento de uma gama variada de fraudes, desde abertura de contas bancárias em instituições financeiras à constituição de empresas, tudo com o nome, CPF e RG já inativos, tendo como consequência a inadimplência perante os bancos e não pagamento de tributos das empresas. A polícia detalha que o débito só com a Caixa Econômica Federal ultrapassa a cifra de seis milhões e meio de reais. Durante as investigações descobriu-se também que diversas empresas constituídas pelo investigado com a utilização de “laranjas” atuavam na fabricação e comercialização clandestina de suplementos alimentares, que eram produzidos sem qualquer autorização dos órgãos de vigilância sanitária competentes e distribuídos através de sua rede de lojas em Feira de Santana e Salvador, além das demais lojas do ramo em todo o Nordeste brasileiro. A partir desses negócios ilícitos, o empresário conseguiu constituir um patrimônio significativo, com a aquisição de imóveis, veículos de alto padrão e até mesmo uma lancha, os quais não eram declarados às autoridades fazendárias por estarem registrados em seu antigo nome ou em nome de terceiros. Nesta segunda, são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Feira de Santana e Salvador, um mandado de prisão preventiva, três mandados de condução coercitiva, além de seis mandados de sequestros de bens e bloqueio de valores em contas bancárias, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de Feira de Santana. Os investigados irão responder pelos crimes de estelionato, fabricação clandestina de produtos equiparados a medicamentos, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa.