ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2019"

Brumado: Caminhão com 3 toneladas de carne sem nota fiscal é apreendido pela PRE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um caminhão baú carregado com 3,2 toneladas de carne suína, bovina e frango, foi apreendido na última segunda-feira (16), pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A apreensão foi realizada no Posto Rodoviário da BA-262, em Brumado, Sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site 97NEWS, a mercadoria era transportada sem a nota fiscal dos produtos. Ao abordar o condutor, os policiais solicitaram a nota fiscal, mas o documento não foi apresentado. Em vistoria feita no baú do caminhão, foram encontrados 3.200 quilos de carne, entre elas, coxas e sobrecoxas de frango, salsichas, toscanas, e no meio dos congelados, produtos de limpeza, caixas de óleo de soja, biscoitos, pasta de dente, o que segundo a Polícia, é proibido por Lei. A carne seguiria para um supermercado da região. A PRE informou que o transporte de carnes sem a nota fiscal é crime fiscal. Além disso, transportar produtos químicos com derivados de carne, compromete a qualidade dos alimentos e põe em risco a saúde do consumidor. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), foi acionada, e registrou a infração. De acordo com a ADAB, a legislação impede o transporte de produtos perigosos no mesmo compartimento que produtos de consumo ou de uso humano. O condutor do veículo, foi levado à Delegacia de Brumado, onde foi autuado por crime de "expor à venda mercadoria em condições impróprias para consumo". Também foram lavrados autos de infração de trânsito por transporte irregular de produtos químicos. O fiscal da ADAB, Clemente Gomes explicou ainda que parte da multa é destinada ao motorista e parte à empresa de Brumado, que não teve o nome divulgado. A Vigilância Sanitária Municipal foi acionada para avaliar a carga e parte dos produtos foi encaminhado para descarte na graxaria do frigorífico de Brumado.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Fogo de artifício explode na mão de torcedor em aeroporto

Foto: Reprodução l Vídeo

Um torcedor do Athletico sofreu graves lesões na mão esquerda, na tarde de terça-feira (17), no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. O acidente aconteceu quando o homem tentou soltar um foguete e o rojão falhou e explodiu na mão dele. O homem que não teve sua identidade e idade divulgadas foi socorrido por policiais que faziam parte do esquema de segurança. A torcida esperava o momento em que o ônibus com os jogadores do Furacão chegava ao local para embarcar rumo a Porto Alegre. “As torcidas costumam receber os clubes com fogos de artifício, sinalizadores e outros instrumentos pirofóricos. Hoje, um dos torcedores foi fazer a utilização de um sinalizador, acabou se confundindo e acendeu um dos fogos de artifício, não sei precisar qual. Ele acabou tendo sua mão dilacerada durante a explosão”, relatou a PM.



Fonoaudióloga Nádia Ávila integra a Clínica Mais Vida atuando na área de audiologia

Foto: Divulgação

Ampliar a oferta de serviços a fim de abranger as mais diversas especialidades e todos os procedimentos necessários para um diagnóstico preciso tem sido o trabalho diário da Clínica Mais Vida e, demonstrando esse comprometimento acaba de ampliar seu quadro com a parceria efetivada com a fonoaudióloga Nádia Ávila. Nádia estará atuando na área de audiologia, que é uma especialidade da fonoaudiologia voltada aos distúrbios da comunicação oriundos do sistema auditivo. A especialista explica que essa área estuda e trata problemas relacionados à captação, percepção e interpretação de sons advindos de diversas origens, desde recém-nascido a idosos. A audição é um sentido de alerta que nos auxilia na nossa própria defesa, pois por meio dela podemos ouvir, por exemplo, a buzina de um automóvel ou um alarme de incêndio e termos melhor compreensão do mundo que nos cerca. Nádia ressalta que é de suma importância se ter o conhecimento que é a audição é o principal canal para o desenvolvimento da linguagem e da fala, sendo a linguagem desenvolvida desde o nascimento. Portanto, quanto mais cedo detectado qualquer problema com a audição e realizado o tratamento adequado melhores os resultados. A fonoaudióloga Nádia atuará com os exames de: Audiometria; Imitanciometria/Timpanometria; Teste de orelhinha (EOA); Teste da linguinha. Com a fonoaudióloga Nádia passando a fazer parte da equipe da Clínica Mais Vida a população de Brumado e região terão de forma mais acessível os exames para avaliação precoce de qualquer sintoma que possa vir a afetar a perfeita audição. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Quadrilha especializada em roubo de celular é alvo de operação em Brumado

Foto: Ilustrativa

Várias pessoas já foram conduzidas, mas ninguém ainda foi preso em um esquema que envolve roubos de celulares na cidade de Brumado, Sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site 97NEWS, integrantes da máfia do celular que atua na Capital do Minério, furtam os aparelhos das vítimas -- que na sua maioria são mulheres, adolescentes e idosos --, e em seguida, os colocam no mercado negro. Na última semana, a Polícia Civil recuperou alguns telefones que foram furtados e vendidos à receptadores da cidade. Também na última semana, uma monitora que presta serviços para a Zona Azul, foi conduzida após ser flagrada com um celular roubado. Segundo a Polícia Civil, com ajuda do IMEI, o Smartfones foi rastreado e os investigadores conseguiram chegar até a suspeita. A jovem foi conduzida à prestar esclarecimentos e, em seguida foi liberada. Uma operação denominada "Sem Fio" está em andamento na cidade, afim de prender os envolvidos nesse tipo de crime. Na ação da Policia do dia 13 de setembro, foram recuperados cerca de 04 aparelhos. Conforme os investigadores, os aparelhos foram furtados no primeiro semestre de 2019 e serão devolvidos a seus legítimos proprietários. Ainda conforme a Polícia Civil, as pessoas que adquiriram os aparelhos poderão, ao final da investigação, ser indiciadas pela prática do crime de receptação. 

Aparelhos recuperados pela Polícia - Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia também informou que os aparelhos furtados em Brumado estão sendo utilizados na Bahia e em outros Estados da Federação, o que indica que a quadrilha possui uma rede em todo Brasil. Não existem dados que apontam o número de roubo de celulares em Brumado, em alguns casos, as vítimas não registram Boletim de Ocorrência, o que dificulta a realização de um mapa apontando os locais e a frequência em que os furtos acontecem. A operação de repressão a roubos de celulares, busca atacar toda a cadeia, desde o momento em que o roubo acontece na rua, passando pelas pessoas que são responsáveis por desbloquear esses celulares, fazer a alteração de IMEIs (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) e recolocar esses telefones no mercado, através da atuação do terceiro grupo, que é responsável pela comercialização. Conforme a Polícia, esse “mercado”, acaba ocasionando o aumento da criminalidade de rua, por se tratar de uma moeda de fácil troca, como por exemplo, entorpecentes e outras mercadorias.



Brumado: PM apreende homem de 25 anos com drogas na garagem da Novo Horizonte

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na tarde desta terça-feira (17), a Polícia Militar apreendeu um homem de 25 anos com drogas na garagem da empresa Novo Horizonte, em Brumado. Segundo informou a 34ª CIPM ao 97NEWS, por volta das 16h40min, a guarnição da Rádio Patrulha foi acionado por um policial militar para averiguar uma situação em que um indivíduo estaria transportando drogas. Os PMs se deslocaram até a garagem da empresa e, chegando ao local, foi realizada a abordagem e com o suspeito foi encontrado cinco pinos de cocaína. Aos Policiais, o indivíduo relatou que era usuário, e que a droga seria para seu uso. Ele ainda informou que seu destino seria a cidade de Aracatu -- cidade em que ele reside atualmente --. O indivíduo envolvido e todo o material encontrado foram apresentados na  Delegacia de Brumado para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Brumado: Motorista e passageiro ficam presos às ferragens em acidente na BR-030, próximo a comunidade de Formosa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O motorista e um passageiro ficaram presos às ferragens por volta das 12h40min desta terça-feira (17) durante acidente na BR-030, na altura da comunidade de Formosa, em Brumado.  Segundo testemunhas, ainda por motivos desconhecidos, a caminhonete capotou por várias vezes em um trecho plano da rodovia. Com o impacto, o veículo ficou com a cabine toda destruída. Ambas às vítimas foram retiradas do veículo com ajuda de outros motoristas. Usando barras de ferro, eles conseguiram abrir as portas da caminhonete e retirar as vítimas de dentro das ferragens. Apesar da gravidade, os dois estavam conscientes e conversavam o tempo todo com as pessoas. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi encaminhada até o local e realizou os primeiros socorros, em seguida, os dois foram encaminhados para atendimento médico no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não há mais informações sobre o estado de saúde deles. A Polícia Rodoviária Estadual se deslocou até o local, e registrou a ocorrência.



Brumado: Após sete dias, trabalhadores dos Correios encerram greve

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os funcionários dos Correios finalizaram a greve da categoria na noite de terça-feira (17), após acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Sincotelba), em assembleia realizada no início da noite, em Salvador, os trabalhadores decidiram pelo retorno às atividades a partir das 22h. Nesta quarta-feira (18), as entregas voltaram ao normal. De acordo com o Sincotelba, apesar da retomada, a categoria continua em estado de greve até o julgamento do caso, marcado para 2 de outubro. Segundo o Sincotelba, a proposta de conciliação fechada com o TST prevê suspensão da greve sem corte dos dias parados e manutenção no plano de saúde. Ainda de acordo com o Sindicato, será instalado, em caráter emergencial, em Brasília, um comitê contra a venda dos Correios, para desenvolver trabalhos junto ao Congresso Nacional e autoridades públicas. A categoria estava com as atividades paralisadas desde a noite da última terça-feira (10). Segundo o Sindicato, a greve foi iniciada por causa da ameaça de privatização, exclusão dos dependentes do plano de saúde e demissão de cerca de 100 mil funcionários. Com a greve, as agências permaneceram abertas, entretanto, a entrega de correspondências foi suspensa.



Governo do Estado entrega novas instalações de escola em Paramirim e anuncia novos investimentos

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa entregou na terça-feira (17), em Paramirim, uma série de obras. Dentre os equipamentos entregues estão o mercado municipal e as novas instalações do colégio estadual do município. Além destas entregas, investimentos importantes foram feitos na área da agricultura familiar e outros foram anunciados. A unidade de ensino reformada atende mais de 600 alunos da rede. Ela foi totalmente reformada e oferece uma estrutura mais confortável para a comunidade escolar. Dentre as intervenções estão obras de manutenção civil e elétrica, além de outras intervenções de infraestrutura, como pintura, pavimentação, paisagismo, entre outros. Já o mercado municipal foi reformado e ampliado. Os serviços executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) contaram com recursos de mais de R$ 870 mil. Rui autorizou ainda a entrega de oito micro tratores que irão beneficiar associações de diversos municípios, 1.311 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR), 100 títulos de terra através do projeto Bahia Mais Forte Terra Legal e dois convênios, um com a Cooperativa da Fruticultura Irrigada de Paramirim, no âmbito do Bahia Produtiva, e outro de Mecanização Rural com a prefeitura de Paramirim, que vai ajudar nas atividades de preparo do solo e limpeza de aguadas.



Brumado: 'Estamos sendo vítimas de uma perseguição injusta’, diz donos de transportes alternativos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última segunda-feira (16), representantes do Transporte Alternativo, os “vanzeiros”, foram até a Câmara Municipal de Brumado solicitar do Poder Legislativo um apoio para legalização da categoria. De acordo com os profissionais, cerca de 120 vanzeiros atuam em Brumado e região, e a categoria está se sentindo ameaçada com a determinação do governo federal na qual, sancionou em julho deste ano, a Lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), classificando o transporte alternativo como infração gravíssima. Fazendo uso da tribuna livre, o representante da Cooperativa dos Transportes Alternativos da Bahia (Coopertai), Expedito Caetano, defendeu a categoria e criticou as mudanças feitas pelo governo. “O transporte alternativo é muito importante para economia, então a sua regularização só beneficiará a população que reconhece a qualidade e competência de nossa categoria”, disse. O presidente da cooperativa ainda afirmou que vários pais de família podem ficar desempregados por causa dessas mudanças na Lei. "Temos hoje no Brasil cerca de 13 milhões de desempregados, então, ao invés deles contribuírem para o bem, estão querendo acabar com a nossa vida”. Ele também explanou que desde 2015, a categoria se sente enganada com uma possível legalização. “Foi liberada duas linhas para Brumado, uma para Malhada de Pedras e outra para Contendas do Sincorá, mas ninguém ficou sabendo, não houve divulgação, foi tudo por debaixo do pano, então é uma luta muito desigual, tanto que as multas que estão sendo impostas podem chegar a 4 mil reais, o que é um absurdo”. Por fim, ele pediu apoio aos vereadores no intuito da legalização, já que foi dado o prazo de até 08 de outubro para que, pelo menos, se obtenha uma autorização precária para que se possa dar continuidade às atividades. “Buscamos a criação de um novo modal de transporte, o personalizado, o qual é conhecido e respeitos pelas milhares de pessoas da região que utilizam os nossos serviços, por isso estamos nessa luta e contamos com o apoio dos vereadores brumadenses” finalizou. 



Brumado: Em resposta nas redes sociais, prefeito Eduardo Vasconcelos declara; 'sentença que o cassou está com teratologias'

Foto: Reprodução l Vídeo

Na manhã desta terça-feira (17), o juiz da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, cassou os diplomas do prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do vice, Édio da Silva Pereira (PCdoB). Seguindo o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), o magistrado pediu a cassação de ambos. Segundo a decisão, Eduardo e Édio tiveram ainda seus direitos políticos suspensos por oito anos. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi ingressada pelo MPE após as eleições municipais em 2016. Na tarde de hoje (17), usando as redes sociais, o prefeito se manifestou e disse que a Sentença proferida nos autos (547-58.2016.605.0090) "está contaminada por teratologias". Segundo Eduardo Vasconcelos, "o processo se refere a gastos efetuados pelo PSB, meu partido político, para fazer frente a reuniões partidárias, que possuem previsão legal", relata. Vasconcelos declarou ainda que na época suas contas de campanha foram aprovadas pela Justiça Eleitoral e que o processo é uma decisão local. "Isso não tem nenhum efeito suspensivo, continuaremos tocando serviço. Mas eu tenho certeza de uma coisa, mais uma vez a justiça vai imperar", declarou. 

Foto: Reprodução l Vídeo

O prefeito falou ainda sobre a propaganda antecipada, que segundo ele, a empresa veio de livre espontânea vontade para mostrar seu trabalho. "Essa filmagem foi feita por uma empresa que queria promover e ofertar um trabalho posteriormente se a candidatura fosse deflagrada", comenta. Sobre as bandeiras citada no processo, o gestor ainda declara que todas as informações de campanha foram prestadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por fim, o prefeito cita uma frase do professor Christiano Fragoso. “Os juízes são igualmente humanos, sujeitos às paixões terrenas, e, portanto, podem sim, em casos excepcionais, não conseguir manter a imparcialidade necessária ao exercício da atividade judicante. Isto não representa nenhum demérito ou agravo à pessoa do magistrado, mas tão somente a reafirmação da sua humanidade”, escreveu o prefeito. Ele ainda acrescenta que "vamos recorrer e buscar a correção a tamanha violação ao Estado Democrático de Direito e a vontade de 70% dos eleitores de Brumado", grafou.



Programa Social 'AABB Comunidade' de Brumado é destaque em concurso Nacional

Foto: Divulgação

A Federação Nacional das AABBs (FENABB) divulgou o resultado do Concurso Agenda 2020, que tem como tema "Educar para transformar!". O Concurso, que selecionou fotos, desenhos e histórias em quadrinhos para compor a Agenda 2020 de circulação em todo pais, contou com a participação de 117 AABBs de todos os estados, que encaminharam 296 fotos, 262 desenhos e 247 histórias em quadrinhos. O Programa Social AABB Comunidade de Brumado foi destaque com dois trabalhos entre os vencedores, que ilustrarão as páginas da agenda 2020, na categoria fotografia com troféu e desenho com a ilustração do educando Adryan Ryan Neves Meira, de 09 anos de idade. O adolescente receberá como premiação da Federação Nacional das AABB, um tablet e uma medalha. O Programa Social AABB Comunidade é desenvolvido em parceria entre AABB Brumado, Banco do Brasil, Federação Nacional das AABBs e Prefeitura Municipal.

Foto: Divulgação


Presídio brumadense precisará de reformas antes mesmo de entrar em atividade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Há quase três anos fechado, o presídio de Brumado, localizado as margens da BR-030 está pronto para funcionar, inclusive, equipado com mesas, bancos e bebedouros. O presídio custou cerca de R$ 21 milhões aos cofres público e tem capacidade para 533 presos. Na última semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu parcialmente decisão da Justiça do Trabalho que havia proibido a contratação de mão de obra terceirizada nas unidades prisionais de Brumado e Irecê. Ao deferir pedido de liminar na Suspensão de Tutela Provisória (STP) 138, ajuizada pelo governo estadual, o ministro autorizou a terceirização das duas unidades recém-construídas na Bahia, considerando que a superlotação extrema no sistema carcerário do estado acarreta risco potencial à ordem pública. Os presídios foram planejados para operar no sistema de cogestão, um modelo já adotado por nove presídios baianos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Só que com a permissão para ativar a unidade prisional de Brumado, o prédio terá que passar por uma reforma, mesmo antes de ter sido inaugurado. Sendo "mote" de várias reportagens, o 97NEWS mostrou que a unidade brumadense foi tomada pelo matagal e alguns equipamentos precisam ser substituídos, devido o desgaste natural. Além disso, a alvenaria do local precisa de reparos. Alguns pontos possuem rachaduras e rebocos danificados. A notícia de abertura do presídio também abriu as portas para quem quer trabalhar. Isso porque com o funcionamento da unidade prisional, novas vagas de empregos, vão ser geradas, sendo elas direta ou indiretamente, podendo chegar a 600 vagas. O governo do Estado ainda não anunciou quando ativará a unidade de Brumado. A expectativa é que, até o fim do ano, tudo possa estar pronto para que até o início de 2020, custodiados de Brumado e Região possam ser transferidos apara a unidade brumadense.



Atletas brumadenses conquistam pódio na Copa Black Belt de Jiu-jitsu em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

O esporte une e agrega, dando um novo ânimo e uma nova condição de vida para as pessoas. Benefícios à saúde, entretenimento e lazer, combate às drogas e à violência asseguram que o esporte cumpre uma função social cada vez mais importante. No último domingo (15), aconteceu em Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado, a Copa Black Belt de Jiu-jitsu, que contou com a participação de vários atletas da região. A equipe brumadense que levou dois atletas da categoria mirim do Jiu-jitsu Kids para participarem do evento. Allana e Willian Gabriel, ambos com 10 anos, mostraram os resultados dos treinos e conquistaram o 1° lugar, subindo ao pódio e enchendo de orgulho os pais e a equipe da Team Ribeiro, academia dos atletas.



Brumado: Presidente da CDL está otimista com as adequações exigidas na 'zona azul'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O projeto de Lei 029/2019 apresentado na noite da última segunda-feira (17) na Câmara Municipal de Brumado e segue para votação, modifica, adiciona e suprimi dispositivos da Lei  1.811 de 28 de setembro 2017, na qual instituiu o sistema de estacionamento rotativo, a Zona Azul em vias e logradouros de Brumado. Entre as mudanças previstas estão: Readequar o valor cobrado dos veículos automaticamente de R$ 2 por duas horas, e após esse período será cobrado R$ 2 por cada hora. Já para motocicletas, será cobrada a tarifa de R$ 0,60 para as primeiras duas horas, e após esse tempo, será cobrado R$ 0,60 por cada hora, ambas respeitando o limite máximo de até 04 horas na vaga -- o que atualmente não é permitido --. O projeto também prevê que as cobranças sejam fracionadas pelo tempo de uso, principalmente via plataforma digital, ou seja, no aplicativo da empresa. Outra mudança, será a tolerância de 15 minutos nas vagas. Com uma reunião agendada para a próxima quinta-feira (19), no gabinete do prefeito Eduardo Vasconcelos, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Manoel Messias, vê os avanços que foram conquistados até agora, como "pontos positivos" para o comércio brumadense. "Tivemos a primeira reunião onde conseguimos alguns pleitos, e ficou de retornamos na próxima quinta, mas agora envolvendo o Ministério Público para nos dar orientações em cima da legalidade", disse Messias. O presidente da CDL relatou ainda que após essa reunião, ele espera que se chegue há um denominador comum. "A esperança é essa, tertar definir logo essa situação que está afetando,  não só o comércio, mas como toda população brumadense, que usa o estacionamento rotativo", afirmou Manoel. 



Brumado: Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e do vice

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta terça-feira (17), O juiz da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, cassou os diplomas do prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do vice, Édio da Silva Pereira (PCdoB). O magistrado seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que pedia a cassação de ambos. Segundo a decisão, Eduardo e Édio tiveram ainda seus direitos políticos suspensos por oito anos. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi ingressada pelo MPE após as eleições municipais em 2016. “Por todo o exposto, julgo procedente o pedido, e, com fundamento no art. 14 e parágrafos, da Constituição Federal, e art. 22, XIV, da LC 64/90, aplico aos investigados Eduardo Lima Vasconcelos e Édio da Silva Pereira, atuais prefeito e vice-prefeito de Brumado, respectivamente, a pena de inelegibilidade para a eleição na qual foram diplomados, bem como para aquelas a serem realizadas nos oito anos subsequentes (Súmula nº 19 do TSE). Considerando que suas condutas ilícitas comprometeram a regularidade das eleições, afetando sua normalidade e higidez, e acarretando a ilegitimidade dos mandatos, com fundamento no art. 222 do Código Eleitoral declaro nulos os votos dados aos condenados, casso seus diplomas e, por consequência, seus mandatos”, sentenciou o juiz Genivaldo Guimarães. Por se tratar de eleições municipais, os efeitos da condenação não são imediatos e, por isso os políticos continuam exercendo seus cargos. A sentença agora precisa ser julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). (Veja o processo)



Foragido da justiça de São Paulo é preso na cidade de Maetinga

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Um suspeito, de 22 anos, que estava com um mandado de prisão decretado pela Comarca de Mogi das Cruzes (SP), foi preso na segunda-feira (16) pela Polícia Militar de Maetinga, a 71 km de Brumado. O jovem Jefferson Xavier Cirqueira é acusado de homicídio, e foi encontrado na cidade por volta das 10h. Ao ser abordado informou que já tinha conhecimento do mandado. Após ter a ordem de prisão cumprida, ele foi conduzido para Delegacia de Brumado, onde ficará a disposição do judiciário para recambiamento. Segundo a PM, a prisão foi efetuada pela equipe, após troca de informações com os policiais de São Paulo.



Maratonista brumadense conquista o tetracampeonato na 'Corridas de Montanha’ da Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

No último final de semana, o maratonista brumadense Sérgio Pinheiro, o "Serginho Maratonista" venceu mais uma etapa da “Corridas de Montanha” realizada na cidade de Igatu, na Chapada Diamantina. O evento aconteceu no sábado (14) e teve a participação de 100 atletas de todas as partes do Brasil. Em uma prova de 40 km, Serginho fez o percurso em 04 horas e 17 minutos. O brumadense é recordista na modalidade e já venceu as etapas de 2016 a 2018, e na edição de 2019, o "Gladiador das Montanhas, como é conhecido, é tetracampeão na competição que tem como ambiente, rios, matas e cavernas, um paraíso na Chapada Diamantina.



Brumado: Projeto de readequação da Zona Azul é apresentado na Câmara e segue para votação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O projeto de Lei 029/2019 foi apresentado aos vereadores na noite de segunda-feira (17) na Câmara Municipal de Brumado e segue para votação nas próximas sessões. Apesar do impasse entre os vereadores da base do prefeito, Zé Carlos de Jonas (PT) e Rey de Domingão (PSB), mostrando um embate político entre o próprio grupo, o projeto segue para as próximas sessões e mostra grandes avanços. A discussão se deu por conta que os dois vereadores de situação pediram ao presidente do Legislativo, o vereador Leonardo Vasconcelos (PDT), que retirasse o projeto de pauta, o que foi negado pelo vereador. O pedido dos vereadores, Zé Carlos e Rey de Domingão, foi realizado pelo qual os dois alegam que como haverá uma reunião na próxima quinta-feira (19) no paço municipal para discutir sobre o projeto, seria interessante retirar o mesmo de pauta. Já o presidente do legislativo ressaltou que independente da reunião, o poder legislativo atuará para defender os interesses da população brumadense.



Equipes de vôlei feminino da AABB/Brumado são campeãs estaduais no JESAB

Foto: Divulgação

Nos dias 14 e 15 de setembro, foi realizada na cidade de Ilhéus, a Jornada Esportiva Estadual de AABBs (JESAB), competição com 13 modalidades e participação das melhores equipes campeãs das etapas regionais. A cidade de Brumado foi representada pelas equipes de vôlei de areia feminino, voleibol feminino e futsal. O presidente da AABB Brumado, Maxuell Barreto destaca o empenho de sua diretoria no incentivo e promoção da cultura e do esporte brumadense. “Ficamos muito felizes com o desempenho de nossas equipes, jogando em alto nível com equipes de todos estado. Sagramos campeões nas categorias de vôlei de areia e voleibol, ambos femininos, e a posição de vice-campeão na categoria de futsal em um jogo épico com a seleção da AABB Vitória da Conquista, empate de 4x4, vindo a perde nos pênaltis”, disse o presidente.

Foto: Divulgação


Criança fica em meio a tiroteio durante tentativa de homicídio

Foto: Reprodução l Vídeo

Câmeras de segurança de uma residência flagraram, na última quinta-feira (12), uma criança em meio a uma troca de tiros no município de Ibatiba, no Sul do Espírito Santo. Segundo a polícia, criminosos tinham como alvo um homem que conversava em um grupo de pessoas, na calçada. As imagens que tomaram conta das redes sociais, é possível ver quando criminosos chegam em uma motocicleta e um deles desce atirando contra o grupo, que conversava na calçada da residência do suposto alvo. Entre as pessoas estava uma criança. Para se defender dos disparos, as pessoas se abaixam e tentam se proteger atrás de um poste. O homem que era o alvo dos criminosos também estava armado e atirou. Na confusão, a criança ficou no meio dos tiros. Ninguém ficou ferido e os atiradores fugiram. De acordo com a Polícia Civil do Espírito Santo, o homem que seria o alvo foi até à delegacia da cidade e registrou boletim de ocorrência e disse que sofria ameaças. A arma utilizada por ele na troca de tiros foi apreendida, porque ele não tinha porte. Policiais fizeram buscas nas redondezas, mas ninguém foi preso. Por conta do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nossa reportagem preferiu não exibir o vídeo em que a criança foi exposta.